Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Diego, teremos uma outra frente fria que mascará o pré-frontal de quinta!

 

João, desculpa, mas ficou quicando essa :mosking:

 

Amigo Bruno,

Se já falei "pré-frontal", preciso explicar que vem outra frente fria e um ar frio normalmente na retaguarda?

Alguém com um pingo de inteligência já entende de cara isso. Sem necessidade alguma tantos detalhes.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Diego, teremos uma outra frente fria que mascará o pré-frontal de quinta!

 

João, desculpa, mas ficou quicando essa :mosking:

 

Amigo Bruno,

Se já falei "pré-frontal", preciso explicar que vem outra frente fria e um ar frio normalmente na retaguarda?

Alguém com um pingo de inteligência já entende de cara isso. Sem necessidade alguma tantos detalhes.

Abraços!

 

Em algum momento eu disse que vc disse o contrário?

Link to comment
Share on other sites

Para a Copa, São Paulo terá forte influência da ASAS na quinta-feira. Com isso segue a tendência de um jogo com sol, entre pouca ou nenhuma nebulosidade, e temperaturas agradáveis, variando entre 20/22C pra hora do início do jogo.

 

=============================================================

 

No primeiros três dias de Copa:

 

- Destaque para grande possibilidade de chuva nos jogos de Recife e Salvador, pela atuação da ZCIT/Ondas de Leste.

 

- O Grande calor que será sentido nos jogos de sábado em Fortaleza as 16h (em especial), Manaus as 19h (será bem ruim) e Recife as 22h (em menor quantidade),

 

- Frio em Porto Alegre mostrado tanto no Europeu e no GFS.

 

=====================================================================

 

Para se ter ideia do contraste, as temperaturas podem ir de 30/32C em Fortaleza no sábado, para 12C em Porto Alegre no domingo!! :prankster:

 

- Na segunda, teremos Irã x Nigéria em Curitiba. Dois países que são acostumados com o calor intenso no verão, e poderão jogar sobre 15/17C

Link to comment
Share on other sites

Pra encerrar o assunto Copa, quem ainda não viu... Vários sites no mundo tentam explicar como o clima no Brasil vai influenciar na Copa.

 

Eis dois exemplos:

 

BBC:

http://www.bbc.com/weather/features/25280079

http://www.bbc.com/weather/feeds/25177088

 

 

Fox News:

http://latino.foxnews.com/latino/sports/2014/05/29/brazil-2014-what-type-weather-should-expect-during-world-cup/

Link to comment
Share on other sites

Pra encerrar o assunto Copa, quem ainda não viu... Vários sites no mundo tentam explicar como o clima no Brasil vai influenciar na Copa.

 

Eis dois exemplos:

 

BBC:

http://www.bbc.com/weather/features/25280079

http://www.bbc.com/weather/feeds/25177088

 

 

Fox News:

http://latino.foxnews.com/latino/sports/2014/05/29/brazil-2014-what-type-weather-should-expect-during-world-cup/

 

No segundo vídeo da BBC dá pra ver o parco conhecimento deles sobre nosso país. Botam o trópico de capricórnio em cima de Porto Alegre

Link to comment
Share on other sites

Pra encerrar o assunto Copa, quem ainda não viu... Vários sites no mundo tentam explicar como o clima no Brasil vai influenciar na Copa.

 

Eis dois exemplos:

 

BBC:

http://www.bbc.com/weather/features/25280079

http://www.bbc.com/weather/feeds/25177088

 

 

Fox News:

http://latino.foxnews.com/latino/sports/2014/05/29/brazil-2014-what-type-weather-should-expect-during-world-cup/

 

No 2o vídeo o rapaz até cita a possibilidade de neve em Ctba e diz que ela é conhecida como a "cidade dos pinheiros".

 

O grande erro foi colocar o trópico de capricórnio em cima de POA :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

Alguma seleção ficou hospedada na serra Gaúcha?

Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

Alguma seleção ficou hospedada na serra Gaúcha?

 

Ecuador ficará em Viamão, que é muito mais fria que Porto Alegre. Lá gea com facilidade. É a nossa São José dos Pinhais :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado que para o rio Itajai Açu subir hoje em dia não precisa de muito esforço como antigamente, basta um final de semana bem chuvoso que já começa o alarde.

