Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O Global 12Z saiu extremamente otimista para o frio! Seriam até mesmo 3 pulsos de ar frio podendo chegar em 10 dias. Típico de severas ondas de frio!

 

Pois é, o Global mostra agora exatamente um cenário parecido de frio forte e prolongado que o Europeu mostrou semana passada por dias a fio! A constância do Europeu insistindo nesse cenário chegava assustar há poucos dias.

Depois foi retrocedendo e o segundo e terceiro pulsos sumiram! :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Devemos jogar fora nosso complexo de vira-latas: temos, sim, condições técnicas para prever com mais exatidão. A prova está aí, o INPE acertando. Investiu e está tendo o retorno.

Quanto ao Europeu, eu não confiaria nenhum pouquinho nele agora. Parece estar com os dados prejudicados no abastecimento do sistema.

Conforme relatou o Vinicius agora há pouco.

 

Oremos que o Inpe esteja certo. Temos um testemunho importante: Coutinho. Ele tem uma responsabilidade pública e não colocaria a mão no fogo de forma gratuita. Estou errado?

 

Afinal, o BAZ tem alguns espiões de plantão...também! :mail: copiam tudo ou, pelo menos, tentam....

Link to comment
Share on other sites

Devemos jogar fora nosso complexo de vira-latas: temos, sim, condições técnicas para prever com mais exatidão. A prova está aí, o INPE acertando. Investiu e está tendo o retorno.

Quanto ao Europeu, eu não confiaria nenhum pouquinho nele agora. Parece estar com os dados prejudicados no abastecimento do sistema.

Conforme relatou o Vinicius agora há pouco.

 

Oremos que o Inpe esteja certo. Temos um testemunho importante: Coutinho. Ele tem uma responsabilidade pública e não colocaria a mão no fogo de forma gratuita. Estou errado?

 

Afinal, o BAZ tem alguns espiões de plantão...também! :mail: copiam tudo ou, pelo menos, tentam....

 

Gamboa, eles estão com atraso no envio das informações de ultimas rodadas em algumas horas, não relataram erros ou outros problemas. No geral o europeu tem se saido melhor que todos os outros modelos.

 

Há que se exaltar a melhoria de equipamentos de previsão no Brasil, graças aos esforços do INPE.

Link to comment
Share on other sites

Comunicado do ECMWF:
ECMWF 12z delayed (Updated 1:45 PM EDT): Due to the earlier power outage problems at ECMWF, our operational products for the 12-UTC cycle for the Global High Resolution Deterministic Atmospheric Model will be delayed by a few hours from the scheduled time. As soon as we have further details we will inform you. Our sincere apologies for the inconvenience caused by this delay to our dissemination products.

 

Em um momento de tensão e expectativa o ECMWF vem com essa... :hysteric: afff... :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Curiosamente, o PNI ficou negativo exatamente 12 horas, das 19:42 de ontem até as 07:42 de hoje cedo.

 

E hoje já encaminha mais uma negativa, já está 9,7, com o detalhe de que o vento ainda é do quadrante Norte. A hora que virar...

 

Sabemos obviamente que a descida de temperatura no PNI dificilmente se sustenta linear, portanto espero algo entre -5 e -6 nesta madrugada. Mais que isso, mesmo com a MP atuando forte na região, é lucro.

Link to comment
Share on other sites

Devemos jogar fora nosso complexo de vira-latas: temos, sim, condições técnicas para prever com mais exatidão. A prova está aí, o INPE acertando. Investiu e está tendo o retorno.

Quanto ao Europeu, eu não confiaria nenhum pouquinho nele agora. Parece estar com os dados prejudicados no abastecimento do sistema.

Conforme relatou o Vinicius agora há pouco.

 

Oremos que o Inpe esteja certo. Temos um testemunho importante: Coutinho. Ele tem uma responsabilidade pública e não colocaria a mão no fogo de forma gratuita. Estou errado?

