Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Chuva acumulada entre os dias 06-08/06/2014 no Paraná:

 

435,2 mm Entre Rios

402,4 mm Guarapuava

361,0 mm Sta Helena

356,8 mm Salto Osório

319,0 mm Pinhão

281,0 mm Fernandes Pinheiro

274,4 mm Foz do Areia

272,4 mm União da Vitória

272,0 mm Cascavel

254,6 mm Lapa - RMCuritiba

208,8 mm Campo Mourão

179,0 mm Piraquara - RMCuritiba

173,4 mm Umuarama

168,8 mm Cianorte

166,8 mm Curitiba

139,8 mm Ponta Grossa

133,0 mm Pinhais - RMCuritiba

132,0 mm Palmas

124,0 mm São Miguel do Iguaçu

107,0 mm Foz do Iguaçu

91,6 mm Pato Branco

86,4 mm Maringá

43,6 mm Londrina

0,4 mm Cambará

 

No domingo choveu bem aqui. Infelizmente a estação do Simepar estava fora do ar. A chuva não foi registrada. :/

Link to comment
Share on other sites

Tentei entrar ontem o dia todo e não conseguia.

 

Hoje chuviscou quase sem parar e venta bastante, a visibilidade também está um pouco prejudicada, tem uma névoa prejudicando a visualização da torre de celular aqui perto e os pontos mais altos em volta. A estação de São Lourenço da serra marca 15,9°C agora.

 

Alguém viu os dados de chuva na PCD Marsilac? São 128,6mm acumulados no mês e 91,6mm caiu entre a tarde de ontem e hoje.

Link to comment
Share on other sites

Informações colhidas no site da Ogimet :

 

São Paulo Mirante de Santana 2014

 

Janeiro 25,1(+3,0)

Fevereiro 25,4(+3,0)

Março 23,1 (+1,3)

Abril 21,1(+1,4)

Maio 18,8(+1,4)

 

Para mim um ano totalmente comprometido , quando vamos recuperar essas anomalias tão positivas .

Quanto a graça de acompanhar o clima (minha opinião) esse ano foi péssimo ,esse ano só irá se reconciliar comigo se ocorrer negativas em grande parte da cidade :laugh: , não tenho muito interesse por máximas baixas , tenho interesse por extremos de frio , apenas frio .

Hoje corremos o risco ainda de ter a maior temperatura das história no mês de junho é muita notícia negativa (climaticamente falando ) para um ano só .

 

Juzinho, a normal climatológia 1961-1990 do Mirante faz parte de um passado tão distante quanto a Little Ice Age em Londres no século XIX. Querer médias próximas ou inferiores ao longo do ano naquele local nos tempos de hoje é utopia e sofrimento desnecessário, vá por mim.

 

O Mirante virou ilha de calor, da mesma maneira que Congonhas. Só acompanha outras regiões sob influência de FFs em dias de céu encoberto ou chuva.

 

Mudando de assunto... o BAZ voltou! :clapping: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tentei entrar ontem o dia todo e não conseguia.

 

Hoje chuviscou quase sem parar e venta bastante, a visibilidade também está um pouco prejudicada, tem uma névoa prejudicando a visualização da torre de celular aqui perto e os pontos mais altos em volta. A estação de São Lourenço da serra marca 15,9°C agora.

 

Alguém viu os dados de chuva na PCD Marsilac? São 128,6mm acumulados no mês e 91,6mm caiu entre a tarde de ontem e hoje.

 

Preciso urgente de um pluviômetro, algo me diz que tranquilamente passamos dos 100mm no último dia, aqui no bairro de casa, praticamente uns 7 km em linha reta de Marsilac.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, não façam mais isso.

 

Vocês não sabem o que é ter uma crise de abstinência baziana!

 

Tarde agradabilíssima em Jundiaí, com tempo nublado e vento fresco.

 

18,3º C às 16 h.

 

Mínima de 16º C.

