Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Mafili, a máxima pega foi a das 21 hs do dia anterior? Se sim, mostra que o problema da convencional não ocorre apenas no pico de calor diurno, mas numa mera medição noturna. A convencional está totalmente fora do padrão.

 

Próximo dia de chuva em que a temperatura estiver padrão em toda a cidade, irei desmascarar os dados da convencional.

Link to comment
Share on other sites

Você baziano, prefere:

 

1- Um ano com inverno rigoroso -3 ,sem neve?

2- Um ano com inverno com +3 de anomalia, mas com neve?

 

Eu fico com a 1a opção..!!

 

 

Tem que esclarecer uma coisa. A opção 1 é sem neve alguma,nem"paraguaia". E a a neve 2 é com acumulação em toda serra de SC/RS, e até no interior/sul do RS e oeste de SC?

 

Aí prefiro a 2ª opção! Mas isso é coisa rara: 94, 96...

Link to comment
Share on other sites

A MÁXIMA DO DIA 7 NÃO FOI 10,6, SIM 11,1 E 11,9 NA CONVENCIONAL.

 

QUEM SABE PEGANDO OS DADOS CERTOS CONSIGA ANALIZAR MELHOR.......TISC, TISC....SE AQUI NÃO PEGAM OS DADOS CORRETOS, QUE DIRÁ NO RESTO DO BRASIL!

 

11,9ºC Foi a máxima na convencional em 07/07/2012.

11,1ºC Foi a máxima na automática em 07/07/2012.

 

diferença de 0,8ºC.

 

Eu tenho a impressão que falávamos de 07/06/2012....

 

TISC....TISC...TISC....

 

ABRAÇÃO

 

editando 2...

 

a máxima na convencional 07/06/2012 14,0ºC

 

a máxima na automática vocês decidem:

 

MAX0706.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Idéias da madrugada:

 

- Julho vai terminando com a perspectiva de pulsos de ar frio para o RS e SC, principalmente.

 

- Em SC e PR as frentes terão dificuldade de avançar, o que deve determinar um período muito úmido.

 

- O primeiro pulso em 24/36h sofre o bloqueio aparente em altos níveis, enquanto o segundo em 84h avança um pouco mais com o enfraquecimento do jato. Um terceiro aparece em 120/144h fechando o mês, mais maritimizado.

 

- Com isso a passagem de frentes e seu bloqueio entre SC e o PR deverá causar alguns episódios de chuva forte neste intervalo. Algumas projeções impõem até um cenário mais preocupante, como o ETA apresenta.

 

- Grosso do frio mais restrito do paralelo 26/27 para baixo, tempo ameno com a chuva no PR.

 

- Global do Inpe o mais otimista em 84/96h.

 

- A médio longo prazo alguma convergência para uma erupção mais forte nos primeiros dias de agosto. Por enquanto de algo mais maritimizado.

 

- Atlântico Sul quente, ruim para o sudeste e possivelmente influenciando no avanço das frentes.

 

- Pelas projeções da MJO e AAO, período mais favorável a erupções mais forte tende a ser o miolo do mês.

 

- Entre o dia 10 e 20 moram minhas expectativas para algo maior.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, são 12 zulu e nesse momento as estações automáticas do Metroclima no Menino Deus e Moinhos de Vento apontam 16,3C. A estação da RBS, também no bairro Menino Deus aponta 16,3C. O tempo está nublado, muito úmido e com solo todo enxarcado, o que ajuda a uniformização das temperaturas na cidade, ainda mais nas três estações supracitadas, as mais próximas do INMET. As 3 estações acima são automáticas. A da RBS é uma Davis e as duas di Metroclima são Oregon.

 

Vamos ver o que vai apontar as estções do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

Idéias da madrugada:

 

- Julho vai terminando com a perspectiva de pulsos de ar frio para o RS e SC, principalmente.

 

- Em SC e PR as frentes terão dificuldade de avançar, o que deve determinar um período muito úmido.

 

- O primeiro pulso em 24/36h sofre o bloqueio aparente em altos níveis, enquanto o segundo em 84h avança um pouco mais com o enfraquecimento do jato. Um terceiro aparece em 120/144h fechando o mês, mais maritimizado.

 

- Com isso a passagem de frentes e seu bloqueio entre SC e o PR deverá causar alguns episódios de chuva forte neste intervalo. Algumas projeções impõem até um cenário mais preocupante, como o ETA apresenta.

