Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Domingo tivemos uma boa pancada de chuva em Goiânia, ontem não choveu e hoje Goiânia amanheceu com muiiiiiiiiiiita chuva. No momento chuva fraca com trovoadas e 19ºC. Passamos relativamente incólomes pelo inferno de setembro (mês mais quente) e de agora em diante com as chuvas as coisas tendem a normalidade.

Abraços goianienses

Link to comment
Share on other sites

Europeu apostando num forte resfriamento para SP a partir de sexta-feira. Eu não meço as palavras para esse evento, e se vier o projetado pelo modelo será algo excepcional em se tratando de OUTUBRO. Mínimas entre 5 e 9°C em grande parte do território paulista no domingo e máximas muito baixas ao longo da próxima semana, confirmando as previsões de um início frio pelo CFS.

 

Mesmo com chuva Viny ? Alias parabens pela reanalise

Link to comment
Share on other sites

Valeu Will!

Então, sabado e domingo seriam secos, com a volta da chuva na segunda-feira. Isso ainda com ar frio por aqui, trazendo máximas baixas. Primeiro virão as mínimas baixas e depois as máximas baixas.

 

 

Oh yeah , isso mesmo que tinha pensado , nada mal entao o que vier é lucro aguardemos

 

Ta longe de termos aqueles 200mm acumulados nos ultimos 4 dias nao chegou a 25mm ainda

Link to comment
Share on other sites

Vai se desenhando um outubro de anomalia negativa para Porto Alegre. Simplesmente não tem calorão algum previsto. Ao contrário, GFS indica chance de mais onda de frio pelo meio do mês. Ainda que não seja uma forte massa de ar polar, vai nos deixar bem "refrescados". A primeira quinzena está garantida. Tudo indica que a segunda não será tão diferente.

 

-1,0C é uma possibilidade! E o pessoal desesperado pra ir a praia depois desse inverno! Só lá pro feriado de 15 de novembro!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Europeu apostando num forte resfriamento para SP a partir de sexta-feira. Eu não meço as palavras para esse evento, e se vier o projetado pelo modelo será algo excepcional em se tratando de OUTUBRO. Mínimas entre 5 e 9°C em grande parte do território paulista no domingo e máximas muito baixas ao longo da próxima semana, confirmando as previsões de um início frio pelo CFS.

 

Estou impressionado com as projeções, Vini. O modelo chega a colocar a isoterma

de 4C-8C em 850hpa beliscando em minha região para semana que vem, o que é

significativo para a época. Além disso, muita chuva e nebulosidade junto, com

temperaturas MÁXIMAS entre 14/15 graus de Segunda até Quinta. É mole???

Link to comment
Share on other sites

Vai se desenhando um outubro de anomalia negativa para Porto Alegre. Simplesmente não tem calorão algum previsto. Ao contrário, GFS indica chance de mais onda de frio pelo meio do mês. Ainda que não seja uma forte massa de ar polar, vai nos deixar bem "refrescados". A primeira quinzena está garantida. Tudo indica que a segunda não será tão diferente.

 

-1,0C é uma possibilidade! E o pessoal desesperado pra ir a praia depois desse inverno! Só lá pro feriado de 15 de novembro!! :mosking:

Estou REALMENTE torcendo para repetirmos o padrão de 2011, quando o verão climático por aqui só deu as caras depois do Ano Novo. Não ficaria nem um pouco triste. Pelo contrário: soltaria foguete.

 

Hoje tive mínima de 14,9°. Mas foi uma manhã nublada e ventosa, tendo sol só no meio do período. Agora faz 23,2° com 55% e venta de OSO a 8,7 km/h. Bem ensolarado. O vento dá uma boa sensação de frescor.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Renan se eu fosse um girino e estivesse confiando nos modelos pra poder viram um sapo essa semana eu tava lascado

 

Cade aquele chuvarada toda prevista ???

 

Aqui também não choveu!

 

Hoje o sol maléfico voltou a aparecer entre poucas nuvens. :negative:

 

Neste momento faz abafados 24,8ºC na estação automática do INMET aqui na zona sul da cidade. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Renan se eu fosse um girino e estivesse confiando nos modelos pra poder viram um sapo essa semana eu tava lascado

 

Cade aquele chuvarada toda prevista ???

 

 

Fiquei imaginando o Girino dando um jeito de assistir a previsão do tempo na tv, ou ainda mais, em seu aparelho sapone5 vendo os modelos.

 

kkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Máxima chegou em 32.3C aqui em casa.

Agora faz 31.5C (sensação horrível de abafamento)! :hysteric:

Sds.,

 

Ô cidade quente essa Itatiaia, heim? :laugh:

Brincadeirinha! No inverno percebo um quase empate entre aí e JF, porém no calor é notório que aqui é

mais fresco. ENtretanto, existem cidades na região bem mais quentes que aí, como é o caso de

Além Paraíba ou Sapucaia.

Link to comment
Share on other sites

Temos nessa tarde sol entre muitas nuvens na capital paulista.

As nuvens presentes são as seguintes: Estratos cúmulos e cirrus cúmulos.

Fiquei surpreso ao ver a matéria da Climatempo comentando de que no litoral paulista o céu estava aberto enquanto no interior as nuvens predominavam bastante (o Willian mais cedo até postou a foto do satélite visível mostrando isso).

 

Temos no momento 21 graus na Penha (CGE), após a máxima ter chegado aos 26 graus. O radar de São Roque não mostra nenhuma área de chuva próxima da Grande SP no momento.

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Vale, é a região mais quente do estado nesse momento.Estou com quentes e abafados 28,1°C agora.

:heat: :negative:

Como já comentado pelo Daniel, aqui em Sampa tivemos um dia de sol, sempre com boa quantidade de nuvens.

 

Mirante: 17,4°C / 25,3°C

IAG: 16,5°C / 25,8°C

 

Mas essas máximas são enganosas.

Havia uma boa sensação de abafamento para quem estava nas ruas.

A umidade não baixou de 51% na automática do Mirante, ficando acima de 60% na maior parte do dia.

 

Chuva durante o dia... Nem sinal. :sad:

 

Agora, céu encoberto, 17 a 19°C nos 3 aeroportos.

Link to comment
Share on other sites

Belo trabalho do baziano Lizandro no Simepar! O tempo as vezes dá um nó nos meteorologistas.

 

20131001_2.jpg

 

As condições meteorológicas mudaram rapidamente e, consequentemente, os prognósticos para o Paraná não foram corretos em parte da tarde e nesta noite desta terça-feira em várias regiões do Estado. Na imagem de satélite ressaltamos as condições determinantes para esta "virada" do tempo nas regiões paranaenses. As linhas indicam o sentido e a direção dos ventos em altitude, mais especificamente no nível de 700 hPa (na média troposfera). Esse escoamento de noroeste contribui para o ingresso de ar quente e úmido a partir do oeste/noroeste do Paraná e provocou a formação de nuvens de chuva e áreas de instabilidade hoje. Condição que a grande maioria dos modelos numéricos de previsão do tempo não simulavam para esta terça-feira, e sim para os próximos dias.

 

A partir desta mudança repentina, a previsão do tempo se altera de forma abrangente para o estado do Paraná na quarta-feira; isto é, sai a condição de estabilidade e o tempo passa a ficar muito instável em todo o Estado. São previstas pancadas de chuva e trovoadas em praticamente todas as regiões, não se descarta a ocorrência de ventos fortes e, de forma localizada, queda de granizo. Além disso, destacamos que alguns setores podem ter acumulado expressivo de chuva até a sexta-feira.

 

http://www.simepar.br/

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.