Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Alguém ai aposta em neve em Curitiba de novo?????

 

Cara moro em Curitiba e nem a tão 'pregada' neve que falaram dias atrás vi por aqui. O que vi foi uma chuva congelada muito fraca. Moro no Rebouças, pode até ser que tenha nevado em um bairro mais afastado do centro mais com certeza foi algo insignificante que nem daria para chamar de neve.

 

Essa neve aqui de Curitiba está igual a música do Caviar do Zeca Pagodinho "Nunca vi, só ouço falar.

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Sabendo que o dióxido de carbono ocupa apenas 0,037% do volume dos gases constituintes na atmosfera, qual seria o aumento necessário do volume em porcentagem desse gás para que houvesse uma maior absorção da radiação de onda longa (infravermelho)?

 

Mesmo que aumente a emissão em mais de cinco teratonelada(10^12) e a concetração passe a 900ppmpv(parte por milhão por volume), como prevê o IPPC, não acho que haverá uma aumento considerável do volume total deste gás na atmosfera.

 

Um querido professor aqui na UFPEL concorda com esta opnião, outro querido professor discorda.

 

Quanto ao GFS(vulgo Geraldo Francisco Santos) concordo contigo, mesmo o Europeu reduzindo bastante é bem melhor que a solução do americano.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Inverno aos poucos tomando conta do RS.

Bagé e Chuí com apenas 10°C e chuva, sensação de 6°C, creio que houve temporal na fronteira com Uruguay, pois as estações de Dom Pedrito, Livramento e Quaraí estão fora do ar.

Enquanto isto, Canela com quase 27°C, Ausentes 23°C, Bento Gonçalves 27°C. No intermediário Porto Alegre tem 20°C e aqui no extremo norte da região metropolitana 24°C, Camaquã 120 Km ao sul da capital 14°C.

Link to comment
Share on other sites

Previsão do Climaterra(Ronaldo Coutinho), agora há pouco:

 

observações no final:

 

 

No domingo; Forte massa polar sobre SC. Céu claro a sol e algumas nuvens na maior parte do período. Pequena chance de neve/chuva congelada em pontos isolados acima dos 1300/1400 m do planalto sul no começo da madrugada.

 

Temperatura bem baixa ao amanhecer e noite e amena de tarde. Temperatura/SC; mínima; -5/-3°C na região de S.Joaquim/Urupema/Bom Jardim e alhures e máxima de 17/19°C no litoral norte e baixo vale do rio Itajaí. Na maior parte de SC; mín. entre -4/3°C (1/8°C no litoral e baixo vale do rio Itajaí) e máx. entre 10/16°C.

 

 

 

OBS; NA TERÇA-FEIRA ENTRA OUTRA ONDA FRIO INTENSA EM SC, VOLTA A TER CHANCE DE NEVE NA QUARTA.

Link to comment
Share on other sites

Alguém ai aposta em neve em Curitiba de novo?????

 

Cara moro em Curitiba e nem a tão 'pregada' neve que falaram dias atrás vi por aqui. O que vi foi uma chuva congelada muito fraca. Moro no Rebouças, pode até ser que tenha nevado em um bairro mais afastado do centro mais com certeza foi algo insignificante que nem daria para chamar de neve.

 

Essa neve aqui de Curitiba está igual a música do Caviar do Zeca Pagodinho "Nunca vi, só ouço falar.

Sorte nossa q não dependemos unicamente dos teus "relatos", aki no fórum!

Temos vários colegas q moram em Curitiba e RMC q já postaram o q viram e o q não viram, neste último evento, q pra mim e pra minha família foi surpreendente!

Além disso, vários vídeos no youtube mostram exatamente o contrário do q vc disse!

Não foi uma nevasca! Estamos no Brasil! No paralelo 25°S...

Temos "valores" aki no Baz q a princípio são incompreensiveis, mas com o tempo passamos a entender ..

A máxima de 4,5°C registada na minha estação, nakele 23 de julho, foi como um maravilhoso presente pra mim... Nem precisava ter nevado!

Mas olha q legal: NEVOU!

 

Abraços duvidosos!

