Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Em que pese ser interessante registrar as mínimas das baixadas,

eu acho que as marcas registradas em momentos de advecção é que dão a idéia

mais exata do CLIMA de determimada região, tanto que o fator baixada

é um fator "microclimático" e não propriamente "climático".

Baixada é aquele local que será o mais frio nas noites de irradiação, mas que

tenderá a ter máximas maiores em relação ao topo também.

Vejam, se eu tiver uma propriedade rural, eu mesmo posso, com a ajuda de um

trator, fabricar uma baixadinha para ter mínimas melhores... :laugh:

Mas fabricar latitude, longitude, continentalidade ou maritmidade não dá!

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, o BAZ esta demais, o Carlos Dias é o Lula, esta surfando direitinho a estabilidade que a admin anterior, sabiamente liderada por mim (FHC) criou com as grandes e dolorosas medidas de 2012. Vamos só esperar que a DIlma não assuma o BAZ em algum momento lá na frente e acabe com toda essa nossa festa. Vem pro BAZ voce tambem.

Abs

 

João, mais do que perfeita a sua análise; tanto em relação ao BAZ quanto ao Brasil. :clapping:

 

Voltando ao tempo.

 

Minha máxima ficou nos 23,6°C, com sol o dia todo. Invernal.

Link to comment
Share on other sites

Pelo jeito, deveremos ter uma bomba na virada do mês...

 

Tens algum dado do morro do spitzkopf destes dias mais frios aqui em Blumenau ?

 

Infelizmente não, o termômetro quebrou, e provavelmente não colocarei mais lá, devido isso ser muito cansativo de ficar ligando para saber. O certo era ter uma estação online, perto do Morro do Cachorro que o Beto falou dias atrás...

Link to comment
Share on other sites

Duas coisas:

1 - Foi impressionante a quantidade de dias que o ciclone influenciou grande parte da América do Sul.

2 - Mais impressionante ainda, a alta associada ao ciclone está influenciando metade do continente há pelo menos uma semana e a tendência é continuar influenciando até metade da próxima semana, quando a mesma alta trocaria de par, outra área de baixa pressão (dessa vez mais afastada do continente) e impulsionaria novamente ar frio para o leste do sul e sudeste. Aí é que mora o perigo: vento úmido constante do mar se chocando com as Serras do mar entre o sul e sudeste. Sabemos o resultado!

 

Dia outonal aqui, mas com máxima um pouco elevada: 13,4C | 27,0C.

Link to comment
Share on other sites

Michel, concordo totalmente com vc. Quando quero comparar ou avaliar um ano, prefiro muito mais os dados da minha estação em Gramado e do INMET em Canela do que ver isoladamente o Castelinho. Lembro de 2008 quando o Castelinho teve dias a fio com mínimas de 3C/5C ao passo que minha casa em Canela e o INMET (embora o PHP ache que seja baixada) registravam 10C/13C de mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Em que pese ser interessante registrar as mínimas das baixadas,

eu acho que as marcas registradas em momentos de advecção é que dão a idéia

mais exata do CLIMA de determimada região, tanto que o fator baixada

é um fator "microclimático" e não propriamente "climático".

Baixada é aquele local que será o mais frio nas noites de irradiação, mas que

tenderá a ter máximas maiores em relação ao topo também.

Vejam, se eu tiver uma propriedade rural, eu mesmo posso, com a ajuda de um

trator, fabricar uma baixadinha para ter mínimas melhores... :laugh:

Mas fabricar latitude, longitude, continentalidade ou maritmidade não dá!

 

 

Também concordo, Michel. Mas há o caso de cidades inteiras em baixada, num vale mesmo. Aqui em SC nas mais frias temos Urupema e Bom Jardim da Serra, que estão cercadas de montanhas. Ou seja, suas respectivas estações refletem boa parte do clima da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Diego pela divulgação!

 

Mas teve estação particular que inaugurou esta era da informação e já foi referência, vi o dado sendo divulgado até na Globo quando ainda estava internado no hospital. Na RBS foi divulgado pelo próprio Diego na manhã de 05/08/2011:

 

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011

por DSoares » Sex Ago 05, 2011 8:51 am

O mais legal disto tudo é ver até a RBS colocar o dado da Davis de URUPEMA

 

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,0,3434611,Urupema-registra-7-7C-e-mais-15-cidades-ficam-abaixo-0C-em-SC-nesta-sexta-feira.html

 

Caio, desculpe se a sua estação já foi mencionada no JA, mas normalmente assisto ele e nunca tinha visto uma PWS destacada na lista de mínimas. No dia 5 de agosto de 2011 estava em São Joaquim, e não assisti JA, com certeza. De qualquer forma, essas divulgações eu considero um progresso. Você e os demais bazianos que se esforçam para possuírem suas estações, merecem menção honrosa da meteorologia nacional. Espero um dia contribuir com uma ou algumas estações também.

