Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

BH deve ter sido a capital que mais aqueceu. SP pelo menos mostrou do que ainda é capaz ano passado, mas BH parece que mudou de lugar, se não me engano a mínima do ano lá foi acima de 10ºC.

 

A onda de frio do ano passado não foi bloqueada por ilha de calor - ilha de calor não bloqueia nada - , e BH mostrou em 1999 que o frio pega de surpresa.Minas Gerais como um todo teve um inverno pífio em 2013.

 

Diamantina no norte do Estado (Jequitinhonha) teve máxima de 8ºC em 1999 (INMET - agosto) .Isso mais que nunca quebra esse mito de aquecimento ou capacidade de frio.

 

BH e muito nova, SP tem 400 anos...Por isso essa sensação que aqueceu mais.Depois de São Paulo e Rio e a metrópole mais concretada do Brasil, em 100 anos saiu de mato pra 3 maior região metropolitana.

 

Em São Paulo o aquecimento foi mascarado durante mais tempo.BH começou as medições quando a cidade nasceu, aí a gente fica assustado.SP devia ter um clima Curitibano no passado.O Mafili disse que era mais frio que POA.

 

Fora que a estação oficial do INMET fica em um lugar extremamente urbanizado.A automática está aí pra provar que o clima não mudou tanto fora da ilha de calor.

 

agora que essa comparação e injusta.Sao Paulo tem muita influência de frentes frias pois está perto do litoral..Não existe esse pelo menos.A estação de Cercadinho vai nos permitir mostrar que o frio sempre esteve presente ali, mas a ilha de calor da uma falsa sensação que o macroclima mudou.

 

eu que moro aqui posso dizer que tivemos muitos nevoeiros no ano passado e temperaturas diurnas que não via há muito tempo.

 

Sei muito dessa choradeira.Muita gente aqui fica supondo teorias absurdas de que até prédios na montanha barraram o frio.Quanto menos achismo e mais dados melhor.

 

A descontinuidade representa o início e término da verticalização do Belvedere no sul de BH.Veja que não há nenhuma relação com aquecimento:

 

4bERf8E.jpg

 

Conclusão: como em qualquer cidade em crescimento, BH aqueceu.Porém o crescimento rápido da cidade ao redor da estação foi bem mais intenso/rápido que das outras capitais do sudeste.Para quem não entende muito bem sobre a cidade, acaba interpretando errado os dados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sim, 2013 teve um inverno fraco em MG e não serve de comparação. A estação oficial de BH fica num local

ruim, altamente urbanizado, não entendo como eles não mudaram de lugar até hoje. Fizeram isso até mesmo

aqui em Juiz de Fora, uma cidade do interior com 1/5 do tamanho de BH, transferindo a estação em 1973

para um local a alguns Km do centro da cidade, num topo a 950m de altitude (o centro fica a 700m).

 

A questão principal do aquecimento de BH é mesmo a urbanização. PORÉM, assim como São Paulo e o

Sudeste como um todo, também houve um aquecimento macro, notadamente o inverno, no pós-2000. Porém,

quem mora em bairros afastados do centro de BH sabe como faz frio ainda.

Link to comment
Share on other sites

Sim, 2013 teve um inverno fraco em MG e não serve de comparação. A estação oficial de BH fica num local

ruim, altamente urbanizado, não entendo como eles não mudaram de lugar até hoje. Fizeram isso até mesmo

aqui em Juiz de Fora, uma cidade do interior com 1/5 do tamanho de BH, transferindo a estação em 1973

para um local a alguns Km do centro da cidade, num topo a 950m de altitude (o centro fica a 700m).

 

A questão principal do aquecimento de BH é mesmo a urbanização. PORÉM, assim como São Paulo e o

Sudeste como um todo, também houve um aquecimento macro, notadamente o inverno, no pós-2000. Porém,

quem mora em bairros afastados do centro de BH sabe como faz frio ainda.

 

Dizem que 10 anos já pode começar a falar de clima.Daqui a 2 anos a automática da Pampulha já vai começar a mostrar os dados.

Link to comment
Share on other sites

Orlando (FL): Janeiro: MÁX 21,8 ºC MÍN 9,6 ºC 50m

 

Santa Maria (RS): Julho: MÁX 20,0ºC MÍN 10ºC 150m

 

 

Orlando's climate has characteristics of a tropical climate, but is situated on the southern fringe of the humid subtropical climate zone

 

Peguei o mês mais frio, como disseram, se compara com o inverno.Ta aí meu cogumelo.Dados oficiais, cadê meu cogumelo?A nossa tropical Santa Maria.É tão errado falar isso?A Flórida é conhecida por ser tão quente.Ignorância pura.Tem muito frio na Flórida. :mail:

 

Já fez -8ºC na caliente Orlando.

