Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Bom dia, amigos!

A temperatura ainda foi um pouco baixa hoje pela manhã em Porto Alegre. Amanheceu em torno de 10°c ou 11°c na maior parte da cidade. No entanto, vai esquentar muito hoje à tarde, possibilitando o chamado "efeito cebola", quando temos que ir tirando aos poucos as peças mais quentes...

Hoje já deve chegar a 23°c ou 24°c. Amanhã chegaremos a 29°c ou até 30°c nos pontos mais quentes da cidade, dependendo do bairro.

Após o calor, vem e instabilidade. No entanto, o frio previsto para a após a chuva não será significativo, segundo as últimas indicações.

Abraços a todos e um ótimo dia!

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre o clima muito louco de Porto Alegre nos primeiros 10 dias de junho,

 

A precipitação acumulada mostra que ainda não deu El Niño neste período...ao menos nesta estação.

Maior máxima 24,3ºC parabéns a Somar e ao amigo Gustavo que de forista foi estudar e hoje faz previsões para a Somar...e acertou.

 

A média das máximas;

 

Insuportáveis e tenebrosos: 0,1ºC acima da normal 61/90

 

ou gélidos e siberianos 0,5ºC abaixo da normal 31/60 [ a estação foi mudada no período...como foram validadas as informações....]

 

2m2e0bl.png

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre o clima muito louco de Porto Alegre nos primeiros 10 dias de junho,

 

A precipitação acumulada mostra que ainda não deu El Niño neste período...ao menos nesta estação.

Maior máxima 24,3ºC parabéns a Somar e ao amigo Gustavo que de forista foi estudar e hoje faz previsões para a Somar...e acertou.

 

A média das máximas;

 

Insuportáveis e tenebrosos: 0,1ºC acima da normal 61/90

 

ou gélidos e siberianos 0,5ºC abaixo da normal 31/60 [ a estação foi mudada no período...como foram validadas as informações....]

 

2m2e0bl.png

 

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

Link to comment
Share on other sites

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

 

João, de boa, tá um saco essa tua ironia...

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre o clima muito louco de Porto Alegre nos primeiros 10 dias de junho,

 

A precipitação acumulada mostra que ainda não deu El Niño neste período...ao menos nesta estação.

Maior máxima 24,3ºC parabéns a Somar e ao amigo Gustavo que de forista foi estudar e hoje faz previsões para a Somar...e acertou.

 

A média das máximas;

 

Insuportáveis e tenebrosos: 0,1ºC acima da normal 61/90

 

ou gélidos e siberianos 0,5ºC abaixo da normal 31/60 [ a estação foi mudada no período...como foram validadas as informações....]

 

2m2e0bl.png

Não fale em Somar, a meteorologista que faz previsão para minha região, fala cada abobrinha... :sarcastic: :mosking: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

 

João, de boa, tá um saco essa tua ironia...

 

Amigo Diego Soares,

Achas que eu fui irônico?

De forma alguma.

Agora: há pessoas que são irônicas, debochadas e sem educação todos os dias nesse fórum... E NINGUÉM comenta nada.

AGORA JÁ TEMOS 17,4°C. SUBINDO RÁPIDO A TEMPERATURA.

Pré-frontal a vista...

Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

 

João, de boa, tá um saco essa tua ironia...

É inacreditável que o João tenha 40 anos... ele deve ter 10 anos e não quer falar para a gente!

Link to comment
Share on other sites

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

 

João, de boa, tá um saco essa tua ironia...

É inacreditável que o João tenha 40 anos... ele deve ter 10 anos e não quer falar para a gente!

 

Somente de TURISMO eu tenho 20 anos, meu XARÁ!

Aliás, este ano vou conhecer um país que sempre sonhei, mas o clima não é o meu preferido: Tailândia. Lá é sempre quente e abafado, praticamente o ano inteiro.

O clima ideal pra mim é o de DUBLIN, na IRLANDA, tenho o mesmo gosto do CARLOS DIAS. Para mim, aquele é o clima perfeito. Até no verão faz frio `as vezes. Sem extremos e sempre geladinho.

Abraços e um bom dia, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Neblina

 

Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, reabre para pousos

 

Após ficar fechado por cerca de 40 minutos devido à neblina, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, reabriu para pousos às 7h22 desta quarta-feira (11), segundo informou a Infraero. Neste período de fechamento, 17 operações foram canceladas, sendo sete de decolagem e dez de pouso. Às 7h35, o aeroporto funcionava com auxílio de instrumentos. Ao todo, dois voos foram desviados para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador.

