Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fim de tarde muito agradável por aqui, com pouca nebulosidade e ventos constantes.

A máxima de hoje na estação automática do INMET da zona sul da cidade foi de 24,9ºC. Neste momento faz 23ºC.

Nossa, Zie!

 

Como isso foi acontecer?

 

Os planaltos estão bem mais kentes!

 

Abraços

 

Carlos,

 

A rodada 12z de hoje do modelo WRF, mostra que houve a entrada de um pouco de ar polar na costa do sudeste e parte do nordeste (Bahia). Por isso, a máxima baixa...

 

Abraços!

 

9GMfYJe.png

Link to comment
Share on other sites

Calor no NO e norte paulistas hoje (Automáticas INMET):

 

José Bonifácio: 36,7°C

Valparaíso: 36,6°C

Jales: 36,4°C

Barretos: 36,1°C

Ariranha: 35,4°C

Pradópolis: 35,4°C

Barra Bonita: 34,9°C

Lins: 34,7°C

Ituverava: 34,6°C

 

 

Noite quente em Sampa, temperaturas de 23 a 25°C nos 3 aeroportos.

Embora estejam na condição CAVOK, temos muitas nuvens médias ou altas por aqui.

Está difícil identificar à noite, com a interferência das luzes da cidade. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto, olhando de forma superficial, Novembro deve continuar com temperaturas abaixo da média num termo geral pelo CFS no Centro-Sul...

 

pri.gif

 

... Interessante a condição para anomalias negativas de Geopotencial em 700 sobre a América do Sul... O que pode indicar Cavados, Ciclones, empurrando ar frio ainda em novembro... Em compensação a mancha laranja pode ser o indicativo de algum tipo de bloqueio sobre o Sudeste e/ou Atlântico...

 

tizi.gif

 

... O que teoricamente barraria frentes frias sobre o sul de forma geral, o que pode explicar a previsão de chuva acima da média, e também um pouco das temperaturas abaixo da média.

 

kx2e.gif

 

Pelo Tupã de hoje (porque amanhã já pode mudar tudo), teriamos um novembro em SP entre Calorão e Friozão (pra essa época, obvio)... Que Beleza!

 

a8ji.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu crescem as chances de uma mínima próxima a zero ou menos no amanhecer de segunda. Fico com um pé atrás se a irradiação não será atrapalhada pelo vento, por conta de uma baixa na costa. Terça também podemos ter mínimas de um digito pela serra.

 

Belo frio para quase novembro.

 

Desculpe Caio, mas vou aproveitar a oportunidade: Em Gramado agora 15°C no centro. No Snowland Gramado, -3°C.

Vejam o vídeo de sexta à noite:

Link to comment
Share on other sites

Re: Monitoramento e Previsão Brasil - Setembro2013

Mensagempor Gamboa » Dom Set 01, 2013 12:33 pm

 

Teremos de 4 a 7 incursões perceptíveis de massas polares.

 

Umas duas ou tres serão significativas no decorrer da primavera [sON]

 

Tres janelas de neve para São Joaquim.

 

E duas a cinco mínimas sub 10 para a cidade de Sã Paulo

 

ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO

 

===============

 

Aquilo que é frio em SÃO JOAQUIM é era GLACIAL em SÃO PAULO

 

ABRAÇOS.

:heat:

 

Não vejo discordância alguma. Aliás, embora não gostes de frio, és muito, MAS MUITO, mais otimista que eu. Colocar todas estas incursões polares PERCEPTÍVEIS até novembro, é algo que vindo de ti me anima. Embora, no mês de meu aniversário, novembro, são registradas as temperaturas mais altas do ano, no RS. Costumeiramente, o sol arde por aqui.

Minha colocação se deve a observações. Infelizmente, não tenho toda a estatística de anos anteriores em gráficos, para largar no loquidificador e tirar uma resultante. Olho pelos índices imediatos que me são mostrados: AAO, ENSO, temperatura do oceano Atlântico na costa do Sul, temperatura baixa na região nino que influencia muito nosso clima sulista(talvez não caiba para SP). Boletim do CPTEC:

 

PERSISTEM ÁGUAS ANOMALAMENTE FRIAS NO SETOR LESTE DO PACÍFICO EQUATORIAL

 

..... No decorrer do trimestre SON/2013, a previsão indica temperaturas dentro da normalidade para o centro-sul do Brasil e entre normal a acima da normal climatológica para as demais áreas do País. Ressalta-se que ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio mais intensas no início deste trimestre, podendo favorecer o acentuado declínio das temperaturas no centro-sul do Brasil.

