Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Excelente, Caio.

 

Muito corajoso ir morar neste vale congelante. Relativamente próximo a Urubicí e com uma beleza natural e paz sem igual.

 

Temos uma ótima oportunidade de um membro morar no que acredito ser o local com as menores mínimas do Brasil, juntamente com Urupema ou ainda mais.

 

O legal agora é saber da possibilidade de instalarmos o quanto antes, para pegarmos um outono/inverno cheio. E os dados serem baixados com uma certa periodicidade para matar a curiosidade da galera, kkk. E também pela curiosidade cientifica de comparação com outros pontos.

 

A oportunidade de termos um membro/conhecido por lá é algo fantástico. Além de toda a observação em caso de eventos de neve.

 

Se você topar, começo os trabalhos para colocarmos uma estação aí na tua propriedade desde já.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom dia, pessoal.

 

Dia amanheceu muito bonito aqui em Joinville, e com mínimas consideráveis para abril:

 

Veja as mínimas de hoje, dia 15/04/2013:

 

[tabela]L=Estação &Mínima

 

L=Estação Rio Cachoeira: & 13,4

L=Estação Bucarein: & 12,2

L=Estação Rio Cubatão: &12,1

L=Estação Itaum: &13,2

L=Estação Jativoca: &8,1

L=Estação Iate Clube: &14,3

L=Estação Rodovia do Arroz: & 10,2

L=Estação Ceasa: &XX

L=Estação Vila Nova - CIRAM: &11,3

L=Estação Pirabeiraba – CIRAM &13,5

L=Estação Zona Sul - PWS: & 12,6[/tabela]

 

Destaque para o Jativoca e a primeira mínima sub-10 aqui em Joinville, seguida de perto pela Rodovia do Arroz..

Link to comment
Share on other sites

Bom dia..fiquei com 10,9 hoje no Riacho Grande no ABC..nada mal para Abril..Parelheiros deu 11,2 e Capela do Socorro 11,1. Na Zona Norte de SP deu 14,0 graus

 

E Jundiaí surpreendeu na final!

 

11,7º C na estação Jundiaí-ETEC às 7 horas!

 

Uma boa marca que contou com o benefício do tempo aberto.

 

Essa estação fica bem perto do meu bairro, afastada do centro e em área de topo.

 

Na outra estação da cidade - localizada em baixada - a mínima foi de 13,5º C. Nessa estação e em todo o restante da área urbana de Jundiaí, a nebulosidade "segurou" a queda da temperatura.

 

No outono/inverno isso é muito comum no estado de São Paulo: tempo aberto na manhã/madrugada na região que inclui Sorocaba/Itu/Salto e até o bairro Eloy Chaves, em Jundiaí. :good2: Só que o centro da cidade e o resto da área urbana ficam sob forte nebulosidade e névoa ou até neblina, que se estendem até Vinhedo/Valinhos/Campinas. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 

Mínima de 14,3ºC no INMET/950m e 16,8ºC na Davis/720m. O frio

de hoje foi por advecção, daí esta diferença. Mas a partir de Quarta o

jogo vira a meu favor, devo ter mínimas mais baixas que no INMET.

 

Quinta está prometendo ter a manhã mais fria da semana aqui no Sudeste,

vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

Excelente, Caio.

 

Muito corajoso ir morar neste vale congelante. Relativamente próximo a Urubicí e com uma beleza natural e paz sem igual.

 

Temos uma ótima oportunidade de um membro morar no que acredito ser o local com as menores mínimas do Brasil, juntamente com Urupema ou ainda mais.

 

O legal agora é saber da possibilidade de instalarmos o quanto antes, para pegarmos um outono/inverno cheio. E os dados serem baixados com uma certa periodicidade para matar a curiosidade da galera, kkk. E também pela curiosidade cientifica de comparação com outros pontos.

 

A oportunidade de termos um membro/conhecido por lá é algo fantástico. Além de toda a observação em caso de eventos de neve.

 

Se você topar, começo os trabalhos para colocarmos uma estação aí na tua propriedade desde já.

