Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

na baixada da Café Filho, lá faz um frio considerável no inverno, senão fico com minha laje, onde está minha estação heheheh

 

Só tem que ter cuidado com a segurança..!! Qto ao encontro, somos 2 agora, pois nosso amigo Troyano se mudou de vez esta semana para a Praia Grande , quase na divisa de Mongaguá..abs

 

Mas nada impede de subir a serra para tomar uma gelada com os amigos, principalmente de final de semana.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

na baixada da Café Filho, lá faz um frio considerável no inverno, senão fico com minha laje, onde está minha estação heheheh

 

Só tem que ter cuidado com a segurança..!! Qto ao encontro, somos 2 agora, pois nosso amigo Troyano se mudou de vez esta semana para a Praia Grande , quase na divisa de Mongaguá..abs

 

Mas nada impede de subir a serra para tomar uma gelada com os amigos, principalmente de final de semana.

 

abraços

 

Opa por mim é só marcar! E aí, Carlos, bora marcar o mini-encontro ABC do BAZ?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E o que a atualização dos modelos nos apresenta para o outono-inverno?

 

Para o trimestre MJJ os modelos continuamindicando temperaturas dentro da normalidade, com algum indicativo de frio continental e anomalias negativas frente a costa gaúcha. Possivelmente refletindo águas mais frias no Atlântico Sul.

 

Antártida próximo a A.S aquecida, possível padrão negativo da AAO.

 

glbT2mSeaInd1.gif

 

Anomalia bem evidente no mapa da SST. Além disso com Nino 1+2 em patamar negativo.

 

glbSSTSeaInd1.gif

 

Costa mais fria que deve permanecer também no trimestre JJA, além de Nino 1+2 continuando com anomalias negativas.

 

glbSSTSeaInd2.gif

 

Anomalias que continuarão a refletir na região costeira do RS e Prata.

 

Antártida próximo a A.S aquecida, possível padrão negativo da AAO.

 

glbT2mSeaInd2.gif

 

 

Solução para a costa gaúcha e Prata também suportada pelo Japonês já em março, que projetava também Nino 3.4 em patamar de La Nina em JJA.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves170529_zpsed4ff0a0.png

 

Inclusive mais forte agora em abril do que na solução anterior. Com Nino 1+2 ficando mais frio.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves170452_zps03ea3ed7.png

 

O modelo japonês que já projetava na rodada anterior MJJ abaixo da média.

 

temp2.glob.MAM2013.1mar2013.gif

 

Mas via JJA acima da média.

 

temp2.glob.JJA2013.1mar2013.gif

 

Agora em abril projeta também JJA abaixo da média.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves170413_zps81e2bf78.png

 

Entretanto é importante ressaltar ainda muita divergência quanto ao comportamento do pacífico como o IRI, prevendo La Nada para o decorrer do ano.

 

SST_table.gif

 

E o europeu prevendo um namoro com Pacífico em modo quente na maioria dos membros.

 

nino_plumes_public_s4!3.4!plumes!201304!chart.gif

 

 

Porém com o Japonês seguindo em modo Nina.

 

ssta.nino3.4.fcst.2-yr.1apr2013.gif

 

 

Mas com o CFS aquecendo em Nino 1+2.

 

nino12Mon.gif

 

 

E em modo neutro Nino 3.4

 

nino34Mon.gif

 

No momento a leitura tanto do Pacífico como do Atlântico mostra o Japonês prevalecendo com sua estabilidade. Nino 1+2 frio, Nino 3.4 cool-neutral e Prata/RS frios.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves202559_zps8b20ac51.png

 

anomnight.4.18.2013.gif

 

Estabilidade também suportada pela construção de análogos, que continua indicando temperaturas abaixo da média no Cone-Sul.

 

Novamente Antártida próximo a A.S aquecida, possível padrão negativo da AAO.

 

MJJ

 

CapturadeTela2013-04-19agraves191720_zps35e3b0e9.png

 

 

JJA

 

CapturadeTela2013-04-19agraves191639_zps527fe541.png

 

 

E Pacífico em modo frio.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves192354_zps17162d1b.png

 

 

Que, confirmando-se, pode trazer maio abaixo da média de acordo com o CFS.

 

CapturadeTela2013-04-19agraves174230_zps105908f1.png

 

 

Que pode se favorecer de um estoque cheio de ar frio na Antártida, pela alta anomalia de gelo.

 

seaice.anomaly.antarctic.png

 

 

Influenciada por uma AAO em constante padrão positivo, mas que afrouxou um pouco e pode udar de lado em breve.

 

aao.obs.gif

 

 

O que pode significar em novas aberturas da porta do freezer, que por enquanto foi aberto timidamente.

 

z500_sh_30d_anim.gif

 

 

Todos esses fatores postos na mesa me levam a conclusão (novamente com viés de otimismo) de que apesar da pouca convergência entre os modelos globais (principalmente padrão Europeu) para ENSO (não aleatório para outono-inverno) podemos verificar que:

 

- Estabilidade o Japonês quanto ao pacífico frio.

