Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Ler, ver, escutar, pensar e aprender. Só desde o conhecimento e a elaboração do pensamento podemos avançar. Sempre há que ter uma dúvida, a que nos obrigue a pensar e a aprender, a que nos permita avançar.

 

Praia Grande nublado e ventando, deve chover até o final da tarde, apesar de nublado e ventando, abafado.

 

Olha Troyano...em algum agente social, coisa ou pessoa, as analogias disparam e os rótulos encadeiam-se, automaticamente, numa confusão de rótulos que, para o esquerdista, soam idênticos: burguês, capitalista, imperialista, machista, positivista, iluminista, racista, etc. sendo tais as propriedades do estereótipo do dominante perverso, estereótipo que fornece os rótulos como armas simbólicos a serem mobilizadas p/ deslegitimar e difamar os inimigos; articulando a estes rótulos todos os adjetivos negativos possíveis.

 

Minima de 20 no Riacho hoje..vem mais chuva!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Olha Troyano...em algum agente social, coisa ou pessoa, as analogias disparam e os rótulos encadeiam-se, automaticamente, numa confusão de rótulos que, para o esquerdista, soam idênticos: burguês, capitalista, imperialista, machista, positivista, iluminista, racista, etc. sendo tais as propriedades do estereótipo do dominante perverso, estereótipo que fornece os rótulos como armas simbólicos a serem mobilizadas p/ deslegitimar e difamar os inimigos; articulando a estes rótulos todos os adjetivos negativos possíveis.

 

Minima de 20 no Riacho hoje..vem mais chuva!!

 

Prosopopeia flácida para acalentar bovinos.

 

A chuva deve chegar no final da tarde ou começo da noite ( que ainda é tarde no horário de verão ).

Link to comment
Share on other sites

Pessoal tá cada vez mais maluco aqui no BAZ!!

Certamente este papo está atraindo vários interessados em meteorologia para participar!

 

Aqui em POA segue a "nhaca" de tempo com muita chuva e umidade.

 

Um abraço especial e solidário aos amigos Carlos Dias e Troyano.

 

Assim como o extinto Tópico do Futebol tambem atraia varios meteorologistas neste espaço à participar!

 

Deixo tambem um abraço especial e solidário ao meu amigo torales!!

Link to comment
Share on other sites

Olha Troyano...em algum agente social, coisa ou pessoa, as analogias disparam e os rótulos encadeiam-se, automaticamente, numa confusão de rótulos que, para o esquerdista, soam idênticos: burguês, capitalista, imperialista, machista, positivista, iluminista, racista, etc. sendo tais as propriedades do estereótipo do dominante perverso, estereótipo que fornece os rótulos como armas simbólicos a serem mobilizadas p/ deslegitimar e difamar os inimigos; articulando a estes rótulos todos os adjetivos negativos possíveis.
Eu só diria o seguinte: "O lado A generaliza e rotula o lado B, o lado B generaliza e rotula o lado A; e ambos cometem o mesmo erro". :prankster:

 

 

Aqui em Sampa estamos cozinhando... :heat:

 

Às 12h (11h solar),

Mirante: já bateu nos 29,0°C

Aeroportos: 29°C

Barueri (Aut.): já tocou nos 30,0°C

 

A convencional do Mirante registrou 21,3°C de mínima hoje.

Se não houver uma mudança radical até 22h (0h UTC), será a mínima mais alta desde 05 de março, quando a mínima foi 22,0°C.

Digna de nota a mínima de hoje na convencional de Curitiba: 20,2°C :shok:

 

Litoral sul paulista já está mudando: Iguape tem apenas 24,8°C.

 

Aqui vamos de sol, ventos NO e cirrus (Apenas).

Link to comment
Share on other sites

Eu só diria o seguinte: "O lado A generaliza e rotula o lado B, o lado B generaliza e rotula o lado A; e ambos cometem o mesmo erro". :prankster:

 

 

Aqui em Sampa estamos cozinhando... :heat:

 

Às 12h (11h solar),

Mirante: já bateu nos 29,0°C

Aeroportos: 29°C

Barueri (Aut.): já tocou nos 30,0°C

 

A convencional do Mirante registrou 21,3°C de mínima hoje.

Se não houver uma mudança radical até 22h (0h UTC), será a mínima mais alta desde 05 de março, quando a mínima foi 22,0°C.

