Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Interessante... Eu moro em uma cidade que é pequena, desconhecida e sem relevância , mas aqui tem muito gaúcho e paranaense(alguns deles velhos amigos)... aliás de acordo com o PNAD os paranaenses formam o terceiro maior grupo de migrantes no estado que tem a maior proporção de pessoas nascidas fora do estado.

Não gosto muito de entrar nesses debates porque sempre acaba gerando polêmicas desnecessárias (A meu ver).

 

Mas, Sipriano, você citou um fato interessante.

A maioria das pessoas que conheço, mesmo aqui em Sampa, acha que o pessoal de fora é só nordestino.

Aqui na capital paulista tem muitos mineiros, paranaenses, fluminenses (Cariocas incluídos)...

O norte do Paraná está bem próximo do interior paulista.

A divisa MG-SP pela rodovia Fernão Dias, está a 100 km de Sampa e a 490 km de Belo Horizonte.

Link to comment
Share on other sites

Um pena mesmo é que a capital com o melhor IDH do Brasil, a capital com a mais alta qualidade de vida, a capital com maior renda per capita por domicílio, capital com a maior renda per capita do país, melhor capital do país para se viver de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas, a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do país no ranking da inclusão digital elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), capital com a menor mortalidade infantil do Brasil, a primeira entre 100 cidades brasileiras no ranking de capital humano, e, segundo o New York Times o mais novo destino da América Latina para festas, ficando em 1o lugar, não foi escolhida como sede da Copa.

 

Fomos muito incompetentes na época. Cidades que nem tem futebol terão estádios que servirão apenas como Arenas de Sertanejo e olhe lá após a Copa. E nós que já tivemos dois times na série A, um aqui e outro ali sempre beliscando na A e na B, vamos ficar chupando o dedo. Vergonha!

 

Florianópolis é a melhor capital do País !! Só não foi sede devido a ser uma Ilha e simplesmente o estádio escolhido que seria do Figueirense, tem apenas ruelas na volta ... Ou seja, apenas pelo trânsito ela não foi escolhida. Porque no resto dá um baile em qualquer das candidatas.

 

Deveriam ter apresentado um projeto com o do Avaí, mas quem fez o projeto foi muito incompetente na minha opinião. Uma pena.

Link to comment
Share on other sites

Um pena mesmo é que a capital com o melhor IDH do Brasil, a capital com a mais alta qualidade de vida, a capital com maior renda per capita por domicílio, capital com a maior renda per capita do país, melhor capital do país para se viver de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas, a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do país no ranking da inclusão digital elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), capital com a menor mortalidade infantil do Brasil, a primeira entre 100 cidades brasileiras no ranking de capital humano, e, segundo o New York Times o mais novo destino da América Latina para festas, ficando em 1o lugar...

 

Florianópolis é a melhor capital do País !! ... Porque no resto dá um baile em qualquer das candidatas...

 

Floripa poderosa!

 

V2nZrmq.gif

Link to comment
Share on other sites

Um pena mesmo é que a capital com o melhor IDH do Brasil, a capital com a mais alta qualidade de vida, a capital com maior renda per capita por domicílio, capital com a maior renda per capita do país, melhor capital do país para se viver de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas, a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do país no ranking da inclusão digital elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), capital com a menor mortalidade infantil do Brasil, a primeira entre 100 cidades brasileiras no ranking de capital humano, e, segundo o New York Times o mais novo destino da América Latina para festas, ficando em 1o lugar, não foi escolhida como sede da Copa.

 

Fomos muito incompetentes na época. Cidades que nem tem futebol terão estádios que servirão apenas como Arenas de Sertanejo e olhe lá após a Copa. E nós que já tivemos dois times na série A, um aqui e outro ali sempre beliscando na A e na B, vamos ficar chupando o dedo. Vergonha!

 

Florianópolis é a melhor capital do País !! Só não foi sede devido a ser uma Ilha e simplesmente o estádio escolhido que seria do Figueirense, tem apenas ruelas na volta ... Ou seja, apenas pelo trânsito ela não foi escolhida. Porque no resto dá um baile em qualquer das candidatas.

 

Deveriam ter apresentado um projeto com o do Avaí, mas quem fez o projeto foi muito incompetente na minha opinião. Uma pena.

 

Participei do projeto. Um dos principais fatores foi mobilidade, e justamente ai o Scarpelli já supera a Ressacada.

Fomos derrotado por incompetência política, interna e externa.

Pessoalmente achava o projeto muito ambicioso.

A rivalidade clubista também pesou negativamente, várias autoridades que se posicionaram contra eram avaianos (mesmo batendo na tecla do imparcial), algumas demandas judiciais contrárias também tinham avaianos por trás.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Um pena mesmo é que a capital com o melhor IDH do Brasil, a capital com a mais alta qualidade de vida, a capital com maior renda per capita por domicílio, capital com a maior renda per capita do país, melhor capital do país para se viver de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade brasileira que mais enriqueceu nas últimas três décadas, a primeira capital do Brasil e a terceira cidade do país no ranking da inclusão digital elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), capital com a menor mortalidade infantil do Brasil, a primeira entre 100 cidades brasileiras no ranking de capital humano, e, segundo o New York Times o mais novo destino da América Latina para festas, ficando em 1o lugar, não foi escolhida como sede da Copa.

 

Fomos muito incompetentes na época. Cidades que nem tem futebol terão estádios que servirão apenas como Arenas de Sertanejo e olhe lá após a Copa. E nós que já tivemos dois times na série A, um aqui e outro ali sempre beliscando na A e na B, vamos ficar chupando o dedo. Vergonha!

 

Florianópolis é a melhor capital do País !! Só não foi sede devido a ser uma Ilha e simplesmente o estádio escolhido que seria do Figueirense, tem apenas ruelas na volta ... Ou seja, apenas pelo trânsito ela não foi escolhida. Porque no resto dá um baile em qualquer das candidatas.

 

Deveriam ter apresentado um projeto com o do Avaí, mas quem fez o projeto foi muito incompetente na minha opinião. Uma pena.

 

Participei do projeto. Um dos principais fatores foi mobilidade, e justamente ai o Scarpelli já supera a Ressacada.

