Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Abril 2013


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Este abril está típico. A média das temperaturas mínimas no estado devem estar abaixo da média por causa do ar estável e estático de noite. Mas a média das máximas estão dentro da normalidade. Está um mês bem agradável.

 

Já estamos no dia 23 e vai crescendo aquela expectativa de realmente vir a Primeira Grande MP do ano, aquela mp que faz o cara sentir frio de tarde e não só depois da meia noite.

 

Na minha modesta opinião, por agora, 2013 tem sido o melhor ano baziano até agora (2002/2013). Talvez 2004 tbm tinha essas médias de jan/abril. Mas nos outros anos tenho certeza que estavam mais quentes.

Link to comment
Share on other sites

SC esse ano tá arrasando, não tem pra ninguém! Se faz 10 graus aqui já tá negativo lá...

Aí que está o problema,as negativas deles Eduardo, são de estações em baixada, portanto aí em Casca mesmo,qualquer baixada com boa retenção de ar frio, já teve temperaturas muito menores que 10º...

Link to comment
Share on other sites

SC esse ano tá arrasando, não tem pra ninguém! Se faz 10 graus aqui já tá negativo lá...

Aí que está o problema,as negativas deles Eduardo, são de estações em baixada, portanto aí em Casca mesmo,qualquer baixada com boa retenção de ar frio, já teve temperaturas muito menores que 10º...

 

Legal em te ver novamente.

 

Assim por falar em novela essa VALE A PENA VER DE NOVO.

 

Lembrando que a temperatura mínima em uma baixada não é inferior a temperatura na relva do topo adjacente.

 

Acho mais fácil colocar o termômetro na relva do que sair caçando baixadas.

 

Abração.

 

E a estação sai ou não sai?

Link to comment
Share on other sites

SC esse ano tá arrasando, não tem pra ninguém! Se faz 10 graus aqui já tá negativo lá...

Aí que está o problema,as negativas deles Eduardo, são de estações em baixada, portanto aí em Casca mesmo,qualquer baixada com boa retenção de ar frio, já teve temperaturas muito menores que 10º...

 

Legal em te ver novamente.

 

Assim por falar em novela essa VALE A PENA VER DE NOVO.

 

Lembrando que a temperatura mínima em uma baixada não é inferior a temperatura na relva do topo adjacente.

 

Acho mais fácil colocar o termômetro na relva do que sair caçando baixadas.

 

Abração.

De onde é que tu tirou esta teoria????????????? :punish: :punish: :punish:

E a estação sai ou não sai?

Não tem lógica que uma superfície fique exposta à uma camada de ar com temperatura de 10º esteja no mesmo patamar que uma outra superfície exposta à uma camada com 0º a 2m, a diferença será diretamente proporcional... :ok: :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Ué...da minha cabeça....

 

Faça o seguinte coloque o termômetro na relva e meça a temperatura.

 

Como o recorde na relva (comunicado pessoal do Coutinho) em São Joaquim é algo próximo a - 18ºC suponho que a temperatura mínima a ser medida um dia em Urupema esteja na casa de -17ºC (algo entre -18ºC e -16ºC).

 

BAIXADAPHP.png

Link to comment
Share on other sites

Pera aí um pouquinho, quer dizer então q na tua opinião se der -15º no ar(abrigo) na relva estará a mesmaCara temperatura?Não entendi...

Cara onde der -15º no ar, sob ar seco e condições de alta pressão, a relva terá uns -19º ou -20º...

 

Acho que você não entendeu.

 

Por partes você concorda que a temperatura próxima ao solo (relva) é menor que a registrada no abrigo?

 

Por partes você concorda que a baixada (buraco) é cercada por partes altas e lá em cima tem um topo ou beira da encosta, enfim o desenho da baixada?

 

POr partes com o cair da noite as partes altas e o fundo da baixada começam a perder calor por radiação. Uma noite de céu limpo e ar seco favorece e muito essa perda, concorda?

