Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

Por essas e outras discussões sobre qual cidade é mais fria, é baixada ou não, é que não tenho frequentado nem escrito no BAZ. Melhor ler algo de útil, um paper, onde o cara aprende algo novo, ou escrever em espaço público, do que gastar minutos e horas lendo as mesmas novelas chatas de anos.

 

Caro Alexandre...

 

Vc está muito desinformado, mesmo porque não participa mais. O Forum está num dos melhores momentos de sua historia, tanto é que o Nº de usuários cresce a cada dia ...e aqueles que ficavam em exaustivas discussões, tumultuando ou desagregando o ambiente, acabaram saindo...O que é normal e positivo...aliás , é um ciclo natural do espaço. A internet é assim. Se não gosto de um lugar, simplemente não frequento e muito menos entro para falar mal. Passo 10/12 horas por dia online aqui , como muitos outros....por amor e estudo tambem, ou seja, dou o sangue, para que este Forum cresça ainda mais , com usuarios novos e assuntos novos . O Topico do ENSO nunca esteve tão bem , com tantas informações e com ricos debates. Ligo até pra conchichina atrás de dados diariamente, reativei a estação do Horto Florestal de Campos do Jordão que estava *out*. Divulgo com exclusividade informaçoes de uma nova estação em Ausentes (na cidade) onde nenhum instituto que eu saiba tenha acesso a isso. Isto não é competição..é conhecimento..!!....A verdade é que não existe um espaço na Internet tão rico , que é voltado para o campo da Meteorologia, tanto é que até o Globo Ciência frequenta aqui. Fico triste em ver você aqui participando deste espaço onde te serve e te serviu por anos como suporte de informações para o seu trabalho....entrar do nada e chama-lo de *Inútil*. Gostaria de ver você de outra forma..participando com o seu grande conhecimento que tem , para que este Forum enriquecesse ainda mais....Mas como disse , ninguem é obrigado a nada...afinal somos livres...

 

Boas notícias sobre MJJ, Alexandre.

 

Mas não posso deixar de concordar com o que o Carlos escreveu acima. Foi só a primeira velha ladainha ter sido levantada, após dias a fio de discussões de alto nível e até a possibilidade de uma estação em Vacas Gordas ter sido levantada (o que seria outro ponto de muito interesse), para você aparecer no BAZ apenas criticando uma discussão de "baixadas cuiudas" que concordo, é inútil.

 

Mas foram tantos os temas legais aqui tratados e não tivemos o prazer de receber o teu valioso conhecimento de mais alto gabarito. Você só apareceu quando a ladainha tanto refutada por nós começou a se instaurar.

 

Passe no tópico de ENSO e dê a sua opinião. É aleatório ou não? Porque?

 

Além de uma simples dica de MJJ ficaríamos muito felizes com mais participações suas. Você sempre foi "o cara" para todos nós, e é um grande desperdício com misto de saudade ver "o cara" tão distante.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sempre disse façam dois ranking de mínimas, de baixada e de topo,.Ou se faz uma análise contemplando o todo, ou se terá apenas uma ideia de parte deste todo...

Isso aí PH!! Nao te entrega!!! Vamos fazer a segunda edição da Revolta de 32, Paulistas e Soledade contra a rapa!

 

UM DOIS TRÊS, QUATRO CINCO SETE, QUEM TEM RAIA DA PEDRA NÃO PRECISA DE INMET

 

PHUTA QUEOPARIU, É A MAIOR BAIXADA DO BRASIL, TUIAS!

 

ERO ERO ERO, SILENCIO NO CRUZERO

ERO ERO ERO, SILENCIO NO CRUZERO

 

Eu estava achando apenas engraçado... até que eu li a parte do silêncio no Cruzeiro! Fui obrigado a dar uma GARGALHADA aqui no trabalho!! Sacanagem, esses posts tinham que ter uma advertência antes de lermos... :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Mantiqueira, pelo menos até onde eu percebi, a mínima mais baixa foi numa estação localizada perto de Itajubá, por volta das 6:00 hs, marcava 3,9°C.