 

Afinal, o BAZ tem alguns espiões de plantão...também! :mail: copiam tudo ou, pelo menos, tentam....

 

ACREDITO num bom frio aqui no RS para o final desta semana!

Pode não vir tudo aquilo que estava previsto, mas será um frio forte.

Só queria tirar uma dúvida:

Este reforço de ar frio que estão falando, entraria de sábado para domingo aqui para nós?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

PNI caindo a média de 1 grau a cada 5 minutos. Se a queda fosse linear até as 6 da madrugada,saindo dos 9,4 graus atuais, poderia chegar a média de 12 graus de queda por hora. Multiplicando esse fator por 13 horas, chegariamos a incrível marca de -146 graus.

 

Claro que é uma viagem, foi apenas uma conta pra demonstrar o quanto é forte o ritmo de queda lá no alto. Mesmo assim, se bater nos -6, seria uma queda de 15 graus em 13 horas, o que já é expressivo.

Link to comment
Share on other sites

PNI caindo a média de 1 grau a cada 5 minutos. Se a queda fosse linear até as 6 da madrugada,saindo dos 9,4 graus atuais, poderia chegar a média de 12 graus de queda por hora. Multiplicando esse fator por 13 horas, chegariamos a incrível marca de -146 graus.

 

Artur, não seria 0,1° totalizando -14,6°C ??

Link to comment
Share on other sites

 

ACREDITO num bom frio aqui no RS para o final desta semana!

Pode não vir tudo aquilo que estava previsto, mas será um frio forte.

Só queria tirar uma dúvida:

Este reforço de ar frio que estão falando, entraria de sábado para domingo aqui para nós?

Obrigado!

 

Querido, João.

 

Não havia previsão nenhuma.

 

Apenas rodadas de modelos.....Porém a ansiedade transforma rodadas em previsões....e ai do modelo se a """"previsão"""" não se confirmar com 240 horas.

 

240 horas é uma eternidade em termos de previsão.

Link to comment
Share on other sites

Comunicado do ECMWF:
ECMWF 12z delayed (Updated 1:45 PM EDT): Due to the earlier power outage problems at ECMWF, our operational products for the 12-UTC cycle for the Global High Resolution Deterministic Atmospheric Model will be delayed by a few hours from the scheduled time. As soon as we have further details we will inform you. Our sincere apologies for the inconvenience caused by this delay to our dissemination products.

 

Até o site do ECMWF tá fora do ar.

 

http://www.ecmwf.int/

Link to comment
Share on other sites

Devemos jogar fora nosso complexo de vira-latas: temos, sim, condições técnicas para prever com mais exatidão. A prova está aí, o INPE acertando. Investiu e está tendo o retorno.

Quanto ao Europeu, eu não confiaria nenhum pouquinho nele agora. Parece estar com os dados prejudicados no abastecimento do sistema.

Conforme relatou o Vinicius agora há pouco.

 

Oremos que o Inpe esteja certo. Temos um testemunho importante: Coutinho. Ele tem uma responsabilidade pública e não colocaria a mão no fogo de forma gratuita. Estou errado?

 

Afinal, o BAZ tem alguns espiões de plantão...também! :mail: copiam tudo ou, pelo menos, tentam....

 

Gamboa, eles estão com atraso no envio das informações de ultimas rodadas em algumas horas, não relataram erros ou outros problemas. No geral o europeu tem se saido melhor que todos os outros modelos.

 

Há que se exaltar a melhoria de equipamentos de previsão no Brasil, graças aos esforços do INPE.

 

Artur

eu, talvez, me equivoquei nessa colocação. estão com atraso. Não estão errando(o europeu) somente quis colocar que melhoramos nossa pontaria. prova de que um investimento traz uma confiabilidade maior.

Link to comment
Share on other sites

 

ACREDITO num bom frio aqui no RS para o final desta semana!

Pode não vir tudo aquilo que estava previsto, mas será um frio forte.

