Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Março 2014


Recommended Posts

O estado do RJ, em especial as partes baixas, estão FERVENDO neste primeiro

dia de outono. Culpa do pré-frontal associado ao vento noroeste, que desce a

serra do mar (aquecimento adiabático, vento Fohn). Vejamos os números:

 

MEIO DIA:

 

Xerém: 38,0C

Vila Militar: 37,9C

Macaé: 39,0C

Valença: 32,7C

Pico do Couto: 21,7C (quente para o local)

 

Cruzando a divisa, temos na zona da mata mineira:

 

Juiz de Fora: 31,2C

Coronel Pacheco: 32,2C

Muriaé: 34,0C

 

Nossa, Renan, que forno está o Rio de Janeiro! Impressionante!

Verão interminável para os cariocas e mineiros.

Aqui estamos com tempo nublado, mas deve melhorar amanhã, com chegada de ar mais frio, que deve causar uma boa queda na temperatura, principalmente nas cidades serranas do RS e SC, pois aquei em Porto Alegre o friozinho será mais bem no início da manhã mesmo e durante a noite. Temperatura já subirá muito na tarde de domingo.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bem que essa questão do PNI, podia ser resolvida brevemente. Para que a gente possa acompanhar on-line os dados de lá; pegando todo outono e inverno.

Pode ser besteira mas, para mim seria memorável acompanhar a queda da temperatura, até uma mínima negativa de dois dígitos; numa baleia polar que atingisse o SE.

Link to comment
Share on other sites

O estado do RJ, em especial as partes baixas, estão FERVENDO neste primeiro

dia de outono. Culpa do pré-frontal associado ao vento noroeste, que desce a

serra do mar (aquecimento adiabático, vento Fohn). Vejamos os números:

 

MEIO DIA:

 

Xerém: 38,0C

Vila Militar: 37,9C

Macaé: 39,0C

Valença: 32,7C

Pico do Couto: 21,7C (quente para o local)

 

Cruzando a divisa, temos na zona da mata mineira:

 

Juiz de Fora: 31,2C

Coronel Pacheco: 32,2C

Muriaé: 34,0C

 

Eu tô tranquilo no ar condicionado da empresa, mas lá fora o calor está desumano. O aquecimento adiabático fica muito intenso com esses ventos de norte e noroeste.

Link to comment
Share on other sites

.....Tuias brigará com ....

 

Tuias vai brigar com Fernando MAFILI

 

e em termos de estação se ela estiver corretamente instalada, for confiável, e operar corretamente vai brigar com a Base Aérea de Santa Maria.

 

Aliás, Santa Maria [inmet], é a estação chave para entender o RS

Corretíssimo!

Lembro q há mtos & mtos anos encontrei um livro q tratava do clima do RS e havia um mapa ilustrando o comportamento das massas de ar nakele Estado. No mapa haviam apenas 3 localidades: Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana. Estas 3 cidades representavam respectivamente o leste, centro e oeste.

Com algum conhecimento básico de matemática & meteorologia, é fácil entender as dmais localidades, cujas diferenças, principalmente térmicas e pluviométricas se devem ao relevo.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos e Mafili, realmente estas 3 cidades são comparáveis, mas retifico dois pontos:

 

1- SM sofre muito com o vento zonda, POA um pouco menos e Uruguaiana nunca. Isso traz muita diferença em dias de vento norte.

 

2- Porto Alegre tem um mega lago ao lado da cidade, as outras duas não.

 

 

O ideal seria pegar Uruguaiana, São Gabriel e Rio Pardo. Nao seria perfeito, mas melhora muito a comparação

Link to comment
Share on other sites

Renan, olha no radar.Ja tem coisa perto de vc.

 

É vero! Trata-se de uma mancha razoável de CBs à oeste do município, aproximadamente

na altura de Bom Jardim de Minas e Andrelândia, o que dá +- 100km de Juiz de Fora em

linha reta. Enquanto isso, na divisa MG/RJ, também há 2 instabilidades detectadas na

altura de Três Rios (RJ) e, adentrando MG em direção à Barbacena, vemos mais alguns

pontos de chuva ao leste deste município. Mas isso é só o começo...é hoje que o trem

vai ficar bão, sô! :good:

Link to comment
Share on other sites

O estado do RJ, em especial as partes baixas, estão FERVENDO neste primeiro

dia de outono. Culpa do pré-frontal associado ao vento noroeste, que desce a

serra do mar (aquecimento adiabático, vento Fohn). Vejamos os números:

 

MEIO DIA:

 

Xerém: 38,0C

Vila Militar: 37,9C

Macaé: 39,0C

Valença: 32,7C

Pico do Couto: 21,7C (quente para o local)

 

Cruzando a divisa, temos na zona da mata mineira:

 

Juiz de Fora: 31,2C

Coronel Pacheco: 32,2C

Muriaé: 34,0C

Barra/Riocentro hoje já bateu nos 39,6C 11 horas da matina e São Cristóvão foi a 38,4C. Pra piorar a situação, estamos sem luz no trabalho, coisa que está acontecendo todo dia pela tarde. Pelo menos temos 3 prédios próximos que podemos utilizar e pulei logo para outro que tenha luz.

