Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Fez muito calor em SP capital hoje, máxima de 28,8C com vento NO, sinal da pré frontal...

 

Já prevê se uma boa advecção fria, e vários institutos concordam em frio na Capital abaixo de 6C.

 

Muito provavelmente antes da frente propriamente entrar teremos aquele "atalho" pelo mar onde o vento vira para SE antes da entrada da frente. (aconteceu isso com todas as ultimas frentes, e foi o motivo de errarem as temperaturas da pré-frontal).

 

Vamos aguardar

 

Vejo o mesmo caminho, ainda mais com o deslocamento deste ciclone que está puxando a frente fria mais para o centro do oceano, desta forma tornando a coisa mais oceanica.

Link to comment
Share on other sites

É absolutamente incrível a discrepância entre o GFS e o Europeu para a janela de neve em 36/48h. Pelo Europeu há chance, pelo GFS nenhuma. E ambos estão consistentes e estabilizados em suas soluções há algumas rodadas.

 

Há frio disponível pelo Europeu e não há pelo GFS, que insiste em forte chuva no vórtice da baixa entre o RS e SC, o que me parece extremado. O Europeu coloca algo mais factível pelo histórico.

 

Grande duelo.

Link to comment
Share on other sites

É absolutamente incrível a discrepância entre o GFS e o Europeu para a janela de neve em 36/48h. Pelo Europeu há chance, pelo GFS nenhuma. E ambos estão consistentes e estabilizados em suas soluções há algumas rodadas.

 

Há frio disponível pelo Europeu e não há pelo GFS, que insiste em forte chuva no vórtice da baixa entre o RS e SC, o que me parece extremado. O Europeu coloca algo mais factível pelo histórico.

 

Grande duelo.

Caiooo, dá uma luz aeee, to só por vcs hehehe, na Itapuca 800 a 827m, tem alguma chance ?E se tem, quais horários??? :ok: :good:

É que estou me programando para ir amanhã para o Campo Bonito.Mas só vou se tiver um mínima chance q seja...

Link to comment
Share on other sites

Caiooo, dá uma luz aeee, to só por vcs hehehe, na Itapuca 800 a 827m, tem alguma chance ?E se tem, quais horários??? :ok: :good:

 

Neste momento nao vejo chances, Paulo. A umidade estará mais próxima da baixa na costa e o frio em altura é muito limítrofe, mesmo pelo Europeu.

 

E se der o cenário do Europeu há uma pequena janela para as áreas acima dos 1600m.

 

Aguarde a semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Senhores, vamos a alguma luz nessa bagunça de dados todos.

 

Olhando a carta sinótica para dias 10 e 11 para a grande SP, e por consequencia estado de SP, temos a entrada de forte massa polar ao anoitecer do dia 10 pro dia 11, já causando forte resfriamento na madrugada, podendo chegar já na parte da manhã do dia 11 a valores inclusive abaixo de 8 graus ao sul da Grande SP. Tanto o GFS quanto o Europeu concordam com essa solução. Será frio com umidade e cobertura de nuvens. Chance de bater a temperatura mínima de 2012 MAIS UMA VEZ no mirante de Santana, tornando este inverno muito bom pra SP, com momentos memoráveis.

 

O que chama mais atenção: o frio será forte no decorrer do dia 11, com máximas na grande SP podendo mal ultrapassar os 12 graus. ao sul da Grande SP, podemos ter mais uma tarde com chance de sub-10, incluindo eu e a estação do Carlos Dias. Se ter uma tarde assim por ano já é excelente, que dirá ter agora duas tardes que mal passem os 10 graus?

 

o sul de MG terá de pequena a média influencia desta massa polar, que já desvia para o oceano. Uma característica desse ar polar ainda será o pouco suporte a 700 hpa, mesmo que atinja o PNI, mal será sentido por lá. Provavelmente pode causar uma máxima sub-10 para o PNI dia 12, e sub-12 dia 11, nada muito significativo. Sem chance de neve neste primeiro pulso polar.

