Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sampa teve quase um "repeteco" de ontem: bastante sol e poucas nuvens na maior parte do dia, com ventos marítimos, e aumento da nebulosidade agora no início da noite.

 

Mirante: 13,7°C / 23,1°C

IAG: 12,3°C / 22,5°C

 

Agora, céu com muitas nuvens por aqui, na automática do Mirante 16,9°C às 19h, ventos de SE a SSE.

 

Por aqui em São Bernaro do Campo na represa, 10,8 / 20,3...tive sol pela manha e de tarde chuviscos..Agora nublado com 14,8...Congonhas na Z Sul tem ceu limpo e 16 graus, na Z Norte o Campo de Marte tem também ceu limpo e 17 graus

Link to comment
Share on other sites

Qto a Urupema ter duas estações em dois pontos da cidade será realmente muito interessante. Gostaria que a 2a estação ficasse dentro da cidade e não fora... no meio do nada, na minha opinião.

 

Hoje temos:

 

São Joaquim - 10 estações :

Cetrejo, Inmet Aut, Inmet Conv, Chapada Bonita, Hiragami, Vale da Neve, Cruzeiro,Vl Francioni, Pericó e Climaterra.

 

São José dos Ausentes - 2 estações :

Inmet Aut e Corede

 

Campos do Jõrdão - 5 estações :

Inmet Aut, Inmet Conv (Fora do ar), Cptec, Horto Florestal e Vl Inglesa

Link to comment
Share on other sites

"Umidade relativa do ar atinge apenas 6% em Bom Jardim da Serra (SC).

 

O ar bastante seco em camadas mais elevadas da atmosfera vem permitindo o registro de baixas temperaturas em praticamente todo o Sul do Brasil nos últimos dias.

Entre o final da noite de ontem e a madrugada deste domingo (21), a umidade relativa do ar aferida pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, chegou a apenas 6%, valor até mais baixo do que normalmente se registra em regiões de deserto, como o Saara, na África.

O ar seco, que normalmente lidera os menores registros no período diurno, desta vez foi registrado em um período onde naturalmente a umidade está mais elevada. O ponto de orvalho na estação chegou a -24,1°C."

 

(Fonte: De Olho No Tempo – Meteorologia).

Link to comment
Share on other sites

Olha Caio, aqui em São Paulo, este Abril está muito pouca coisa abaixo da média (-0,4), baseado na Semi Normal 1991-2011. Se pegar 1980-2010 deve estar na média, o que já é lucro no Pós-2000. Só discodo um pouco da previsão para cá. O ar mais frio e seco (velha polar) perde intensidade na 4ª feira, quando parece que começa a "tropicalizar-se" deixando o tempo relativamente agradável a quente a partir de 5ª feira até meados da outra semana, quando chega (não houve definição ainda se é outra FF ou bolsão de ar frio e seco).

 

 

Caco, quando falei em SP abaixo da média me referi ao período de agora até o final do mês. Em que pese o mês não estar assim uma Brastemp para as áreas desfavorecidas pelo frio noturno deste ar seco.

 

Veja abaixo o avanço de um reforço de ar frio e seco, começando na terça pela costa do extremo sul da Patagônia, subindo entre quarta e quinta, abastecendo a alta polar do Atlântico Sul:

 

CapturadeTela2013-04-21agraves184510_zpsf13c8eef.png

 

CapturadeTela2013-04-21agraves184542_zpsf04b808d.png

 

CapturadeTela2013-04-21agraves184600_zps0a39e0d0.png

 

CapturadeTela2013-04-21agraves184632_zps02b923f7.png

 

CapturadeTela2013-04-21agraves184707_zps7c96b789.png

 

Caio, vi antes na última atualização do Ensemble e agora na sua postagem. Você está certíssimo! :good: Não haverá nada de tropicalização de ar polar. Besteira minha. Estava me baseando na tendência anterior do Ensemble, que poderia sugerir algo do tipo. Realmente teremos reforço de ar frio e seco durante a 3ª feira. Na 6ª feira dá uma pseudo esquentada por aqui, mas no sábado parece que vem outro reforço de ar fio novamente que vinga por vários e vários dias. Realmente vai fechar abaixo da média em São Paulo, pois se estava na média até agora, vai baixar mais um pouco. Talvez fechemos com -1ºC em relação à Normal 1981-2010, porque a Normal 61-90 já era por aqui...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

12,3º na estação Jundiaí.

 

13,8 na estação Jundiaí-ETEC.