Link to comment
Share on other sites

O estado do RJ, em especial as partes baixas, estão FERVENDO neste primeiro

dia de outono. Culpa do pré-frontal associado ao vento noroeste, que desce a

serra do mar (aquecimento adiabático, vento Fohn). Vejamos os números:

 

MEIO DIA:

 

Xerém: 38,0C

Vila Militar: 37,9C

Macaé: 39,0C

Valença: 32,7C

Pico do Couto: 21,7C (quente para o local)

 

Cruzando a divisa, temos na zona da mata mineira:

 

Juiz de Fora: 31,2C

Coronel Pacheco: 32,2C

Muriaé: 34,0C

Barra/Riocentro hoje já bateu nos 39,6C 11 horas da matina e São Cristóvão foi a 38,4C. Pra piorar a situação, estamos sem luz no trabalho, coisa que está acontecendo todo dia pela tarde. Pelo menos temos 3 prédios próximos que podemos utilizar e pulei logo para outro que tenha luz.

 

Nossa! Sem luz, com um calor infernal desses deve ser muito terrível, amigo! Realmente, me ponho no teu lugar.

O verão este ano parecia interminável no sul e ainda parece interminável no Sudeste! Algo incrível! Ainda bem que aqui no RS a gente já nota mudanças no tempo, com noites mais fresquinhas, chuvinha durante o dia e vento mais agradável.

Abraços. :good2:

Link to comment
Share on other sites

PH , pra mim este ano temos dois grandes acontecimentos :

 

-Estação Tuias, que deverá estar entre as menores minimas do Pais..e agora de forma oficial.

 

Estimo mínimas entre 0,6 e 0,9°C mais frias que o Ilson em MP cavalares. Isso é claro sem interferência como nevoeiro, nebulosidade e vento. Um interferência desta "estragaria" a mínima mais que em Urupema onde foram registrados -7,4°C, mas que teve nebulosidade aquela madrugada e a temperatura disparou.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos e Mafili, realmente estas 3 cidades são comparáveis, mas retifico dois pontos:

 

1- SM sofre muito com o vento zonda, POA um pouco menos e Uruguaiana nunca. Isso traz muita diferença em dias de vento norte.

 

2- Porto Alegre tem um mega lago ao lado da cidade, as outras duas não.

 

 

O ideal seria pegar Uruguaiana, São Gabriel e Rio Pardo. Nao seria perfeito, mas melhora muito a comparação

 

Bruno,

 

Eu vejo como colocou o Carlos Campos. A questão central não é exatamente a comparação e sim o comportamento sinótico [coisa que eu gosto mas não é meu foco no momento].

 

Um exemplo: Quando Santa Maria sofre a máxima devido ao aquecimento adiabático certamente nos dias seguintes ouviremos que o vento norte [nordestão] estragou as mínimas.

 

Outro Exemplo: Uruguaiana e de modo geral a faixa oeste do RS são mais sensíveis às condições ENSO que Santa Maria e Porto Alegre.

 

Outro exemplo: Uruguaiana como a faixa extremo sul do RS me parece ter quatro estações ao longo do ano [seria um limite, quase forçando, com o clima temperado]

 

Além é claro que eu tenho longas séries históricas das tres estações fato que para quem gosta de apresentar gráfico e dados ajuda e muito.

 

É isso.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos e Mafili, realmente estas 3 cidades são comparáveis, mas retifico dois pontos:

 

1- SM sofre muito com o vento zonda, POA um pouco menos e Uruguaiana nunca. Isso traz muita diferença em dias de vento norte.

 

2- Porto Alegre tem um mega lago ao lado da cidade, as outras duas não.

 

 

O ideal seria pegar Uruguaiana, São Gabriel e Rio Pardo. Nao seria perfeito, mas melhora muito a comparação

Sim.. Melhora muito.

