Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

15hs Epagri/RBS/Wundermap

 

Maiores temperaturas

 

15,6C Porto União

15,2C Canoinhas e Bom Jardim da Serra

 

Temperaturas sub 10C

 

6,7C Timbé do Sul

7,6C Morro da Igreja

9,3C Joinville serrana (DSoares)

 

Florianópolis, Blumenau e Joinville entre 12C e 13C.

Link to comment
Share on other sites

14hs Epagri

 

Maior temperatura em Santa Catarina fica com São Joaquim/Chapada bonita 15,1C.

 

Menor em Timbé do Sul com 6,3C.

 

Somente Timbé do Sul e Morro da Igreja 8,6C, abaixo de 10C.

 

Florianópolis 13C, lado a lado com o planalto sul SC.

 

BrunoC, minha estação na Serra Dona Francisca aqui em Joinville marca 9,3ºC agora! Impressionante como a umidade e o ar frio estão mais concentrados no leste!

 

Tenho 13ºC agora aqui em Joinville também, depois da madrugada começar com 19ºC! A sensação é de frio devido a chuva e vento, mesmo que em menor quantidade que em Florianópolis, obviamente.

 

Minha estação no alto da serra é a mais fria de todo o planalto norte neste momento! E uma das mais frias do Estado! Os dançarinos/dançarinas do festival de dança estão encorujados, sobretudo aqueles que vieram de SP para cima..

 

Hoje o nordeste de SC está mais frio que na serra em pleno miolo do inverno, toma essa serranos! :mosking: :mosking: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Hoje o nordeste de SC está mais frio que na serra em pleno miolo do inverno, toma essa serranos! :mosking: :mosking: :laugh:

 

hahahaha é motivos para comemoração mesmo! Pena é a chuva que, mesmo fraca, ainda cai...

 

E engraçado que BNU demorou um pouco mais para cair de temperatura que aqui, mas agora já está entre 12 e 13ºC...

Link to comment
Share on other sites

NOAA: Modelos globais com samba no pé no longo prazo acerca da aproximação do anticiclone pelo pacífico sul.

 

AS MODELS CONTINUE TO MAKE ADJUSTMENTS TO TROUGHS/PERTURBATIONS ENTERING THE FAR EASTERN PACIFIC. THE HIGH VARIABILITY IS ALSO EVIDENT AMONG THE ENSEMBLE MEMBERS...LEADING TO LOW CONFIDENCE IN THE FORECAST.

 

Caio, uma pequena critica construtiva sobre o teu brilhante trabalho.

Tem horas que eu não consigo entender de que dia você está falando.

Eu fico confuso às vezes não sei sé é para 01/02 de agosto...04/07 de agosto.....11/16 de agostos....ou 17/22 de agosto.

 

A discussão acima deve ser de 25 de julho de 2012.

 

Sendo assim confirma o dito anteriormente,

 

THIS WILL PRESENT A RISK OF FLOODING FOR THE BRAZILIAN

STATES OF RIO GRANDE DO SUL...SANTA CATARINA AND PARANA...AND

UPPER MESOPOTAMIA IN ARGENTINA/SOUTHEAST PARAGUAY.

 

Abraços,

 

PS: Estava (estou) preparando um gif para o Renan sobre a situação para o dia 28 de julho de 2012. Na linha como transformar um puro sangue em um pangaré.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Em Caxias do Sul, mínima de 3,8ºC às 9h.35 da manhã (nevoeiro úmido, denso e fechado),

e a máxima foi de 9,4ºC às 15h.05 da tarde, com tempo parcialmente aberto. Em Gramado,

a máxima foi de apenas 6,1º (rbs)!

Agora voltou a nublar em Caxias do Sul.

Em Curitiba, fazia 12,1º às 15h.00 da tarde (site do SIMEPAR).

Link to comment
Share on other sites

As 15h00

 

Urupema 15oC

 

 

Não seria Bom Jardim da Serra? Urupema hoje não foi a 14C.

 

Exato e corrigido. Obrigado!