 

Às 7 horas: 14,2º na Jundiaí-ETEC.

 

Céu azul e atmosfera cristalina junto à Serra do Japi, efeito dos ventos constantes, típicos desse setor no outono-inverno.

 

Uma beleza.

 

Já para o Oeste, na direção de Itupeva o que prevalece é a névoa decorrente da inversão térmica.

 

E vamo que vamo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tive 12,1 em casa no Riacho Grande em S Bernardo do Campo, só não caiu mais por causa da nebulosidade.O Mirante de Santana na Z Norte deu 14,6. Capela do Socorro , Z Sul ficou com 11,8 e na Z Leste, Penha deu 14,0 graus e no Centro na Praça da Sé , 14,7.

 

No Litoral, Santos deu 18,8. Na Mantiqueira Campos do Jordão fez 09,8, Monte Verde 10,0 e em Maria da Fé em Minas 04,8.

 

No interior Campinas deu 15,3.. Ribeirão Preto 15,0 e Bauru com 14,9...

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão decepcionou demais. Não sei o que pode estar acontecendo,

mas tudo indica que a MM está atacando a cidade à noite.

 

Por aqui, tive mais uma vez a menor mínima do ano até agora, com excelentes

12,6ºC. Está melhorando cada vez mais! Vamos curtir mais uma semana

com clima outonal.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com clima quase "desértico", UR do ar chegou a 23% na estação Inmet.Máxima de 25.8.º.À noite volta a esfriar rapidamente , frio mais intenso nas baixadas da Serra do Botucaraí.

 

Paulo, uma pergunta (por favor não me leve a mal, apenas estou perguntando): se esses 25,8ºC foram registrados no topo do INMET, quanto não teria dado nos panelões, longe de áreas sombreadas? A amplitude do local deve ser monstruosa...

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com clima quase "desértico", UR do ar chegou a 23% na estação Inmet.Máxima de 25.8.º.À noite volta a esfriar rapidamente , frio mais intenso nas baixadas da Serra do Botucaraí.

 

Paulo, uma pergunta (por favor não me leve a mal, apenas estou perguntando): se esses 25,8ºC foram registrados no topo do INMET, quanto não teria dado nos panelões, longe de áreas sombreadas? A amplitude do local deve ser monstruosa...

 

Deve ser igual ou pior que Santa Rosa.......

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com clima quase "desértico", UR do ar chegou a 23% na estação Inmet.Máxima de 25.8.º.À noite volta a esfriar rapidamente , frio mais intenso nas baixadas da Serra do Botucaraí.

 

Paulo, uma pergunta (por favor não me leve a mal, apenas estou perguntando): se esses 25,8ºC foram registrados no topo do INMET, quanto não teria dado nos panelões, longe de áreas sombreadas? A amplitude do local deve ser monstruosa...

Vamos por partes,:

1º) O topinho Inmet é um topo nanico(667m) perto da altitude dos topos da cidade e do interior,por conseguinte nestes referidos de 700m, 749m, 800,820m a máxima foi menor...

2º) Sobre as baixadas é relativo, para máximas de verão até acredito que sejam mais elevadas nestes panelões daqui, mas no outono-inverno não, meu amigo, e digo mais, muitas vezes estes baixadões que pela natureza do relevo ficam sombreados e com pouca presença do sol, no período de outo-inverno apresentam mínimas absurdas e máximas até mais baixas que os topos em diversas ocasiões...

3º) Tu deves estar se referindo à parte da baixada voltada para o norte, o que representaria apenas 1/4 da área de uma baixada...

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão decepcionou demais. Não sei o que pode estar acontecendo,

mas tudo indica que a MM está atacando a cidade à noite.

 

Renan tivemos 12 graus na região de Ribeirão Preto hoje e Campos e Monte Verde com 10 graus...realmente é um fiasco.Eu mesmo no Riacho Grande tive 12,1. Mas Maria da Fé deu 04,8 e Pico do Couto 07,2...Parece que a mantiqueira do lado do Rio e sul de Minas escaparam destas marcas estranhas em CDJ / MV. Até Extrema em MG ganhou , pois deu 08,8...

 

Pelo cenario de hoje, Campos teria que ter dado pelo menos 5 graus e não 10...