 

Quanto ao debate topo X baixada, continuo com minha opinião que os dois casos possuem igual importância para sociedade, pelo simples fato de existirem pessoas vivendo em topo e baixada. E, no caso catarinense, principalmente comunidades de formação ítalo-germânica, tiveram sua gênese, sobretudo, em baixadas (não necessariamente clássicas baixadas bazianas), exemplos pertinentes ao BAZ: Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, em partes Painel, já São Joaquim considero uma cidade topo (mesmo possuindo baixadas perto do próprio centro urbano).

Link to comment
Share on other sites

Outra noite de céu estrelado com vento frio. Temperatura agora em 18,3°C.

 

As estacões localizadas na Mantiqueira, já estão na casa dos 9°C.

 

Amanhã cedo vai ser interessante.

 

Céu estrelado? que bom! Pois aqui está nublado... :lazy:

Se continuar assim a noite toda, vai avacalhar com as projeções dos modelos, que davam

mínimas entre 10/12 graus pra cá. Nem a pau atinge estes valores se continuar nublado.

 

Agora faz tristes 18,8C.

Link to comment
Share on other sites

Em que pese ser interessante registrar as mínimas das baixadas,

eu acho que as marcas registradas em momentos de advecção é que dão a idéia

mais exata do CLIMA de determimada região, tanto que o fator baixada

é um fator "microclimático" e não propriamente "climático".

Baixada é aquele local que será o mais frio nas noites de irradiação, mas que

tenderá a ter máximas maiores em relação ao topo também.

Vejam, se eu tiver uma propriedade rural, eu mesmo posso, com a ajuda de um

trator, fabricar uma baixadinha para ter mínimas melhores... :laugh:

Mas fabricar latitude, longitude, continentalidade ou maritmidade não dá!

 

Michel, sem dúvidas a advecção é muito mais marcante. Mas como vivo numa região que há advecção, mas a coisa não é tão intensa, me atenho ao que os microclimas que o relevo pode oferecer....

 

Mas como você disse, sobretudo no sul, as porradas advindas da advecção determinam muito mais o clima do que o ar seco de origem polar...

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao debate topo X baixada, continuo com minha opinião que os dois casos possuem igual importância para sociedade, pelo simples fato de existirem pessoas vivendo em topo e baixada. E, no caso catarinense, principalmente comunidades de formação ítalo-germânica, tiveram sua gênese, sobretudo, em baixadas (não necessariamente clássicas baixadas bazianas), exemplos pertinentes ao BAZ: Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, em partes Painel, já São Joaquim considero uma cidade topo (mesmo possuindo baixadas perto do próprio centro urbano).

BrunoC

Isto BrunoC enquanto cada região não tiver uma estação em topo e outra em baixada, a leitura da realidade será parcial, ou incompleta.

SJ pelos mapas de hipsometria tem baixadas, topos e encostas.Assim como minha cidade tem cerca de 60 a 70% de sua área em baixada, encosta baixa e encosta alta,o restante em topo.Portanto uma estação em topo aqui refletirá o que ocorre em apenas 30 a 40% da realidade,ficando os 70% sem uma referência. :ok: :mail: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Por todos os modelos a segunda quinzena de abril deve manter o padrão de anomalias negativas. Pelos modelos de longo prazo maio pode seguir o mesmo rumo. Com algo potente ainda na primeira quinzena, mantendo o ciclo de 20 a 30 dias entre as erupções mais significativas. Mas tudo indica ser difícil não escaparmos de um veranico, mantendo a tradição.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã o Sudeste promete....

 

20:00HS:

 

Pico do Couto RJ: 07,4

Maria da Fé MG (PWS): 08,1

Campos do Jordão SP (PWS-Vl Iglesa): 09,2

Campos do Jordão SP (Aut): 10,0

Monte Verde MG: 11,3

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 12,4

Parelheiros (São Paulo): 12,9

Tapiraí SP: 13,2

Pedra Bela SP: 13,6

Nova Friburgo RJ: 13,6

Monte Alegre do Sul SP: 13,8

SP - Congonhas: 15,0

Link to comment
Share on other sites

Caco fervendo o kissuco no BAZ!