Digna de nota a mínima de hoje na convencional de Curitiba: 20,2°C :shok:

 

Litoral sul paulista já está mudando: Iguape tem apenas 24,8°C.

 

Aqui vamos de sol, ventos NO e cirrus (Apenas).

 

Diria mais, o tempo por aqui já mudou por volta das oito da manhã, então o sol sumiu, mas continua sensação de abafamento, chuvas devem atingir a cidade em breve = próximas horas = ainda hoje.

 

abraços confusos.

Link to comment
Share on other sites

....Carlos Campos..........Mafili.....OUTUBRO 1955/2012

SÃO JOAQUIM

INMET:

 

29ymdtj.png

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

Voto na "F"!

As variações estão mais abruptas nas últimas duas décadas, Mafili...

 

F- ESTÁ MAIS ESCANDALOSA DE 1990 PRA CÁ

================================

 

Vou me ater um pouco no período 70/89.....considerando que o aquecimento global escandaloso começou midiaticamente em 1988.

 

Atenção para linha preta [linear trend]....este é o ponto.

24y8scn.png

=======================================

No visual até 2012, óbvio que NADA MUDOU, claro que se pegarmos trechos de anos próximos, a análise indicaria aumento / diminuição das temperaturas, mas a nivel de dados de vários anos, obviamente que NÃO HÁ INDICIO DE AQUECIMENTO MÉDIO!!!!

 

Artur, Charles Fields.

 

Deu um pouco de trabalho para gerar a série de anomalias.

 

Temos coisas interessantes para outubro em São Joaquim....

a- Ainda não usei filtros....observo uma série pouco ruidosa para as anomalias no período.

b- Apresenta uma linear trend negativa....isto significa que a temperatura esteve em queda no período....a uma taxa de -0,09ºC/ década.

 

29cnhad.png

 

Abraços

==================================================================

PS:

Creio sinceramente nas palavras do Fábio Torales.

Como disse Alexandre Aguiar para mim em 2009.....Certos temas não rolam no fórum.

O problema é que as minhas mensagens tendem a serem mais longas....ninguém lê.....se eu as torno curtas....certamente se tornam enigmáticas.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, qto as estações ...convencional e automatica de Maria da Fé , a estratégia cética generaliza e assenta-se tanto na igual força persuasiva, como na equipotência dos argumentos conflitantes e consequentemente nenhum deles fica sendo digno de fé. O conhecimento obscuro dessa universal controvérsia acaba nos tornando incapazes de escolher ou rejeitar qualquer opinião, induzindo-nos à total suspensão do juízo.

 

Entendo, a ideia não é resolver.

 

Apenas mudar o foco.

 

A normal para Maria da Fé.....80/2011 é 19,9ºC

A normal para São Paulo.....81/10 é 19,9ºC.

 

Enfim, ruim ou bom? Não sei...apenas são iguais.

 

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Aqui em Sampa estamos cozinhando... :heat:

 

Às 12h (11h solar),

Mirante: já bateu nos 29,0°C

Aeroportos: 29°C

Barueri (Aut.): já tocou nos 30,0°C

 

A convencional do Mirante registrou 21,3°C de mínima hoje.

Se não houver uma mudança radical até 22h (0h UTC), será a mínima mais alta desde 05 de março, quando a mínima foi 22,0°C.

Digna de nota a mínima de hoje na convencional de Curitiba: 20,2°C :shok:

 

Litoral sul paulista já está mudando: Iguape tem apenas 24,8°C.

 

Aqui vamos de sol, ventos NO e cirrus (Apenas).

 

Aldo, gosto muito das tuas mensagens! São sempre elucidativas e de fácil compreensão. :good2:

 

E Curitiba já deve ter sido atingida por chuva, pois a estação do Simepar acusava agora há pouco tempo 19,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

O PNI bateu 20,9 na ultima hora, segunda marca + alta da estação. Fico pensando qto que esta estação fará em fevereiro .....25..??

 

Só pra termos uma idéia , a estação no Morro da Igreja inaugurada em junho de 2007 chegou fazer 26,7 em 04 de fevereiro de 2010, sendo a marca + alta da estação.

Link to comment
Share on other sites

 

Artur, Charles Fields.