(sobre suas intenções aki)

Link to comment
Share on other sites

O dia que tiver máxima sub 10 com céu limpo durante às 24 horas daquele dia na estação do Mirante de Santana...

Em 31/05/79 chegou perto. O Mirante registrou 9,2°C às 15h (18h UTC) com sol e céu claro.

Porém, a máxima daquele dia foi 13,0°C por volta de 0h UTC (21 h do dia anterior).

Era só a massa polar ter se adiantado algumas horas...

 

 

Aqui em Sampa, a madrugada foi "morninha" hoje, com mínimas de 15,6°C no Mirante e 14,6°C no IAG.

 

Temos sol, alguns cirrus e ventos de NO a N, faz calor.

A automática do Mirante já bateu em 27,6°C e o IAG em 28,4°C.

 

Amanhã deve esquentar mais... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!!

 

Bueno, já estamos com menos de 48hs para o primeiro pulso de ar frio provocar resfriamento no Sul.

Modelos divergentes quanto ao frio + umidade, mas, mesmo assim, há apostas de neve já para este fim de semana nas serras do RS e SC.

 

Mais uma vez, gostaria que olhassem essas saídas: ainda acredito em neve (pouca) ou chuva congelada para algumas cidades da Campanha/Serra do Sudeste (sudoeste/sul do RS). Área já estratiforme da frente fria, mas com frio mais intenso. Claro que pode mudar até amanhã, ou rodadas a seguir... 24 horas de monitoramento!

http://modelos.meteopt.com/ecmwf/ecmwf_as_t850_048.png?ver=2013080818

http://www.inmet.gov.br/projetos/cga/capre/mapas_vw_10km/png/S/NuvemBaixaGeoTemp850/web_S_NuvemBaixaGeoTemp850_201308081200_+45.png

 

 

No Paraná, até agora, num alcance mais confiável de previsão.... nada além do forte resfriamento!!!

Link to comment
Share on other sites

Em PF a mínima de hoje foi 15.8ºC até agora, bem alta, e a máxima já chegou a 25.8ºC. Que bom que isso vai acabar.

 

Santa Maria, apesar de estar tendo a mínima do dia agora com 21.8ºC, amanheceu com 26ºC o_o

 

Não chegamos perto de coisa parecida aqui nem no auge do verão deste ano.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!!!

 

Bueno, já estamos com menos de 48hs para o primeiro pulso de ar frio provocar resfriamento no Sul.

Modelos divergentes quanto ao frio + umidade, mas, mesmo assim, há apostas de neve já para este fim de semana nas serras do RS e SC.

 

Mais uma vez, gostaria que olhassem essas saídas: ainda acredito em neve (pouca) ou chuva congelada para algumas cidades da Campanha/Serra do Sudeste (sudoeste/sul do RS). Área já estratiforme da frente fria, mas com frio mais intenso. Claro que pode mudar até amanhã, ou rodadas a seguir... 24 horas de monitoramento!

http://modelos.meteopt.com/ecmwf/ecmwf_as_t850_048.png?ver=2013080818

http://www.inmet.gov.br/projetos/cga/capre/mapas_vw_10km/png/S/NuvemBaixaGeoTemp850/web_S_NuvemBaixaGeoTemp850_201308081200_+45.png

 

 

No Paraná, até agora, num alcance mais confiável de previsão.... nada além do forte resfriamento!!!

Resfriamento no leste paranaense, com geadas?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Sabendo que o dióxido de carbono ocupa apenas 0,037% do volume dos gases constituintes na atmosfera, qual seria o aumento necessário do volume em porcentagem desse gás para que houvesse uma maior absorção da radiação de onda longa (infravermelho)?

 

Mesmo que aumente a emissão em mais de cinco teratonelada(10^12) e a concetração passe a 900ppmpv(parte por milhão por volume), como prevê o IPPC, não acho que haverá uma aumento considerável do volume total deste gás na atmosfera.

 

Um querido professor aqui na UFPEL concorda com esta opnião, outro querido professor discorda.

