Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Condições atuais ou até 1 hora atrás, para algumas localidades: (Que bom que o BAZ voltou ao normal!)

 

BAGÉ 13º TEMPO BOM E

 

POA 16º ALGUMAS NUVENS E

 

CAXIAS DO SUL 14º TEMPO BOM E

 

SÃO JOAQUIM 10º TEMPO BOM NE

 

LAGES 16º TEMPO BOM ENE

 

BLUMENAU 17º MUITAS NUVENS E

 

JOINVILLE 19º ENCOBERTO SE

 

CURITIBA 13º ENCOBERTO ESE

 

APIAÍ 15º MUITAS NUVENS SE

 

COTIA (GRANJA VIANA) 14º NÉVOA ÚMIDA SSE

 

SÃO PAULO 16º NÉVOA ÚMIDA SSE

 

MARINGÁ 15º PANCADAS DE CHUVA SSE

 

RIO DE JANEIRO 22º MUITAS NUVENS S

 

TERESÓPOLIS 16º NÉVOA ÚMIDA S

 

JUIZ DE FORA 17º NÉVOA ÚMIDA SSW

 

BELO HORIZONTE 21º TEMPO BOM SE

 

BRASÍLIA 24º TEMPO BOM E

Link to comment
Share on other sites

Informações colhidas no site da Ogimet :

São Paulo Mirante de Santana 2014

Janeiro 25,1(+3,0)

Fevereiro 25,4(+3,0)

Março 23,1 (+1,3)

Abril 21,1(+1,4)

Maio 18,8(+1,4)

 

Para mim um ano totalmente comprometido , quando vamos recuperar essas anomalias tão positivas .

Quanto a graça de acompanhar o clima (minha opinião) esse ano foi péssimo ,esse ano só irá se reconciliar comigo se ocorrer negativas em grande parte da cidade :laugh: , não tenho muito interesse por máximas baixas , tenho interesse por extremos de frio , apenas frio .

Hoje corremos o risco ainda de ter a maior temperatura das história no mês de junho é muita notícia negativa (climaticamente falando ) para um ano só .

Juzinho, a normal climatológia 1961-1990 do Mirante faz parte de um passado tão distante quanto a Little Ice Age em Londres no século XIX. Querer médias próximas ou inferiores ao longo do ano naquele local nos tempos de hoje é utopia e sofrimento desnecessário, vá por mim.

O Mirante virou ilha de calor, da mesma maneira que Congonhas. Só acompanha outras regiões sob influência de FFs em dias de céu encoberto ou chuva.

Normal 1981-2010 na estação do INMET (Mirante de Santana) em Sampa.

Temperaturas médias (°C) e chuva (mm):

 

Mês--Mínimas--Máximas--Compensada---Chuva

Jan-----19,3-------28,1--------22,8---------288,2

Fev-----19,5-------28,7--------23,2---------247,2

Mar-----18,8-------27,8--------22,3---------213,3

Abr------17,3------26,1--------20,9-----------86,1

Mai------14,6------23,4--------18,3-----------81,8

Jun------13,0------22,5--------17,1-----------56,0

Jul-------12,4------22,4--------16,7-----------47,6

Ago------13,0------24,1--------17,7-----------35,5

Set------14,4-------24,3--------18,4----------90,1

Out------16,0------25,8--------19,9----------127,1

Nov------17,3------26,9--------21,2----------137,5

Dez------18,3------27,6--------22,1----------224,4

 

Média compensada anual: 20,0°C

Chuva anual: 1.634,8 mm

 

Valeu Evandro e Aldo pelas explicações .

 

Mesmo considerando essa última média , os 5 meses estão acima da média , tenho medo da média anual desse ano .Não acredito em anomalias negativas nesse inveno .

Aqui na Sul agora asfalto seco (raridade desde domingo ) e garoa bem fraca , vento frio marítimo . Temperaturas entre 14 e 16 graus pela cidade .

Link to comment
Share on other sites

Curitiba nem parece Brasil. Pelo menos é o que acha um jornalista espanhol

 

Com os jornalistas chegando ao Brasil para a Copa do Mundo, começaram a ser publicadas as primeiras impressões das cidades que receberão jogos do Mundial. E, para um jornalista espanhol que está hospedado no Paraná, a capital do estado, Curitiba, em nada lembra os estereótipos que o país carrega.