 

PHP, vou considerar tuas hipóteses diante de uma das duas alternativas:

 

1) aparição em foto (atual) em um cenário diferente de Soledade e corede do Alto da Serra do Botucaraí. Pode ser São Joaquim, Ausentes, Urupema, onde quiser. Mas quero ver a foto.

 

2) Aquisição de uma estação automática para baixadas de Soledade e colocar on-line. Ninguém aqui o fez por apoio da prefeitura. Por sinal, eu mesmo entrei em contato com a prefeitura de Pinheiro Machado e eles disseram que não tem dinheiro no momento para apoiar. Precisarei fazer um esforço próprio. Porém, tu como enstusiasta-mor das baixadas e mínimas de Soledade já deveria ter feito isso. Se todo o tempo que ficou essa ladainha hipotética tu tivesse poupado 20 a 30 reais por mês e colocado em um cofrinho, já teria o dinheiro para isso. A questão muitas vezes não é financeira, e sim de organização pessoal para atingir esse objetivo. Tu hás de concordar que são uns 5 anos de conversa e nenhuma automática. O Caio, Bruno e Diego, vão ter uma estação no pé e na cabeça para medir a temperatura nos extremos do corpo e tu ainda não vai ter uma em Soledade.

Até pode ser, pode ser Tora, quem sabe faltou mesmo maior interesse, sei lá, mas tmbm não adianta eu adquirir uma estação aqui e colocar num vale ou baixada de médio potencial, tenho que achar logo uma pra arrebentar...

Sobre o 1º item, prometo maior esforço este ano para comparecer, apesar de problemas de saúde(nem ia falar, mas só para que vcs saibam), em que pese a otite crônica, entre outros, mas sigo em frente, e nem vou falar então das guerras que enfrentei nos últimos tempos(perda da eleição, do emprego e separação) desculpem o desabafo amigos, mas só por Deus que continuo nesta jornada.Vc não imaginam o quanto gosto de vcs por isto minha franqueza em fazer algumas brincadeiras.

Link to comment
Share on other sites

O comportamente das temperaturas em Lages está digno de inverno. Decididamente, a Climaterra e os amigos aqui corroboram pela sequencia de frio. do dia 14 até hoje, as mínimas ficaram entre 2.7, 3.1, 9.3 e 3,5 hoje cedo. Isso na estação topo do inmet a 934m, que fica no bairro Morro do Posto. Dispensa comentários...

 

O que o PH disse é verdadeiro. E digo mais, em qualquer local deste país, um desnível de 30, 40m já proporciona (dependendo das condições) diferenças térmicas interessantes.

Meu amigo Shima, sei de sua enorme capacidade de observação e aprendizado incrivelmente rápido e que pôde conhecer de perto alguns dos panelões da Serra do Botucaraí. :friends: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Outra noite de céu estrelado com vento frio. Temperatura agora em 18,3°C.

 

As estacões localizadas na Mantiqueira, já estão na casa dos 9°C.

 

Amanhã cedo vai ser interessante.

 

Céu estrelado? que bom! Pois aqui está nublado... :lazy:

Se continuar assim a noite toda, vai avacalhar com as projeções dos modelos, que davam

mínimas entre 10/12 graus pra cá. Nem a pau atinge estes valores se continuar nublado.

 

Agora faz tristes 18,8C.

Sampa tem muitas nuvens aqui na zona norte, reportadas também nos METARes do Campo de Marte e Cumbica.

 

Congonhas está CAVOK (O que não significa que não haja nuvens médias...) e os 15°C relatados pelo Carlos.

Aqui na capital paulista são raras as vezes em que ventos S, SSE, SE, ESE não trazem os velhos conhecidos estratos.

 

Só resta esperar...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sampa tem muitas nuvens aqui na zona norte, reportadas também nos METARes do Campo de Marte e Cumbica.

 

Congonhas está CAVOK (O que não significa que não haja nuvens médias...) e os 15°C relatados pelo Carlos.

Aqui na capital paulista são raras as vezes em que ventos S, SSE, SE, ESE não trazem os velhos conhecidos estratos.

 

Só resta esperar...

O IAG já igualou a mínima da manhã: 13,6°C

Na automática do Mirante falta 1°C...

Link to comment
Share on other sites

Não sei se o mais incrível em relação à Villagio Grando é a sua mínima de -1,9C ou a sua amplitude de 25,1C! Sério, acho que nem a baixada do Ilson em Santa Rosa já chegou a tamanha amplitude! Chegou?

 

Bruno, realmente o local possui uma amplitude térmica enorme. Quanto ao Ilson, acho que a amplitude já chegou a 25ºC, mas teria que verificar....