 

Abraço

 

 

Acho aquele lugar incrível em beleza. Topar? certamente. Agora eu estou "por fora" das questões financeiras disso, n entendo tecnica e teoricamente de estações, ou pelo menos por enquanto. E n sei se consigo ajudar muito a principio com o lado financeiro, pq estou ajuntando dinheiro de todo lado pra construir a casinha. Tenho a previsão de mudar pra lá o quanto antes, claro, espero q antes do inverno. Mas n tenho certeza se vai dar tempo. De qq maneira, o terreno está lá, tem uns 1200 mt2 e um paiol, nada impede já analisarmos como poderemos instalar essa estação. Imagino q necessite de energia elétrica, certo? Se puderem me atualizar dos processos envolvidos em colocar a estação eu já me intero.

 

abs!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal.

 

Dia amanheceu muito bonito aqui em Joinville, e com mínimas consideráveis para abril:

 

Veja as mínimas de hoje, dia 15/04/2013:

 

[tabela]L=Estação &Mínima

 

L=Estação Rio Cachoeira: & 13,4

L=Estação Bucarein: & 12,2

L=Estação Rio Cubatão: &12,1

L=Estação Itaum: &13,2

L=Estação Jativoca: &8,1

L=Estação Iate Clube: &14,3

L=Estação Rodovia do Arroz: & 10,2

L=Estação Ceasa: &XX

L=Estação Vila Nova - CIRAM: &11,3

L=Estação Pirabeiraba – CIRAM &13,5

L=Estação Zona Sul - PWS: & 12,6[/tabela]

 

Destaque para o Jativoca e a primeira mínima sub-10 aqui em Joinville, seguida de perto pela Rodovia do Arroz..

 

 

 

Muito Legal, em que área da cidade fica essa estação de Jativoca?

Link to comment
Share on other sites

Se já hoje, tanto CDJ quanto MV, beliscaram os 5°C; seria exagero esperar mínimas negativas durante essa semana por lá?? Acredito que não.

 

Já aqui em Taubaté, depois de um final de madrugada com céu estrelado, as nuvens voltaram. O sol ainda não conseguiu aparecer.

Temperatura em 20,6°C

Link to comment
Share on other sites

 

Muito Legal, em que área da cidade fica essa estação de Jativoca?

 

Fica próximo da comunidade do Jativoca, que pertence ao bairro Nova Brasília.

 

Mas a estação está em área rural, próximo a margem do Rio Águas Vermelhas, em uma grande planície levemente inclinada, onde o escoamento do ar frio deve ser muito forte. Se caracteriza como baixada pois a amplitude térmica é enorme. Não raro registra as maiores temperaturas de todas as estações, também.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 13ºC na Granja Viana na manhã desta 2ª feira. A menor do ano! Na madrugada, as nuvens foram embora permitindo queda na temperatura. Agora, sol e temperatura de 18ºC. Delícia!

 

Pode esperar que a mínima do ano será batida mais uma vez esta semana, Caco. Acredito em uns

9/11 graus aí na granja Viana. Já aqui em Juiz de Fora, algo em torno dos 11/13 graus.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia:

 

RS:

 

Canela (Castelinho): 01,9

Santa Rosa (Davis): 02,2

Farroupilha (Vicentina): 02,4

São José dos Ausentes (Agro): 03,1

Vacaria (Aut): 03,9

São Marcos: 04,8

Garibaldi: 05,6

Andre da Rocha: 05,7

Frederico Westphalen: 05,8

Santa Rosa: 06,2

Vacaria (Agro): 06,3

São José dos Ausentes (Aut): 06,4

Erechim: 06,9

Passo Fundo: 07,2

Ipê: 07,3

Bento Gonçalves: 07,4

Lagoa Vermelha: 07,6

Canela: 07,9

Cruz Alta: 08,2

São Francisco de Paula: 08,2

Gramado (Alphaville): 08,6

Farroupilha: 08,7

Soledade: 09,2

Ibiruba: 09,3

Santa Maria: 09,4

São Gabriel: 09,5

Alegrete: 09,9

Rio Pardo: 09,9

Santo Augusto: 10,1

São Borja: 10,2

Torres: 10,4

Porto Alegre (Aero): 10,6

Quaraí: 10,7

Dom Pedrito: 11,0

Palmeira das Missões: 11,2

Santana do Livramento: 11,2

Porto Alegre (Aut): 11,5

Uruguaiana: 11,6

Canguçu: 12,1

São Luiz Gonzaga: 12,1

Chuí: 12,6

Camaquã: 12,9

Tramandai: 13,2

Rio Grande: 13,3

Caçapava do Sul: 13,6

Jaguarão: 13,6

Bagé: 13,9

Mostardas: 14,0

 