Fomos derrotado por incompetência política, interna e externa.

Pessoalmente achava o projeto muito ambicioso.

A rivalidade clubista também pesou negativamente, várias autoridades que se posicionaram contra eram avainos (mesmo batendo na tecla do imparcial), algumas demandas judiciais contrárias também tinham avainos por trás.

 

Mas no mínimo a duplicação(ou triplicação) da Diomício Freitas seria bem mais possível que algum meio de ida para o Scarpelli... Eu sinceramente acharia mais fácil, já que englobaria o Aeroporto... Sem contar que a Expressa Sul já é triplicada!

 

Infelizmente essa bobagem que se chama clubismo não deixaria...

Link to comment
Share on other sites

Parabéns hespgpa ganhou a disputa com a ajuda da moderação que apagou justamente minha resposta ao seu tópico , pode conseguir alguns adeptos ao seu plano de Sul meu país .

 

Agradeço ao Bruno pela debate saudável que o mesmo teve comigo .

 

Complicado Juzinho, pra mim, vc foi o que menos teve culpa nesse assunto off-topic e até um NÃO, como resposta de um pedido de desculpas, vc levou!

Link to comment
Share on other sites

Parabéns hespgpa ganhou a disputa com a ajuda da moderação que apagou justamente minha resposta ao seu tópico , pode conseguir alguns adeptos ao seu plano de Sul meu país .

 

Agradeço ao Bruno pela debate saudável que o mesmo teve comigo .

 

Complicado Juzinho, pra mim, vc foi o que menos teve culpa nesse assunto off-topic e até um NÃO, como resposta de um pedido de desculpas, vc levou!

 

Davi em um outro debate que eu tive com esse hespgpa, eu inclusive defendi a cidade de Curitiba que ele tanto ataca , apenas para ficar bem claro que não tenho nada contra Curitiba , esse usuário sempre causa polêmica aqui e nunca é advertido . Valeu pelo apoio Davi e eu como muito educado pedi desculpas e a outra pessoa com arrogância extrema não aceitou , e se de uma hora para outra eu não postar mais aqui suspeite de boicote contra a minha pessoa .

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Meu querido Moretão, como você pode afirmar que comentário do print foi emitido pela minha pessoa?

 

Eu "printei" o comentário porque o cara parece conhecer bem Curitiba.

 

É lógico que está errado, como é que vai printar algo que não sabe, algo que parece?

 

O jornalista disse que não parece Brasil. Ai o cara que comentou, disse só pontos ruins de Curitiba, o que não significa obrigatoriamente que Curitiba pareça Brasil... Ou com a realidade da maioria.

 

Se você printar é porque está concordando... Ou ao menos dará uma explicação do porquê discorda do print, e não foi o que você fez.

 

Mas deixa pra lá, continuamos o debate... Abraço! :punish: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Vida noturna é o que não falta aqui em Curitiba... Vocês que conhecem a cidade apenas como turistas não tem muito acesso a elas talvez...

 

Proporcional a população Curitiba tem muito mais opção que RJ/SP de lazer e cultura que ambos. Não precisa não ser nenhum gênio para saber que não posso comparar os numeros brutos de uma cidade de 12 milhões de hab. com uma de 1.8

 

Tá mas onde você quer chegar? É natural que cidades menores com bom nível financeiro tenham mais opções na proporção. Floripa que é bem menor, dá um banho em Curitiba, e Balneário Camboriú dá em Floripa, na proporção...

 

Mas na prática SP e Rio ainda são melhores por possuir mais brutamente... Isto é inegável...

Link to comment
Share on other sites

Meu querido Moretão, como você pode afirmar que comentário do print foi emitido pela minha pessoa?

 

Eu "printei" o comentário porque o cara parece conhecer bem Curitiba.

 

É lógico que está errado, como é que vai printar algo que não sabe, algo que parece?

 

O jornalista disse que não parece Brasil. Ai o cara que comentou, disse só pontos ruins de Curitiba, o que não significa obrigatoriamente que Curitiba pareça Brasil... Ou com a realidade da maioria.

 

Se você printar é porque está concordando... Ou ao menos dará uma explicação do porquê discorda do print, e não foi o que você fez.

 

Mas deixa pra lá, continuamos o debate... Abraço! :punish: :friends:

 

Cara, eu não concordei com nada e nem disse que o comentário representava a verdade absoluta sobre Ctba. Só postei o print porque vi algumas pessoas "delirando" com as palavras do jornalista espanhol. Não "babo ovo" de nenhuma cidade do Brasil (nem do Rio). Eu gosto de apreciar opiniões diversificadas...

Link to comment
Share on other sites

Complicado Juzinho, pra mim, vc foi o que menos teve culpa nesse assunto off-topic e até um NÃO, como resposta de um pedido de desculpas, vc levou!

 

Davi em um outro debate que eu tive com esse hespgpa, eu inclusive defendi a cidade de Curitiba que ele tanto ataca , apenas para ficar bem claro que não tenho nada contra Curitiba , esse usuário sempre causa polêmica aqui e nunca é advertido . Valeu pelo apoio Davi e eu como muito educado pedi desculpas e a outra pessoa com arrogância extrema não aceitou , e se de uma hora para outra eu não postar mais aqui suspeite de boicote contra a minha pessoa .

 

Abraço

 

Juzinho, não esquente! Acho que não chega a esse ponto de boicote, ou algo do gênero, contra vc! Eu ainda acredito na moderação do fórum.

Link to comment
Share on other sites

 

O SUL É MEU PAÍS!!!!

 

Vida noturna é o que não falta aqui em Curitiba... Vocês que conhecem a cidade apenas como turistas não tem muito acesso a elas talvez...

 

Proporcional a população Curitiba tem muito mais opção que RJ/SP de lazer e cultura que ambos. Não precisa não ser nenhum gênio para saber que não posso comparar os numeros brutos de uma cidade de 12 milhões de hab. com uma de 1.8

 

Troll master. Fique mesmo aí em Curitiba achando que mora no paraíso. Afinal, com certeza de 25ºS em direção ao norte não tem nada de bom, né? Continue

trollando...

