Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O GFS e o Europeu apontam máxima de 18 graus pro dia 28, que baita onda de frio!!

Para os dias 25, 26 e 27 as máximas ficam entre 13/14 graus, comum pro mês de maio. Semana passada apontavam máximas entre 8/9 graus.

Se fizer 0 grau, já vai ser um baita lucro. Ainda mais que pelas ultimas prejeções, a primeira semana de agosto tá pintando ser de calor e úmida, uma beleza!

 

Neste ponto concordamos igual, amigo Rafael!

Para mim, um dia frio é um dia em que a máxima em PORTO ALEGRE não passa de 14°c ou 15°c pelo menos. Que se mantém a sensação de frio durante o dia também! Esta história de fazer 5°c de manhã (na verdade de madrugada) em Porto Alegre e de tarde passar de 20°c, acho patético... Não me serve. KKKKK

Bom, essa é a minha percepção. Respeito a dos demais.

No entanto, amigo, estou bem feliz com o frio que virá! ELE SERÁ FORTE, PODE ACREDITAR. AO MENOS TEREMOS DIAS E DIAS FRIOS, SEM ESQUENTAR MUITO.

Para um inverno como esse, está excelente o quadro que estará se apresentando a partir de quinta-feira!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

Desculpa, juro que não é implicância da minha parte.

No entanto, poderias ser mais claro quando fazes um comentário?

O que eu disse que ocasionou este teu comentário, para mim quase incompreensível?

Peço mais uma vez desculpas, mas sou humilde em reconhecer quando não entendo a mensagem que as pessoas queiram passar. E olha que sempre fui excelente em interpretação de texto nos tempos de colégio.

Abração e uma boa tarde!

 

João, eu que peço desculpa,

 

O teu texto diz,

 

EU QUERO

 

Quero mesmo frio aqui no RS

 

Eu respondi que não é de querer....

 

não adiante " Eu quero, eu quero, eu quero, eu quero...."

 

Eu quero que a mínima nunca abaixe de 14ºC......entendeu?

 

Abração-

 

O que eu quis dizer é que se vai nevar ou não, pouco me importa. Eu quero é frio! Mas, claro, sei que nem sempre isso também é possível.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

O INPE SEGUE FIRME, O DAS 12Z INDICA UM FRIO EXTREMO PARA SC E AVANÇARÁ BEM NO CENTRO-OESTE E SUDESTE/BRASIL.

Acha que ele leva ?

 

PARA SC, FOI PERFEITO NESTA ONDA QUE PASSOU, FOI O PRIMEIRO A PEGAR E MANTER, JÁ DISSE VÁRIAS VEZES, NESTE ANO ESTOU USANDO COMO BASE NA PREVISÃO ISTO EM 16 ANOS, É O PRIMEIRO QUE FAÇO, OBVIAMENTE A INTERPRETAÇÃO É O SEGREDO DO NEGÓCIO, O GFS É O INPE DO PASSADO.

 

Mas Coutinho, frio extremo com a linha de 850 mal cobrindo o RS? Extremo eu considero -5C em 850 em POA e -1 a -2C em São Joaquim pelo menos!

Link to comment
Share on other sites

 

Mas Coutinho, frio extremo com a linha de 850 mal cobrindo o RS? Extremo eu considero -5C em 850 em POA e -1 a -2C em São Joaquim pelo menos!

 

Concordo... Tanto o Europeu quanto o GFS nas últimas saídas a linha de 0ºC tem muitas dificuldades em subir por conta do bloqueio!! O Europeu é o melhorzinho, chega a dar -5ºC em 850 para o Sul do RS (Sim, o Dable já tá reclamando).

Link to comment
Share on other sites

GFS e outros que já saíram as 12Z aumentam ligeiramente o frio e caminham para acender o sinal amarelo na madrugada e amanhecer de sexta-feira nos pontos acima dos 1.600m em SC.