 

No Brasil pelo diário espanhol As, J.J. Campos publicou um artigo de opinião intitulado simplesmente "Curitiba não parece Brasil". Nele, o jornalista descreve o ambiente que a seleção espanhola vive, com um clima confortável e paz em relação aos protestos.

 

"Neblina, chuva, frio. Assim nos recebeu Curitiba. É certo que os responsáveis pela seleção (espanhola) conheciam de antemão esta área no Sul do Brasil. O problema é que aqui só jogaremos o último jogo da primeira fase e no resto das partidas encontraremos muito mais calor e umidade", diz ele. :mosking:

 

"A sede da seleção é o contrário do estereótipo que temos deste país sul-americano. A maioria da população é de origem europeia. A taxa de desemprego, de quatro por cento, é metade do que vive o resto da população. O ambiente de protestos das outras sedes do Mundial pouco se aproxima desta tranquila cidade. O mesmo acontece com as famosas favelas, que em Curitiba são quase inexistentes. Se o que pretendíamos era ficar tranquilos e isolados do resto do Mundial, vamos conseguir, com certeza", acrescenta J.J. Campos.

 

O jornalista ainda comenta que a Espanha escolheu da mesma forma que o fez em 2010, quando venceu a Copa. Preferiu se isolar e optar por um clima que permitisse treinos que poupassem esforços exagerados, para que o foco seja na conquista do título.

 

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/10/curitiba-nem-parece-brasil-pelo-menos-e-o-que-acha-um-jornalista-espanhol.htm#fotoNavId=pr11700999

Link to comment
Share on other sites

...

 

TERESÓPOLIS 16º NÉVOA ÚMIDA S

 

...

 

Mais um dia que a Patrícia Poeta vai aparecer no JN de cachecol e luvas, e quem sabe uma toca também!

 

Ontem falaram que a transmissão ao vivo no JN hoje seria no Arena Corinthians , com temperaturas nesse momento em SP entre 14 e 16 graus .Vamos ver a vestimenta dela hoje :laugh:

Link to comment
Share on other sites

...

 

TERESÓPOLIS 16º NÉVOA ÚMIDA S

 

...

 

Mais um dia que a Patrícia Poeta vai aparecer no JN de cachecol e luvas, e quem sabe uma toca também!

 

Ontem falaram que a transmissão ao vivo no JN hoje seria no Arena Corinthians , com temperaturas nesse momento em SP entre 14 e 16 graus .Vamos ver a vestimenta dela hoje :laugh:

 

Nada foi mais hilariante que as reportagens de Gramado em Agosto de 2012 !! 30ºC na cidade e a mulher que fazia as reportagens, não sei porque naquele ano eles só falavam de lá , tinha que estar de manta e jaqueta!! Nunca dei tanta risada, a mulher passando mal quase... :mosking:

 

Daí pararam de falar de Gramado e 2013 veio que veio ...

Link to comment
Share on other sites

Para os saudosistas das décadas passadas em que ocorriam de tudo, os últimos anos, pelo menos de 2009 pra cá estão interessantes. Enchentes históricas, calor histórico, nevadas, etc. Agora só falta nosso Palestra acordar né Tucci :mosking:

 

Resumindo, depois dos 163 mm de sexta-feira e do calor de 29ºC no sábado, o domingo voltou a registrar chuva. Aqui tive 15 mm, mas veio com ventos fortes que causaram destelhamentos e quedas de árvores. Os 3 últimos dias na minha estação ficaram assim:

 

08/06/2014 15,2ºC a 25,7ºC

09/06/2014 14,0ºC a 20,0ºC

10/06/2014 15,6ºC a 19,6ºC

 

Assim ficou a ponte do Rio Ivaí que liga Cianorte a Maringá:

 

net_ivai.jpg

 

Após a água abaixar:

 

fotom_18890.jpg

 

fotom_18888.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Passei o sábado a noite e o domingo dia todo em Urupema, mas por conta da chuva, que não parou um instante e foi forte, não pudemos alterar a estação. Vamos esperar firmar o tempo, o solo e daí sim, procederemos a mudança.