 

A máxima pouco passou de 21º C. O dado definitivo, só amanhã.

 

Ontem variamos de 16,2º C a 27,4º C

 

Eu já disse que adoro dias frios/frescos e escuros?

 

Se disse, foi mentira. Eu :heart: isso.

 

Pra mim, Curitiba já é sonho de consumo.

 

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Tentei entrar ontem o dia todo e não conseguia.

 

Hoje chuviscou quase sem parar e venta bastante, a visibilidade também está um pouco prejudicada, tem uma névoa prejudicando a visualização da torre de celular aqui perto e os pontos mais altos em volta. A estação de São Lourenço da serra marca 15,9°C agora.

 

Alguém viu os dados de chuva na PCD Marsilac? São 128,6mm acumulados no mês e 91,6mm caiu entre a tarde de ontem e hoje.

 

Impressionante! :shok:

 

É nessas horas que o radar de São Roque da REDEMET engana... desde as primeiras horas da manhã mostra na região apenas chuviscos. Provavelmente influência do relevo da Serra do Mar.

 

Aqui em Itapevi, céu escuro com eventuais chuviscos, mas não de forma constante feito aí.

Link to comment
Share on other sites

É nessas horas que o radar de São Roque da REDEMET engana... desde as primeiras horas da manhã mostra na região apenas chuviscos. Provavelmente influência do relevo da Serra do Mar.

 

Aqui em Itapevi, céu escuro com eventuais chuviscos, mas não de forma constante feito aí.

 

Aqui está chovendo desde segunda de madrugada, radar aqui para baixada só pega em alguns casos. Serra, nos traz chuva mas nos tira do radar.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 0,7°c no Tuias?

 

No Weatherlink aponta mínima de 2,4°C. No Wunderground aponta 3°C.

 

Quem teve mínima de 0,7°C foi o Castelinho... E Urupema negativou... Não entendi essa "mínima da noite"

 

A não ser que pegue UTC o que é enganação...

 

Aqui consegui acessar só hoje...

 

Kem, Coutinho e marinhonani MP para vocês...

Link to comment
Share on other sites

Povo do Paraná que aguaceiro foi este?

 

Não gostei do seu egoísmo. :laugh:

 

Corupá 462,6mm, Jaraguá do Sul 374,8mm, Três Barras e Porto União 334mm, Schroeder 330,6mm, Papanduva 326,2mm, Monte Castelo 315,4mm, RioNegrinho 305,6mm, Canoinhas 301,6mm, Massaranduba e Joinville 297,2mm, Itaiópolis 294,6mm, Baln. Barra do Sul 276mm, Luiz Alves 271,2mm,Timbó 261,4mm, Ilhota 259,8mm, Benedito Novo 253,8mm, Rio do Sul 206,2mm.

 

Antes de mais nada, estou vivo. O pior foi no Norte, em alguns locais, nunca houve enchente deste porte.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei sem conseguir acessar o BAZ de ontem à tarde (Quando tentei entrar pela 1ª vez) até o início da tarde de hoje.

 

Impressionante! :shok:

É nessas horas que o radar de São Roque da REDEMET engana... desde as primeiras horas da manhã mostra na região apenas chuviscos. Provavelmente influência do relevo da Serra do Mar.

É chuva orográfica mesmo, aquela leve a moderada que não pára.

Por exemplo, 5 mm/h (Que não é grande coisa) sem parar vai dar uns 120 mm em 24h.

 

Na Rede Telemétrica de Cubatão (SAISP) desde as 7h da manhã de ontem:

Cubatão: 24,6 mm

Cota 400 (Na encosta da serra, Cubatão): 40,4 mm

Casa 8 (Alto da serra, S. Bernardo do Campo): 50,6 mm

Paranapiacaba (Santo André): 35,8 mm

Cosipa (Cubatão) 24,0 mm

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Povo do Paraná que aguaceiro foi este?