 

Vou aguardar ainda passar o dia 11 pra fazer uma análise a curto prazo do próximo pulso polar, esse sim deverá ser HISTÓRICO, sobretudo para Mantiqueira e PNI. Que tal, como aperitivo, o PNI ficar sob a linha de 2200/2400 0 grau DUAS VEZES, uma na virada do dia 14 pra dia 15, e outra vez ao amanhecer do dia 15? EUROPEU MOSTROU ISSO E GFS VEIO ATRAS!!!

 

Tenham muita calma nessa hora!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!!!

Só gostaria de fazer um comentário sobre as 'instabilidades' dos modelos... o Duquia postou agora a pouco uma saída do dia 30/7 do GFS para este fim de semana, que já indicava esse primeiro pulso de ar frio no Sul... a posição do centro da MP era um pouco mais continental, mas para 12 dias de antecedência se mostrou muito bem!

Outra coisa que observamos, normalmente, no inverno é que o GFS quase sempre mostra uma situação no seu limite de previsão (180-192hs), depois começa a "se perturbar", mas no fim voltas para a condição inicial prevista em torno de 24-48hs.

Confiram a comparação: http://www.simepar.br/site/palavra_lista.shtml

 

Isto é, que venha o frio de agora... que o da próxima semana se confirme!!!

Link to comment
Share on other sites

O pessoal precisa entender que o modelo não prevê neve, ele prevê condições para neve!

 

Modelos não distinguem chuva congelada (sleet), neve granular e em flocos! A grosso modo, modelos cruzam informações variadas que podem confluir para precipitações invernais!

 

Quando vocês olham as manchas coloridas no mapa de previsão de neve, o modelo está dizendo: "em tal dia e horário existe chance da temperatura em 500 estar assim, em 700 assim, em 850 assim e em superfície assado, com precipitação X, umidade Y e vento Z".

 

A linha é muito tênue, numericamente falando, entre ocorrer sleet ou neve... 0,5 grau a mais ou a menos em alguma das camadas por onde a precipitação passa podem definir entre um ou outro evento! Foi inclusive o que ocorreu em Curitiba na última onda de frio: bairros afastados e talvez 0,5 grau mais frios tiveram neve, outros granular e outros apenas sleet!

 

Não olhem as manchas coloridas no mapa dos modelos como neve, olhem sempre como precipitação invernal: se cair sleet ele acertou, se cair neve acertou também!

 

E como diz um nobre amigo: NÃO ALIMENTEM OS TROLLS!

Link to comment
Share on other sites

O pessoal precisa entender que o modelo não prevê neve, ele prevê condições para neve!

 

Modelos não distinguem chuva congelada (sleet), neve granular e em flocos! A grosso modo, modelos cruzam informações variadas que podem confluir para precipitações invernais!

 

Quando vocês olham as manchas coloridas no mapa de previsão de neve, o modelo está dizendo: "em tal dia e horário existe chance da temperatura em 500 estar assim, em 700 assim, em 850 assim e em superfície assado, com precipitação X, umidade Y e vento Z".

 

A linha é muito tênue, numericamente falando, entre ocorrer sleet ou neve... 0,5 grau a mais ou a menos em alguma das camadas por onde a precipitação passa podem definir entre um ou outro evento! Foi inclusive o que ocorreu em Curitiba na última onda de frio: bairros afastados e talvez 0,5 grau mais frios tiveram neve, outros granular e outros apenas sleet!

 

Não olhem as manchas coloridas no mapa dos modelos como neve, olhem sempre como precipitação invernal: se cair sleet ele acertou, se cair neve acertou também!

 

E como diz um nobre amigo: NÃO ALIMENTEM OS TROLLS!

 

Excelente explicação! :)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Climaterra fez observação no face.

 

CLIMATERRA @Climaterra 7 min

 

Hoje começa a mudar o tempo em SC, predominará mais o céu nublado a algumas aberturas de sol em pontos isolados. Chuva em todo o Estado no decorrer da sexta, poderá ser mais significativa entre a tarde/noite de hoje e amanhã, mais do centro ao litoral.