 

Tu continua com o cogumelo. Comparando um dos lugares mais quentes do RS, uma depressão, com Orlando, fica fácil. Mesmo assim a diferença entre as duas é grande.

 

Agora imagina as Serras. E se Santa Maria é tropical... Bom, tem que parares com cogumelos urgentemente. Não creio que li isso. Então toda Campanha Gaúcha tem clima tropical ???? Já fez -7,8 em Santa Rosa em uma estação em Baixada durante 2012. As mínimas absolutas no Brasil não quer dizer muita coisa. Se tivesse estações em baixadas no Brasil em 1918 seria uma carnificina de -9/-12. E na Florida é tudo plano, não há grandes diferenças. Mas comparando clima a clima, é um absurdo.

Link to comment
Share on other sites

A estação do Mirante, na cidade de São Paulo, também fica numa área totalmente urbanizada, numa praça cercada de casas.

viewtopic.php?f=125&t=15199

 

Mas me parece que em BH e na convencional do Rio, a coisa consegue ser pior...

 

Estação do Mirante no Google Earth (Cliquem na foto para ampliar):

DOytXOJ.jpg

Link to comment
Share on other sites

Orlando (FL): Janeiro: MÁX 21,8 ºC MÍN 9,6 ºC 50m

 

Santa Maria (RS): Julho: MÁX 20,0ºC MÍN 10ºC 150m

 

 

Orlando's climate has characteristics of a tropical climate, but is situated on the southern fringe of the humid subtropical climate zone

 

Peguei o mês mais frio, como disseram, se compara com o inverno.Ta aí meu cogumelo.Dados oficiais, cadê meu cogumelo?A nossa tropical Santa Maria.É tão errado falar isso?A Flórida é conhecida por ser tão quente.Ignorância pura.Tem muito frio na Flórida. :mail:

 

Já fez -8ºC na caliente Orlando.

 

Tu continua com o cogumelo. Comparando um dos lugares mais quentes do RS, uma depressão, com Orlando, fica fácil. Mesmo assim a diferença entre as duas é grande.

 

Agora imagina as Serras. E se Santa Maria é tropical... Bom, tem que parares com cogumelos urgentemente. Não creio que li isso. Então toda Campanha Gaúcha tem clima tropical ???? Já fez -7,8 em Santa Rosa em uma estação em Baixada durante 2012. As mínimas absolutas no Brasil não quer dizer muita coisa. Se tivesse estações em baixadas no Brasil em 1918 seria uma carnificina de -9/-12. E na Florida é tudo plano, não há grandes diferenças. Mas comparando clima a clima, é um absurdo.

 

Absurdo é sua ignorância e arrogância.Tudo isso está no livros.Não sabe ler e não quer discutir, não vou insistir.A Flórida esta na mesma latitude do Sul do Brasil.O resto é diferença de relevo.

 

Não adianta querer ter discussão séria com bairrista.

 

Vale notar que Santa Maria sofre bem a continentalidade por estar no meio do RS.Quente no verão, fria com a continentalidade do inverno.

 

Acho engraçado esse negócio de não poder comparar clima a clima.Cansam de comparar cidades aqui.

 

O senhor VitorVM adora colocar coisas que eu nunca disse aqui.Disse se era tão errado a classificação.Os americanos classificam como transição.

 

É difícil de falar em clima temperado na América do Sul, pela grande maritimidade que temos.O subtropical que temos no Brasil tem grande influência do tropical, só bem ao sul e regiões serranas acabam salvando.Se não fosse a altitude seria um grande Paraguai, uma montanha russa de quebrar o pescoço.

Link to comment
Share on other sites

O ponto mais alto da Flórida tem 105 metros. Acredito que se o Brasil ficasse no lugar dos EUA, com o RS ocupando o lugar da Flórida, provavelmente a partir dos 500 metros já teria neve quase anualmente. Claro que é apenas uma suposição, não tenho muito conhecimento.

 

 

NEVA ANUALMENTE NA FLÓRIDA DOS 28/30 N E FAZ MUITO FRIO ENTRE 29/30 PARA CIMA.