Link to comment
Share on other sites

Não gosto muito de entrar nesses debates porque sempre acaba gerando polêmicas desnecessárias (A meu ver).

 

Mas, Sipriano, você citou um fato interessante.

A maioria das pessoas que conheço, mesmo aqui em Sampa, acha que o pessoal de fora é só nordestino.

Aqui na capital paulista tem muitos mineiros, paranaenses, fluminenses (Cariocas incluídos)...

O norte do Paraná está bem próximo do interior paulista.

A divisa MG-SP pela rodovia Fernão Dias, está a 100 km de Sampa e a 490 km de Belo Horizonte.

 

Sim Aldo é complicado comentar sobre algumas coisas e na internet é multiplicado por mil.

 

E é isso mesmo, segundo o PNAD os 3 maiores grupos de migrantes no estado são, 1°baianos, 2°mineiros e 3°paranaenses.

 

Mudando um pouquinho... O meu vizinho é chileno, toda copa que o chile se classifica ele decora a casa com bandeiras do Chile e do Brasil, esse ano ele não fez nada ainda, acho que ele não está muito animado com a copa.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns hespgpa ganhou a disputa com a ajuda da moderação que apagou justamente minha resposta ao seu tópico , pode conseguir alguns adeptos ao seu plano de Sul meu país .

 

Agradeço ao Bruno pela debate saudável que o mesmo teve comigo .

 

Complicado Juzinho, pra mim, vc foi o que menos teve culpa nesse assunto off-topic e até um NÃO, como resposta de um pedido de desculpas, vc levou!

 

Concordo, ele teve a atitude mais louvável ali e recebeu uma resposta de jardim de infância.

Link to comment
Share on other sites

O Brasil nunca vai dar certo enquanto cada Estado ou até Região, tiverem mais autoridade... Onde possa ter o poder de decidir o que vai se concretizar dentro da própria região. O que é bom pra uma região, nunca vai ser pra outra e sem contar as desigualdades de renda e de envio do Dinheiro Público para um Estado X ou Y.

 

Seria mais fácil pro Brasil do que acabar com pensamentos bairristas ou dos pré conceitos que se tem, quando alguém diz que é nordestino , do Sul , do Norte etc... O fato é que metade da população do Sul do País gostaria de se separar do resto do País e podem alguns até negar aqui, mas já foi comprovado em pesquisas. Maior autoridade para Estado/Regiões do Brasil e assim resolveríamos nossos problemas, porque é impossível acabar com os pré conceitos e o bairrismo extremo.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cara, eu não concordei com nada e nem disse que o comentário representava a verdade absoluta sobre Ctba. Só postei o print porque vi algumas pessoas "delirando" com as palavras do jornalista espanhol. Não "babo ovo" de nenhuma cidade do Brasil (nem do Rio). Eu gosto de apreciar opiniões diversificadas...

 

É só que é claro que boa parte de Curitiba não parece com a idéia de Brasil... O jornalista está certo.

 

Claro se você ir a alguma bairro pobre, qualquer lugar tem cara de Brasil. Hoje em dia o que mais vemos é esta tentativa de igualar o Brasil, como se o Sul e Sudeste fossem igual ao Nordeste e Norte. Aí qualquer problema no Sul ou Sudeste, de qualquer ordem, vira um problemão e colocam todos os lugares em proporção igual, o que não é verdade.

 

E eu não sei quem você chama de baba ovo. Porque eu não sou Paranaense, nem tenho família (na verdade tenho parentes que moram lá, mas nenhum é paranaense nativo), mas me parece bem claro que Curitiba não tem cara de Brasil, ainda mais para quem conhece pouco, ou áreas determinadas, como é o caso do jornalista. Mesmo eu (e muita gente) achando isso, não significa que eu ache Curitiba uma cidade exemplar...

 

Mas agora vi que "gosta de opiniões diversificadas". Se você não falar nada, é natural que penso que está concordando com o cara do print.

Link to comment
Share on other sites

O Brasil nunca vai dar certo enquanto cada Estado ou até Região, tiverem mais autoridade... Onde possa ter o poder de decidir o que vai se concretizar dentro da própria região. O que é bom pra uma região, nunca vai ser pra outra e sem contar as desigualdades de renda e de envio do Dinheiro Público para um Estado X ou Y.

 

Seria mais fácil pro Brasil do que acabar com pensamentos bairristas ou dos pré conceitos que se tem, quando alguém diz que é nordestino , do Sul , do Norte etc... O fato é que metade da população do Sul do País gostaria de se separar do resto do País e podem alguns até negar aqui, mas já foi comprovado em pesquisas. Maior autoridade para Estado/Regiões do Brasil e assim resolveríamos nossos problemas, porque é impossível acabar com os pré conceitos e o bairrismo extremo.

 

Se em fóruns de Meteorologia há muito bairrismo e em disputas futebolísticas de Estados então...

 

E o meio mais fácil de defender a cidade onde se nasceu é sempre criticar a cidade da outra pessoa...

 

BR Rules. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Cara, eu não concordei com nada e nem disse que o comentário representava a verdade absoluta sobre Ctba. Só postei o print porque vi algumas pessoas "delirando" com as palavras do jornalista espanhol. Não "babo ovo" de nenhuma cidade do Brasil (nem do Rio). Eu gosto de apreciar opiniões diversificadas...

 

 

Mas agora vi que "gosta de opiniões diversificadas". Se você não falar nada, é natural que penso que está concordando com o cara do print.

 

A matéria só citava as maravilhas da cidade. O comentário do cara citou algumas partes ruins (ou não tem parte ruim?). Não vi ninguém dizendo que as tais favelas citadas no comentário não existissem.

 

Todos os lugares tem características boas e ruins. Acho tendencioso só enaltecer a característica boa e esconder a sujeira debaixo do tapete.

 

Eu não chamei ninguém de "baba ovo". Disse que eu não sou assim. Não vou ganhar um centavo defendendo a cidade X ou Y.

Link to comment
Share on other sites

A matéria só citava as maravilhas da cidade. O comentário do cara citou algumas partes ruins (ou não tem parte ruim?). Não vi ninguém dizendo que as tais favelas citadas no comentário não existissem.