 

Infelizmente o padrão mostrado pelo Europeu vai ganhando adeptos e o próximo anticiclone que entra em 96/120h deve rapidamente ganhar o oceano, onde tem tudo pra se transformar em um potente anticiclone marítimo com até 1040mb em 168h. Entrando em uma perigosa zona de formação de ASAS.

 

Frio predominando no leste do centro-sul, sendo mais quente nas áreas continentais. Alô PHP.

 

Estamos de olho!

 

 

Mafili, tentarei ser mais preciso nas datas, mas acho que está implícito a todos que ao menos acompanham a cronologia das mensagens e discussões acerca das futuras erupções aqui no BAZ. Mas tem razão que esta ficou meio imprecisa, porém o longo prazo é explicitamente mencionado.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o padrão mostrado pelo Europeu vai ganhando adeptos e o próximo anticiclone que entra em 96/120h deve rapidamente ganhar o oceano, onde tem tudo pra se transformar em um potente anticiclone marítimo com até 1040mb em 168h. Entrando em uma perigosa zona de formação de ASAS.

 

 

O GFS 12Z já mostra a MP indo pro mar no final do mês e se configurando em uma barreira para a MP seguinte, que poderia ser o tal monstro do início de agosto... Coisas do pós-2000.... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Global 12Z é contramão total do padrão Europeu. Não aponta anticiclone marítimo tão potente e mostra forte incursão continental em 240h.

 

Cenário aberto. Como o NOAA já destacou: modelos doidinhos e divergentes no longo prazo, sendo impossível estabelecer um padrão.

 

Atualização da AAO não indica o índice baixando a patamar negativo. O que não é uma boa notícia.

Link to comment
Share on other sites

Para quem prefere o inverno, Bagé é só alegria. Pela sua localização estratégica, é atingida direto pelos ares polares desde abril. Quase nada de bloqueio atmosférico para segurar o frio longe dali.

 

Latitude 31ºS meu amigo! Latitude é tudo!

 

Posso estar enganado mas na minha opinião o lugar no Brasil que menos sofre com bloqueios é a de SVP/Chuí, o paralelo 33ºS é como se fosse uma terra estrangeira dentro do país, um pedaço roubada como diria o Bruno. Se não existisse a serra geral, serra do mar e a mantiqueria a região de Pinheiro Machado/Jaguarão e depois a de Santana do Livramento/Bagé seriam a elite do frio no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Mínima no INMET de Bagé foi -1,8C hoje. Foi bem mais frio que o previsto. Para amanhã a RBS prevê -4C para a cidade. Nos últimos anos a Camapnha Gaúcha, a serra do sudeste gaúcha, o Uruguay e a província de Buenos Aires entraram num ritmo de potencialização dos seus invernos, ao passo que as serras gaúcha e catarinense estancaram...

 

o INMET previa 1°C para Bagé.

fez -1.8°C.

Um pequena variação de quase 3°C

potencializou o frio na região.

Link to comment
Share on other sites

 

O GFS 12Z já mostra a MP indo pro mar no final do mês e se configurando em uma barreira para a MP seguinte, que poderia ser o tal monstro do início de agosto... Coisas do pós-2000.... :negative:

 

Ainda bem, vou estar enfiado em uma feira por 4 dias. Imagina se nevar?!

independente de ficar maritimizado, veja bem, o Anticiclone vai posicionar-se exatamente na costa da região sul. Se realmente for 1035, vai ter muito frio nas noites. Poderá, inclusive, pegar nebulosidade em sua região nordeste ou sul. Algo interessante vai acontecer. Agora, se houver bloqueio(e aí deveríamos torcer) e ele entrar não tão marítimo assim, vai ficar coisa boa.

 

Aqui de tarde deu uma esquentadinha. Vi gente jovem de regata e mangas curtas.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, tentarei ser mais preciso nas datas, mas acho que está implícito a todos que ao menos acompanham a cronologia das mensagens e discussões acerca das futuras erupções aqui no BAZ. Mas tem razão que esta ficou meio imprecisa, porém o longo prazo é explicitamente mencionado.