Link to comment
Share on other sites

Orlando (FL): Janeiro: MÁX 21,8 ºC MÍN 9,6 ºC 50m

 

Santa Maria (RS): Julho: MÁX 20,0ºC MÍN 10ºC 150m

 

 

Orlando's climate has characteristics of a tropical climate, but is situated on the southern fringe of the humid subtropical climate zone

 

Peguei o mês mais frio, como disseram, se compara com o inverno.Ta aí meu cogumelo.Dados oficiais, cadê meu cogumelo?A nossa tropical Santa Maria.É tão errado falar isso?A Flórida é conhecida por ser tão quente.Ignorância pura.Tem muito frio na Flórida. :mail:

 

Já fez -8ºC na caliente Orlando.

 

Tu continua com o cogumelo. Comparando um dos lugares mais quentes do RS, uma depressão, com Orlando, fica fácil. Mesmo assim a diferença entre as duas é grande.

 

Agora imagina as Serras. E se Santa Maria é tropical... Bom, tem que parares com cogumelos urgentemente. Não creio que li isso. Então toda Campanha Gaúcha tem clima tropical ???? Já fez -7,8 em Santa Rosa em uma estação em Baixada durante 2012. As mínimas absolutas no Brasil não quer dizer muita coisa. Se tivesse estações em baixadas no Brasil em 1918 seria uma carnificina de -9/-12. E na Florida é tudo plano, não há grandes diferenças. Mas comparando clima a clima, é um absurdo.

 

Absurdo é sua ignorância e arrogância.Tudo isso está no livros.Não sabe ler e não quer discutir, não vou insistir.A Flórida esta na mesma latitude do Sul do Brasil.O resto é diferença de relevo.

 

Não adianta querer ter discussão séria com bairrista.

 

Vale notar que Santa Maria sofre bem a continentalidade por estar no meio do RS.Quente no verão, fria com a continentalidade do inverno.

 

Acho engraçado esse negócio de não poder comparar clima a clima.Cansam de comparar cidades aqui.

 

O senhor VitorVM adora colocar coisas que eu nunca disse aqui.Disse se era tão errado a classificação.Os americanos classificam como transição.

 

É difícil de falar em clima temperado na América do Sul, pela grande maritimidade que temos.O subtropical que temos no Brasil tem grande influência do tropical, só bem ao sul e regiões serranas acabam salvando.Se não fosse a altitude seria um grande Paraguai, uma montanha russa de quebrar o pescoço.

 

Escolhe antes as palavras , se quiser argumentar.Não adianta depois de colocar algo, ir ''mudando'' de lado, para tentar se desculpar. Estar numa região que predomina um clima temperado em um período e no outro Tropical, é diferente.

 

Se estavas falando que era uma região de transição, não teria citado os ''cogumelos'', quando ante ontem falaste que Miaia tinha um clima igual ao do Sul. Sim, sou totalmente bairrista, por isso que vou me mudar definitivamente para Florianópolis para não passar mais frio durante 6 meses. A se fosse tudo tropical...

Link to comment
Share on other sites

Tu continua com o cogumelo. Bom, tem que parares com cogumelos urgentemente.

 

Depois eu é que tenho que escolher as palavras.Nunca vi você argumentando comigo, só falatório, não postou nenhum dado.Que lado é esse que to mudando e quanta besteira tu inventa.Prefiro nem comentar.

 

Pouco me importa pra onde você vai mudar, meu caro.Sua vida é sua vida.

 

Ah, e eu não me desculpei de nada argumentado.

Link to comment
Share on other sites

Então siga com a tua e já que invento tanta besteira, nem comente, assim não perdes teu precioso tempo. Ninguém pediu tuas desculpas que para mim não faz nenhuma diferença.

 

Que tal ??

 

O ponto mais alto da Flórida tem 105 metros. Acredito que se o Brasil ficasse no lugar dos EUA, com o RS ocupando o lugar da Flórida, provavelmente a partir dos 500 metros já teria neve quase anualmente. Claro que é apenas uma suposição, não tenho muito conhecimento.

 

Creio que POA seria ainda mais quente que ja é. Mas depende de que lado virarmos o mapa do RS nos EUA. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Creio que POA seria ainda mais quente que ja é. Mas depende de que lado virarmos o mapa do RS nos EUA. :mosking:

 

Acho que PoA ficaria no lugar de Gainesville, Torres seria Jacksonville, Uruguaiana seria Tampa, Pelotas Orlando, Santa Vitória do Palmar Miami, isso não faz sentido :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Daniel é complicado... Não se vocês devem torcer para continuar quente, e receberem pancadas ou torcer para um frente fria violenta...

