Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Capitais - Anomalias - Julho 2012 (Até dia 16):

Florianópolis SC: (+00,5) 16,8

São Paulo SP: (+01,1) 16,9

 

O estranho é. aqui está quente e lá frio.

 

Percepções e sensações diferentes.

 

Ambas estão quentes, isto é, com anomalias positivas.

 

Verdade. Florianópolis também está quente. A mídia do eixo Rio/SP exagera muito o frio do sul do Brasil. aliás, que sul do Brasil a mídia relata?

 

Não vi erro nenhum aqui. Se houve algum foguetório não é nada estranho acho natural as comemorações e os exageros.

A previsão meteorológica da Epagri/Ciram indica que há uma pequena possibilidade de neve entre a Serra e o Meio-Oeste de SC a partir da tarde desta segunda-feira. Desde o início do dia há uma chuva fraca nestas regiões. Nesta manhã, houve o registro de geada em Urubici. O fenômeno deixou o cenário com tons brancos nas primeiras horas do dia. Diário Catarinense.

Link to comment
Share on other sites

Estação em Água Doce 1.330m, que representa a região mais alta do meio oeste não baixou de 4oC nesta madrugada.

 

Foi ou não foi uma previsão de neve irresponsável?

 

Bonequinho com neve caindo em pop-up em aviso especial no portal do Ciran para alguns pingos de chuva congelada no Morro da Igreja.

 

Foi ou não espalhafatosamente exagerado o destaque do instituto?

 

Imprensa, TV, rádio e portais DESTACANDO o aviso especial do Ciran de hora em hora em alguns casos aqui em Florianópolis, por parte de grupo grande e até com central própria de meteorologia.

 

Foram ou não sensacionalistas????

 

AO EXTREMO[/b]

 

Assino embaixo, sensacionalista e irresponsável ao extremo!

Link to comment
Share on other sites

O Europeu já começa a pegar a forte MP para o final do mês.

Realmente, se vingar, srá o evento do ano. Poderá causar uma forte turbulência no Atlântico. Como já discutimos e aprendemos aqui, são almas gêmeas: fortes Mps e ciclones. Aliás, discutíamos no encontro a falta de ciclones nos últimos anos. Eles é que dão combustível à umidade para dentro da Mp e, ao mesmo tempo, impulsionam o ar frio para o continente.

Aqui um dia de inverno normal. Temp de 11 a 12°C, fechadão. Alguma garoa aqui e ali.

Acredito que a média dô mês já foi puxada para baixo.

Interessante o livro comprado pelo Rodrigo-GO, adquirido junto ao Inmet. Lá constam dados fantásticos, como a mínima absoluta de Bagé em 1974, de -3.8°C.

Também, há alguns erros grosseiros, constatados pelo Rodrigo. O que faz eu duvidar mais ainda dos -4°C em porto Alegre, em 1918.

O certo é que, hoje, ainda há erros de leitura, imagina no tempo em que o cara subia lá de burrico?

 

Não foi em 1918 que tivemos um grande acumulo de neve nas Serras?

Não seria possível -4 em Porto Alegre em um evento de grandes proporções?

É só uma pergunta, pois não sei mesmo a resposta... :unknn:

Link to comment
Share on other sites

Verdade. Florianópolis também está quente. A mídia do eixo Rio/SP exagera muito o frio do sul do Brasil. aliás, que sul do Brasil a mídia relata?

 

Só não esqueça que São Paulo é uma das cidades MAIS frias do sudeste e Florianópolis é uma das MENOS frias do sul. Em 70% da região tu imploraria para voltar para a tua Ribeirão Preto caso tivesse que passar o inverno numa das infinitas casinhas de madeira que há no interior da região.

Link to comment
Share on other sites

O Europeu já começa a pegar a forte MP para o final do mês.

Realmente, se vingar, srá o evento do ano. Poderá causar uma forte turbulência no Atlântico. Como já discutimos e aprendemos aqui, são almas gêmeas: fortes Mps e ciclones. Aliás, discutíamos no encontro a falta de ciclones nos últimos anos. Eles é que dão combustível à umidade para dentro da Mp e, ao mesmo tempo, impulsionam o ar frio para o continente.

Aqui um dia de inverno normal. Temp de 11 a 12°C, fechadão. Alguma garoa aqui e ali.

