Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Para os que tem curiosidade, resgatei uns dados que já publiquei a um bom tempo atrás aqui:

 

El Niño -------------------- La Niña

Fraco Moderado Forte --- Fraco Moderado Forte

1952-53 1951-52 1957-58 | 1950-51 1955-56 1973-74

1953-54 1963-64 1965-66 | 1954-55 1970-71 1975-76

1958-59 1968-69 1972-73 | 1956-57 1998-99 1988-89

1969-70 1986-87 1982-83 | 1964-65 2007-08 1999-00

1976-77 1991-92 1987-88 | 1971-72 ---------- 2010-11

1977-78 1994-95 1997-98 | 1974-75

2004-05 2002-03 --------- | 1983-84

2006-07 2009-10 --------- | 1984-85

--------- ---------- --------- | 1995-96

--------- ---------- --------- | 2000-01

--------- ---------- --------- | 2005-06

--------- ---------- --------- | 2008-09

--------- ---------- --------- | 2011-12

 

Quem quiser brincar e separar por invernos fortes ou fracos para o SUDESTE, vao ver que a correlação nem sempre é exata.

O lendário 1994, último ano que fez frio de verdade por aqui teve el niño moderado. E alguns ainda acham que isso influencia em nosso inverno. 2009 mesmo foi o mais próximo que cheguei de uma negativa com mínima de 1ºC estava sob efeito do que mesmo? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Hoje

 

2,0 - Campos do Jordão (Conv - Horto Florestal)

2,3 - Campos do Jordão (PWS - Vl Inglesa)

3,5 - Campos do Jordão (INPE - Capivari)

6,8 - Campos do Jordão (Aut/Inmet - Jaguaribe)

7,0 - Campos do Jordão (Conv/Inmet - Jaguaribe)

7,5 - Campos do Jordão (PWS - Jaguaribe)

 

Para mínimas, essa estação no Jaguaribe é lamentável. Depois comparam com dados de 20/30 anos atrás e chegam a conclusão que não se faz mais frio em CDJ como antigamente.

Essa temperatura aqui no Capivari é bem representativa. Não é nenhum bairro mais isolado, uma zona rural; pelo contrário, é o coração do centro turístico da cidade.

Em casa, na Abernéssia registrei 5,1°C hoje; isso com um sensor externo que não tem nada de profissional.

 

 

Exato Sergio...Inclusive , a normal climatológica de Campos do Jordão conta com 3 lugares.

 

O 7- Disme informou que antigamente a estação era na entrada da cidade em uma area residencial, e por questões políticas e de construtores, acabou mudando para o atual lugar no Jaguaribe.

 

Na coleta da normal climatológica 1961-1990, a medição foi de Jan61 / Mai71 no Parque estadual do Horto Florestal a 1579,00 m de altitude , onde a estação do Inmet de encontrava.

 

De mai/71 a 1990 a estação foi para Abernesia , na entrada da cidade a 1642 m de altitude , 20 metros acima do portal e anos depois foi mudada novamente para o Jaguaribe no terreno da Sabesp , ao lado da CX d' agua,onde se encontra hoje (1.642m)....em cima de um morro (topo total).

 

Falei no Inmet Brasilia com a Sra. Nadir Dantas de Sales, responsável pela publicação técnica da Divisão de Meteorologia Aplicada, o (DIMAP) do Inmet e ela foi categórica..a estação de CDJ está em lugar mais quente que o local anterior e pediu que ligasse para o 7-Disme em SP , para que se revelasse o motivo da mudança.

 

Falei com eles e me disseram que houve pressão de construtores e vereadores para que a estação fosse mudada de lugar, saindo da Abernésia. O Inmet não teve alternativa e acabou tendo que mudar. Este local da Caixa D'agua junto a Sabesp em Jaguaribe, me revelaram que a prefeitura na epoca determinou esse local...que era o unico disponivel...sendo que o Horto não mostrou mais interesse em abrigrar novamente a estação.

 

Bem , resumindo....o LOCAL atual escolhido para Estação de Campos do Jordão foi feito por um vereador e não por um Meteorologista........

 

Dai eles resumiram....O Brasil é assim mesmo....foi a partir disso que cogitei pra ele a mudança de local da estação pois isso me levantou muitas duvidas se a estação realmente está em um lugar padrão, já que houve interesses extra-ciencia nesta historia.

 

Resumindo.a normal 1961/1990 de CDJ , não podemos considera-la em hipótese alguma..e a estação atual se encontra num dos locais mais quentes da cidade...

 

O INPE sem dúvida é a mais representativa

 

Carlos, você sabe quando foi inaugurada essa estação do Inpe aqui no Capivari ??? Desde quando eles tem dados ??

 

Não tem situações, onde num mesmo espaço ficam tanto uma automática e uma convencional?? Será que não daria certo as duas estações aqui no Capivari ?? Ou estou pedindo muito; um acordo entre o Inpe e o Inmet.

 

Até para a cidade seria interessante; já que as pessoas que vem para cá, vem atrás do frio. As mínimas ali, seriam bem mais chamativas.

 

Às vezes, é difícil as pessoas usarem o que tem entre as orelhas.

Link to comment
Share on other sites

Cidade dentro de um vale de 400 a 500m cercada de coxilhas de 700m, no interior chega a 800m... :ok:

 

PH, como disse ao Mafili, eu tento olhar onde fica a estação no Weatherlink Map e depois no GE.