 

Fonte: G1

Link to comment
Share on other sites

Os dados apresentados pelo Mafili mostram q POA está ótima, como seria de se esperar..

 

... o JT não vai parar.

 

(como seria de se esperar)

 

Bom dia, Carlos Campos!

Parar com o quê? Não entendi...

Aliás, estou realizado e feliz com este mês em Porto Alegre e com tudo o que virá pela frente!

O dia aqui hoje é lindo, céu azul, sol brilhante. Aqueles dias que os gaúchos utilizam para "bergamotear" ao sol (comer bergamotas = mexerica).

Atualizando a temperatura agora: 17,7°c pelo clic rbs. Está muito gostoso para caminhar na rua e a cidade já vive um clima de alegria pela COPA DO MUNDO.

Grande abraço! :good:

Link to comment
Share on other sites

Condições atuais ou até 1 hora atrás, para algumas localidades: (Que bom que o BAZ voltou ao normal!)

 

LAGES 16º TEMPO BOM ENE

 

 

De onde tirou isso? Deve ser de aplicativo de andróide, né? :laugh:

 

Aqui a máxima foi 15º às 15h. Pela RBS fazia 12ºC às 19h...

 

Site da Climatempo.

Link to comment
Share on other sites

 

Nada contra o Melo. Estava gostando do eventual off-topic dele e seu desenrolar, com debates.

 

Mas Shimutz, se você moderou tudo que foi opinado a respeito da "manchete do Melo", deve, por coerência, também "apagar" a mensagem dele, que deu origem aos debates, que por sinal, estavam legais.

 

Não concorda? Você cortou as folhas e deixou a raiz.

 

Acho que às vezes falta uma dose de "flexibilidade". Para mim, deveria deixar o debate correr solto (isso acontece eventualmente, é excessão no tópico de monitoramento).

 

Parece-me tão tendenciosa essa reação.

 

Releia, Caco, mas com aquela atenção, o que eu escrevi. Atente quando eu disse: "baita trabalho mover"... De fato, deve ter escapado.

 

TODAVIA, quando o ADM determina a volta ao tema do tópico, independentemente do debate travado aqui, movem-se mensagens para o assuntos gerais, e para lá que continua a prosa.

 

O melhor tópico do BAZ, na época mais FRIA do ano, onde mais se enriquecem debates climáticos e meteorológicos, o sr. vem me dizer em ser flexível? Se deixar, isso vira um off tópico dominante misturado com monitoramento e cheio de brigas.

 

Temos um tópico off, sabia?

 

Agora, voltemos ao tema do tópico.

 

 

Ok. Realmente não prestei atenção que as mensagens haviam sido "deslocadas" para outro tópico ao invés de "editadas". Mas, insisto, se toma uma atitude dessa (de transportar mensagens que não tem nada a ver com o tópico "monitoramento", e que segue-se mensagens a partir das mesmas, as quais são "transportadas" para outro tópico, não acha que a mensagem que você enviou neste tópico com o banner sobre a "Festa" e a manchete do Melo sobre Curitiba também não deveriam ser deslocadas para "assuntos gerais"?

 

Acho incoerente.

Link to comment
Share on other sites

Mas voltando ao tema do tópico,

 

Este fim de semana começa uma das meiores festas típicas do Sul do Brasil, a Festa Nacional do Pinhão em Lages.

 

Isso tem tudo a ver com tema do tópico...

Off-Topic existe para isso.

 

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana. Assim, como a sua mensagem ou citação do JN e Patrícia Poeta logo acima.

 

Volte, releia a mensagem, sem preguiça, e não apenas veja a imagem.

 

Estou me "desmiolando" para enxergar onde o banner da Festa expressa/indica previsão do tempo??????

 

Completamente fora do tópico. Já que se tomou uma atitude em relação ao assunto, utilize para os outros, senão fica "2 pesos duas medidas" = incoerente.

 

Mas, deixa estar...

Link to comment
Share on other sites

Considerações sobre o clima muito louco de Porto Alegre nos primeiros 10 dias de junho,

 

A precipitação acumulada mostra que ainda não deu El Niño neste período...ao menos nesta estação.

