Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Outubro 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

As diferências entre os dois preríodos de 30 anos são tidas como uma flutuação climática.

 

Mas vocês não acham este período muito curto, 30 anos..?? Quem determinou isso..?? Dai vem minha dúvida :

Isto é coisa aprovada no âmbito da OMM - Organização Meteorológica Mundial.

 

Devem ter alguma publicação que explique.

Talvez aqui: http://worldweather.wmo.int/index.htm

 

30 anos são nada perto de milhares de anos.

urbanização a toda prova nos últimos 60 anos.

Antes, catástrofes climáticas ocorriam nos campos

cidades impermeabilizadas por todo o lado, enchentes. ilhas de calor(há quem diga que não influenciam, erro terrível e anticientífico)

comparar o hoje com o ontem, somente seria fiel, se as condições de hoje fossem EXATAMENTE iguais as de Ontem

estão comparando banana com televisão!

nada a ver!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

As diferências entre os dois preríodos de 30 anos são tidas como uma flutuação climática.

 

Mas vocês não acham este período muito curto, 30 anos..?? Quem determinou isso..?? Dai vem minha dúvida :

Isto é coisa aprovada no âmbito da OMM - Organização Meteorológica Mundial.

 

Devem ter alguma publicação que explique.

Talvez aqui: http://worldweather.wmo.int/index.htm

Levando-se em consideração q em MdF neva à cada 50 anos, 30 anos não são o suficiente pra explicar tdo q ocorre numa determinada localidade, em termos climáticos!

Graças à avó do William, sabemos q já nevou na cidade...

Se dependesse do Inmet e seus históricos, não teríamos hj este conhecimento!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre - Novembro seco

 

No dia 27 de nov de 2005, o nosso amigo Marcos de Porto Alegre registrou apenas 16% de umidade, recorde em sua casa. Realmente em se tratando de uma cidade litoranea, 16% é uma marca bastante significativa.

 

Na Baixada Santista nunca vi abaixo dos 20%, em Ribeirão Preto , interior de São Paulo já vi 9%..!! Brasília tambem costuma ser umas das recordistas.

 

Quando tive 25% de umidade uma vez aqui na minha casa , a sensação foi desconfortável.Quando fui dormir , coloquei uma balde com agua dentro do quarto para amenizar a situação, e parece que melhorou.Espero que o Marcão tenha feito isso na época, porque 16% realmente o desconforto deve ter sido enorme ainda mais com 32ºC de temperatura..!!

Bom, esse dado eu jamais vou registrar com minha estação, cujo higrômetro tem limite mínimo de 25%.

 

Mas em 26/11/2011 a umidade bateu 7% no nosso aero! SETE POR CENTO!!!! Aqui em casa estagnei em 25%, mas certamente deu menos!

 

Agora tenho 19,6° com 72% e venta moderado de E. Última rajada de ESE a 12,6 km/h. Variação de 14,0° a 22,8°. Dia excelente!

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, onde você achou essas normais do sul de MG?

 

Segundo a normal 1961-1990 do INMET, as médias compensadas anuais são:

Caldas: 18,3°C

Machado: 19,8°C

Passa Quatro: 18,6°C

São Lourenço: 19,1°C.

 

Além disso, todas as 4 têm insolação total anual maior que Sampa.

 

E.T.: Não são informadas as normais de Maria da Fé e Lambari.

Maria da Fé certamente por ter sido aberta em 1975.

 

Aldo,Inmet.

 

61/90

São Paulo....19,3ºC

 

A amada estação do Mirante de Santana esquentou....fato.[ a única estação que não tem seus dados questionados]

 

A de Passa 4, funciona desde 1912.

 

Assim dá para comparar na 30/61 e também na 81/10

 

Aldo,não dá para jogar tudo na conta da UHI de São Paulo.

 

A convencional de Maria da Fé funciona desde 1976.

 

A 81/10 anual de São Paulo é 20,0ºC .

