Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Julho 2013

Recommended Posts

Aqui no Riacho Grande chove. com 5,7 , na minha sala 11,3 ...uma maravilha..!!

O curioso é que mesmo com todo esse frio do lado de fora, aqui dentro do meu apartamento a temperatura está bem agradável, bem superior a 11ºC. Ainda não senti necessidade de ligar o aquecimento.

Nem parece que tá esse friozão do lado de fora.

Teu apartamento deve ter um excelente isolamento térmico.

Em Itapevi, céu encoberto com 5ºC no momento. Aquecedor está ligado no meu quarto, que marca 18,2ºC. Sem ele não tem condições.

Baixou um pouco, 4.8 ave. Com garoa!

Paulo, meu termômetro de mercúrio da Incoterm tá na janela do apartamento no nono andar e absolutamente nada em volta. SEMPRE marca mais alto que as estações. Hoje tá o contrário! Tô impressionado.

Já fiz uma observação aqui em SJC, sempre marcava de 4 a 5C a mais que na rua. No Paraíso, a mesma coisa.

Em qual bairro você tá? ZS desabou em todas as estações de 1 a 1,5C na última hora.

Paulo, tô na ZS num ponto alto, minhas mínimas são horríveis, mas hoje to impressionado.

Vou avaliar esta onda de frio no quesito neve e dividindo o Brasil em 3 partes: metade sul do RS, POA/serra gaúcha/planalto sul catarinense e todo o resto do Brasil (norte de SC/PR/SP/MS/MT/AC). Deixar bem claro que estamos no meio dela e a avaliacao final pode mudar.

No quesito neve achei essa onda de frio anômala. Muito anônmala. Razão principal? O Planalto da Neve praticamente não recebeu neve acumulada, exceto por Ausentes. A razão secundária é que a neve ocorreu,mais uma vez, sem ser oriunda xde um ciclone na costa. Diferente de alguns, considero ela longe de eventos como o de 1965 e 1975 (eventos que trouxeram imagens como a de Guarapuava e Ausentes para praticamente TODAS as cidades com mais de 400 metros de altitude no sul do Brasil. A nevada de ontem e hj ficou próxima a eventos interessantes que eventualmente tínhamos no Planalto da Neve no período pré-2000. Lógico, se eu poderar pelo fato de que a neve ocorreu no planalto paranaense, serra do tabuleiro e oeste do planalto norte catarinense, ela merece um destaque maior.

Metade sul do RS: uma onda de frio absolutamente normal. iguais a essa ocorrem várias todos os anos na Campanha, sul do RS e fronteira oeste.

POA/Serra Gaúcha/Planalto Sul Catarinense: onda de frio muito forte e que ocorre numa frequencia 1/3 (escala anual). Máxima na casa dos 9C em POA foram registradas ACHO que 6 vezes desde 2000. Para a serra gaúcha é uma onda de frio igualmente forte que pode-se dizer que não surpreendeu ninguém aqui em termos de potência. Poderá chamar a atencao pela duracao. Pro Planalto Sul de SC, muito embora tenhamos tido uma máxima negativa em SJ, ela não chega aos pés de 2000. Naquela ocasiao fez -9C no INMET de SJ, sendo que a máxima ficou em -2,3C! MI deve ter baixado dos -11C... A neve, entao, absolutamente ordinária.

Resto do Brasil: aqui reside o grande diferencial dessa onda de frio. Do norte de SC para cima é uma onda absolutamente EXTRAORDINÁRIA. Uma onda que se registra numa frequencia 1/30. São máximas baixas, mínimas fora do comum e uma grandes extensao territorial atingida. Ela só não leva nota 10 pq é rasa, o que compromete o frio e a neve da mantiqueira.

Interpretação muito boa, segundo minha visão. :good: :good: :good:

Legal ter mencionado 1918, foi histórico em parte da Argentina, no Uruguai (além do frio maior nevada do século no interior do país), no sul do Brasil, em parte do centro-oeste e em quase todo sudeste ao mesmo tempo, em termos de intensidade e abrangência do frio coloca esta de agora no saco. Então me junto ao coro, esperando um 1918 (e ainda foram duas ondas históricas e democráticas, uma em junho e outra em julho)!

Em 1942 parece que houve uma forte em junho e 2 seguidas em julho (Com menos de 1 semana de intervalo) aqui em Sampa.

A estação do Mirante ainda não operava mas vejam algumas marcas do IAG em 1942:

1,1°C (19/06)

-0,6°C (20/06)

2,3°C (05/07)

-1,2°C (06/07)

1,5°C (11/07)

-1,2°C (12/07)

Boa noite, Aldo.

Sou novo por aqui, mas sempre que posso acompanho o monitoramento e as infomações que são postadas.

