Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

o pessoal quer neve russa em Curitiba. Claro que nevou. Acumular e virar pista de esqui, aí teria que puxar a cidade para Bagé e deixar na mesma altitude.Convenhamos, neve aqui é assim: ramântica. Nem tanto, a última causou uma catástrofe, a ponto dos catarinas e paranaenses não quererem uma repetição. Há uma propriedade que perdeu 25mil mudas de eucalipto. os verdes dirão que destruiu uma futura florestadeserto verde. Assim denominam os ecologistas, em relação a essa cultura.Telhados caíram. Se nevasse como noutros países, detestaríamos a neve. Deixe-a assim, vez em quando...fica melhor.Não enjoamos e ficamos na expectativa de venha um dia.
Perfeito. :good:

 

Talvez muitos já tenham visto, eu não tinha :mosking: : O INMET está disponibilizando no seu site, tabelas com as normais 1961-1990.

Imagino que sejam o mesmos dados que saíram no tal livro das normais, publicado há poucos anos.

 

Eu postei a normal 1961-1990 da estação do INMET, desativada, que ficava no Horto Florestal, aliás parque muito frequentado pelo pessoal da zona norte paulistana (Inclusive eu :mosking: ).

Está aqui: viewtopic.php?f=63&t=15288&p=388213#p388213

 

Dei uma olhada rápida e vi alguns dados interessantes do período 1961-1990, por exemplo:

Santos-SP: máxima absoluta 39,0°C (Fev/86), mínima absoluta 6,2°C.

Ubatuba-SP: máxima absoluta 39,4°C (1963), mínima absoluta 3,1°C (Mai/63)

Campos do Jordão: mínima absoluta -7,2°C (1988)

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

sobre a neve e sleet em Curitiba no dia 23 de julho:

* ocorreu chuva congelada praticamente de forma generalizada em Curitiba e região metropolitana no início da manhã.

* logo depois alguns bairros de Curitiba tiveram registro de flocos de neve ou até neve granular

* pelos registros e vídeos que recebemos no Simepar, a neve foi mais 'consistente' em Araucária e setores sul e oeste de Curitiba e RMC.

 

Portanto, não foram todos que viram a neve por aqui... o fato é que teve, mesmo por pouco tempo.... 5/10min no geral.

Sorte de uns, e falta de sorte para outros.... eu mesmo não vi a neve na forma mais tradicional e esperada (em flocos, branquinha e com acúmulo)... o que vi no Jardim das Américas foi sleet e logo em seguida um pouco de neve granular e já fiquei satisfeito, pois era algo eu torno disso que esperava.

 

O que esperar nessa próxima onda de frio prá Curitiba? Não há outra coisa à fazer do que esperar... como se comportará o tempo nos próximos dias e como evoluirão os modelos. Ainda é muito cedo para "cravar" sim ou não.

 

Ta ai um cara coerente...foi mais ou menos o que eu vi aqui em Colombo.....ah, e parabéns pelo trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

sobre a neve e sleet em Curitiba no dia 23 de julho:

* ocorreu chuva congelada praticamente de forma generalizada em Curitiba e região metropolitana no início da manhã.

* logo depois alguns bairros de Curitiba tiveram registro de flocos de neve ou até neve granular

* pelos registros e vídeos que recebemos no Simepar, a neve foi mais 'consistente' em Araucária e setores sul e oeste de Curitiba e RMC.

 

Portanto, não foram todos que viram a neve por aqui... o fato é que teve, mesmo por pouco tempo.... 5/10min no geral.

Sorte de uns, e falta de sorte para outros.... eu mesmo não vi a neve na forma mais tradicional e esperada (em flocos, branquinha e com acúmulo)... o que vi no Jardim das Américas foi sleet e logo em seguida um pouco de neve granular e já fiquei satisfeito, pois era algo eu torno disso que esperava.

 

O que esperar nessa próxima onda de frio prá Curitiba? Não há outra coisa à fazer do que esperar... como se comportará o tempo nos próximos dias e como evoluirão os modelos. Ainda é muito cedo para "cravar" sim ou não.

