Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

O problema do debate do estado mais frio é que ele está no subfórum errado. Nisso concordo. No mais, sou da teoria de que quem não gosta, abstenha-se. Eu, por exemplo, vejo quase que nenhuma graça em tempo severo e, sempre que iniciam-se debates sobre tempo severo aqui dentro, fico quieto e respeito os que gostam.

 

Debates sobre geografia física, climatologia e estatística climatológica eu adoro e isso torna inevitável comparações.

 

Bruno,

Hoje no Correio do Povo, a METSUL coloca chuva e frio para quarta-feira que vem. Claro que ainda falta muito tempo e as coisas podem mudar. Eles colocam uma temperatura entre 8°c e 13°c em POA, dia bem gelado e chuvoso. Será que depois desta instabilidade viria um ar gelado? Outra MP `a vista? Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Seqüência anti-El Nino nas últimas semanas registrada pelas bóias do Bureau Australiano em Nino 3.4:

 

18/06 - 24/06: +0.68

25/06 - 01/07: +0.68

02/07 - 08/07: +0.54

09/07 - 15/07: +0.49

 

Há apenas doze dias do início de agosto fica difícil acreditar que o CFS vá errar feio:

 

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/CFSv2/imagesInd3/glbT2mMonInd1.gif

 

Tá ficando bonito um mês que era projetado como feio coisa de trinta dias atrás.

 

Nino 3.4 região; (120W-170W, 5N-5S)....( Caio, pelo amor de Deus não vamos discutir o CFS como um bom ou mau modelo, combinado!).

 

Ele prevê El Niño já em agosto ( é possível, as oscilações são pertinentes ao período de transição).

 

nino34SSTMon.gif

 

 

 

A SOI VARIOU DE -49,35 (mesmo considerando que um evento local ocorreu) EM 25/06/2012.

 

ATÉ +20,50 EM 15/07/2012.

 

Se eu captei a mensagem do ALEXANDRE a atmosfera não está acoplada (se é que isso existe: Uma antiga discussão, quem é o driver? oceano ou atmosfera?

 

Estamos mais ou menos assim: Atmosfera com cara de La Niña e Oceano com cara de El Niño.

 

Isso justifica alguns modelos de longo prazo indicarem incursões polares tardias (outubro/novembro) em setembro é normal alguma incursão de massa de ar de origem polar.

 

Quero evitar a discussão sobre a qualidade do CFS. (fica aquela coisa chata, salve a imagem e depois vamos conferir)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O problema do debate do estado mais frio é que ele está no subfórum errado. Nisso concordo. No mais, sou da teoria de que quem não gosta, abstenha-se. Eu, por exemplo, vejo quase que nenhuma graça em tempo severo e, sempre que iniciam-se debates sobre tempo severo aqui dentro, fico quieto e respeito os que gostam.

 

Debates sobre geografia física, climatologia e estatística climatológica eu adoro e isso torna inevitável comparações.

 

Bruno,

Hoje no Correio do Povo, a METSUL coloca chuva e frio para quarta-feira que vem. Claro que ainda falta muito tempo e as coisas podem mudar. Eles colocam uma temperatura entre 8°c e 13°c em POA, dia bem gelado e chuvoso. Será que depois desta instabilidade viria um ar gelado? Outra MP `a vista? Abraços!

 

Pelas rodadas que sairam hj, essa é a tendência.

Link to comment
Share on other sites

Pelas rodadas que estão saindo, Porto Alegre/INMET tem tudo para manter o atual desvio de temperatura no fechamento do mês. Até o momento a média está em 13,2C, representando uma anomalia de -1,3C. Será mais um mês de julho que contribuirá para o refriamento deste mês na próxima normal.

Verdade, Bruno.

Pelo twitter, a Estael Sias me confirmou que os modelos, no momento, colocam uma massa polar para o final de semana da semana que vem, após instabilidade. Frio no final do mês, para fecharmos julho com "chave de ouro". Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano em Uber! Fez 5.8 C

 

Elaia ganhou da minha mínima aqui na estação! Em outras áreas da cidade deve ter baixado disto, mas por enquanto a mínima absoluta daqui está lamentável...