 

Não gostei do seu egoísmo. :laugh:

 

Corupá 462,6mm, Jaraguá do Sul 374,8mm, Três Barras e Porto União 334mm, Schroeder 330,6mm, Papanduva 326,2mm, Monte Castelo 315,4mm, RioNegrinho 305,6mm, Canoinhas 301,6mm, Massaranduba e Joinville 297,2mm, Itaiópolis 294,6mm, Baln. Barra do Sul 276mm, Luiz Alves 271,2mm,Timbó 261,4mm, Ilhota 259,8mm, Benedito Novo 253,8mm, Rio do Sul 206,2mm.

 

Antes de mais nada, estou vivo. O pior foi no Norte, em alguns locais, nunca houve enchente deste porte.

 

E incrivelmente Joinville pouco teve de enchente...apenas alagamentos pontuais...Já o Vale do Itapocu e o Planalto Norte...

Link to comment
Share on other sites

O BAZ foi salvo pelo Palestra hoje. Nao fosse o verdão teríamos que recomeçar tudo de novo e do zero.

 

Como assim? O Palestra tem inúmeros méritos, mas esse eu não sabia!

O site nao tinha sido transferido e estava no meu nome ainda (passei o bastão ha uns 3 anos +-)... user era meu email... senha era festanochiqueiro

 

e a festa no chiqueiro nos salvou. Infelizmente tive que gerar uma nova senha e acabei com a festa no chiqueiro.

Link to comment
Share on other sites

O BAZ foi salvo pelo Palestra hoje. Nao fosse o verdão teríamos que recomeçar tudo de novo e do zero.

 

Como assim? O Palestra tem inúmeros méritos, mas esse eu não sabia!

 

Melo, especulando....apenas especulando.

 

Imagine alguém organizado,

 

O João Tucci, talvez acertemos.

 

Agora imagine que ele tenha uma agenda, isto é certo.

 

Este pane no BAZ tem cara de host em atraso.

 

Senha e login,

 

juro que é chute....juro mesmo.

 

=============

 

MORETÃO, desculpe.....foi um aguaceiro e tanto.

 

Ansioso pelas novidades.

Link to comment
Share on other sites

Povo do Paraná que aguaceiro foi este?

 

Ah nem fale Mafili! Fiquei chocado com alguns acontecimentos. Aqui em Curitiba, no bairro da CIC, a água em alguns locais atingiu 1,5m :shok: Muitos moradores não tiveram tempo de salvar nada, o aguaceiro veio do nada! Incrível!

Ocorreram inundações em áreas da divisa Piraquara/São José dos Pinhais. Em alguns locais a água atingiu a altura das janelas de algumas residências.

Pinhais escapou por pouco da forte chuva da sexta feira.

As imagens do interior do Estado são impressionantes... Em Rio Negro, ao sul da RMCuritiba, as águas cobriram os telhados de muitas casas.

As cataratas do Iguaçu estão com vazão 30 vzs acima do normal. Isso é histórico!

Curioso q dsd 2012 as precipitações tem atingido valores elevadíssimos em algumas regiões do Estado, em junho.

 

**

 

Moretão, ok! Dp respondo...

 

**

 

Céu cinzento e escuro em Curitiba, com 13°C

Link to comment
Share on other sites

Informações colhidas no site da Ogimet :

São Paulo Mirante de Santana 2014

Janeiro 25,1(+3,0)

Fevereiro 25,4(+3,0)

Março 23,1 (+1,3)

Abril 21,1(+1,4)

Maio 18,8(+1,4)

 

Para mim um ano totalmente comprometido , quando vamos recuperar essas anomalias tão positivas .

Quanto a graça de acompanhar o clima (minha opinião) esse ano foi péssimo ,esse ano só irá se reconciliar comigo se ocorrer negativas em grande parte da cidade :laugh: , não tenho muito interesse por máximas baixas , tenho interesse por extremos de frio , apenas frio .