 

TEMPOS INTERESSANTES

Link to comment
Share on other sites

As diferências entre os dois preríodos de 30 anos são tidas como uma flutuação climática.

 

Mas vocês não acham este período muito curto, 30 anos..?? Quem determinou isso..?? Dai vem minha dúvida :

Isto é coisa aprovada no âmbito da OMM - Organização Meteorológica Mundial.

 

Devem ter alguma publicação que explique.

Talvez aqui: http://worldweather.wmo.int/index.htm

 

OK, Carlos.

 

Para uma coleção de dados que tenha uma distribuição hipotética normal.

 

Quem determina?

A resposta é fácil.

É O TEOREMA DO CENTRAL DO LIMITE.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_central_do_limite

 

Obviamente não é uma "invenção" da WMO.

 

Portanto, menos de 30 dados significa apenas anormal.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

fico tempos sem acessar o forum e vejo que há uma nova batalha por destronar dados de Porto Alegre. O Mafili tá bombardeando demais minha querida cidade sorriso. Siceramente, não me ative aos dados postados aqui em "detalhes". Naturalmente, Porto Alegre esquenta muito a partir de outubro. ALGO QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO AGORA. Muito pelo contrário. O aquecimento pode ter ocorrido em dias, apenas, nesta semana deu uma baita esfriada. ficará na média.

geada agora é tudo o que não se quer...é um desastre para a agricultura!

 

Paulo,

 

São cinco meses por ano que aqui na cidade de São Paulo é mais "fria"que a querida Porto Alegre.

 

E talvez e apenas talvez consigamos ficar com média de outubro inferior a Porto Alegre.

 

Espero que você entenda essas pequenas provocações [à turma da alta-de-1040-no-noroeste-da-Argentina] que média é um número que pretende representar um conjunto de dados.

 

Hoje fiquei satisfeito que Vitória da Conquista teve mínima inferior a Soledade.

 

Algumas provocações continuarão até março de 2014.

 

abração....

3097pxk.gif

Link to comment
Share on other sites

Pessoal com que frequencia ocorre chuva de Granizo em suas cidades? Apenas por curiosidade..

Isso porque aqui o fenomeno é raro, este ano tivemos 2 eventos de granizo totalizando 8 episodios em 8 anos, muito pouco não.. Sendo que 2 minutos foi a maior duração que já registrei..

 

NA REGIÃO DE LEBON RÉGIS, RAIO DE 50 KM DO RADAR ANTIGRANIZO, 38/42/DIAS ANO

 

AQUI EM CASA, ENTRE 3/6 /ANO, JÁ TIVE 11 OU 12 NUM ANO, NESTE ANO EM 4 HORAS TIVE 3 LEVAS DE GRANIZO, O MÁXIMO QUE FIQUEI SEM GRANIZO FOI 6 MESES E 20 DIAS (98 ATÉ HOJE), NA REGIÃO DE S.JOAQUIM ENTRE 20/25 DIAS ANO.

 

JÁ TIVE 30 MINUTOS DE GRANIZO E NÃO É RARO PASSAR DOS 5/10 MINUTOS.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal com que frequencia ocorre chuva de Granizo em suas cidades? Apenas por curiosidade..

Isso porque aqui o fenomeno é raro, este ano tivemos 2 eventos de granizo totalizando 8 episodios em 8 anos, muito pouco não.. Sendo que 2 minutos foi a maior duração que já registrei..

Dados do IAG, em Sampa

 

Média: 2 dias com granizo por ano.

 

Anos com maior incidência de granizo após 2000:

2001: 11 dias

2002: 7 dias

2010: 4 dias

Link to comment
Share on other sites

Início de manhã com céu nublado e pekenos sinais de melhorias (em relação ao q foi observado nos últimos 2 dias).

Visivelmente, temos apenas nuvens baixas e ralas deslocando-se sobre o planalto, sentido NE-SW, o q mostra q a direção dos ventos se alterou durante a madrugada (em virtude das instabilidades q se aproximam do RS).

