Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Agosto 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Nossa! Incrível mesmo o 12Z do Europeu. Linha de 0C chegando ao sul Goiano.

Estou também na torcida para que não haja aquele bloqueio chato. Se tiver, a chance da capital paulista ter um frio seco e assim o Mirante poder registrar um mínima menor que a de 2000 vai pro beleléu!

Dependendo da posição do ciclone, poderemos sim ter um frio seco e com possibilidade de quebrar a marca estabelecida no mirante nas ondas de frio de julho de 2000, imagino que se isso acontecer, eu teria geada, a última vez que observei geada aqui onde moro foi no dia 28/06/2011.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Incrível mesmo o 12Z do Europeu. Linha de 0C chegando ao sul Goiano.

Estou também na torcida para que não haja aquele bloqueio chato. Se tiver, a chance da capital paulista ter um frio seco e assim o Mirante poder registrar um mínima menor que a de 2000 vai pro beleléu!

Dependendo da posição do ciclone, poderemos sim ter um frio seco e com possibilidade de quebrar a marca estabelecida no mirante nas ondas de frio de julho de 2000, imagino que se isso acontecer, eu teria geada, a última vez que observei geada aqui onde moro foi no dia 28/06/2011.

 

Tomara que a posição do ciclone favoreça os ventos de oeste-noroeste pra cá.

A rodada de ontem da Climatempo até mostrava geada pras cidades da RMSP no dia 15/08, mas agora retirou!

Link to comment
Share on other sites

Hummmm máxima de 1 grau no conservador mountain forecast no Agulhas Negras, e na entrada do ar polar forte, chuva de 1 mm...Cenário de neve provável desenhado dia 14 para dia 15??? Acho que sim! Outro detalhe importante, poderiamos ter a primeira máxima perto do zero ou mesmo negativa!!!!

 

utnX6YL.jpg

 

Muito bom!

Acho que dessa vez não vai dar pra falar que o PNI "nem sentiu" depois do evento!

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Incrível mesmo o 12Z do Europeu. Linha de 0C chegando ao sul Goiano.

Estou também na torcida para que não haja aquele bloqueio chato. Se tiver, a chance da capital paulista ter um frio seco e assim o Mirante poder registrar um mínima menor que a de 2000 vai pro beleléu!

Dependendo da posição do ciclone, poderemos sim ter um frio seco e com possibilidade de quebrar a marca estabelecida no mirante nas ondas de frio de julho de 2000, imagino que se isso acontecer, eu teria geada, a última vez que observei geada aqui onde moro foi no dia 28/06/2011.

 

Tomara que a posição do ciclone favoreça os ventos de oeste-noroeste pra cá.

A rodada de ontem da Climatempo até mostrava geada pras cidades da RMSP no dia 15/08, mas agora retirou!

 

 

Eles vão voltar com o frio, fique tranquilo, inclusive já aumentaram o frio do dia 10 pro dia 11

Link to comment
Share on other sites

Artur pra mim os modelos apontam algo mais forte que Julho pelo menos pra minha regiao , aqui ficamos com frio umido aquela vez , e só foi limpar depois que a MP já estava enfraquecendo , se essa MP chegar com toda a potencia e vir limpando sem bloqueio creio em minima bem mais baixas que aquela vez , nao sei a sua opniao mais penso assim

 

William, para Minas Gerais não tem comparação! Se esta MP da semana que vem acontecer conforme as rodadas de hoje, ela será uma incursão de frio

bem mais intensa pra cá do que a de Julho. Afinal de contas, até BH entraria na festa!

 

Essa é a típica MP com ciclone que provoca neve nos locais mais tradicionais e chega a fazer frio até em BH partir de 3ª feira. Agora sim fiquei otimista! O Global do Inpe pegou essa MP também. Dá geada no estado de SP, sul de MG na 5ª feira, e, se bobear, na 6ª feira inclusive. Frio prolongado. Impressão de 2ª quinzena de agosto fria.

 

Final de semana frio no RS, friozinho em SP. Aquece 2ª e 3ª feira em SP para a tão aguardada 4ª feira do CICLONÃO!

 

Espero que os modelos mantenham a tendência.

Link to comment
Share on other sites

o quê não faz um ciclone na costa do RS/SC? Meu Deus...

 

Pela minha memória, acho que a última vez que isso ocorreu foi em Junho de 2011. Porém ciclones "extra" nas nossas latitudes são comuns. Esse intervalo sem nada foi muito estranho. Foi muito tempo! Impressionante como a porteira escancarou agora de vez. Nem mesmo o paredão de calor do Brasil Central consegue segurar. Duas bombas polares em menos de 30 dias. Não é querendo ser chato com quem não dava um tostão pra esse inverno e só reclamava até Junho, mas a verdade é que palavras como "já era", "nunca mais", não devem ser levadas em consideração na meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

o quê não faz um ciclone na costa do RS/SC? Meu Deus...