 

Aqui em Taubaté, muito sol desde cedo e uma temperatura agora de 19,7°C

 

Pelas rodadas dos modelos, a próxima madrugada tende a ser mais fria. :good2:

 

Na verdade é em Maria da Fé, Sérgio, a 1317 m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Uma ótima notícia:

 

Falei com o gestor (novo) do Pq Estadual de Campos do Jordão e ele me disse que muito em breve , o Pq ganhará uma estação Meteorologica Automatica...ou seja, teremos acesso a internet. Pelo jeito eles vão aposentar aquele antigo abrigo.

 

Excelente notícia! Devemos ter bons valores por lá!!!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 7ºC hoje!

 

O frio está persistente, quem sabe amanhã dê uma folgada. O histórico dos últimos dias:

 

Dia 12: 17/19

Dia 13: 12/18

Dia 14: 05/20

Dia 15: 07/22

Dia 16: 12/20

Dia 17: 07/18 (até o momento)

 

É uma média de 10ºC nas mínimas e 20ºC nas máximas (caso chegar a 21 hoje). Nos dois casos está 3.5ºC abaixo da média de Abril. Já a média de todo o mês até agora está dentro do normal, com 13/24.

Link to comment
Share on other sites

Uma ótima notícia:

 

Falei com o gestor (novo) do Pq Estadual de Campos do Jordão e ele me disse que muito em breve , o Pq ganhará uma estação Meteorologica Automatica...ou seja, teremos acesso a internet. Pelo jeito eles vão aposentar aquele antigo abrigo.

 

 

Show de bola! Tem previsão do "muito em breve"? Ainda neste inverno?

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Mantiqueira, pelo menos até onde eu percebi, a mínima mais baixa foi numa estação localizada perto de Itajubá, por volta das 6:00 hs, marcava 3,9°C.

 

Aqui em Taubaté, muito sol desde cedo e uma temperatura agora de 19,7°C

 

Pelas rodadas dos modelos, a próxima madrugada tende a ser mais fria. :good2:

 

Na verdade é em Maria da Fé, Sérgio, a 1317 m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15

 

Abs!

 

É que no aplicativo não aparece o nome da cidade e eu tinha esquecido de Maria da Fé. :hi:

 

Já por aqui, apareceram algumas nuvens e a temperatura agora é de 22,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Uma ótima notícia:

 

Falei com o gestor (novo) do Pq Estadual de Campos do Jordão e ele me disse que muito em breve , o Pq ganhará uma estação Meteorologica Automatica...ou seja, teremos acesso a internet. Pelo jeito eles vão aposentar aquele antigo abrigo.

 

 

Show de bola! Tem previsão do "muito em breve"? Ainda neste inverno?

 

Entao Caio creio que em 60 dias teremos novidades, por enquanto segue meu digital dentro do abrigo. Ontem lá deu 02,0 graus.

 

Mas tenho uma ideia . Qdo chegar esta automatica no Horto de Campos..poderíamos ir lá escolher o local no Pq...ou pelo menos sugerir um local, pois não sei se vai ser instalado onde se encontra o atual abrigo.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao DSoares! Estação Água Doce (VG) citada pela RBS (lista de mínimas) no JA, como a mínima de Santa Catarina hoje. Ressalto também o ato de divulgar uma estação particular, pelo Leandro Puchalski, pois muitos na imprensa tendem a divulgar INMET e no máximo outras instituições governamentais.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao DSoares! Estação Água Doce (VG) citada pela RBS (lista de mínimas) no JA, como a mínima de Santa Catarina hoje. Ressalto também o ato de divulgar uma estação particular, pelo Leandro Puchalski, pois muitos na imprensa tendem a divulgar INMET e no máximo outras instituições governamentais.

 

Coutinho divulga HÁ SECULOS na imprensa. Só pra "ressaltar".