 

Pelo que parece, essa semana será a última de chuva. Depois estará instalado de vez o Outono e as chuvas somem. :sad:

 

Pancadas de chuvas sem chances, pois não resolve em praticamente nada o sistema cantareira. Março teve 193 mm de acumulados (média de 184), mas o nível do sistema caiu mais de 3% já que as chuvas foram em sua maioria em forma de pancadas e por uma Grande coincidência caíram em no pluviômetro da SABESP.

 

O jeito é torcer mesmo para uma frente fria violenta (como a do fim de semana retrasado) mesmo ou uma ZCAS (algo impossível de acontecer em um fim de abril).

 

Realmente tem a chegada do outono e as despedidas dessas chuvas. O bom é que as temperaturas agora ficam mais baixas e isso dificulta a perda por evaporação.

Link to comment
Share on other sites

O Cantareira deu uma boa estagnada nesses dias. Eu estou gostando de ver.

Espero que as chuvas previstas se confirmem por aqui!

 

 

Vamos falar a verdade...o problema não tem sido o ano de 2014 em termos de chuvas, e sim o decréscimo que o volume de água caida sobre SP tem demonstrado desde 2010. E coincidentemente, o aumento no frio em SP tem sido notado de 4 anos pra cá.

 

Vamos olhar mais embaixo, na Antártida, e talvez fique mais facil pra gente compreender o que acontece com as chuvas em SP.

Link to comment
Share on other sites

Michel e Igor, Faxinal do Céu fica próximo de Pinhão e ao sul de Guarapuava! E com altitude acima dos 1000 metros!

 

Voces devem estar se confundindo..

 

uma cidade que fica ao sul de Londrina que deve ter registrado algo pela altitude é Maua da Serra...

 

abs

Putz ... Tem razão, mas se caiu chuva congelada em Maringá, deve ter caído alguma neve, mesmo que fraquinha em Maua da Serra... Na viagem de Maringa a Curitiba , Maua e a primeira cidade onde a paisagem de araucárias se torna predominante, pela altitude também...foi mal. Desculpem a informação errada... Que vergonha! D. Soares, muito obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Putz ... Tem razão, mas se caiu chuva congelada em Maringá, deve ter caído alguma neve, mesmo que fraquinha em Maua da Serra... Na viagem de Maringa a Curitiba , Maua e a primeira cidade onde a paisagem de araucárias se torna predominante, pela altitude também...foi mal. Desculpem a informação errada... Que vergonha! D. Soares, muito obrigado!

 

Que isso, Michel! São nomes tão parecidos e no mesmo estado que a confusão torna-se muitas vezes inevitável. Isso é o lado bom de um fórum, onde a informação pode ser corrigida tranquilamente sem maiores problemas!

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

 

O QUE É FALTA DE INFORMAÇÕES E DADOS, EM CTBA OU ÁREA METROPOLITANA, TEVE NEVE EM 2008 OU 2010 (CAMPO LARGO), FORA MUITAS CIDADES QUE NÃO ENTRARAM NA LISTA.

Link to comment
Share on other sites

O Cantareira deu uma boa estagnada nesses dias. Eu estou gostando de ver.

Espero que as chuvas previstas se confirmem por aqui!

 

 

Vamos falar a verdade...o problema não tem sido o ano de 2014 em termos de chuvas, e sim o decréscimo que o volume de água caida sobre SP tem demonstrado desde 2010. E coincidentemente, o aumento no frio em SP tem sido notado de 4 anos pra cá.

 

Vamos olhar mais embaixo, na Antártida, e talvez fique mais facil pra gente compreender o que acontece com as chuvas em SP.

 

PREOCUPA É O AUMENTO CONTÍNUO DO GELO DO POLO SUL, SE MANTIVER ASSIM POR MAIS ANOS A FIO, JÁ É UM MAU INDICATIVO DE RESFRIAMENTO MAIS ACELERADO E; FOME, DIMINUIÇÃO DA ÁREA AGRÍCOLA E PROBLEMAS COM ÁGUA POTÁVEL EM MUITAS REGIÕES.

 

E CADÊ OS TRABALHOS PARA ESTE CENÁRIO?

 

EM SC DESENVOLVERAM VARIEDADES MENOS EXIGENTES EM FRIO P/O PLANALTO NORTE, AGORA QUE VÃO COMEÇARA A ENTRAR EM PLENA PRODUÇÃO OS INVERNOS TEM SIDO MAIS GENEROSOS EM H.FRIO E AS GEADAS TARDIAS COM MAIS FOME! COMO FICAM OS PRODUTORES?