 

Ufa! Finalmente alguém ponderado é exatamente isso, em momento algum falei que estavam mentindo somente falei que particulamente na região do meu trabalho e onde moro região Centro/Rebouças foi chuva congelada absolutamente nada de neve e vi muita gente que também não viu.

 

Quanto a nova onda de frio alguns há muita variação nas projeções de 03º a -02°

Link to comment
Share on other sites

Só nevou em 3 cidades, ah o tal Hedgpa, viajou na maionese :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Nevascas no Interior de SC , Planalto Norte,Alto do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e só nevou em São Joaquim , Guarapuava e Ausentes...

 

Esse cara é troll :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Só nevou em 3 cidades, ah o tal Hedgpa, viajou na maionese :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Nevascas no Interior de SC , Planalto Norte,Alto do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e só nevou em São Joaquim , Guarapuava e Ausentes...

 

Esse cara é troll :rofl: :rofl: :rofl:

 

Nevasca cara ??? Vergonha alheia, tu nunca deve ter visto uma nevasca na vida para falar essa bobagem!!!

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

sobre a neve e sleet em Curitiba no dia 23 de julho:

* ocorreu chuva congelada praticamente de forma generalizada em Curitiba e região metropolitana no início da manhã.

* logo depois alguns bairros de Curitiba tiveram registro de flocos de neve ou até neve granular

* pelos registros e vídeos que recebemos no Simepar, a neve foi mais 'consistente' em Araucária e setores sul e oeste de Curitiba e RMC.

 

Portanto, não foram todos que viram a neve por aqui... o fato é que teve, mesmo por pouco tempo.... 5/10min no geral.

Sorte de uns, e falta de sorte para outros.... eu mesmo não vi a neve na forma mais tradicional e esperada (em flocos, branquinha e com acúmulo)... o que vi no Jardim das Américas foi sleet e logo em seguida um pouco de neve granular e já fiquei satisfeito, pois era algo eu torno disso que esperava.

 

O que esperar nessa próxima onda de frio prá Curitiba? Não há outra coisa à fazer do que esperar... como se comportará o tempo nos próximos dias e como evoluirão os modelos. Ainda é muito cedo para "cravar" sim ou não.

 

Ufa! Finalmente alguém ponderado é exatamente isso, em momento algum falei que estavam mentindo somente falei que particulamente na região do meu trabalho e onde moro região Centro/Rebouças foi chuva congelada absolutamente nada de neve e vi muita gente que também não viu.

 

E Porque não escreveu isso antes?

 

Quanto a nova onda de frio alguns há muita variação nas projeções de 03º a -02°

Link to comment
Share on other sites

Fazendo uma pequena análise do porque o PNI estar negativo agora:

 

1) A pressão subiu devagar, o que explica a quase ausencia de vento. Se a pressão disparasse, quase certeza que o vento não estaria fraco.

2) A direção do vento é Sul-Sudeste, aparentemente ventos deste quadrantre e do quadrante sul são os mais benéficos pra puxar o ar frio pra baixada.

3) Sabe aquela lenda que quanto mais baixa a umidade, mais frio fará? Pro caso do PNI, a lenda foi desmistificada. Umidade de 88% na parcela de ar que justamente atinge o sensor de temperatura. Como já falaram aqui, acho que foi o Mafili, provavelmente o ar acima desta parcela umida está bem seco.

4) Existem pulsos de ar que são enviados para a estação. Ora vem de Nordeste, ora vem de Sul, ora vem de Leste, etc etc. A dinamica de ventos lá em cima é absurda, muita alternancia e em curto espaço de tempo. Olhem lá agora, vento nordeste e bateu nos 3,9 graus logo após fazer -0,9.

5) Não há processo adiabático presente.

6) O ponto de orvalho, quando a estação negativa, fica no máximo 3 graus a menos que a temperatura. Quando seca o ar na estação e o PO dispara pra baixo, dificilmente negativa lá.