 

-Tá errado. E daí que o comentário só citou partes boas? Ninguém é obrigado a citar partes ruins... As tais favelas citadas são pequenas se comparadas as do RJ, SP, entre outras cidades do Brasil. Curitiba é menos pobre (ou pelo menos aparenta) que a maioria das cidades brasileiras. Natural ter uma impressão que não é Brasil.

 

Todos os lugares tem características boas e ruins.

 

-Claro que sim.

 

Acho tendencioso só enaltecer a característica boa e esconder a sujeira debaixo do tapete.

 

-Tendencioso seria se fosse uma matéria com dados falsos. Mas não tem nada disso, houve apenas um comentário que Curitiba não parece Brasil. O que tem de errado nisso? Agora o jornalista espanhol é obrigado a conhecer os pontos ruins de Curitiba para aí finalmente ter a resposta que muitos brasileiros adoram, que é falar mal, falar que é uma bost*?

 

Não vou ganhar um centavo defendendo a cidade X ou Y.

 

-Concordo, assim como não ganhamos nada também só procurando falhas e defeitos em tudo quanto é local do nosso país. É típico do brasileiro, não aceitar nada de bom, nenhum lugar, nenhuma pessoa. de sucesso...

Link to comment
Share on other sites

Parabéns hespgpa ganhou a disputa com a ajuda da moderação que apagou justamente minha resposta ao seu tópico , pode conseguir alguns adeptos ao seu plano de Sul meu país .

 

Agradeço ao Bruno pela debate saudável que o mesmo teve comigo .

 

Complicado Juzinho, pra mim, vc foi o que menos teve culpa nesse assunto off-topic e até um NÃO, como resposta de um pedido de desculpas, vc levou!

 

Concordo, ele teve a atitude mais louvável ali e recebeu uma resposta de jardim de infância.

 

Também concordo, estou com o Juzinho e o troll que deveria ser repreendido pelo moderador não foi. TA SERTO.

Link to comment
Share on other sites

Well,

 

Parece extremamente simples.

 

As fronteiras problemáticas do sudoeste estão pacificadas.

 

O passado mostra que a tomada do porto de Rio de Grande e Laguna é suficiente para fazer cair Porto Alegre.

 

Mas tomar por terra além de não ser solução é um problema a mais diante de uma marinha superior.

 

Garibaldi sabia disso.....O General Neto....não.

 

Hoje eu incluiria Navegante e Paranaguá.

 

Deixaria falhas na duplicação da 116 e 101.

 

E alguns planos especias para as base de Santa Maria e Canoas.

 

Enfim, extremamente simples.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Nossa, não sabia que o post sobre Curitiba ia render tudo isso.

 

Adoro Curitiba, já morei lá e sempre a achei sensacional. No meu tempo, sim, "quase não tinha favela". Isso foi só a 30 anos atrás. :laugh:

 

Mas a cidade cresceu, a RM se industrializou e se integrou economicamente ao resto do Brasil. No país que se coloca ainda entre os mais desiguais do mundo isso tem um preço elevado. É só ver a criminalidade crescente, as favelas todas.

 

Mesmo assim, Curitiba é e sempre será uma bela, aliás uma belíssima cidade em termos urbanísticos com um clima interessante, aliás interessantíssimo.

 

Deixo claro que a minha região preferida no Brasil é o Sul. Imagine uma região de país que tenha Curitiba, Porto Alegre e Floripa como capitais. E some a isso a pujança e as possibilidades de todas as sub-regiões dos 3 estados. Sem falar nas diferenças culturais todas, as histórias envolvidas.

 

Bairrismos e rixas sempre vão existir, são inevitáveis. Na Alemanha conheci bávaros que tinham orgulho por se definirem como "bávaros em primeiro lugar e alemães em segundo lugar".

 

Eu acho normalíssimo isso, dá um colorido especial a um país gigante como o Brasil, repleto de semelhanças e particularidades.

 

Brasil acima de tudo.

Link to comment
Share on other sites

Vida noturna é o que não falta aqui em Curitiba... Vocês que conhecem a cidade apenas como turistas não tem muito acesso a elas talvez...

 

Proporcional a população Curitiba tem muito mais opção que RJ/SP de lazer e cultura que ambos. Não precisa não ser nenhum gênio para saber que não posso comparar os numeros brutos de uma cidade de 12 milhões de hab. com uma de 1.8

 

Realmente já ouvi que Curitiba tem bela vida noturna. Agora, mesmo proporcionalmente, mais opção do que Sampa em termos culturais? Bom, a questão é complexa, porque o própria termo "cultura" o é. Mas, acredito que você tenha se referido à teatros, restaurantes, cinema, faculdades públicas e privadas, migração de outras raças e "culturas" para a localidade, "influência" da cidade às regiões mais próximas, ponto turístico, etc...

 

Tem certeza disso?

 

Discordo 1000% de você, caro Hedsgpa.

 

Mas o tema está se tornando "desgastante"; nas "entrelinhas" observo que a paixão começa a dominar o tom das mensagens, indo na direção do famoso "bairrismo".

 

A manchete que o Melo postou sobre Curitiba é ótima e curiosa. Concorda-se em alguns aspectos e discorda- se de outros, mas, menos gente, sem nos levarmos por "paixões".

Link to comment
Share on other sites

-Concordo, assim como não ganhamos nada também só procurando falhas e defeitos em tudo quanto é local do nosso país. É típico do brasileiro, não aceitar nada de bom, nenhum lugar, nenhuma pessoa. de sucesso...

 

Moretão, eu não vejo nada de anormal em se apontar as características boas e ruins de um determinado lugar. Eu não consigo analisar nenhuma cidade só com base nas características boas.

 

O Rio seria a Miami brasileira se eu fosse analisar só a Barra da Tijuca. Esse bairro é planejado, limpo e organizado. Só tem gente rica e bonita...

 

Gosto de analisar as cidades com um todo para poder chegar a uma "conclusão final".

Link to comment
Share on other sites

A matéria só citava as maravilhas da cidade. O comentário do cara citou algumas partes ruins (ou não tem parte ruim?). Não vi ninguém dizendo que as tais favelas citadas no comentário não existissem.