 

 

Joinville nunca decepciona nas mínimas. Sempre que eu acompanhei com o David, todos os anos fez perto de 0 C! hehe

Quanto deu na serra?

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano em Uber! Fez 5.8 C

 

Elaia ganhou da minha mínima aqui na estação! Em outras áreas da cidade deve ter baixado disto, mas por enquanto a mínima absoluta daqui está lamentável...

 

 

Joinville nunca decepciona nas mínimas. Sempre que eu acompanhei com o David, todos os anos fez perto de 0 C! hehe

Quanto deu na serra?

 

Na minha online deu apenas 3,5ºC, valor próximo a de São Bento do Sul. Na outra deve ter baixado um pouco mais. O nevoeiro tomou conta daqui impedindo maior queda das mínimas.

Link to comment
Share on other sites

No dia 25 chove em POA e entra uma massa polar de fraca a média atuação, maritimizada. Ela só terá a capacidade de manter mínimas relativamente baixas como temos agora e segurar bem as médias pra fechar um julho que na média foi bom, porém nada de excepcional nos extremos. Ainda não foi dessa vez que vimos Urupema estraçalhar!

 

Apostaria minhas fichas na massa polar que chega no dia 31, para a virada de agosto ser geladíssima. Essa sim tem potencial. O modelo coloca às vezes monstro, às vezes um bom frio. Na média, deve vir algo forte! Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Caio, se o CFS for na balada que vc postou teremos um Agosto com boas perspectivas.

 

Mas não era ele que tempos atrás deu uma viajada legal? Ou estou enganado?

 

O CFS sempre viaja. O próprio Drº Huug diz que pilota o modelo.

 

Ou seja há intervenção humana no modelo dessa forma ele nunca "erra".

 

PS: Aqui é outra discussão do CFS.

Link to comment
Share on other sites

Caio, se o CFS for na balada que vc postou teremos um Agosto com boas perspectivas.

 

Mas não era ele que tempos atrás deu uma viajada legal? Ou estou enganado?

 

Salvo algum engano meu, era o CFS2

 

 

O V2 está bom neste ano, o viajante tem sido o V1 a longo prazo. No curto ambos estão acertando bem. Mas não são modelos para longo? Fazer o que...

 

O V1 acertou o frio muito bem o padrão de frio neste miolo de julho. Pelo mesmo, duas datas-chave não tão longe assim:

 

 

02/08

 

CapturadeTela2012-07-19s115729.png

 

 

09/08

 

CapturadeTela2012-07-19s115827.png

 

 

Boa notícia: V1 convergindo para o padrão atmosférico que o V2 projeta para agosto como apresentei nesta madrugada.

 

 

GFS 00Z convergindo também para algo prestes a explodir entre a virada e o começo de agosto.

 

gfs_samer_360_850_temp_mslp_precip.gif

Link to comment
Share on other sites

Não está acoplado. Isso explica seca nos EUA e alta frequência de massas de ar frio no Centro-Sul da América do Sul. Pacifico em Niño mode e atmosfera em Niña mode nos extratrópicos.

 

Exacto! Faltou o Mafili ler a informação que trouxe em outro tópico:

 

2 - A informação do NOAA em seu último boletim semanal: "The atmospheric circulation over the tropical Pacific reflects cool-to-neutral ENSO conditions". Ou seja, a circulação atmosférica reflete mais aspectos de pacífico equatorial em fase fria do que quente.
Link to comment
Share on other sites

1044 COMO DIRIA LUCIANO HUCK "LOUCURA LOUCURA LOUCURA"......

 

 

E olha que há cerca de uma semana atrás já colocaram esses 1044hpa bem no centro do Cone- Sul, o que daria um revival de 2000.

 

CapturadeTela2012-07-16s120145.png

 

 

Mas o importante é que o modelo vem mantendo essa tendência de uma forte erupçãao. seja qual for o valor os sinais são positivos.