 

Alguma coisa mudou, não sei se está relacionado com a vazão do rio, ou é porque aumentou a urbanização e consequentemente diminuiu a impermeabilização. Só sei que senti essa mudança de 2008 pra cá.

 

Agora a chuva estabilizou. Precisamos de um período seco, se não coisa complica mesmo.

 

Como vai ser essa semana Mr. Coutinho?

Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

Alguma seleção ficou hospedada na serra Gaúcha?

 

Ecuador ficará em Viamão, que é muito mais fria que Porto Alegre. Lá gea com facilidade. É a nossa São José dos Pinhais :mosking:

 

 

No quesito temperatura minima é a Base Aérea de Canoas. Já vi a Base Aérea registrando 3° negativos.

Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

Alguma seleção ficou hospedada na serra Gaúcha?

 

Ecuador ficará em Viamão, que é muito mais fria que Porto Alegre. Lá gea com facilidade. É a nossa São José dos Pinhais :mosking:

 

Pensa que até nos jogos Olímpicos de inverno na Rússia tivemos temperaturas "congelantes" de 18ºC, quanto menos nas nossas latitudes subtropicais :laugh:

 

Eu gostaria bastante que desse uma onda polar que pegasse o centrosul brasileiro durante a copa. Os sul africanos tiveram bastante sorte no começo da copa em 2010.

 

Ficaremos na torcida. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado que para o rio Itajai Açu subir hoje em dia não precisa de muito esforço como antigamente, basta um final de semana bem chuvoso que já começa o alarde.

 

Alguma coisa mudou, não sei se está relacionado com a vazão do rio, ou é porque aumentou a urbanização e consequentemente diminuiu a impermeabilização. Só sei que senti essa mudança de 2008 pra cá.

 

Aqui também notei. Mas creio ser mais chuva por pouco tempo. Impermeabilização não deve ser, acho que mudou pouco.

Link to comment
Share on other sites

Impossível não achar decepcionante a tendência para esse mês de junho após o frio de maio e a tendência de abaixo da média que os modelos chegaram a apontar.

 

O clima vai estar perfeito e democrático para gringo durante esta copa para pelo menos as próximas 2 semanas.

 

Calor úmido e abafado no norte/nordeste. Calor comportado e agradável no RJ. Calor seco e manhãs agradáveis no centroeste. E temperaturas agradáveis de dia e amenas de noite no Sul e SP. Durante a copa vai dar praia e Surf em Floripa. A não ser que os australianos forem muito frescos de não surfarem com temperaturas entre 20/23 graus durante as tardes.

 

Tomara que a tendência mude ao avançar a copa :)

Link to comment
Share on other sites

Enquanto vocês reclamam por falta de frio, já estou contando as horas pra Frente Quente desta semana chegar !!

 

1,8ºC na PWS de Livramento !!! É praticamente a mesma temperatura em Bagé, já que ambas cidades não tem diferença de altitude e são próximas.

 

Inmet Bagé ventando, típico de Topo(Fica fora da Cidade) e por lá bateu 5ºC as 22:00...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto vocês reclamam por falta de frio, já estou contando as horas pra Frente Quente desta semana chegar !!

 

1,8ºC na PWS de Livramento !!! É praticamente a mesma temperatura em Bagé, já que ambas cidades não tem diferença de altitude e são próximas.

 

Inmet Bagé ventando, típico de Topo(Fica fora da Cidade) e por lá bateu 5ºC as 22:00...

 

O chorão do Rafael Dable agradece :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Impossível não achar decepcionante a tendência para esse mês de junho após o frio de maio e a tendência de abaixo da média que os modelos chegaram a apontar.

 

O clima vai estar perfeito e democrático para gringo durante esta copa para pelo menos as próximas 2 semanas.

 

Calor úmido e abafado no norte/nordeste. Calor comportado e agradável no RJ. Calor seco e manhãs agradáveis no centroeste. E temperaturas agradáveis de dia e amenas de noite no Sul e SP. Durante a copa vai dar praia e Surf em Floripa. A não ser que os australianos forem muito frescos de não surfarem com temperaturas entre 20/23 graus durante as tardes.

 

Tomara que a tendência mude ao avançar a copa :)

 

Pois é, pelo andar da carruagem a impressão que provavelmente vai ficar para os gringos é a do Brasil tropical mesmo! Calorão, futebol e belas praias.