 

- Grosso do frio mais restrito do paralelo 26/27 para baixo, tempo ameno com a chuva no PR.

 

- Global do Inpe o mais otimista em 84/96h.

 

 

Estaremos aqui, mais uma vez, no limbo do avanço da FF com o ar polar na retaguarda. A se confirmar, devemos ter aqueles dias úmidos e um pouco frios que são um verdadeiro saco de se enfrentar. Haverá aquele típico deslocamento/estacionamento da FF em uma diagonal que vai do oeste do PR até o NE de SC. Eu não consigo visualizar no mapa, mas meu empirismo e negativismo diz que esse posicionamento da FF estacionada ficará alimentando a umidade sobre minha região. Pelo menos teremos máximas baixas, mas acho um cenário pouco promissor, pois só caga com as mínimas e não traz nenhum evento significativo de frio.

Link to comment
Share on other sites

Idéias da madrugada:

- Atlântico Sul quente, ruim para o sudeste e possivelmente influenciando no avanço das frentes.

 

Ruim, não. Ótimo. Quentinho. Apesar que nessas bandas só eu e o Vitinho gostamos de calor.

 

RUIM: para o Diego Soares que terá muita infiltração marítima (mínimas horríveis e máximas com tempo carrancudo)

 

Excelente para a metade norte do RS....CHUVA.

 

A metade sul do RS depende de outras coisas, então calma.

 

Preocupante para SC. Essa é uma configuração de altos volumes nos próximos meses.

 

Além da primavera clássica "fria" e úmida perigo de "fria" e encharcada.

 

Hoje em São Paulo....deu primavera climática.

 

abraços

 

PS: Legal, Bruno. Assim a comparação fica democrática. ESTOU TORCENDO CONTRA A CONVENCIONAL....veremos

Link to comment
Share on other sites

Se é tanto assim, então estou esperando os magos explicarem esta fórmula mágica...

Pra vcs num contexto global representa enorme diferença, então em um mesmo local seria uma diferença abismal,????

Diferença de termômetro?De estação, de abrigo, é pq não é uma Davis???Ué se fosse um termômetro digital dentro de um abrigo de venezianas, já tinha um monte de sábios explicando e argumentando a diferença...

 

Paulo Henrique à ciência pertence as coisas mensuráveis caso contrário como dito aqui outro dia não passam de meras hipóteses.

 

Mire-se no exemplo do Bruno. São décimos de graus por década e milésimos de graus ao ano.

 

Da série santo de casa não faz milagre assista o vídeo abaixo e entenda a motivação pelas medidas (também conhecido por ciência)

 

4yQFnQfRO5c

Link to comment
Share on other sites

É Mafili, essa é a tônica deste inverno em uma restrita, porém importante área de SC, que no caso é onde eu moro!

 

Conforme a imagem de satélite pode-se perceber que uma estreita faixa do leste do Planalto Norte Catarinense tem sol. E isso faz disparar as temperaturas e ocorrem diferenças enormes entre estações localizadas a poucos km de distância.

 

S11219792_201207241245.jpg

 

Além disto tenho 17ºC aqui na zona sul de Joinville enquanto minha estação na serra Dona Francisca registra 20ºC neste momento, valor coerente com outras estações próximas como uma das estações de SBS.

 

71896846470.png

Link to comment
Share on other sites

A MÁXIMA DO DIA 7 NÃO FOI 10,6, SIM 11,1 E 11,9 NA CONVENCIONAL.

 

QUEM SABE PEGANDO OS DADOS CERTOS CONSIGA ANALIZAR MELHOR.......TISC, TISC....SE AQUI NÃO PEGAM OS DADOS CORRETOS, QUE DIRÁ NO RESTO DO BRASIL!

 

 

EM JUNHO A MÁXIMA FOI 12,9, REGISTRADO NA NOITE ANTERIOR. A DO DIA FICOU EM 11,0 OU UM POUCO ACIMA.

Link to comment
Share on other sites

to aqui outro dia não passam de meras hipóteses.

 

Mire-se no exemplo do Bruno. São décimos de graus por década e milésimos de graus ao ano.