 

Caio, temos feito algumas experiências em comum e isso é ótimo. Eu também faço a mesma confusão e espero corrigir. Quando voltamos para uma releitura das mensagens encontramos o seguinte exemplo não teu...(12Z :bomb:....mesmo olhando a data da mensagem não consigo entender a que foi destinada. Mas vamos nos entendendo).

 

Zé e Caio, O Anticiclone era ou é. Tão enorme que quando se aproximar da cordilheira dos Andes vai se dividir em duas partes. Mas ele vai "spaghetti" espichando tanto que somente a menor parte entra no Continente.

 

Aparentemente entre uma parte grande do núcleo da alta. Tenho a impressão que isso só garante a alta pressão numérica sendo que a maior parte do ar frio foi desviada. Depois como disse o Zé....OCEANO.

 

ABRAÇÃO

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o padrão mostrado pelo Europeu vai ganhando adeptos e o próximo anticiclone que entra em 96/120h deve rapidamente ganhar o oceano, onde tem tudo pra se transformar em um potente anticiclone marítimo com até 1040mb em 168h. Entrando em uma perigosa zona de formação de ASAS.

 

 

O GFS 12Z já mostra a MP indo pro mar no final do mês e se configurando em uma barreira para a MP seguinte, que poderia ser o tal monstro do início de agosto... Coisas do pós-2000.... :negative:

 

É por essas e outras que não vejo qualquer evidência de que o mundo esteja de fato se esfriando...

Link to comment
Share on other sites

Inverno bem fraco até o momento. Quanto mais os anos passam e nada acontece de bom na minha região, mais

eu vou ficando impaciente. Mas não largo de mão.

 

Vejam só, eu só fui sentir frio este ano graças à minha viagem até o RS. Não fosse por isso e eu ainda teria usado

apenas um casaco leve neste inverno.

 

Até o momento, o inverno de 2012 em Minas Gerais é um dos piores de 2000 pra cá. 2002, 2005 e 2006 são os únicos

que superam.

 

Choro mesmo ! hehehe :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Nos pós-2000, os invernos:

 

- Ficaram mais fracos tanto em médias quanto em extremos no Sudeste;

 

- Ficaram mais frios da latitude 30ºS +, sendo que os eventos extremos também se acentuaram;

 

- Permaneceram inalterados no planalto serrano do RS e SC, porém a neve praticamente sumiu;

 

- Ficaram mais fracos no leste e norte do PR, e inalterados no oeste deste estado;

 

- Inalterados em boa parte do centro-oeste e norte, porém em GO ficaram mais fracos.

Link to comment
Share on other sites

É um ano de pulsos fracos (exceto o de junho) e pouco abrangentes, mas bastante numerosos. Bom do paralelo 28 para baixo, péssimo para quem depende de algo abrangente e mais intenso, mesmo que inconstante.

 

Concordo. O inverno deste ano nos pampas está uma maravilha ! O Rafael não pode reclamar desta vez, salvo Maio que foi ruim.

Link to comment
Share on other sites

Minha tese (que é a da maioria) é a de que os invernos estão menos ciclonados. Este ano tivemos nenhuma onda de frio com ciclone na costa. O resultado disto é que o trópico virtual se desloca mais para baixo, pois não há instrumentos que alavanquem as altas continentais para mais ao norte. Felizmente para mim (infelizmente para quem está acima dos paralelo 28S) esta ausência de ciclones na costa não impacta negativamente os invernos do RS. Pelo contrário, tem tornado mais intenso o frio. A região pampeana da América do Sul (entre o paralelo 38S e 29S) tem sido agraciada por invernos mais extremos, com nevadas mais frequentes nas serras do pampa argentino e, com menos frequência, porém ainda inesperada, nas serras do SE gaúcho e do leste uruguayo. A maior prejudicada foi a neve ciclonada das serras gaúcha e catarinense. É uma "espécie" em extinção hoje em dia. Tempos interessantes (by Mafili) para quem enxerga esse novo cenário como um desafio de compreensão e estudos meteorológicos.