 

Bom, é isso.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a POA, minha expectativa, pela nebulosidade e o posicionamento do ciclone, é de um frio simplesmente vergonhoso. Só máximas boas.

Essa é a boa e velha POA que conhecemos! É essa velha POA (sem frio extremo) que resultava em neve na serra!

Má e velha POA. Ponho a mão no fogo que teremos a maior mínima do RS. Quiçá do Sul do Brasil!!

 

Aqui 13,4°.

 

Abraços pessimistas.

Link to comment
Share on other sites

Quanto a POA, minha expectativa, pela nebulosidade e o posicionamento do ciclone, é de um frio simplesmente vergonhoso. Só máximas boas.

Essa é a boa e velha POA que conhecemos! É essa velha POA (sem frio extremo) que resultava em neve na serra!

Má e velha POA. Ponho a mão no fogo que teremos a maior mínima do RS. Quiçá do Sul do Brasil!!

 

Aqui 13,4°.

 

Abraços pessimistas.

Aqui também está na casa dos 13°C, Camaquã mais ao sul apenas 10°C com chuva, assim como Canguçu e 7°C.

Link to comment
Share on other sites

Não vi muitos comentários sobre a 12Z do Europeu... :russian: Parece que o pessoal prefere discutir se nevou ou não em Ctba (sic) ou se caiu ou não um nevão na Serra do Tabuleiro (sic sic) e se nevou com boia acumulação em Guarapuava (sic sic sic)...

:negative:

Se desse a 12Z do Europeu eu tenho certeza que SJ teria 30 cm de neve no centro da Cidade, algo não visto desde 1996. Lembrem-se, o Modelo é superconservador para precipitação! Lembrem-se de quanto ele projetou de neve para A RM de Floripa no Cavalo de julho e quanto caiu :mosking: !

Link to comment
Share on other sites

o pessoal quer neve russa em Curitiba. Claro que nevou. Acumular e virar pista de esqui, aí teria que puxar a cidade para Bagé e deixar na mesma altitude.Convenhamos, neve aqui é assim: ramântica. Nem tanto, a última causou uma catástrofe, a ponto dos catarinas e paranaenses não quererem uma repetição. Há uma propriedade que perdeu 25mil mudas de eucalipto. os verdes dirão que destruiu uma futura florestadeserto verde. Assim denominam os ecologistas, em relação a essa cultura.Telhados caíram. Se nevasse como noutros países, detestaríamos a neve. Deixe-a assim, vez em quando...fica melhor.Não enjoamos e ficamos na expectativa de venha um dia.

Concordo contigo. O pessoal também quer neve russa também no resto do Sul. O pessoal de SC e PR teve muitos problemas. E me chamou muito a atenção os estragos na Mata Atlântica e as árvores totalmente vergadas e "soterradas" pela neve. Eu confesso que gostaria que o evento se repetisse, mas de forma a causar menos prejuízos. Apenas 5 cm de neve já está mais do que bom. Dá para fazer muito bonecos de neve!

 

O ETA 15 dá a formação do ciclone na costa do RS e SC a partir de 4ª-feira. O bonito é que a alta tem 1030 mb sobre o N da Argentina. Formação clássica das nevadas dos anos 90. Nesse quadro é MUITO difícil que não neve em algumas áreas do Sul.

 

Quanto a POA, minha expectativa, pela nebulosidade e o posicionamento do ciclone, é de um frio simplesmente vergonhoso. Só máximas boas.

 

Aqui 13,9°.

 

Abraços nivosos!

 

 

Pelo ETA o Planalto Sul Brasileiro teria algumas estações de esqui... :mosking: Tenho dito!!! :mail:

Link to comment
Share on other sites

Quanto a POA, minha expectativa, pela nebulosidade e o posicionamento do ciclone, é de um frio simplesmente vergonhoso. Só máximas boas.

Essa é a boa e velha POA que conhecemos! É essa velha POA (sem frio extremo) que resultava em neve na serra!