 

Da série santo de casa não faz milagre assista o vídeo abaixo e entenda a motivação pelas medidas (também conhecido por ciência)

 

4yQFnQfRO5c

 

Muito bom o video, da pra perceber que ele é um exelente professor, muito eloquente e usando diversas analogias nas explicações :good:

Link to comment
Share on other sites

Eu vi essa entrevista na tv, muito bom. E sobre tempo úmido e carrancudo :bad:

 

Beto, quem sabe só a gente aqui do nordeste de SC seja agraciado e vocês tenham tempo limpo?? Do jeito que tenho azar eu não duvido de mais nada..

 

Sabe que em junho ocorreu isto né?? Não baixei de 10ºC aqui!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, são 12 zulu e nesse momento as estações automáticas do Metroclima no Menino Deus e Moinhos de Vento apontam 16,3C. A estação da RBS, também no bairro Menino Deus aponta 16,3C. O tempo está nublado, muito úmido e com solo todo enxarcado, o que ajuda a uniformização das temperaturas na cidade, ainda mais nas três estações supracitadas, as mais próximas do INMET. As 3 estações acima são automáticas. A da RBS é uma Davis e as duas di Metroclima são Oregon.

================================================

Acabou de sair o dado da automática: 16,1C.

Já são 4 estações apontando praticamente a mesma temperatura.

vamos ver o que a convencional vai dizer.

 

Convencional 12Z : 15,8ºC

 

A menor temperatura das 5 estações.

 

abraços comparativos

Link to comment
Share on other sites

Se é tanto assim, então estou esperando os magos explicarem esta fórmula mágica...

Pra vcs num contexto global representa enorme diferença, então em um mesmo local seria uma diferença abismal,????

Diferença de termômetro?De estação, de abrigo, é pq não é uma Davis???Ué se fosse um termômetro digital dentro de um abrigo de venezianas, já tinha um monte de sábios explicando e argumentando a diferença...

 

Paulo Henrique à ciência pertence as coisas mensuráveis caso contrário como dito aqui outro dia não passam de meras hipóteses.

 

Mire-se no exemplo do Bruno. São décimos de graus por década e milésimos de graus ao ano.

 

Da série santo de casa não faz milagre assista o vídeo abaixo e entenda a motivação pelas medidas (também conhecido por ciência)

 

4yQFnQfRO5c

Tu te achas o sábio?Saiba que a ciência humana é muito pouco perante o universo...Cientistas medíocres, sobre o universo, não sabem bulhufas...

Link to comment
Share on other sites

Tu te achas o sábio?Saiba que a ciência humana é muito pouco perante o universo...Cientistas medíocres, sobre o universo, não sabem bulhufas...

 

”Ande com os sábios e tornar-se sábio, um companheiro dos tolos acabará mal”. – Provérbios 13:20

 

Queres desvirtuar qualquer conversar. A expressão "cientistas medíocres" não ofende.

 

Acordei com os dois pés esquerdos hoje e de forma alguma tenho a tola pretensão de discutir com você.

 

Assim em nome de uma velha amizade fico calado.

 

Tens toda razão.

 

Abraços :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Tu te achas o sábio?Saiba que a ciência humana é muito pouco perante o universo...Cientistas medíocres, sobre o universo, não sabem bulhufas...

 

A ciencia humana é muito pouco? eu discordo, mas se é pouco pelo menos é algo CONCRETO e que evolui...

Já que os "cientistas mediocres" não sabem bulhufas quem é que sabe? astrologos? padres? pastores? xamãs?

Link to comment
Share on other sites

Tu te achas o sábio?Saiba que a ciência humana é muito pouco perante o universo...Cientistas medíocres, sobre o universo, não sabem bulhufas...

 

A ciencia humana é muito pouco? eu discordo, mas se é pouco pelo menos é algo CONCRETO e que evolui...

Já que os "cientistas mediocres" não sabem bulhufas quem é que sabe? astrologos? padres? pastores? xamãs?

 

Concordo plenamente com o Frost. E aliás... padres e pastores "contribuem tannnnnnnnnnnnnto" para a evolução e progresso da humanidade....A história e a atualidade "provam" isso. Incrível!

Link to comment
Share on other sites

Bah assunto chato e definitivamente offtopic.

 

É claro que tá muito, muito longe, contudo o GFS 12Z prevê um baita coice lá por 04/08. Daria -6°C em 850 em POA, com precipitação para dar uma nevasca na Serra e quiçá uma bela nevada até mesmo em Curitiba.