Maior máxima 24,3ºC parabéns a Somar e ao amigo Gustavo que de forista foi estudar e hoje faz previsões para a Somar...e acertou.

 

A média das máximas;

 

Insuportáveis e tenebrosos: 0,1ºC acima da normal 61/90

 

ou gélidos e siberianos 0,5ºC abaixo da normal 31/60 [ a estação foi mudada no período...como foram validadas as informações....]

 

2m2e0bl.png

 

O clima não está nada louco em Porto Alegre, amigo Mafili!

Ao contrário: nos últimos 7 anos que sei o que é sentir frio nesta cidade. Até meus 35 anos não havia conhecido praticamente inverno.

O ano de 1975, que minha mãe contava do frio estúpido que fez, só pode ter sido invenção dela... Eu tinha 3 anos e também não lembro de nada.

O ano de 1984, quando nevou, eu tinha somente 12 anos. Um adolescente de 12 anos não merece crédito algum, para afirmar que foi neve mesmo na capital gaúcha. Deve ter sido um delírio de adolescente meu.

O ano de 1988, que eu pensei ter sido um dos piores anos de frio da minha vida, com frio quase que constante, também foi um certo delírio de adolescente, que saía já pras baladas e voltava na madrugada, achando que estava geladíssimo na rua...

WELL, WELL... Hoje que frio realmente é quase constante e forte e falta roupa para tanto gelo na capital dos gaúchos.

Pena que fui me dar conta tarde disso...

NO MOMENTO, 9H35MIN, PELO CLIC RBS, JÁ TEMOS GÉLIDOS 16,8°C.

Abraços e um ótimo dia, amigo!

 

JT, desculpa a sinceridade, mas teu comportamento é ridículo.

 

Sorry... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Isso tem tudo a ver com tema do tópico...

Off-Topic existe para isso.

 

A imagem apenas ilustra a mensagem sobre a previsão para o fim de semana. Assim, como a sua mensagem ou citação do JN e Patrícia Poeta logo acima.

 

Volte, releia a mensagem, sem preguiça, e não apenas veja a imagem.

 

Estou me "desmiolando" para enxergar onde o banner da Festa expressa/indica previsão do tempo??????

 

Completamente fora do tópico. Já que se tomou uma atitude em relação ao assunto, utilize para os outros, senão fica "2 pesos duas medidas" = incoerente.

 

Mas, deixa estar...

 

Juro que também não consegui entender a ligação entre a divulgação da festa e o tópico "monitoramento e previsão". :russian:

Link to comment
Share on other sites

Os dados apresentados pelo Mafili mostram q POA está ótima, como seria de se esperar..

 

... o JT não vai parar.

 

(como seria de se esperar)

 

Bom dia, Carlos Campos!

Parar com o quê? Não entendi...

Aliás, estou realizado e feliz com este mês em Porto Alegre e com tudo o que virá pela frente!

O dia aqui hoje é lindo, céu azul, sol brilhante. Aqueles dias que os gaúchos utilizam para "bergamotear" ao sol (comer bergamotas = mexerica).

Atualizando a temperatura agora: 17,7°c pelo clic rbs. Está muito gostoso para caminhar na rua e a cidade já vive um clima de alegria pela COPA DO MUNDO.

Grande abraço! :good:

 

John, Porto Alegre é o que é no clima desde que há registros. 1975 foi um ano com uma intensa MP que foi até a Bahia. Mas, no geral, houve calor até em Julho, busque os dados lá no Inmet.

 

Acho que estamos numa normalidade estatística hoje em nosso outono. Nada que seja "anormal".

 

Temperaturas normais. Não dá para aguentar hoje, na RBS, a menina dizendo "amanhã pode fazer 28 graus, "em pleno" outono!. Ora, essa, estamos numa região sujeita a todas as intempéries.

 

Creio que teremos uma copa de temperaturas dentro do padrão, aqui no RS. Talvez, lá pelo último jogo, se despreenda uma Mp maior pra trazer um frio de renguear cusco.

Link to comment
Share on other sites

AMIGO BRUNO,

Não seja assim tão agressivo nas palavras!

Nunca estive tão satisfeito com o clima aqui na minha (aliás, NOSSA) querida cidade!

Estou bem light, em clima de COPA DO MUNDO, e muito realizado com as temperaturas que tem feito, juro...

Aliás, que dia lindo hoje na capital dos gaúchos! Já comentei há pouco.

