Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Caríssimos,

Alguém pode me explicar como BJS (a cidade) consegue mínimas tão próximas as de Urupema, mesmo sendo uma baixada com cotas bem menos expressivas e estando bem mais próxima do mar (praticamente na borda da serra)? É a latitude que compensa isso tudo? Ou nada disso tem a ver?

E outra pergunta: esses dados de BJS demonstram que, na baixada certa, São Joaquim fica pau-a-pau com Urupema?

Mioto.

 

A mínima é função da T relva do topo adjacente:

 

Para a região: Eu não tenho acesso a T RELVA do Inmet são Joaquim.

 

Gentilmente o Ronaldo tem passado alguns dados. Mas é complicado o homem tem que dormir e pedir para elr ir ver temperatura de Relva às 2 horas da matina é complicado.

 

Felizmente a relva Climaterra já se encontra numa encosta (meio caminho andado).

 

Assim quando São Joaquim (climaterra) se encontra próximo de zero (<1ºC) ou negativa (a região fica homogênea). Implica que T relva está uns 3/5ºC mais baixa.

 

Dessa forma se Climaterra está a -3ºC suponho no momento que Urupema estará entre -6/-8 e BJS -6/-9ºC.

 

É claro que esses são dados preliminares e insuficientes para desenvolver correlações robustas.

 

Além é claro que estações mantém sua própria vida (umidades diferentes, PO, ventos e etc).

 

Dessa forma foi fácil estimar mínima de -3/-4ºC para Urupema. Confiando que a estação Climaterra não baixaria de 1ºC.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Mafili, perdão, mas pisaste na bola. Já disse que tu consegue ser o pior usuário e o melhor ao mesmo tempo. Tua mensagem, analisando o CFS de agosto, com o padrão ciclogenético no Atlântico Sul foi excelente. Mas esta acima foi de uma extrema infelicidade. Com um jogo exótico de palavras e números HUMILHASTE um companheiro de fórum teu que não conheces pessoalmente e que, pela simplicidade, não consegue ter o mesmo raciocínio científico teu. És macaco velho e eu ainda sou um "guri" de 37 anos, logo não tenho pretensão de te ensinar nada, mas esse é o tipo de coisa que a idade deveria ensinar a evitar.

 

Olha, eu não gosto de me meter neste tipo de discussão, mas sou obrigado a concordar com o AAA apenas no que tange ao fato do Mafili ser ao mesmo tempo o pior e o melhor usuário do BAZ... Entretanto eu faria uma GRANDE RESSALVA: no passado o Mafili era na grande maioria das vezes o PIOR usuário e hoje ele é na ESMAGADORA MAIORIA das vezes o MELHOR (óbvio que é difícil colocá-lo na liderança isolada em QUALQUER MOMENTO sem mencionar o Caio) usuário!

Caro AAA, no caso do post relacionando temperaturas destes dois polos frios mundiais (Soledade e Volstok) eu não vi nenhuma pretensão de humilhação e sim mais uma brincadeira divertida (como muitos fazem aqui o tempo todo) com o fato ABSURDO do nosso amigo PHP continuar querendo fazer de Soledade a cidade mais fria do Brasil!!!!

Também não querendo me meter, mas já me metendo: concordo em gênero, numero e grau com o J. Vicente, no que diz respeito à comparação entre Soledade e Vostok! Foi uma brincadeira divertida e só isso. Quando ele escreveu até eu entendi assim ao ler. As pessoas gostam de levar tudo a "ponta de faca" sem necessidade, para fazerem polêmicas desnecessárias e terem o que falar. O Mafili, tenho certeza, não teve intenção alguma de ofender alguém e nem teria cabimento numa discussão sobre meteorologia isso acontecer. Nada a ver mesmo. Por favor, tenhamos espírito mais esportivo! A vida é curta demais para criar polêmicas e problemas com coisas tão pequenas. Abraços a todos!

 

Idem

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU -4,0°C AQUI E +2,0 NA DO INMET. TINHA VENTO.

 

Com o vento deveria estar congelante a sensação térmica.

Na esquina da rua onde eu moro em Porto Alegre o termômetro marcava 7°c 08h30min da manhã.