 

Novamente teremos a formação de um cavado que chega até a ter o formato de uma baixa fechada em altos níveis, e deverá trazer nuvens muito desenvolvidas, precipitação e atmosfera congelada acima dos 750mb durante o período propício. Ainda que a temperatura não seja ideal e pelo fator noturno sem a incidência do calor do sol, pelas rodagens desta tarde a neve agora é pouco mais propícia do que na semana passada. Ainda que com chances muito reduzidas.

 

 

Vamos acompanhando, mas que essa 12Z do GFS deu uma boa intensificada para o RS e partes de SC, isso deu!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Mas Coutinho, frio extremo com a linha de 850 mal cobrindo o RS? Extremo eu considero -5C em 850 em POA e -1 a -2C em São Joaquim pelo menos!

 

Concordo... Tanto o Europeu quanto o GFS nas últimas saídas a linha de 0ºC tem muitas dificuldades em subir por conta do bloqueio!! O Europeu é o melhorzinho, chega a dar -5ºC em 850 para o Sul do RS (Sim, o Dable já tá reclamando).

 

Chi !!! MARQUINHO......Vitinho, quanto tempo você ficou em gramado?

 

Um detalhe o Ronaldo está a quase 850 mb em casa, percebe?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PARA SC, FOI PERFEITO NESTA ONDA QUE PASSOU, FOI O PRIMEIRO A PEGAR E MANTER, JÁ DISSE VÁRIAS VEZES, NESTE ANO ESTOU USANDO COMO BASE NA PREVISÃO ISTO EM 16 ANOS, É O PRIMEIRO QUE FAÇO, OBVIAMENTE A INTERPRETAÇÃO É O SEGREDO DO NEGÓCIO, O GFS É O INPE DO PASSADO.

 

Mas Coutinho, frio extremo com a linha de 850 mal cobrindo o RS? Extremo eu considero -5C em 850 em POA e -1 a -2C em São Joaquim pelo menos!

 

 

"PERGUINHA" KKKK A LINHA DE ZERO, -2/-4/-6 IRÁ PERNOITAR UNS BONS DIAS, AINDA NÃO VÍ O MAPA DE 850/°C, POIS NÃO ATUALIZOU, MAS PELA ESPESSURA É MUITO FRIO E POR UM BOM TEMPO.

Link to comment
Share on other sites

O GFS e o Europeu apontam máxima de 18 graus pro dia 28, que baita onda de frio!!

Para os dias 25, 26 e 27 as máximas ficam entre 13/14 graus, comum pro mês de maio. Semana passada apontavam máximas entre 8/9 graus.

Se fizer 0 grau, já vai ser um baita lucro. Ainda mais que pelas ultimas projeções, a primeira semana de agosto tá pintando ser de calor e úmida, uma beleza!

 

Vai fazer uns 3 a 5 dias abaixo de zero em Livramento, pare um pouco de reclamar... :mosking:

 

 

Chi !!! MARQUINHO......Vitinho, quanto tempo você ficou em gramado?

 

Um detalhe o Ronaldo está a quase 850 mb em casa, percebe?

 

Abraços

 

Passei o dia inteiro ontem(Panela do RS irá dominar o Brasil)... Já estou aqui na Capital de SC, que aliás está com tempo ensolarado.

 

O Ronaldo é um homem que está nas alturas, vai ver porque ele é o Curtinho!!!

 

Abraços Maricota

Link to comment
Share on other sites

Global 12Z é um petardo, mostra uma baixa empurrando o anticiclone que o GFS e o Europeu não mostram.

 

 

OLHE A ESPESSURA, "LINDO DE VER", TERRÍVEL PARA AGRICULTURA.

 

Se o Global puxar o bonde de novo... aí ele vai matar a pau.

 

Pois na onda de frio atual foi ele quem puxou mesmo, o GFS quase tinha sepultado o anticiclone e seu deslocamento muito rápido maritimizando para o oceano. Nem negativas trazia para o sul e o sudeste. E o que veio? Boa duração, quase neve e negativas muito expressivas no centro-sul.