Acredito que a média dô mês já foi puxada para baixo.

Interessante o livro comprado pelo Rodrigo-GO, adquirido junto ao Inmet. Lá constam dados fantásticos, como a mínima absoluta de Bagé em 1974, de -3.8°C.

Também, há alguns erros grosseiros, constatados pelo Rodrigo. O que faz eu duvidar mais ainda dos -4°C em porto Alegre, em 1918.

O certo é que, hoje, ainda há erros de leitura, imagina no tempo em que o cara subia lá de burrico?

 

Não foi em 1918 que tivemos um grande acumulo de neve nas Serras?

Não seria possível -4 em Porto Alegre em um evento de grandes proporções?

É só uma pergunta, pois não sei mesmo a resposta... :unknn:

 

Acho que não. Razão? A estação estava no topinho baixo do centro de POA, uma região envolta por águas. É, digamos, a pior região de toda a cidade para o registro de mínimas. Se por ventura os -4C são verídicos, fez -8C no Salgado Filho e em todas as áreas afastadas do Guaíba. Até mais nos cerros ao sul da cidade. Impossível....

Link to comment
Share on other sites

Um erro recorrente aqui nesse fórum é comparar maças com bananas. Nesse ponto eu concordo e muito com o PHP. Mafili, pegue as médias de cidades do interior da região sul normais(falo de cidades tradicionais e não muito extremadas quanto ao clima (intervalo de confiança de 95%)) como Passo Fundo, Erechim, Chapecó, Pata Branco, Bagé, Pelotas, Caçador, Ponta Grossa, etc, e compare com cidade normais e tradicionais de São Paulo (nem vou pegar de outros estados do SE) como Bauru, Sãom José dos Campos, Prudentre, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Assis, Marília, Franca, etc. Verás que a comparação São Paulo x Floripa é muito inválida.

Link to comment
Share on other sites

Estação em Água Doce 1.330m, que representa a região mais alta do meio oeste não baixou de 4oC nesta madrugada.

 

Foi ou não foi uma previsão de neve irresponsável?

 

Bonequinho com neve caindo em pop-up em aviso especial no portal do Ciran para alguns pingos de chuva congelada no Morro da Igreja.

 

Foi ou não espalhafatosamente exagerado o destaque do instituto?

 

Imprensa, TV, rádio e portais DESTACANDO o aviso especial do Ciran de hora em hora em alguns casos aqui em Florianópolis, por parte de grupo grande e até com central própria de meteorologia.

 

Foram ou não sensacionalistas????

Foi, realmente. Confesso que torci por que eles estivessem vendo algo que nós não víamos, mas foi irracional, pois não é o primeiro deslize (no gelo?) destes do CIRAM.
Link to comment
Share on other sites

Verdade. Florianópolis também está quente. A mídia do eixo Rio/SP exagera muito o frio do sul do Brasil. aliás, que sul do Brasil a mídia relata?

 

Só não esqueça que São Paulo é uma das cidades MAIS frias do sudeste e Florianópolis é uma das MENOS frias do sul. Em 70% da região tu imploraria para voltar para a tua Ribeirão Preto caso tivesse que passar o inverno numa das infinitas casinhas de madeira que há no interior da região.

 

Frorianópolis como uma das menos frias no sul tudo bem mas são paulo uma das mais frias do sudeste? forçou eim...

Link to comment
Share on other sites

RBS (Leandro Puchalski) continua dando (previsão agora no Jornal do Almoço) chance de chuva congelada pelas próximas horas.

 

Eu acho que esta chance é zero.

Caio,a título de contribuição com minha experiência de observador, esta´muito parecido visualmente com agosto de 1995, e deu chuva congelada naquele período,e não duvido agora.Alguém poderia recuperar as cartas de agosto de 1995???

Link to comment
Share on other sites

Um erro recorrente aqui nesse fórum é comparar maças com bananas. Nesse ponto eu concordo e muito com o PHP. Mafili, pegue...

 

Segundo Hann, entende-se que clima é " O estado médio da atmosfera em um ponto da superfície terrestre"

Evidente que existem outras definições.

 

 

normal do mes de julho para São Paulo 15,8ºC.

normal de mes de julho para Florianópolis 16,3ºC.

 

Conclusão: A cidade de São Paulo tem um estado médio de temperaturas inferior ao estado médio de Florianópolis.