Link to comment
Share on other sites

Não está acoplado. Isso explica seca nos EUA e alta frequência de massas de ar frio no Centro-Sul da América do Sul. Pacifico em Niño mode e atmosfera em Niña mode nos extratrópicos.

 

Exacto! Faltou o Mafili ler a informação que trouxe em outro tópico:

 

2 - A informação do NOAA em seu último boletim semanal: "The atmospheric circulation over the tropical Pacific reflects cool-to-neutral ENSO conditions". Ou seja, a circulação atmosférica reflete mais aspectos de pacífico equatorial em fase fria do que quente.

 

Como não leu? Sem essa, né.

 

Se eu captei a mensagem do ALEXANDRE a atmosfera não está acoplada (se é que isso existe: Uma antiga discussão, quem é o driver? oceano ou atmosfera?

 

Estamos mais ou menos assim: Atmosfera com cara de La Niña e Oceano com cara de El Niño.

Link to comment
Share on other sites

1044 COMO DIRIA LUCIANO HUCK "LOUCURA LOUCURA LOUCURA"......

 

 

E olha que há cerca de uma semana atrás já colocaram esses 1044hpa bem no centro do Cone- Sul, o que daria um revival de 2000.

 

CapturadeTela2012-07-16s120145.png

 

 

Mas o importante é que o modelo vem mantendo essa tendência de uma forte erupçãao. seja qual for o valor os sinais são positivos.

 

Amigos,

Isso seria finalzinho de julho ou no início de agosto?

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Exacto! Faltou o Mafili ler a informação que trouxe em outro tópico:

 

2 - A informação do NOAA em seu último boletim semanal: "The atmospheric circulation over the tropical Pacific reflects cool-to-neutral ENSO conditions". Ou seja, a circulação atmosférica reflete mais aspectos de pacífico equatorial em fase fria do que quente.

 

Amigo Caio, estamos falando mais abrangente que o Pacífico Tropical mas o globo como um todo pelo AAM (Atmospheric Angular Momentum).

Link to comment
Share on other sites

Esclarecendo: A dica do Alexandre remete a um problema maior. Oscilação de ventos. (mais um pontinho para as estações em topo)

 

Se o planeta fosse do tamanho de uma bola de bilhar. O Everest seria imperceptível ao toque.

 

Todos sabem que com a cordilheira dos Andes temos uma situação sem a cordilheira o clima seria muito diferente.

 

Alguns atribuem uma era glacial ao surgimento do platô do Tibet.

 

Se a América Central estivesse fechado a ligação Atlântico/Pacífico as condições ENSO seriam completamente diferentes (talvez nem existisse).

 

São tópicos que requerem muita dedicação e massa crítica de pessoas discutindo seriamente.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

As mínimas de hoje em MT, MG e GO reforçam uma vez mais a tese que ar polar não é tão relevante para minimas muito baixas nesta parte do país, mas sim ar BASTANTE SECO. O que faz uma baixa mais ao Norte do Atlântico Sul que o comum ? O cenario perfeito para frio extremo no Brasil Central é incursao de ar gelado muito continental e intensa (que garante adveccao fria) e baixa entre os litorais Norte do RS e do Parana, para trazer na sequencia ar extremamente seco (o que ocorre a Oeste/Noroeste das baixas). Proximas duas madrugadas serao ainda mais interessantes porque vai secar demais a atmosfera no Sul, grande parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Manchete a cara da climatempo:

 

O FRIO BATEU RECORDE NO ACRE NA MADRUGADA DESSA QUINTA-FEIRA.

 

Epitaciolândia, no sul do Estado bateu a menor mínima da região norte desde a potente onda de frio de julho de 2010.