 

 

Tres janelas de neve para São Joca, buenas. Tens acertado muito, na última incursão lembro bem de tua observação "as bordas da serra...", realmente, vi tua análise e tenho observado esse deslocamento da MP ao se deslocar sobre a serra, sofrendo toda a ação orográfica, incursionando o ar frio e chegada brusca desse ar e depois seu escorrimento para as baixadas. Não, não vou duvidar de tuas previsões.

 

O que vejo é o que vejo. Não posso descondirar uma estatística. Parece haver uma média de incursões, 6 ou 7. Mas, há anos em que há mais.

 

=================================

 

Gamboa,

 

Fazendo um pit stop,

 

SET/OUT até o momento;

 

SÃO PAULO + 0,2ºC

PORTO ALEGRE +0,6ºC

81/10

 

O Atlântico aqueceu muito e rápido ao largo do centro-sul

Veja as anomalias no oceano a 60S, [tudo azul]

Rodolfo, mais interessante as tuas considerações que o próprio CFS.

 

117rdi8.gif

 

25z2jh5.gif

Link to comment
Share on other sites

A rodada da 00Z do GFS manteve a mancha azul de temperatura para a região de São Joaquim no amanhecer de terça, indicando temperatura próxima ou abaixo de zero.

 

wxNpmaT.jpg

 

Pelo modelo a temperatura estará semelhante a do topo dos Andes e Antártida. Frio localizado que pode trazer prejuízos a algumas culturas se este patamar for atingido.

Link to comment
Share on other sites

Chuva hoje? :negative:

Pelo menos essa não é minha expectativa, as previsões apontam possibilidade de pancadas de chuva nesta tarde, o tempo teria que mudar radicalmente afinal céu completamente azul, já o calor, esse sim está intenso logo cedo, são 09:40 e a temperatura já está em 28.5°C :heat:

Link to comment
Share on other sites

Realmente, o que escrevemos é mais forte que a espada. Mafili, buscaste o post que coloquei há meses. Realmente, se confirmou a temperatura mais baixa no sul. Há alterações no Atlantico, está mais aquecido agora(exatamente ao lado do RS). Mas, seria normal para esta época? É o mesmo que o gelo na Antartica, diminui consideravelmente nesta época, fruto da insolação maior e forte. O fato é que este ano estamos tempo temperaturas mais amenas.

Quanto ao fato de Porto Alegre ser mais aquecida que SP no período que sucede o inverno, é um fato. Já presenciei isso quando estive em Sampa no mes de novembro. Há uns 30 anos atrás. Quando tive que puxar um cobertor. Senão me engano era novembro ou final de outubro, lá nos idos de 1983. Na Região de S.Bernardo do Campo. Num congresso da UNE(ainda existia esquerda naquela época...nada de Black Blocks, recém o Aldo Rebelo saía da presidencia da Une)

Marcos, boa esta tua colocação de temperaturas dos últimos outubros e novembros.

 

Estamos tendo, DE FATO, um resfriamento na região sul?

 

Ora, nosso verão já está batendo às nossoas portas e ainda estamos experimentando dias relativamente frios.

 

Algo acontece na atmosfera!

 

Dia parcialmente nublado e relativamente fresco na cidade Sorriso(um pouco cariado)

 

abraços primaveris e amenos!

 

Bom para caminhar...esse horário de verão!

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o ETA projetando mais de 30°C para o litoral paulista amanhã. Típico de pré-frontal. O Cosmo que também é um modelo de mesoescala não mostra isso. Veremos quem acerta.

 

Na madrugada a temperatura disparou aqui na Praia Grande, hoje amanheceu quente, pré frontariando.

 

Agora nublando mas continua quente e abafado, meu termômetro em casa e eu no escritório, praia totalmente delicia. ( TO TRISTE ).

 

:cray:

Link to comment
Share on other sites

Madrugada muito abafada aqui em Matão, com mínima de 21,6°C. Na Cambuhy a mínima foi de absurdos 23,0°C! Como já disse aqui antes, quando a mínima é muito alta a chance é enorme de vir algo para neutralizá-la, e hoje tem previsão de chuva.

 

No momento, 29,1°C e céu com muitas nuvens.

Vini espero que chova ai...Aqui também tive minima alta, por aqui foi de 22.3°C, porém agora já tenho exatos 32.0°C :heat: e o pior praticamente não há nuvens no céu a chance de chuva hoje vai diminuindo..

Link to comment
Share on other sites

TEMPOS INTERESSANTES

 

8z448h.png

 

e uma taxa de aumento incrível...vamos deixar para o futuro essa coisa de taxa.