O risco de temporais hoje e amanhã é baixo e bem isolado. A temperatura começa a cair, de maneira mais sentida, no fim do dia/noite de hoje.

A neve; a janela fica mais entre o fim da tarde/noite de sábado e começo da madrugada de domingo, chance reduzida e acima dos 1300 m. Os modelos continuam sinalizando uma chance alta entre as 23 h do dia 13 até a madrugada do dia 15, mais no leste do planalto sul.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Manhã muito quente por aqui, pré-frontal bombando!

 

Tive uma tímida mínima de 10,4ºC e no momento 19,8ºC com rajadas de N!! Hoje vamos ao inferno - máx. 25 ou 26ºC...

 

Já a serra gaúcha passou do inferno à geladeira com máximas beirando os 28ºC ontem à tarde para respeitáveis 8ºC que faz agora na maioria das localidades!

 

O tempo aqui deve inciar a mudança no final da tarde e espero amanhecer com 7-8ºC com chuva!! Perfeito!

Link to comment
Share on other sites

Dando uma olhadinha rápida nas últimas saídas dos modelos, aqui para o Vale, todos estão indicando mínimas em torno dos 5°C na próxima quinta/sexta. Se for isso mesmo, seriam os dias mais frios do ano. Até agora, a mínima de 2013 é de 6,6°C.

 

Voltando ao presente, o sol apareceu apesar da cobertura de nuvens. Temperatura em 21,5

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, a moça do tempo da RBS TV, no Bom Dia Rio Grande:

 

a repórter pergunta:

 

-alguma chance de neve?

 

-Não! nehuma possibilidade de neve!

 

lacônica.

 

vejo que metsul e climaterra voltaram a falar em neve. Estavam cautelosos, algo nos modelos voltou a colocar mais frio "em altitude"?

 

Pois é, o AAA sumiu daqui...

Link to comment
Share on other sites

O pessoal precisa entender que o modelo não prevê neve, ele prevê condições para neve!

Modelos não distinguem chuva congelada (sleet), neve granular e em flocos! A grosso modo, modelos cruzam informações variadas que podem confluir para precipitações invernais!

Quando vocês olham as manchas coloridas no mapa de previsão de neve, o modelo está dizendo: "em tal dia e horário existe chance da temperatura em 500 estar assim, em 700 assim, em 850 assim e em superfície assado, com precipitação X, umidade Y e vento Z".

A linha é muito tênue, numericamente falando, entre ocorrer sleet ou neve... 0,5 grau a mais ou a menos em alguma das camadas por onde a precipitação passa podem definir entre um ou outro evento! Foi inclusive o que ocorreu em Curitiba na última onda de frio: bairros afastados e talvez 0,5 grau mais frios tiveram neve, outros granular e outros apenas sleet!

Não olhem as manchas coloridas no mapa dos modelos como neve, olhem sempre como precipitação invernal: se cair sleet ele acertou, se cair neve acertou também!

!

 

É isso aí!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Manhã muito quente por aqui, pré-frontal bombando!

 

Tive uma tímida mínima de 10,4ºC e no momento 19,8ºC com rajadas de N!! Hoje vamos ao inferno - máx. 25 ou 26ºC...

 

Já a serra gaúcha passou do inferno à geladeira com máximas beirando os 28ºC ontem à tarde para respeitáveis 8ºC que faz agora na maioria das localidades!

 

O tempo aqui deve inciar a mudança no final da tarde e espero amanhecer com 7-8ºC com chuva!! Perfeito!

Empatamos na mínima!

Sobre amanhecer sábado com 7 ou 8°C, tomara ... Mas, será ?

Frente tão lenta...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Manhã muito quente por aqui, pré-frontal bombando!

 

Tive uma tímida mínima de 10,4ºC e no momento 19,8ºC com rajadas de N!! Hoje vamos ao inferno - máx. 25 ou 26ºC...

 

Já a serra gaúcha passou do inferno à geladeira com máximas beirando os 28ºC ontem à tarde para respeitáveis 8ºC que faz agora na maioria das localidades!