Link to comment
Share on other sites

 

O QUE É FALTA DE INFORMAÇÕES E DADOS, EM CTBA OU ÁREA METROPOLITANA, TEVE NEVE EM 2008 OU 2010 (CAMPO LARGO), FORA MUITAS CIDADES QUE NÃO ENTRARAM NA LISTA.

 

Sim, Coutinho. Em 2010 tenho de fontes seguras que nevou granular em Campo Alegre e região serrana de Joinville pelo menos. Duas pessoas chegaram a colocar uma lona preta no chão para ver as pedrinhas esbranquiçadas cairem no solo...

 

Eu to tentando fazer minha parte, coletando dados e quem sabe imagens do pessoal que registrou alguma coisa..

 

Ontem fui na minha estação do Alto Quiriri coletar os dados enquanto ela não entra online.

 

Em 23 de julho de 2013 nevou consideravelmente forte por lá, conforme o morador da fazenda. Ele vai tentar conseguir algumas fotos de conhecidos que registraram...

 

Quanto a neve granular ou chuva congelada, ele diz que ocorre de forma mais frequente lá, a 1280 metros. Imagina a 1540 no topo do morro.

 

Por enquanto, só relatos. Mas assim que eu conseguir imagens eu vou atualizando

Link to comment
Share on other sites

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

01/abr – 13,4% (9,5mm)

02/abr – 13,3% (10,2mm)

03/abr – 13,3% (00,8mm)

04/abr – 13,2% (00,1mm)

05/abr – 13,0% (00,1mm)

06/abr – 13,0% (00,1mm)

07/abr – 12,9%

08/abr – 12,7%

09/abr – 12,5% (00,1mm)

10/abr – 12,5% (00,1mm)

11/abr – 12,2%

12/abr – 12,0% (00,4mm)

13/abr – 12,1% (34,3mm)

14/abr – 12,1%

15/abr – 12,0% (01,0mm)

16/abr – 12,3% (27,1mm)

17/abr – 12,2%

18/abr – 12,2%

19/abr – 12,1%

20/abr – 12,1% (0,4mm)

21/abr – 12,0% (0,1mm)

22/abr – 11,9%

 

Acumulado do mês: 84,0mm

Méd histórica do mês: 89,3 mm

Link to comment
Share on other sites

Nível de água do Sistema Cantareira cai e fica abaixo dos 12%

 

Com 11,9%, reservatório atingiu pior índice da história nesta terça-feira.

Governador anuncia cobrança de multa para quem não economizar.

 

Os reservatórios de água do Sistema Cantareira voltaram a atingir o menor índice de sua história nesta terça-feira (22) com apenas 11,9% da sua capacidade. Nos últimos meses, o Sistema Cantareira vem registrando sucessivos recordes de baixa.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na tarde desta segunda, durante visita a Franca, no interior de São Paulo, que os moradores da região metropolitana abastecidos pelo Sistema Cantareira vão ser multados se aumentarem o consumo de água. A cobrança começará em maio.

De acordo com Alckmin, o consumidor que gastar acima da média no próximo mês pagará conta 30% mais cara. Já para os consumidores que conseguirem economizar 20% receberão desconto de 30%.

A possibilidade de multa foi divulgada pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Mauro Arce, na quinta-feira (17). Em entrevista à Rádio CBN, ele disse que a multa deve começar a ser aplicada entre maio e junho.

A multa é planejada como forma de incentivar a economia de água em um momento de recorde negativo no nível dos reservatórios do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. O governo do estado diz que não há racionamento e que problemas no abastecimento em alguns bairros são resultados de manobras pontuais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Apesar de moradores de bairros da capital paulista e de cidades da Grande São Paulo relataram falta d'água em períodos do dia, conforme adiantou o G1 no mês de março, o governo nega a existência de racionamento de água. Na semana passada, o governador disse que A Sabesp informou que a falta d´água em alguns bairros da cidade são manobras técnicas pontuais devido à utilização de água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para abastecer áreas atendidas originalmente pelo Sistema Cantareira.

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

[

Sim, Coutinho. Em 2010 tenho de fontes seguras que nevou granular em Campo Alegre e região serrana de Joinville pelo menos. Duas pessoas chegaram a colocar uma lona preta no chão para ver as pedrinhas esbranquiçadas cairem no solo...

 

Eu to tentando fazer minha parte, coletando dados e quem sabe imagens do pessoal que registrou alguma coisa..