No momento, estas são as temperaturas, segundo o METROCLIMA:

18,8°C no Bairro Moinhos de Vento

15,5°c no Menino Deus

18,6°c na Lomba do Pinheiro

15,6°c no Lami

Dia perfeito de outono na capital dos gaúchos!

Abraços a ti, a todos e vamos receber com carinho e alegria os turistas que chegam de fora e torcer pelo nosso querido Brasil amanhã!

:good:

Link to comment
Share on other sites

PH lindas imagens.

Sou apaixonado pelas paisagens provincianas

 

Eu me referi às chatas ironias do JT.

Por mim ele pode proclamar aos 4 ventos q POA e Soledade não terão mais invernos como outrora, q tanto faz..

 

Agora ficar ironizando postagens com base científica é o fim, num fórum meteorológico.

 

Zuando, na vdd, ner ...

Link to comment
Share on other sites

Os dados apresentados pelo Mafili mostram q POA está ótima, como seria de se esperar..

 

... o JT não vai parar.

 

(como seria de se esperar)

 

Bom dia, Carlos Campos!

Parar com o quê? Não entendi...

Aliás, estou realizado e feliz com este mês em Porto Alegre e com tudo o que virá pela frente!

O dia aqui hoje é lindo, céu azul, sol brilhante. Aqueles dias que os gaúchos utilizam para "bergamotear" ao sol (comer bergamotas = mexerica).

Atualizando a temperatura agora: 17,7°c pelo clic rbs. Está muito gostoso para caminhar na rua e a cidade já vive um clima de alegria pela COPA DO MUNDO.

Grande abraço! :good:

 

John, Porto Alegre é o que é no clima desde que há registros. 1975 foi um ano com uma intensa MP que foi até a Bahia. Mas, no geral, houve calor até em Julho, busque os dados lá no Inmet.

 

Acho que estamos numa normalidade estatística hoje em nosso outono. Nada que seja "anormal".

 

Temperaturas normais. Não dá para aguentar hoje, na RBS, a menina dizendo "amanhã pode fazer 28 graus, "em pleno" outono!. Ora, essa, estamos numa região sujeita a todas as intempéries.

 

Creio que teremos uma copa de temperaturas dentro do padrão, aqui no RS. Talvez, lá pelo último jogo, se despreenda uma Mp maior pra trazer um frio de renguear cusco.

 

Amigo Gamboa,

Concordo plenamente, 100%, assino embaixo. Com certeza!

Abraços e um ótimo dia!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

A temperatura ainda foi um pouco baixa hoje pela manhã em Porto Alegre. Amanheceu em torno de 10°c ou 11°c na maior parte da cidade. No entanto,

 

Hoje a mínima na estação automática de Porto Alegre foi 9,2ºC,

 

Logo é um número menor que os 10,7ºC da 61/90 e inferior aos 9,9ºC da normal 31/60.

 

Assim nos últimos 84 anos é uma temperatura abaixo da média das mínimas ou seja frio para Porto Alegre.

 

Quando por seis dias consecutivos tivermos a temperatura mínima, inferior ou igual a 5,7ºC você estará diante de uma onda de frio.

 

Sei que nada disso vai fazer você mudar a tua opinião [ a qual já me confundiu o suficiente para não saber mais qual é a tua....opinião]

 

===============

 

João, o que me preocupa é a tua profissão.

 

Você tem contato com multidões e fico preocupado com aquilo que você diz aos teus clientes.

 

A minha preocupação é a mesma que tenho em relação às emissoras de televisão quando....você sabe.

 

É só neste sentido que tento esclarecer,

 

a- O mundo vem aquecendo desde o fim da pequena era de gelo.

 

b- Este aquecimento não é perceptível por termômetros de álcool.

 

c- Algumas [aproximadamente 400] estações espalhadas ao longo de globo apresentam resfriamento.

 

d- A maioria [ aproximadamente 9600] apresentam aquecimento.

 

e- O clima de Porto Alegre apresenta, sim um pequeno aquecimento anual.

 

f- O inverno em POA JJA apresenta uma incrível instabilidade.

 

g- há variações em escala decadal [períodos de aquecimento e períodos de resfriamento]

 

h- O efeito da ilha de calor urbano é real [ existem sérias duvidas quanto a intensidade]

 

i- Não confundir poluição com mudanças climáticas.

