Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mafili, se eu tivesse passado esse verão em Taubaté, teria reclamado praticamente todos os 90 dias. Seria aquele xôroro que você sempre se refere; já aqui em CDJ, não tive do que reclamar. Foi melhor para todos que eu tenha vindo para cá. :onthequiet: :prankster:

 

Depois da chuva.........sol.

 

Ele voltou e a temperatura subiu. Agora, 20°C.

Link to comment
Share on other sites

João Tur

Esse problema de conciliar médias/extremas com percepção climática é mto complicado.

O Inmet teria q bolar uma tabela numérica, colocando ao lado os depoimentos dos moradores locais.

Exemplo:

MÉDIAS/EXTREMAS SOLEDADE-2014

MÍNIMA ABSOLUTA: -15,7°C

MÁXIMA ABSOLUTA: 18,4°C

MÉDIA MAX: 6,8°C

MÉDIA MIN: -6,6°C

COMPENSADA: 0,1°C

ALTURA TOTAL DA NEVE: 2,4m

 

Depoimento do sr. Nego da Claudete (morador há 53 anos):

" Feis muito calor esse ano, moço. Minha véia, a Craudete recrama todo dia desse calorão. É o tar do efeito esturfa memo! Esse inverno a nevi só chegô até a artura das janela..."

 

 

 

Iria ficar uma belezura!

Em primeiro lugar pq tu não escreve igual todo mundo, tem q meter este k toda hora kara, da Pirakuara... :punish:

E se tu conhecesse o Nego da |Claudete e imaginasse o conhecimento q o homem tem, bom, foi militar do exército... :ok:

Este pessoal de algumas capitais faz ideia de que no interior não há intelectuais, pensadores, pessoas inteligentes... :punish:

Vem cá falando em frio, quais as extremas de tua cidade mesmo, aí de Pirataquara? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

De 1970 pra cá o Iapar registrou -6,0°C em 18/7/1975 e 33,9 em nov/1985.

Tá bom né?

e Soledade? Manda aí as extremas!

Link to comment
Share on other sites

As chuvas no Paraná perderam força e as instabilidades avançam para nordeste.

Chove fraco/moderado entre o norte e o leste principalmente. Chuvas mais intensas já atingiram o litoral sul do Estado.

Temperaturas muito amenas, variando entre 18 e 22°C. Em Curitiba temos agora chuva leve e 20°C.

Imagem do radar do Simepar..

10081-1.jpg.1b134a8073389779fd0f4b954c15655f.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Depoimento do sr. Nego da Claudete (morador há 53 anos):

" Feis muito calor esse ano, moço. Minha véia, a Craudete recrama todo dia desse calorão. É o tar do efeito esturfa memo! Esse inverno a nevi só chegô até a artura das janela..."

 

 

 

Iria ficar uma belezura!

 

:laugh: :rofl: :laugh: :rofl:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :heart: :heart:

 

Genial, O Inmet.....kkkkkk realmente uma belezura.

 

Sobre os elogios às fotos.....Kara ocê + ki merece....tá profissional de mais.

 

========================

 

Paulo Henrique....Confesso tenho medo de duas coisas:

 

a- Tuias ser muito frio....nesse caso eu nego a realidade e digo que você invadiu a estação e alterou os dados. [ com um ventilador por exemplo.

 

b- O outro medo é você invadir a estação realmente.

 

Abraços.....Um pouco mais a sério agora.....espero que tudo dê certo.

Link to comment
Share on other sites

Realmente não sei onde postar....poderia ser em tantos locais,

 

Deixar por aqui mesmo para ver se as nossas discussões evoluem no outono.

 

O "da Craudete " está matutando.....essa da craudete foi muito boa.....

 

 

Previsão para spring no HN da NOAA é calcada em El Niño FEROZ

 

Frio prá dedéu nos grandes lagos e na região das caminhonetes.

 

Seco de dar dó na Califórnia....A seca de lá é diferente da seca em São Paulo onde no Mirante já choveu acima da média mas estamos em uma seca atípica,,,,realmente muito atípica,,,,chove acima da média.

 

k4xv6o.jpg

 

2vi4ia0.png

 

2m7gt3t.gif

Link to comment
Share on other sites

Eu particularmente dou muito valor a média...pois ela engloba min, max, e consequentemente as 24 horas do dia. Claro que temos sensação térmica, dias de chuva, neve, e o tamanho da amplitude diária.