Má e velha POA. Ponho a mão no fogo que teremos a maior mínima do RS. Quiçá do Sul do Brasil!!

 

Aqui 13,4°.

 

Abraços pessimistas.

 

Como vocês são exagerados... he he he

 

E isso porque Porto Alegre é a 2º capital mais fria do Brasil, nós últimos anos está tendo invernos mais Frio que CWB por várias vezes, esse ano mesmo já foi a capital mais fria do Brasil em Junho e parcialmente é a mais fria em Agosto.

Link to comment
Share on other sites

Galera só como referência aqui desde 41S para que não nos empolguemos com qualquer negativa em 850 e precipitação.

 

De ontem a tarde até hoje boa parte dos dias aqui na beira do lago entre 5oC a 2oC em superfície e...

 

- Cúmulos enormes, verdadeiras bigornas, céu escuro entre aberturas.

 

- -4oC em 850hpa.

 

- -12oC em 700hpa.

 

- Todos os níveis da atmosfera completamente congelados.

 

- Só chuvaaaaaaaa.

 

Hoje cedo mesmo foi emblemático quando eu esperava uma nevezinha. Bigornas enormes passando com verdadeiras cortinas de precipitação, nuvens escuras, 3oC, pico dofrio em altura, atmosfera congelada e chuva, chuva e mais chuva.

 

A neve é danada. Experiência excelente para aperfeiçoar alguns conceitos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

o pessoal quer neve russa em Curitiba. Claro que nevou. Acumular e virar pista de esqui, aí teria que puxar a cidade para Bagé e deixar na mesma altitude.Convenhamos, neve aqui é assim: ramântica. Nem tanto, a última causou uma catástrofe, a ponto dos catarinas e paranaenses não quererem uma repetição. Há uma propriedade que perdeu 25mil mudas de eucalipto. os verdes dirão que destruiu uma futura florestadeserto verde. Assim denominam os ecologistas, em relação a essa cultura.Telhados caíram. Se nevasse como noutros países, detestaríamos a neve. Deixe-a assim, vez em quando...fica melhor.Não enjoamos e ficamos na expectativa de venha um dia.
Perfeito. :good:

 

Talvez muitos já tenham visto, eu não tinha :mosking: : O INMET está disponibilizando no seu site, tabelas com as normais 1961-1990.

Imagino que sejam o mesmos dados que saíram no tal livro das normais, publicado há poucos anos.

 

Eu postei a normal 1961-1990 da estação do INMET, desativada, que ficava no Horto Florestal, aliás parque muito frequentado pelo pessoal da zona norte paulistana (Inclusive eu :mosking: ).

Está aqui: viewtopic.php?f=63&t=15288&p=388213#p388213

 

Dei uma olhada rápida e vi alguns dados interessantes do período 1961-1990, por exemplo:

Santos-SP: máxima absoluta 39,0°C (Fev/86), mínima absoluta 6,2°C.

Ubatuba-SP: máxima absoluta 39,4°C (1963), mínima absoluta 3,1°C (Mai/63)

Campos do Jordão: mínima absoluta -7,2°C (1988)

 

 

Bem interessante, mas acho que o tabelão do IMNET deve ter alguns erros.

 

10,2ºC em Boa Vista em 1971?

10,6ºC em Natal em 1967?

 

Parece-me estranho.

Link to comment
Share on other sites

Como vocês são exagerados... he he he

 

E isso porque Porto Alegre é a 2º capital mais fria do Brasil, nós últimos anos está tendo invernos mais Frio que CWB por várias vezes, esse ano mesmo já foi a capital mais fria do Brasil em Junho e parcialmente é a mais fria em Agosto.

 

Entendi a tua mensagem desde o início.

 

Sei que você não é troll.

 

Apenas expressou a tua opinião. [ talvez e apenas talvez de modo inadequado]

 

E também sei que quanto mais você tentar justificar a tua correta opinião [correta, sim. pois eu a respeito]

 

Maior será a "tempestade no copo de água".