 

- Construção dos análogos por pacífico frio.

 

- CFS e IRI na pior das hipóteses em neutralidade.

 

- Previsão de SST abaixo da média no Prata/costa gaúcha durante o outono-inverno pelos modelos citados. Convergência mantida e muito importante.

 

- Padrão de gelo (sea-ice) na Antártida refletindo grande estoque de ar frio sendo guardado no pólo.

 

- Padrão da AAO que tende a ser quebrado em algum momento pelo grande período já observado em padrão positivo.

 

- Quebra de padrão possivelmente refletida pela dica observada no início com anomalias muito altas na T2m sobre boa parte da região Antártida tanto pelo Japonês quanto pelo CFS..

 

- Refletindo a entrada de ar mais aquecido, possivelmente demonstrando liberação deste ar frio pela quebra de padrão com um jato polar mais enfraquecido.

 

- Sendo o padrão quebrado, o jato polar deverá liberar ar muito gelado do extremo sul para as médias latitudes.

 

- Fazendo a fábrica de MP's mostrar a sua força em algum momento não muito distante.

 

Pelos revisão dos dados analisados hoje mantenho a idéia de que este outono-inverno pode apresentar um padrão de erupções de ar frio mais fortes que o normal, com mais chances de um padrão de temperaturas entre ligeiramente abaixo a abaixo da média histórica. Podendo novamente um mês do outono apresentar um período de forte resfriamento maior do que o comumente observado.

 

Vou atualizar esta análise a cada 20-30 dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Poxa Caio, muito obrigado, mano! :ok:

Continue sim fazendo estas análises, pois elas contribuem bastante com o fórum. E fico feliz que

as coisas estejam a nosso favor até o momento. Não espero um 1988 ou 1996, pois foram atípicos

demais. Apenas desejo um inverno com temperatura abaixo da média, só isso! Desde 2000 que não

tenho esta condição aqui na minha terrinha, o que é totalmente inédito.

Link to comment
Share on other sites

Caio..excelente análise...minha expectativa é de termos um MJJ abaixo..não só para a Reg Sul , mas também o Sudeste. Se Abril servir de base, estou tendo excelentes noites por aqui. Tenho ceu com algumas nuvens e 14,1 ..bem agradavel..Detalhe, tenho um vento moderado aqui para centuar ainda mais a sensação...abraço

Link to comment
Share on other sites

13,3º C na estação Jundiaí às 7 horas.

 

14,4º C na ventosíssima e "topada" estação Jundiaí-ETEC.

 

Mais uma manhã de céu azul claríssimo, ainda com rajadas de vento que começaram no final da tarde de ontem e continuaram madrugada adentro.

 

É o outono bombando em Jundi City!

 

E vamo que vamo...

Link to comment
Share on other sites

Este ar seco está fazendo miséria nas cidades de altitude encravadas em baixadas, como Urupema e Bom Jardim da Serra. Mais uma negativa em ambas e possibilidade de outra amanhã. Um recorde não só em abril, mas em muitos anos esta quantidade de negativas seguidas. Só 2000 bateu, Ronaldo?

 

TEMOS VÁRIOS ANOS ENTRE 6/10 NO MÊS E NO TOPO. E FALTA O HISTÓRICO P/BAIXADAS, MAS ESTE ABRIL É ATÍPICO, CONFIRMOU O QUE FALEI DESTA ONDA FRIO, SERIA MEMORÁVEL E ESTÁ SENDO, AINDA PODEREMOS TER MAIS 3/4 DIAS COM NEGATIVAS.

Link to comment
Share on other sites

Se não tem nebulosidade sobre Jundiaí, calculo eu, que as nuvens estão concentradas entre a capital e o Vale. Agora, só falta o Aldo ou o Caco entrarem e escreverem que o céu tambem está limpo por lá. :sarcastic:

 

E pelo o que olhei nos modelos. a próxima semana, não vai ser muito diferente desses últimos dias. Muita nebulosidade e máximas não muito altas. Vamos acompanhando.

 

Aqui no centro agora 20,6°C. Pouco sol e muuuitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Se não tem nebulosidade sobre Jundiaí, calculo eu, que as nuvens estão concentradas entre a capital e o Vale. Agora, só falta o Aldo ou o Caco entrarem e escreverem que o céu tambem está limpo por lá. :sarcastic:

 

E pelo o que olhei nos modelos. a próxima semana, não vai ser muito diferente desses últimos dias. Muita nebulosidade e máximas não muito altas. Vamos acompanhando.

 

Aqui no centro agora 20,6°C. Pouco sol e muuuitas nuvens.

Aqui em Sampa, depois de um fim de tarde e noite com muitas nuvens a encoberto, o céu deu uma limpada durante a madrugada, o que não é muito comum.

O dia amanheceu com sol e céu completamente limpo. Continua assim, com uma ou outra nuvem de vez em quando.

Como o vento marítimo de E a SE continua firme, acho que teremos aumento de nuvens mais tarde.