Tomei um susto quando vi esse gráfico, hehe. Mas aí que vi que se trata do mês de outubro.

 

Realmente, na comparação dos últimos 20 anos com os 30 anos precedentes, a primavera esquentou. Mas o miolo do inverno esfriou. No quadro da média anual, o aquecimento é muito pequeno, quase nulo. Foram +0,2° na normal 91/10 em comparação com a normal 61/90.

 

Hoje um dia muito agradável. Agora faz 23,9° com 55%. A mínima foi 16,0°.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

TEMPOS INTERESSANTES

 

8z448h.png

 

e uma taxa de aumento incrível...vamos deixar para o futuro essa coisa de taxa.

Tomei um susto quando vi esse gráfico, hehe. Mas aí que vi que se trata do mês de outubro.

 

Realmente, na comparação dos últimos 20 anos com os 30 anos precedentes, a primavera esquentou. Mas o miolo do inverno esfriou. No quadro da média anual, o aquecimento é muito pequeno, quase nulo. Foram +0,2° na normal 91/10 em comparação com a normal 61/90.

 

Hoje um dia muito agradável. Agora faz 23,9° com 55%. A mínima foi 16,0°.

 

Abraços climáticos!

 

Obrigado, Marcos.

 

Outubro tem um comportamento extraordinário tanto em São Paulo como Porto Alegre em qualquer série desde 1931.

 

O miolo inverno, bem.....aproveitando este período para arrumar os dados.

 

===========

Rodolfo, os oceanos são caprichosos em relação a São Paulo,

 

principalmente em novembro.

 

Se a condição de Niño3.4 em outubro "apenas" atrasa ou adianta a estação chuvosa.

 

Novembro oferece muitas possibilidades para aprendizado em teleconexões [afinal; nenhum modelo ou a própria ciência tem as explicações necessárias]

 

As condições do Atlântico Sul não são "estáveis" por períodos prolongados.

 

E por "coincidência" na "mancha vermelha" da correlação no mapa abaixo [oceano] também ocorre quase sobreposta a outra "mancha vermelha" da temperatura global por satélite.

 

Sei que ficou confuso este último parágrafo...paciência....Talvez seja interessante ou apenas mais um lixo.

 

Abraços

 

2ektcex.png

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve noite e madrugada abafadas (Felizmente ainda não tanto dentro de casa...).

O Mirante teve 21,5°C de mínima hoje e o IAG (Por enquanto) 21,4°C.

 

Choveu rápido na madrugada e o dia amanheceu com muitas nuvens.

Depois, tivemos bons períodos de sol, sempre com nuvens médias e altas.

 

No final da manhã e agora no início da tarde, novas pancadas de chuva acontecem em diversas áreas da cidade.

A automática do Mirante, que bateu nos 28,5°C (No período de sol), registrava 22,9°C agora às 13h (Verão).

Congonhas, que chegou nos 28°C, registrava 24°C às 13h.

 

No aeroporto de Guarulhos (Cumbica) ainda não há registro de chuvas, com 28°C.

Mas a nebulosidade já aumentou bem por lá.

 

Aqui no meu bairro, vamos tendo uma pancada de chuva fraca, sem trovões nem raios mas com rajadas de vento moderadas.

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Mafili, como já havia dito antes, a primavera foi o único período do ano que sofreu e um grande aquecimento nos últimos anos/décadas em POA. Isso, sim, é perceptível por aqui. Nos últimos 10 anos tivemos episódios de calor muito intenso na primavera. Quando falo em intenso, falo de um período de calor razoavelmente longo com máximas acima de 35C. Tivemos isso em 2004 (setembro), 2005 (novembro), 2007 (setembro), 2009 (outubro e novembro), 2013 (setembro), enfim, esses são os episódios que me lembro.

Link to comment
Share on other sites

Esta ventando demais aqui no Rio de Janeiro

Fazia tempo que não via uma ventania assim

Ja destelhou algumas casas aqui perto, hoje foi um dia muito quente e concerteza este calor vai fortalecer esta frente fria que está chegando ao Estado

Teremos muita chuva, pedir a Deus para que não tenhamos tragédias

Link to comment
Share on other sites

Madrugada muito abafada aqui em Matão, com mínima de 21,6°C. Na Cambuhy a mínima foi de absurdos 23,0°C! Como já disse aqui antes, quando a mínima é muito alta a chance é enorme de vir algo para neutralizá-la, e hoje tem previsão de chuva.

 

No momento, 29,1°C e céu com muitas nuvens.

 

35,4°C aqui em Matão. Está horrível!