 

O ar no fundo da baixada eventualmente poderia até estar um cadinho mais frio por falta de insolação em um desenho específico da baixada porém isso não é importante.

 

O ar próximo ao solo como todo fluido tem velocidade próxima de zero e escoa em regime laminar.

 

Para que esse escoamento seja laminar é necessário que o ar acima dessa camada esteja com velocidade baixa o ideal seria a ausência de vento para não induzir um escoamento turbulento.

 

Agora, o que vai acontecer?

 

Esse ar frio "quase em repouso" vai lentamente escoando para o fundo da baixada (buraco).

 

Até que finalmente e atinge o sensor de temperatura.

 

E finalmente bingo.

 

A temperatura da relva de um ponto tocou a o sensor de temperatura.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Minas Gerais, a mínima de hoje ficou com a PWS de Maria da Fé: 03,8ºC.

Se não me engano, esta Davis é de um usuário que já participou do BAZ antigamente, hoje em dia

não sei por onde ele anda. Mas sei que fica em baixada, numa posição mais favorável ao frio do que

a automática do governo.

 

 

É sim Renan, essa estação é do William, ele participa do outro forum que foi criado naquela época do racha no BAZ...rs.

Link to comment
Share on other sites

Assim meu querido Paulo Henrique.

 

O que eu quero dizer é,

 

Se a menor temperatura registrada na relva em São Joaquim é da ordem de -18ºC.

 

E não há razão nenhuma para eu supor que Urupema seja superior a -18ºC pode dependendo do local ter um pouco a menos de insolação.

 

Sabendo que a estação e aparentemente uma área enorme da cidade está protegida do vento.

 

Colocando dessa forma acho que a temperatura mínima a ser registrada (um dia) em Urupema será da ordem de -18ºC a -16ºC.

 

E para deleite do Caio e Ronaldo.

 

Quiçá...-20,0ºC

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Grande diferença de temperatura aqui em Teutônia no momento. Agora na minha casa faz 27,3ºC e na Lagoa da Harmonia, 18,4ºC.

No inverno acredito que as máximas serão baixas por lá, já que ao norte, leste e oeste há morros e bem próximos da estação. A insolação ocorre mesmo das 9h às 16h, no restante ela está na sombra.

Link to comment
Share on other sites

ALGUMAS JÁ ESTÃO COM 7/8 ANOS, A MAIORIA ENTRE 3/6 ANOS.

Voce tem que implantar isso na cidade Coutinho. Queria que voce fosse em Campos esse mês. Passei o final de semana lá, a cidade esta inteira colorida, amarela verde e vermelha. É um bom modelo e enche de turistas. Abs

Link to comment
Share on other sites

Igor, realmente esteve bastante ameno nas últimas semanas no Paraná. Estive por aí na semana passada, e percebi noites já bem frias para a época.

Mas o que me impressionou mesmo foi a secura do ar. É normal ter tempo seco no outono na nossa região, mas parece que esse ano está mais intenso o fenômeno.

Está muito seco mesmo, ou eu viajei?

 

Sds.

 

Bem seco sim Silvio, mas nem tanto. Ao menos na minha estação sempre na faixa dos 40%. Apenas no dia 15/04 chegou a 32%. Esse está sendo o primeiro período seco do ano, tem chovido bem até então. Já vi dias mais secos em pleno dezembro, mas é melhor nem falarmos em 2012, é página virada :sarcastic:

 

Hoje a URA mínima ficou em 43%. Dia bem agradável, mas com mais nuvens que os dias anteriores: 14,1ºC | 26,5ºC. Décimo dia seguido com mínima abaixo dos 15C!

Link to comment
Share on other sites

Sampa teve sol e muitas nuvens altas durante a manhã e grande aumento das nuvens baixas a partir do início da tarde.

 

Mirante: 14,2°C / 23,8°C

IAG: 12,6°C / 22,6°C

 

A temperatura também está moderada em todo o interior paulista.