Só queria tirar uma dúvida:

Este reforço de ar frio que estão falando, entraria de sábado para domingo aqui para nós?

Obrigado!

 

Querido, João.

 

Não havia previsão nenhuma.

 

Apenas rodadas de modelos.....Porém a ansiedade transforma rodadas em previsões....e ai do modelo se a """"previsão"""" não se confirmar com 240 horas.

 

240 horas é uma eternidade em termos de previsão.

 

Sim, Mafili.

No entanto, os modelos em suas rodadas (que podem alterar mudanças vezes) preveem alguma coisa. Ou não???

As previsões dos modelos nos dão uma idéia da intensidade do frio, mesmo que elaa não se confirmem totalmente.

Agora no próximo final de semana, por exemplo, não será tudo aquilo que previam ou colocavam antes, mas será forte.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Saída do CMC foi bem agressiva pra Grande SP na próxima madrugada! Chega a indicar mais da metade da grande SP abaixo de 4 graus, o que seria algo equivalente a mínima que foi atingida no épico final de Julho do ano passado!!!!

 

Bota toda a grande SP abaixo de 8 graus!

 

E para a onda de frio que começará no Brasil a partir de 24/07:

 

Até o final da grade, coloca apenas a madrugada de 24 de Julho como menos fria, em todos os outros dias coloca a Grande SP todas as noites abaixo de 10 graus na média!

 

E mostra potencial pra 3 dias no PNI em toda a grade pra superar a mínima de -6,5 de hoje de madrugada!

 

CMC é confiável à curtíssimo prazo? Vamos aguardar...

 

No momento estou no trabalho... céu totalmente aberto em Itapevi. Já começa a esfriar...

Link to comment
Share on other sites

 

ACREDITO num bom frio aqui no RS para o final desta semana!

Pode não vir tudo aquilo que estava previsto, mas será um frio forte.

Só queria tirar uma dúvida:

Este reforço de ar frio que estão falando, entraria de sábado para domingo aqui para nós?

Obrigado!

 

Querido, João.

 

Não havia previsão nenhuma.

 

Apenas rodadas de modelos.....Porém a ansiedade transforma rodadas em previsões....e ai do modelo se a """"previsão"""" não se confirmar com 240 horas.

 

240 horas é uma eternidade em termos de previsão.

 

Quem diria 876.000 horas antes? Não é, senhores aquecementistas?

nem se quer conseguimos prever com maior exatidão 96hs. Querm dirá 10 anos?!

Link to comment
Share on other sites

Devemos jogar fora nosso complexo de vira-latas: temos, sim, condições técnicas para prever com mais exatidão. A prova está aí, o INPE acertando. Investiu e está tendo o retorno.

Quanto ao Europeu, eu não confiaria nenhum pouquinho nele agora. Parece estar com os dados prejudicados no abastecimento do sistema.

Conforme relatou o Vinicius agora há pouco.

 

Oremos que o Inpe esteja certo. Temos um testemunho importante: Coutinho. Ele tem uma responsabilidade pública e não colocaria a mão no fogo de forma gratuita. Estou errado?

 

Afinal, o BAZ tem alguns espiões de plantão...também! :mail: copiam tudo ou, pelo menos, tentam....

 

Mas mesmo assim poem minimas sempre entre 18 e 19 graus para o Rio de Janeiro, sendo que hoje tivemos mínima de 10 graus e mesmo assim está lá como mínima de 17 graus

:rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Final de tarde com céu limpo aqui no Tatuapé!

Temperaturas de 18 graus nas estações do CGE próximas! Vamos ver se de hoje pra amanhã ficaremos livre da MM e assim venha uma mínima sub-10 em locais densamente urbanizados.

 

============================================================

 

Esse ECMWF tá querendo brincar com o nosso coração, nos deixando na expectativa! hehe

Link to comment
Share on other sites

TEMPO AGORA lembrou o grande evento de neve ano passado e já colocou a previsão para o friozão desta semana!