 

Ontem fui na minha estação do Alto Quiriri coletar os dados enquanto ela não entra online.

 

Em 23 de julho de 2013 nevou consideravelmente forte por lá, conforme o morador da fazenda. Ele vai tentar conseguir algumas fotos de conhecidos que registraram...

 

Quanto a neve granular ou chuva congelada, ele diz que ocorre de forma mais frequente lá, a 1280 metros. Imagina a 1540 no topo do morro.

 

Por enquanto, só relatos. Mas assim que eu conseguir imagens eu vou atualizando

 

 

SIM É ISTO QUE O FALO, QDO ALGUNS, POP. NO GERAL, VEM DIZER QUE O HOJE O CLIMA ESTÁ LOUCO, É POR PURA FALTA DE DADOS, GRAÇAS AO J.T, FIZ O LEVANTAMENTO DOS PRIMEIROS 30 DE S.J E OS ÚLTIMOS 29 ANOS, DE 55/84 FORAM 15 RECORDES (CALOR/FRIO) E DE 85/13 6 OU 7

 

OU SEJA, MUITO MAIS TURBULENTO ENTRE 55/84 QUE NESTES ÚLTIMOS ANOS, A DIFERENÇA ESTÁ NO AUMENTO DA POP E ÁREAS A SEREM ATINGIDAS E O REGISTRO, ONTEM MESMO TEVE DOIS DE NUVEM FUNIL, 1 EM SC E OUTRO NO RS, 10/15 ANOS ATRÁS NÃO TERÍAMOS NENHUM DOS DOIS, AGORA IMAGINE DE 80 PARA MENOS!

Link to comment
Share on other sites

COUTINHO COM A CRISE DE 5 ANOS....VIU....ACONTECE.

 

Cuidado com o tempo do passado....Eoceno 40 ~~ 50 milhões atrás.

 

Reconstrução paleoclimática....

 

Tradução automática,

 

5b4em9.jpg

 

Estudos paleoclimáticos sugerem que o aumento do calor global durante o Eoceno foi grandemente ampliada em altas latitudes, um estado que os modelos climáticos não podem se reproduzir por completo. No entanto, as estimativas de proxy do Eoceno quase Antártida as temperaturas da superfície do mar (TSMs) têm produzido resultados muito divergentes em latitudes semelhantes, com TSM acima de 20 ° C no sudoeste do Pacífico contrastando com TSM entre 5 e 15 ° C no sul do Atlântico. Validação de esta diferença de temperatura zonal foi impedido por incertezas inerentes aos proxies paleotemperatura individuais aplicadas nesses locais. Aqui, apresentamos dados Multiproxy de Seymour Island, perto da Península Antártica, que fornece evidências bem restrita para TSM anuais de 10-17 ° C (1σ SD) durante o meio e final do Eoceno. Comparação do mesmo proxy paleotemperaturas na Ilha Seymour e no Leste da Tasmânia planalto indica a presença de um gradiente de grande e consistente média a tardia Eocenio SST de ~ 7 ° C entre estes dois sítios situados em paleolatitudes semelhantes. -Complexidade intermediária simulações de modelos climáticos sugerem que o aumento da transporte de calor oceânico no Pacífico Sul, impulsionada pela formação de águas profundas no Mar de Ross, foi o grande responsável para o gradiente de TSM observados. Estes resultados indicam que TSM muito quentes, acima de 18 ° C, não estender uniformemente por todos os Eoceno altas latitudes do sul, e sugerem que a circulação termohalina pode controlar parcialmente a distribuição de temperaturas altas latitudes oceânicas em climas de efeito estufa. A heterogeneidade SST zonal pronunciado evidente no Eoceno adverte contra inferir gradientes de temperatura meridional últimos usando dados limitados espacialmente dentro de determinados faixas latitudinais.

Link to comment
Share on other sites

COUTINHO COM A CRISE DE 5 ANOS....VIU....ACONTECE.

 

Cuidado com o tempo do passado....Eoceno 40 ~~ 50 milhões atrás.

 

Reconstrução paleoclimática....