 

Pela minha memória, acho que a última vez que isso ocorreu foi em Junho de 2011. Porém ciclones "extra" nas nossas latitudes são comuns. Esse intervalo sem nada foi muito estranho. Foi muito tempo! Impressionante como a porteira escancarou agora de vez. Nem mesmo o paredão de calor do Brasil Central consegue segurar. Duas bombas polares em menos de 30 dias. Não é querendo ser chato com quem não dava um tostão pra esse inverno e só reclamava até Junho, mas a verdade é que palavras como "já era", "nunca mais", não devem ser levadas em consideração na meteorologia.

 

Falou tudo.

Porém, você mesmo concordou que o intervalo de muitos ano com pouquíssimos ciclones intensos associados a massas de ar frio foi extremamente atípico. Foi uma verdadeira "seca" histórica de ciclones.

 

Em 2011 ocorreu aquele ciclonão perto da costa, mas a massa polar não era do "calibre" de 1040hpa, nem próxima disso, caracterísitca que normalmente acompanha as históricas ondas de frio, como essa de 1942.

 

A última vez que uma "bomba" de 1040 ocorreu sincronizada a um belo ciclone foi em julho de 2000, portanto, há exatos 13 anos. Foi muito tempo, como o amigo citou!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

William, Renan se o modelo Europeu continuar mantendo o frio forte sem o bloqueio,a chance de esfriar para grande parte de Minas e todo Rio de Janeiro é grande,fiquei analisando as temperaturas em 850 hPa que os colegar do Baz já postaram aqui, a linha da temperatura em 6º, 8º hPa que atravessa Minas em direção a Goiás em diagonal(noroeste/sudeste),é diferente daquela projeção de 23, 24 de julho em que a linha de temperatura em 850 hPa pegava o Sul de Minas em direção ao interior de São Paulo estava na horizontal.A frente fria tem que ter o caminho livre passar rapidamente por Minas e Rio e avançar logo para norte do Espiríto Santo e sul da Bahia,com isso a mudança aqui no noroeste do Rio,sul capixaba vai ser toda de oeste para leste e o vento nessa direção também igual na frente fria que passou aqui em Laje do Muriaé-RJ na noite de 25 e madrugada de 26 de junho de 1994.Você William vai registrar as menores mínimas do ano e o Renan ídem.

Link to comment
Share on other sites

SP - 21:00HS:

 

Capela do Socorro: 13,5

São Bernardo do Campo (Oregon-Riacho Grande): 13,9

Parelheiros: 14,0

Tremembé: 14,5

São Bernardo do Campo (PWS-Riacho Grande): 15,4

M Boi Mirim: 16,2

Água Funda (Iag-Usp): 17,5

Guarulhos (Cumbica): 18,0

Cidade Ademar: 18,2

Perus: 18,3

Barueri: 18,7

São Bernardo do Campo (Assunção): 18,8

Campo Limpo: 20,9

Itaim Paulista: 18,9

Freguesia do Ó: 19,0

Ipiranga: 19,0

Vila Maria: 19,2

Itaquera: 19,5

Pirituba: 19,5

Santo André (PWS): 19,6

Mirante de Santana: 19,7

Vila Formosa: 19,8

Campo de Marte: 20,0

Tucuruvi: 20,1

Santo Amaro: 20,3

Vila Prudente: 20,3

Praça da Sé: 20,4

Anhembi: 20,5

Mooca: 20,5

Penha: 20,6

Butantã: 20,8

Lapa: 20,8

Vila Madalena: 21,3

Aero-Congonhas: 22,0

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Puerto Varas encostamos nos 4oC, parcialmente nublado e chance de precipitar maior ao amanhecer. Acredito em 2oC pela manhã e alguma paraguaia aqui na beira do lago.

 

Deixei para subir o Osorno amanhã por conta do frio estar mais forte, hehehe.

 

Acompanhando os modelos vejo:

 

- A estabilidade do Europeu reinar absoluta.

 

- A instabilidade do GFS até para este final de semana está sofrível.

 

- Muitos modelos de respeito começaram a seguir a trilha do Europeu.

 

- O ciclone colado me parece uma certeza.

 

- A única duvida ainda é o potencial do anticiclone. Muita divergência.

 

- A chance de neve para este final é limítrofe. Pode faltar um pouco de cada, frio e umidade. Maior chance acima dos 1500/1600m.

 

- A tese de quebra de padrão e porteira aberta depois do dia 10 vai se confirmando como nunca.