 

Ou. São Paulo é mais fria que Florianópolis.

 

logo: não é comparar maçãs com bananas.

 

Mas surpreendentemente você deu a resposta correta. Quando alguém diz; _ NEVOU MAIS EM SÃO JOAQUIM QUE EM CHICAGO...Eu entendendo perfeitamente o que se quis dizer não sendo necessário pedir para comparar com Aspen.

 

A maior máxima em Uruguayana (salvo alguma atualização) foi 40,8ºC

A maior máxima em Ribeirão Preto 40,2ºC

 

Isso não reflete o estado médio da temperatura. simples assim.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

RBS (Leandro Puchalski) continua dando (previsão agora no Jornal do Almoço) chance de chuva congelada pelas próximas horas.

 

Eu acho que esta chance é zero.

 

Vi e comentei com a minha mãe que só ele deveria ver isso. Pelas sondagens 12z eu acho que até chuva congelada é com chance bem perto de zero, mas ele mencionou até neve...

Link to comment
Share on other sites

Verdade. Florianópolis também está quente. A mídia do eixo Rio/SP exagera muito o frio do sul do Brasil. aliás, que sul do Brasil a mídia relata?

 

Só não esqueça que São Paulo é uma das cidades MAIS frias do sudeste e Florianópolis é uma das MENOS frias do sul. Em 70% da região tu imploraria para voltar para a tua Ribeirão Preto caso tivesse que passar o inverno numa das infinitas casinhas de madeira que há no interior da região.

 

Frorianópolis como uma das menos frias no sul tudo bem mas são paulo uma das mais frias do sudeste? forçou eim...

 

O planalto sudeste de São Paulo (onde está localizada a cidade de São Paulo) é uma das regiões mais frias do sudeste, estando atrás, apenas, das cidades mais altas da mantiqueira. A serra do mar paulistana é mais fria que a serra dos órgãos carioca. Todo o resto da região sudeste é mais quente que a serra do mar paulista.

Link to comment
Share on other sites

Um erro recorrente aqui nesse fórum é comparar maças com bananas. Nesse ponto eu concordo e muito com o PHP. Mafili, pegue...

 

Segundo Hann, entende-se que clima é " O estado médio da atmosfera em um ponto da superfície terrestre"

Evidente que existem outras definições.

 

 

normal do mes de julho para São Paulo 15,8ºC.

normal de mes de julho para Florianópolis 16,3ºC.

 

Conclusão: A cidade de São Paulo tem um estado médio de temperaturas inferior ao estado médio de Florianópolis.

 

Ou. São Paulo é mais fria que Florianópolis.

 

logo: não é comparar maçãs com bananas.

 

Mas surpreendentemente você deu a resposta correta. Quando alguém diz; _ NEVOU MAIS EM SÃO JOAQUIM QUE EM CHICAGO...Eu entendendo perfeitamente o que se quis dizer não sendo necessário pedir para comparar com Aspen.

 

A maior máxima em Uruguayana (salvo alguma atualização) foi 40,8ºC

A maior máxima em Ribeirão Preto 40,2ºC

 

Isso não reflete o estado médio da temperatura. simples assim.

 

Abraços

 

Mafili, vc falou que é comum em São Paulo superstimarem o frio do SUL e, para isso, comparou a média da cidade de São Paulo com a de Florianópolis, dando a entender que o argumento dos paulistas está equivocado. Vc deu a entender que o clima do SUL, na comparação com o de São Paulo, é representado pela capital do estado de SC.

 

Acho que não preciso desenhar para que vc entenda agora.

Link to comment
Share on other sites

 

O planalto sudeste de São Paulo (onde está localizada a cidade de São Paulo) é uma das regiões mais frias do sudeste, estando atrás, apenas, das cidades mais altas da mantiqueira. A serra do mar paulistana é mais fria que a serra dos órgãos carioca. Todo o resto da região sudeste é mais quente que a serra do mar paulista.

 

Você se esqueceu do sul de SP que anda sendo bem comentado nesses ultimos dias (Apiai, itararé, etc) e que são paulo tem um clima muito diferente "do que deveria ser" devido a urbanização, concordo que a região é uma das mais frias mas isso não vale pra a cidade de são paulo.