Neste momento, 15°C de temperatura,

90% de URA,

1020 hPa,

vtos de NNE fracos/moderados.

 

Algumas áreas de chuva atuavam no centro-sul e sul do norte paranaense no final da madrugada, detectadas pelo radar meteorológico do Simepar.

5a4e895440835_2013-10-2607_10_27.jpg.432750a31a33f26c19b12b98a9de801c.jpg

7950-1.jpg.fdfc9f8db36c65c59b47c047d7bce887.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

UHI...

Se precisar, tenho mto material...

Obrigado,

Então, suponho q exista um índice preestabelecido para cada local onde houve forte interferência da urbanização nas temperaturas, "correcto"?

 

Se no Mirante do Santana estiver agora fazendo 18,4°C, qual seria a real temperatura do Mirante, de acordo com a correção?

 

(pode parecer bobagem, mas é importante)

Nossa!

Preciso me explicar!

 

(Já volto com a explicação)

Link to comment
Share on other sites

Estação Jaguaribe inaugurada em setembro de 1986.

 

Well, foram anotadas 14 geadas em julho de 1939 em CDJ.

 

Porém, em Taubaté a mínima absoluta de julho de 1939 foi 2,9ºC anotada no dia 24 de julho de 1939.

 

E a média mensal em Taubaté foi 15,2ºC 07/39

 

São Paulo (observatório) julho de 1939 12,9ºC

São Paulo (Inmet) julho de 1939 14,2ºC

 

São Paulo 2013 julho 16,3ºC

São Paulo 2013 julho 15,4ºC (IAG) by Aldo Santos.

 

Aldo talvez eu esteja vendo ruído apenas.

 

Eu obtive o seguinte dado não houve aquecimento na estação Mirante de Santana no período 2000/2013.

 

APENAS, algumas ideias na cabeça.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

UHI...

 

O q eu gostaria de entender é qual a "fórmula" utilizada para o ajuste nas temperaturas das áreas q sofrem grande influência da recente urbanização, como é o caso de Sampa e Curitiba..

 

Digamos q no Mirante a temperatura às 14H00 do dia 20/09/2014 seja de 18,4°C...

(imaginando aki q o ajuste teria como base as médias de outros períodos, talvez as de 31/60...)

 

Imaginando q nakele período a média anual de Sampa ficasse em 18,5°C e a atual, 19,8°C,

 

como resultado teríamos uma diferença de 1,3°C

 

Então seria assim: 18,4°C - 1,3°C = 17,1°C

(17,1°C seria a temperatura do Mirante às 14H00 do dia 20/09/2014, com o devido ajuste?)

 

Se for este o método, creio q o resultado nem sempre (ou quase nc) estará correto...

 

Se alguém souber me explicar, agradeço!

Link to comment
Share on other sites

Carlos só tem eu e voce aqui ou é impressao ? Cade todo mundo ?

Tem o Mafili e o Aldo (sendo mencionado pelo Mafili)...

E tem o Willian que menciona o Carlos,

Na verdade neste período em que São Paulo é beeemmm mais FRIA que Porto Alegre é natural este sumiço.

=======

Cacá,entendi a tua dúvida....é e não é.

 

Vai demorar para fazer a resposta,

 

Vamos supor que existisse uma vasta área [grande mesmo uns 20 a 30 km de raio] extremamente conservada da presença humana.

 

Ou melhor....vamos imaginar que uma estação CONVENCIONAL no PNI desde 1912....Obviamente qualquer alteração do clima registrada com certeza não é devido a influência humana direta no meio ambiente entorno da estação.

 

Sendo assim as alterações podem ser atribuídas às variabilidades [globais, mesoescala , regionais e locais] ,ou as teleconexões [ENSO, PDO, NAO, AMO etc], ou temperaturas do oceano Atlântico ou mesmo ao CO2 e etc.