Queria fazer uma observação, apenas: a estação do Mirante já funcionava em 1942. Se não me engano as mínimas em julho, no Mirante foram de 0,6° e 1,2°, em cada uma das 2 ondas de frio citadas.

Aliás, historicamente, as menores médias mensais de junho e julho são de 1942. Não só em SPaulo, mas em boa parte do centro-sul do Brasil.

Vou procurar umas anotações antigas (que eu sei que tenho em algum lugar...) e posto aqui.

Outra observação: em 1936 (se não me engano em agosto), em SPaulo tivemos 5,4° de máxima vespertina (a máxima da madrugada ficou nos 9°, mais ou menos).

Abs.

Também concordo que a de 2000 ainda é mais potente que esta. -9C no INMET-SJ NÃO É PRA QUALQUER UMA NÃO!!!

Sem falar na duração: em 2000 foram 15 dias seguidos de frio.

Foram 6 geadas consecutivas nas estações oficiais de maringá e londrina, e 12 geadas seguidas em Curitiba.

Sds.

Se estivéssos em 2000, estaríamos por receber mais 3 bombas nos próximos 10 dias!

Também concordo que a de 2000 ainda é mais potente que esta. -9C no INMET-SJ NÃO É PRA QUALQUER UMA NÃO!!!

Foram 6 geadas consecutivas nas estações oficiais de maringá e londrina, e 12 geadas seguidas em Curitiba.

Sds.

Se estivéssos em 2000, estaríamos por receber mais 3 bombas nos próximos 10 dias!

Informação de amiga de Arvorezinha que estava nevando há pouco no Campo Bonito Itapuca, vou ver se consigo mais informações.

Essa noite/madrugada/manhã é do RIO GRANDE!!

Pelo q informaram, apenas alguns flocos.Região de 800m...

Em acordo com o cenário. Chance de foto?

Goiânia encontra-se gelada, vê-se poucas pessoas na rua. A temperatura agora é de 14°C mas a sensação está em 9°C devido ao vento. A máxima aqui não passou de 18°C, o que é excelente.

Até agora não foi como 2000 ou 94 mas beeeem melhor que os anos anteriores. Se tivesse mais espessura o resultado teria sido melhor. Espero amanhecer com 8/9°C e ter outro dia sub-22, pois teremos frio o dia todo.

Abraços animados

Sds.

Bem isso Bruno!

Aliás, perfeita a sua análise do evento. :good2:

Pelo padrão americano, que vem se mostrando muito bom, teríamos ainda grandes emoções na segunda quinzena de agosto e em setembro!

Será?!

Sds.

Eita mas essa galera nunca está satisfeita

só vejo um falando que não nevou suficiente em um ponto e outro falando que só faz negativo de 1 dígito

puts...para um ano que ia terminar com mais um inverno decepcionante, essa massa foi um alivio depois de uns anos sem um frio destaque

quem dera se todo ano tivesse pelo menos uma massa dessas

agora aguente o verão que deve vim batendo 40°C em tds estados do sul,sudeste e centro oeste

dai vão lembrar que essa massa polar foi mto bom!

Goiânia encontra-se gelada, vê-se poucas pessoas na rua. A temperatura agora é de 14°C mas a sensação está em 9°C devido ao vento. A máxima aqui não passou de 18°C, o que é excelente.

Até agora não foi como 2000 ou 94 mas beeeem melhor que os anos anteriores. Se tivesse mais espessura o resultado teria sido melhor. Espero amanhecer com 8/9°C e ter outro dia sub-22, pois teremos frio o dia todo.

Abraços animados

Rodrigo, viu que JN da Globo apontou geada para o sul de Goiás nessa madrugada?!

Sds.

Nossa! Impressionante de ver esses valores baixos de temperatura na capital paulista com céu encoberto! Achei que isso não iria mais acontecer por aqui!

Vamos ver se amanhã o Mirante do Santana terá uma mínima sub-5 e desde já estou na torcida por isso.

Imagine então se de forma inesperada o céu abrisse durante a madrugada? Mas a chance disso acontecer é bem remota!

As estações do CGE de Sampa na ZS já na casa de 5ºC , com tempo fechado !

Será que o Mirante baixa de 5ºC ?????

ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL !!!!!!

http://www.cgesp.org/v3/estacoes-meteorologicas.jsp

Se atingir pelo menos os 5,6ºC, já será a mais baixa em 13 anos. Nessa altura do campeonato, já seria um feito e tanto!