 

- A porrada do Europeu é assustadora, pode ter sido uma rodada outlier. Embora torcemos para que não.

 

- Se o ciclone estiver tão colado, pode potencializar a alta a conservar sua caracteristica até as baixas latitudes.

Link to comment
Share on other sites

Alguém ai aposta em neve em Curitiba de novo?????

 

O Europeu coloca neve para o extremo sul da RM Curitiba.

 

Eu não boto muita fé pois ainda está longe, porém espero que a tendência se mantenha!

Duas vzs em um intervalo de 20 dias axo improvável, mas se nevar em Quitandinha ou Rio Negro, vou pra lá!!!

Melhor ainda, na Lapa, onde eh mais comum e apenas 1h daki!

 

Se acontecer seria mais uma vez histórico....se eu não me engano houveram episódios(ou pelo menos um episódio) com neve em mais de um dia no mesmo ano aqui....alguém confirma?

Link to comment
Share on other sites

Vamos ter uma sequencia de 3 pulsos interessantes pela frente. Dessa vez a precipitação invernal com acumulo de neve deverá ocorrer principalmente nas serras da neve, mas deverá nevar numa boa extensão do sul. Poderemos ter uma situação parecida com 1990.

A chances de ocorrência de chuva congelada/neve neste sábado/domingo nas regiões RS e SC acima 1100m. Conforme projeção.

 

ecmwf_0912.gif.ebf9df45862cfcdca764def052f9570a.gif

 

Porém as chances de neve são maiores dos dias 13-14 de agosto com possibilidades de precipitação invernal no RS acima dos 500m /SC 700m /PR 900m. Baixa 960/970 hPa no sul argentino empurra MP com alta 1038/1040 hPa e na costa outra baixa 980/990 hPa joga umidade no caminho da MP com alta de 1032/1036 hPa, interpondo centro da mp seco e borda úmida com nivel -5/-10ºC em 700 e 0/-5 em 850. Típica combinação para a ocorrência das históricas nevadas no sul Brasileiro e Serra da Mantiqueira.

 

ecmwf_1412.gif.19ba313950b1fab40d1167033dac37bb.gif

 

Modelos já projetam alguma coisa interessante também entre 26/31 de agosto.

 

Em Lages 13,1ºC, nublado e vento norte.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o INMET não atualiza, na RBS faz quentes 19.2ºC. Santa Maria com absurdos 27.9ºC, não é possível.

Casca não é mais fria que PF?

Juro que até passei frio no campus da UPF hoje, tinha que ter um termômetro lá, é bem mais ameno que o resto da cidade. Principalmente no prédio de direito, que sobe até dizer chega. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o INMET não atualiza, na RBS faz quentes 19.2ºC. Santa Maria com absurdos 27.9ºC, não é possível.

Casca não é mais fria que PF?

Juro que até passei frio no campus da UPF hoje, tinha que ter um termômetro lá, é bem mais ameno que o resto da cidade. Principalmente no prédio de direito, que sobe até dizer chega. :russian:

 

Se não me engano a estação do inmet fica na embrapa.. que é quase junto ao campus da upf.

Link to comment
Share on other sites

Vou esperar até Domingo. Havendo boa convergência entre os modelos para a neve de Quarta/Quinta da semana que vem, compro minha

passagem pra Floripa, alugo um carro e subo pra SJ. E os amigos do BAZ serão IMPORTANTÍSSIMOS para eu tomar uma posição, pois se eu

for mesmo ver a neve assim, sem planejamento anterior nem nada, gastarei todo o meu dinheiro de uma vez só! hehehe!

 

Hoje dia bem agradável por aqui:

 

Máx 25,7ºC

Mín 12,6ºC

 

Dia típico de Agosto.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o INMET não atualiza, na RBS faz quentes 19.2ºC. Santa Maria com absurdos 27.9ºC, não é possível.

Casca não é mais fria que PF?

Juro que até passei frio no campus da UPF hoje, tinha que ter um termômetro lá, é bem mais ameno que o resto da cidade. Principalmente no prédio de direito, que sobe até dizer chega. :russian:

 

Só conheci o campus de Passo Fundo duas vezes, sem ter parado no centro, daí não sei o quanto mais ameno é mas com certeza faz considerável diferença.

 

Aqui em Casca acho que a altitude média chega a ser 80 metros menor que PF, não sei bem que diferença isso é capaz de fazer nas temperaturas, a diferença na latitude é irrisória.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Esses são otimistas demais, se pegarmos os dados da estação do PNI que instalamos, verá que não batem os valores do pico com os que registramos. O mountain forecast preve muito frio e nivel de congelamento a 2950 mts de altitude, mas este também vai pro lado oposto, o excesso de conservadorismo. Fico com uma média entre os dois, chance de neve 30% SIM dias 13 e 14, eventos invernais 70% de CERTEZA. Se nevar pode acumular a meu ver uns 5 cm de neve. Se nevar ou eu souber que está nevando, largo tudo aqui e vou pra lá ver ao vivo!