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se a estação de Ausentes que tu referes estar divulgando com "exclusividade" é a do Corede (Conselho Regional de Desenvolvimento) #ficaadica que o amigo não conhece 10% da novela. Parabéns entusiasmados por reativar o Horto.

 

Então Alexandre, qdo Ausentes deu 03,2 na Automatica do Inmet no seu Blog da Metsul estava publicado 01,5...que deve ser esta tal Corede. A estação que monitoro (Corede) deu 01,1 no mesmo dia...De duas , uma....Ou existem duas estações Corede, ou temos erro de informação.

 

Mas veja o gráfico da Corede.

 

fWfDxKn.jpg

Link to comment
Share on other sites

Coutinho divulga HÁ SECULOS na imprensa. S

 

Verdade, Alexandre. O Coutinho deu e dá uma força para a minha estação lá. Hoje, inclusive, recebi um convite do dono da vinícola para conversarmos pessoalmente e almoçarmos na fazenda! Demais, mesmo.

 

Agora, não posso deixar de achar relevante o fato do Leandro Puschalski divulgar esse dado em rede estadual num veículo como a RBS aqui em SC, que querendo ou não tem muita força por aqui também. Isso é bom para a própria região da vinícola, uma das mais belas que já conheci!

 

 

Parabéns ao DSoares! Estação Água Doce (VG) citada pela RBS (lista de mínimas) no JA, como a mínima de Santa Catarina hoje. Ressalto também o ato de divulgar uma estação particular, pelo Leandro Puchalski, pois muitos na imprensa tendem a divulgar INMET e no máximo outras instituições governamentais.

 

Poxa, que legal!! Vou repassar essa informação aos donos da VG. Certamente ficarão contentes com essa divulgação. Valeu, BrunoC!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Notícia/info espetacular esta do Alexandre Aguiar. Um MJJ fodástico é bom pq é aquele período do ano em que realmente podemos considerar como o core frio do ano. Última vez que tivemos um MJJ gelado aqui no RS foi no saudoso 2007, quando vivenciei o melhor MJJ da minha vida. Eu valorizo muito mais o frio e a sensação de inverno que nevascas. Entretanto, se pudermos conjugar os dois tal como ocorreu em 1996, it is even better! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Dá-lhe DSoares, boa geada e boas fotos. :good:

 

Valeu, PHP. Eu falei pra mim mesmo que não iria subir a serra aqui hoje, mas não resisti hahahah

 

Bonita geada, Diego! Belo registro!

 

Aguardando pelos dados da nova Vue...

 

Eu também, Caio. Torço para que dê tudo certo, não só pela minha mania de monitorar dados, mas por poder fornecer dados para o Comitê Cubatão-Cachoeira aqui de Joinville, bem como para a Defesa Civil...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Diego, a tua estação em VG conseguiu quebrar um TABU impressionante! Vc conseguiu fazer com que a RBS divulgasse dado de uma estação que não aquelas oriundas do INMET ou da sua própria rede de estações. Isso é um feito e tanto!!

 

Verdade, Bruno. Isso que achei espantoso ao receber a informação do BrunoC. Estou ansioso para poder ter acesso ao vídeo deste feito. Quem sabe agora eles não começam a divulgar com mais frequência dados como estes?

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Pouco a pouco a mídia vai percebendo que nem tudo é INMET. É claro que, por se tratar de

um orgão do governo implantado há muito tempo e com estações em várias partes do país,

o INMET sempre será o "oficial" e as medições de suas estações idem. Mas o povo vai percebendo

que as realidades locais, muitas vezes, podem ser bem diferentes do atestado pelas estações

do governo, por estas se localizarem, em geral, nas áreas mais remotas dos municípios.

 

E o melhor de tudo é saber que nossas estações, as PWS's, possuem dados muito confiáveis. A

mídia começa a perceber isso.