 

Quanto ao GFS(vulgo Geraldo Francisco Santos) concordo contigo, mesmo o Europeu reduzindo bastante é bem melhor que a solução do americano.

 

Abraços.

 

O trem pegou em Pelotas,...sifu...

 

Mantendo constantes os mesmos parâmetros orbitais (excentricidade da órbita fig1, obliquidade da eclíptica fig 2 )

 

Mantendo constante a TSI (total solar irradiance = uns 1365 watts por metro quadrado no topo da atmosfera)

 

Nenhum período de atividade vulcânica maluco.

 

NENHUMA maluquice geológica capaz de alterar o atual albedo do planeta. (excluindo também meteoros, cometas e demais eventos catastróficos ex, uma guerra núclear)

 

Para os próximos 100 anos,

 

Sendo o CO2 uma molécula triatômica certamente ela absorve infravermelho emitido pela superfície do planeta e reemite em todas as direções inclusive de volta para a superfície.

 

Supondo que haja efetivamente um efeito estufa (inclusive o do vapor d'água) na atmosfera [ todos aquecimentista não tem a menor dúvida alguns poucos cientistas atribuem tal efeito a pressão e não à composição da atmosfera....deixa isso para depois.

 

Assim,

 

(delta T) = a ln (C/Co)

 

delta T = variação da temperatura devido ao aumento do CO2

 

a = sensibilidade climática

 

C= Concentração de CO2 na atmosfera no instante t.

 

Co= Concentração de CO2 inicial (1850) na atmosfera = uns 280 ppm.

 

ln= todo mundo sabe o que é, né.

 

O problema é o valor de a.

 

Os resultados são sempre controversos os valores iniciais estavam ao redor de 7ºC e hoje há trabalhos que estimam em 2ºC.

 

assim:

 

quando a concentração de CO2 dobrar [ 560 ppm] em relação ao inicial [280 ppm]

 

teremos

 

(delta T) = a. ln (560/2800

 

(delta T) = a. 0,693

 

se a for baixo como 2

 

delta T = 1,386ºC

 

se a for alto como 4

 

delta T = 2,773ºC

 

a na minha opinião é um número bem pequeno.

 

No teu exemplo, usando a =2 e C= 900 ppm

 

T= 2*ln (900/280)

 

T= 6,4ºC.

 

Bom, Allef é isso que você tem responder na prova.

 

Agora, acima supomos ser válida a hipótese do aquecimento global como formulada hoje.

 

veja ela contempla que,

 

T = f (CO2) .....a temperatura é função da concentração de CO2.

 

Existe a outra possibilidade,

 

CO2 = f (T) ......a concentração de CO2 é função da temperatura.

 

Assim a medida que a temperatura do planeta aumenta o CO2 que está dissolvido nos oceanos é liberado.

 

O exemplo é a garrafa de refrigerante vc abriu ela vai esquentando e perdendo gás [ Perderia de qualquer forma, pois estava sob pressão.....mas é um exemplo]

 

Também não sabemos o tempo de retenção do CO2 na atmosfera uns dizem poucos anos outros exageram em centenas de anos.

 

A relação entre Carbono 12 e Carbono 13 também não é conclusiva [ seria um modo de controlar o quanto é emissão humana comparado daquilo que é emissão natural]

 

Assim: 900 ppm é um cadinho mais que o dobro dos atuais 400 ppm certamente altera a composição da atmosfera.

 

Se essa alteração for exclusivamente humana a discussão acaba, pois teremos um planeta pululando com uma merrequinha de aquecimento.

 

Se essa alteração for exclusivamente natural.....Temos um problemão.....Até onde o planeta vai aquecer.

 

Nós não sabemos a real causa do atual aquecimento e nem das oscilações dos últimos 2000 anos.

 

ABRAÇÃO

 

Allef, mude o nick. Vc é jovem e tem uma carreira toda pela frente. Depois vai ficar com medo de não arrumar emprego e acaba parando de postar ou pode acontecer igual ao outro amigo arrumou emprego na Somar.

Link to comment
Share on other sites

Em contrapartida ao gfs, o global 12z deu uma incrementada na sincronia da alta polar com o ciclone em formação, referente ao segundo pulso frio, embora não se aprofundando muito na costa sul do Brasil.