Vejam...

http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/60162/sul-do-pais-comemora-um-ano-dos-eventos-de-neve-com-mais-frio-ao-longo-da-semana/

Abraços!

 

veja bem: colocam possibilidade zero de neve!

 

qual o modelo estão se baseando?

 

pergunta importante, nesse momento!

Link to comment
Share on other sites

TEMPO AGORA lembrou o grande evento de neve ano passado e já colocou a previsão para o friozão desta semana!

Vejam...

http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/60162/sul-do-pais-comemora-um-ano-dos-eventos-de-neve-com-mais-frio-ao-longo-da-semana/

Abraços!

 

veja bem: colocam possibilidade zero de neve!

 

qual o modelo estão se baseando?

 

pergunta importante, nesse momento!

 

Estão comentando que o tempo vai secar muito, impossibilitando a neve... KKKKKK

No entanto, antes de secar, já terá um bom ar frio sobre o RS e SC. Acho que tem alguma chance, mesmo que muito pouca.

Abração!

Link to comment
Share on other sites

nem se quer conseguimos prever com maior exatidão 96hs. Querm dirá 10 anos?!

 

Gamboa, se não me engano a menor fração de tempo [ o tempo que o tempo tem] é 10 elevado a menos 42 segundos.

 

O VÍDEO abaixo uma eternidade de 30 s.

 

Ilustra bem qualquer previsão em um sistema caótico.

 

MIVOX9fDek8

 

muito bom!!!

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

pergunta que nao quer calar deslocada em um contexto errado: afinal, o aumento do gelo no polo sul é uma farsa? segundo os aquecementistas, é uma "ilusão". Pois, as camadas inferiores estão "derretendo". Cá eu na minha santa e ignóbia ignorância redundante não consigo entender. Quer dizer que o gelo é só superficial? administradores, não sumam com minha mensagem...faz parte do contexto atual para se saber o porquê de tanta confusão na cabeça de um vivente feito eu um leitor da Cronica de Um Morte anunciada...ou Cem Anos de solidão.

 

loucura, somente loucura nesse céu azul de julho...julho???????????

Link to comment
Share on other sites

PNI caindo a média de 1 grau a cada 5 minutos. Se a queda fosse linear até as 6 da madrugada,saindo dos 9,4 graus atuais, poderia chegar a média de 12 graus de queda por hora. Multiplicando esse fator por 13 horas, chegariamos a incrível marca de -146 graus.

 

Artur, não seria 0,1° totalizando -14,6°C ??

 

 

Como eu disse, era 1 grau a cada 5 minutos, o que daria 12 graus de queda por hora.

E foi apenas uma suposição.

Link to comment
Share on other sites

TEMPO AGORA lembrou o grande evento de neve ano passado e já colocou a previsão para o friozão desta semana!

Vejam...

http://www.tempoagora.com.br/noticias.html/60162/sul-do-pais-comemora-um-ano-dos-eventos-de-neve-com-mais-frio-ao-longo-da-semana/

Abraços!

Pra uns caras que botam na previsão automática 9º de mínima pra hoje em Soledade....bom pro topo eles acertam, mas parece que esta gente não sabe que existe frio de baixada...

Link to comment
Share on other sites

Global e ETA são os únicos modelos que ainda acreditam em baixa pressão na costa/prata na segunda erupção. Vamos acompanhar.

 

Com relação a neve na sexta tem dois ingredientes que gostaria de chamar a atenção: a possível formação de mais um cavado em 500mb que, por alguns modelos pode ser fechada e tende a apontar o vórtice ciclônico mais ao norte, neste momento pegando em cheio a serra catarinense. Se o GFS esfriar +1oc em 800mb já poderemos começar a mudar o sinal de amarelo para verde. Um grauzinho nas camadas mais altas nos separam da primeira branquinha representativa no ano. Torço para que o evento possa ganhar intensidade para quem sabe ser análogo ao vórtice que se formou em julho de 1998 sobre a serra catarinense mesmo com pouco frio em altura como observado na sondagem de Porto Alegre.