 

Agora faz: 26,4ºC e PO aumentando. Já estamos com MAIS CALOR QUE O PREVISTO.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas Absolutas - 2013

 

Urupema SC (Epagri Ciram): -02,4

Urupema SC (PWS): -01,9

Água Doce SC (PWS-Hercilópolis): -01,9

São Joaquim SC (Cruzeiro): -00,7

São Joaquim (Epagri Ciram-Chapada Bonita): -00,2

Bom Jardim da Serra SC (Epagri Ciram ): -00,1

São Joaquim SC (Pericó): 00,7

São Joaquim (Climaterra): 00,1

Caçador SC (Aut-Inmet): 00,1

Vacaria RS (Aut-Inmet): 00,9

São José dos Ausentes RS (Corede): 01,1

São Joaquim SC (Conv-Inmet): 01,4

Major Vieira SC (Aut-Inmet): 01,4

Farroupilha RS (PWS-Vicentina): 01,8

Canela (PWS-Castelinho): 01,9

Rio Negrinho SC (Aut-Inmet): 02,0

Campos do Jordão SP (Pq Estadual do Horto): 02,0

São Mateus do Sul PR (Aut-Inmet): 02,1

Campos do Jordão SP (PWS-Vl Inglesa): 02,2

Santa Rosa RS (PWS): 02,2

São Joaquim SC (Aut-Inmet): 02,3

Curitibanos (Aut-Inmet): 02,5

Monte Verde MG (Aut-Inmet): 02,5

Bom Jesus RS (Conv-Inmet): 02,6

São Francisco de Paula RS (PWS): 02,6

Cambará do Sul RS (Inmet): 02,7

Lages SC (Conv-Inmet): 02,7

Guarapuava PR (Simepar): 02,9

Santana do Livramento RS (PWS): 03,1

São José dos Ausentes RS (Aut-Inmet): 03,2

Andre da Rocha RS (Corede): 03,3

Palmas PR (Simepar): 03,3

Entre Rios PR (Simepar): 03,5

Rio do Campo SC (Aut-Inmet): 03,7

Joaçaba SC (Aut-Inmet): 03,8

Canela RS (Aut-Inmet): 03,9

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao DSoares! Estação Água Doce (VG) citada pela RBS (lista de mínimas) no JA, como a mínima de Santa Catarina hoje. Ressalto também o ato de divulgar uma estação particular, pelo Leandro Puchalski, pois muitos na imprensa tendem a divulgar INMET e no máximo outras instituições governamentais.

 

Coutinho divulga HÁ SECULOS na imprensa. Só pra "ressaltar".

 

Alexandre, acompanho o Coutinho e o trabalho dele a mais de uma década. Reveja minhas palavras "...pois muitos na imprensa tendem...". Logo, quis mostrar que conheço exceções.

 

Agora, divulgar no JA da RBS TV, afiliada da rede globo (tradicional grupo da imprensa brasileira), é sinal de progresso, na minha humilde opinião.

 

Sou licenciado, bacharel e mestre em Geografia e conheço bem as normatizações da OMM quanto a estações meteorológicas. No entanto a sociedade não vive somente onde existem estações OMM. Muitos bazianos contribuíram e contribuem para o aumento de uma quem sabe futura rede de estações particulares brasileiras, e devem ser melhores respeitados por certos meios de imprensa no país (até porque não estamos aqui falando de termômetros chaveiros).

 

p.s. o BAZ ganha muito com sua presença Alexandre!

Link to comment
Share on other sites

Por essas e outras discussões sobre qual cidade é mais fria, é baixada ou não, é que não tenho frequentado nem escrito no BAZ. Melhor ler algo de útil, um paper, onde o cara aprende algo novo, ou escrever em espaço público, do que gastar minutos e horas lendo as mesmas novelas chatas de anos.

 

Caro Alexandre...