 

Pelo que vi a estação fica numa região entre 430 e 440 m, próximo do leito do Rio Carreiro, e me parece uma encosta dentro de uma área de baixada

Sim eu te entendi, eu me referia à cidade e não à estação heheh :good:

Link to comment
Share on other sites

Sistema Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade

 

01/mai: 10,5%

02/mai: 10,4%

03/mai: 10,3%

04/mai: 10,1%

05/mai: 10,0%

06/mai: 9,8%

07/mai: 9,6%

08/mai: 9,4%

09/mai: 9,2%

10/mai: 9,1%

11/mai: 8,9%

12/mai: 8,8%

13/mai: 8,6%

14/mai: 8,4%

15/mai: 8,2%

16/mai: 26,7%

17/mai: 26,5%

18/mai: 26,4%

19/mai: 26,3%

20/mai: 26,2%

21/mai: 26,0%

22/mai: 25,8%

 

Acumulado do mês: 10,8mm

Méd histórica do mês: 83,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, dando uma ajeitada.

 

Sistema Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade

 

01/mai: 10,5%

02/mai: 10,4%

03/mai: 10,3%

04/mai: 10,1%

05/mai: 10,0%

06/mai: 9,8%

07/mai: 9,6%

08/mai: 9,4%

09/mai: 9,2%

10/mai: 9,1%

11/mai: 8,9%

12/mai: 8,8%

13/mai: 8,6%

14/mai: 8,4%

15/mai: 8,2%

16/mai: 26,7%

17/mai: 8,0%

18/mai: 7,9%

19/mai: 7,8%

20/mai: 7,7%

21/mai: 7,5%

22/mai: 7,3%

 

Acumulado do mês: 10,8mm

Méd histórica do mês: 83,2 mm

 

Vamos ver....

Link to comment
Share on other sites

 

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Andei muito por esta região uns anos atrás, ia muito para um local chamado Colônia, conhece??

 

Digo ainda mais sobre os muitos micro climas, o problema não é negar a pobre estação que fica ali quietinha registrando apenas para compartilhar os dados com todos mas a cabeça fechada de alguns.

 

CDJ : 289,5 km²

 

02,6 - Horto Florestal

05,6 - Horto Florestal (Portaria)

09,0 - INPE / Capivari

09,5 - PWS - Vila Inglesa

11,8 - Campos do Jordão / Inmet - Jaguaribe

 

São Paulo 1.523 km², um pouquinho só maior que Campos do Jordão.

Vamos para a região da Capela do Socorro, Zona SUL, Área 607 km², me parece que é um pouco maior que Campos do Jordão também.

Conclusão, Campos do Jordão merece ter algumas estações destacadas mas a da Capela do Socorro não pode ser tão mais baixa, só porque alguns aqui não aceitam que ela seja mais fria.

Link to comment
Share on other sites

 

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Andei muito por esta região uns anos atrás, ia muito para um local chamado Colônia, conhece??

 

Digo ainda mais sobre os muitos micro climas, o problema não é negar a pobre estação que fica ali quietinha registrando apenas para compartilhar os dados com todos mas a cabeça fechada de alguns.

 

CDJ : 289,5 km²

 

02,6 - Horto Florestal

05,6 - Horto Florestal (Portaria)

09,0 - INPE / Capivari

09,5 - PWS - Vila Inglesa

11,8 - Campos do Jordão / Inmet - Jaguaribe

 

São Paulo 1.523 km², um pouquinho só maior que Campos do Jordão.

Vamos para a região da Capela do Socorro, Zona SUL, Área 607 km², me parece que é um pouco maior que Campos do Jordão também.

Conclusão, Campos do Jordão merece ter algumas estações destacadas mas a da Capela do Socorro não pode ser tão mais baixa, só porque alguns aqui não aceitam que ela seja mais fria.

 

Troy conheço sim a região de Colônia Paulista , na região de Parelheiros conheço a Barragem , Marsilac (ambas com até cachoeiras ) , Cipó do Meio , Parque Floretal , Recanto Campo Belo , Jardim Herplin , Messiânica entre outros , e o que tenho que destacar é que a região como vc muito bem destacou e muito grande e muito diversa climatologicamente , mas se destaca muito como região fria . Vamos ver se algum cientista abraça a nossa causa agora :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Região notável, podemos tratar dos negócios, uma estação em baixada cuiúda chamada PSW cratera da colônia.

 

spcraterackn0.jpg

 

Troy ai dentro dessa cratera tem o bairro Vargem Grande , onde mora 35 mil pessoas , ele fica meio que num buraco envolto de muitas matas . Esse bairro fica há 46 kms do centro da cidade .

Link to comment
Share on other sites

São Paulo 1.523 km², um pouquinho só maior que Campos do Jordão.

Vamos para a região da Capela do Socorro, Zona SUL, Área 607 km², me parece que é um pouco maior que Campos do Jordão também.

Conclusão, Campos do Jordão merece ter algumas estações destacadas mas a da Capela do Socorro não pode ser tão mais baixa, só porque alguns aqui não aceitam que ela seja mais fria.

 

Quanto drama!!!

 

O que eu disse é que não acredito nesta diferença com céu nublado, e realmente não acredito se o céu estivesse nublado. Mas o amigo Cajuzinho já disse que o céu estava limpo ou tempo bom pelo menos até as 4 da manhã...

 

Ninguém tem problema em aceitar nada, desde que esteja bem explicado. Menos drama... :cray:

Link to comment
Share on other sites

A cratera da Colônia é a principal atração do patrimônio geológico da cidade de São Paulo. Localizada na região de Parelheiros, foi criada com um impacto de um meteoro de estimados 200 m de diâmetro há aproximadamente 20 milhões de anos, formando uma cratera de 3,6 km de diâmetro.