 

Quem dera....

 

Rodrigo, se esse cenário dos sonhos se confirmar seria o 3º ano consecutivo com neve no dia 4 de agosto!

Link to comment
Share on other sites

Bah assunto chato e definitivamente offtopic.

 

É claro que tá muito, muito longe, contudo o GFS 12Z prevê um baita coice lá por 04/08. Daria -6°C em 850 em POA, com precipitação para dar uma nevasca na Serra e quiçá uma bela nevada até mesmo em Curitiba.

 

Quem dera....

 

Rodrigo, se esse cenário dos sonhos se confirmar seria o 3º ano consecutivo com neve no dia 4 de agosto!

 

Verdade! E agosto é o mês das boas nevadas. Nunca me esqueço de agosto de 1999. Aquela onda de frio me marcou. Nevou bastante na serra gaúcha.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Não foi em Agosto de 2010 que bombou a neve no sul..??

 

Carlos, nevou em diversos locais em agosto de 2010. No alto do morro da Igreja a altura da neve chegou a quase 50 cm!! Meu avatar é de lá!!

 

 

E bombou bonito. Em Caxias do Sul caiu com intensidade bem fraca, no primeiro dia, de madrugada (aquele dia, a máxima em Caxias do Sul

foi de 3,3ºC!), nevou mais em Gramado e Canela, e bem mais expressivamente em São Francisco de Paula, Bom Jesus, Ausentes e Vacaria.

Entretanto, a neve bombou mesmo foi em Santa Catarina, e chegou a cair muito forte e com flocos em regiões onde ela há bastante tempo

não ocorrida, como em Santa Cecília e Curitibanos. No Paraná houve precipitação de fraca intensidade em Palmas, dias após ter caído neve granular cidade de Pitanga, interior do PR (no Praná o fenômeno se repetiria com um pouco mais de força em 2011, e não só em Palmas, já que houve queda de neve granular em Prudentópolis, e em Guarapuava naquele ano).

Link to comment
Share on other sites

E bombou bonito. Em Caxias do Sul caiu com intensidade bem fraca, no primeiro dia, de madrugada (aquele dia, a máxima em Caxias do Sul

foi de 3,3ºC!), nevou mais em Gramado e Canela, e bem mais expressivamente em São Francisco de Paula, Bom Jesus, Ausentes e Vacaria.

Entretanto, a neve bombou mesmo foi em Santa Catarina, e chegou a cair muito forte e com flocos em regiões onde ela há bastante tempo

não ocorrida, como em Santa Cecília e Curitibanos. No Paraná houve precipitação de fraca intensidade em Palmas, dias após ter caído neve granular cidade de Pitanga, interior do PR (no Praná o fenômeno se repetiria com um pouco mais de força em 2011, e não só em Palmas, já que houve queda de neve granular em Prudentópolis, e em Guarapuava naquele ano).

 

A análise mais equilibrada que já li sobre aquele evento. Eu iria dizer o mesmo também do seu comentário sobre a tua avaliação desse inverno.

 

Realmente Michel. Você está em uma tarde inspirada e equilibrada.

 

Muito bom.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z é ainda utopia, uma bomba de proporções incalculáveis.

 

Mas cabe mostrar algumas indicações do CFS que pegavam alguma bomba explodindo entre fins de julho e início de agosto:

 

CapturadeTela2012-07-16s120145.png

 

CapturadeTela2012-07-19s115729.png

 

CapturadeTela2012-07-19s115827.png

 

 

O próprio GFS dias atrás já vinha pegando o monstrengo:

 

gfs_samer_360_850_temp_mslp_precip.gif

 

 

Outros modelos globais que vão até 180h já pegam o poderoso anticiclone se aproximando pelo pacífico sul no final da grade.

 

Agora é cruzar os dedos, algo forte vem aí...

Link to comment
Share on other sites

Não foi em Agosto de 2010 que bombou a neve no sul..??

 

Carlos, nevou em diversos locais em agosto de 2010. No alto do morro da Igreja a altura da neve chegou a quase 50 cm!! Meu avatar é de lá!!