 

Tradução automática,

 

5b4em9.jpg

 

Estudos paleoclimáticos sugerem que o aumento do calor global durante o Eoceno foi grandemente ampliada em altas latitudes, um estado que os modelos climáticos não podem se reproduzir por completo. No entanto, as estimativas de proxy do Eoceno quase Antártida as temperaturas da superfície do mar (TSMs) têm produzido resultados muito divergentes em latitudes semelhantes, com TSM acima de 20 ° C no sudoeste do Pacífico contrastando com TSM entre 5 e 15 ° C no sul do Atlântico. Validação de esta diferença de temperatura zonal foi impedido por incertezas inerentes aos proxies paleotemperatura individuais aplicadas nesses locais. Aqui, apresentamos dados Multiproxy de Seymour Island, perto da Península Antártica, que fornece evidências bem restrita para TSM anuais de 10-17 ° C (1σ SD) durante o meio e final do Eoceno. Comparação do mesmo proxy paleotemperaturas na Ilha Seymour e no Leste da Tasmânia planalto indica a presença de um gradiente de grande e consistente média a tardia Eocenio SST de ~ 7 ° C entre estes dois sítios situados em paleolatitudes semelhantes. -Complexidade intermediária simulações de modelos climáticos sugerem que o aumento da transporte de calor oceânico no Pacífico Sul, impulsionada pela formação de águas profundas no Mar de Ross, foi o grande responsável para o gradiente de TSM observados. Estes resultados indicam que TSM muito quentes, acima de 18 ° C, não estender uniformemente por todos os Eoceno altas latitudes do sul, e sugerem que a circulação termohalina pode controlar parcialmente a distribuição de temperaturas altas latitudes oceânicas em climas de efeito estufa. A heterogeneidade SST zonal pronunciado evidente no Eoceno adverte contra inferir gradientes de temperatura meridional últimos usando dados limitados espacialmente dentro de determinados faixas latitudinais.

Link to comment
Share on other sites

Nível de água do Sistema Cantareira cai e fica abaixo dos 12%

Na semana passada, o governador disse que A Sabesp informou que a falta d´água em alguns bairros da cidade são manobras técnicas pontuais devido à utilização de água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê para abastecer áreas atendidas originalmente pelo Sistema Cantareira.

 

Fonte: G1

Em boa parte da zona norte de Sampa, eles devem estar fazendo manobras pontuais todas as noites, há semanas... :mosking:

 

 

Alguém tem informações de como estavam o gelo na Antártida e as temperaturas no Atlântico Sul quando ocorreu a grande seca de 1963, que atingiu o sudeste, centro-oeste e o norte do PR?

Link to comment
Share on other sites

Que isso, Michel! São nomes tão parecidos e no mesmo estado que a confusão torna-se muitas vezes inevitável. Isso é o lado bom de um fórum, onde a informação pode ser corrigida tranquilamente sem maiores problemas!

Um ligeiro OFF, a título de curiosidade.

 

O estado de SP tem: Piraju e Pirajuí (Apenas um i a mais).

Tinha também Pirajaí, que mudou de nome para Cabrália Paulista.

 

Imaginem as confusões quando havia os 3 nomes parecidos... :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Que isso, Michel! São nomes tão parecidos e no mesmo estado que a confusão torna-se muitas vezes inevitável. Isso é o lado bom de um fórum, onde a informação pode ser corrigida tranquilamente sem maiores problemas!

Um ligeiro OFF, a título de curiosidade.

 

O estado de SP tem: Piraju e Pirajuí (Apenas um i a mais).

Tinha também Pirajaí, que mudou de nome para Cabrália Paulista.

 

Imaginem as confusões quando havia os 3 nomes parecidos... :wacko:

 

hahahha caso periclitante, Aldo!

Link to comment
Share on other sites

Essa do IAG eu imaginava que ficava mais alta que CGH. Quando estamos nos aproximando de Cgh parece que essa enorme área verde do IAG é um topo legal.

Aldo, quanto aqueceu o IAG nos últimos anos? O local é muito verde. E grande!

Aldo desculpe tomar a dianteira , mas acho que consigo ajudar um amigo nessa .

Bruno , algumas áreas do Parque do Estado que é essa área verde (que também engloba o Jd Botânico , Zoológico e Simba Safari ) e alguns bairros do entorno estão entre 800 e 830 metros .

Bruno, desculpe a demora. É que eu já tinha ido :lazy: .

 

A estação do IAG aqueceu cerca de 2°C na média anual entre 1933 e 2013.

Dados do Boletim Anual: http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2013.pdf

 

VP6FMxd.png

 

Aqui tem algumas fotos da estação do IAG: viewtopic.php?f=139&t=15262

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Essa do IAG eu imaginava que ficava mais alta que CGH. Quando estamos nos aproximando de Cgh parece que essa enorme área verde do IAG é um topo legal.

Aldo, quanto aqueceu o IAG nos últimos anos? O local é muito verde. E grande!