 

Mínimas de hoje:

Mirante: 14,2°C

IAG: 12,3°C

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

Não tenho postado muito, porque meu computador do trabalho, durante a semana, tem apresentado incompatibilidade com o site do BAZ. Não entendo o porquê, mas tem acontecido.

Gostaria de parabenizar o Caio pela postagem nota 1000! Gostei demais.

Aqui em Porto Alegre o dia amanheceu com um pouco de frio, mas já esquenta rapidamente.

Vi na previsão estendida do CPTEC que lá pelo dia 04/05 o frio chegaria forte no RS. Concordam?

Abraços e bom final de semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho,

Espero que no feriado de Corpus Christi, quando irei aí esteja bem frio. Sei que ainda está beeeem longe, mas tem algum indicativo de algo significativo nessa época?

Abração

 

 

50% DE CHANCE DE TER FRIO FORTE! :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

TEM BOA CHANCE DE PEGARES UMA BELA ONDA DE FRIO DENTRO DO FINAL DE MAIO.

 

TÁ NO CAMINHO CAIO.

 

ESTAMOS PARECIDOS COM 62

Link to comment
Share on other sites

[...] Agora, só falta o Aldo ou o Caco entrarem e escreverem que o céu tambem está limpo por lá. :sarcastic:

 

Sergio Moreira: pronto, o Aldo falou. Agora só falta o Caco! :laugh:

 

20,4º C na estação Jundiaí-ETC.

 

Céu "azul de brigadeiro" com rajadas de vento.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

E pelos meus humildes conhecimentos de modelos, parece que o final do mês reserva um aumento de temperatura,

embora não muito significativo.

 

Tenho percebido isso, principalmente pela previsão de virada no quadrante do vento (pensando na minha região). De qualquer forma ainda não vejo sinal do famoso veranico de maio, mas com esse abril bem tranquilo, tenho receio que maio cobre a tranquilidade baziana de abril (até hoje).

 

Mesmo com o sinal de internet instável a Dona Francisca vem aos trancos enviando os dados para o Weatherlink..e hoje tive excelentes 6,9ºC de mínima

 

Diego, essa estação está naquele local religioso (se não estou falando besteira) que estava uma outra, certo?

Mas e aquela estação em um terreno mais afastado também lá pela Dona Francisca, que você coletava os dados as vezes, ainda existe?

A sua Água Doce apareceu novamente na lista de mínimas de SC no JA, parece que o espaço das PWS em terras 'globais' vai se firmando. Parabéns para todos vocês possuidores de estações particulares no Brasil!

Link to comment
Share on other sites

Hoje a noite está prometendo uma queda mais significativa. Após o PO cair a 13C no meio da tarde,

agora às 18h faz 18,2C. Acabei de limpar os "pratinhos" da Davis Vue, é bem fácil de fazer isso. Tentei

secar os pratinhos o máximo possível, com a finalidade de não atrapalhar nos registros.

Link to comment
Share on other sites

Aliás, para o pessoal que tem PWS em casa: Qual a frequência que vocês limpam os aparelhos? No manual diz que tem que ser

ao menos 1x por ano.

 

Aqui em Joinville eu limpo um pouco mais, embora não cheguei a desmontar a estação ainda e não pretendo fazê-lo tão cedo.

 

Nos locais remotos, limpei apenas superficialmente os pratos na Joinville Serrana e na Villaggio Grando vou em maio ou junho fazer manutenção por lá...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Caramba, com esta diferença de 9º entre o Inmet topo do topo e a baixada em SJ dos Ausentes acharam a Guavirova de lá, muito potente mesmo, deixou o Castelinho lá pra trás. :mosking: :shok: :spiteful:

Sâo José dos Ausentes, bem como toda a região dos Aparados e Campos de Cima da Serra são muito mais frios do que qualquer outra região do RS. Falta cobertura de estações em locais de baixada. Ainda vou instalar uma Davis em Cambará do Sul ou Ausentes.

Aqui em Farroupilha os dados apontam para um abril acima da média, entorno de +0,5 . Muito provavelmente todo o Rio Grande do Sul, Uruguai e grande parte da Argentina fecharão com abril acima da média. Minha preocupação é que maio deve seguir acima da média.

SJA.JPG

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre está parecendo Santiago do Chile. São dias a fio sem uma nuvem se quer no céu.

E parece que teremos mais uma semana assim: céu limpíssimo, tardes um pouco quentes, bem seco, forte resfriamento à noite e mínimas boas. O ETA de 7 dias dá a entrada de uma frente na 6ª-feira que vem. Até lá sol direto.

 

Ontem tive variação de 12,9° a 26,3°; hoje de 13,6° a 26,9°. De ontem para hoje estive em Caxias do Sul, e lá a temperatura estava bem parecida com a daqui. Peguei mínima de 13,8° no 6º andar de um prédio em área de topo e junto ao vidro da janela. Não se sentia frio, bem como as tarde estava agradável.

 

Agora tenho 20,1° com 73%. Venta de SE a 7,2 km/h.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.