SC

 

Urupema: -02,3

Urupema (DV): -01,8

Bom Jardim da Serra: -00,9

Água Doce (Hercilópolis): -00,8

São Joaquim (Pericó): 00,7

Caçador: 02,1

Major Vieira: 02,6

Campos Novos: 03,8

Curitibanos: 04,4

São Joaquim (Climaterra): 04,4

São Joaquim (Cruzeiro): 04,5

Rio do Campo: 05,0

São Joaquim (Aut): 05,6

Morro da Igreja: 05,8

Ituporanga: 06,7

Rio Negrinho: 08,2

Ararangua: 08,4

Xanxerê: 08,4

Novo Horizonte: 09,6

Urussanga: 09,8

Itapoá: 10,6

Indaial: 11,3

Itajai: 11,7

Florianópolis (Aut): 12,5

Florianópolis (Aero): 13,0

Santa Marta: 13,1

 

PR

 

São Mateus do Sul: 03,0

Guarapuava: 03,7

Palmas: 04,4

General Carneiro: 05,1

Francisco Beltrão: 05,4

Inacio Martins: 05,8

Clevelândia: 06,9

Marechal Carneiro Rondon: 07,1

Entre Rios: 07,5

Dois Vizinhos: 07,6

Foz do Iguaçu: 07,9

Ivai: 08,3

Curitiba (Aut): 11,5

Castro: 11,9

Curitiba (Aero): 12,1

Ventania: 12,7

 

Sudeste:

 

Monte Verde: 05,8

Campos do Jordão SP (VI Inglesa): 06,2

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 07,0

Campos do Jordão SP (Aut): 07,4

Itararé SP: 08,6

Campos do Jordão SP (Cptec): 09,0

Tatuí SP: 09,0

Tapiraí SP: 09,5

Pico do Couto RJ: 09,8

Avaré: 10,0

Barra do Turvo: 10,9

São Bernardo do Campo SP (Riacho Grande-29km): 10,9

Extrema MG: 11,0

São Paulo SP (Capela do Socorro): 11,1

São Paulo SP (Parelheiros): 11,2

Caldas MG: 11,5

São Bernardo do Campo SP (Troyano 23km): 11,5

Jundiaí SP: 11,7

São Lourenço da Serra SP: 11,7

Apiaí SP: 12,0

Capivari: 12,0

Monte Alegre do Sul SP: 12,0

São Paulo SP (Butantã): 12,3

Campinas SP: 12,4

Sorocaba SP: 12,8

São Paulo SP (IAG/USP): 12,9

São Paulo SP (M Boi Mirim): 13,0

São Paulo SP (Perus): 13,0

Barueri: 13,1

Nova Friburgo RJ: 13,3

São Paulo SP (Ipiranga): 13,4

Diamantina MG: 13,5

São Paulo SP (Sto Amaro): 13,6

Teresópolis RJ: 13,6

São Paulo SP (Freguesia do Ó): 13,8

Barbacena MG: 13,9

São Paulo SP (Tucuruvi): 14,0

São Paulo SP (Tremembé): 14,2

Maria da Fé MG: 14,3

São Paulo SP (Mirante de Santana-Aut): 14,4

São Paulo SP (Praça da Sé): 14,5

Juiz de Fora MG: 14,5

São Paulo SP (Mooca): 14,6

São Paulo SP (Lapa): 14,7

São Paulo SP (Penha): 15,1

 

MS:

 

Amambai: 09,6

Bela Vista: 10,3

Sete Quedas: 10,8

Juti: 11,1

Ponta Porã: 11,8

Dourados: 12,2

Sidrolandia: 12,5

Maracaju: 12,7

Jardim: 13,4

Campo Grande: 15,4

Link to comment
Share on other sites

E vou cutucar os catarinas, acho muito difícil vcs encontrarem local com mais frio que as baixadas de Urupema,é uma panelão ideal, e na minha opinião o máximo que pode se tirar de frio em em mínimas de SC, talvez algum baixadão bem continental região de Caçador, bata Urupema, mas região próxima dali não terá mais frio d que tem em Urupema, no máximo parecido...