 

Danilo, é uma solução.

 

A BAIXA está muito espremida na carta abaixo.

 

Provavelmente vai nevar com um cavadim em São Quincas.

 

O anticiclone está onde deveria.

 

C13080812.jpg

Link to comment
Share on other sites

Em contrapartida ao gfs, o global 12z deu uma incrementada na sincronia da alta polar com o ciclone em formação, referente ao segundo pulso frio, embora não se aprofundando muito na costa sul do Brasil.

 

Danilo, é uma solução.

 

A BAIXA está muito espremida na carta abaixo.

 

Provavelmente vai nevar com um cavadim em São Quincas.

 

O anticiclone está onde deveria.

 

C13080812.jpg

 

concordo. lugares mais altos, os de sempre.

quanto ao segundo pulso polar. Este está muito indefinido.

Link to comment
Share on other sites

O modelo operacional do Cptec Eta, em sua última saída está sensacional! :ok:

para quando, 14/08??

Exatamente...ele projeta uma alta polar forte, com escoamento totalmente continental, acoplado a um ciclone, posicionado na costa da região sul com aprofundamento intenso, com isso a camada da espessura em valores muito baixos e a linha de congelamento ampliada em grande parte do centro sul do Brasil, favoreceria muita neve na região sul nos lugares clássicos e até um repeteco daquela neve em Curitiba, embora seja uma solução para um período muito distante, apenas uma possibilidade, ainda que remota.

Link to comment
Share on other sites

Em contrapartida ao gfs, o global 12z deu uma incrementada na sincronia da alta polar com o ciclone em formação, referente ao segundo pulso frio, embora não se aprofundando muito na costa sul do Brasil.

 

Danilo, é uma solução.

 

A BAIXA está muito espremida na carta abaixo.

 

Provavelmente vai nevar com um cavadim em São Quincas.

 

O anticiclone está onde deveria.

 

C13080812.jpg

 

concordo. lugares mais altos, os de sempre.

quanto ao segundo pulso polar. Este está muito indefinido.

Sim, concordo com sua observação, mas no segundo pulso frio poderemos ter uma situação sinótica bem diferente dessa observada no momento, levando em consideração o cenário proposto pelo global do Cptec, saída das 12z.

Link to comment
Share on other sites

Alguém ai aposta em neve em Curitiba de novo?????

 

Cara moro em Curitiba e nem a tão 'pregada' neve que falaram dias atrás vi por aqui. O que vi foi uma chuva congelada muito fraca. Moro no Rebouças, pode até ser que tenha nevado em um bairro mais afastado do centro mais com certeza foi algo insignificante que nem daria para chamar de neve.

 

Essa neve aqui de Curitiba está igual a música do Caviar do Zeca Pagodinho "Nunca vi, só ouço falar.

 

Moro em colombo.....aqui nevou só por uns 5 min....antes era uma mistura com chuva congelada, mas depois foi neve....sei que em bairros da zona norte nevou....e onde nevou bem, parece que foi na cic.

Link to comment
Share on other sites

o pessoal quer neve russa em Curitiba. Claro que nevou. Acumular e virar pista de esqui, aí teria que puxar a cidade para Bagé e deixar na mesma altitude.Convenhamos, neve aqui é assim: ramântica. Nem tanto, a última causou uma catástrofe, a ponto dos catarinas e paranaenses não quererem uma repetição. Há uma propriedade que perdeu 25mil mudas de eucalipto. os verdes dirão que destruiu uma futura florestadeserto verde. Assim denominam os ecologistas, em relação a essa cultura.Telhados caíram. Se nevasse como noutros países, detestaríamos a neve. Deixe-a assim, vez em quando...fica melhor.Não enjoamos e ficamos na expectativa de venha um dia.

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi muito a colocação do colega.....pra mim foi fantástico...fiquei aquela madrugada inteira acordado aki no BAZ e a neve só veio de manhã, mas vlew a pena!!!!Aliás...todo mundo que conheço aki em CTBA viu a neve!