 

Deu um pouco de trabalho para gerar a série de anomalias.

 

Temos coisas interessantes para outubro em São Joaquim....

a- Ainda não usei filtros....observo uma série pouco ruidosa para as anomalias no período.

b- Apresenta uma linear trend negativa....isto significa que a temperatura esteve em queda no período....a uma taxa de -0,09ºC/ década.

 

29cnhad.png

 

PS:

 

Como disse Alexandre Aguiar para mim em 2009.....Certos temas não rolam no fórum.

O problema é que as minhas mensagens tendem a serem mais longas....ninguém lê.....se eu as torno curtas....certamente se tornam enigmáticas.

Sem kerer me intrometer em assuntos do passado (já ultrapassados, keiram ou não),

mas já me intrometendo:

Q assuntos "rolam"?

Estou aki há 1 ano e alguns dias e já li de tdo...

Ficamos hrs debatendo o q ocorre lá em Praia Grande?

Em MdF?

Em PoA ou em Ctba?

Q eu perceba, cada um posta as condições da sua localidade e salvo 1 ou 2 comentários, o assunto morre...

Infelizmente é assim!

Qto às tuas postagens: excelentes!

Qto ao gráfico das anomalias: vire-o de cabeça pra baixo e observe q da no msmo...

Abraços entediados!

Link to comment
Share on other sites

Não caiu uma gota de Chuva no centro de Ctba até o momento!

Temos céu nublado e mto ar oceânico...

Refrescou logo pela manhã e temos 19°C

 

Obrigado, Carlos Campos. Li no Simepar que breves pancadas foram registradas hoje ao meio dia...pelo jeito foram bem isoladas...

 

Abs.

Foram sim, Diego!

Confesso q foi decepcionante a espera...

Mas em termos de temperatura, excelente!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aldo, gosto muito das tuas mensagens! São sempre elucidativas e de fácil compreensão. :good2:
Obrigado. :good2:

 

 

Como disse Alexandre Aguiar para mim em 2009.....Certos temas não rolam no fórum.

O problema é que as minhas mensagens tendem a serem mais longas....ninguém lê.....se eu as torno curtas....certamente se tornam enigmáticas.

Sem kerer me intrometer em assuntos do passado (já ultrapassados, keiram ou não),

mas já me intrometendo:

Q assuntos "rolam"?

Estou aki há 1 ano e alguns dias e já li de tdo...

Ficamos hrs debatendo o q ocorre lá em Praia Grande?

Em MdF?

Em PoA ou em Ctba?

Q eu perceba, cada um posta as condições da sua localidade e salvo 1 ou 2 comentários, o assunto morre...

Infelizmente é assim!

Falo por mim: leio de quase tudo aqui (Menos discussões pessoais e/ou repetitivas).

Aprendo bastante.

 

Assim como o Torales (Se não me engano) disse que o fato de não postar não significa que não esteja acompanhando o fórum, eu digo que o fato de não opinar não significa que eu não acompanhe com interesse.

Simplesmente, em alguns assuntos, eu não tenho conhecimento suficiente para "palpitar".

 

Várias das poucas coisas que sei de meteorologia e clima, aprendi fuçando em livros (Em bibliotecas ou comprando, quando não muito caros :mosking: ) e na internet, em fóruns, etc.

Porém, confesso que certas coisas eu tenho dificuldades para achar informações sistemáticas.

Ou estão muito dispersas em vários locais ou estão num nível técnico para iniciados.

Aí, a gente começa a ler mas sempre falta algum pré-requisito de conhecimento básico para entender completamente. :sad:

 

Se eu ainda tivesse saco, era até capaz de prestar vestibular para Meteorologia.

Mas, quando penso em ficar "rachando" para vestibular nessa altura do campeonato, abandono a idéia... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

O PNI bateu 20,9 na ultima hora, segunda marca + alta da estação. Fico pensando qto que esta estação fará em fevereiro .....25..??

 

Só pra termos uma idéia , a estação no Morro da Igreja inaugurada em junho de 2007 chegou fazer 26,7 em 04 de fevereiro de 2010, sendo a marca + alta da estação.