Hoje corremos o risco ainda de ter a maior temperatura das história no mês de junho é muita notícia negativa (climaticamente falando ) para um ano só .

Juzinho, a normal climatológia 1961-1990 do Mirante faz parte de um passado tão distante quanto a Little Ice Age em Londres no século XIX. Querer médias próximas ou inferiores ao longo do ano naquele local nos tempos de hoje é utopia e sofrimento desnecessário, vá por mim.

O Mirante virou ilha de calor, da mesma maneira que Congonhas. Só acompanha outras regiões sob influência de FFs em dias de céu encoberto ou chuva.

Normal 1981-2010 na estação do INMET (Mirante de Santana) em Sampa.

Temperaturas médias (°C) e chuva (mm):

 

Mês--Mínimas--Máximas--Compensada---Chuva

Jan-----19,3-------28,1--------22,8---------288,2

Fev-----19,5-------28,7--------23,2---------247,2

Mar-----18,8-------27,8--------22,3---------213,3

Abr------17,3------26,1--------20,9-----------86,1

Mai------14,6------23,4--------18,3-----------81,8

Jun------13,0------22,5--------17,1-----------56,0

Jul-------12,4------22,4--------16,7-----------47,6

Ago------13,0------24,1--------17,7-----------35,5

Set------14,4-------24,3--------18,4----------90,1

Out------16,0------25,8--------19,9----------127,1

Nov------17,3------26,9--------21,2----------137,5

Dez------18,3------27,6--------22,1----------224,4

 

Média compensada anual: 20,0°C

Chuva anual: 1.634,8 mm

Link to comment
Share on other sites

Que alívio o BAZ de volta!!!

 

Eu nem percebi no dia, mas no sábado e no domingo, enquanto as regiões ao sul enfrentavam o "dilúvio", aqui em Londrina foi registrada a maior temperatura mínima para o mês de junho: 19,0ºC no dia 07 e 08/06, superando o dado anterior de 18,8ºC em 22/06/2010. (Isso 3 semanas depois de ter registrado a terceira tarde mais fria de maio).

 

Aliás, este ano está cada vez mais fazendo história:

- recordes de calor em fevereiro em várias regiões;

- menor nível do Sistema Cantareira;

- maior vazão já registrada no Rio Iguaçu (que provavelmente passou dos 50 mil m³/s — ¼ da vazão média do Rio Amazonas! — , já que a conta da Copel só ia até o nível de 5,0m do rio e chegou a 5,3m — se prepara Argentina/margens do Rio Paraná!);

- maior extensão de gelo na Antártica (apesar de que aqui há uma visível tendência de crescimento).

 

Se a moderação achar conveniente, poderíamos fazer um tópico só para reunir e acompanhar todos os recordes que foram (e forem) batidos este ano.

Link to comment
Share on other sites

akita....ASSIM,

a MOCINHA do tempo disse,

 

Que dará El Niño essa semana mas não chove contrariando previsões.

 

Sinceramente não sei se acertou ou não.

 

http://i59.tinypic.com/2r70vp0.png

 

Vi que tem chance de alguma chuva pro leste paulista nos próximos 8 dias!

 

Pessoal, não façam mais isso.

 

Vocês não sabem o que é ter uma crise de abstinência baziana!

 

Concordo contigo Melo! Eu não sabia que eu iria sentir tanta falta do BAZ com ele fora do ar!

Link to comment
Share on other sites

Pois é...eu aqui na estação Assunção - Vostok tenho apenas 14,2 graus, tá chuviscando desde ontem e quase sem parar...uma pena que pros lados da Cantareira vai sobrar muito pouca água dessa vez.

 

Já o Massena tem 8 graus e ventos constantes sempre na casa dos 30, 40, 50 ou 60 km/h.

 

Se nao tiver nenhum pico de vento acima de 100 km/h, mesmo assim já está entre as estações mais ventosas do Brasil :girlwitch: :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 0,7°c no Tuias?