Micael, não referi-me a você.

Falo do pessoal que quer ter neve como se estivesse no Alasca.

A neve foi bonita e é o que podemos ter. É rara, até mesmo nos locais de maior altitude do RS e SC. Quiçá no Pr.

Nesse sentido é que fiz meu comentário.

Aqui o tempo tá ventoso. Temp de 14.5°C. É dose para mamute, sair de 32, que peguei hoje de manhã em Campo Bom, para 14,5. Haja saúde.

é isso que dá morar nesta latitude.

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi muito a colocação do colega.....pra mim foi fantástico...fiquei aquela madrugada inteira acordado aki no BAZ e a neve só veio de manhã, mas vlew a pena!!!!Aliás...todo mundo que conheço aki em CTBA viu a neve!

Fui deitar às 2 da manhã no dia 23, qdo fazia 2°C e chovia muito! Acordei às 5h e caía pekenos flocos miúdos . Dp choveu mais e a neve retornou às 8h, durando uns 40min. Não viu kem ficou dormindo!

Link to comment
Share on other sites

Não vi ninguém comentando a 12Z do ECMWF. Melhorou em relação à 00Z.

 

Atenção para a formação da baixa sobre SC entre a Quarta/Quinta, já com atuação do ar gelado. Isso

pode gerar muita neve, gente!

 

Isso que eu ia comentar, olhei agora mesmo, há muita umidade colado no lado de SC. Vai dar neve. E temos que levar em conta a subida do ar frio, impulsionando a umidade para a parte alta. Há nuvens que não aparecem no satélite que serão impulsionada para dentro da MP. Começo a acreditar num evento significativo. Se considerarmos o CPTEC ele já está sendo previsto como muito forte. Agora, o europeu tem sido mais certeiro.

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi muito a colocação do colega.....pra mim foi fantástico...fiquei aquela madrugada inteira acordado aki no BAZ e a neve só veio de manhã, mas vlew a pena!!!!Aliás...todo mundo que conheço aki em CTBA viu a neve!

Micael, não referi-me a você.

Falo do pessoal que quer ter neve como se estivesse no Alasca.

A neve foi bonita e é o que podemos ter. É rara, até mesmo nos locais de maior altitude do RS e SC. Quiçá no Pr.

Nesse sentido é que fiz meu comentário.

Aqui o tempo tá ventoso. Temp de 14.5°C. É dose para mamute, sair de 32, que peguei hoje de manhã em Campo Bom, para 14,5. Haja saúde.

é isso que dá morar nesta latitude.

 

hehhehe...tbm não tava falando de vc.......tava comentando a respeito do outro que disse que não viu neve aki em CTBA!

 

Aki ta um calor desgraçado....kkkk as 17:30 o simepar marcava 23ºC

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi muito a colocação do colega.....pra mim foi fantástico...fiquei aquela madrugada inteira acordado aki no BAZ e a neve só veio de manhã, mas vlew a pena!!!!Aliás...todo mundo que conheço aki em CTBA viu a neve!

Fui deitar às 2 da manhã no dia 23, qdo fazia 2°C e chovia muito! Acordei às 5h e caía pekenos flocos miúdos . Dp choveu mais e a neve retornou às 8h, durando uns 40min. Não viu kem ficou dormindo!

 

Isso que ia falar...só não viu quem dormiu.....Nakele dia fiquei acordado direto...só fui dormir as 10 da manhã e acordei as 17h...k.kkkkkk....completamente louco.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, essa frente fria está no seu tempo certo?

 

Ismar, também não tenho paciência para acompanhar rodada by rodada.

 

Acaba confundindo mesmo.....148 horas da 0Z depois 172 horas da 18Z.

 

Ela está no tempo certo como sempre.

 

Agora os modelos não sei.

 

Não é minha praia. Sinceramente pela última carta sinótica eu não consigo enxergar nenhum ciclone extratropical nos próximos 03 dias.

 

E esse segundo pulso para o sudeste está cheirando peixe podre.