Link to comment
Share on other sites

Minha tese (que é a da maioria) é a de que os invernos estão menos ciclonados. Este ano tivemos nenhuma onda de frio com ciclone na costa. O resultado disto é que o trópico virtual se desloca mais para baixo, pois não há instrumentos que alavanquem as altas continentais para mais ao norte. Felizmente para mim (infelizmente para quem está acima dos paralelo 28S) esta ausência de ciclones na costa não impacta negativamente os invernos do RS. Pelo contrário, tem tornado mais intenso o frio. A região pampeana da América do Sul (entre o paralelo 38S e 29S) tem sido agraciada por invernos mais extremos, com nevadas mais frequentes nas serras do pampa argentino e, com menos frequência, porém ainda inesperada, nas serras do SE gaúcho e do leste uruguayo. A maior prejudicada foi a neve ciclonada das serras gaúcha e catarinense. É uma "espécie" em extinção hoje em dia. Tempos interessantes (by Mafili) para quem enxerga esse novo cenário como um desafio de compreensão e estudos meteorológicos.

 

Falou e disse tudo!

Link to comment
Share on other sites

A máxima diurna foi de 05,8ºC em Canela. Delícia de cidade ! Que saudade desse frio gostoso !

 

A borda sul da serra geral (onde está Caxias, Farroupilha, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula) também não foi impactada negativamente em termos de aquecimento com esta nova dinâmica pós-2000, pois pega em cheio o ar frio pampeano. Vacaria, Bom Jesus, Ausentes e São Joaquim para cima estão neutras em termos de clima pós-2000, embora menos nivosas.

Link to comment
Share on other sites

Minha tese (que é a da maioria) é a de que os invernos estão menos ciclonados. Este ano tivemos nenhuma onda de frio com ciclone na costa. O resultado disto é que o trópico virtual se desloca mais para baixo, pois não há instrumentos que alavanquem as altas continentais para mais ao norte. Felizmente para mim (infelizmente para quem está acima dos paralelo 28S) esta ausência de ciclones na costa não impacta negativamente os invernos do RS. Pelo contrário, tem tornado mais intenso o frio. A região pampeana da América do Sul (entre o paralelo 38S e 29S) tem sido agraciada por invernos mais extremos, com nevadas mais frequentes nas serras do pampa argentino e, com menos frequência, porém ainda inesperada, nas serras do SE gaúcho e do leste uruguayo. A maior prejudicada foi a neve ciclonada das serras gaúcha e catarinense. É uma "espécie" em extinção hoje em dia. Tempos interessantes (by Mafili) para quem enxerga esse novo cenário como um desafio de compreensão e estudos meteorológicos.

 

 

Uma das melhores conclusões já postadas aqui no BAZ. Perfeito e sem reparos.

Link to comment
Share on other sites

A máxima diurna foi de 05,8ºC em Canela. Delícia de cidade ! Que saudade desse frio gostoso !

 

Renan, temperatura em elevação agora em Gramado: 4,8º C. Deve ser a meblina combinada com o vento norte. Só deve secar na sexta feira e no sábado eu volto pra Jundiaí!

 

Nem fui e já estou com saudade de Canela!

Link to comment
Share on other sites

A máxima diurna foi de 05,8ºC em Canela. Delícia de cidade ! Que saudade desse frio gostoso !

 

Renan, temperatura em elevação agora em Gramado: 4,8º C. Deve ser a meblina combinada com o vento norte. Só deve secar na sexta feira e no sábado eu volto pra Jundiaí!

 

Nem fui e já estou com saudade de Canela!

 

Ao menos você teve o prazer de ficar 1 mês neste lugar maravilhoso. Algum dia ainda morarei em Gramado, nem que seja numa daquelas casinhas de madeira,

hahaha !