 

Curiosidade para quem não sabe :good: :good2: :ok:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cratera_de_Col%C3%B4nia

Link to comment
Share on other sites

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Aí tudo bem! Minha gata morava até 5 meses atrás no Grajaú, na Belmira Marim. O que eu notava em relação aqui na Granja Viana (Oeste RM), é que lá é mais nublado, a infiltração marítima é mais forte. Em termos de mínima com tempo aberto, a Granja Viana é melhor. Por vezes, vindo do Grajaú para o centro (Pça Sé), no Grajaú estava com infiltração marítima e máxima bem mais baixas do que o centro, que estava fora de infiltração e com sol. Isso por volta do meio-dia.

 

Parelheiros é bem mais frio que o Grajaú, e Marsilac ainda mais, pois estão ainda mais à Sul e não são urbanizados como o Grajaú. O Grajaú é simplesmente o bairro de São Paulo mais populoso, com quase 500.000 habitantes!

 

Se realmente esta estação de Socorro tão polêmica estiver na Estrada de Parelheiros, é condizente. Agora, se estiver na Capela do Socorro, está descalibrada.

Link to comment
Share on other sites

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Aí tudo bem! Minha gata morava até 5 meses atrás no Grajaú, na Belmira Marim. O que eu notava em relação aqui na Granja Viana (Oeste RM), é que lá é mais nublado, a infiltração marítima é mais forte. Em termos de mínima com tempo aberto, a Granja Viana é melhor. Por vezes, vindo do Grajaú para o centro (Pça Sé), no Grajaú estava com infiltração marítima e máxima bem mais baixas do que o centro, que estava fora de infiltração e com sol. Isso por volta do meio-dia.

 

Parelheiros é bem mais frio que o Grajaú, e Marsilac ainda mais, pois estão ainda mais à Sul e não são urbanizados como o Grajaú. O Grajaú é simplesmente o bairro de São Paulo mais populoso, com quase 500.000 habitantes!

 

Se realmente esta estação de Socorro tão polêmica estiver na Estrada de Parelheiros, é condizente. Agora, se estiver na Capela do Socorro, está descalibrada.

 

O Caco , o Troyano há um tempo atrás postou a região que a atual estação Capela do Socorro fica , ele fica mesmo na estrada de Parelheiros . Caco em qual bairro do Grajaú sua gata morava ? A região mais do centro do Grajaú , Cocaia , Cantinho do Céu são bastante urbanizados , ao passo que a região da Chac do Sol , e a região ao sul do Jd Varginha são menos urbanizados . Mas concordo com tudo que vc falou sobre a região , meu bairro é bem parecido com o Grajaú ...

Link to comment
Share on other sites

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Juzinho tu tá xarope hein? EU queria saber onde ficava a estação. PRONTAMENTE o Troyano me mostrou, postou foto e eu vi o local no Google Earth. EU vi que ficava próximo a um riacho, em área bem sombreada e em baixada.

 

Eu só havia achado estranho que, sob condições de nevoeiro e nuvens baixas em todo o centro-sul-leste de SP ela destoasse tanto de outras estações bem frias da região.

 

Mas depois que você falou que o tempo estava aberto na sua região até as 4:00, eu acreditei em você pois alguém que mora na região havia confirmado tal condição de tempo.

 

Agora para de xororô sobre as dúvidas do pessoal. Todo mundo aqui gosta de monitorar o clima, e prezamos por informações corretas, só isso. Por isso indagamos.

Link to comment
Share on other sites

 

Sim, pode existir uma diferença climática entre lá e Parelheiros, mas no passado Capela do Socorro sempre perdia em mínimas.

 

Sobre Campos do Jordao, tem razao sobre as diferenças, vimos na pele ano passado que há uma diferenca violenta porque a cidade está localizada no fundo de um vale e há estaçoes localizadas em topos. Clássico Efeito baixada.

 

Como já mostrado por algumas imagens que postei grande Artur montanhista, a estação não se encontra mais na sub de Capela do Socorro, por isso a diferença, sim antes ela era mais quente, estava em outra localidade.

 

Beijos nas crianças.

Link to comment
Share on other sites

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Juzinho tu tá xarope hein? EU queria saber onde ficava a estação. PRONTAMENTE o Troyano me mostrou, postou foto e eu vi o local no Google Earth. EU vi que ficava próximo a um riacho, em área bem sombreada e em baixada.

 

Eu só havia achado estranho que, sob condições de nevoeiro e nuvens baixas em todo o centro-sul-leste de SP ela destoasse tanto de outras estações bem frias da região.

 

Mas depois que você falou que o tempo estava aberto na sua região até as 4:00, eu acreditei em você pois alguém que mora na região havia confirmado tal condição de tempo.

 

Agora para de xororô sobre as dúvidas do pessoal. Todo mundo aqui gosta de monitorar o clima, e prezamos por informações corretas, só isso. Por isso indagamos.

 

DSoares e Moretão me desculpe , minha irritação maior não foi com vcs que nem de São Paulo são , portanto , tem todo o direito de ter dúvidas , minha insatisfação foi maior com aqueles que moram aqui perto e não se dão o trabalho de conhecer a região antes de duvidar da situação em questão ...

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

DSoares e Moretão me desculpe , minha irritação maior não foi com vcs que nem de São Paulo são , portanto , tem todo o direito de ter dúvidas , minha insatisfação foi maior com aqueles que moram aqui perto e não se dão o trabalho de conhecer a região antes de duvidar da situação em questão ...

 

Abraço

 

Tranquilo, Juzinho...é o que eu disse: eu me interesso demais por dados e prezo por sua qualidade.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Troyano já tentei também explicar a situação para os duvidosos de plantão , eu já expliquei para algumas pessoas mais de uma vez que a antiga estação Capela do Socorro fica em local diferente da atual estação Capela do Socorro , a antiga ficava na Sub de capela do Socorro e a atual fica na estrada de Parelheiros , mas tem pessoas aqui que só aceitam opiniões de cientistas , vc é um dos únicos que conhece a região e sabe do seu potencial . Mas já bateram o martelo aqui São Paulo não pode ter micro climas , isso numa cidade que tem milhares de micro climas , mas enfim ...