 

No Weatherlink aponta mínima de 2,4°C. No Wunderground aponta 3°C.

 

Quem teve mínima de 0,7°C foi o Castelinho... E Urupema negativou... Não entendi essa "mínima da noite"

 

A não ser que pegue UTC o que é enganação...

 

Aqui consegui acessar só hoje...

 

Kem, Coutinho e marinhonani MP para vocês...

Enganação só se for tua, horário 22h50min é a mínima da noite sim, eu já disse aqui que escolhi a exemplo do Ronaldo o horário internacional UTC.OMM. :punish: :punish:

Qual enganação o tipo?A noite começa que hora no clico natural?Quando o sol se põe e vai até o outro dia quando nasce outra vez.

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa 2,6° \ol lol lo/

 

Tuias 2,8° :heat: :mail: :lazy:

Hoje:

Soledade Tuias 0,7º

S Rosa Ilson 2º :heat: :laugh: :sarcastic:

 

Paulo, vai usar sempre UTC para postar temperaturas comparativas???

Sim eu tenho usado, de 21 à 21h.Aquilo que eu sempre disse em temperatura noturna aqui é forte...Tuias ficou cabeça a cabeça com Urupema por horas...

Pena este ano as massas estarem mais úmidas, e os nevoeiros mais frequentes...

Link to comment
Share on other sites

E o BAZ voltoooou :good2:

Mínima da noite 0,7º no Tuias, só que o nevoeiro fez subir a temperatura de madrugada... :russian:

Enquanto isto na cidade céu claro...Bairro Farroupilha com geada...

 

Mínima de 0ºC na PWS Livramento... Campanha dando de relho desde ontem nas Tutuias.

 

E ontem uma Bela negativa. Dois dias com forte geada !!!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, o PH neste ponto tá certo. O inmet usa 09 UTC tb pra zerar as estações. Inclusive domingo q vem a malfadada viagem ao PNI vai rolar e vou acertar as horas dos consoles pra UTC.

Artur e que tal se a gente unificar as medições, utilizar o mesmo horário, pois senão vai ficar divergente.Na prática dá na mesma coisa, se a maioria entender que seja horário de Brasília, pra mim td bem. :friends: :good:

Link to comment
Share on other sites

E o BAZ voltoooou :good2:

Mínima da noite 0,7º no Tuias, só que o nevoeiro fez subir a temperatura de madrugada... :russian:

Enquanto isto na cidade céu claro...Bairro Farroupilha com geada...

 

Mínima de 0ºC na PWS Livramento... Campanha dando de relho desde ontem nas Tutuias.

 

E ontem uma Bela negativa. Dois dias com forte geada !!!

Menos de 1º de diferença e tu chama de tunda de relho? :mosking: :mosking: :sarcastic:

O detalhe é que no boxe baziano, a qq momento alguém pode dar um "nocaute", pode ser PNI,Tuias, S Rosa, Castelinho, Alencastro, Água Doce, Caçador e Potreirinhos, nas favoritas Urupema e Bom Jardim da Serra... :mosking:

PNI já meteu um cruzado...mas como as demais se recuperaram e tem muito inverno pela frente, a luta segue... :mail: :sarcastic: :rofl:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Informações colhidas no site da Ogimet :

São Paulo Mirante de Santana 2014

Janeiro 25,1(+3,0)

Fevereiro 25,4(+3,0)

Março 23,1 (+1,3)

Abril 21,1(+1,4)

Maio 18,8(+1,4)

 

Para mim um ano totalmente comprometido , quando vamos recuperar essas anomalias tão positivas .

Quanto a graça de acompanhar o clima (minha opinião) esse ano foi péssimo ,esse ano só irá se reconciliar comigo se ocorrer negativas em grande parte da cidade :laugh: , não tenho muito interesse por máximas baixas , tenho interesse por extremos de frio , apenas frio .