 

O tempo aqui deve inciar a mudança no final da tarde e espero amanhecer com 7-8ºC com chuva!! Perfeito!

Empatamos na mínima!

Sobre amanhecer sábado com 7 ou 8°C, tomara ... Mas, será ?

Frente tão lenta...

 

É mais provável que amanhã máxima e mínima invertam a posição de registro... pois resfriamento se dá ao longo do dia em Curitiba e RMC no sábado.

Link to comment
Share on other sites

Essa frente não só está lenta, como parece que ainda estamos sob influência do jato, é isso amigos mais entendidos? Inclusive tem instabilidades pipocando a oeste de SC e norte do RS que parecem estar se deslocando para sudeste... dá a impressão que teremos trovoadas sobre os campos de cima da serra e serra gaúcha logo mais...

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, a moça do tempo da RBS TV, no Bom Dia Rio Grande:

 

a repórter pergunta:

 

-alguma chance de neve?

 

-Não! nehuma possibilidade de neve!

 

lacônica.

 

vejo que metsul e climaterra voltaram a falar em neve. Estavam cautelosos, algo nos modelos voltou a colocar mais frio "em altitude"?

 

Pois é, o AAA sumiu daqui...

Ué?

Mas que divergência é esta? Se a própria Central de Meteorologia da RBS insiste em neve no sábado para domingo, o próprio Cléo Kuhn aborda sobre o assunto em todos boletins desde ontem.

Eles se baseiam muito nos boletins da Somar Meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, a moça do tempo da RBS TV, no Bom Dia Rio Grande:

 

a repórter pergunta:

 

-alguma chance de neve?

 

-Não! nehuma possibilidade de neve!

 

lacônica.

 

vejo que metsul e climaterra voltaram a falar em neve. Estavam cautelosos, algo nos modelos voltou a colocar mais frio "em altitude"?

 

Pois é, o AAA sumiu daqui...

Ué?

Mas que divergência é esta? Se a própria Central de Meteorologia da RBS insiste em neve no sábado para domingo, o próprio Cléo Kuhn aborda sobre o assunto em todos boletins desde ontem.

Eles se baseiam muito nos boletins da Somar Meteorologia.

 

Somar é uma coisa; Cléo, é outra.

Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã, a moça do tempo da RBS TV, no Bom Dia Rio Grande:

 

a repórter pergunta:

 

-alguma chance de neve?

 

-Não! nehuma possibilidade de neve!

 

lacônica.

 

vejo que metsul e climaterra voltaram a falar em neve. Estavam cautelosos, algo nos modelos voltou a colocar mais frio "em altitude"?

 

Pois é, o AAA sumiu daqui...

Ué?

Mas que divergência é esta? Se a própria Central de Meteorologia da RBS insiste em neve no sábado para domingo, o próprio Cléo Kuhn aborda sobre o assunto em todos boletins desde ontem.

Eles se baseiam muito nos boletins da Somar Meteorologia.

 

Somar é uma coisa; Cléo, é outra.

Em agosto de 99 o Cleo acertou em cheio sobre a neve...Para ser justo...

Link to comment
Share on other sites

Olha, o Cléo dizer que vai nevar é algo raro. Se ele está afirmando é porque está se baseando em algo mais concreto. Não sei qual é o modelo que ele usar. Talvez, esteja olhando muito o americano. Não sei se esse modelo está mais estável que antes, com a nova máquina. A Metsul descarta no final de semana. Mas, semana que vem, conforme boletim da Estael, coloca a possibilidade como Alta, o Ronaldo, também. E esta posição de Alta possibilidade apareceu hoje. Ou seja, os modelos podem estar convergindo.

Link to comment
Share on other sites

AAO em queda podendo atingir -4 na próxima semana. Porteira aberta!

Padrão americano se confirmando... pelo visto período de calor só em setembro, SE acontecer!