 

Juzinho tu tá xarope hein? EU queria saber onde ficava a estação. PRONTAMENTE o Troyano me mostrou, postou foto e eu vi o local no Google Earth. EU vi que ficava próximo a um riacho, em área bem sombreada e em baixada.

 

Eu só havia achado estranho que, sob condições de nevoeiro e nuvens baixas em todo o centro-sul-leste de SP ela destoasse tanto de outras estações bem frias da região.

 

Mas depois que você falou que o tempo estava aberto na sua região até as 4:00, eu acreditei em você pois alguém que mora na região havia confirmado tal condição de tempo.

 

Agora para de xororô sobre as dúvidas do pessoal. Todo mundo aqui gosta de monitorar o clima, e prezamos por informações corretas, só isso. Por isso indagamos.

 

DSoares e Moretão me desculpe , minha irritação maior não foi com vcs que nem de São Paulo são , portanto , tem todo o direito de ter dúvidas , minha insatisfação foi maior com aqueles que moram aqui perto e não se dão o trabalho de conhecer a região antes de duvidar da situação em questão ...

 

Abraço

 

 

Eu conheco capela do socorro sim. Se foi para mim, desculpe mas bateu na pessoa errada.

 

Sim, no passado a antiga localização da estação de Capela do Socorro perdia nas mínimas em até 2 graus pra Parelheiros, agora bate Parelheiros até em mais de 2 graus, mas o Troyano já explicou que houve a mudança de local.

 

Da próxima vez, escolha melhor em quem bater :laugh: :laugh: :laugh: :friends:

Link to comment
Share on other sites

Galópolis (Caxias do Sul):

Temperatura atual: 15,2C

Altitude média: 663m

Latitude: 29,23L S.

(Fonte altitude, latitude: Meteoblue)

 

Pena não haver uma estação oficial aqui na localidade...

E como vc vê a temperatura?

Tem um abrigo em cs?

Estou curioso pra saber o potencial daí, comparado com Tuias.

 

Abraço

 

Fiz um abrigo simples a 1,50m do solo, porém para um termômetro de mercúrio... coloquei no meu quintal em um espaço aberto a uns 20mts de casa... porém para que eu tenha maiores dados e mais preciso vou ver se instalo um termômetro digital mais completo as de iniciarmos junho...mas o termômetro de mercúrio que tenho já pode me dar uma certa referência do potencial de frio da região... quero ver nesses próximos dias... agora sonho mesmo em instalar uma Davis aqui... quem sabe até o fim do ano...rsrs :good2:

Link to comment
Share on other sites

Galópolis (Caxias do Sul):

Temperatura atual: 15,2C

Altitude média: 663m

Latitude: 29,23L S.

(Fonte altitude, latitude: Meteoblue)

 

Pena não haver uma estação oficial aqui na localidade...

E como vc vê a temperatura?

Tem um abrigo em cs?

Estou curioso pra saber o potencial daí, comparado com Tuias.

 

Abraço

 

Fiz um abrigo simples a 1,50m do solo, porém para um termômetro de mercúrio... coloquei no meu quintal em um espaço aberto a uns 20mts de casa... porém para que eu tenha maiores dados e mais preciso vou ver se instalo um termômetro digital mais completo as de iniciarmos junho...mas o termômetro de mercúrio que tenho já pode me dar uma certa referência do potencial de frio da região... quero ver nesses próximos dias... agora sonho mesmo em instalar uma Davis aqui... quem sabe até o fim do ano...rsrs :good2:

Muito bom!

Lembre-se q as "normais climatológicas 1931/60-1961-90" provém de convencionais!

É uma rotina satisfatória ir até o abrigo e coletar vc mesmo a temperatura.

Continue postando seus dados diários!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pena não haver uma estação oficial aqui na localidade...

E como vc vê a temperatura?

Tem um abrigo em cs?

Estou curioso pra saber o potencial daí, comparado com Tuias.

 

Abraço

 

Fiz um abrigo simples a 1,50m do solo, porém para um termômetro de mercúrio... coloquei no meu quintal em um espaço aberto a uns 20mts de casa... porém para que eu tenha maiores dados e mais preciso vou ver se instalo um termômetro digital mais completo as de iniciarmos junho...mas o termômetro de mercúrio que tenho já pode me dar uma certa referência do potencial de frio da região... quero ver nesses próximos dias... agora sonho mesmo em instalar uma Davis aqui... quem sabe até o fim do ano...rsrs :good2:

Muito bom!

Lembre-se q as "normais climatológicas 1931/60-1961-90" provém de convencionais!

É uma rotina satisfatória ir até o abrigo e coletar vc mesmo a temperatura.

Continue postando seus dados diários!

 

Abraço

 

Com certeza Carlos... penso que em décadas passadas os profissionais tinham um trabalhão para coletar e oficializar os dados com confiabilidade e responsabilidade e mesmo sem equipamentos eletrônicos e digitais todos temos total confiança em seus dados... pra mim é um prazer realizar essa rotina diária e procurarei aperfeiçoar essa coleta e registro de dados daqui... pena não ter no momento uma estaçãopara oficializar meus dados mas já servem a título de curiosidade... rsrs... continuarei postando os dados...

Agora aqui 12,4C...

Abraços...

Link to comment
Share on other sites

O PH teima em continuar com as competições entre estações....ai, my god :laugh: ...

 

John Tourism, me contaram que você é uma pessoa bacana...seja bem vindo ao BAZ! :mosking:

 

No aguardo da chegada do ar polar...amanhã, com a passagem da FF, provável chuva de tarde ou à

noite. Vai ser a PRIMEIRA precipitação do mês.