Hoje corremos o risco ainda de ter a maior temperatura das história no mês de junho é muita notícia negativa (climaticamente falando ) para um ano só .

Juzinho, a normal climatológia 1961-1990 do Mirante faz parte de um passado tão distante quanto a Little Ice Age em Londres no século XIX. Querer médias próximas ou inferiores ao longo do ano naquele local nos tempos de hoje é utopia e sofrimento desnecessário, vá por mim.

O Mirante virou ilha de calor, da mesma maneira que Congonhas. Só acompanha outras regiões sob influência de FFs em dias de céu encoberto ou chuva.

Normal 1981-2010 na estação do INMET (Mirante de Santana) em Sampa.

Temperaturas médias (°C) e chuva (mm):

 

Mês--Mínimas--Máximas--Compensada---Chuva

Jan-----19,3-------28,1--------22,8---------288,2

Fev-----19,5-------28,7--------23,2---------247,2

Mar-----18,8-------27,8--------22,3---------213,3

Abr------17,3------26,1--------20,9-----------86,1

Mai------14,6------23,4--------18,3-----------81,8

Jun------13,0------22,5--------17,1-----------56,0

Jul-------12,4------22,4--------16,7-----------47,6

Ago------13,0------24,1--------17,7-----------35,5

Set------14,4-------24,3--------18,4----------90,1

Out------16,0------25,8--------19,9----------127,1

Nov------17,3------26,9--------21,2----------137,5

Dez------18,3------27,6--------22,1----------224,4

 

Média compensada anual: 20,0°C

Chuva anual: 1.634,8 mm

 

Valeu, Aldo... esses dados só comprovam os fatos. :good2:

E, mesmo com a normal 1981-2010, o último verão aqui nas terras de Piratininga foi ponto fora da curva. Kurwa!

Link to comment
Share on other sites

O BAZ foi salvo pelo Palestra hoje. Nao fosse o verdão teríamos que recomeçar tudo de novo e do zero.

 

Como assim? O Palestra tem inúmeros méritos, mas esse eu não sabia!

O site nao tinha sido transferido e estava no meu nome ainda (passei o bastão ha uns 3 anos +-)... user era meu email... senha era festanochiqueiro

 

e a festa no chiqueiro nos salvou. Infelizmente tive que gerar uma nova senha e acabei com a festa no chiqueiro.

 

Nossa, essa foi épica. Salvos pelo Porco! :laugh:

 

Imagine, houve o risco de zerar tudo!

Link to comment
Share on other sites

Retorno do BAZ, e com ele vem boas notícias.

 

Europeu 12Z mostrando algo muuuito interessante a partir de 216h. A confirmar!

Muito mais interessante do que essa lenga-lenga de agora.

 

Viny, até lá, torçam pra que no Sul AQUEÇA BASTANTE... Daí vem bomba, como já falei...

 

Se continuar este tempo morno, chuvoso, nada feito...

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve um dia nublado hoje, com garoa de vez em quando aqui na zona norte.

Baixa amplitude térmica.

 

Mirante: 16,0°C / 18,5°C

IAG: 15,0°C / 18,0°C

 

É possível que essas mínimas sejam batidas até 21h.

O IAG registrou 15,5°C às 18 h.

 

Ventos de SE a S bem incômodos, baixando a sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

Enganação só se for tua, horário 22h50min é a mínima da noite sim, eu já disse aqui que escolhi a exemplo do Ronaldo o horário internacional UTC.OMM. :punish: :punish:

Qual enganação o tipo?A noite começa que hora no clico natural?Quando o sol se põe e vai até o outro dia quando nasce outra vez.

 

Mas o dia metereológico (UTC) 10/06, não começou ontem as 21 horas e termina as 21h de hoje? Se for, neste tempo a mínima é de Urupema.

 

E o ciclo natural da noite começa em torno de 17:20/17:30 e termina 7:05/7:15. Adivinha quem teve a mínima neste intervalo...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.