 

A minha maior preocupação não é exatamente contigo e sim com os novos membros e visitantes que podem ter receios em participar do fórum justamente pelos motivos elencados por ti.

 

Façamos o seguinte: Em outubro discutiremos serenamente sobre os eventos do inverno 2013.

 

Te juro! Entendo, compreendo a tua posição.

 

Deixe rolar....em outubro voltaremos ao tema.

 

E peço aos amigos a mesma coisa este é um fórum democrático.

 

No caso a apuração fica para outubro,

 

Beijos a todos

Link to comment
Share on other sites

Muito vento em POA. Hj o dia foi muito interessante. Ao meio-dia fazia 30C, embora muitas pessoas tenham ficado surpresas com esse dado informado pela Rádio Gaúcha agora a pouco, pois a máxima foi bem pontual com um pico de aquecimento pré-frontal. O ventou virou e às 14 horas fazia 21C. Caiu 10C em 2 horas! Agora chuvisca com muito vento na rua. Faz 14C.

Essa coisas são a alegria de um baziano. Mesmo quando dá calorão súbito!!

 

Coloco aqui a variação maluca da temperatura que eu registrei hoje, de hora em hora, para ter uma idéia desse comportamento doido:

 

00:00 - 16,6°

1:00 - 15,8°

2:00 - 16,1° (pouco antes começa a ventar de NE)

3:00 - 17,9°

3:58 - 19,5° (pico de calor na madrugada; vento enfraquece e vira de E)

4:00 - 19,4°

5:57 - 17,8° (mínima antes do amanhecer)

6:00 - 17,9°

7:00 - 18,4°

8:00 - 20,3°

9:00 - 22,9°

10:00 - 25,5° (o vento N teve um pico entre 10 e 11 h)

11:00 - 28,3°

12:00 - 29,4°

12:28 - 31,1° (MÁXIMA; a partir daqui o vento vira para SE e aumenta até às 15 h)

13:00 - 25,9° (queda de 5,2° em 32 minutos APENAS com a virada do vento)

14:00 - 22,7°

15:00 - 19,0°

16:00 - 17,7°

17:00 - 16,0°

18:00 - 15,4°

19:00 - 14,1°

20:00 - 13,6° (em torno desse horário tivemos uma ou duas trovoadas; a atmosfera está ficando mais instável)

21:00 - 13,4°

 

Agora, 21:49, faz 12,8° com 82% e vento de ONO a 5,5 km/h.

 

Abraços interessantes!

Link to comment
Share on other sites

Agora não é necessário mais o modelo.

 

É sentar e esperar

 

Tem frestas e janelas à vontade para São Joaquim.

 

Quem nunca viu neve no Brazil : Vá à casa do Ronaldo.

 

O segundo pulso no momento parece superestimado.

 

Não há chance de neve em São Joaquim.

 

Vai nevar em São Joaquim com um cavadim ....mas vai nevar.

 

Que momento...

O MAFILI afirmando que vai nevar e ninguém para dizer que ele esta errado... :rofl: :rofl: :rofl:

Para piorar, me aparece um para dizer que nao nevou em Curitiba, quando ateh os orgaos oficiais reconhecem isto...

Link to comment
Share on other sites

Fez muito calor em SP capital hoje, máxima de 28,8C com vento NO, sinal da pré frontal...

 

Já prevê se uma boa advecção fria, e vários institutos concordam em frio na Capital abaixo de 6C.

 

Muito provavelmente antes da frente propriamente entrar teremos aquele "atalho" pelo mar onde o vento vira para SE antes da entrada da frente. (aconteceu isso com todas as ultimas frentes, e foi o motivo de errarem as temperaturas da pré-frontal).

 

Vamos aguardar

Link to comment
Share on other sites

Que momento...

O MAFILI afirmando que vai nevar e ninguém para dizer que ele esta errado... :rofl: :rofl: :rofl:

Para piorar, me aparece um para dizer que nao nevou em Curitiba, quando ateh os orgaos oficiais reconhecem isto...