 

Renan, o INMET de Canela fica na beira do perau e recebe o ar frio de cara! 6 km mais ao norte (e 150 metros mais baixo) o Castelinho teve máxima diurna de 11,1C!

 

Então o INMET de Canela está numa situação parecida com o belvedere de Gramado ? O centro de ambas as cidades com certeza tiveram máximas abaixo dos 7 graus

hoje.

 

Julho está com um ótimo clima para as hortências ! A maioria dos turistas têm passado um bom frio por lá.

Link to comment
Share on other sites

O Renan agora só fala em Gramado :mosking: :sarcastic:

Aqui máxima de apenas 10.4º à tarde dia frio em Solecity, embora com pouco vento e neblina agora à noite, vivendo seu dia de São José do Herval... :sarcastic:

 

 

E tem toda a razão! É a conjunção urbana/natureza mais bonita do do Brasil. Disparado!

 

Somente natureza: é Floripa!

Link to comment
Share on other sites

Minha tese (que é a da maioria) é a de que os invernos estão menos ciclonados. Este ano tivemos nenhuma onda de frio com ciclone na costa. O resultado disto é que o trópico virtual se desloca mais para baixo, pois não há instrumentos que alavanquem as altas continentais para mais ao norte. Felizmente para mim (infelizmente para quem está acima dos paralelo 28S) esta ausência de ciclones na costa não impacta negativamente os invernos do RS. Pelo contrário, tem tornado mais intenso o frio. A região pampeana da América do Sul (entre o paralelo 38S e 29S) tem sido agraciada por invernos mais extremos, com nevadas mais frequentes nas serras do pampa argentino e, com menos frequência, porém ainda inesperada, nas serras do SE gaúcho e do leste uruguayo. A maior prejudicada foi a neve ciclonada das serras gaúcha e catarinense. É uma "espécie" em extinção hoje em dia. Tempos interessantes (by Mafili) para quem enxerga esse novo cenário como um desafio de compreensão e estudos meteorológicos.

 

 

Uma das melhores conclusões já postadas aqui no BAZ. Perfeito e sem reparos.

 

 

Faço questão de postar minha concordância em 100% da afirmativa do Brunão! :ok: Só enfatizo a ressalva: tempos interessantes para quem gosta de invernos meia bocas no PR e em SP e/ou para quem quer pesquisar... Pra quem gostar de neve na serra e frio com geada, tempos muito pouco interessantes, he he he!! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Sou obrigado a concordar com o pessoal: ausência de ciclones, é a essência da falta de neve por aqui.

os indicadores não colaboram para prevermos que isso vá ocorrer. o AAO positivando, não temos muita esperança.

estar entre dois mares sem grandes elevações para "reter" umidade, ficamos prejudicados.

A Austrália tem montanhas altíssimas. Nosso paralelo pampeano vem plano, entra na depressão centra e se eleva depois.

Se fizermos uma incursão na história, veremos que já tivemos ausência de neve por aqui em algumas décadas passadas.

há um ciclo de Inverno médio, inverno frio, inverno frio, quente, médio, frio. Ou seja, conjugam-se anos de forte frio com anos medianos.

nem quero voltar ao passado recente, anos 90, pois o encosto de 2000 até 2012 é terrível. Salva-se 2010.

reza forte e jogar gelo nos oceanos seria a solução.

Link to comment
Share on other sites

Que isso amigo, estou mais para aluno.

 

A propósito: 18Z = boi na linha (by AAA - esse sim teacher!)

 

Australia terá uma puta onda de frio em 96h/120h. Detalhe, detalhe? Ciclonão em New South Wales.

 

E aqui? Necas de pitibiriba.

 

 

Eu não diria um boi, mas um Touro Holandês de pedigree, he he he! :mosking: A única coisa de bom é que ainda falta muito tempo... Tem até sexta pra esse boi sumir! Se não sumir, nosso "would be" cavalo polar da primeira metade de agosto se trasnformará numa sequencia de recordes de calor de fazer inveja ao verão do hemisfério norte! :sad:

Link to comment
Share on other sites

Que isso amigo, estou mais para aluno.