REGISTROS DAS SE'S COM TEMPERATURAS NEGATIVAS NO ESTADO CATARINENSE ÀS 22:30 (23/07/2013):

Caçador (Meio Oeste):(-3,4) ºC;

Major Vieira (Planalto Norte): (-2,6)ºC;

São Joaquim (Planalto Sul):(-2,4)ºC;

Tangará (Meio Oeste): (-2,3) ºC;

Vargem Bonita (Meio Oeste):(-1,9) ºC;

Ponte Serrada (Meio Oeste): (-1,3) ºC;

Lages (Planalto Sul):(-1,2)ºC;

Fraiburgo(Meio Oeste):(-1,1)ºC;

São Jose do Cerrito(Planalto Sul):(-0,9)ºC;

Bom Jardim da Serra (Planalto Sul):(-0,6)ºC;

Ponte Alta do Sul (Planalto Sul):(-0,6)ºC;

Faxinal dos Guedes (Oeste):(-0,5)ºC;

Rio Negrinho (Planalto Norte):(-0,4)ºC;

Canoinhas(Planalto Norte):(-0,4)ºC;

Santa Terezinha (Planalto Norte):(-0,4) ºC;

Catanduvas (Meio Oeste):(-0,3) ºC;

Água doce (Meio Oeste):(-0,2) ºC;

Rio do sul(Alto vale do Itajai):(-0,1)ºC;

Campos Novos (Meio Oeste):(-0,1) ºC;

São Bento do Sul (Planalto Norte):(-0,1)ºC;

Mafra (Planalto Norte):(-0,1)ºC;

Bom Retiro (Planalto Sul):(-0,1)ºC;

Chapecó (Oeste):(-0,0)ºC;

O MAIOR REGISTRO ÀS 22:30 (23/07/2013):

Içara- (Sul): 8,7ºC;

Dados de algumas SE’s de municípios SC:

Florianópolis (Litoral): 6,9ºC;

Joinville (Norte): 5,1ºC;

São José (Litoral): 6,3ºC;

Blumenau (Vale Itajaí): 4,3ºC;

Criciúma (Sul): 7,8ºC;

Itajaí (Litoral): 6,9ºC;

Brusque (Baixo Vale): 3,9ºC;

Jaraguá do Sul (Norte): 3,9ºC;

São Miguel do Oeste (Oeste): 2,2ºC;

Muito nublado aqui em Lages. Será que pode nevar?

Está em parte explicado porque a temperatura vem subindo em Urupema, além do vento que sopra na estação.

Floripa - Ciran com 5,2oC e caindo, Urupema com -1,5oC e subindo... Olha, não sei não. Vai Floripa!!!

Depois da nevasca não duvido mais nada. Agora vamos bater Urupema!

Muito nublado aqui em Lages. Será que pode nevar?

Está em parte explicado porque a temperatura vem subindo em Urupema, além do vento que sopra na estação.

Floripa - Ciran com 5,2oC e caindo, Urupema com -1,5oC e subindo... Olha, não sei não. Vai Floripa!!!

Depois da nevasca não duvido mais nada. Agora vamos bater Urupema!

Bruno, pensei mais ou menos por aí agora. Fui na janela do meu apartamento agora, sétimo andar, e é simplesmente insuportável por a cara e a mão pra fora, principalmente por causa do vento. Fiquei pensando, em 2000 foram vários dias assim, SURREAL! As pessoas na época, com certeza não aguentavam mais sair de casa cedo com tanto frio e geada. Eu, obviamente, não me recordo...

15.6C em casa agora, fiasco total! Devo estar perdendo até pra baixada fluminense neste momento... desisto! :dash1:

hehehe, Realmente. Para mim, o mais incrível, além da neve em Ctba, é este frio em SP com 5ºC e garoa, surpreendente!

aqui na Zona Oeste do RJ, nada de absurdo, tenho agora 15.2ºC com céu totalmente encoberto e nada de chuva.

Abraço

FIquei 40 min na rua em SP esperando minha carona para descer a serra e foi provavelmente o maior frio que já passei na capital, com muita garoa.

Aqui em Santos também está incrível. Passou o dia inteiro fazendo por volta de 11°C, o que eu nunca vi em 25 anos morando na cidade! A temperatura segue em queda e tenho 8,9°C no meu termômetro (oregon scientific) mesmo com o céu fechado e garoa ocasional.

Um maluquinho aqui em frente de casa, na avenida da praia:

16547_566018180103211_607019509_n.jpg

FIquei 40 min na rua em SP esperando minha carona para descer a serra e foi provavelmente o maior frio que já passei na capital, com muita garoa.

Aqui em Santos também está incrível. Passou o dia inteiro fazendo por volta de 11°C, o que eu nunca vi em 25 anos morando na cidade! A temperatura segue em queda e tenho 8,9°C no meu termômetro (oregon scientific) mesmo com o céu fechado e garoa ocasional.

8ºC em Santos (cidade, e nã na base aérea) realmente é incrível.

8ºC em Santos (cidade, e nã na base aérea) realmente é incrível.

se ta fazendo 8°C em santos..quem sabe podemos ter pelo menos amanhã uns 10°C no Rio de Janeiro :hang1:

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.