Link to comment
Share on other sites

E vou cutucar os catarinas, acho muito difícil vcs encontrarem local com mais frio que as baixadas de Urupema,é uma panelão ideal, e na minha opinião o máximo que pode se tirar de frio em em mínimas de SC, talvez algum baixadão bem continental região de Caçador, bata Urupema, mas região próxima dali não terá mais frio d que tem em Urupema, no máximo parecido...

 

 

Grande PH, voltando com força total! :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

PHP, o INMET de Canela está num Planalto. Praticamente não há desnível o local. Para teres uma idéia da planitude do local, há uma pista de pouso ao lado da estação com mais de 1 km. É bem plano.

Bruno, é um terreno plano, cercado de coxilhas por todos os lados, há desnível sim, não é uma baixada clássica curva, mas é baixada.

Link to comment
Share on other sites

RS - Abril - Médias / Extremos (até dia 14):

 

São José dos Ausentes (Agro): 13,8 (01,1 / 22,6)

São José dos Ausentes (Aut): 14,6 (03,2 / 23,7)

Bom Jesus: 16,2 (02,6 / 25,0)

São Francisco de Paula: 16,2 (02,6 / 27,2)

Vacaria: 16,3 (00,9 / 25,1)

Santana do Livramento: 16,7 (03,1 / 26,8)

Canela: 16,7 (03,9 / 25,3)

Canguçu: 17,0 (05,6 / 26,8)

Santana do Livramento: 17,1 (08,5/ 26,0)

Lagoa Vermelha: 17,8 (04,8 / 26,6)

Bagé: 18,0 (04,7 / 29,1)

Jaguarão: 18,0 (05,9 / 27,3)

Andre da Rocha: 18,1 (03,3 / 27,1)

Quaraí: 18,2 (04,3 / 29,1)

Ipê: 18,2 (04,4 / 27,1)

Chuí: 18,2 (06,4 / 26,8)

Soledade : 18,3 (05,6 / 29,0)

Erechim: 18,3 (06,4 / 27,7)

Bento Gonçalves: 18,5 (05,2 / 27,4)

Passo Fundo: 18,8 (05,0 / 29,3)

Cruz Alta: 19,1 (04,5 / 30,4)

Santa Maria: 19,9 (06,8 / 30,5)

São Borja: 20,1 (09,2 / 29,9)

Porto Alegre: 21,1 (10,1 / 31,1)

Link to comment
Share on other sites

Comparação - 1º quinzena de Abril de 2012 com 1ª quinzena de Abril de 2013 em Passo Fundo - RS com dados do Wunderground

 

2012:

Maior máxima: 30ºC

Média máxima: 25ºC

Menor máxima: 20ºC

Média mensal: 21ºC

Maior mínima: 23ºC

Média mínima: 18ºC

Menor mínima: 14ºC

 

2013:

Maior máxima: 29ºC

Média máxima: 24ºC

Menor máxima: 17ºC

Média mensal: 18ºC

Maior mínima: 18ºC

Média mínima: 14ºC

Menor mínima: 5ºC

 

Nem estava lembrado do quão quente foi a primeira quinzena de Abril do ano passado. Por curiosidade, a última vez em que a temperatura foi superior a 20ºC este mês foi quinta-feira, dia 11...

Link to comment
Share on other sites

canela.jpg

 

 

Bela imagem, eu desconhecia esse local!

Parece os campos de Ausentes próximo aos canyons.

Eu estive em Canela e não fui nesse local!

 

Sds.

 

A região a esquerda da pista do aeroporto é o condomínio Laje de Pedra, onde tem umas casas bem mais ou menos hahahhahahhaa

 

Região belíssima! Como eu gosto de estar por lá!