Link to comment
Share on other sites

[

 

Vai fazer uns 3 a 5 dias abaixo de zero em Livramento, pare um pouco de reclamar... :mosking: E A ESPESSURA DA ILHAS INGLESAS IRÁ PASSAR POR LÁ, ESQUECÍ, ELE QUER A DA ISLÂNDIA....KKKKKKKKKKKKKK

 

 

 

Abraços

 

Passei o dia inteiro ontem(Panela do RS irá dominar o Brasil)... Já estou aqui na Capital de SC, que aliás está com tempo ensolarado.

 

O Ronaldo é um homem que está nas alturas, vai ver porque ele é o Curtinho!!!

 

Abraços Maricota

DEU 5/6°C DE MÍNIMA NA CAPITAL HOJE.

 

JOÃO, EM GERAL A MÍNIMA NÃO É NA MADRUGADA, SIM AMANHECER A UM POUCO DEPOIS, A MADRUGADA, NA MÉDIA, É MAIS QUENTE.

Link to comment
Share on other sites

Se o Global puxar o bonde de novo... aí ele vai matar a pau.

 

Pois na onda de frio atual foi ele quem puxou mesmo, o GFS quase tinha sepultado o anticiclone e seu deslocamento muito rápido maritimizando para o oceano. Nem negativas trazia para o sul e o sudeste. E o que veio? Boa duração, quase neve e negativas muito expressivas no centro-sul.

 

 

DEU CHUVA CONGELADA, O QUE NÃO SE DESCARTA ALGUMA NEVE EFÊMERA.

Link to comment
Share on other sites

Mensagem por Caio César » Seg Jul 21, 2014 2:36 pm

 

Global 12Z é um petardo, mostra uma baixa empurrando o anticiclone que o GFS e o Europeu não mostram.

Quando jovem eu era mais radical. Está ocorrendo o mesmo com a turma do BAZ. O pessoal casou, teve filhos e ficou "moderado". Não estão mais bombásticos. Estão tal qual eu: cautelosos. O exemplo é o Caio, colocou algo que é belo, impávido, de uma maneira quase discretíssima.

 

Ora, isso vai ser belo! aguardemos! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Caio... seria muito bom se o global levasse essa... mas em algum momento esse modelo já levou a melhor na briga com o europeu e o GFS?

 

Como dito pelo Ronaldo, nesta atual onda de frio o Global ficou muito estável e antecipou, e o GFS já tinha jogado no lixo para depois retornar.

 

Bom o jeito é torcer pelo Global... a maior esperança no momento... que ele esteja certo...

Link to comment
Share on other sites

Pergunto

È disso que Sr. Fala Coutinho ?

NgvnmkZ.png

 

 

EXATO, ESTE DESENHO É MUITO "AGRESSIVO", NA TEMPERATURA EM 850 DEVE DAR ALGO ENTRE -4/-8 E O FORMATO INDICA INTENSA ADVECÇÃO DE AR MUITO GELADO, ESTA ESPESSURA É EXTREMAMENTE RARA NESTA POSIÇÃO.

 

realmente, isso se concretizando teremos algo muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

......EXATO, ESTE DESENHO É MUITO "AGRESSIVO", NA TEMPERATURA EM 850 DEVE DAR ALGO ENTRE -4/-8 E O FORMATO INDICA INTENSA ADVECÇÃO DE AR MUITO GELADO, ESTA ESPESSURA É EXTREMAMENTE RARA NESTA POSIÇÃO.

 

Obrigado pela explicação

 

Exceto, pela aparência do FLIPPER não entendo nada muito agressivo,

 

O problema continuará igual a semana passada e semana que vem.

 

Os modelos EWF e GFS não estão como nunca estiveram aptos a SABER QUANTO DO CICLONE MÓVEL POLAR VAI ATRAVESSAR OS ANDES AO SUL 40S.