 

Vc está muito desinformado, mesmo porque não participa mais. O Forum está num dos melhores momentos de sua historia, tanto é que o Nº de usuários cresce a cada dia ...e aqueles que ficavam em exaustivas discussões, tumultuando ou desagregando o ambiente, acabaram saindo...O que é normal e positivo...aliás , é um ciclo natural do espaço. A internet é assim. Se não gosto de um lugar, simplemente não frequento e muito menos entro para falar mal. Passo 10/12 horas por dia online aqui , como muitos outros....por amor e estudo tambem, ou seja, dou o sangue, para que este Forum cresça ainda mais , com usuarios novos e assuntos novos . O Topico do ENSO nunca esteve tão bem , com tantas informações e com ricos debates. Ligo até pra conchichina atrás de dados diariamente, reativei a estação do Horto Florestal de Campos do Jordão que estava *out*. Divulgo com exclusividade informaçoes de uma nova estação em Ausentes (na cidade) onde nenhum instituto que eu saiba tenha acesso a isso. Isto não é competição..é conhecimento..!!....A verdade é que não existe um espaço na Internet tão rico , que é voltado para o campo da Meteorologia, tanto é que até o Globo Ciência frequenta aqui. Fico triste em ver você aqui participando deste espaço onde te serve e te serviu por anos como suporte de informações para o seu trabalho....entrar do nada e chama-lo de *Inútil*. Gostaria de ver você de outra forma..participando com o seu grande conhecimento que tem , para que este Forum enriquecesse ainda mais....Mas como disse , ninguem é obrigado a nada...afinal somos livres...

 

Boas notícias sobre MJJ, Alexandre.

 

Mas não posso deixar de concordar com o que o Carlos escreveu acima. Foi só a primeira velha ladainha ter sido levantada, após dias a fio de discussões de alto nível e até a possibilidade de uma estação em Vacas Gordas ter sido levantada (o que seria outro ponto de muito interesse), para você aparecer no BAZ apenas criticando uma discussão de "baixadas cuiudas" que concordo, é inútil.

 

Mas foram tantos os temas legais aqui tratados e não tivemos o prazer de receber o teu valioso conhecimento de mais alto gabarito. Você só apareceu quando a ladainha tanto refutada por nós começou a se instaurar.

 

Passe no tópico de ENSO e dê a sua opinião. É aleatório ou não? Porque?

 

Além de uma simples dica de MJJ ficaríamos muito felizes com mais participações suas. Você sempre foi "o cara" para todos nós, e é um grande desperdício com misto de saudade ver "o cara" tão distante.

 

Eu acho que esse negócio do Alexandre aparecer na mídia com previsão do tempo "subui na cabeça" dele já faz tempo.

Link to comment
Share on other sites

 

Agora, divulgar no JA da RBS TV, afiliada da rede globo (tradicional grupo da imprensa brasileira), é sinal de progresso, na minha humilde opinião.

 

Sou licenciado, bacharel e mestre em Geografia e conheço bem as normatizações da OMM quanto a estações meteorológicas. No entanto a sociedade não vive somente onde existem estações OMM. Muitos bazianos contribuíram e contribuem para o aumento de uma quem sabe futura rede de estações particulares brasileiras, e devem ser melhores respeitados por certos meios de imprensa no país (até porque não estamos aqui falando de termômetros chaveiros).

 

 

BrunoC, perfeitas suas palavras. O mundo climático não é cartesiano e o monitoramento climático muito menos ainda! Para pesquisas e afins, as normatizações da OMM são importantes. Mas e o que dizer de locais onde as pessoas vivem? Posso pegar os dados do Morro da Igreja e dizer que as pessoas na cidade de Urubici estão passando mal com a sensação térmica de -25ºC? Ou afirmar que não geou nas parreiras da Villaggio Grando porque a mínima na estação do insituto oficial lá foi de 3ºC, quando uma estação que representa bem mais a geografia do local e seus parreirais marcou -2ºC?

 

Sem alguns destes dados das estações particulares e do incansável Coutinho, continuaríamos achando que o número de geadas e temperaturas negativas em São Joaquim e alhures era bem menor do que de fato é. Não saberíamos a condição climática que milhares de pessoas vivem diariamente no centro de uma cidade e sobretudo não saberíamos as condições que milhares de pessoas presenciam em locais mais afastados.