Coutinho, com essa "incrementada" no frio que os modelos deram para semana que vem, qual teu palpite para as temperaturas em Porto Alegre na próxima quinta e sexta-feira? Só um palpite. Sei que tudo pode mudar, claro.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

HOJE DEU -4,0°C AQUI E +2,0 NA DO INMET. TINHA VENTO.

 

Com o vento deveria estar congelante a sensação térmica.

Na esquina da rua onde eu moro em Porto Alegre o termômetro marcava 7°c 08h30min da manhã.

Coutinho, com essa "incrementada" no frio que os modelos deram para semana que vem, qual teu palpite para as temperaturas em Porto Alegre na próxima quinta e sexta-feira? Só um palpite. Sei que tudo pode mudar, claro.

Abraços!

 

VENTO BEM FRACO, MAS O SUFICIENTE P/ESTRAGAR A MÍNIMA.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que acompanho na pele e nas estações, durante o dia é mais comum sentir "calor" em Urupema do que no centro de São Joaquim.

 

Pouca coisa de diferença.

 

Agora o Mafili não viu que Urupema costuma ficar até 12 horas abaixo de zero, como ontem. Eu falei, ZERO. Aí quando o sol vem com tudo não há nada que nossa pouca latitude possa fazer.

 

Realmente, Caio, Não vi isso.

 

Isso deve significar que estação da Climaterra deve ter oscilado umas 12 horas consecutivas entre 4/5ºC.

 

Vou conferir.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Boas mínimas hoje cedo em algumas cidades mineiras.

 

Viçosa: 05,4ºC

 

São João del Rey: 05,6ºC

 

Florestal (RMBH): 02,1ºC (agora já está 26,8ºC !)

 

A Mantiqueira ficou abaixo de zero, com geada em toda as cidades acima dos 1200m. Mas hoje as temperaturas já

começam a subir, sendo que no triângulo e centro do estado já temos calor esta tarde.

Link to comment
Share on other sites

VAI NEVAR EM ALGUMA SERRA OU NAS DUAS, SEMANA QUE VEM... :ok:

 

Tomara! Estarei de férias e esse ano está devendo no quesito neve, mesmo em relação ao que o pós-2000 tem apresentando.

 

12Z veio muito boa e com margem para melorar, basta a baixa ficar um pouco mais profunda, aumentando o gradiente de pressão para catapultar ar frio e umidade sobre a gente.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que acompanho na pele e nas estações, durante o dia é mais comum sentir "calor" em Urupema do que no centro de São Joaquim.

 

Pouca coisa de diferença.

 

Agora o Mafili não viu que Urupema costuma ficar até 12 horas abaixo de zero, como ontem. Eu falei, ZERO. Aí quando o sol vem com tudo não há nada que nossa pouca latitude possa fazer.

 

Sim, a diferença costuma ser bem pouca (isso quando Urupema não fica mais fria, por questões locais).

 

Normalmente Urupema negativa antes de São Joaquim (mas já vi cetrejo e vila francioni antes) e Bom Jardim da Serra. Mas como tempo e clima são dinâmicos...

 

p.s. depois do cetrejo, agora é a francioni que ficou off...

Link to comment
Share on other sites

VAI NEVAR EM ALGUMA SERRA OU NAS DUAS, SEMANA QUE VEM... :ok:

 

Tomara! Estarei de férias e esse ano está devendo no quesito neve, mesmo em relação ao que o pós-2000 tem apresentando.

 

12Z veio muito boa e com margem para melorar, basta a baixa ficar um pouco mais profunda, aumentando o gradiente de pressão para catapultar ar frio e umidade sobre a gente.

 

Bruno,

Segundo a ultima rodada, até quando ficaria frio em Porto Alegre e no RS em geral?

Seria mais quinta, sexta e sábado?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

É o efeito caçarola....(Enche rápido e esvazia mais rápido ainda)

 

URUPEMA:

 

20/07/2012:

 

08:12 = 0,9ºC

09:14 = 8,6ºC

10:18 = 14,4ºC

 

Muito bom isso: 13,5ºC em duas horas.

 

Aquecimento não se discute....apenas as mínimas. Estranho.

 

Então pega essa, Mafili.

 

Urupema 15h45 15,6oC

Urupema 17h45 06,5oC

 

9oC de queda em duas horas. Tá bom, deve negativar entre 20h e 21h e permanecer por mais doze horas abaixo de zero, quem sabe.