 

Assim, mantenham a calma e contem apenas com 96 horas antes do evento.

 

Abraços...aos homens de fé deste fórum.

 

images?q=tbn:ANd9GcTM2X6Z6CWV2Ro20BXzu7_WdXZP7_1CAYkyAtstweE5XK9RpCsW

Link to comment
Share on other sites

O problema continuará igual a semana passada e semana que vem.

 

Os modelos EWF e GFS não estão como nunca estiveram aptos a SABER QUANTO DO CICLONE MÓVEL POLAR VAI ATRAVESSAR OS ANDES AO SUL 40S.

 

Assim, mantenham a calma e contem apenas com 96 horas antes do evento.

 

 

Perfeito, parece até que adivinhou o aviso de agora a pouco do NOAA:

 

MODEL DISCUSSION (VALID FROM 21 JULY 00UTC): GLOBAL MODEL GUIDANCE CONVERGE ON A SIMILAR SOLUTION THROUGH 84-96 HRS. THEY THEN DIVERGE ON AMPLITUDE/SPEED OF SHORT WAVE PERTURBATIONS ENTERING THE SOUTHERN CONE...WITH BOTH THE GFS AND ECMWF FAVORING A DEEPER/STRONGER TROUGH PATTERN THAN WHAT THE UKMET FORECASTS. HIGH VARIABILITY IS ALSO NOTED AMONG THE GLOBAL ENSEMBLE MEMBERS DURING THE LATTER PART OF THE FORECAST...LEADING TO LOWER CONFIDENCE LATER IN THE CYCLE.

 

Grifo meu.

Link to comment
Share on other sites

pois é, o inpe estaria ganhando do gfs. será que isso está ocorrendo?

 

já o climatempo aposta em possibilidade de neve, qual o modelo estão seguindo?

 

Frio e geada no Sul do Brasil

 

21 de julho de 2014 às 10:39 por César Soares

 

O ar polar entrou forte sobre a Região Sul do Brasil na última madrugada. Diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram temperaturas baixas segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Porto Alegre teve mínima de 7,3°C, Florianópolis 8,3°C e o frio chegou até em Curitiba com mínima de 7,7°C.

 

No interior o frio foi ainda mais intenso, em Cambará do Sul na região de serra gaúcha a mínima ficou em 2,5°C. Em Major Vieira, norte catarinense, o termômetro ficou em 1,1°C.

 

Ainda segundo o INMET, foi observado geada fraca em Bom Jesus-RS com mínima de 4,8°C, e moderada nas serras gaúcha e catarinense.

 

E vem mais frio por aí! Uma nova frente fria se forma e vai organizar áreas de instabilidade sobre o Estado gaúcho na próxima terça-feira (22). Tem previsão de chuva forte, principalmente sobre o oeste da Região Sul. Na tarde e noite de quinta-feira (24) há a possibilidade de neve nas áreas do Planalto Sul catarinense. E a entrada do ar polar vai derrubar as temperaturas novamente durante o final de semana. Há a previsão de geada em diversas áreas.

Link to comment
Share on other sites

 

Perfeito, parece até que adivinhou o aviso de agora a pouco do NOAA:

 

MODEL DISCUSSION (VALID FROM 21 JULY 00UTC): GLOBAL MODEL GUIDANCE CONVERGE ON A SIMILAR SOLUTION THROUGH 84-96 HRS. THEY THEN DIVERGE ON AMPLITUDE/SPEED OF SHORT WAVE PERTURBATIONS ENTERING THE SOUTHERN CONE...WITH BOTH THE GFS AND ECMWF FAVORING A DEEPER/STRONGER TROUGH PATTERN THAN WHAT THE UKMET FORECASTS. HIGH VARIABILITY IS ALSO NOTED AMONG THE GLOBAL ENSEMBLE MEMBERS DURING THE LATTER PART OF THE FORECAST...LEADING TO LOWER CONFIDENCE LATER IN THE CYCLE.