Link to comment
Share on other sites

Estranho... Previa-se calor entorno dos 30ºC aqui hoje, em função do pré-frontal, mas que nada. O tempo permaneceu fechado até o final da manhã, fazendo assim com que as temperaturas não se elevassem tanto quanto previam. Fazia 20,7ºC perto do meio-dia. A máxima foi de bizarros 22.3ºC! Todos apontavam máximas de 29 até 32ºC! Talvez isso venha a ocorrer amanhã, mas acho difícil, pelo menos tô no lucro!

 

A respeito do Europeu 12z, melhorou mesmo em relação a 00z, mas ainda não é igual a 12z de ontem, que estava um espetáculo! Mas, vamos acompanhar o desenrolar das próximas, talvez tenhamos surpresas... Abraços

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi muito a colocação do colega.....pra mim foi fantástico...fiquei aquela madrugada inteira acordado aki no BAZ e a neve só veio de manhã, mas vlew a pena!!!!Aliás...todo mundo que conheço aki em CTBA viu a neve!

Fui deitar às 2 da manhã no dia 23, qdo fazia 2°C e chovia muito! Acordei às 5h e caía pekenos flocos miúdos . Dp choveu mais e a neve retornou às 8h, durando uns 40min. Não viu kem ficou dormindo!

 

Isso que ia falar...só não viu quem dormiu.....Nakele dia fiquei acordado direto...só fui dormir as 10 da manhã e acordei as 17h...k.kkkkkk....completamente louco.

Claro q poderia ter nevado mais, no entanto só o fato de ter ocorrido o fenômeno já foi uma alegria imensa pra (quase) todos!

Gamboa está corretíssimo em sua colocação!

Abraço, Micael!

Link to comment
Share on other sites

Pelos últimos dados poderemos ter chuva congelada na região dos Campos de cima da serra/RS (1000/1100m), Planalto sul/SC (1100/1200m) e neve na região do Planalto sul/SC ( acima dos 1400/1500m).

Teremos pelas ultimas projeções a formação de um ciclone 980/990 hPa na costa RS/URU, que impulsionará Alta de 1032/1034 hPa, algumas rodadas davam 1038/1040 hPa, centro da alta com -4/-2ºC em 700 e 0/2 em 850, alcançam latitude 26/25ºS.

Em Lages pré-frontal, risco de chuva forte e trovoadas, agora 18,2ºC, vento NO.

Link to comment
Share on other sites

Alguém ai aposta em neve em Curitiba de novo?????

 

Cara moro em Curitiba e nem a tão 'pregada' neve que falaram dias atrás vi por aqui. O que vi foi uma chuva congelada muito fraca. Moro no Rebouças, pode até ser que tenha nevado em um bairro mais afastado do centro mais com certeza foi algo insignificante que nem daria para chamar de neve.

 

Essa neve aqui de Curitiba está igual a música do Caviar do Zeca Pagodinho "Nunca vi, só ouço falar.

 

Não concordo!

Nevou com flocos em diversas localidades da cidade de CURITIBA, inclusive no centro!

Há diversos relatos fotográficos e filmados!

 

Moro em SJP onde nevou com bastante intensidade, porém o evento não durou mais do que 20min, acumulando somente nos carros.

 

Realmente tu não teve sorte...

Link to comment
Share on other sites

Estranho... Previa-se calor entorno dos 30ºC aqui hoje, em função do pré-frontal, mas que nada. O tempo permaneceu fechado até o final da manhã, fazendo assim com que as temperaturas não se elevassem tanto quanto previam. Fazia 20,7ºC perto do meio-dia. A máxima foi de bizarros 22.3ºC! Todos apontavam máximas de 29 até 32ºC! Talvez isso venha a ocorrer amanhã, mas acho difícil, pelo menos tô no lucro!

 

A respeito do Europeu 12z, melhorou mesmo em relação a 00z, mas ainda não é igual a 12z de ontem, que estava um espetáculo! Mas, vamos acompanhar o desenrolar das próximas, talvez tenhamos surpresas... Abraços

Creio q não há mais possibilidade de fazer calor forte amanhã, Maurício ... Instabilidades mto próximas de SC .

 

Por aki, calor e céu coberto por Cirrus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.