 

Olhando por esse lado fez-me rir...e muito.

 

Mauro, O dia que eu disse que havia outras seis maneira de nevar o planalto sul catarinense quase me lincharam.

 

Desde 2010, incluso, nenhuma neve com o tal ciclone em sintonia e olha que nevou em Curitiba e Florianópolis simultaneamente [ isso acho que vai demorar uns 55000 anos para repetir]

 

O quadro sinótico atual não cabe um ciclone [ pode até ocorrer, a natureza apresenta soluções diferentes do meu pensamento] cabe um cavadim talvez associado com um vórtice que pode "enganar" alguém nas imagens de satélite.

 

Com acumulação.....na região metropolitana de São Joaquim.

 

Abração

 

PS: é neve certa

Link to comment
Share on other sites

 

Bem interessante, mas acho que o tabelão do IMNET deve ter alguns erros.

 

10,2ºC em Boa Vista em 1971?

10,6ºC em Natal em 1967?

 

Parece-me estranho.

Tem erros sim.

Esses 10,2°C em Boa Vista-RR certamente está errado, de Natal também.

 

Os dados que eu tenho (Também não posso jurar que sejam corretos, mas são mais possíveis):

Boa Vista-RR: 18,2°C (22/07/1975)

Natal-RN: 14,8°C (28/06/1959), que já acho bastante baixa...

Link to comment
Share on other sites

Somente morei em uma cidade que neva de verdadeiro meu caro, durante 3 anos. Varsóvia na Polônia. E o lance do PNI é minha opinião, poxa as pessoas tem tanta dificuldade de respeitar as opiniões divergentes eu hein!

 

Não me recordo de terem desrespeitado a sua opinião, apenas discordado dela.

 

A propósito, relembrando o seu post sobre o PNI, você perguntou, ai quando respondem achas que estão desrespeitando :prankster:

 

Na boa ao entusiasta de meteorologia, mais qual a lógica e a importância de saber a temperatura de um lugar onde ninguém mora por lá, ninguém vive lá. Já que isso é importante tem picos bem mais interessantes para ter recordes de frio como o Pico do Paraná e porque não até mesmo o pico Neblina na região Norte do Brasil.?

 

Minha opinião: respeito a sua mas acho que você deveria primeiro fazer uma pesquisa sobre o que afirmas se não gosta quando pessoas o corrigem.

Link to comment
Share on other sites

Como vocês são exagerados... he he he

 

E isso porque Porto Alegre é a 2º capital mais fria do Brasil, nós últimos anos está tendo invernos mais Frio que CWB por várias vezes, esse ano mesmo já foi a capital mais fria do Brasil em Junho e parcialmente é a mais fria em Agosto.

 

Entendi a tua mensagem desde o início.

 

Sei que você não é troll.

 

Apenas expressou a tua opinião. [ talvez e apenas talvez de modo inadequado]

 

E também sei que quanto mais você tentar justificar a tua correta opinião [correta, sim. pois eu a respeito]

 

Maior será a "tempestade no copo de água".

 

A minha maior preocupação não é exatamente contigo e sim com os novos membros e visitantes que podem ter receios em participar do fórum justamente pelos motivos elencados por ti.

 

Façamos o seguinte: Em outubro discutiremos serenamente sobre os eventos do inverno 2013.

 

Te juro! Entendo, compreendo a tua posição.

 

Deixe rolar....em outubro voltaremos ao tema.

 

E peço aos amigos a mesma coisa este é um fórum democrático.

 

No caso a apuração fica para outubro,

 

Beijos a todos

Beijos, Mafilli...

...mas, antes, pare de se comportar como se estivesse realmente preocupado com o q irão pensar os "possíveis novos membros"!

 

"Um fórum com formato para apenas 25 membros"

 

Lembra das tuas palavras?

Com todo o respeito (q vc talvez nem mereça) : Sem teatrinho!

Vc adora uma confusão!

Link to comment
Share on other sites

Malifi

 

Vc ta falndo de neve no sabado agora wm sao joaquim ou na semana q vem?