 

Ansioso para ver algo enorme para """neutralizá-la"""".

 

TEMPOS INTERESSANTES

==============

Marcos e Mafili, como já havia dito antes, a primavera foi o único período do ano que sofreu e um grande aquecimento nos últimos anos/décadas em POA. Isso, sim, é perceptível por aqui. Nos últimos 10 anos tivemos episódios de calor muito intenso na primavera. Quando falo em intenso, falo de um período de calor razoavelmente longo com máximas acima de 35C. Tivemos isso em 2004 (setembro), 2005 (novembro), 2007 (setembro), 2009 (outubro e novembro), 2013 (setembro), enfim, esses são os episódios que me lembro.

 

6nvzit.png

Link to comment
Share on other sites

 

Ansioso para ver algo enorme para """neutralizá-la"""".

 

:roll:

 

Mínima muito alta aqui geralmente é sinal de chuva à tarde ou à noite... e por consequência uma quebra do valor registrado pela manhã. Tirando ondas de calor, são raras as exceções a essa regra.

 

As exceções são perniciosas pois, escondem as regras.

 

Vini este é o problema do centro-sul [todo centro-sul em qualquer época do ano....para quem torce para temperaturas abaixo da média...como é natural a média pressupõe valores acima e valores abaixo].

 

A pré-frontal não falha....bom...isto faz parte da climatologia....

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Ansioso para ver algo enorme para """neutralizá-la"""".

 

:roll:

 

Mínima muito alta aqui geralmente é sinal de chuva à tarde ou à noite... e por consequência uma quebra do valor registrado pela manhã. Tirando ondas de calor, são raras as exceções a essa regra.

Calorão ai em Vini.. aqui tenho 33.4°C, mais não tenho expectativa nenhuma de chuva por aqui, alias já vejo muitos reclamando de mais uma frente fria que quando passa por aqui deixa chuvas irregulares, a unica que trouxe chuvas mais regulares foram no inicio do mês, tem cidades aqui do lado com pouco mais de 50 mm neste mês...

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve noite e madrugada abafadas (Felizmente ainda não tanto dentro de casa...).

O Mirante teve 21,5°C de mínima hoje e o IAG (Por enquanto) 21,4°C.

Mínimas já superadas.

A automática do Mirante registrava 17,7°C às 19h e o IAG 17,2°C às 18h (Ainda não atualizou).

 

Como comentado pelo Thiago, a temperatura despencou em Sampa durante a tarde.

Lembrando que, durante a manhã, o Mirante teve 28,4°C de máxima e o IAG 27,9°C.

 

Temos céu encoberto e ventos de SSE/S com rajadas de até 37 km/h na automática do Mirante.

 

As chuvas de hoje não foram grande coisa na cidade, acumulando de 0 a 8,2 mm (SAISP e CGE).

A automática do Mirante somou 1,0 mm e a de Barueri 0,2 mm.

O destaque foi para o posto do SAISP no Riacho Grande, São Bernardo do Campo, que somou 26,4 mm.

Link to comment
Share on other sites

Por aki, mínima tbm já superada!

Durante a manhã, mínima desceu à 17,4°C.

Máxima de hj 25,1°C e no momento, 14,4°C.

Os ventos sopraram de SW/S moderados, até o meio da tarde, qdo à partir de então rondaram para SE e ESE.

Com a atuação dos ventos oceânicos (ESE), muita umidade se infiltrou sobre o planalto leste paranaense e antes mesmo do entardecer as nuvens baixas já envolviam toda a Serra do Mar e consequentemente avançavam pelo planalto.

URA em 93%,

1015 hPa,

céu nublado.

 

Na imagem, pôr-do-sol visto de Piraquara, com nuvens baixas avançando para W/NW...

5a4e89544bba8_2013-10-2719_14_13.jpg.b9272e1615a2ddc23d946a1d34e0e825.jpg

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve noite e madrugada abafadas (Felizmente ainda não tanto dentro de casa...).

O Mirante teve 21,5°C de mínima hoje e o IAG (Por enquanto) 21,4°C.

Mínimas já superadas.

A automática do Mirante registrava 17,7°C às 19h e o IAG 17,2°C às 18h (Ainda não atualizou).

 

Como comentado pelo Thiago, a temperatura despencou em Sampa durante a tarde.

Lembrando que, durante a manhã, o Mirante teve 28,4°C de máxima e o IAG 27,9°C.

 

Temos céu encoberto e ventos de SSE/S com rajadas de até 37 km/h na automática do Mirante.