 

No Sábado, tarde fria, possivelmente sub-20. Também no Domingo há chances para isso. Semana que vem,

chega uma leva de ar frio mais seco. Por enquanto sem mínimas espetaculares, mas será um frio

agradável e constante. O inverno climático começará em boa parte do centro-sul.

Ah Faceirão deixa eu curtir um pouco hehehehe, quando o Carlos fez aquelas tabelas e o Tuias tava lá embaixo eu não reclamei,esta semana será do Tuias... :mosking: :good:

Link to comment
Share on other sites

Ah Faceirão deixa eu curtir um pouco hehehehe, quando o Carlos fez aquelas tabelas e o Tuias tava lá embaixo eu não reclamei,esta semana será do Tuias... :mosking: :good:

 

Tuias, Tutuias, Ratatuias...

 

Ultimas 100 mensagens 97 foram Tuias e aguardem projeto baixadão das galinhas.. ...já falei com o João das baixadas, 345m-417m com cordilheiras de 738m, agora não tem pra ninguém...

 

Não dá pra fazer um tópico só pro PH ficar falando as mesmas coisas?

Link to comment
Share on other sites

Ah Faceirão deixa eu curtir um pouco hehehehe, quando o Carlos fez aquelas tabelas e o Tuias tava lá embaixo eu não reclamei,esta semana será do Tuias... :mosking: :good:

 

Tuias, Tutuias, Ratatuias...

 

Ultimas 100 mensagens 97 foram Tuias e aguardem projeto baixadão das galinhas.. ...já falei com o João das baixadas, 345m-417m com cordilheiras de 738m, agora não tem pra ninguém...

 

Não dá pra fazer um tópico só pro PH ficar falando as mesmas coisas?

Ah larga do meu pé cara.To informando o tempo da minha região , informa da tua...

Encheram a paciência pra eu colocar estação Davis e blá blá blá e inventavam mil desculpas para desmerecer a Serra do Botucaraí e agora que tem ficam cheios de melindre...

Os ´números são de estação padrão, vamos lá os críticos, informem, falem do tempo em suas cidades ou d q quiserem(dentro da linha do tópico), isto aqui é monitoramento ou não é?

Artur chame do que quiser, mas não vai querer dizer q não há diferença entre 0m de POA com as altitudes daqui,vai...

Link to comment
Share on other sites

Artur chame do que quiser, mas não vai querer dizer q não há diferença entre 0m de POA com as altitudes daqui,vai...

 

Epa opa pera lá!

 

Claro que há diferença! Mas nao tem nada de realmente ELEVADO na serra do Botucarai! tivesse montanhas de 2500 metros com baixadoes a 2000, a conversa ia ser outra!

 

Nao precisa ficar nervoso, TUIAS tá mais fria que o PNI ESTA NOITE. Fato!

 

Relembrando, mínima de 2014 Brasil: -6,1 graus Abrigo Rebouças.

Link to comment
Share on other sites

Localização central no RS e altitude ,revelam que não é só efeito baixada que a Serra do Botucaraí tem...

 

Que efeito seria este? Meu Deus se Soledade tem ínumeros efeitos que você tanto diz imagina PNI, Urupema, Palmas!!!

 

No aguardo da cientificidade do seu comentário, assim poderemos descobrir este efeitos em outras localidades também...

Link to comment
Share on other sites

Localização central no RS e altitude ,revelam que não é só efeito baixada que a Serra do Botucaraí tem...

 

Que efeito seria este? Meu Deus se Soledade tem ínumeros efeitos que você tanto diz imagina PNI, Urupema, Palmas!!!

 

No aguardo da cientificidade do seu comentário, assim poderemos descobrir este efeitos em outras localidades também...

Bom vejamos se tu entendes :mosking: ....altitude semelhante à Serra Gringa, localização mais central no RS, tendo dinâmica parecida com a centro-serra(encostada em S Cruz do Sul),cerca de 270km a sudoeste de Urupema, 120 km mais continental que Caxias... :good: :ok: dá pra ter uma ideia, não?

Link to comment
Share on other sites

No aguardo da cientificidade do seu comentário, assim poderemos descobrir este efeitos em outras localidades também...

Bom vejamos se tu entendes :mosking: ....altitude semelhante à Serra Gringa, localização mais central no RS, tendo dinâmica parecida com a centro-serra(encostada em S Cruz do Sul),cerca de 270km a sudoeste de Urupema, 120 km mais continental que Caxias... :good: :ok: dá pra ter uma ideia, não?

 

Este é o efeito? Só pode estar de brincadeira... Não tem efeito nenhum... :laugh:

 

Você é um bom brincalhão...

 

Porque não faz uma tese a UFRGS com isso!! É muita cientificidade aí... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Esse ano as estações tem iniciado mais tardiamente. O verão foi longo e forte. A transição verão-outono se deu lá para 22 Março, e foi com mais "cara de verão". O outono climático lá para dia 22 Abril e ainda permanece, com mais calor (ou menos frio) do que o normal. A primeira grande MP do ano chega na 6ª feira (mais tarde do que era diagnosticado nos modelos há 1 semana). Far[á bastante frio em SC e RS, principalmente na parte oeste, entre sábado e 2ª feira. Em São Paulo, um frio bem menos sentido, a partir de sábado até 3ª feira. Parece que a partir de 4ª feira um bloqueio se formará, e São Paulo ficará "ainda" no outono pelo menos até 7 primeiros dias de junho.

 

Não sei se essa MP (seguida do bloqueio) dará para demarcar o início do inverno aqui em São Paulo. Acredito que não.