 

 

Ah isso vale pra Serra Fina e Pedra da Mina! E para alguma montanha alta de SP como o Pico dos Marins e o 3 Estados , mais ao sul.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Depois de vários dias de muita nebulosidade ao amanhecer, tivemos uma noite/madrugada de céu limpo, com isso, a temperatura até que caiu razoavelmente bem. A mínima até agora é de 9,4°C. Deve cair mais uns décimos na próxima hora. :good2:

 

Sérgio, caro amigo....FORÇA.

 

Alguém consegue verificar como essa previsão para São Quincas está indo ( mesmo sabendo que a convencional de lá tem o pior problema que uma convencional pode ter)

 

e16u8i.jpg

Link to comment
Share on other sites

AMIGAVELMENTE:

 

Pode ser um indicativo que esteja concordando com o americano?

 

Pode, Mafili. Mas não acho que seja o caso. Pois observo que a solução das 00Z conserva o ciclone bem próximo a costa ainda que mais desorganizado, o que a maioria dos modelos concorda. Ciclone colado.

 

Já o americano não aposta na baixa próxima. Coloca ela se formando no meio do ciclo e muito distante, o que é claramente outlier no momento.

Link to comment
Share on other sites

Caio, estamos diante de uma formação clássica de frente fria, não é? A bom tempo não via uma configuração assim! Ar quente represado aqui no RS, chuva e frio vindo pelo sul... isso não lembra o ano de 1998 em termos de tempo severo? Lembro bem daquele inverno com muitas trovoadas!

Link to comment
Share on other sites

Valdir, tem tudo pra ser clássica sim, mas estamos nos distanciando de algo histórico que já foi sugerido.

 

Mafili, entre a instabilidade do GFS que já colocou essa baixa em tudo que foi canto, e inclusive já retirou, prefiro seguir o caminho estabelecido como consenso. Baixa bem próxima, anticiclone 1024/1028hpa continental. Receita difícil de falhar para a neve, embora eu ache necessário um incremento no frio em altura. Pois no momento talvez o PH vá ter que comprar mais um container para estocar os foguetes. Ainda é cenário para os locais mais altos pelo frio em altura projetado.

Link to comment
Share on other sites

 

O Europeu coloca neve para o extremo sul da RM Curitiba.

 

Eu não boto muita fé pois ainda está longe, porém espero que a tendência se mantenha!

Giulliano, só hoje consegui ver as fotos que vc me enviou e realmente parece ser neve na serra do Mar. Pena que ficou bem distante, ja q vc estava na BR e não em Nova Tyrol, onde a vista é perfeita. Mas muito obrigado! Fikei muito contente pelas imagem confirmando o q já sabíamos. Abraços

:good:

Link to comment
Share on other sites

Valdir, tem tudo pra ser clássica sim, mas estamos nos distanciando de algo histórico que já foi sugerido.

 

Mafili, entre a instabilidade do GFS que já colocou essa baixa em tudo que foi canto, e inclusive já retirou, prefiro seguir o caminho estabelecido como consenso. Baixa bem próxima, anticiclone 1024/1028hpa continental. Receita difícil de falhar para a neve, embora eu ache necessário um incremento no frio em altura. Pois no momento talvez o PH vá ter que comprar mais um container para estocar os foguetes. Ainda é cenário para os locais mais altos pelo frio em altura projetado.

 

Caio, Raramente dou risadas de tuas mensagens. Essa está engraçada.

 

....GFS que já colocou essa baixa em tudo que foi canto.[ verdade]... :rofl: :rofl:

 

....comprar mais um container para estocar os foguetes. :rofl: :rofl: :laugh:

 

Sem dúvida, o cenário é excelente para o quintal do Sr° Ronaldo.

 

Talvez o Ronaldo compre [a preços módicos, claro] mais um container considerando que os foguetes dele acabaram.

 

Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

O réveillon de Soledade está garantido, Mafili. Quero muito que a semana que vem cale a minha boca, pois neve (de tapar de branco) no quintal do Paulo é neve ampla em tudo que é canto...

Nem sempre, nem sempre...kkkkkkkkkk Lembra de 2007, 2008...

Não propriamente no meu quintal, mas no quintal do Marcelo Comin por exemplo na Raia da Pedra :laugh: :rofl: :rofl:

E no Quintal do seu GUra(Campo Bonito 827m) Itapuca, ele vê neve todos os anos... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.