Link to comment
Share on other sites

É o efeito caçarola....(Enche rápido e esvazia mais rápido ainda)

 

URUPEMA:

 

20/07/2012:

 

08:12 = 0,9ºC

09:14 = 8,6ºC

10:18 = 14,4ºC

 

Muito bom isso: 13,5ºC em duas horas.

 

Aquecimento não se discute....apenas as mínimas. Estranho.

 

Então pega essa, Mafili.

 

Urupema 15h45 15,6oC

Urupema 17h45 06,5oC

 

9oC de queda em duas horas. Tá bom, deve negativar entre 20h e 21h e permanecer por mais doze horas abaixo de zero, quem sabe.

 

 

Impressionante! Apenas como comparação, os mesmos horários em Monte Alegre do Sul

 

15h40 22,4

17h40 16,4

 

6ºC de queda em 2h

Link to comment
Share on other sites

Então pega essa, Mafili.

Urupema 15h45 15,6oC

Urupema 17h45 06,5oC

9oC de queda em duas horas. Tá bom, deve negativar entre 20h e 21h e permanecer por mais doze horas abaixo de zero, quem sabe.

 

Caio, Eu só me meto em confusão.

Na linha um boi para não entrar e uma boiada para não sair.

Deve haver um problema com a indicação da tua pressão em Urupema, Estou achando os 1018 indicados alto demais.

Não sei como chegar a pressão sem estar reduzida.

 

Ao menos URUPEMA é muito fria vale a pena olhar com carinho.

 

Sem dúvida as melhores mínimas do Brasil.

 

Agora, acerte a pressão. Caso contrário vou questionar a temperatura. (Purga, by Coutinho)

 

abração

Link to comment
Share on other sites

Essa mp foi melhor do que o esperado! Também foi estranha por ter causado eventos de frio fortes localizados, e em cidades próximas ter sido um frio normal. Não imagino que que causou essa diferença.

 

O sudoeste de Goiás teve o maior frio desde 2000, com 1 C em Jataí e Mineiros. Enquanto isso Goiânia teve uma mínima "normal".

 

Uberlândia, a 860 m, teve mínima de 5 C ontem e 6 C hoje, que é o que ocorre normalmente todos os anos. Foi a mesma mínima das cidades próximas com 400 m . Geou fora da zona urbana e também em toda a região próxima aqui no triângulo. Mas a 150 km leste daqui e 100 m mais alta, em Patrocínio, registrou 1.3 C. Não tinha visto essa mínima por lá ainda, levando em conta os últimos anos.

 

Uberaba registrou 3 C ontem e hoje (+- o que se registra todos os anos também), e a 40 km a leste, em Araxá, fez -0.5 C (nunca tinha visto tb)

 

No Acre chegou a 9 C

 

No interior de sp, ms e sul de minas as mínimas ficaram dentro do "padrão". Curitiba, sp, Campo Grande... não tiveram mínimas fora do comum também.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo nenhum problema no comentário do Mafili. Mas essa comparação Soledade-Vostok não procede. É uma bobagem. Todo mundo sabe que Soledade é MONSTRUOSAMENTE mais fria do que Vostok!! :rofl: :rofl: :rofl:

 

---

 

Voltando aos acontecimentos, a mp estabeleceu uma alta de pouco mais de 1020 mb sobre o PR e SP. Foi a mp cujo centro conseguiu avançar mais ao norte esse ano. Pena que veio tarde.

 

Por aqui continua o tempo ainda estável e frio. Mas só agora começou a aquecer. Hoje foi minha primeira máxima na casa dos 20° desde o dia 5. Foram 15 dias continuamente abaixo dos 20°, isso numa das regiões mais quentes do RS. Hoje atingi 21,7°. A mínima foi de generosos 7,2°. Ontem tive máxima de 18,7°. Está muito bom!!

 

Agora a queda é forte. A pouco caía 2°/h!! Tenho 14,9° com 72% e venta de SE a 3,4 km/h. Céu limpo, poucos cirrus.