 

Eu já discordo. O demoníaco verão 2013/2014 começou dentro dos conformes e até ligeiramente mais tarde. A transição verão/outono começou milimetricamente esse ano em 22 de março. Outono pra valer começou lá naquela MP de 22/23 abril se não me engano. O problema foi que o outono foi se enfraquecendo dando cara de "verão".

 

E pelo que indica, a transição outono/inverno vai começar dentro do período climatológico.

 

Caro Beto, a dinâmica e, consequentemente, a passagem de uma estação para outra muda de acordo com a latitude. Falo por São Paulo. O verão climático mais precoce (desde que faço esse acompanhamento) iniciou lá por dia 22 Novembro em 2009. O mais tardio, 10 dezembro de 2011. A transição verão-outono mais precoce, se deu em 2012, lá para 05/Março. Já a mais tardia, esse ano, lá para 22/Março. Aliás, em 2012, o outono climático foi curtíssimo. Não chegou há três semanas e, no finalzinho de abril (28/29) já iniciávamos o inverno climático. 2012 começou MUITO BEM para nós aqui em São Paulo, porém, a partir do finalzinho de maio até agosto, o inverno foi uma BOSTA! A maior amplitude entre uma estação e outra, pode chegar até 3 semanas (vide e compare início verão em 2009 e 2011 em São Paulo).

 

Realmente, o verão aqui em São Paulo começou lá para 27/Nov ano passado, diferente daí, que parece que começou mais tarde. Em 2012, exatamente no dia 1º Dez por aqui.

 

Para cá, este ano as mudanças de estação estão mais "atrasadas" do que o normal. A transição verão-outono se deu 22/Março ( a mais tardia), e, geralmente, se dá de 10/15 Março. O outono climático, que, de praxe inicia na 2ª metade de abril, começou lá pelo dia 21, com uma semana de atraso.

 

Parece-me que o inverno climático começa exatamente neste final de semana (com uma semana de atraso, para cá), mas ando com as pulgas atrás da orelha aqui para Sampa. Preciso verificar como será o decorrer da semana para chegar a esta conclusão.

 

Sinceramente Beto, para mim não há transição "gradual" outono-inverno, haja visa que nosso outono é limitadíssimo. Chega uma MP mais forte e decreta-se o final do outono e início do inverno.

 

Aqui em São Paulo a fase mais longa e complexa é o final do inverno climático e o início da primavera climática. É uma mudança bem gradual. A primavera climática em Sampa se dá com o início das chuvas, geralmente lá para dia 20/setembro. "Ares" de primavera podem já dar sinal no finalzinho de julho (pós 25) e no início de agosto, embora agosto ainda tenha mais características de inverno. Lá para a 2ª quinzena de agosto, esquenta mais e fica mais seco por aqui, porém ainda faz dias bem frios. O fim dos dias "muito frios", geralmente se dá por 10/12 setembro, embora ano passado e retrasado foram até o finalzinho de setembro.

 

Muito loko acompanhar estas mudanças, às vezes sutis, às vezes mais sentidas, que comecei a observar graças ao Coutinho, quando ele já falava da distinção da estação "climática" e estação "astronômica". Comecei a perceber as mudanças mais sutis, que variam de ano para ano, mas não ultrapassam 3 semanas.

Link to comment
Share on other sites

Sistema Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

01/mai: 10,5%

02/mai: 10,4%

03/mai: 10,3%

04/mai: 10,1%

05/mai: 10,0%

06/mai: 9,8%

07/mai: 9,6%

08/mai: 9,4%

09/mai: 9,2%

10/mai: 9,1%

11/mai: 8,9%

12/mai: 8,8%

13/mai: 8,6%

14/mai: 8,4%

15/mai: 8,2%

16/mai: 26,7%

17/mai: 26,5%

18/mai: 26,4%

19/mai: 26,3%

20/mai: 26,2%

21/mai: 26,0%

22/mai: 25,8%

23/mai: 25,7% (13,4 mm)

 

Acumulado do mês: 24,2mm

Méd histórica do mês: 83,2 mm

Link to comment
Share on other sites

 

O Caco , o Troyano há um tempo atrás postou a região que a atual estação Capela do Socorro fica , ele fica mesmo na estrada de Parelheiros . Caco em qual bairro do Grajaú sua gata morava ? A região mais do centro do Grajaú , Cocaia , Cantinho do Céu são bastante urbanizados , ao passo que a região da Chac do Sol , e a região ao sul do Jd Varginha são menos urbanizados . Mas concordo com tudo que vc falou sobre a região , meu bairro é bem parecido com o Grajaú ...

 

Bem no início da Belmira, quando ela "termina de subir", onde há um posto e farol. Logo após a padaria MAC, subindo um pouco, vira-se à direita. É um dos pontos mais altos do Grajaú. Tá longe do Cantinho do Céu e Cocaia (bem antes...).

Link to comment
Share on other sites

Sistema Cantareira

 

Data – Vol Armazenado – Pluviosidade do dia

 

01/mai: 10,5%

02/mai: 10,4%

03/mai: 10,3%

04/mai: 10,1%

05/mai: 10,0%

06/mai: 9,8%

07/mai: 9,6%

08/mai: 9,4%

09/mai: 9,2%

10/mai: 9,1%

11/mai: 8,9%

12/mai: 8,8%

13/mai: 8,6%

14/mai: 8,4%

15/mai: 8,2%

16/mai: 26,7%

17/mai: 26,5%

18/mai: 26,4%

19/mai: 26,3%

20/mai: 26,2%

21/mai: 26,0%

22/mai: 25,8%

23/mai: 25,7% (13,4 mm)

 

Acumulado do mês: 24,2mm

Méd histórica do mês: 83,2 mm

 

OK, minha conta dá 7,2%

 

:cray:

Link to comment
Share on other sites

 

O Caco , o Troyano há um tempo atrás postou a região que a atual estação Capela do Socorro fica , ele fica mesmo na estrada de Parelheiros . Caco em qual bairro do Grajaú sua gata morava ? A região mais do centro do Grajaú , Cocaia , Cantinho do Céu são bastante urbanizados , ao passo que a região da Chac do Sol , e a região ao sul do Jd Varginha são menos urbanizados . Mas concordo com tudo que vc falou sobre a região , meu bairro é bem parecido com o Grajaú ...