 

Tenho que fazer um adendo: muitas das estações do CIRAM estão em locais que realmente representam a realidade de diversos locais, pois fazem parte de um monitoramento agrometeorológico, e as estações são instaladas próximos à plantações, dando um retrato fiel do local em que se deseja monitorar.

Link to comment
Share on other sites

Sempre disse façam dois ranking de mínimas, de baixada e de topo,.Ou se faz uma análise contemplando o todo, ou se terá apenas uma ideia de parte deste todo...

Isso aí PH!! Nao te entrega!!! Vamos fazer a segunda edição da Revolta de 32, Paulistas e Soledade contra a rapa!

 

UM DOIS TRÊS, QUATRO CINCO SETE, QUEM TEM RAIA DA PEDRA NÃO PRECISA DE INMET

 

PHUTA QUEOPARIU, É A MAIOR BAIXADA DO BRASIL, TUIAS!

 

ERO ERO ERO, SILENCIO NO CRUZERO

ERO ERO ERO, SILENCIO NO CRUZERO

 

 

Tenho andado sumido do BAZ em função do trabalho, mas nos últimos dias dei umas passadas por aqui para curtir o show de negativas em Urupema. Só hoje vi este post do Tucci e quase me mijei de rir, he he he! :rofl: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Mantiqueira, pelo menos até onde eu percebi, a mínima mais baixa foi numa estação localizada perto de Itajubá, por volta das 6:00 hs, marcava 3,9°C.

 

Aqui em Taubaté, muito sol desde cedo e uma temperatura agora de 19,7°C

 

Pelas rodadas dos modelos, a próxima madrugada tende a ser mais fria. :good2:

 

Na verdade é em Maria da Fé, Sérgio, a 1317 m de altitude!

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15

 

Abs!

 

 

A estação de Maria da Fé já chegou chegando! Uma pena que aquele cara do tempo de Monte Verde não coloca as estações online!

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, o BAZ esta demais, o Carlos Dias é o Lula, esta surfando direitinho a estabilidade que a admin anterior, sabiamente liderada por mim (FHC) criou com as grandes e dolorosas medidas de 2012. Vamos só esperar que a DIlma não assuma o BAZ em algum momento lá na frente e acabe com toda essa nossa festa. Vem pro BAZ voce tambem.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Uma ótima notícia:

 

Falei com o gestor (novo) do Pq Estadual de Campos do Jordão e ele me disse que muito em breve , o Pq ganhará uma estação Meteorologica Automatica...ou seja, teremos acesso a internet. Pelo jeito eles vão aposentar aquele antigo abrigo.

 

Big Charles, você é um Baziano de respeito! Quando iremos instalar as Estazões Bazianas no alto do Itatiaia?

Link to comment
Share on other sites

Caco fervendo o kissuco no BAZ!

 

PHP, vou considerar tuas hipóteses diante de uma das duas alternativas:

 

1) aparição em foto (atual) em um cenário diferente de Soledade e corede do Alto da Serra do Botucaraí. Pode ser São Joaquim, Ausentes, Urupema, onde quiser. Mas quero ver a foto.

 

2) Aquisição de uma estação automática para baixadas de Soledade e colocar on-line. Ninguém aqui o fez por apoio da prefeitura. Por sinal, eu mesmo entrei em contato com a prefeitura de Pinheiro Machado e eles disseram que não tem dinheiro no momento para apoiar. Precisarei fazer um esforço próprio. Porém, tu como enstusiasta-mor das baixadas e mínimas de Soledade já deveria ter feito isso. Se todo o tempo que ficou essa ladainha hipotética tu tivesse poupado 20 a 30 reais por mês e colocado em um cofrinho, já teria o dinheiro para isso. A questão muitas vezes não é financeira, e sim de organização pessoal para atingir esse objetivo. Tu hás de concordar que são uns 5 anos de conversa e nenhuma automática. O Caio, Bruno e Diego, vão ter uma estação no pé e na cabeça para medir a temperatura nos extremos do corpo e tu ainda não vai ter uma em Soledade.