Nada contra, mas eu tinha um sonho de ver um jogo nesta copa com temperatura próxima a 5C. A não ser que Porto Alegre surpreenda, pra Curitiba meu desejo vai ficando meio distante!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fim de noite com muitas nuvens altas aqui na zona leste de Sampa.

Temperaturas de 22/23 (valores altos pra hora e época) graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé!

 

Legal saber que a partir da tarde de amanhã a temperatura começa a cair na Grande SP. Acho interessante quando temos a máxima do dia pela manhã ou até mesmo de madrugada e ao longo da tarde cai devido a entrada da frente fria! Tomara que caia uma chuvinha legal pra cá!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

Alguma seleção ficou hospedada na serra Gaúcha?

É o que estava pensando, imagina se ocorresse uma nevada na serra com os estrangeiros hospedados por lá(sonho)... :mosking: :good:

Link to comment
Share on other sites

Pois é, pelo andar da carruagem a impressão que provavelmente vai ficar para os gringos é a do Brasil tropical mesmo! Calorão, futebol e belas praias.

Nada contra, mas eu tinha um sonho de ver um jogo nesta copa com temperatura próxima a 5C. A não ser que Porto Alegre surpreenda, pra Curitiba meu desejo vai ficando meio distante!

Sds.

 

Sem palavras sobre esse tempo, esse junho, essa copa, esses prognósticos...

 

xO9A3el.gif

Link to comment
Share on other sites

Impossível não achar decepcionante a tendência para esse mês de junho após o frio de maio e a tendência de abaixo da média que os modelos chegaram a apontar.

 

O clima vai estar perfeito e democrático para gringo durante esta copa para pelo menos as próximas 2 semanas.

 

Calor úmido e abafado no norte/nordeste. Calor comportado e agradável no RJ. Calor seco e manhãs agradáveis no centroeste. E temperaturas agradáveis de dia e amenas de noite no Sul e SP. Durante a copa vai dar praia e Surf em Floripa. A não ser que os australianos forem muito frescos de não surfarem com temperaturas entre 20/23 graus durante as tardes.

 

Tomara que a tendência mude ao avançar a copa :)

 

Pois é, pelo andar da carruagem a impressão que provavelmente vai ficar para os gringos é a do Brasil tropical mesmo! Calorão, futebol e belas praias.

Nada contra, mas eu tinha um sonho de ver um jogo nesta copa com temperatura próxima a 5C. A não ser que Porto Alegre surpreenda, pra Curitiba meu desejo vai ficando meio distante!

Sds.

 

Volta e meia as rodadas de médio prazo trazem uma bomba para o último decil do mês. POA terá 3 jogos nesse período, sendo um de oitavas que muito provavelmente terá a Alemenha jogando (dia 30). Tem muita coisa por vir ainda, inclusive Ctba. E como já falei, até a MP do próximo fds pode surpreender. Ainda creio na formação de um ciclone derivado do vento norte (ASAS) em contato com a nova alta vida de oeste. A ver.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, pelo andar da carruagem a impressão que provavelmente vai ficar para os gringos é a do Brasil tropical mesmo! Calorão, futebol e belas praias.

Nada contra, mas eu tinha um sonho de ver um jogo nesta copa com temperatura próxima a 5C. A não ser que Porto Alegre surpreenda, pra Curitiba meu desejo vai ficando meio distante!

Sds.

 

Sem palavras sobre esse tempo, esse junho, essa copa, esses prognósticos...

 

xO9A3el.gif

 

um jogo nessas condições...

 

https://www.youtube.com/watch?v=LCBzCHSVYQ8

Link to comment
Share on other sites

Po que palha vai ser se neste período da copa nao tiver nenhuma geada em Curitiba ou mesmo POA...

 

se bem que a Espanha, que deve ir longe na Copa, ficará no CT do Atlético Paranaense..Acho que é a maior chance de pegarem geada..

 

...

 

Do jeito que está um parto normal de trigêmeos pra fazer sub-10º por aqui esse ano, é bem provável que seja palha ou paia mesmo, como a gente diz por aqui!