A maior temperatura de hoje em estações automáticas do INMET foi 27,6°C em Valparaíso, no oeste (A estação da Moela não conta pois continua "doida" :sarcastic: )

 

No momento, céu parcialmente nublado por aqui, Campo de Marte 18°C, Congonhas e Cumbica 17°C, ventos marítimos.

Link to comment
Share on other sites

Estava vendo no Google Earth, esse Faxinal do Bepe (não sei se é Blumenau ou Indaial, pois dizem que é tanto de Indaial, quanto do bairro Progresso de Blumenau), que o Diego falou para mim um tempinho atrás, que belo lugar pra uma estação!!! Baixada a 640/670 m com altitudes ao redor de 700 m a até 870 m ! O mais interessante é que há algumas casas, e parece pegar pouco sol...

Link to comment
Share on other sites

SC esse ano tá arrasando, não tem pra ninguém! Se faz 10 graus aqui já tá negativo lá...

Aí que está o problema,as negativas deles Eduardo, são de estações em baixada, portanto aí em Casca mesmo,qualquer baixada com boa retenção de ar frio, já teve temperaturas muito menores que 10º...

 

Legal em te ver novamente.

 

Assim por falar em novela essa VALE A PENA VER DE NOVO.

 

Lembrando que a temperatura mínima em uma baixada não é inferior a temperatura na relva do topo adjacente.

 

Acho mais fácil colocar o termômetro na relva do que sair caçando baixadas.

 

Abração.

 

E a estação sai ou não sai?

Cuidado com afirmações sem comprovação de campo. Podem lhe trair.

Link to comment
Share on other sites

Estava vendo no Google Earth, esse Faxinal do Bepe (não sei se é Blumenau ou Indaial, pois dizem que é tanto de Indaial, quanto do bairro Progresso de Blumenau), que o Diego falou para mim um tempinho atrás, que belo lugar pra uma estação!!! Baixada a 640/670 m com altitudes ao redor de 700 m a até 870 m ! O mais interessante é que há algumas casas, e parece pegar pouco sol...

 

Pelos limites do IBGE esse faxinal do Bepe fica totalmente em Indaial...mas o acesso se dá pelo bairro Progresso em direção a portaria do Parque Nacional do Itajaí... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Manhã fria no Sudeste:

 

Maria da Fé MG (PWS): 03,5

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 03,6

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 03,7

Campos do Jordão SP (Cptec): 05,0

Maria da Fé MG: 05,6

Monte Verde MG: 05,6

Campos do Jordão SP (Inmet): 05,9

Nova Friburgo RJ: 06,4

Pico do Couto RJ: 07,3

Caldas MG: 07,4

Link to comment
Share on other sites

Eu gosto muito dos dados desta estação de Nova Friburgo..apesar de estar consideravelmente mais alta que a cidade, está numa baixadona enorme com picos que passam os 2000 metros ao redor...

 

Hoje deu 6 graus por lá, a menor do ano. Nos outros dias parece que a MM estava atrapalhando, mas

hoje está mais seco e a temperatura vai cair bastante. Realmente esta estação fica num local privilegiado.

Link to comment
Share on other sites

Resumo de hoje.

 

Mínimas:

 

11,9º C na estação Jundiaí.

 

14,4º C na estação Jundiaí-ETEC.

 

Às 10 horas: 19,2º C na Jundiaí-ETEC.

 

Máximas:

 

24,9º C na estação Jundiaí.

 

23,8º C na estação Jundiaí-ETEC.

 

Às 16 horas: 23,2º C na estação Jundiaí-ETEC.

Link to comment
Share on other sites

Manhã fria no Sudeste:

 

Maria da Fé MG (PWS): 03,5

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 03,6

Campos do Jordão SP (Horto Florestal): 03,7

Campos do Jordão SP (Cptec): 05,0

Maria da Fé MG: 05,6

Monte Verde MG: 05,6

Campos do Jordão SP (Inmet): 05,9

Nova Friburgo RJ: 06,4

Pico do Couto RJ: 07,3

Caldas MG: 07,4

 

 

Maria da Fé chegou com tudo!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.