 

Isso é culpa do ar extremamente seco por aquelas bandas...e a localização da estação..

 

Mas veja que, embora menor, a amplitude do topo também foi elevada, na casa dos 18ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS a definição está errada. Correto estão os catarinenses e paranaenses. Lá há o planalto sul catarinense, o planalto norte catarinense, o primeiro planalto paranaense, etc.

 

Serra, de fato, tem o RJ com a Serra dos Órgãos, o Itatiaia, os Agulhas Negras, etc.

Aqui no RJ é só serra! Pra onde se vai ou tu sobe e desce um morro ou pelo menos vê algum. Eu passo todo dia pela serra dos Pretos Forros, seja por cima ou por baixo.

Se viajar também vai pegar serra com certeza. Mesmo entre cidades serranas tem bastante sobe e desce. Rio - Juiz de Fora então... o Renan deve conhecer bem este trajeto.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RS a definição está errada. Correto estão os catarinenses e paranaenses. Lá há o planalto sul catarinense, o planalto norte catarinense, o primeiro planalto paranaense, etc.

 

Serra, de fato, tem o RJ com a Serra dos Órgãos, o Itatiaia, os Agulhas Negras, etc.

Aqui no RJ é só serra! Pra onde se vai ou tu sobe e desce um morro ou pelo menos vê algum. Eu passo todo dia pela serra dos Pretos Forros, seja por cima ou por baixo.

Se viajar também vai pegar serra com certeza. Mesmo entre cidades serranas tem bastante sobe e desce. Rio - Juiz de Fora então... o Renan deve conhecer bem este trajeto.

 

 

O Rio tem Serras belíssimas! Mantiqueira na região de Itatiaia e Visconde de Mauá são espetaculares! A Serra dos Órgãos também é absurda! Paisagens belíssimas!

 

Recomendo a todos os Bazianos um dia conhecerem as Serras do Sudeste!

Link to comment
Share on other sites

Estou tambem adquirindo uma Davis...pena que moro a cerca de 20 metros de altura . Vejam uma foto da minha sacada.

 

IMG10252.jpg

 

Fico na parte à esquerda em cima ( do outro lado da ponte próxima a represa)

 

190907_1224.jpg

 

 

Que lugar belíssimo! E FRIO!

 

Carlos,

 

Essa região é um freezer! Já peguei diferenças enormes entre essa região (na verdade Jardim São Luís, bairro de SP) e a região do Parque do Ibirapuera.

 

Qual região será que é mais fria, Represas na borda da Serra do Mar ou Serra da Cantareira???

Link to comment
Share on other sites

Que lugar belíssimo! E FRIO!

 

Carlos,

 

Essa região é um freezer! Já peguei diferenças enormes entre essa região (na verdade Jardim São Luís, bairro de SP) e a região do Parque do Ibirapuera.

 

Qual região será que é mais fria, Represas na borda da Serra do Mar ou Serra da Cantareira???

 

Obrigado Luba...acho que a borda da Serra do Mar é mais fria...principalmente nas máximas....abs

Link to comment
Share on other sites

Estou tambem adquirindo uma Davis...pena que moro a cerca de 20 metros de altura . Vejam uma foto da minha sacada.

 

IMG10252.jpg

 

Fico na parte à esquerda em cima ( do outro lado da ponte próxima a represa)

 

190907_1224.jpg

 

 

Que lugar belíssimo! E FRIO!

 

Carlos,

 

Essa região é um freezer! Já peguei diferenças enormes entre essa região (na verdade Jardim São Luís, bairro de SP) e a região do Parque do Ibirapuera.

 

Qual região será que é mais fria, Represas na borda da Serra do Mar ou Serra da Cantareira???

 

Essa região é fria mesmo, fria e úmida, subtropical do tipo "borda de serra".

 

Aliás, eu tenho que, do ponto de vista de quem sai de Sampa pela Via Anchieta em direção a São Bernardo do Campo e represas, existe quase que um lugar específico a partir do qual a atmosfera muda e fica mais úmida. É aquele posto da Polícia Rodoviária, construído a partir do início das vias marginais da estrada.

 

O meu sogro é testemunha disso. Ele trabalhava nas montadoras do ABC e sempre percebeu que depois daquele ponto, a atmosfera ficava cada vez mais úmida e fria também. As represas então, aí é outro clima mesmo.

Link to comment
Share on other sites

11,6º C de mínima em Jundiaí.

 

Novamente a estação Jundiaí-ETEC perdeu da outra. Teve mínima de 13,5º C. Diferença de 1,9º C.