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 20 eu tenho as seguintes médias em julho:

 

mínima: 9,7°

máxima: 18,6°

amplitude: 8,9°

simples: 14,15°

 

Pela minha simples e pelos dias mais úmidos nesse mês, a ponderada do INMET deve estar em 13,5°, mais ou menos. Com o novo pulso de ar frio a partir da próxima 3ª ou 4ª-feira, é bem provável que cheguemos ao final do mês com pelo menos -1,5° de anomalia, talvez -2°.

 

Do dia 7 até hoje tive apenas 2 mínimas de dois dígito. Esse julho no RS está melhor do que a encomenda. :good2:

 

Agora 14,7° e 73%.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...acho q estão cometendo um equívoco aqui....Ele quis dizer que Soledade é + fria Vostok...CORRETÍSSIMO..!!

 

Soledade RS (2009) - Tº Média:

 

Jun: 10,7

Jul: 10,1

Ago: 15,0

 

Vostok RU (61/90) - Tº Média:

 

Jun: 10,8

Jul: 15,4

Ago: 17,6

 

No trimeste Jun/Jul/Ago....Soledade é DE FATO + fria que Vostok..!!

Link to comment
Share on other sites

Essa mp foi melhor do que o esperado! Também foi estranha por ter causado eventos de frio fortes localizados, e em cidades próximas ter sido um frio normal. Não imagino que que causou essa diferença.

 

O sudoeste de Goiás teve o maior frio desde 2000, com 1 C em Jataí e Mineiros. Enquanto isso Goiânia teve uma mínima "normal".

 

Uberlândia, a 860 m, teve mínima de 5 C ontem e 6 C hoje, que é o que ocorre normalmente todos os anos. Foi a mesma mínima das cidades próximas com 400 m . Geou fora da zona urbana e também em toda a região próxima aqui no triângulo. Mas a 150 km leste daqui e 100 m mais alta, em Patrocínio, registrou 1.3 C. Não tinha visto essa mínima por lá ainda, levando em conta os últimos anos.

 

Uberaba registrou 3 C ontem e hoje (+- o que se registra todos os anos também), e a 40 km a leste, em Araxá, fez -0.5 C (nunca tinha visto tb)

 

No Acre chegou a 9 C

 

No interior de sp, ms e sul de minas as mínimas ficaram dentro do "padrão". Curitiba, sp, Campo Grande... não tiveram mínimas fora do comum também.

 

Camilo, concordo com você.

Esta MP, dependendo da região, pode ser classificada como fraca, normal, forte, muito forte ou excepcional.

 

Em Uberlândia foi forte, em Juiz de Fora normal, no Acre muito forte e em Patrocínio foi excepcional.

Link to comment
Share on other sites

Essa Mp foi muito forte aqui somente durante as 12 horas da noite.

 

Hoje mais um dia de deserto, a temperatura em Rio Branco variou de 11 para 30 graus. Agora às 9 da noite já segue caindo e faz 18 graus no aeroporto.

 

Em Epitaciolandia tá ainda mais extremo. Minima de 9 e maxima de 31 graus. Um verdadeiro deserto. Umidade lá variou de 24 para 98%.

 

E teremos mais uma noite gelada hoje!

Link to comment
Share on other sites

Essa Mp foi muito forte aqui somente durante as 12 horas da noite.

 

Hoje mais um dia de deserto, a temperatura em Rio Branco variou de 11 para 30 graus. Agora às 9 da noite já segue caindo e faz 18 graus no aeroporto.

 

Em Epitaciolandia tá ainda mais extremo. Minima de 9 e maxima de 31 graus. Um verdadeiro deserto. Umidade lá variou de 24 para 98%.

 

E teremos mais uma noite gelada hoje!

 

E o que dizer de Florestal hoje, com variação hoje de 02,1 a 27,5 ?

O comportamento das temperaturas nesta região da RMBH me lembra

a baixada do Ilson em Santa Rosa, com a diferença que lá, obviamente, faz

mais frio.

Link to comment
Share on other sites

E o que dizer de Florestal hoje, com variação hoje de 02,1 a 27,5 ?

O comportamento das temperaturas nesta região da RMBH me lembra

a baixada do Ilson em Santa Rosa, com a diferença que lá, obviamente, faz

mais frio.

 

Noss.. que é isso, é de fazer inveja até pro saara!!!! Variaçao de quase 30 graus em poucas horas do mesmo dia. Bem, diga-se de passagem, aqui que é Amazônia, reconhecidamente terra de pouca amplitude térmica tivemos amplitude de 22 graus hoje, não é de se espantar com regiões ainda mais secas do Brasil com amplitudes beirando os 30 graus.