Aldo desculpe tomar a dianteira , mas acho que consigo ajudar um amigo nessa .

Bruno , algumas áreas do Parque do Estado que é essa área verde (que também engloba o Jd Botânico , Zoológico e Simba Safari ) e alguns bairros do entorno estão entre 800 e 830 metros .

Bruno, desculpe a demora. É que eu já tinha ido :lazy: .

 

A estação do IAG aqueceu cerca de 2°C na média anual entre 1933 e 2013.

Dados do Boletim Anual: http://www.estacao.iag.usp.br/Boletins/2013.pdf

 

VP6FMxd.png

 

Aqui tem algumas fotos da estação do IAG: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=139&t=15262

 

Obrigado! Acho que esta estação é parecido com a do INMET em POA. Está numa área verde razoavelmente grande que passou a ficar envolta pela cidade com o passar dos anos. Ambas estão em topinhos.

Link to comment
Share on other sites

Não, PHP. Você não aceitava o -14°C de Caçador. Você tentava comparar o número de geadas de Soledade e São Joaquim, que deve dar menos que Urupema, kkkkkk

 

Aqui vai uma bela mensagem do brilhante Zé Vicente, Qua Jun 06, 2007 2:13 pm:

 

 

PH e pessoal, me desculpem, mas vou ser bem sincero a respeito desta discussão, que para mim é um off topic presente em qualquer tópico do BAZ é enche o saco, pois desafio qualquer regra lógica.

 

Ficar falando que a super baixada fulana de tal de Soledade é a campeã mundial de frio é PATÉTICO. O desnível desta baixada é ridículo quando comparado com o desnível de uma Santa Bárbara, uma Pericó ou até o vale no qual se localiza a cidade de Urubici, uma senhora baixada. A latitude é a mesma de SJ. E a altitude é muito menor do que todas estas que citei. Então eu acho que já cansou este assunto! Dane-se a continentalidade! Seria impossível a continentalidade compensar as demais diferenças absurdas citadas, mesmo que ela fosse realmente relevante (tipo longitude de Uruguaiana para mais). No caso de Soledade, nem existe tanta diferença de continentalidade assim! Portanto, é simplesmente inconcebível o argumento.

 

Tenho a mais absoluta certeza que a cidade de Urubici deixa estas baixadas de Soledade no chinelo, pois o acúmulo de ar frio lá é monstruoso (rios de frio descendo de 1800 m). Em número de mínimas negativas e intensidade das mesmas, qualquer topo ou meia encosta da Região de SJ (como o INMET, por exemplo) dá paulada em todas estas baixadas citadas!

 

Ahh, e se por acaso dados de termômetros em abrigos mostrarem o contrário, existe uma coisa que se chama CALIBRAÇÃO. Quando se quer comprovar algo, geralmente tende a não se dar tanta importância a este pequeno "detalhe". Mas o empirismo distorcido não pode vencer a lógica da racionalidade. E neste caso, nenhuma baixada de Soledade pode assumir destaque nacional quando se tem uma região como a de SJ. Desculpe a franqueza.

 

Fui!

 

Desculpa Carlos e Shimutz, não resisti...

Link to comment
Share on other sites

Aldo Santos, li uma reportagem uns 15 ou até 20 anos atrás comentando da onda de frio que atingiu o sudeste em junho de 1963 e o Paraná/Santa Catarina em agosto de 1963, relacionando o intenso frio a grande quantidade de gelo/banquisa que contornava o continente Antártico que era recorde na época e a estiagem no sudeste do Brasil.

 

Quanto a notícias da temperatura do atlântico em 1963 não sei informar.

Link to comment
Share on other sites

Sempre, divertido.

:negative: :negative:

http://i60.tinypic.com/dxd5yv.png

 

Pelo o que eu vi, houve um aumento significativo na temperatura de Porto Alegre, em sua média anual mesmo, né? Ou entendi errado?

Abraços!

 

João Tour.

 

É como o Aldo te esclareceu.

 

A querida Porto Alegre é imutável,...\[preta]

 

Lembra o mágico de Oz.

 

O quê você vê?

 

Nada

 

Que visão boa você tem.

 

Em tempos de imaginação talvez haja alguma semelhança entre as estações.

 

Ambas de algumas formas e com intensidades diferentes protegidas do Real UHI.

Link to comment
Share on other sites

 

Chuva congelada em Apucarana

renansabinoapucaranachuvacongelada_zpsd4bac52f.jpgPor Renan Sabino.

 

Segundo o Simepar houve chuva congelada até no Noroeste do estado!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.