 

tem uma janelinha para sábado dia 09/08/2013.....é no limite.....uma fresta.

 

sábado que vem 16/08/2013 bem quentinho para São Joaquim.

 

O quentinho para São Joaquim....deixaria 99,9% dos municípios brasileiros no chinelo. [FORÇA DE EXPRESSÃO]

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Hedsgepa, só nevou nestas 3 cidades??

Tem certeza??

Tem, mesmo???

 

Pelo que considero neve sim. Que os flocos seja consistente ao menos por alguns segundos, não ao entrar em contato com algo solido em seguida derreta. Outra coisa que acho estranho é porque se diz que nevou também em Florianópolis mais lá alguém só conseguiu ver e sentir essa neve se morasse naqueles morros que sequer são habitados ou seja não adiantou de nada.

 

Não estou dando uma de 'troll' é apenas a minha opinião.!

 

Opinião de quem não sabe nada, não acompanhou e não pesquisou antes de falar uma das maiores asneiras já ditas neste fórum. Praticamente um insulto a quem se dedica, pesquisa, acompanha, compra estações, instala, mantém, viaja, fotografa, registra, compartilha, enfim... Fora os profissionais.

 

Não conheces nem um palmo de SC pra dizer tamanha bobagem, muito menos o PR.

 

Ou é uma generalização pretensiosa ou é pura ignorância mesmo.

 

Sinto tratar desse modo, mas puta bola fora. Começastes muito mal...

Link to comment
Share on other sites

Não te entendo, Mafili. Em uma MP histórica brincando de sugerir "cavalo paraguaio" e agora anunciando neve como nunca se viu você falar.

 

Caiu na real ou aprendeu com os erros?

 

Erros, ?????

 

Se vc ler o fórum, verá que tinha "previsto neve em 09/07/2013"

 

Se vc ler o fórum, verá que tinha realmente previsto neve em 06/07 de julho de 2012.

 

Enfim, Eu precisava de um volume suficiente de histórico de neve não ciclonicamente sincronizada.

 

RESUMINDO, estou dizendo que vai nevar em São Joaquim e alhures.

 

Discorda????

 

E não é necessário mais a utilização de modelos... basta as cartas sinóticas day by day.

 

Abração Caio,

Link to comment
Share on other sites

 

Discorda????

 

E não é necessário mais a utilização de modelos... basta as cartas sinóticas day by day.

 

Abração Caio,

 

Caiu como um pato na minha brincadeira. Política de reciprocidade.

 

Brincadeiras a parte, a primeira janela é uma fresta mesmo e só serve aos pontos +1600m e olhe lá. Os modelos, principalmente o GFS retiraram muito do frio em altura nas ultimas rodadas.

 

A segunda janela que começa terça aindavestá em aberto. Mas tudo indica que a neve deve voltar, e vai se concentrar onde o cavado passar. Cavadão em altos níveis que deve acompanhar o vórtice ciclônico. Isso se houver ciclone definido, pois preocupou a saída do europeu retirando a baixa.

 

A esperança fica por conta de outros menos expressivos que mantém a baixa fechada, indutora do cavado.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos. Aqui em Canela houve uma mudança violenta ontem no fim do dia. As 18h30 faziam 22 graus, porém, uns 15 minutos depois baixou violentamente para a casa dos 12! A neblina vinda do vale do quilombo se encarregou de esfriar tudo. Agora amanhecemos com um garoeiro inexpressivo. É impressão minha ou a frente retardou um pouco sua entrada... pelo elat vejo descargas elétricas chegando a região de POA. Por aqui, nada ainda...

Link to comment
Share on other sites

O GFS incrementou absurdamente o frio para SCTE (Puerto Montt) para esta próxima onda de frio por aqui já começa a ser sentida em 60/66h. Até ontem estava colocando -3/-3,5oC em 850, agora passou para -8oC!

 

Sinal de forte incremento no frio que vai passar por aqui primeiro. Excelente sinal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.