 

Carlão, acho que não, talvez bata num 22 com sorte um dia ou outro...temos de levar em conta que o período de maior insolação fica sempre entre final de Outubro e final de Dezembro, vindo ai no meio o Solsticio de Verão. Quando chegamos em Fevereiro, apesar de ser um mês quente, a insolação além de diminuir, vem acompanhada de nuvens de chuva, então na verdade eu considero que os recordes da estação do PNI deverão rolar entre final de Outubro e Final de Novembro, que são periodos que temos mais horas de sol e menos nebulosidade. Em Dezembro, e dai pra frente, a chance de chover obviamente gerara maior cobertura de nuvens e em consequencia menor insolação.

 

Mas claro, só teremos certeza de saber quais os periodos de maior máxima quando, daqui a pelo menos 15 anos, pudermos comparar os dados e traçar o perfil de temperaturas do PNI. Ah, como eu gostaria de ver, nem que seja uma Davis Vue, lá no alto do morro da antena, com mais de 2600 metros de altitude...

Link to comment
Share on other sites

 

29cnhad.png

 

Qto ao gráfico das anomalias: vire-o de cabeça pra baixo e observe q da no msmo...

Abraços entediados!

 

Teu pedido é uma ordem.

 

Porém, dá para complicar um cadinho.

 

E se dá para complicar qual a razão para simplificar.

 

14tos5c.png

=============================

Aí, a gente começa a ler mas sempre falta algum pré-requisito de conhecimento básico para entender completamente. :sad:

 

Um grande amigo e orientador aluno de Max Planck, [lá em mil novecentos e guaraná com rolha] me dizia PERGUNTE.

 

Este é o grande segredo da acadêmia....Sempre tem alguém para perguntar.

 

Certa vez eu na sala de uma amigo....Chega um orientado dele e me pergunta....Fernando....Estou há seis meses tentando precipitar cloridrato de bupivacaína em tolueno.....Como casualmente seis meses antes eu havia precipitado enantato de flufenazina e mais casualmente ainda, o melhor sistema era 95% de tolueno e 5% metil isobutil cetona. Enfim....colaborando...aprendi muito.

 

Desculpe, semana passada eu tinha um problema com a formatação de um tipo especial de data no excel.....pedi ajuda ao fórum....não recebi uma única resposta.

 

Mas em compensação eu tinha uma dúvida da área total de gelo na Antártica....Mandei e-mails perguntado....para 4 centros internacionais de monitoramento de gelo nos polos....Felizmente os 4 responderam....Assim, hoje eu sei são 14.000.000 km^2 gelo continental, 1.500.000 km^2 de plataformas, de 1.500.000 a 2.500.000 km^2 de gelo residual e até 18.000.000 km^2 Sea Ice Extent.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Um grande amigo e orientador aluno de Max Planck, [lá em mil novecentos e guaraná com rolha] me dizia PERGUNTE.

 

Este é o grande segredo da acadêmia....Sempre tem alguém para perguntar.

 

Certa vez eu na sala de uma amigo....Chega um orientado dele e me pergunta....Fernando....Estou há seis meses tentando precipitar cloridrato de bupivacaína em tolueno.....Como casualmente seis meses antes eu havia precipitado enantato de flufenazina e mais casualmente ainda, o melhor sistema era 95% de tolueno e 5% metil isobutil cetona. Enfim....colaborando...aprendi muito.

 

Desculpe, semana passada eu tinha um problema com a formatação de um tipo especial de data no excel.....pedi ajuda ao fórum....não recebi uma única resposta.

 

Mas em compensação eu tinha uma dúvida da área total de gelo na Antártica....Mandei e-mails perguntado....para 4 centros internacionais de monitoramento de gelo nos polos....Felizmente os 4 responderam....Assim, hoje eu sei são 14.000.000 km^2 gelo continental, 1.500.000 km^2 de plataformas, de 1.500.000 a 2.500.000 km^2 de gelo residual e até 18.000.000 km^2 Sea Ice Extent.

 

Abraços.

 

 

Sensacional, é bem por aí!!!!! Só queria entender que data maluca era aquela que vc quer concatenar, ano normal com ano judaico? Ou era com ano tipo data estelar? Talvez eu possa te ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Artur, O gráfico de gelo abaixo foi obtido com os dados da atmos, link abaixo,

O formato da data é,

 

2013.79728

 

que é 18 de outubro de 2013.