 

Meteorologia da Epagri/Ciram mediu acúmulo de neve superior a 30 cm em SC

 

09/08/2010 15:50h

 

Fotógrafo: Gilsânia Cruzciran.jpg

 

A régua registra camada de neve de 45cm

 

A meteorologista Gilsânia Cruz, as técnicas em meteorologia Laís Gonçalves Fernandes e Mariana Liberato e a bolsista Venize Teixeira registraram mais de 30 centímetros de neve acumulada no dia 5 de agosto, no Morro da Igreja, o ponto mais alto do estado, localizado na cidade de Urubici.

 

O evento, relativamente raro no território catarinense, está relatado pelas pesquisadoras, que também explicam a diferença entre neve, chuva congelada e chuva congelante.

 

Confira aqui: http://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/arquivos/portal/noticia/neve_090810.pdf

 

Fonte: Gisele Dias - Assessoria de Comunicação Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

Eu vi essa entrevista na tv, muito bom. E sobre tempo úmido e carrancudo :bad:

 

Beto, quem sabe só a gente aqui do nordeste de SC seja agraciado e vocês tenham tempo limpo?? Do jeito que tenho azar eu não duvido de mais nada..

 

Sabe que em junho ocorreu isto né?? Não baixei de 10ºC aqui!!!!

 

hahaah junho por aí foi uma lástima, aqui pelo menos no começo do mês tivemos uma boa sequência de mínimas. De Floripa pra cima estamos sendo muito prejudicados neste ano infelizmente. Agora por exemplo estamos com Sol meio penumbrado e abafado, pré-frontal! Estou tendo a maior temperatura do mês agora com 26.2, está muito úmido! Os ambientes internos estão gelados ainda, em vez da gente se agasalhar pra sair de casa não, temos que se agasalhar dentro de casa e tirar a roupa na rua :laugh:

 

Mas estou confiante para este final de julho e começo de agosto, o histórico recente está a nosso favor :good2:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Caio, Confesso que fiquei confuso com a rodada. Os indicativos são bons para você.

 

Para o sul você já disse: É a figura de um período prolongado de frio constante uma cadinho mais intenso que os últimos dias. (outra possibilidades ainda muito longe)

 

Para o sudeste parece um tiro mais curto, porém um pouco mais intenso que a última incursão. (aqui estou confuso)

 

E vai encharcando., encharcando, encharcando

 

Uma hora desaba. Via manchete de jornal.

 

Já tem um padrãozinho tropical......

 

Tempos Interessantes

 

soil8.png

Link to comment
Share on other sites

12Z foi realmente espetacular para acima de 192 horas e boa para a manutenção das médias no curto-prazo. Confesso que a angústia maior está por conta da bomba polar (ciclonada). Não tivemos isso esse ano, a não ser frio represado e forte aqui no RS (longo em junho e alguns tiros curtos em julho).

 

Oi, Bruno!

Esta "bomba polar", que também é mostrada no GLOBAL, tenho fé que vem este ano. Se não vier tudo o que está sendo mostrado, ao menos um frio forte teremos no início de agosto. Pelo tempo que vejo e observo os debates no BAZ, sempre que é mostrada uma "bomba", ao menos um frio forte vem com certeza. Qual teu palpite? Para esta semana frio normal, mas madrugadas geladas em Porto ALegre, capazes de '"congelar" meus primos de BH que estão vindo para meu aniversário de 40 anos. Hehehe. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Bah assunto chato e definitivamente offtopic.

 

É claro que tá muito, muito longe, contudo o GFS 12Z prevê um baita coice lá por 04/08. Daria -6°C em 850 em POA, com precipitação para dar uma nevasca na Serra e quiçá uma bela nevada até mesmo em Curitiba.

 

Quem dera....

 

Rodrigo, se esse cenário dos sonhos se confirmar seria o 3º ano consecutivo com neve no dia 4 de agosto!

 

 

Com a diferença que com o cenário projetado seria DEFINITIVAMENTE O CAVALO QUE TANTO ESPERAMOS!! PODERIA NEVAR NA JOINVILLE SERRANA PELA 12Z!!!!

Link to comment
Share on other sites

EA análise mais equilibrada que já li sobre aquele evento. Eu iria dizer o mesmo também do seu comentário sobre a tua avaliação desse inverno.

 

Realmente Michel. Você está em uma tarde inspirada e equilibrada.

 

Muito bom.

 

Muito obrigado, Mafili, e tomara que venha a tão sonhada neve para "completar" o inverno

aqui no sul, com um belo ciclone para mandar bastante ar frio para o Sudeste também.

Sdç.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.