 

J-oão.....Como hoje é aniversário do Kim.....para aqui.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PH lindas imagens.

Sou apaixonado pelas paisagens provincianas

 

Eu me referi às chatas ironias do JT.

Por mim ele pode proclamar aos 4 ventos q POA e Soledade não terão mais invernos como outrora, q tanto faz..

 

Agora ficar ironizando postagens com base científica é o fim, num fórum meteorológico.

 

Zuando, na vdd, ner ...

Tchê, o que acontece é que os registros históricos, não revelam sensação térmica e ela é científica sim, a não ser para alguns céticos bazianos...

Deve ser quanto à sensação de mais ou menos frio que ele tá tentando se expressar, pois quanto a números ,é o que vcs estão dizendo. :ok:

Mudando de assunto, mas este ano continua atípico,poucas geadas...

Só saberemos o potencial mesmo do Tuias, quando tivermos uma paulada polar, quero ver se as gigantes vão se manter ou perderão o cinturão para uma estação em média altitude... :mosking: :mosking: :mosking: :laugh: :laugh: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Media 10 primeiros dia de Junho:

 

Curitiba:

Max: 19.8°

 

Min: 11,6°

 

 

Porto Alegre:

Max: 19,4°

 

Min: 11,2°

 

A diferença é a quantidade de mínimas sub-10ºC e máximas em torno dos 16ºC, como fez ontem em POA. Em relação à "dinâmica atmosférica" (e não as médias das temperaturas), nesse mesmo período Curitiba foi semelhante ao Nordeste de SC por razões óbvias (distância).

 

Quando falo em "dinâmica"... Curitiba ontem esteve nublada, máxima baixa, assim como Sampa (há de se ressaltar a proporção nas temperaturas, Curitiba é mais fria), ao passo que POA teve sol de brigadeiro, máximas baixas e mínimas bem mais baixas devido ao tempo aberto na madrugada.

 

Essa é a grande diferença entre POA e Curitiba; DINÂMICA ATMOSFÉRICA. Curitiba faz mais dias e noites "a la Sampa" do que comparada à POA. Não estou falando que a dinâmica de Sampa e Curitiba são IGUAIS, apenas mais parecidas do que se comparado a POA.

 

Prefiro o clima curitibano ao paulistano; é bom que se diga.

 

Entre morar entre Curitiba e POA, há uns tempos não tinha a menor dúvida: Curitiba na cabeça! Especialmente devido aos verões insuportáveis em POA, não muito em função da diferença entre os inverno (média de temperaturas).

 

Porém, após os janeiros e fevereiros que passei este ano em Sampa (que parece que foram similares ao de POA "normal"), RESISTI a eles!

 

E como durante anos vejo BEM maior quantidade de mínimas baixas e máximas baixas em POA com SOL no inverno, hoje tenho minhas dúvidas aonde moraria.

 

Obviamente, quando a MP chega próxima à mesma intensidade e proporção tanto em POA quanto em Curitiba, se faz mínimas MUITO mais significativas em Curitiba, que ganha "pontos para mim", em consequência do maior número de geadas se comparada a POA.

Link to comment
Share on other sites

Adorei, lord Mafili!

 

A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-KIM

 

Genial

 

Nesses 44 invernos (Junho já é inverno) percebi q nada se alterou por aki: continua fazendo menos frio q nas serras catarinenses e planaltos gaúchos...

 

Abraços kerido !

 

****

 

PH, sim & não!

 

Abraço

 

****

 

Caco, é isso!!

 

****

 

JT, bon voyage!!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mafilli, o aquecimento estabilizou!(????....!!!!... or ...?!)

tudo o que colocaste faz sentido e alguns dados são muito questionáveis. Termômetros colocados na beira do asfalto não podem ser referências de "GW"(podem..???...)

se for assim some-se ao IPCC...or...temos que provar... virás com gráficos e mais gráficos, o que é bom!

desde que furungo o passo, percebo que há uma mesmice e cicliccamente repetições. Nada de anormal. Há anos idos em que nem inverno tivemos. E há anos idos em que nem verão fez. logo, desde a idade do gelo estamos aquecendo...mas, não vamos derreter. Há controvérsias.

 

Quanto ao futuro imediato, nada de novo nas projeções. Um sobe e desce de temperaturas para Porto Alegre típicas da época!!!

 

e os melhores e mais belos dias são os de outono!!!