 

Essa Florestal é do lado de BH? Nunca tinha ouvido falar.. E na capital mineira vc sabe a minima ate agora desse ano, em toda cidade?

Link to comment
Share on other sites

Caio, a querida URUPEMA completando 3horas abaixo de zero. ESSA VOCÊ levou fácil.

 

==================

DUAS BOAS notícias fui liberado para trabalhar e a melhor ficarão livre da minha pessoa full time, apenas 2/24.

 

==================

Espaço comando da madrugada: Pequenos off's destinados aos que esperam ansiosamente as mínimas. (casualmente a palavra Brazil está citada 23 vezes no texto abaixo, portanto dentro do tópico BRASIL....tentei, né)

 

 

Notícia do dia:

 

CHINA IGUALA A UNIÃO EUROPÉIA EM EMISSÕES DE CO2 PER CAPITA. LINK

 

fragmento interessante;

Felizmente, esta tendência está sendo atenuada pela expansão do abastecimento de energia renováveis, especialmente solar e eólica e biocombustíveis. A quota global de energias renováveis ​​estes chamados modernos, que exclui energia hidrelétrica, está crescendo a uma velocidade acelerada e quadruplicou de 1992-2011.

 

 

 

frost.png

Link to comment
Share on other sites

Com excessão da chuva, acho que 2012 está bem normal em relação às temperaturas e à sequência do calendário. E, qu eu me lembre, pra ser normal tinha que cair uma neve das boas em SJ, Gramado, Bom Jesus, SFPaula. Frio maior em julho do que junho em São Paulo, o que é o normal, mas fazia anos que Junho foi mais frio. Maio, ah Maio, nunca falha! Esse ano fechou na média, o que nos já faz sentir mais frio do que o comum.

 

Mas queria lembrar sobre o frio que está fazendo no Brasil há quase 15 dias. Mas vai começar a esquentar.

Link to comment
Share on other sites

Essa eterna discussão, eu temo, vai acabar esvaziando o BAZ... isso

precisa parar.

Da minha parte já parei Renan, de agora em diante ficarei mais assistindo o que ocorre no BAZ e participando menos. :ok:

 

Desculpe Renan , absurdo isso..forum esvaziando..?? O Forum está bombamdo, nunca tivemos tantos usuarios novos nos ultimos tempos por aqui...estamos num grande momento....acho q não é nescessário colocar Nºs aqui pra te provar....

 

Qto vc falar que no encontro, citaram.. q discutir sobre Soledade desgasta o forum...ora....Que culpa tem o nosso irmao Paulo ser de lá e ser muito participativo aqui...? O Ronaldo Coutinho fala de Urupema, Pecicó e Coricocó a 10 anos aqui...? Outros de Porto Alegre e outros de Campos do Jordão....É assim q a coisa funciona...Se o nosso amigo Paulo participa muito neste espaço....gerando debates...isso penaliza o Forum..transformando num problema..? E agora para solucionar isso ele tem que virar expectador..sem postar..??

 

Paulo...se virá expectador , somos dois então...!!

Link to comment
Share on other sites

Mas uma coisa a Climatempo acertou: que faria mais frio no RS no inverno. Junho ficou abaixo e julho ficará.

 

Discordo peremptoriamente, Caco.

 

1 - A previsão foi lançada 19/06, não focou junho, mas espertamente falou vagamente em frio para o RS passada aquela bomba. A previsão foi focada para julho, agosto e setembro separadamente. Portanto para junho ela não acertou porque não abrangeu o mês, ela pegou alguns que acharam que aquela constatação inicial foi uma previsão.

 

E como falar em mais frio se logo em seguida a previsão para julho me sai com esta?

 

2 - Previsão para julho:

 

O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, e até no Acre que terá o fenômeno da friagem no fim do mês, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Esta previsão é na mosca! Vou guardar e colocar num quadro. Afora o texto confuso que mistura duas MP's em uma frase.

 

Já falei e vou repetir: se fosse profissional da Climatempo eu teria vergonha desta previsão para o inverno. Do texto de primário ao conteúdo. Como brasileiro fico triste em ver "a maior empresa de meteorologia do Brasil" lançar algo com este nível. E logo eu que sempre acredito na força do empreendedorismo.