 

Veja, a estação de PASSA 4 é de 1912....vou começar a estudá-la nas horas vagas.

 

Na minha opinião o efeito UHI é real...mas sabe-se pouco sobre o tema.

 

Muito útil [para céticos como] afirmar....é tudo besteira.....isto só é UHI.

 

E

 

Muito útil [para aquecimentista] afirmar......UHI.....é tudo besteira.

 

já volto.

 

bração

 

ps: fome du....

Link to comment
Share on other sites

Mauricio, eu estava pensando a mesma coisa: tempo fechado, e faz frio para o padrão de outubro. Por aqui tivemos trovoadas em torno das 11 h e uma pancada forte. Agora segue com algum chuva fraca, mas está bem instável, propício para trovoadas. A pressão atmosférica vem caindo continuamente desde às 11 h de ontem, saindo de 1021 mb para os atuais 1005,4 mb.

 

Faz 17,8°. Acumulado de apenas 4,2 mm até agora.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

fico tempos sem acessar o forum e vejo que há uma nova batalha por destronar dados de Porto Alegre. O Mafili tá bombardeando demais minha querida cidade sorriso. Siceramente, não me ative aos dados postados aqui em "detalhes". Naturalmente, Porto Alegre esquenta muito a partir de outubro. ALGO QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO AGORA. Muito pelo contrário. O aquecimento pode ter ocorrido em dias, apenas, nesta semana deu uma baita esfriada. ficará na média.

geada agora é tudo o que não se quer...é um desastre para a agricultura!

É vero. Essa primavera está lembrando a de 2011 que, por sinal, foi uma EXCELENTE e prolongada primavera. Não fez calorão extremo, apenas um período muito quente no final de novembro e no último decênio de dezembro antes do Natal, que foram exceção. Isoladamente, esses eventos puxaram para cima a média máxima de ambos os meses. Ou seja: o restante de toda a primavera foi boa, fora um dia ou outro mais quente. E o outubro de agora está melhor do que out/2011.

 

Aqui um quadro comparativo do que tivemos em 2011 e o que temos até agora:

 

Set/2011

 

Mínima: 12,4°

Máxima: 23,0°

Simples: 17,7°

 

Set/2013

 

Mínima: 13,6°

Máxima: 22,9°

Simples: 18,25°

 

Out/2011

 

Mínima: 16,0°

Máxima: 25,6°

Simples: 20,8°

 

Out/2013 - até o dia 25

 

Mínima: 15,5°

Máxima: 25,2°

Simples: 20,35°

 

Nov/2011

 

Mínima: 17,6°

Máxima: 28,4°

Simples: 23,0°

 

Dez/2013

 

Mínima: 18,9°

Máxima: 29,4°

Simples: 24,15°

 

Acaba de cair uma pancada forte aqui. Faz 17,8°. Parece que estamos em setembro, hehe.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

E vem aí um novo período de temperatura amenas e até friozinho pela manhã! Hoje mesmo já

está havendo a formação de uma baixa pressão no Sul do Brasil. Esta baixa irá migrar para o oceano,

ganhando força e puxando um anticiclone polar na retaguarda. O anticiclone conseguirá manter por

longo período suas características, pois rapidamente se desloca para o atlântico...configurando-se

posteriormente como um ASAS. Enfim, será uma semana de temperaturas bem agradáveis, em

especial na parte mais à leste do Sul e Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Aldo,não dá para jogar tudo na conta da UHI de São Paulo.

 

A convencional de Maria da Fé funciona desde 1976.

 

A 81/10 anual de São Paulo é 20,0ºC .

 

TEMPOS INTERESSANTES

Eu desconfio que o aquecimento devido à urbanização em Sampa é importante mas não é o único fator.

Como eu disse ao Carlos Campos, infelizmente não possuímos nenhuma estação meteorológica operando desde as décadas de 30, 40 , na região metropolitana de Sampa, em área pouco urbanizada. :sad:

Aí seria interessante para comparar.