(no mapa q falei era tratado principalmente do deslocamento das massas de ar e pressão atmosférica)

Link to comment
Share on other sites

Tiagoencd as temperaturas das estações do Alerta-Rio dispararam final da manhã, mas o vento mudou de direção, Guaratiba, Barra as temperaturas caíram bem, a máxima de hoje já foi registrada, depois de 16 horas o Alerta-Rio divulga em qual estação foi a máxima de hoje.

Sim, mas São Cristóvão continua na casa dos 35 agora a tarde, Alto da Boa Vista está com 34,5C! Na Zona Oeste que deu uma refrescada, pelo radar parece ter alguma coisa chegando por lá já.

Link to comment
Share on other sites

Agora o céu se encobriu totalmente de nuvens Altostratus, o que pode gerar certa confusão quando

olhamos o satélite, fazendo-nos crer que se trata de chuva forte. Ledo engano, pois esta nuvem

não provoca chuva. Desta forma, seguimos implorando por uma CB avançar e trazer a água, pois

o calor de hoje foi realmente forte, viu? A sensação bateu nos 36,7ºC devido à umidade. Vem logo

e traz a mudança, frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Já se verifica um claro indício da aproximação da massa de ar frio continental.

No Uruguai, todas as localidades apresentam ventos soprando de SW, com intensidades variando de 20 à 40 km/h e temperaturas na faixa dos 19°C.

Aki no Paraná os ventos sopram do oeste à SW, fracos/moderados. As chuvas se afastam para E/NE e não há registro de temperaturas elevadas em nenhuma localidade.

Tempo nublado com chuviscos em Curitiba. Ventos de NW moderados e 20°C.

Choveu mto forte ao meio-dia.

O mapa mostra uma área de mau tempo atuando entre o Paraná e SP.

Há pouco, conferi a previsão para Curitiba no wunderground e apontava mínima de 9°C durante a noite de sábado...

cs4Kira10_17.jpg.73ff7d0444200c6ad79ffa05a76878f1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estaçao INMET de Maria da Fé parece que fica em baixada , mais na verdade esta em encosta/topo.

JXDCHyv.jpg

Nossa, dá até gosto de ver.

A estação toda pintadinha, grama aparada.

Na última vez que passei no Mirante (Fica a 3 km daqui, mais próxima do centro), há uns 3 meses, a grama estava bem alta, abrigo precisando de reparos, com algumas tabuinhas da veneziana externa faltando, necessitando pintura... :negative:

 

------

Aqui em Sampa, depois de sol, nuvens médias (Altocumulus) e altas (Cirrus, cirrocumulos) pela manhã, vamos indo de céu praticamente nublado agora.

O céu está escurecendo, áreas de chuva vindo.

 

Temos ventos de NO/NNO, com rajadas de 57 km/h em Congonhas e 46 km/h no Campo de Marte e em Cumbica.

 

Congonhas: 27°C

Cumbica: 28°C

 

Sensação de abafamento nos locais abrigados do vento.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre nem refrescou muito ainda!

Está até meio abafado em algumas partes da cidade. O termômetro da RBS marca 24,4°c.

Acho que na próxima madrugada que o vento sul entra de vez mesmo.

Abraços!

 

Exatamente isso que vai acontecer. O minuano vai dar o ar da graça pela madrugada,

fazendo a temperatura despencar. Agora, a madrugada e manhã de Domingo é que

serão mais frias aí em POA, com temperaturas na casa dos 10/12 graus.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

O último dia de verão climático está sendo de abafamento grande e ventos soprando de NO na capital paulista.

Os radares captam uma grande linha de chuva cortando o interior paulista e já está entrando na Grande SP. Só que no leste paulista há outras áreas de chuvas e uma delas atingiu aqui o Tatuapé trazendo chuva forte. Que venha mais chuva e que finalmente os ventos passem a soprar de sul!

Link to comment
Share on other sites

O último dia de verão climático...

 

Na minha opinião:

 

Verão Climático - Dez / Jan / Fev / Mar

 

Outono Climático - Abr

 

Inverno Climático - Mai / Jun / Jul / Ago / Set

 

Primavera Climática - Out / Nov

 

Noto, amigo Carlos, que em PORTO ALEGRE tem sido assim nos últimos anos (claro, com algumas excessões):

Verão climático - a partir de 15 ou 20/NOV - DEZ - JAN - FEB - MAR E INÍCIO DE ABRIL (ás vezes se estendendo até mais)

Outono climático - final de abril, maio (apesar do veranico de maio em alguns anos ser bem extenso) e inicio de junho

Inverno climático - a partir de 15 ou 20 junho até inicio de agosto (ano passado foi até final de agosto com muito frio ainda).