Link to comment
Share on other sites

Acho aquele lugar incrível em beleza. Topar? certamente. Agora eu estou "por fora" das questões financeiras disso, n entendo tecnica e teoricamente de estações, ou pelo menos por enquanto. E n sei se consigo ajudar muito a principio com o lado financeiro, pq estou ajuntando dinheiro de todo lado pra construir a casinha. Tenho a previsão de mudar pra lá o quanto antes, claro, espero q antes do inverno. Mas n tenho certeza se vai dar tempo. De qq maneira, o terreno está lá, tem uns 1200 mt2 e um paiol, nada impede já analisarmos como poderemos instalar essa estação. Imagino q necessite de energia elétrica, certo? Se puderem me atualizar dos processos envolvidos em colocar a estação eu já me intero.

 

abs!

 

Chará, agradeço o interesse em colaborar e as prontas respostas. A questão de compra da estação deixa que resolvemos. Precisamos mesmo é de um bom local, seguro e com a atualização dos dados periodicamente. O que poderia ser feito por você, correto?

 

Vou verificar a aquisição enquanto você vai tocando a obra e arrumando a casa. Como temos essa possibilidade, vamos dar andamento ao projeto então. Topa?

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

PHP, o INMET de Canela está num Planalto. Praticamente não há desnível o local. Para teres uma idéia da planitude do local, há uma pista de pouso ao lado da estação com mais de 1 km. É bem plano.

 

 

Conheço a área, é um topo plano, mais plano do que uma quadra de futebol. Sem nenhuma elevação ao redor.

Link to comment
Share on other sites

Acho aquele lugar incrível em beleza. Topar? certamente. Agora eu estou "por fora" das questões financeiras disso, n entendo tecnica e teoricamente de estações, ou pelo menos por enquanto. E n sei se consigo ajudar muito a principio com o lado financeiro, pq estou ajuntando dinheiro de todo lado pra construir a casinha. Tenho a previsão de mudar pra lá o quanto antes, claro, espero q antes do inverno. Mas n tenho certeza se vai dar tempo. De qq maneira, o terreno está lá, tem uns 1200 mt2 e um paiol, nada impede já analisarmos como poderemos instalar essa estação. Imagino q necessite de energia elétrica, certo? Se puderem me atualizar dos processos envolvidos em colocar a estação eu já me intero.

 

abs!

 

Chará, agradeço o interesse em colaborar e as prontas respostas. A questão de compra da estação deixa que resolvemos. Precisamos mesmo é de um bom local, seguro e com a atualização dos dados periodicamente. O que poderia ser feito por você, correto?

 

Vou verificar a aquisição enquanto você vai tocando a obra e arrumando a casa. Como temos essa possibilidade, vamos dar andamento ao projeto então. Topa?

 

Abraço

 

To sentindo que o sonho está próximo de se tornar realidade!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

De sábado pra domingo, fui no baile crioulo em Bocaina do Sul, RM de Lages. De madrugada, muita geada e uns 0ºC, em pleno meio de abril na serra catarinense...

 

Amigo, tu tá estiloso hein? kkkkkkkkkkkkkk

O frio te trouxe de volta. Mês que vem estarei aí e tomaremos um mate juntos. E se deus quiser verei neve por essas bandas.

Abração

Link to comment
Share on other sites

CARLOS, PELA ENÉSIMA VEZ! A ESTAÇÃO FICA A +-1 KM DO CENTRO DA CIDADE QUE FICA TODA NUMA BAIXADA.

 

PH, VACA GORDAS É MELHOR AINDA QUE URUPEMA. SUMIDOURO EM S.JOAQUIM É BERM PROVÁVEL QUE SEJA SEMELHANTE OU MAIS, FORA UMA BAIXA EM "V" AOS FUNDOS DO VALE DA NEVE, TEM 300/500 M DE LARGURA E 150/200 DE PROFUNDIDADE.

 

E AINDA TEM O CRUZEIRO, NÃO O ADEMAR, NO OUTRO LADO DO MORRO DO BAZ, BAIXADA A 1450/1500 M RODEADA POR 1550/1630 M COM ABERTURA NO WSW A SUL.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.