 

As chuvas de hoje não foram grande coisa na cidade, acumulando de 0 a 8,2 mm (SAISP e CGE).

A automática do Mirante somou 1,0 mm e a de Barueri 0,2 mm.

O destaque foi para o posto do SAISP no Riacho Grande, São Bernardo do Campo, que somou 26,4 mm.

 

 

Pois é, o acumulado aqui no Assunção foi de 10,9 mm, superando a média de chuvas de Sampa. Infelizmente o saldo foi muito negativo após a chuva aqui. Um raio pegou em cheio o transformador da rua, e perdi meu computador, o que faz papel de controle da estação. Amanhã devera ser arrumado, mas enquanto isso vou de notebook pra escrever aqui.

 

Agora tenho baixos 15,7 graus, sensação é de frio na rua.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé muito calor a tarde, passando de 33ºC, no momento nem sinal de chuva, apesar dos relâmpagos a sudoeste daqui na região de Cataguases - MG por volta de 20 h 20 min.

 

Não consigo pesquisar o link de dados das automáticas do INMET, somente a temperatura atual da estação, o link gráficos com temperaturas e acúmulo de chuvas mensais funciona normalmente, o link com a foto de cada estação funciona também, mas quando clico no link dados,para pesquisar alguma estação fica uma página em branco que não finaliza nunca.

 

Alguém está tendo este problema de acesso as automáticas do INMET ?

Link to comment
Share on other sites

Irmãos,

 

O dia foi bem quente, conforme o esperado. Contudo, por volta das 18h, começou a grande

mudança. Os ventos fortes de sudoeste começaram e agora segue com ventania e temperatura

em queda. A pressão também sobe rápido. É a chegada do ar polar!

 

Ar polar que permanecerá influenciando o SE ao longo de toda a semana.

Link to comment
Share on other sites

Não consigo pesquisar o link de dados das automáticas do INMET, somente a temperatura atual da estação, o link gráficos com temperaturas e acúmulo de chuvas mensais funciona normalmente, o link com a foto de cada estação funciona também, mas quando clico no link dados,para pesquisar alguma estação fica uma página em branco que não finaliza nunca.

 

Alguém está tendo este problema de acesso as automáticas do INMET ?

Para mim está normal.

 

Não conheço muito disso mas já aconteceu de eu e muita gente não conseguirmos acessar o CPTEC por dias, enquanto outros acessavam normalmente.

Aí, alguém explicou que podia ser problema no servidor.

 

Também já vi acontecer o oposto.

Eu e mais gente acessávamos o INMET normalmente, enquanto outros não conseguiam.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé muito calor a tarde, passando de 33ºC, no momento nem sinal de chuva, apesar dos relâmpagos a sudoeste daqui na região de Cataguases - MG por volta de 20 h 20 min.

 

Não consigo pesquisar o link de dados das automáticas do INMET, somente a temperatura atual da estação, o link gráficos com temperaturas e acúmulo de chuvas mensais funciona normalmente, o link com a foto de cada estação funciona também, mas quando clico no link dados,para pesquisar alguma estação fica uma página em branco que não finaliza nunca.

 

Alguém está tendo este problema de acesso as automáticas do INMET ?

Também estou com esse problema.

 

EDIT: Consegui agora, tenta por aqui: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, Na minha opinião as análises do CFS [ SSTa e T2m] não são coerentes com as minhas observações.

Porém, no gráfico que vc postou com a anomalia da espessura em 700 mb [ interessantemente mais confiável que a mesma """previsão"""no inverno].

Aqui tenho que levar em consideração a tua análise de possíveis ciclogênesis . [muito boa]

Talvez durante a semana tenhamos algumas ideias ou colaborações,

Essas considerações são exclusivamente para a cidade de São Paulo.

ABRAÇOS

 

 

 

2ektcex.png

 

pri.gif

 

20gim9v.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Laje do Muriaé muito calor a tarde, passando de 33ºC, no momento nem sinal de chuva, apesar dos relâmpagos a sudoeste daqui na região de Cataguases - MG por volta de 20 h 20 min.

 

Não consigo pesquisar o link de dados das automáticas do INMET, somente a temperatura atual da estação, o link gráficos com temperaturas e acúmulo de chuvas mensais funciona normalmente, o link com a foto de cada estação funciona também, mas quando clico no link dados,para pesquisar alguma estação fica uma página em branco que não finaliza nunca.

 

Alguém está tendo este problema de acesso as automáticas do INMET ?

Também estou com esse problema.

 

EDIT: Consegui agora, tenta por aqui: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas

 

Também estou com o mesmo problema...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.