 

Fez 9,0ºC

 

Aqui em Rio Branco, na estação convencional do Inmet, na Ufac, fez oficiais 11,4ºC

 

Eu que não sou besta de perder de sentir essa temperatura tão baixa aqui, madruguei e saí 6 da manhã, ainda escuro, para correr num parque da cidade, levei meu termometro que marcava 12,4ºC em minha casa e lá no parque onde é mais arborizado, consegui medir 11,3ºC de mínima, por volta das 06:40 da manhã. Essa próxima madrugada ainda deve ser gelada em todo Acre, se permanecer céu limpo como está, acho que ainda pode bater as mesmas mínimas de hoje. O engraçado, é que no parque havia formaçao de orvalho na grama, e parte da grama estava mais branquinha que as outras, me lembrou muito a geada que vi no sul, acho que se tivesse uns 5 graus a menos já teria formaçao de geada aqui.

 

O frio em Cuiabá também foi impressionante, chegou a 9ºC. No interior do Mato Grosso teve cidades com 5ºC.

 

Incrível o frio no sul de Goiás também. Apesar de muito seca, essa massa de ar fria, mais pra desértica aqui no oeste, trouxe boas marcas para as estatísticas do ano..

 

No momento 13:41 aqui em RB e já temos 26ºC com céu de brigadeiro.

Link to comment
Share on other sites

Hj tive a mínima do ano: 10,5ºC, no meu topinho baixo. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Ontem e hj dias frios, com temperaturas máximas baixas. Tomara que no fim do mês venha o monstro e eu pegue 5ºC.

Na torcida

 

Qual a mínima absoluta de julho em Goiania e a data ?

 

Na 61/90 foi de 3,5ºC.....10/06/1965

Link to comment
Share on other sites

O sol deu a graça nesta quinta-feira, em Lages e região, temperatura em 15/17C. Os modelos projetam pulso polar de forte intensidade para a virada do mês, e como já verificado, nos últimos anos o mês de agosto não desaponta os amantes de uma boa nevada e de temperaturas negativas. Então ficaremos no aguardo, por enquanto, curtimos um pouco de temperaturas suportáveis a agradáveis.

Link to comment
Share on other sites

Não está acoplado. Isso explica seca nos EUA e alta frequência de massas de ar frio no Centro-Sul da América do Sul. Pacifico em Niño mode e atmosfera em Niña mode nos extratrópicos.

 

Exacto! Faltou o Mafili ler a informação que trouxe em outro tópico:

 

2 - A informação do NOAA em seu último boletim semanal: "The atmospheric circulation over the tropical Pacific reflects cool-to-neutral ENSO conditions". Ou seja, a circulação atmosférica reflete mais aspectos de pacífico equatorial em fase fria do que quente.

 

CHALEIRA.

Link to comment
Share on other sites

As mínimas de hoje em MT, MG e GO reforçam uma vez mais a tese que ar polar não é tão relevante para minimas muito baixas nesta parte do país, mas sim ar BASTANTE SECO. O que faz uma baixa mais ao Norte do Atlântico Sul que o comum ? O cenario perfeito para frio extremo no Brasil Central é incursao de ar gelado muito continental e intensa (que garante adveccao fria) e baixa entre os litorais Norte do RS e do Parana, para trazer na sequencia ar extremamente seco (o que ocorre a Oeste/Noroeste das baixas). Proximas duas madrugadas serao ainda mais interessantes porque vai secar demais a atmosfera no Sul, grande parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste.

 

A ESPESSURA NESTA ALTA É QUE FOI A GRANDE CAUSA DO FRIO, ESTAVA BAIXA PARA REGIÃO, TEVE AR FRIO EM ALTITUDE E SECO. APENAS O AR PURO E SECO NÃO FARIA TANTO "ESTRAGO", TIVEMOS O CICLONE EMPURRANDO PARA O NORTE. O MODELO EUROPEU PEGOU BEM E O INPE MAIS AINDA. DIAS ANTES COMENTAVA QUE O CENTRO DO BRASIL SERIA MANCHETE EM TERMOS DE MÍNIMA.

Link to comment
Share on other sites

A ESPESSURA NESTA ALTA É QUE FOI A GRANDE CAUSA DO FRIO, ESTAVA BAIXA PARA REGIÃO, TEVE AR FRIO EM ALTITUDE E SECO. APENAS O AR PURO E SECO NÃO FARIA TANTO "ESTRAGO", TIVEMOS O CICLONE EMPURRANDO PARA O NORTE. O MODELO EUROPEU PEGOU BEM E O INPE MAIS AINDA. DIAS ANTES COMENTAVA QUE O CENTRO DO BRASIL SERIA MANCHETE EM TERMOS DE MÍNIMA.