 

Bem no início da Belmira, quando ela "termina de subir", onde há um posto e farol. Logo após a padaria MAC, subindo um pouco, vira-se à direita. É um dos pontos mais altos do Grajaú. Tá longe do Cantinho do Céu e Cocaia (bem antes...).

 

Essa rua a direita que você fala é a antiga Estrada da Cocaia ?

 

A região do Cantinho do céu e Cocaia em noites de céu claro são mais frias sem dúvida , a região que vc falou ganha mais sobre nebulosidade e ventos . Eu tenho alguns parentes que moram no Cocaia , passei férias , fui tantas vezes lá que já perdi a conta ...

Link to comment
Share on other sites

Asfalto dos Caminhos da Neve alcança a entrada da localidade do Boava

 

São Joaquim - A rodovia Caminhos da Neve (SC-114), em São Joaquim, que ligará as Serras Catarinense e Gaúcha, alcançou nesta semana o quilômetro 08 de pavimentação,na entrada para a localidade do Boava. Com isso, o 10º Batalhão de Engenharia e Construção de Lages (BEC), responsável pela obra, estas prestes a concluir a etapa prevista no convênio de R$ 6 milhões, assinado com o Governo do Estado, com asfaltamento até o 8,2 Km e terraplanagem até o Km 11,6 em frente ao Capitel da Menina Custódia.

 

Para continuidade da pavimentação, no final do mês de abril, um novo convênio foi assinado, garantindo o repasse de mais R$ 7,9 milhões do Estado ao 10º BEC. Esta segunda etapa, chamada DECAM 02, prevê a pavimentação asfáltica até o Km 14, em frente ao britador, e terraplanagem até o Km 18, próximo à entrada para a localidade de São Francisco Xavier. “Com isso, mais de 50% do trecho de 29 quilômetros, entre o município de São Joaquim e a divisa com o Rio Grande do Sul, estará em obras”, destacou a secretária Regional em São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.

 

Para garantir segurança na via, o comando do 10º BEC solicita dos usuários atenção e redução de velocidade nos trechos em obras para evitar acidentes, e faz um apelo para que evitem passar com os veículos por cima de material que acabou de ser colocado para evitar danos ao pavimento.

 

caminhos-da-neve-enviar2.gif

 

caminhos-da-neve-enviar1.gif

 

Serra SC

Link to comment
Share on other sites

 

O Caco , o Troyano há um tempo atrás postou a região que a atual estação Capela do Socorro fica , ele fica mesmo na estrada de Parelheiros . Caco em qual bairro do Grajaú sua gata morava ? A região mais do centro do Grajaú , Cocaia , Cantinho do Céu são bastante urbanizados , ao passo que a região da Chac do Sol , e a região ao sul do Jd Varginha são menos urbanizados . Mas concordo com tudo que vc falou sobre a região , meu bairro é bem parecido com o Grajaú ...

 

Bem no início da Belmira, quando ela "termina de subir", onde há um posto e farol. Logo após a padaria MAC, subindo um pouco, vira-se à direita. É um dos pontos mais altos do Grajaú. Tá longe do Cantinho do Céu e Cocaia (bem antes...).

 

Essa rua a direita que você fala é a antiga Estrada da Cocaia ?

 

A região do Cantinho do céu e Cocaia em noites de céu claro são mais frias sem dúvida , a região que vc falou ganha mais sobre nebulosidade e ventos . Eu tenho alguns parentes que moram no Cocaia , passei férias , fui tantas vezes lá que já perdi a conta ...

 

Exatamente! Essa rua à direita é a antiga Estrada da Cocaia. A mulher morava logo à primeira esquerda dessa rua, após virar à direita na Belmira. Rua Clarindo Santiago, sem saída. Venta BEM por lá! Mas as mínimas aqui na Granja Viana, são menores com noite de céu claro. Já nessa região é impressionante como a infiltração marítima se faz presente. Meu cunhado mora em Vargem Grande (pega a Teotônio e vai seguindo; após Parelheiros). Lá é uma geladeira e tem mínimas mais baixas que na Granja Viana.

Link to comment
Share on other sites

"Mafili" = OK, minha conta dá 7,2% :cray:

 

Por qual razão você desconsidera totalmente o volume morto?

 

Moretão, A razão é simples.

 

E é política.

 

O protocolo de outorga diz algo assim;

 

5% sempre reservados para os outro municípios que não São Paulo.

 

5% racionamento total em São Paulo.

 

Ou seja o dispositivo legal prevê racionamento total na cota 10%. [aliado a um complexo manuseio de bombas que deveria interligar os outros reservatórios *]

 

*A distribuição de água felizmente obedece a uma lei que os políticos apesar de algumas tentativas frustradas já tentaram e outros ainda tentam neste instante revogar.... [ perceba que para interligar todos os reservatórios é necessário bombear água na cota Cantareira].... a lei da gravidade.

 

O volume morto ou o pomposo nome de " reserva técnica quase operacional a ser utilizada a ser utilizada no dia do juízo final".

 

Assim nasceu o volume morto: Não compensava a escavação do fundo da represa para que essa água escoasse e não havia a necessidade de aterrar a represa...então....deixa cheio de água mesmo, né.

 

Agora o volume morto [que ninguém sabe o volume] passou a ser bombeado.