 

Projeção Mbar 93h 09Z sexta

 

4glOcKZ.png

 

Satélite 09/07/1998 12Z

 

eDE5PnD.png

 

 

Sondagem POA

 

83971 SBPA Porto Alegre (Aero) Observations at 12Z 09 Jul 1998

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1024.0      3   11.4    8.4     82   6.80    230      7  282.6  301.5  283.8
1000.0    201   10.4    7.4     82   6.50    215     17  283.6  301.7  284.7
 953.0    598    8.2    5.2     81   5.85    190     15  285.2  301.8  286.3
 925.0    842    6.2    3.5     83   5.35    175     13  285.6  300.9  286.6
 850.0   1526    0.6   -1.2     88   4.14    150      8  286.8  298.8  287.5
 798.0   2032   -3.5   -4.7     91   3.40    163      8  287.6  297.6  288.2
 776.0   2254   -3.3   -5.9     82   3.19    169      8  290.1  299.6  290.7
 768.0   2337   -2.9   -9.9     59   2.36    171      7  291.4  298.6  291.8
 730.0   2739   -5.3   -9.9     70   2.48    181      7  293.1  300.6  293.5
 700.0   3070   -6.3  -17.3     41   1.41    190      7  295.5  300.0  295.7
 687.0   3216   -6.5  -20.5     32   1.10    190      7  296.8  300.4  297.0
 607.0   4167  -15.3  -18.9     74   1.42    188      6  297.4  302.0  297.6

 

 

Acrescentando a projeção do GFS 12Z para respectivamente as camadas 850, 800, 750, 700, 650 em POA. Alguma boa semelhança.

 

+ 81.      1.4           -0.8           -3.0           -5.8           -8.3
+ 84.      0.4           -0.9           -2.8           -5.3           -8.6
+ 87.     -0.1           -1.0           -2.5           -5.3           -9.0
+ 90.     -0.9           -1.8           -2.9           -5.8           -9.8
+ 93.     -1.6           -1.2           -3.0           -6.1          -10.3
+ 96.     -1.4           -0.4           -3.1           -6.2           -9.7
+ 99.     -0.7           -0.4           -3.0           -5.9           -8.8

Link to comment
Share on other sites

Anoitecendo, e mais uma vez sem nuvens.

16°C

 

tá quente por aí ainda, hein!!

 

Aqui, depois de uma calorosa máxima de 18,4ºC, tenho no momento 11,2ºC.

Curitiba demora resfriar em dias ensolarados.

Provavelmente em Piraquara/Quatro Barras/Campina Grande e Pinhais a diferença supera os -4° em relação à capital durante umas 2h no entardecer sob infiltração.

Pra ter uma idéia, já estou em cs e o termo marca 11°, enqt no Campo Comprido está 15°C.

Link to comment
Share on other sites

Esperando ainda a confirmação da numérica, mas me parece pelos mapas que a 18Z GFS pode ter dado aquele grauzinho necessário para o sinal mudar de amarelo para verde nos pontos acima dos 1600m em SC. Além do mais vejo que ela intensificou o vórtice e prolongou a atuação de isoterma de 0oC no RS.

Link to comment
Share on other sites

 

Teve relato de chuva congelada? Legal!

SIM, AS 15 E 18 HORAS POR POUCOS MINUTOS NO CRUZEIRO.

 

Opa, então tivemos precipitação invernal. Deu alguma coisinha face o que eu esperava.

 

Caio e Coutinho. Após ver as postagens de vocês, não posso deixar de comentar aqui. Ontem conversei com um congregado, que me garantiu ter visto flocos misturados a chuva que caía aqui em Canela na sexta. Seu bairro é um dos mais úmidos da cidade, pois está na encosta do vale do quilombo. Não quis discutir com ele, mas aqui no centro só vi chuva.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.