Link to comment
Share on other sites

Estive no Grajaú desde sábado. A madrugada de sábado para domingo foi gelada, mas aqui é um pouco mais quente que a Granja Viana mesmo estando há 15 KM de Parelheiros, pois aqui tem urbanização, ao contrário de Parelheios. Chego a noite na Granja ansioso pela mínima de domingo de manhã. Uns 11ºC, quem sabe não beliscamos os 10,XºC. A noite mando mensagens.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com clima quase "desértico", UR do ar chegou a 23% na estação Inmet.Máxima de 25.8.º.À noite volta a esfriar rapidamente , frio mais intenso nas baixadas da Serra do Botucaraí.

 

 

2º) Sobre as baixadas é relativo, para máximas de verão até acredito que sejam mais elevadas nestes panelões daqui, mas no outono-inverno não, meu amigo, e digo mais, muitas vezes estes baixadões que pela natureza do relevo ficam sombreados e com pouca presença do sol, no período de outo-inverno apresentam mínimas absurdas e máximas até mais baixas que os topos em diversas ocasiões...

 

Isso eu constatei no Google Earth. É muito curiosa a conformação de uns "panelões". Vários deles têm o formato de "meia lua", com a boca, a parte mais baixa voltada para sul-sudoeste e um cume bem alto localizado a norte. Ou seja, no outono-inverno o fundão dessas baixadas quase fica sem insolação.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, tem como fazr os desvio de Abil até agora para São Paulo, Cuitiba, Brasília, BH, Rio e Goiânia, considerando a Normal 1981-2010, que é mais condizente com estas cidades? Acredito que para as outras, você pode utilizar 61-90 sem poblema, como é o caso de POA, Floripa, Campo Grande.

 

E lembre do toque que eu te dei para desmestificar ou desmestificar a possível alteração no clima a partir da latitude de Cuitiba. Pegue dados de 1981/1996 e compare com 1997/2012. Pegue São Paulo e Curitiba como amostras, principalmente São Paulo, pois de 96 até hoje não cresceu muito (Curitiba cresceu mais proporcionalmente de 97 para cá). Teremos a resposta se o aquecimento Pós-2000 é só efeito da urbanização ou também de uma possível alteração na dinâmica atmosférica no clima a partir da latitude de Curitiba para cima. Eu acredito que o período 1981-1996 tenha sido mais frio, com invernos mais rigorogos do que 1997/2012. Podemos também analisar a presença de El Ninos, que acredito que 97/2012 foi maior, aumentando a temperatura.ora, o aquecimento da Normal 61-90 em SP, frente à Normal 31-60, para mim, PURAMENTE URBANIZAÇÃO. A possível alteração na dinâmica que observamos se dá no famoso Pós -2000 catastrófico, sendo que 97 e 98 já houve El Nino que arruinaram estes anos em termos de frio.

 

Podemos ter grandes avaliações e análises a partir destes dados e esclarecer muitas coisas!

Link to comment
Share on other sites

Mas este ano já virou uma questão pessoal minha, vou ter a estação colocada num destes panelões, sou persistente, e aí vai sanar a curiosidade de todos sobre as baixadas daqui.Bom, o Shima, foi lá no Pantera e viu geada à sombra do mato às 3 da tarde um dia...
É...UM DIA....TEREMOS DADOS DAS BAIXADAS DE SOLEDADE, TEREMOS O FIM DESTA LADAINHA PURGANTE, TEREMOS DADOS....UM DIA, UM DIA....
Link to comment
Share on other sites

Engraçado que não é muito comum MM na serra da Mantiqueira. Na verdade as nuvens

estiveram presente na borda sul da serra, pro lado de SP e divisa com MG, mas na borda

norte, totalmente voltada para MG, o céu esteve limpo e a temperatura desabou, haja vista

os 04,8ºC em Maria da Fé.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, tem como fazr os desvio de Abil até agora para São Paulo, Cuitiba, Brasília, BH, Rio e Goiânia, considerando a Normal 1981-2010, que é mais condizente com estas cidades? Acredito que para as outras, você pode utilizar 61-90 sem poblema, como é o caso de POA, Floripa, Campo Grande.

 

E lembre do toque que eu te dei para desmestificar ou desmestificar a possível alteração no clima a partir da latitude de Cuitiba. Pegue dados de 1981/1996 e compare com 1997/2012. Pegue São Paulo e Curitiba como amostras, principalmente São Paulo, pois de 96 até hoje não cresceu muito (Curitiba cresceu mais proporcionalmente de 97 para cá). Teremos a resposta se o aquecimento Pós-2000 é só efeito da urbanização ou também de uma possível alteração na dinâmica atmosférica no clima a partir da latitude de Curitiba para cima. Eu acredito que o período 1981-1996 tenha sido mais frio, com invernos mais rigorogos do que 1997/2012. Podemos também analisar a presença de El Ninos, que acredito que 97/2012 foi maior, aumentando a temperatura.ora, o aquecimento da Normal 61-90 em SP, frente à Normal 31-60, para mim, PURAMENTE URBANIZAÇÃO. A possível alteração na dinâmica que observamos se dá no famoso Pós -2000 catastrófico, sendo que 97 e 98 já houve El Nino que arruinaram estes anos em termos de frio.