 

-Tá errado. E daí que o comentário só citou partes boas? Ninguém é obrigado a citar partes ruins... As tais favelas citadas são pequenas se comparadas as do RJ, SP, entre outras cidades do Brasil. Curitiba é menos pobre (ou pelo menos aparenta) que a maioria das cidades brasileiras. Natural ter uma impressão que não é Brasil.

 

Todos os lugares tem características boas e ruins.

 

-Claro que sim.

 

Acho tendencioso só enaltecer a característica boa e esconder a sujeira debaixo do tapete.

 

-Tendencioso seria se fosse uma matéria com dados falsos. Mas não tem nada disso, houve apenas um comentário que Curitiba não parece Brasil. O que tem de errado nisso? Agora o jornalista espanhol é obrigado a conhecer os pontos ruins de Curitiba para aí finalmente ter a resposta que muitos brasileiros adoram, que é falar mal, falar que é uma bost*?

 

Não vou ganhar um centavo defendendo a cidade X ou Y.

 

-Concordo, assim como não ganhamos nada também só procurando falhas e defeitos em tudo quanto é local do nosso país. É típico do brasileiro, não aceitar nada de bom, nenhum lugar, nenhuma pessoa. de sucesso...

 

 

Concordo com os 2 em 100%!

 

Zieman, não sei se, quando fala em "tendencioso" está se referindo à uma mensagem que postei. A matéria não é tendenciosa; absolutamente!

 

Citei "tendencioso" em referência à uma mensagem postada pelo Shimutz, explicando os "deslocamentos" das mensagens oriundas da matéria sobre Curitiba e mantendo a própria matéria no tópico "Monitoramento".

 

Ora, não há o menor sentido. Até utilizei o termo "cortou as folhas mas não a raiz". Teria que deixar a raiz (matéria) e "folhas" mensagens posteriores decorridas em função da matéria no mesmo tópico, seja o qual for! Ambas fazem parte do mesmo contexto.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com os 2 em 100%!

 

Zieman, não sei se, quando fala em "tendencioso" está se referindo à uma mensagem que postei. A matéria não é tendenciosa; absolutamente!

 

Citei "tendencioso" em referência à uma mensagem postada pelo Shimutz, explicando os "deslocamentos" das mensagens oriundas da matéria sobre Curitiba e mantendo a própria matéria no tópico "Monitoramento".

 

Ora, não há o menor sentido. Até utilizei o termo "cortou as folhas mas não a raiz". Teria que deixar a raiz (matéria) e "folhas" mensagens posteriores decorridas em função da matéria no mesmo tópico, seja o qual for! Ambas fazem parte do mesmo contexto.

 

Caco, eu não estava me referindo a tua mensagem.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Melo na minha preferência, no Brasil eu não sairia de São Paulo, gosto da diversidade daqui, gente de todo Brasil e do mundo, com as maiores colônias de várias nacionalidades... Na cidade de São Paulo, estar no centro da agitação e tem várias histórias para descobrir, a vila colonial praticamente sumiu, nem mesmo o pátio do colégio é o original, mas a cidade dobrava de tamanho por década, por praticamente um século, tinha 30mil habitantes em 1872, e passou para 1,3 milhão em 1940, dessa época ficaram muitos prédios que copiavam Paris e depois Chicago, hoje tem prédios modernos pipocando, principalmente na zona oeste.

 

Se eu tiver que sair daqui espero que seja para outro país, eu como parte espanhol, sou apaixonado pela Espanha, as paisagens lá as vezes me parecem familiares, estou mesmo planejando um intercâmbio na Espanha para os próximos anos, talves vá para Valladolid, caminar por las bellas calles de la ciudad, que tienen muchussima historia y hasta fue la capital de españa, sin embargo tambien voy salir de vacaciones por los pirineos y mirar las montañas por la ventana de una casita. Melo voy invitarte, para una tradicional cerveza y tapas en un bar medieval de españa, no me gusta mucho la cerveza, pero es una tradición española, asi como los vinos que yo sé que le gusta.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, não sabia que o post sobre Curitiba ia render tudo isso.

 

Adoro Curitiba, já morei lá e sempre a achei sensacional. No meu tempo, sim, "quase não tinha favela". Isso foi só a 30 anos atrás. :laugh:

 

Mas a cidade cresceu, a RM se industrializou e se integrou economicamente ao resto do Brasil. No país que se coloca ainda entre os mais desiguais do mundo isso tem um preço elevado. É só ver a criminalidade crescente, as favelas todas.

 

Mesmo assim, Curitiba é e sempre será uma bela, aliás uma belíssima cidade em termos urbanísticos com um clima interessante, aliás interessantíssimo.

 

Deixo claro que a minha região preferida no Brasil é o Sul. Imagine uma região de país que tenha Curitiba, Porto Alegre e Floripa como capitais. E some a isso a pujança e as possibilidades de todas as sub-regiões dos 3 estados. Sem falar nas diferenças culturais todas, as histórias envolvidas.

 

Bairrismos e rixas sempre vão existir, são inevitáveis. Na Alemanha conheci bávaros que tinham orgulho por se definirem como "bávaros em primeiro lugar e alemães em segundo lugar".

 

Eu acho normalíssimo isso, dá um colorido especial a um país gigante como o Brasil, repleto de semelhanças e particularidades.

 

Brasil acima de tudo.

 

Pois é Melo, a que ponto chegou isso! Culpa sua!! rsrsrs

 

E no facebook então, os Curitiba haters estão surtando! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Tenho receio que na hora que eu decidir (e puder) sair desse pais e levar minha turma já seja tarde demais e tenha acontecido algo com alguém que eu amo...

Falo muito serio, esse pais é perigoso, SP então nem se fala, penso nisso todos os dias.

Desculpe o realismo enquanto falamos tão bem do nosso País :cray:

Link to comment
Share on other sites

Tenho receio que na hora que eu decidir (e puder) sair desse pais e levar minha turma já seja tarde demais e tenha acontecido algo com alguém que eu amo...

Falo muito serio, esse pais é perigoso, SP então nem se fala, penso nisso todos os dias.