 

Hoje saí de casa às 9:30 e peguei uma enxurrada com 10°!!!! Caindo o mundo!!! E frio! Até agora mínima de 10,2° a pouco. No momento faz 10,3° e tenho 9,1 mm acumulados.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Olha, o Cléo dizer que vai nevar é algo raro. Se ele está afirmando é porque está se baseando em algo mais concreto. Não sei qual é o modelo que ele usar. Talvez, esteja olhando muito o americano. Não sei se esse modelo está mais estável que antes, com a nova máquina. A Metsul descarta no final de semana. Mas, semana que vem, conforme boletim da Estael, coloca a possibilidade como Alta, o Ronaldo, também. E esta posição de Alta possibilidade apareceu hoje. Ou seja, os modelos podem estar convergindo.

Muito estranho o Cléo Kuhn seguir sozinho esta bandeira da neve para à noite de sábado e madrugada de domingo. Ele sempre é tão cauteloso e conservador. Pela minha impressão e demais do fórum, assim como Coutinho e METSUL, esta possiblidade é vista como remota e apenas nas áreas acima de 1200 metros, ou seja, aqui no RS somente Ausentes teria alguma chance.

Será que o Cléo tomou uns trago? :laugh: :laugh: :sarcastic: :onthequiet:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hj tá um dia muito bom para os bazianos de POA. Teremos uma máxima baixa, assim como amanhã.

 

Hj a noite estarei indo para Caxias, porém não tenho nenhuma esperança de neve na serra, tampouco nos bairros de 900 metros de altura que tem em Caxias. Vai ser cuvinha entre 2C e 5C na cidade. Bem gostoso. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Olha, o Cléo dizer que vai nevar é algo raro. Se ele está afirmando é porque está se baseando em algo mais concreto. Não sei qual é o modelo que ele usar. Talvez, esteja olhando muito o americano. Não sei se esse modelo está mais estável que antes, com a nova máquina. A Metsul descarta no final de semana. Mas, semana que vem, conforme boletim da Estael, coloca a possibilidade como Alta, o Ronaldo, também. E esta posição de Alta possibilidade apareceu hoje. Ou seja, os modelos podem estar convergindo.

Muito estranho o Cléo Kuhn seguir sozinho esta bandeira da neve para à noite de sábado e madrugada de domingo. Ele sempre é tão cauteloso e conservador. Pela minha impressão e demais do fórum, assim como Coutinho e METSUL, esta possiblidade é vista como remota e apenas nas áreas acima de 1200 metros, ou seja, aqui no RS somente Ausentes teria alguma chance.

Será que o Cléo tomou uns trago? :laugh: :laugh: :sarcastic: :onthequiet:

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Se nevar eu mudo completamente de posição quanto às previsões dele.

Na verdade, ultimamente, ele tem falado mais em neve. Antigamente, não admitia que era neve.

"alguma neve..." sempre foi a sua posição quando a branquinha já estava quase caindo e a Metsul e o Coutinho previam antes.

Agora, está diferente.

Será que passou a gostar de frio?

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Hj tá um dia muito bom para os bazianos de POA. Teremos uma máxima baixa, assim como amanhã.

 

Hj a noite estarei indo para Caxias, porém não tenho nenhuma esperança de neve na serra, tampouco nos bairros de 900 metros de altura que tem em Caxias. Vai ser cuvinha entre 2C e 5C na cidade. Bem gostoso. :mosking:

 

E o Cléo falando em neve?

o que me dizes?

vai saber...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada sem querer dar palpite, mas tá muito com cara de neve, o visual, tu sente q é um ar frio muito potente, gelado, intenso.Bruno, eu acho q tu pega sim, nos bairros de Caxias acima de 800m, alguma coisa tipo granular ou mesmo flocos, neste sábado.

 

tenho reserva em S. Chico de sábado pra domingo.

não sei se subo ou não...

alguém já me disse que não devo subir, que só vai estar frio.

E S.Chico não tem nada pra fazer. teria que ir pra Gramado, que fica entupida ou Canela.

E eu to mais pra Tim Maia: o que eu quer é sossego...!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.