 

Agora, DEBATAM APENAS MONITORAMENTO E PREVISÃO aqui.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

[moderado]

 

Bom, quanto ao tempo, somente ontem, por volta das 16 hs começou a cair legal a temperatura. Ontem fez sol até esse horário, com máxima de 23,9ºC aqui na Granja Viana. Despencamos no final da tarde e ficou nublado com chuviscos. Amanheci com 14,5ºC e não passei dos 19,9ºC, com ventinho SE, encoberto e chuvisco, condição que permanece até agora à noite. No momento, 14ºC. Não vai cair muito por estar "chapadão" o céu. Mas a sensação é de frio por aqui. Até pouco tempo atrás, no centro da cidade, no Anhangabaú, estava 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas a todos por ter desviado do assunto principal , não responderei mais nenhuma mensagem sobre o tema acima .

 

Não, não os desculpo.

 

Isso é para todos:

 

Olha, dá um baita trabalho mover mensangens e manter o tópico em ordem.

 

Infelizmente, não há cooperação aqui.

 

Assim, depois que o ADM alertou para não debaterem sobre o tema que não era de previsão, podem debatê-lo nos "assuntos gerais". As mensagens estão lá.

 

Todavia, paciência tem limite.

 

Os que não respeitaram, nem respeitarão a ordem da ADM, dado por meio de mensagem no tópico, a partir dela será [moderada].

 

Será que a equipe de ADM pode contar com a vossa colaboração?

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas a todos por ter desviado do assunto principal , não responderei mais nenhuma mensagem sobre o tema acima .

 

Não, não os desculpo.

 

Olha, dá um baita trabalho mover mensangens e manter o tópico em ordem.

 

Infelizmente, não há cooperação aqui.

 

Assim, depois que o ADM alertou para debaterem sobre o tema que não era de previsão, podem debatê-lo nos "assuntos gerais". As mensagens estão lá.

 

Todavia, paciência tem limite.

 

Os que não respeitaram, nem respeitarão a ordem da ADM, dado por meio de mensagem no tópico, a partir dela será [moderada].

 

Será que a equipe de ADM pode contar com a vossa colaboração?

 

 

Nada contra o Melo. Estava gostando do eventual off-topic dele e seu desenrolar, com debates.

 

Mas Shimutz, se você moderou tudo que foi opinado a respeito da "manchete do Melo", deve, por coerência, também "apagar" a mensagem dele, que deu origem aos debates, que por sinal, estavam legais.

 

Não concorda? Você cortou as folhas e deixou a raiz.

 

Acho que às vezes falta uma dose de "flexibilidade". Para mim, deveria deixar o debate correr solto (isso acontece eventualmente, é excessão no tópico de monitoramento).

 

Parece-me tão tendenciosa essa reação.

Link to comment
Share on other sites

Mas voltando ao tema do tópico,

 

Este fim de semana começa uma das meiores festas típicas do Sul do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão em Lages.

 

A previsão tá indicando chuva na sexta a noite até sábado cedo. Vi pelo meteograma do GFS isso. Mas não esfriará tanto assim depois. Calculo 5ºC de mínima no domingo ou segunda, ou seja, 2ºC abaixo da média do mês.. Não deve assustar turistas...

 

:russian:

festa.jpg.a4991c279de77128f5020707e29f2f4a.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Nada contra o Melo. Estava gostando do eventual off-topic dele e seu desenrolar, com debates.

 

Mas Shimutz, se você moderou tudo que foi opinado a respeito da "manchete do Melo", deve, por coerência, também "apagar" a mensagem dele, que deu origem aos debates, que por sinal, estavam legais.

 

Não concorda? Você cortou as folhas e deixou a raiz.

 

Acho que às vezes falta uma dose de "flexibilidade". Para mim, deveria deixar o debate correr solto (isso acontece eventualmente, é excessão no tópico de monitoramento).

 

Parece-me tão tendenciosa essa reação.

 

Releia, Caco, mas com aquela atenção, o que eu escrevi. Atente quando eu disse: "baita trabalho mover"... De fato, deve ter escapado.

 

TODAVIA, quando o ADM determina a volta ao tema do tópico, independentemente do debate travado aqui, movem-se mensagens para o assuntos gerais, e para lá que continua a prosa.

 

O melhor tópico do BAZ, na época mais FRIA do ano, onde mais se enriquecem debates climáticos e meteorológicos, o sr. vem me dizer em ser flexível? Se deixar, isso vira um off tópico dominante misturado com monitoramento e cheio de brigas.

 

Temos um tópico off, sabia?

 

Agora, voltemos ao tema do tópico.