 

Como 18 de outubro de 2013 é dia número 291 do ano,

 

na primeira simplificação, temos; [não interessa outras, tipo 365,25 seria um luxo]

 

291/365= 0,7972602

 

Até aqui não tenho problemas.

 

O que não sei fazer?

 

O caminho inverso;

 

2013.7972 - 2013.000 = 0.7972

 

0.7972 * 365 = 291

 

291 = 18 de outubro.

 

E muito menos que o excel....entenda.

 

Manualmente um período curto....até pode ser.

 

Mas quase 13.000 dados....ficou complicado.

 

Abraços....e obrigado pela tentativa Artur.

 

 

 

 

http://arctic.atmos.uiuc.edu/cryosphere/timeseries.south.anom.1979-2008

http://www.calendario-365.com.br/numeros-dos-dias/2013.html

 

11acqxi.png

Link to comment
Share on other sites

Tarde muito quente na capital paulista.

Aqui na zona leste a máxima chegou aos 34.8 graus na Penha (CGE). Só que não sei como que foi no INMET (Mirante do Santana). Mas agora com a entrada dos ventos marítimos, caiu pra 24.6 graus.

Amanhã vamos ter um rápido alívio nesse calor todo com a passagem de uma frente fria ao largo do litoral paulista.

Link to comment
Share on other sites

Caso tívessemos uma outra estação no morro da antena, as temperaturas seriam muito diferentes daquelas que são registradas hoje com a nossa estação?? São 150 metros de diferença.

 

Pelo Inmet, a máxima hoje de 35,4 foi a mais alta do ano.

Acho que durante a noite/madrugada poderemos ter chuva por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Outubro 2013 - Parciais Capitais (24 dias):

 

(+0,9) 20,4 - Porto Alegre RS

 

(+0,3) 17,4 - Curitiba PR

 

(-0,5) 19,4 - São Paulo SP

 

*desvios 81/10

 

Carlos, "bom" resultado [este bom não é importante]

 

Mais 5 resultados como este..... e na normal 91/20

 

São Paulo terá seis meses com médias inferiores a Porto Alegre.

 

Como eu venho dizendo alguns elementos indicam que não se deve jogar todo o aquecimento de São Paulo na conta da Ilha de Calor Urbano.

 

2nqxj5s.png

Link to comment
Share on other sites

Olá...

Não sei se alguém já postou, mas o aeroporto de Macaé bateu nos 43.0C às 14h... acho que não é erro, pois fazia 41.0C ao meio-dia!

Sds.,

 

Acho que é erro, Ricardo. A estação do INMET estava com 35ºC até a última leitura...

 

 

Diego, não sei não... olhei ao dados da estação do aeroporto e as temperaturas vieram subindo progressivamente, às 11h acho que estava 38.0C. Macaé é muito quente, talvez o aeroporto esteja bem longe do mar e a estação do Inmet próxima!

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

 

São Paulo terá seis meses com médias inferiores a Porto Alegre.

 

Como eu venho dizendo alguns elementos indicam que não se deve jogar todo o aquecimento de São Paulo na conta da Ilha de Calor Urbano.

]

 

Então Mafili, de Outubro a Março , a capital paulista é mais fria que Porto Alegre...isso fará que na média anual as duas praticamente ficarão empatadas no andar da carruagem..!!

Link to comment
Share on other sites

Um grande amigo e orientador aluno de Max Planck, [lá em mil novecentos e guaraná com rolha] me dizia PERGUNTE.

Esqueci-me de dizer: algumas coisas em meteorologia e clima aprendi perguntando mesmo.

Certa vez um professor me disse (E nunca mais esqueci):

"Conhecimento foi feito para ser passado. De que adianta o conhecimento morrer junto com a pessoa? É um desperdício total."

--------------

 

Houve já alguma pancada de chuva isolada na capital paulista.

 

Máximas de hoje em Sampa (INMET),

Mirante: 32,3°C (É possível que dê alguns décimos a mais na leitura de 22h, 0h UTC)

Barueri: 32,2°C

IAG: 32,0°C

Nos 3 aeroportos: 32°C

 

O vento virou para sul e as temperaturas caíram.

Às 18h (Verão),

Mirante: 23,5°C

Congonhas: 22°C

Cumbica: 23°C

 

Não sei se ainda poderemos ter temporais com essas temperaturas...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.