Link to comment
Share on other sites

Podem anotar, se o calor predominar neste restante de Junho, principalmente no Sul, que é o que parece que irá acontecer depois da MP do dia 14, vem bomba... É sempre assim, pra bombas polares é preciso ter calor antecedendo...

 

Por isso se tivermos uns 5 dias de calor seguidos , aposto minhas 80% das minhas fichas em Bomba.

 

É disso que falo, calor no Extremo Sul do Continente, com um ciclone formando lá naquelas bandas...

 

618xf9I.png

Link to comment
Share on other sites

Podem anotar, se o calor predominar neste restante de Junho, principalmente no Sul, que é o que parece que irá acontecer depois da MP do dia 14, vem bomba... É sempre assim, pra bombas polares é preciso ter calor antecedendo...

 

Por isso se tivermos uns 5 dias de calor seguidos , aposto minhas 80% das minhas fichas em Bomba.

 

É disso que falo, calor no Extremo Sul do Continente, com um ciclone formando lá naquelas bandas...

 

618xf9I.png

 

Esse guri conhece.

Link to comment
Share on other sites

 

Volta e meia as rodadas de médio prazo trazem uma bomba para o último decil do mês. POA terá 3 jogos nesse período, sendo um de oitavas que muito provavelmente terá a Alemenha jogando (dia 30). Tem muita coisa por vir ainda, inclusive Ctba. E como já falei, até a MP do próximo fds pode surpreender. Ainda creio na formação de um ciclone derivado do vento norte (ASAS) em contato com a nova alta vida de oeste. A ver.

 

Deus te ouça Bruno!!! :good2:

O GFS chegou a apontar uma bomba por volta do dia 16. Como você citou, ainda pode surpreender na semana que vem.

Infelizmente Curitiba não terá jogos da segunda fase do mundial, o que seria perfeito já que o final de junho sempre reserva alguma surpresa.

Bruno, a tarefa de proporcionar um jogo "gelado" vai ficar com Porto Alegre!

Vai Poaaaaaa! :good:

Torales pira... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, pelo andar da carruagem a impressão que provavelmente vai ficar para os gringos é a do Brasil tropical mesmo! Calorão, futebol e belas praias.

Nada contra, mas eu tinha um sonho de ver um jogo nesta copa com temperatura próxima a 5C. A não ser que Porto Alegre surpreenda, pra Curitiba meu desejo vai ficando meio distante!

Sds.

 

Sem palavras sobre esse tempo, esse junho, essa copa, esses prognósticos...

 

xO9A3el.gif

 

:rofl:

Essa foi boa Davi!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A vazão das Cataratas logo vai bater o recorde histórico de julho/1993. Nesse ano o máximo foi de 28.700 m³/s. Agora à meia-noite já chegou em 27.100, e tá subindo uns 1.500 a cada hora.

 

14h - 11.000

15h - 12.700

16h - 14.400

17h - 16.000

18h - 17.600

19h - 18.700

20h - 20.100

21h - 22.000

22h - 23.400

23h - 25.300

24h - 27.100

 

https://www.copel.com/ger/iguacu/historico_topo.jsp?id=SCA

Link to comment
Share on other sites

Br-277 interditada no Paraná próxima a Guarapuava. Asfalto cedeu e houve transbordamento de Rios.

 

A Pr-323 entre Maringá e Cianorte está debaixo d'água. A ponte sobre o Rio Ivaí praticamente sumiu. Não me lembro de enchentes nessa região, ainda mais nessa época!!

70 cidades devem decretar estado de emergência!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caco, máxima de 14,8ºC em Bagé hoje com tempo Ensolarado praticamente em grande parte do dia...Nada mal, uma MPzinha básica e máxima sub-15.

 

Onde viste que Bagé tinha nuvens ?? O Aeroporto não funciona hoje.

 

Abraço

 

Fala Vitor.

 

Peguei a informação do site da Climatempo, que indicava "muitas nuvens". Imaginei que estivesse parc. nublado (mas limpando o tempo), mas não como em Poa, que no mesmo horário estava"chapadão" de encoberto.

 

Máxima de 14,8ºC com tempo ensolarado? Excelente marca. Aqui também ensolarado, porém variei de 14,5ºC a 27,4ºC!!!