Link to comment
Share on other sites

Mas voltando ao tema do tópico,

 

Este fim de semana começa uma das meiores festas típicas do Sul do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão em Lages.

 

Isso tem tudo a ver com tema do tópico...

Off-Topic existe para isso.

 

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana. Assim, como a sua mensagem ou citação do JN e Patrícia Poeta logo acima.

 

Volte, releia a mensagem, sem preguiça, e não apenas veja a imagem.

Link to comment
Share on other sites

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana. Assim, como a sua mensagem ou citação do JN e Patrícia Poeta logo acima.

 

Volte, releia a mensagem, sem preguiça, e não apenas veja a imagem.

Tu editou sua mensagem e foi procurar por alguma coisa que fiz, para poder justificar o seu erro!

A sua mensagem na minha opinião foi usada para fazer a divulgação de uma festa

Link to comment
Share on other sites

Estamos de volta, por conta de falhas na comunicação que envolveram várias pessoas. Que fique como aprendizado para

não ocorrer novamente.

 

Como esperado, hoje o anticiclone no mar trouxe muita nebulosidade e chuvas para a serra do mar e regiões próximas, como a Mantiqueira

e a zona da mata.

 

Para os próximos dias, segue o tempo com muitas nuvens e temperaturas amenas.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana.

 

:sarcastic:

 

Estás brincando né? Então farei a previsão do torneio de bocha... :rofl:

 

Falando em previsão do tempo (que pensei que era o motivo do tópico), parece que não teremos nada na Copa. Veremos europeus de manga curta... Desta vez não teremos sorte, como nas visitas do Papa, que tiveram boas ondas de frio.

Link to comment
Share on other sites

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana. Assim, como a sua mensagem ou citação do JN e Patrícia Poeta logo acima.

 

Volte, releia a mensagem, sem preguiça, e não apenas veja a imagem.

Tu editou sua mensagem e foi procurar por alguma coisa que fiz, para poder justificar o seu erro!

A sua mensagem na minha opinião foi usada para fazer a divulgação de uma festa

 

Pra encerrar de vez este dialogo inútil, nao editei mensagem algum. Esta lá íntegra, sobre previsão do tempo. As imagens, que nao sao mensagens, devem guardar relação com elas e podem ser postadas. É uma praxe e algo comum imagens nas mensagens. E a sua opiniãonao me diz respeito.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas a todos por ter desviado do assunto principal , não responderei mais nenhuma mensagem sobre o tema acima .

 

Não, não os desculpo.

 

Isso é para todos:

 

Olha, dá um baita trabalho mover mensangens e manter o tópico em ordem.

 

Infelizmente, não há cooperação aqui.

 

Assim, depois que o ADM alertou para não debaterem sobre o tema que não era de previsão, podem debatê-lo nos "assuntos gerais". As mensagens estão lá.

 

Todavia, paciência tem limite.

 

Os que não respeitaram, nem respeitarão a ordem da ADM, dado por meio de mensagem no tópico, a partir dela será [moderada].

 

Será que a equipe de ADM pode contar com a vossa colaboração?

 

Volto a insistir, pra quê passar raiva e perder tempo movendo mensagens se existe cartão?

 

 

Fora isso, dia foi de temperatura praticamente estável hj aqui em Sampa.

 

No Mirante fomos de 16 a 18,5C

Link to comment
Share on other sites

Céu até querendo abrir nesse fim de noite aqui no Tatuapé! Amanhã também parece que o sol irá aparecer, mas ainda fraco (de acordo com a Climatempo).

Temperaturas de 16 graus nas estações do CGE mais perto daqui!

 

Reparei na Poeta ultra agasalhada em SP na edição de hoje do JN. :mosking:

 

15°C é MUITO frio. Seja em SP ou em Teresópolis.

Link to comment
Share on other sites

O tópico trata de previsão e monitoramento, seja para qualquer coisa...

 

Afinal, previsão é previsão.

 

Putz! Foi mal, não sabia!

 

Bom este final de semana teremos o menor torneio do ano, no Bar e Cancha Venzon, a princípio temos cerca 35 trios, aproximadamente.

 

Os favoritos são Venzon, Nicoletti, Azambuja, e o Cedrense. Correm por fora Rio Branco, Serrinha e Pinheirinho. As disputas começam as 8 da manhã, e a final é prevista para as 22h. Não se tem certeza sobre a fórmula de disputa ainda.