 

Alguns locais terão suas menores mínimas quando já estiver cessado a influência do ar frio, em decorrência EXCLUSIVAMENTE do ar EXCEPCIONALMENTE SECO.

Link to comment
Share on other sites

Hj tive a mínima do ano: 10,5ºC, no meu topinho baixo. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Ontem e hj dias frios, com temperaturas máximas baixas. Tomara que no fim do mês venha o monstro e eu pegue 5ºC.

Na torcida

 

Qual a mínima absoluta de julho em Goiania e a data ?

 

Na 61/90 foi de 3,5ºC.....10/06/1965

 

Carlos,

O valor para junho está correto, contudo foi em 1985.

 

Alexandre,

A mínima de julho foi 1,2ºC em 1938.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A ESPESSURA NESTA ALTA É QUE FOI A GRANDE CAUSA DO FRIO, ESTAVA BAIXA PARA REGIÃO, TEVE AR FRIO EM ALTITUDE E SECO. APENAS O AR PURO E SECO NÃO FARIA TANTO "ESTRAGO", TIVEMOS O CICLONE EMPURRANDO PARA O NORTE. O MODELO EUROPEU PEGOU BEM E O INPE MAIS AINDA. DIAS ANTES COMENTAVA QUE O CENTRO DO BRASIL SERIA MANCHETE EM TERMOS DE MÍNIMA.

 

Alguns locais terão suas menores mínimas quando já estiver cessado a influência do ar frio, em decorrência EXCLUSIVAMENTE do ar EXCEPCIONALMENTE SECO.

 

DISCORDO E JÁ TE EXPLIQUEI "N" VEZES E NÃO VOU FICAR DANDO MURRO EM PONTA DE FACA.

Link to comment
Share on other sites

PHP, com toda a sinceridade:

...O Carlos Dias, faz um baita levantamento e tu tens a coragem de criticar que ele não "capta os micro-climas das baixadas"... Tu estas de brincadeira!

 

Bota uma Davis numa das tuas 100 baixadas (micro-climas) já mencionadas por ti aqui no BAZ que o próximo levantamento do Carlos vai poder capta-la.

Que baita levantamento? Ele compilou estes mapas da Agritempo. :punish:

 

PHP, só não aceito que tu menosprezes o trabalho do Carlos Dias. Quem de nós tem se dedicado como ele nesta parte das estatísticas?

Link to comment
Share on other sites

Hj tive a mínima do ano: 10,5ºC, no meu topinho baixo.

Ontem e hj dias frios, com temperaturas máximas baixas. Tomara que no fim do mês venha o monstro e eu pegue 5ºC.

Na torcida

 

Qual a mínima absoluta de julho em Goiania e a data ?

 

Na 61/90 foi de 3,5ºC.....10/06/1965

 

A vantagem de ter algum tempo:

 

Segundo o Inmet a temperatura mínima na cidade de Goiânia foi de 1,2ºC, no dia 9 de julho de 1938.( justo na década de 30)

 

A desvantagem: Não sei por quanto tempo.

Link to comment
Share on other sites

O valor para junho está correto, contudo foi em 1985.

 

Sabe a data ?

 

Segundo Inpe/Cptec:

 

Completando o comentário acima:

 

GOIÂNIA - Valores históricos de Temperatura Mínima

 

10/06/85 = 3,5ºC

18/07/75 = 2,8ºC

15/08/75 = 6,8ºC

 

A destacar ainda Goiânia:

 

18/05/77 = 5,7ºC

23/09/66 = 10,4ºC

17/12/74 = 12,9ºC

 

That is all:

 

Abraços,

 

PS: Amanhã vou ao médico preciso voltar a trabalhar. (deixo vocês em paz...é muito número) :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.