 

Já imaginaram o The Weather Channel lançando algo assim? Seria motivo de piada no metier, aqui acho que só o BAZ tem massa crítica para discernir acerca da qualidade do material.

 

Até agora só existe uma definição para a previsão da Climatempo: erro monumental para julho.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez o aeroporto deu de relho na minha estação, coisa que era pouco comum. Tive 9 graus de mínima e o aeroporto teve 7 graus.

 

O curioso foi ver uma pequena faixa do leste do planalto norte com temperaturas na casa dos 5 graus e outras estaçoes a menos de 10 km em linha reta registrarem 0 grau! E ambas ficam em baixadas!

 

Cheguei a pensar que poderia ter sido a umidade elevada, mas há um dado de uma estação de Sao Bento do Sul que mostra queda de UR! Seria vento então????

Link to comment
Share on other sites

Frio constante e diria até surpreendente por aqui nos últimos dias, mas ainda sinto a falta da bomba polar nesse ano...

 

16/07: 11,2°C | 16,0°C

17/07: 7,4°C | 15,1°C

18/07: 6,1°C | 17,6°C

19/07: 7,6°C | 21,1°C

20/07: 8,7°C | 22,7°C

 

Hoje foi dia de microclimas. Enquanto tive mínima de 10,1°C, no Simepar deu 4,6°C! A média das mínimas até agora em Julho, nos meus registros, está em 10,8°C e das máximas em 22,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Meus dados nesse frio mês de julho. Fora o calor dos primeiros dias, o frio foi constante.

 

Data Mínima Máxima

1°/7 18,8 30,1

2/7 16,5 30,8

3/7 15,0 19,9

4/7 14,9 29,7

5/7 12,3 21,9

6/7 10,1 15,1

7/7 7,2 11,6

8/7 4,3 13,8

9/7 6,0 19,1

10/7 13,1 17,6

11/7 7,3 13,0

12/7 6,9 14,3

13/7 6,5 18,2

14/7 7,8 17,8

15/7 4,6 12,2

16/7 7,3 14,4

17/7 10,7 15,7

18/7 9,9 16,5

19/7 7,3 18,7

20/7 7,2 21,3

 

Hoje tive mínima de 9,4° (mais uma de um dígito no bolso :good2: ), mas agora já esquenta: faz 18,1° com 68% e subindo a 3,0°/h!! Venta de NE a 6,9 km/h. Cirrus e névoa seca.

 

Impressionante o aquecimento do Castelinho. Agora está 17° por lá. Elevação de 0° a 17° e nem acabou a manhã!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas nas hortênsias hj:

 

Gramado/Alphaville: 10,0C

Gramado/RBS: 9,9C

Canela/INMET: 8,8C

Canela/Castelinho: -0,2C

 

Outro mundo. São as peripécias do ar seco em baixadas!!

 

Negativas de 2012 no Castelinho:

Maio: 3

Junho: 7

Julho: 6

 

Negativas de 2012 no Alphaville:

Maio: pneu

Junho: 2

Julho: 1

 

 

Sensacionais essas diferenças entre o Castelinho e a região!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o aquecimento do Castelinho. Agora está 17° por lá. Elevação de 0° a 17° e nem acabou a manhã!!!!

 

BOM, Se não errei nas continhas tua média das mínimas está em 9,7ºC até dia 20/07/2012.

 

também 9,7ºC até 21/07/2012.

 

com desvio padrão de 3,93ºC

 

média das mínimas na convencional de POA 9,6ºC.

 

com desvio padrão de 4,45ºC.

 

Ambas as séries apresentam coerência interna semelhantes. Existe uma ligeira dispersão maior na convencional possivelmente relacionada a mínima de 08/07/2012

 

2,8ºC na convencional e 4,3ºC na estação do Marcos, resultado admissível pela variabilidade natural das mínimas.

 

Nessas circunstâncias acho satisfatório os resultados apresentados.

 

Marcos, desculpa por ter utilizado os teus dados.

 

Quanto as baixadas abaixo de zero: Urupema decolou de 8:01 -0,3ºC para 16,6ºC ÀS 11:04 TOTAL DE 16,9ºC

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.