 

O PNI e a cidade de Dublin na Irlanda, tem praticamente a mesma média anual 9,5.....e tambem os mesmos extremos absolutos anuais -7 / +23.....Mas são climas, totalmente diferentes...

 

Dublin chove 280 dias por ano com 10 nevadas e o PNI passa longe disso. O PNI pode chegar fazer 18 graus no inverno e Dublin mal consegue chegar nos 10........

 

O PNI tem muito mais negativas do que Dublin.....

 

Então , o João Tur tem razão, não podemos olhar somente a média....temos que olhar tudo..!!

 

Então, no que é sustentada a teoria do Aquecimento Global ?? EM MÉDIAS. Então, se formos da percepção de cada, a minha é que a cada ano Bagé está mais fria.

 

Eaí ??? As médias é o que mais há de importante para sabermos o que anda ocorrendo com o nosso Clima. Sem Mais.

Link to comment
Share on other sites

Lembram que eu comentei ontem, que o ECMWF e o CMC mostravam um grande cavado frontal em 240h, pra talvez quebrar o Anticiclone, e o GFS se mantinha indiferente

 

 

- ECMWF/CMC Operacionais, estão impulsionando neste momento nas suas corridas de 12z, um intenso cavado frontal, que poderá (ou não) quebrar este sistema anticiclônico em torno de 240h... GFS é mais discreto quanto este cavado.

 

 

Pois bem, agora o GFS 6z Operacional segue a risca os outros dois modelos, e também impulsiona um cavado frontal considerável, com boa inclinação dos Jatos. E a boa notícia é que por esta simulação, o Anticiclone/Bloqueio seria quebrado, estraçalhado, sofreria um K.O. direto... Que assim seja! :mosking:

 

http://i.imgur.com/icLDgkS.gif

 

E a mudança prevista pelos modelos no final de semana retrasado (ou seja, 08/09 de março) já está chegandooooooo !!!!

 

Claro que em algumas rodadas da semana passada, eles retiravam essa mudança e colocavam o bloqueio durando até não sei quando. Só que FELIZMENTE voltaram atrás e agora indicam esse belo refresco!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, obrigado pelo elogio das fotos!

Felipe, tbm mto obrigado! O show kem faz é a mamãe natureza..

 

Mafili

Eu pensei ontem a mesma coisa sobre a invasão na estação FX ! Tem q comprar uma cerca elétrica tbm.

Obviamente haverá custo extra..

(Só uma brincadeira! Sabemos q o PH é um cara sério (estou falando sério))

 

Sobre a Califórnia, lembra mto a região do Chile.

Ambas (as regiões) são secas nas latitudes baixas e chuvosas nas latitudes médias. Climas de ambas são suaves na costa e muito influenciado pelas correntes frias do Pacífico.

A pergunta é:

Há correlação entre estas duas regiões?

Link to comment
Share on other sites

Sou sério e tmbm sou humorista repentista...Não é uma boa travar uma disputa de palavras com um trovador... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Bom, vejamos a mínima absoluta aqui em topo do topo, com sempre foi, é de -6.8º...

Vai ser fácil deduzir agora com a nova estação, a quanto chegou naquela ocasião, a min nas baixadas... :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

A atmosfera já está se instabilizando com a formação do cavado...o bloqueio já cedeu em boa parte do Sudeste

e hoje já tivemos muitas nuvens de desenvolvimento vertical por aqui.

 

Hoje à noite tem alguma chance de chuva isolada, bem como amanhã. Sábado a chuva é mais generalizada, e

no Domingo teremos a esperada sensação de outono chegando, com queda forte na temperatura, em especial

nas máximas. Trata-se de uma boa alta polar para a época.

Link to comment
Share on other sites

Depois de muito sol e calor pela manhã, Sampa teve pancadas de chuvas isoladas à tarde.

Os acumulados variaram de 0 a 10 mm na cidade (SAISP e CGE).

Aqui, mais uma vez, apenas um chuvisqueiro que mal molhou o chão.

 

Mirante: 21,3°C / 31,1°C

IAG: 19,1°C / 31,3°C

 

Parece que tem mais áreas de chuva chegando...