Link to comment
Share on other sites

O tópico trata de previsão e monitoramento, seja para qualquer coisa...

 

Afinal, previsão é previsão.

 

Putz! Foi mal, não sabia!

 

Bom este final de semana teremos o menor torneio do ano, no Bar e Cancha Venzon, a princípio temos cerca 35 trios, aproximadamente.

 

Os favoritos são Venzon, Nicoletti, Azambuja, e o Cedrense. Correm por fora Rio Branco, Serrinha e Pinheirinho. As disputas começam as 8 da manhã, e a final é prevista para as 22h. Não se tem certeza sobre a fórmula de disputa ainda.

 

Provavelmente com chuva ?? Uma pena !!

Link to comment
Share on other sites

Céu até querendo abrir nesse fim de noite aqui no Tatuapé! Amanhã também parece que o sol irá aparecer, mas ainda fraco (de acordo com a Climatempo).

Temperaturas de 16 graus nas estações do CGE mais perto daqui!

 

Reparei na Poeta ultra agasalhada em SP na edição de hoje do JN. :mosking:

 

15°C é MUITO frio. Seja em SP ou em Teresópolis.

 

Cara, não aguento mais ver os repórteres da globo de luva e cachecol em Teresópolis, dá vergonha alheia :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Céu até querendo abrir nesse fim de noite aqui no Tatuapé! Amanhã também parece que o sol irá aparecer, mas ainda fraco (de acordo com a Climatempo).

Temperaturas de 16 graus nas estações do CGE mais perto daqui!

 

Reparei na Poeta ultra agasalhada em SP na edição de hoje do JN. :mosking:

 

15°C é MUITO frio. Seja em SP ou em Teresópolis.

 

Cara, não aguento mais ver os repórteres da globo de luva e cachecol em Teresópolis, dá vergonha alheia :laugh:

 

Gente, a Patrícia Poeta é "garota Zona Sul". Ela não enfrenta calor extremo e nem frio extremo no dia a dia dela, pois a central Globo de Jornalismo fica no Jardim Botânico.

 

Normal que ela sinta muito frio com 15°C.

Link to comment
Share on other sites

Pra encerrar de vez este dialogo inútil, nao editei mensagem algum. Esta lá íntegra, sobre previsão do tempo. As imagens, que nao sao mensagens, devem guardar relação com elas e podem ser postadas. É uma praxe e algo comum imagens nas mensagens. E a sua opiniãonao me diz respeito.
Me referi a mensagem em que fala da minha citação sobre o JN, que tu procurou algum erro que cometi para justificar o seu. Eu li a mensagem, porém fui postar no tópico de ciclones primeiro e quando retornei para responder, você havia editado. Assunto encerrado, pois tá chato pra ....

 

Só mais uma coisa antes: "Não é feio errar...feio é não assumir que errou".

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Taubaté, o dia todo foi de tempo fechado, chuva fraca/ garoa. No final da tarde, começou a soprar um vento mais forte, vento frio. No momento, 15/16°C.

 

Campos do Jordão bem parecido. Por lá, 12°C agora.

 

Saudades dos ceis !!!!! :good2:

 

Vou pra CDJ sábado! Vai abrir a loja por lá? Se puder, me passa por MP o endereço dela!

 

Abraços congelantes do ABC!

Link to comment
Share on other sites

Assim ficou a ponte do Rio Ivaí que liga Cianorte a Maringá:

http://www.tribunadecianorte.com.br/media/webmedia/files/net_ivai.jpg

Não foi essa mesma ponte que o rio Ivaí cubriu em junho do ano passado?

 

Sim Aldo, exatamente um ano depois. Segundo alguns antigos, fazia 40 anos que isso não ocorria e agora veio ocorrer duas vezes consecutivas! Ninguém imaginava.

 

Céu limpo e 14,7ºC neste amanhecer ventoso.

Link to comment
Share on other sites

Estou positivamente surpreso com as mínimas de Teutônia Welp e Languiru hoje entre 6º e 7º, e as máximas da Lagoa da Harmonia com 500m... :clapping: :good2: Parabéns Frederico :good:

Nesta faixa entre Teutônia e Paverama/Canoas já peguei frio na estrada, ou já senti frio quando passei por lá.

Estes dados me anima a monitorar baixadas com de 500m com desnível ao redor de 200m a 270m... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.