 

No momento, já sopra vento de SE (praticamente o dia inteiro foi NO) e tenho agradabilíssimos 19ºC. Mas já se percebe uma mudança na atmosfera, com um "arzinho mais frio" entrando BEM lentamente. Como falado, a máxima deve se dar no final da manhã, com temperatura caindo durante o dia e entardecer. Teremos máxima baixa na 3ª feira(16/17ºC), nublado. Partir de 4ª feira começa melhorar e faz sol. Para o dia da abertura da Copa, devemos variar de 12ºC a 24ºC.

 

E as rodadas mais recentes mostra um MP bem forte no Sul do Continente que será praticamente "travada" por bloqueio lá para 5ª/6ª feira, tirando muito de seu potencial.

 

Espero que as próximas rodadas dos modelos mudem esta tendência.

 

Esfriará sim, mas longe do que fez no início da semana passada. Esse novo pulso de ar frio chegará aqui em Sampa entre sábado/domingo.

 

E assim vamos levando um junho "normalzinho" a pouco acima da média.

 

Não enxergo "MP BOMBA", pelo menos até 23/junho no horizonte.

 

A partir do próximo domingo teremos mínimas razoáveis (11ºC, em média acredito para cá) e máximas "comportadas", 22/23ºC, com sol. Mas uma certa "monotonia" pela ausência de MP´s fortes.

 

Pelo que conheço de você, e pelo que se espera de Bagé nessa época, acho que vai sofrer um pouco a partir de meados da semana que vem até a entrada de novo pulso polar, que não é visto no horizonte até 23/junho.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos do BAZ!

A minha querida Porto Alegre amanheceu com frio hoje:

No momento, 06h57min, fazem 6,8°c na Lomba do Pinheiro, 7,3°c no Lami e, na maior parte da cidade, entre 8°c e 10°c.

A tarde não será fria, mas agradável, por causa do sol. O ar frio não é tão intenso para manter o frio o dia inteiro, mas à noite a temperatura despenca novamente e, por causa da grande perda de radiação, teremos a próxima madrugada fria novamente.

Aquecimento forte à vista na quinta-feira, quando deve fazer 27°c na parte da tarde! No entanto, seria um pré-frontal, antecipando mais um friozinho para o próximo final de semana. Vamos aguardar.

Abraços a todos e uma excelente semana, com paz, saúde e prosperidade! :good:

Link to comment
Share on other sites

Manhã também de forte nevoeiro por aqui, as chuvas de ontem acumularam 15 mm, agora uma leve garoa...

O tempo já deve firmar acredito eu com o avançar do dia, e para amanhã uma pequena na minima ( 14-15°C) e tarde agradável, e pelas previsões seguirá assim até o fim de semana, manhãs amenas ( 13-15°C) e maximas ( 23-25°C)..

Link to comment
Share on other sites

Manhã também de forte nevoeiro por aqui, as chuvas de ontem acumularam 15 mm, agora uma leve garoa...

O tempo já deve firmar acredito eu com o avançar do dia, e para amanhã uma pequena na minima ( 14-15°C) e tarde agradável, e pelas previsões seguirá assim até o fim de semana, manhãs amenas ( 13-15°C) e maximas ( 23-25°C)..

Garoa forte e nevoeiro em Curitiba.

Pelo visto nada de interessante irá ocorrer ao longo da semana..

Já, no RS parece q até houve negativas na região da Campanha, pra alegria do Rafael e mais ainda, do Vitinho kkkk

Link to comment
Share on other sites

Manhã também de forte nevoeiro por aqui, as chuvas de ontem acumularam 15 mm, agora uma leve garoa...

O tempo já deve firmar acredito eu com o avançar do dia, e para amanhã uma pequena na minima ( 14-15°C) e tarde agradável, e pelas previsões seguirá assim até o fim de semana, manhãs amenas ( 13-15°C) e maximas ( 23-25°C)..

Garoa forte e nevoeiro em Curitiba.

Pelo visto nada de interessante irá ocorrer ao longo da semana..

Já, no RS parece q até houve negativas na região da Campanha, pra alegria do Rafael e mais ainda, do Vitinho kkkk

 

Nem tanto assim.

 

A semana começa nublada e com chuva...

 

Amanha tem possibilidade de uma minima sub-10°...

 

Depois abre um pouco o tempo...

 

Na sexta chega aos 23°...

 

E volta a chuva no final de semana...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.