 

Grifo meu.

 

Diante desse aviso do NOAA ainda devemos manter certa cautela...

Link to comment
Share on other sites

O problema continuará igual a semana passada e semana que vem.

 

Os modelos EWF e GFS não estão como nunca estiveram aptos a SABER QUANTO DO CICLONE MÓVEL POLAR VAI ATRAVESSAR OS ANDES AO SUL 40S.

 

Assim, mantenham a calma e contem apenas com 96 horas antes do evento.

 

 

Perfeito, parece até que adivinhou o aviso de agora a pouco do NOAA:

 

MODEL DISCUSSION (VALID FROM 21 JULY 00UTC): GLOBAL MODEL GUIDANCE CONVERGE ON A SIMILAR SOLUTION THROUGH 84-96 HRS. THEY THEN DIVERGE ON AMPLITUDE/SPEED OF SHORT WAVE PERTURBATIONS ENTERING THE SOUTHERN CONE...WITH BOTH THE GFS AND ECMWF FAVORING A DEEPER/STRONGER TROUGH PATTERN THAN WHAT THE UKMET FORECASTS. HIGH VARIABILITY IS ALSO NOTED AMONG THE GLOBAL ENSEMBLE MEMBERS DURING THE LATTER PART OF THE FORECAST...LEADING TO LOWER CONFIDENCE LATER IN THE CYCLE.

 

Grifo meu.

 

Obrigado, Caio César, AVE!

 

Ambos os modelos literalmente vem o Anti Ciclone Móvel no Poço dos Andes.

 

Ambos os modelos vem a baixa no Chaco.

 

O que eles não tem nem vaga idéia,

 

a- O campo de pressão no Norte do Chile.

 

b- O campo de pressão ao Sul da Terra do Fogo.

 

E assim não dá, né.

 

=====================

 

Caio, Estive pensando.....Corrente de Humboldt,

 

Talvez seja uma maneira de unificarmos nossas idéias....[ou parte delas]

 

em algo simples como WIKI

Link to comment
Share on other sites

Saída do CMC foi bem agressiva pra Grande SP na próxima madrugada! Chega a indicar mais da metade da grande SP abaixo de 4 graus, o que seria algo equivalente a mínima que foi atingida no épico final de Julho do ano passado!!!!

 

Bota toda a grande SP abaixo de 8 graus!

 

E para a onda de frio que começará no Brasil a partir de 24/07:

 

Até o final da grade, coloca apenas a madrugada de 24 de Julho como menos fria, em todos os outros dias coloca a Grande SP todas as noites abaixo de 10 graus na média!

 

E mostra potencial pra 3 dias no PNI em toda a grade pra superar a mínima de -6,5 de hoje de madrugada!

Link to comment
Share on other sites

O Global 12Z saiu extremamente otimista para o frio! Seriam até mesmo 3 pulsos de ar frio podendo chegar em 10 dias. Típico de severas ondas de frio!

 

Primeiro pulso entrando no RS já na noite de quinta-feira, com máxima baixa sexta e sábado. Entre sábado e domingo chega reforço com umidade, um cavado que pode provocar neve entre domingo e segunda. O último entre quarta e quinta da próxima semana, com nova janela de neve pelo dia 1 de agosto!

 

O INPE é o Brasil nesta onda de frio! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Pergunto

È disso que Sr. Fala Coutinho ?

NgvnmkZ.png

 

 

EXATO, ESTE DESENHO É MUITO "AGRESSIVO", NA TEMPERATURA EM 850 DEVE DAR ALGO ENTRE -4/-8 E O FORMATO INDICA INTENSA ADVECÇÃO DE AR MUITO GELADO, ESTA ESPESSURA É EXTREMAMENTE RARA NESTA POSIÇÃO.

Coutinho, professor, será que desta vez o Tuias terá até que enfim uma sub-5º??? :mail:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.