Desculpe o realismo enquanto falamos tão bem do nosso País :cray:

 

Eu não me iludo com as minúsculas ilhas de prosperidade (bairros) do país. No geral o Brasil é um país extremamente perigoso para o cidadão de bem.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente Frost, a violência é a maior tragédia nacional. Nós batemos o macabro record de maior número de assassinatos recentemente, 50 mil pessoas foram assassinadas em um ano e para você ver o nível que o país chegou, a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes de São Paulo é o segundo menor entre os estados e ninguém nega que aqui é violento, então imagina a tristeza que nosso país passa. Eu vejo vários motivos do porque de não conseguirmos, colocar a violência em níveis mais baixos, a corrupção, a maior parte dos crimes não são solucionados, como passou recentemente em uma reportagem e nos que são solucionados, muitos não pagam e saem com uma infinidade de benefícios e também tem as nossas fronteiras, que não tem muito controle e o tráfico internacional faz a festa, passam drogas e armas aos montes.

Link to comment
Share on other sites

Mudando um pouquinho... O meu vizinho é chileno, toda copa que o chile se classifica ele decora a casa com bandeiras do Chile e do Brasil, esse ano ele não fez nada ainda, acho que ele não está muito animado com a copa.

Eu conheço um chileno que está otimista.

Costumo brincar com ele que, se o Chile fizer boa campanha, vai ter que pagar um churrasco. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente Frost, a violência é a maior tragédia nacional. Nós batemos o macabro record de maior número de assassinatos recentemente, 50 mil pessoas foram assassinadas em um ano e para você ver o nível que o país chegou, a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes de São Paulo é o segundo menor entre os estados e ninguém nega que aqui é violento, então imagina a tristeza que nosso país passa. Eu vejo vários motivos do porque de não conseguirmos, colocar a violência em níveis mais baixos, a corrupção, a maior parte dos crimes não são solucionados, como passou recentemente em uma reportagem e nos que são solucionados, muitos não pagam e saem com uma infinidade de benefícios e também tem as nossas fronteiras, que não tem muito controle e o tráfico internacional faz a festa, passam drogas e armas aos montes.

Verdade.

 

Nas estatísticas de homicídios por 100.000 habitantes, Sampa está entre as capitais com menor índice no país.

Ou seja, imaginem o resto. Simplesmente uma tragédia.

 

Em um ano, morrem de morte violenta, no Brasil inteiro, mais ou menos a mesma quantidade de militares norte-americanos que morreram em toda a guerra do Vietnã.

Um absurdo total.

 

Aquela história de brasileiro cordial é pura balela.

Somos um dos países mais violentos do mundo.

 

E, ao contrário do que muito se fala, nossa história é também violenta.

Basta ver os relatos das guerras e revoluções (E consequente repressão violenta) que ocorreram nos séculos XVIII, XIX... as crueldades na escravidão...

Link to comment
Share on other sites

A violência está sendo disseminada principalmente nas letras das músicas (q mtas vzs somos obrigados a ouvir) e nos filmes (q não somos obrigados a assistir, mas assistimos).

Um filme "americano", violento, porém com uma roupagem moderna e belos atores exerce o mesmo efeito negativo q (por exemplo) "Carandiru"!

 

Os jovens são altamente influenciáveis pela mídia.

 

Se a mídia mostra q é divertido roubar, matar... muitos irão fzer isso.

Dp, as conseqüências..

 

violência, enfim, morte... assassinatos...

 

Um país q não educa só tem a perder.

Link to comment
Share on other sites

A violência está sendo disseminada principalmente nas letras das músicas (q mtas vzs somos obrigados a ouvir) e nos filmes (q não somos obrigados a assistir, mas assistimos).

Um filme "americano", violento, porém com uma roupagem moderna e belos atores exerce o mesmo efeito negativo q (por exemplo) "Carandiru"!

 

Os jovens são altamente influenciáveis pela mídia.

 

Se a mídia mostra q é divertido roubar, matar... muitos irão fzer isso.

Dp, as conseqüências..

 

violência, enfim, morte... assassinatos...

 

Um país q não educa só tem a perder.

 

Cara, os programas de televisão mais tradicionais já trazem esses lixos humanos pra fazer entrevista...

Já virou banal essa supervalorização do dinheiro, o materialismo, a inferiorizarão da mulher, a bandidagem e promiscuidade...

Valesca Popozuda vai em programa de tarde no domingo ser idolatrada como uma pensadora.

Um MC que só fala de dinheiro e putaria, se refere a mulheres como objetos é formador de opinião, representa o país no exterior.

Sou jovem e a pouco tempo atrás quando era criança quem queria se achar com riquezas era muito mais repreendido e humilhado pois as pessoas conseguiam perceber (e se incomodavam com) a futilidade, a arrogância e a pouca inteligência escondida nessa ostentação, hoje em dia essa atitude é motivo de orgulho entre os jovens.

VERGONHA DE SER BRASILEIRO

Link to comment
Share on other sites

.......Como tu é um cara que deve ficar enfurnado a maior parte do tempo, cientista de laboratório, de atividade interna, desconheces a prática do clima no RS...se conhecesses as coxilhas, da campanha ou da Serra em dia de minuano, não ficarias postando baboseiras sobre o tema.

 

Dona Bibiana, já viúva do Capitão Rodrigo Cambará, neta da paulista Ana Terra e de Pedro Missioneiro este de mãe indígena e pai branco desconhecido [provavelmente vicentino ou castelhano].

 

Ficou espantada quando em uma conversa no Sobrado de Licurgo Cambará que foi casado com Luiza Silva neta [oficialmente] do pernambucano Aguinaldo Silva.

 

Quando descobriu que o minuano nasce para as bandas do Chile e da Argentina.

 

Pelo que entendi você é neto de paulistas e tem um componente familiar que remonta a escravidão negra no Brasil.[segundo aquilo que entendi das tuas postagens]

 

Akita, mínima de 18ºC e agorinha 25,8ºC

 

Tem bairrismo até dentro do bairro.

 

O time da rua de cima perdeu para o time da rua de baixo.

Depois vem falar em racismo, ofendeu os mestiços...vamos parar com este papo Mafili, tá cansativo e chato e incomoda os demais...prefiro vc fazendo análises de prognósticos...como observador tu sabe minha opinião...tarde quente nas Tutuias, fez 21,4º...sol e nuvens...