 

Podemos ter grandes avaliações e análises a partir destes dados e esclarecer muitas coisas!

 

Muitíssimo pertinente essa sua sugestão, Caco.

E no caso de Curitiba, poder-se-ia TAMBÉM coletar dados da estação de Pinhais e da Lapa,

bem próximas a Curitiba e tendo sofrido um menor processo de urbanização.

Mas olha, só a escassês de neve em SC/RS para mim já é um forte indício de mudança de

dinâmica climática. Nesses dois estados, a mudança não se deu nas temperaturas médias,

mas sim na diminuição drástica desse tipo de precipitação!

Link to comment
Share on other sites

Vamos por partes,:

1º) O topinho Inmet é um topo nanico(667m) perto da altitude dos topos da cidade e do interior,por conseguinte nestes referidos de 700m, 749m, 800,820m a máxima foi menor...

2º) Sobre as baixadas é relativo, para máximas de verão até acredito que sejam mais elevadas nestes panelões daqui, mas no outono-inverno não, meu amigo, e digo mais, muitas vezes estes baixadões que pela natureza do relevo ficam sombreados e com pouca presença do sol, no período de outo-inverno apresentam mínimas absurdas e máximas até mais baixas que os topos em diversas ocasiões...

3º) Tu deves estar se referindo à parte da baixada voltada para o norte, o que representaria apenas 1/4 da área de uma baixada...

 

Obrigado pelas explicações, Paulo. Mas só queria que você concordasse que esses panelões, no verão, são consideravelmente mais quentes que outras regiões. Isso é fato em qualquer lugar, inclusive Soleade :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Muitíssimo pertinente essa sua sugestão, Caco.

E no caso de Curitiba, poder-se-ia TAMBÉM coletar dados da estação de Pinhais e da Lapa,

bem próximas a Curitiba e tendo sofrido um menor processo de urbanização.

Mas olha, só a escassês de neve em SC/RS para mim já é um forte indício de mudança de

dinâmica climática. Nesses dois estados, a mudança não se deu nas temperaturas médias,

mas sim na diminuição drástica desse tipo de precipitação!

 

Tanto é que muitos já constataram que os invernos nas latitudes de SC e RS ficaram mais frios e secos e menos nivosos. Pelo menos das latitudes 27º para baixo...

Link to comment
Share on other sites

Mas este ano já virou uma questão pessoal minha, vou ter a estação colocada num destes panelões, sou persistente, e aí vai sanar a curiosidade de todos sobre as baixadas daqui.Bom, o Shima, foi lá no Pantera e viu geada à sombra do mato às 3 da tarde um dia...

 

Sobre esse caso de geada as 3 da tarde na sombra eu não duvido. Já vi geada ao lado da rodovia que liga Joinville-Campo Alegre as 11 da manhã em uma região que não era nem baixada..isso na latitude e longitude que eu estou..

Link to comment
Share on other sites

Mas este ano já virou uma questão pessoal minha, vou ter a estação colocada num destes panelões, sou persistente, e aí vai sanar a curiosidade de todos sobre as baixadas daqui.Bom, o Shima, foi lá no Pantera e viu geada à sombra do mato às 3 da tarde um dia...

 

Sobre esse caso de geada as 3 da tarde na sombra eu não duvido. Já vi geada ao lado da rodovia que liga Joinville-Campo Alegre as 11 da manhã em uma região que não era nem baixada..isso na latitude e longitude que eu estou..

 

Diego, tem diferença entre uma baixada localizada na cidade e uma cidade que está em baixada. Joaçaba, Caçador, Urubici, são exemplos claros em SC. Consequentemente, terão temperaturas mais elevadas à tarde. Panelões protegidos de norte especialmente conseguem "proteção solar natural" e podem aquecer pouco. Depende da época do ano, posição solar e etc. Porém, é claro que via de regra é mais quente à tarde na baixada do que no topo. Basta fazer a comparação castelinho com Canela/Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, tem como fazr os desvio de Abil até agora para São Paulo, Cuitiba, Brasília, BH, Rio e Goiânia, considerando a Normal 1981-2010, que é mais condizente com estas cidades? Acredito que para as outras, você pode utilizar 61-90 sem poblema, como é o caso de POA, Floripa, Campo Grande.