 

Com certeza dois fatores explicam isso: localização (topo ou alto de encosta) e vento, muito vento.

 

Aqui, quase no sopé da Serra do Japi ventou "pra dedeu" ontem. Aliás, isso é normalíssimo no outono-inverno.

 

Às 9 horas na Jundiaí-ETEC: 17,1º C. Não posso reclamar, bico fechado.

 

E vamo que vamo...

Link to comment
Share on other sites

Jundiaí tá mandando bem nas mínimas heim Melo. Para Abril isso é incomum...

 

Vamos ver se hoje o tempo consegue permanecer aberto e sem vento à noite. Essa

condição literalmente ferrou com as mínimas na zona da mata. Toda a região ficou

com MM. Agora o sol já aparece vigoroso lá fora e com temperatura de 18,5ºC.

 

E vamo que vamo...:lol:

Link to comment
Share on other sites

Jundiaí tá mandando bem nas mínimas heim Melo. Para Abril isso é incomum...

 

Vamos ver se hoje o tempo consegue permanecer aberto e sem vento à noite. Essa

condição literalmente ferrou com as mínimas na zona da mata. Toda a região ficou

com MM. Agora o sol já aparece vigoroso lá fora e com temperatura de 18,5ºC.

 

E vamo que vamo...:lol:

 

E vamo, hehehe...

 

Renan, você não tem ideia de como venta aqui onde moro, mas principalmente à noite no outono/inverno. Chega a ser impressionante.

 

Ontem à noite foi assim, ventou muito a partir das 19 horas e pela madrugada toda. Levando isso em consideração, os 13,5º da estação Jundiaí-ETEC foram excelentes mesmo. A sensação térmica então...

 

Está começando muito bem o outono nesse ano e,pelo o que o Alexandre Aguiar postou aqui...dessa vez não vai dar "chabu", hehehe... E se prepare que com certeza vai ter pra Juiz de Fora também.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista bate 07,5ºC nesta manhã..!!

 

Campos do Jordão (Horto Florestal): 04,0

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 04,8

Campos do Jordão (Inpe): 05,5

Tatui: 06,0

Mandurí: 06,9

Itapetininga: 07,6

Itariri: 07,6

Itatiba: 07,6

Capão Bonito: 07,7

Itararé: 08,0

Paranapanema: 08,6

São Manuel: 08,9

Limeira: 09,0

Sertãozinho: 09,3

Divinolândia: 09,5

São Pedro: 09,6

Batatais: 09,7

Descalvado: 09,7

Monte Alegre do Sul: 09,7

Taquarituba: 09,8

 

Capital Paulista / Gr SP:

 

Marcilac: 07,5

Parelheiros: 09,7

Capela do Socorro: 09,8

Juquitiba: 09,8

São Mateus: 10,2

São Lourenço da Serra: 10,3

Riacho Grande SBC: 10,6 (05:00AM)

Guarulhos (Cumbica): 11,0

Agua Funda (USP/IAG): 11,3

Tremembé: 11,4

Butantã: 11,6

Itaquera: 11,7

Freguesia do Ó: 12,5

Itaim Paulista: 12,6

Santo Amaro: 12,8

Ipiranga: 12,9

Vila Formosa: 12,8

Congonhas (Aero): 13,0

São Miguel Paulista: 13,0

Tucuruvi: 13,1

Perus: 13,1

Mirante de Santana (aut): 13,2

Pirituba: 13,2

Praça da Sé: 13,3

M Boi Mirim: 13,5

Penha: 13,5

Campo Limpo: 13,6

Vl Madalena: 13,7

Cidade Ademar: 13,8

Mooca: 13,8

Campo de Marte (B.A.): 14,0

Lapa: 14,0

 

Litoral Paulista:

 

Ubatuba: 13,5

Guarujá (Base Aerea): 14,0

Caraguatatuba: 14,2

Cananéia: 14,6

Peruíbe: 14,6

Barra do Una: 15,5

Itanhaem: 15,5

São Sebastião: 16,0

Ilhabela : 16,6

Santos: 16,9

 

MG:

 

Maria da Fé (PWS): 04,0

Extrema: 09,3

Belo Horizonte (Confins): 14,0

Juiz de Fora (Aero): 15,0

Belo Horizonte (Pampulha): 16,0

 

RJ:

 

Campos dos Afonsos (BA): 15,0

Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista): 15,6

Santa Cruz (BA): 16,0

Galeão (Aero): 18,0

St Dumont (Aero): 19,0

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.