Link to comment
Share on other sites

.......Como tu é um cara que deve ficar enfurnado a maior parte do tempo, cientista de laboratório, de atividade interna, desconheces a prática do clima no RS...se conhecesses as coxilhas, da campanha ou da Serra em dia de minuano, não ficarias postando baboseiras sobre o tema.

 

Dona Bibiana, já viúva do Capitão Rodrigo Cambará, neta da paulista Ana Terra e de Pedro Missioneiro este de mãe indígena e pai branco desconhecido [provavelmente vicentino ou castelhano].

 

Ficou espantada quando em uma conversa no Sobrado de Licurgo Cambará que foi casado com Luiza Silva neta [oficialmente] do pernambucano Aguinaldo Silva.

 

Quando descobriu que o minuano nasce para as bandas do Chile e da Argentina.

 

Pelo que entendi você é neto de paulistas e tem um componente familiar que remonta a escravidão negra no Brasil.[segundo aquilo que entendi das tuas postagens]

 

Akita, mínima de 18ºC e agorinha 25,8ºC

 

Tem bairrismo até dentro do bairro.

 

O time da rua de cima perdeu para o time da rua de baixo.

Depois vem falar em racismo, ofendeu os mestiços...vamos parar com este papo Mafili, tá cansativo e chato e incomoda os demais...prefiro vc fazendo análises de prognósticos...como observador tu sabe minha opinião...tarde quente nas Tutuias, fez 21,4º...sol e nuvens...

 

Vai discutir com Érico Veríssimo.

 

O Autor mostra como se deu a colonização e o povoamento das terras [Terra] ao sul da Laguna.

 

Incentivado pela Coroa Portuguesa a partir de 1750 este povoamento da Província de São Pedro do Rio Grande só poderia ocorrer com deslocamentos de populações de outras províncias e de outras TERRAS da Coroa Portuguesa.

 

Apesar de você não gostar isto faz parte da história do meu Brasil.

 

E em alguma passagem um padre [tem uns 5 ou 6....] reflete:.... Índios, Portugueses, Negros, Açorianos [alguns de origem Flamenga], Bandeirantes [vicentinos], tropeiros, Castelhanos, Missioneiros, agora Alemães [esses sempre foram divididos...Bismark que o diga].....depois Italianos [divididos como os alemães], por aqui temos ainda Chinese, Coreanos, Bolivianos.....e chegando Haitianos....e um monte que esqueci.

 

onde vai dar isto? pensava o padre.

 

Não sei a resposta.

 

Ah! Deu tudo certo, tá bom....

 

Este é o meu Brasil....No qual o Estado sucessor da Província de São Pedro do Rio Grande está inserido como uma unidade da República Federativa do Brasil.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

[Moretão, eu não vejo nada de anormal em se apontar as características boas e ruins de um determinado lugar. Eu não consigo analisar nenhuma cidade só com base nas características boas.

 

O Rio seria a Miami brasileira se eu fosse analisar só a Barra da Tijuca. Esse bairro é planejado, limpo e organizado. Só tem gente rica e bonita...

 

Gosto de analisar as cidades com um todo para poder chegar a uma "conclusão final".

 

Se alguém comentar que a Barra da Tijuca parece Europa, porque eu tenho que falar sobre a Rocinha?

 

Eu vejo assim, não era debate, debate é aqui. Não foi análise de cidade. Foi apenas um comentário de um jornalista espanhol que pouco conhece a cidade. Mas tem gente que não aceita e parece ser estabelecido que tem que se falar o ruim também... Não gosto disso, a menos que seja debate ou comparativo, mas não era.

 

E volto a repetir Curitiba em urbanismo não parece Brasil. Tem pobreza, violência, desigualdade? Tem bastante! Mas tem um clima mais ameno e tem menos pobreza que a maioria das cidades (ou pelo menos aparenta). Então é natural o comentário do jornalista.

Link to comment
Share on other sites

Minha impressão é de que a violência acompanha o desenvolvimento econômico nas metrópoles "desorganizadas" e com distribuição de renda ruim. Os bairros periféricos de Sampa, há uns 15-20 anos atrás (Grajaú, São Miguel Paulista, Parelheiros eram mais violentos nessa época). Uma verdadeira carnificina. Nessa época a maior violência era nas periferias. Por lá (periferias), diminuiu a violência. Já na parte mais central aumentou a violência com novos tipos de ataques: assalto a restaurantes, etc...

 

Veja as principais Capitais do Nordeste, a violência tem aumentado com o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas periferias. É uma coisa que acontecia em São Paulo no final da década de 70 até mais ou menos meados de 90.

 

Violência urbana acompanha desenvolvimento econômica na região, especialmente nas periferias. Posteriormente, diminui nas periferias e se desloca para as regiões mais centrais; "muda" a forma de violência num geral.

Link to comment
Share on other sites

[Moretão, eu não vejo nada de anormal em se apontar as características boas e ruins de um determinado lugar. Eu não consigo analisar nenhuma cidade só com base nas características boas.

 

O Rio seria a Miami brasileira se eu fosse analisar só a Barra da Tijuca. Esse bairro é planejado, limpo e organizado. Só tem gente rica e bonita...

 

Gosto de analisar as cidades com um todo para poder chegar a uma "conclusão final".

 

Se alguém comentar que a Barra da Tijuca parece Europa, porque eu tenho que falar sobre a Rocinha?

 

Eu vejo assim, não era debate, debate é aqui. Não foi análise de cidade. Foi apenas um comentário de um jornalista espanhol que pouco conhece a cidade. Mas tem gente que não aceita e parece ser estabelecido que tem que se falar o ruim também... Não gosto disso, a menos que seja debate ou comparativo, mas não era.

 

E volto a repetir Curitiba em urbanismo não parece Brasil. Tem pobreza, violência, desigualdade? Tem bastante! Mas tem um clima mais ameno e tem menos pobreza que a maioria das cidades (ou pelo menos aparenta). Então é natural o comentário do jornalista.