 

A propósito: 18Z = boi na linha (by AAA - esse sim teacher!)

 

Australia terá uma puta onda de frio em 96h/120h. Detalhe, detalhe? Ciclonão em New South Wales.

 

E aqui? Necas de pitibiriba.

 

 

Eu não diria um boi, mas um Touro Holandês de pedigree, he he he! :mosking: A única coisa de bom é que ainda falta muito tempo... Tem até sexta pra esse boi sumir! Se não sumir, nosso "would be" cavalo polar da primeira metade de agosto se trasnformará numa sequencia de recordes de calor de fazer inveja ao verão do hemisfério norte! :sad:

 

Zé, pela sequência do ano, vai ser um "would be" na serra e um "will be" na campanha! para Buenos Aires chega a dar -6 em 850. Algo semelhante deve chegar pela fronteira com o Uruguai! É o que está pintando.. para a serra: sem o ciclonão, vira um problemão! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Minha tese (que é a da maioria) é a de que os invernos estão menos ciclonados. Este ano tivemos nenhuma onda de frio com ciclone na costa. O resultado disto é que o trópico virtual se desloca mais para baixo, pois não há instrumentos que alavanquem as altas continentais para mais ao norte. Felizmente para mim (infelizmente para quem está acima dos paralelo 28S) esta ausência de ciclones na costa não impacta negativamente os invernos do RS. Pelo contrário, tem tornado mais intenso o frio. A região pampeana da América do Sul (entre o paralelo 38S e 29S) tem sido agraciada por invernos mais extremos, com nevadas mais frequentes nas serras do pampa argentino e, com menos frequência, porém ainda inesperada, nas serras do SE gaúcho e do leste uruguayo. A maior prejudicada foi a neve ciclonada das serras gaúcha e catarinense. É uma "espécie" em extinção hoje em dia. Tempos interessantes (by Mafili) para quem enxerga esse novo cenário como um desafio de compreensão e estudos meteorológicos.

Uma das melhores conclusões já postadas aqui no BAZ. Perfeito e sem reparos.

Ciência de consenso???? (brincadeira).

Apesar de ciclones sincronizados serem apenas um dos 7 cenários possíveis para neve merece consideração.

A circulação no Atlântico Sul pode ter mudado.

Algumas evidências: pós 2000

Um furacão categoria 2.

Duas tempestades tropicais nomeáveis.( recuso a mencionar os nomes)

Lavando roupa suja: A primeira das tempestades nomeáveis foi a causa do racha. ( quase todos que participaram daquela cobertura se sentiram desconfortáveis, né Jaqueline).

abraços

Link to comment
Share on other sites

O curioso é que ano passado tivemos duas neves com acumulação com ciclone na costa... Embora as acumulações tenham sido pequenas, aquele fato me levava a crer que havia uma mudança em curso, tipo, ruptura com o padrão da década de 2000 (2001-2010). Entretanto, este ano a coisa está terrível até agora. Realmente lamentável!

Por isso tenho pensado que o fato de ter imaginado a ruptura com o padrão 2000 tenha sido a neve de agosto de 2010, pelas suas proporções. Entretanto, em nenhum momento as condições para a neve tipo 2010 deixaram de existir na década de 2000.. Ela só aconteceu em 2010, mas poderia ter acontecido antes... O fato é que nevão de bloqueio/cavado nas Serras de SC e RS sempre foi muito mais raro que de a neve ciclonada. A seca de neve é causada pela ruptura da neve ciclonada... A neve de bloqueio continuou "entregando", mas o fato é que ela sempre entregou muito menos!

Link to comment
Share on other sites

É incrível ver como o anticiclone se parte em dois devido ao "touro holandês com pedigree" (by Vicente) na

virada do mês.

 

Vejam que coisa incrível, este ciclone é um verdadeiro "serial killer", ele ASSASSINA a alta polar:

 

prmsl_d1_59.png

 

Os ciclones deixaram de ser os heróis e passaram a ser os vilões !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.