Aguardemos.

Link to comment
Share on other sites

Hoje as estações aqui de Teutônia resolveram fazer duplas nas temperaturas. As mínimas foram de 16,6ºC na Welp e na Lagoa da Harmonia e 17,7ºC em Languiru e no INMET.

Gostaria que esse frio do final de semana repetisse 2012, quando registrei 6,4ºC no final de março, mas não será para tanto.

 

Frederico, final de março de 2012 registrei 2ºC com geada fraca na Serra Dona Francisca...Aqui na minha estação registrei 10,9ºC..e pela cidade tiveram pontos abaixo de 10º..

Diego

Na mesma ocasião q geava na serra dna Francisca, tínhamos céu nublado com ventos do oeste gelados. A mínima chegou à 7,4°C em Piraquara.

Sem nuvens, talvez uns 5°C.

De 2000 pra cá, tivemos tbm 7,6°C em março/2004.

Agora, vendo o histórico de Piraquara, de 1970 até hj, temos 4,6°C em 1976.

Em Palmas, encontrei mínima de 2,4°C em 1987.

Em anos anteriores à década de 1970, a mínima de março é ainda inferior (Palmas), mas não tenho os valores mais baixos.

Já em Curitiba, se não estou enganado, na normal 31/60 a mínima "marciana" chegou à 5,3°C.

 

Abraço

 

Por aqui, 0,8°C em 1965

Link to comment
Share on other sites

PHP, tá chegando a hora, índio véio! Em 40 hrs tua estação estará online em uma BAIXADA de Fontoura Xavier!! Tô entusiasmado com a visita! Será minha 1a ve no Planalto Médio!

Tá influenciado pelo Marquito, não é planalto Médio :rofl: :rofl: :rofl:

E o Marcos vem tmbm né, vai ter violão, cantoria, picanha na brasa. :friends:

Link to comment
Share on other sites

Um intenso núcleo de tempestade atua sobre o extremo NW do Paraná.

Mais ao sul, chove em Umuarama, com 20°C e mta chuva já acumulada ao longo de todo o dia de hj.

Mais ao sul ainda, chove tbm em Foz do Iguaçu, com 23°C.

 

Muita chuva no noroeste, Carlos Fields. Dá pra contar nos dedos os minutos que ficamos sem chuva. Chove fraco ainda e dá pra ouvir alguns trovões de uma área mais intensa que avança a noroeste, mas que não deve nos atingir.

Link to comment
Share on other sites

Preparado para abrir um Champanhe, Henrique? O GFS tá dando MÁXIMA SUB-20 pra BH

na Segunda-feira :mosking:

 

Já tô vendo que BH vai ter uma pré-frontal daquelas nessa sexta-feira. :heat: Hoje já chegamos a 31ºC, depois de dias abaixo de 30.

 

O bom é que depois vem a bonança. :good2:

 

Vamos fazer o rocambole de doce de leite da Jô. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Amigos, chance de geada no fim de semana ai no sul e enfim poderemos dizer adeus ao pior entre-invernos que muitos vivenciaram aqui!

 

Sobre SP, chance de bater nos 15 daqui a 4 ou 5 das, e com isso marcar um novo recorde de mínimas para 2014. Daqui em diante, cada MP trará mais chance de frio.

 

Veeenha invernoooo

Link to comment
Share on other sites

João, vc é absolutamente comparável ao Lula. A única diferença é que o Lula não perdia o rebolado em debates.

 

 

Esse João "Lula" Tur é, disparado, o cara mais chato do BAZ. E também tem alguns dos argumentos mais bizarros que eu já vi:

 

- sou velho, tenho experiência.

- termômetro de pele.

- conheceu "frio de verdade" na Siberiana Porto Alegre "de antigamente"...

 

É tão constrangedor que chega a ser engraçado...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Hummm...ventinho sem vergonha batendo aqui, coisa curiosa! Mantendo muitas vezes a velocidade acima de 10 km/h, o que costuma ser bem raro pro horário! E ainda por cima tem a direção, norte! 20,8 graus contantes, indicação de possível quadro de pré-frontal sendo vencido.

 

Ventos interessantes...

 

A última vez que vi isso aqui choveu pra danar o dia todo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.