 

 

Concordo com os dois pontos de vista.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Apesar de todos os problemas e roubos que nosso país enfrenta, digo uma coisa: NÃO TROCO O BRASIL POR NADA NESSE MUNDO!

AMO MEU PAÍS, TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO e sempre que viajo pra fora, sinto muitas saudades.

A gente tem a mania de achar que os problemas são somente aqui.

AFIRMO:

A Europa no geral é MARAVILHOSA, lugares inesquecíveis. Vou todos os anos ao menos para um lugar diferente. Já conheci muita coisa, mas NÃO É O PARAÍSO PERFEITO! A gente vê muita coisa errada e problemas urbanos também.

Claro que no Brasil temos muitos, mas temos coisas boas! Temos potencial para muito turismo aqui. De uns anos pra cá deu uma melhorada, embora ainda falte muito!

Quando entrei na FACULDADE DE TURISMO (1995) , 2 milhões de turistas em média visitavam o Brasil por ano! Um único edifício, EMPIRE STATE, recebia 2,5 milhões por ano, mais que o Brasil inteiro.

Hoje, já estamos em 7 ou 8 milhões por ano. Melhorou, mas ainda falta muito!

Abraços a todos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Minha impressão é de que a violência acompanha o desenvolvimento econômico nas metrópoles "desorganizadas" e com distribuição de renda ruim. Os bairros periféricos de Sampa, há uns 15-20 anos atrás (Grajaú, São Miguel Paulista, Parelheiros eram mais violentos nessa época). Uma verdadeira carnificina. Nessa época a maior violência era nas periferias. Por lá (periferias), diminuiu a violência. Já na parte mais central aumentou a violência com novos tipos de ataques: assalto a restaurantes, etc...

 

Veja as principais Capitais do Nordeste, a violência tem aumentado com o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas periferias. É uma coisa que acontecia em São Paulo no final da década de 70 até mais ou menos meados de 90.

 

Violência urbana acompanha desenvolvimento econômica na região, especialmente nas periferias. Posteriormente, diminui nas periferias e se desloca para as regiões mais centrais; "muda" a forma de violência num geral.

 

Excelente Caco , em poucas palavras você descreveu bem a violência aqui em São Paulo . Moro em um bairro que nas décadas de 80 até meados de 90 era muito mais perigoso , matava-se muito mais gente do que hoje e vizinho roubava vizinho . Hoje o crime migrou para bairros mais abastados , tudo isso graças ao crime organizado que infelizmente domina os bairros mais periféricos , e neles proíbe roubos ou mortes sem justificativas . Ando aqui no meu bairro na madrugada sem nenhum receio , coisas que não faço sozinho em bairros mais centrais . Antigamente como a violência só atingia pobre a mídia dava pouco espaço em suas programações , hoje que o crime atinge pessoas socialmente favorecidas a mídia dá esse tom de fim do mundo .

Percebe-se claramente que as pessoas que querem sair de São Paulo para outros lugares são das classes média -alta . Já que para as pessoas das classes mais baixas a situação melhorou nesse período .

Link to comment
Share on other sites

 

Completamente fora do tópico. Já que se tomou uma atitude em relação ao assunto, utilize para os outros, senão fica "2 pesos duas medidas" = incoerente.

 

Mas, deixa estar...

 

Muito bem, senhores.

 

Apesar de explicar várias vezes a diferença entre mensagem e imagem, vamos eliminar esta discussão.

 

Considerando o pedido dos usuários Caco, Zieman, Felipe e Moretão, a partir de agora, nenhuma imagem, seja de qualquer tipo, ilustrativa, cômica, que não seja do contexto do tópico, poderá ser adicionada à mensagem.

 

att.

 

Não distorça as coisas Shimutz. Sou a favor deste tipo de coisa (bannners, promoções de eventos,etc, (ao contrário do que você insinua que EU disse ISSO), e quando surge, sou a favor dos debates. Pode até mudar de lugar, não há problema. O que não pode "é dois pesos duas medidas", como você fez

E SABE MUITO BEM.

 

Gosto de você, já te conheci, mas às vezes tem o péssimo hábito de tentar distorcer as coisas, meio que "fugindo" do seu ato (quando percebeu que estava errado), ou "colocar palavras na boca dos outros".

 

Não se enrole. e seja mais flexível.

 

Abs,

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

[Moretão, eu não vejo nada de anormal em se apontar as características boas e ruins de um determinado lugar. Eu não consigo analisar nenhuma cidade só com base nas características boas.

 

O Rio seria a Miami brasileira se eu fosse analisar só a Barra da Tijuca. Esse bairro é planejado, limpo e organizado. Só tem gente rica e bonita...

 

Gosto de analisar as cidades com um todo para poder chegar a uma "conclusão final".

 

Se alguém comentar que a Barra da Tijuca parece Europa, porque eu tenho que falar sobre a Rocinha?

 

Eu vejo assim, não era debate, debate é aqui. Não foi análise de cidade. Foi apenas um comentário de um jornalista espanhol que pouco conhece a cidade. Mas tem gente que não aceita e parece ser estabelecido que tem que se falar o ruim também... Não gosto disso, a menos que seja debate ou comparativo, mas não era.

 

E volto a repetir Curitiba em urbanismo não parece Brasil. Tem pobreza, violência, desigualdade? Tem bastante! Mas tem um clima mais ameno e tem menos pobreza que a maioria das cidades (ou pelo menos aparenta). Então é natural o comentário do jornalista.

 

 

Eu quis dizer que não posso resumir a situação de uma cidade inteira tendo como base apenas o bairro nobre.

 

Por exemplo: se me pedirem pra emitir uma opinião sobre SP apenas visitando o Jardim Europa eu vou achar que é tudo maravilhoso. Se me colocarem pra visitar só a Paraisópolis eu vou achar que a cidade é um lixo.

 

O jornalista espanhol certamente não conheceu a parte ruim de Ctba.

 

Dizem que o consumo de drogas em Ctba é bastante exuberante (se vê na rua gente fumando maconha na maior cara de pau). Vai me dizer que não existe tráfico e violência extrema nas favelas de Ctba? A não ser que os bandidos de Curitiba sejam mais calmos e bondosos por causa do frio intenso...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.