Primavera Climática - final de agosto/inicio de setembro até inicio de novembro.

Por isso que eu digo e muitos criticam e até me chamam de BURRINHO... Mas deixa estar...

Por mais frio que faça, o período dele é cada vez mais restrito. Ano passado até se estendeu bem e tivemos neve no final de agosto inclusive, com alguns frios rápidos ainda em setembro...

Mas frio, frio mesmo temos 1 mês e meio e olhe lá em 12 meses do ano. Frio extremo 10 ou 15 dias. Muito pouco!

Meu guarda roupa é mais de roupa de meia estação. Claro que tenho casacos pesados, até porque viajo para fora e preciso também, mas aqui em Porto Alegre são usados poucas vezes ao ano. Lembro que, o período de frio antigamente era maior, até podendo ter menos extremos, mas era maior e usávamos mais dias roupas de inverno.

O inverno de 1988 foi um exemplo disso. Bastante frio, quase constante. Fora muitos outros... Claro que houve excessões também. Mas... DE UM MODO GERAL, se sentia bem mais frio sim.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aqui as estações climáticas são assim:

 

Verão climático: Final de Novembro/Início de Dezembro até meados de Março/início de Abril;

Outono climático: meados de Abril até meados de Maio;

Inverno climático: meados de Maio até meados de Setembro;

Primavera climática: final de Setembro até final de Novembro.

 

Alguns períodos ficaram com lacunas, percebem? São as tais "transições" que o Caco tanto fala.

Este ano, por exemplo, a transição "verão-outono" começa amanhã. É claro que esta tal transição

pode ser facilmente entendida como "início do outono climático". Depende do seu ponto de vista!

 

No caso do Caco, a ideia de outono climático dele é quando as características de inverno já se

sobrepõe às do verão. No início do outono, é perfeitamente natural que as características de verão

ainda predominem. A isso ele dá o nome de "transição verão-outono", a qual eu acho bem interessante

e apoio.

Link to comment
Share on other sites

O último dia de verão climático...

 

Na minha opinião:

 

Verão Climático - Dez / Jan / Fev / Mar

 

Outono Climático - Abr

 

Inverno Climático - Mai / Jun / Jul / Ago / Set

 

Primavera Climática - Out / Nov

 

Noto, amigo Carlos, que em PORTO ALEGRE tem sido assim nos últimos anos (claro, com algumas excessões):

Verão climático - a partir de 15 ou 20/NOV - DEZ - JAN - FEB - MAR E INÍCIO DE ABRIL (ás vezes se estendendo até mais)

Outono climático - final de abril, maio (apesar do veranico de maio em alguns anos ser bem extenso) e inicio de junho

Inverno climático - a partir de 15 ou 20 junho até inicio de agosto (ano passado foi até final de agosto com muito frio ainda).

Primavera Climática - final de agosto/inicio de setembro até inicio de novembro.

Por isso que eu digo e muitos criticam e até me chamam de BURRINHO... Mas deixa estar...

Por mais frio que faça, o período dele é cada vez mais restrito. Ano passado até se estendeu bem e tivemos neve no final de agosto inclusive, com alguns frios rápidos ainda em setembro...

Mas frio, frio mesmo temos 1 mês e meio e olhe lá em 12 meses do ano. Frio extremo 10 ou 15 dias. Muito pouco!

Meu guarda roupa é mais de roupa de meia estação. Claro que tenho casacos pesados, até porque viajo para fora e preciso também, mas aqui em Porto Alegre são usados poucas vezes ao ano. Lembro que, o período de frio antigamente era maior, até podendo ter menos extremos, mas era maior e usávamos mais dias roupas de inverno.

O inverno de 1988 foi um exemplo disso. Bastante frio, quase constante. Fora muitos outros... Claro que houve excessões também. Mas... DE UM MODO GERAL, se sentia bem mais frio sim.

Abraços!

 

Metade de Março em diante o RS não está no Verão Climático, é mais fácil o Inverno se estender até 10 de Outubro que adentrar Abril a dentro o Verão. Não tenta forçar.

Link to comment
Share on other sites

Vitor VM: "

"Metade de Março em diante o RS não está no Verão Climático, é mais fácil o Inverno se estender até 10 de Outubro que adentrar Abril a dentro o Verão. Não tenta forçar."

VitorVMAltostratus Mensagens: 265Registrado em: Qui Mar 14, 2013 12:53 pmLocalização: Bagé-RS/Florianópolis-SC

 

VITOR VM,

Eu NÃO escrevi RIO GRANDE DO SUL na minha postagem, mas sim PORTO ALEGRE!