Link to comment
Share on other sites

Para pesquisas e afins, as normatizações da OMM são importantes.

 

Tenho que fazer um adendo: muitas das estações do CIRAM estão em locais que realmente representam a realidade de diversos locais, pois fazem parte de um monitoramento agrometeorológico, e as estações são instaladas próximos à plantações, dando um retrato fiel do local em que se deseja monitorar.

 

Sim, concordo plenamente que para trabalhos científicos, teses, etc., as normas da OMM são importantes, digo mais, imprescindíveis.

 

Somando ao seu adendo em relação a várias estações do CIRAM, cabe destacar a importância que monitorar temperaturas em lugares frios (bazianos), tem para questões de geada por exemplo. Uma geada pode representar um grande prejuízo financeiro para um agricultor (como muitos não tem reservas financeiras, o problema aumenta), isso sem levar em conta demais possíveis reflexos negativos de uma geada para uma comunidade/sociedade.

 

Enquanto isso, em uma estação particular de Florianópolis temos agora 23C, umidade 75% e vento SE entre 7km/h e 17km/h.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 12 cravados em casa no ABC...Tremembe , Zona Norte de SP deu 11,7. A capital paulista ficou hoje entre 14/15 graus em sua maioria nesta manhã de céu limpo.Esta situação vai se prolongar por varios dias e a qualidade do ar com isso só tende a piorar.....

Carlos, vai depender dos ventos.

 

Hoje estamos tendo ventos de SE a S, com aumento de nuvens durante o dia.

Parece que vamos ter maiores quantidade de nuvens e ventos marítimos pelo menos até parte do fim de semana.

Se de fato ocorrer, a poluição fica sob controle.

 

O IAG, por enquanto, bateu em 22,2°C hoje, contra os 25,9° de ontem.

O Mirante chegou (Por enquanto) nos 23,0°C, contra 24,7°C de ontem.

 

O grande problema para a poluição são dias de céu claro, sem vento e inversão térmica. Aí o bicho pega. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Ao shima gaudério aí :lol:

:laugh:

 

Aqui na Serra o estilo é muito comum, em especial nos bailes...

 

De sábado pra domingo, fui no baile crioulo em Bocaina do Sul, RM de Lages. De madrugada, muita geada e uns 0ºC, em pleno meio de abril na serra catarinense...

 

Mas bah, olha quem apareceu junto com o frio.

 

Tudo Bacana por ae ?

 

abraços

 

Sim, bacanas. É uma Pepitas só.. :laugh:

 

Pois é, está acalmando a lida, daí sobra um tempo pra navegar... :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Diego pela divulgação!

 

Mas teve estação particular que inaugurou esta era da informação e já foi referência, vi o dado sendo divulgado até na Globo quando ainda estava internado no hospital. Na RBS foi divulgado pelo próprio Diego na manhã de 05/08/2011:

 

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011

por DSoares » Sex Ago 05, 2011 8:51 am

O mais legal disto tudo é ver até a RBS colocar o dado da Davis de URUPEMA

 

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,0,3434611,Urupema-registra-7-7C-e-mais-15-cidades-ficam-abaixo-0C-em-SC-nesta-sexta-feira.html

Link to comment
Share on other sites

O comportamente das temperaturas em Lages está digno de inverno. Decididamente, a Climaterra e os amigos aqui corroboram pela sequencia de frio. do dia 14 até hoje, as mínimas ficaram entre 2.7, 3.1, 9.3 e 3,5 hoje cedo. Isso na estação topo do inmet a 934m, que fica no bairro Morro do Posto. Dispensa comentários...

 

O que o PH disse é verdadeiro. E digo mais, em qualquer local deste país, um desnível de 30, 40m já proporciona (dependendo das condições) diferenças térmicas interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.