Link to comment
Share on other sites

Tchê, o que acontece é que os registros históricos, não revelam sensação térmica e ela é científica sim, a não ser para alguns céticos bazianos.....

 

Gamboa,

Estabilizou, porém em patamar alto se comparado a normal 51/80

 

209isew.png

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

Sobre sensações,

 

Hálito fresco,

Antisséptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxague bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral. ...Wiki.

 

 

Uma sensação de frio,

Salicilato de Metila+Cânfora+Mentol [ gelol, gelflex entre outras] Contusões - Nevralgias - Dores Musculares

 

Hall preto,

 

Já me relataram coisas estranhas...mas ficamos apenas com o hálito fresco.

Link to comment
Share on other sites

Estou positivamente surpreso com as mínimas de Teutônia Welp e Languiru hoje entre 6º e 7º, e as máximas da Lagoa da Harmonia com 500m... :clapping: :good2: Parabéns Frederico :good:

Nesta faixa entre Teutônia e Paverama/Canoas já peguei frio na estrada, ou já senti frio quando passei por lá.

Estes dados me anima a monitorar baixadas com de 500m com desnível ao redor de 200m a 270m... :mail:

 

É, as mínimas são boas aqui em Teutônia, se comparado a outras cidades da região. Por exemplo, Lajeado, tem mínimas por volta de 2 a 3º mais altas.

Tem um bairro aqui, já em direção a Fazenda Vilanova que é mais frio que Languiru e a Welp. Neste inverno quero fazer alguns monitoramentos lá.

Quanto a Lagoa, o destaque mesmo são as máximas. Mínimas boas somente na entrada de ar frio, é um comportamento de topo mesmo. Lá desde que monitoro não negativou, bateu nos 0,2ºC. O próximo projeto que tenho é uma estação no topo do morro, próximo a Lagoa a 577 m. Mas isso, creio que será no ano que vem, quando vou trazer uma Davis na mala novamente! hehe

Link to comment
Share on other sites

"Davi CWB"

 

Davi, Devemos ter a mente aberta mas não o suficiente para o cérebro cair.

 

Veja este texto australiano,

 

Climate change may prevent contact with alien civilisations

 

Achei que estava lendo errado,

 

As alterações climáticas podem evitar o contato com civilizações alienígenas

 

AQUI

 

 

Enrico Fermi, quando perguntado sobre a vida inteligente em outros planetas, famosamente respondeu: "Onde eles estão?" Qualquer civilização avançada o suficiente para realizar a viagem interestelar seria, segundo ele, em um breve período de tempo cósmico, preencher toda a sua galáxia. No entanto, não fizemos nenhum contato com esse tipo de vida. Isto tornou-se o famoso "Paradoxo de Fermi".

 

Ao Gamboa,

 

Em maio como era esperado devido ao aquecimento da região de ENSO houve um aumento na LTT [low troposfera temperatura]

 

Evolução nos últimos meses,

 

Perceba que a temperatura [ o desvio] em maio de 2014 é virtualmente igual tanto no HS quando no HN [0,333 e 0,326] exceto para os amigos que tenham hipersensibilidade para distinguir 0,007ºC ou sétimo milésimo de Kelvin.

 

 

 

YR MON GLOBAL NH SH TROPICS

2013 1 +0.497 +0.517 +0.478 +0.386

2013 2 +0.203 +0.372 +0.033 +0.195

2013 3 +0.200 +0.333 +0.067 +0.243

2013 4 +0.114 +0.128 +0.101 +0.165

2013 5 +0.082 +0.180 -0.015 +0.112

2013 6 +0.295 +0.335 +0.255 +0.220

2013 7 +0.173 +0.134 +0.211 +0.074

2013 8 +0.158 +0.111 +0.206 +0.009

2013 9 +0.365 +0.339 +0.390 +0.190

2013 10 +0.290 +0.331 +0.249 +0.031

2013 11 +0.193 +0.160 +0.226 +0.020

2013 12 +0.266 +0.272 +0.260 +0.057

2014 1 +0.291 +0.387 +0.194 -0.029

2014 2 +0.170 +0.320 +0.020 -0.103

2014 3 +0.170 +0.338 +0.002 -0.001

2014 4 +0.190 +0.358 +0.022 +0.093

2014 5 +0.329 +0.326 +0.333 +0.173

Link to comment
Share on other sites

Tchê, o que acontece é que os registros históricos, não revelam sensação térmica e ela é científica sim, a não ser para alguns céticos bazianos.....