Se desaprendeu a ler, reaprenda novamente! Ainda há tempo...

Abraços!

:good2:

Link to comment
Share on other sites

.....Tuias brigará com ....

 

Tuias vai brigar com Fernando MAFILI

 

e em termos de estação se ela estiver corretamente instalada, for confiável, e operar corretamente vai brigar com a Base Aérea de Santa Maria.

 

Aliás, Santa Maria [inmet], é a estação chave para entender o RS

É o contrário ;é o Mafili que briga com Tuias...

Tá anotado, tu já fez umas "trocentas" comparações ridículas, bah quando penso q tu já errou tantos pênaltis, tu chega e bate pra fora de novo...S Maria x Soledade, água e vinho... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Vitor VM: "

"Metade de Março em diante o RS não está no Verão Climático, é mais fácil o Inverno se estender até 10 de Outubro que adentrar Abril a dentro o Verão. Não tenta forçar."

VitorVMAltostratus Mensagens: 265Registrado em: Qui Mar 14, 2013 12:53 pmLocalização: Bagé-RS/Florianópolis-SC

 

VITOR VM,

Eu NÃO escrevi RIO GRANDE DO SUL na minha postagem, mas sim PORTO ALEGRE!

Se desaprendeu a ler, reaprenda novamente! Ainda há tempo...

Abraços!

:good2:

 

E aonde Porto Alegre está ?? No RS ou No Pará ??

 

Ou só essa cidade que continua no Verão enquanto todo o Estado já está no Outono a um bom tempo ??

 

Aprenda Geografia enquanto ainda há tempo ...

Link to comment
Share on other sites

Aqui é mais ou menos assim:

 

Verão: (Nov), Dez, Jan, Fev, (Mar)

Outono: (Mar), Abr, (Mai)

Inverno: (Mai), Jun, Jul, Ago, (Set)

Primavera: (Set), Out, (Nov)

 

Os meses entre parênteses são os que costumam ser de transição, e podem pertencer a uma estação em um ano e a outra estação no ano seguinte.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa: No Brasil, um país onde não há o clima temperado continental, as 4 estações não

são aquelas bonitinhas de aproximadamente 3 meses cada uma. O inverno e o verão são as duas

estações mais longas por aqui.

 

Aliás, até mesmo nos climas temperados as estações climáticas não duram exatos 90 dias. Só mesmo

no sentido astronômico da coisa é que temos esta conta.

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu sigo a ideia adotada pelo colega Caco. Eu pelo menos acho que ela se encaixa perfeitamente, ou seja, temos o verão-outono que começará a partir de amanhã. Essa é uma época marcada por máximas mais baixas, porém ainda temos concentração de umidade no Brasil central (ainda há a termodinâmica).

 

Já o outono climático, é quando o ar seca de vez no interior do país e a partir daí temos sequência de até semanas sem cair um pingo de chuva nessas áreas (Se houver termodinâmica, é muito pouca) e as mínimas ficam mais baixas na madrugada. No ano passado começou no dia 14 de abril com a chegada daquela forte massa de ar frio. Antes dessa MP, sobrava umidade no sudeste e centro oeste, após a passagem dela, teve lugares que ficaram mais de 40 dias sem chover! Eu particularmente acho que quanto mais cedo começa o outono climático, pior é em relação a estiagem mais para frente! 2010 começou por volta de 08/04 e o que vimos foi uma situação tenebrosa a partir de agosto daquela ano, ou seja, muitas queimadas!

 

Verão Climático, é quando cessa as entradas de MPs mais fortes por aqui (as massas polares ficam bem mais fracas). Ano passado se iniciou a partir do dia 09/11 mais ou menos. Logo, no dia 11/11 o Mirante registrou a maior máxima daquela ano (se eu não me engano 34,4 graus).

Link to comment
Share on other sites

É Bem relativo o início ou térmico de uma Estação, 2012 por exemplo, mesmo com um Agosto tórrido, teve neve no Final de Setembro e frio forte em Março...Que deixa esse que está vindo no chinelinho.

 

Bueno, atualizando, O Ar polar vai começar a entrar pela Fronteira do Uruguay , em seguida aqui começa a bater o vento Minuano, no momento, ar pesado, sem movimentação.

 

webservice_dsa.map&mode=map&mapsize=699+664&layers=goes13ch1%20estados%20paises%20copyright2&mapext=-88.02+-46.5+-26.22+12.54

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.