 

A estação do IAG fica na zona sul de Sampa, num parque de 5,5 km² (550 hectares, aproximadamente 1,5 km x 3,5 km). => viewtopic.php?f=125&t=15262

Certamente sofre algum efeito da urbanização mas imagino que seja menos que no Mirante. => viewtopic.php?f=125&t=15199

 

Uma comparação entre as médias anuais.

Como não tenho a normal 1981-2010 para o IAG, usei a média 1991-2012 para as duas estações.

 

Período-------Mirante-------IAG

1931-1960----18,4----------17,8

1961-1990----19,3----------18,7

1991-2012----20,3----------19,4 (*)

 

(*) A média 1991-2012 do IAG pode ter alguns décimos para mais ou para menos, pois tirei a média dos 12 meses, que não é o método mais correto.

 

Interessante observar que do 1º para o 2º período, a taxa de aumento foi a mesma para o Mirante e o IAG.

Link to comment
Share on other sites

Busquem dados do interior de SP e do N do PR para comparar. Com isso dá para fazer uma análise da região. Ao que eu saiba, o PR como um todo ficou mais quente, o que contribuiria ainda mais para o aquecimento da cidade de SP, já que a capital paulista está na mesma latitude do norte paranaense.

 

Por aqui as trovoadas voltaram, e fortes! A MetSul alertou para chuva forte para POA no restante do dia de hoje. Agora voltou a chover e faz 18,1°.

 

Até o momento tive variação de 17,7° a 18,3°, ou seja, apenas 0,6° de amplitude!! Se a faixa se manter, poderá ser a menor amplitude recorde de todo meus registros e a menor máxima desse mês!

Link to comment
Share on other sites

Busquem dados do interior de SP e do N do PR para comparar. Com isso dá para fazer uma análise da região. Ao que eu saiba, o PR como um todo ficou mais quente, o que contribuiria ainda mais para o aquecimento da cidade de SP, já que a capital paulista está na mesma latitude do norte paranaense.
É verdade.

O problema é que pouquíssimas tem a série completa no BDMEP.

Na grande maioria faltam vários meses/anos. :sad:

O Mafili teria que conseguir com as fontes dele.

 

------

Calor em Sampa, depois de madrugada e início de manhã nublados.

Mínimas altas, típicas de verão: Mirante 18,6°C e IAG 18,0°C.

 

Agora: sol, céu com poucas nuvens (Alguns cúmulos, pouquíssimos cirrocumulus perdidos...), calor e ventos de NO a NE.

 

A automática do Mirante já bateu nos 30,6°C.

Congonhas e Campo de Marte: 30°C

Cumbica: 29°C.

 

Litoral paulista mais ameno: Guarujá (Base aérea) 26°C, com muitas nuvens.

Iguape chegou nos 25,0°C.

Link to comment
Share on other sites

Começo de noite (ou fim de tarde, se desconsiderar o horário de verão) muito quento na zona leste de Sampa.

Temos agora 30 graus na Penha (CGE) o que é uma temperatura quente demais pra hora (mesmo sendo as 17:35).

Mas o que me conforta é de ver que na estação parelheiros do CGE já temos 19 graus, ou seja, os ventos marítimos estão influenciando lá e logo chegarão aqui!

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção o ETA projetando mais de 30°C para o litoral paulista amanhã. Típico de pré-frontal. O Cosmo que também é um modelo de mesoescala não mostra isso. Veremos quem acerta.

 

08kp.png

gk2o.png

 

E pra semana que vem, poderemos ter mínimas de 1 digito por aqui, nos pontos mais frios... Frio Considerável para um final de Outubro!

 

3bxn.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu crescem as chances de uma mínima próxima a zero ou menos no amanhecer de segunda. Fico com um pé atrás se a irradiação não será atrapalhada pelo vento, por conta de uma baixa na costa. Terça também podemos ter mínimas de um digito pela serra.

 

Belo frio para quase novembro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.