 

Gamboa,

Estabilizou, porém em patamar alto se comparado a normal 51/80

 

209isew.png

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

Sobre sensações,

 

Hálito fresco,

Antisséptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxague bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral. ...Wiki.

 

 

Uma sensação de frio,

Salicilato de Metila+Cânfora+Mentol [ gelol, gelflex entre outras] Contusões - Nevralgias - Dores Musculares

 

Hall preto,

 

Já me relataram coisas estranhas...mas ficamos apenas com o hálito fresco.

Como tu é um cara que deve ficar enfurnado a maior parte do tempo, cientista de laboratório, de atividade interna, desconheces a prática do clima no RS...se conhecesses as coxilhas, da campanha ou da Serra em dia de minuano, não ficarias postando baboseiras sobre o tema.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa,

Estabilizou, porém em patamar alto se comparado a normal 51/80

 

209isew.png

:cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

 

 

Sobre sensações,

 

Hálito fresco,

Antisséptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxague bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral. ...Wiki.

 

 

Uma sensação de frio,

Salicilato de Metila+Cânfora+Mentol [ gelol, gelflex entre outras] Contusões - Nevralgias - Dores Musculares

 

Hall preto,

 

Já me relataram coisas estranhas...mas ficamos apenas com o hálito fresco.

 

Como diriam em páginas ,mitou :mosking:

 

To rindo desde que eu li essa mensagem.

 

JT é um cara comprado pelos defensores do GW, desde 07 os invernos tem ficado cada vez mais frios e ele fica só incomodando com a mesma ladainha.

Link to comment
Share on other sites

.......Como tu é um cara que deve ficar enfurnado a maior parte do tempo, cientista de laboratório, de atividade interna, desconheces a prática do clima no RS...se conhecesses as coxilhas, da campanha ou da Serra em dia de minuano, não ficarias postando baboseiras sobre o tema.

 

Dona Bibiana, já viúva do Capitão Rodrigo Cambará, neta da paulista Ana Terra e de Pedro Missioneiro este de mãe indígena e pai branco desconhecido [provavelmente vicentino ou castelhano].

 

Ficou espantada quando em uma conversa no Sobrado de Licurgo Cambará que foi casado com Luiza Silva neta [oficialmente] do pernambucano Aguinaldo Silva.

 

Quando descobriu que o minuano nasce para as bandas do Chile e da Argentina.

 

Pelo que entendi você é neto de paulistas e tem um componente familiar que remonta a escravidão negra no Brasil.[segundo aquilo que entendi das tuas postagens]

 

Akita, mínima de 18ºC e agorinha 25,8ºC

 

Tem bairrismo até dentro do bairro.

 

O time da rua de cima perdeu para o time da rua de baixo.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos!

Dia parece "primaveril" hoje em Porto Alegre.

No momento, pelo CLICRBS, fazem 20°c. Nos termômetros ao sol, do centro da cidade, já passa disso, em torno de 24°c ou 25°c.

Tudo dentro da mais perfeita normalidade. Continuo com meu blusão de lã. Afinal, estamos no "inverno climático", quase inverno astronômico...

E que venham mais dias ensolarados e quase "primaveris" para nossa cidade!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos!

Dia parece "primaveril" hoje em Porto Alegre.

No momento, pelo CLICRBS, fazem 20°c. Nos termômetros ao sol, do centro da cidade, já passa disso, em torno de 24°c ou 25°c.

Tudo dentro da mais perfeita normalidade. Continuo com meu blusão de lã. Afinal, estamos no "inverno climático", quase inverno astronômico...

E que venham mais dias ensolarados e quase "primaveris" para nossa cidade!

Abraços.

 

 

Primavera=outono no início. No máximo, parece um final de primavera

 

nada de anormal..

 

Jão.estamos esquentando uma barbaridade, tchê!

 

Mas, bah!

 

qual nada!

 

tudo igual e a mesma coisa.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa,

Estabilizou, porém em patamar alto se comparado a normal 51/80

 

Mafili, baseado em que dados? medição da temperatura dos oceânos?

 

ou nos termômetros urbanizados ?

 

Certo, estabilizou alto.

 

ok

 

aceito.

 

Mas, estabilizou.

 

Não é a catástrofe do fim da neve no mundo!

 

 

abraço!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.