 

O bombeamento que é demasiado caro. Veja a água descia [ como que obedece a lei da gravidade] de graça agora ela sobe pagando e caro [ é como bombear água do Lago de Porto Alegre para o Lago De Itaipu].

 

Alguns bairros de São Paulo já mostram 4 dias sem água, em breve chegaremos a uma semana.

 

Assim o volume morto é desconhecido qualquer valor atribuído é um chute aproximado.

 

Ninguém em sã consciência vai construir um reservatório com 20 a 25% de volume morto.

 

Como eu disse o problema chama-se 2014.

 

As reais estimativas dão conta que 40% da água potável em São Paulo é desperdiçada de alguma forma [ vazamentos externos e internos, principalmente: os internos são pagos pelo consumidor].

 

Em 05 em outubro ou 26 de novembro de novembro....as pesquisas aki dizem 26 de outubro,

 

Logo é evidente que a água vai durar até novembro de 2014...mesmo que não saia água na torneira já em maio de 2014 por vários dias.

 

Abração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como 2014 é um ano """especial""" e não deveria a atitude correta

Link to comment
Share on other sites

Essa rua a direita que você fala é a antiga Estrada da Cocaia ?

 

A região do Cantinho do céu e Cocaia em noites de céu claro são mais frias sem dúvida , a região que vc falou ganha mais sobre nebulosidade e ventos . Eu tenho alguns parentes que moram no Cocaia , passei férias , fui tantas vezes lá que já perdi a conta ...

 

Exatamente! Essa rua à direita é a antiga Estrada da Cocaia. A mulher morava logo à primeira esquerda dessa rua, após virar à direita na Belmira. Rua Clarindo Santiago, sem saída. Venta BEM por lá! Mas as mínimas aqui na Granja Viana, são menores com noite de céu claro. Já nessa região é impressionante como a infiltração marítima se faz presente. Meu cunhado mora em Vargem Grande (pega a Teotônio e vai seguindo; após Parelheiros). Lá é uma geladeira e tem mínimas mais baixas que na Granja Viana.

 

Quando eu disse que a região do Cantinho do Céu e Cocaia eram mais frias em noites de céu claro , eu comparei com a região que a sua mulher morava , acredito que a Granja Viana ganha nas mínimas devido a continentalidade ser maior , assim como a região aqui do extremo Sul seja imbatível nas máximas devido a maior maritimidade . Quanto a Vargem Grande lá é um buraco numa região já fria , aí não tem para ninguém . A Rua Clarindo Santiago fica a 822 metros de altitude . Aqui na minha região as altitudes variam de 750 metros na represa a 865 no bairro do Jardim Castelo isso numa distancia em linha reta de pouco mais de 1 km .Qual a altitude que vc está na Granja Viana ?

Link to comment
Share on other sites

Nível do Cantareira continua em queda mesmo com 'volume morto'

 

Uma semana após a Sabesp começar a utilizar o volume morto, a falta de chuvas faz com que o nível das represas do sistema continue caindo. Nesta sexta-feira (23), um balanço divulgado pela Sabesp mostrou que o nível do sistema caiu para 25,7%. Na semana passada, quando o governo começou a usar o volume morto, o nível do sistema pulou de 8,2% para 26,7%

 

A quantidade de chuvas na região influencia esse número. O mês de maio já caminha para o seu final, e a quantidade de chuva acumulada nas represas do sistema é de 24,2 mm, bem abaixo dos 83,2 mm previstos para o mês, segundo medições da Sabesp.

A captação de água do chamado volume morto foi inaugurada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em Joanópolis (SP) no dia 15. Segundo o governo, serão bombeados 182 milhões de metros cúbicos de água. O total da reserva técnica é de 400 milhões de metros cúbicos.

O governo oferece bônus de 30% para quem economizar 20% de água e já prometeu que haverá multa para quem gastar mais do que de costume, estratégia criticada por advogados da área de defesa do consumidor.

Em alguns bairros, o governo mudou o fornecimento de água para que as residências sejam abastecidas por represas que não sofrem com a falta de água.

A Sabesp afirma não haver racionamento, mas são vários os moradores de bairros da capital, em especial da Zona Norte, que relatam que ficam sem água durante a noite e em alguns momentos do dia.

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

Uma autêntica Araucária crescendo bela e formosa no Animal Kingdom, em Orlando-FL?

 

EPrqVvf.jpg

Já vi algumas idênticas no centro de Curitiba, no entanto não imaginava q eram naturais do nordeste da Austrália, como o Artur comentou.

Parecem pertencer à climas frios.

 

Mas fica numa área fria. Só nasce naturalmente em áreas serranas de Queensland.

 

Agora, tem outroas "n" espécies de araucárias que nascem em climas mornos da Nova Caledonia, próximo a Austrália..

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que eu não entendi hoje. Indo de metrô para o "trampo". Manchete: " Apesar da chuva, Cantrareira continua abaixo - 25% da capacidade..." Ora, se há 10 dIas estava 9% da capacidade, então MELHOROU ´PRA CARALHO"!!!!

 

MÍDIA É UMA MERDA!!!!!! O pior é que os "ignorantes" acreditam!!!!

 

É o que eu falo. A vida é uma grande comédia.

Link to comment
Share on other sites

Uma autêntica Araucária crescendo bela e formosa no Animal Kingdom, em Orlando-FL?

 

EPrqVvf.jpg

Já vi algumas idênticas no centro de Curitiba, no entanto não imaginava q eram naturais do nordeste da Austrália, como o Artur comentou.

Parecem pertencer à climas frios.

 

Aleluia, já vi que tenho leitores assíduos! \o/

 

Sobre pinheiros, creio que o México é o país com maior incidencia dessas espécies, sobretudo nas regiões das Sierras Madres Orientales y Occidentales. Pinus reina no México.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.