 

Caco..não tenho as normais 1981-2010...só encontrei 1991-2011

Link to comment
Share on other sites

Mas este ano já virou uma questão pessoal minha, vou ter a estação colocada num destes panelões, sou persistente, e aí vai sanar a curiosidade de todos sobre as baixadas daqui.Bom, o Shima, foi lá no Pantera e viu geada à sombra do mato às 3 da tarde um dia...
É...UM DIA....TEREMOS DADOS DAS BAIXADAS DE SOLEDADE, TEREMOS O FIM DESTA LADAINHA PURGANTE, TEREMOS DADOS....UM DIA, UM DIA....

Então, enquanto(apenas enquanto)não tenho aqui estação,vou focar meu debate onde tem, e os meus dados apenas levem a título de curiosidade e servem como referencial sim, eis que nos voltemos para a ladainha Urupema-SJ -Castelinho, como se este não fosse um assunto abordado por aqui... :dirol: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Mais uma negativa em Urupema nesse mês de abril agradável e com frio vampiro nas baixadas! Eu ainda não me conformo com o fato de uma cidade climatologicamente ímpar como Urupema ter duas estações posicionadas no mesmo lugar. E o pior é que a maioria assim deseja!!

 

Concordo que temos que mudar, Bruno. Tenho pensado nisso também, vou tratar do assunto com o Alessandro.

 

Novamente, me desculpando por não ter feito a mundança nas duas vezes que fui a Urupema, me comprometo a ir quando quiserem pra lá. Estou mais tranquilo agora.

 

O que preciso levar para tanto? As pilhas ficaram com o Alessandro? Caio, confirme com ele, pois daí subo a 'Serra da Farofa'.. :pleasantry: Estou a 45km de lá..

 

O local seria na chácara dele?

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS INDO PARA 4 MESES COM ANOMALIA NEGATIVA, SÓ EM 1962 TEVE ISTO, QUASE EM 68 E 57.

 

Porto Alegre:

 

Jan13: -0,7

Fev13: -0,4

Mar13: -1,7

Abr13: 0,0

 

Florianópolis:

 

Jan13: +0,1

Fev13: +0,4

Mar13: -0,7

Abr13: +0,4

 

Lages:

 

Jan13: -1,3

Fev13: -0,7

Mar13: -1,2

Abr13: -0,5

 

Estou IMPRESSIONADO com os dados de Lages. De fato, não tivemos verão decente aqui na serra...

Link to comment
Share on other sites

Qto a Urupema ter duas estações em dois pontos da cidade será realmente muito interessante. Gostaria que a 2a estação ficasse dentro da cidade e não fora... no meio do nada, na minha opinião.

 

A estação de Urupema fica fora do centro da cidade, no horto, sem construção alguma por perto, nas proximidades de um rio.

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS INDO PARA 4 MESES COM ANOMALIA NEGATIVA, SÓ EM 1962 TEVE ISTO, QUASE EM 68 E 57.

 

Porto Alegre:

 

Jan13: -0,7

Fev13: -0,4

Mar13: -1,7

Abr13: 0,0

 

Florianópolis:

 

Jan13: +0,1

Fev13: +0,4

Mar13: -0,7

Abr13: +0,4

 

Lages:

 

Jan13: -1,3

Fev13: -0,7

Mar13: -1,2

Abr13: -0,5

 

Impressionado com as anomalias de Lages, principalmente em Janeiro e Março. Dá pra se dizer que praticamente não tiveram verão "de verdade" em 2013 aí então, as médias devem ter ficado próximas do que normalmente faz em Porto Alegre em abril e maio...

Link to comment
Share on other sites

Qto a Urupema ter duas estações em dois pontos da cidade será realmente muito interessante. Gostaria que a 2a estação ficasse dentro da cidade e não fora... no meio do nada, na minha opinião.

 

A estação de Urupema fica fora do centro da cidade, no horto, sem construção alguma por perto, nas proximidades de um rio.

 

Urupema está em local neutro, o que não chega a ser um horto, localizada a 928m de distância da prefeitura municipal.

 

Urupema_zpsa92db0c8.jpg

 

 

Estamos estudando mudança ainda nesta semana. E aí o amigo Shimutz será fundamental nesta empreitada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.