As cidades altas de sp e mg são muitas elas vão do sul de minas/campo do jordão subindo pra poços/divinolandia até a serra da canastra/cristais paulista, se quiser contar o numero das cidades acima de 900 metros no sudeste eu postei a um tempo atraz aqui: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1428072 deve dar mais de 100.

Acredito que todas acima dos 900 tirando as do norte de minas na divisa com goias são mais frias que são paulo, sem falar de todas as outras com altitude até mesmo inferiores de são paulo que são mais frias devido a menor urbanização ou maior latitude.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Verdade. Florianópolis também está quente. A mídia do eixo Rio/SP exagera muito o frio do sul do Brasil. aliás, que sul do Brasil a mídia relata?

 

Só não esqueça que São Paulo é uma das cidades MAIS frias do sudeste e Florianópolis é uma das MENOS frias do sul. Em 70% da região tu imploraria para voltar para a tua Ribeirão Preto caso tivesse que passar o inverno numa das infinitas casinhas de madeira que há no interior da região.

 

Frorianópolis como uma das menos frias no sul tudo bem mas são paulo uma das mais frias do sudeste? forçou eim...

 

 

São Paulo não é uma das mais frias nem do próprio Estado, o que dizer do Sudeste... Boa parte do interior é mais frio, até o Litoral Sul, se bobear, é mais frio que a Capital. Isso sem falar das regiões de Serra, do Sul do Estado, da Mantiqueira, Altiplano do Sul de Minas, Serras da Bocaina, Serra dos Órgãos... etc...

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Bruno tem toda razão, pois a capital de São Paulo está sim localizada

em uma das regiões mais frias do Sudeste.

Quanto às cidades do norte do Paraná, citadas como mais quentes que

Floripa, há que se observar que estas cidades ficam acima do paralelo

24ºS e muitas delas já em plena zona intertropical (acima de 23º,32S);

mesmo assim, são bem menos quentes que a grande maioria das cidades do interior

paulista.

Já o Sul Paulista é uma exceção inversa à do Norte do Paraná. Paradoxalmente é o

sul (mais especificamente, sudeste) e nordeste do Paraná que fazem divisa com o

Sul de São Paulo, já que o Paraná se afunila à medida em que se vai para o leste,

ficando na forma de um cantil deitado (aliás, muito semelhante ao mapa da Romênia,

daí a semelhança climática, hahahahahahahahah ... só para descontrair :mosking: ).

Sendo assim, o Sul de São Paulo, abaixo do paralelo 24ºS, tem mata de araucária,

clima subtropical úmido, como se fosse um pedaço do Sul do Brasil dentro de São

Paulo (assim como o Norte do Paraná é praticamente um pedaço do Sudeste dentro

da região Sul...tanto que o sotaque do norte paranaense praticamente não se diferencia

daquele falado no interior paulista).

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, vamos analisar com calma.

 

SP, de fato, hoje em dia não é mais tão fria...mas a região da Serra do Mar em SP é disparada uma das mais frias de SP. Basta ver os dados da RMSP. Cidades do Vale do Paraíba são mais quentes, o interior é mais quente, o litoral é mais quente, etc..Não são eventos pontuais que devem caracterizar uma região (fosse assim Rancharia seria uma das mais frias de SP, batendo por vezes até a Mantiqueira!!!) Lembrem-se que as máximas nesta região são comportadíssimas em relação a 60 km mais a oeste, por exemplo!

 

Se o Sipriano colocasse uma estação em VGP seria mais fácil de entender.

 

Tudo depende de uma série de fatores já exaustivamente comentados aqui no BAZ...

 

Eu colocaria sem piedade nenhuma a RMSP entre a terceira e quarta região mais fria do estado, perdendo apenas para a Mantiqueira, Sul de SP (Apiaí e Itararé) e Bocaina. São quantas as regiões de SP?

 

E digo mais: a Mantiqueira se garante muito mais pelo frio por irradiação do que pela advecção. Inúmeras vezes as máximas da RMSP de SP são menores do que CDJ e por vezes as mínimas são parecidas, não sendo justificadas apenas pela diferença de altitude e sim pela facilidade de uma MP avançar sobre a RMSP do que na Mantiqueira! Querem exemplos?: as menores mínimas em CDJ na Vila Inglesa foram de -1,8 e -1,1ºC nos dias 14 e 15 de julho. Quanto chegou na RMSP?? 0ºC! A diferença de altitude é de quantos metros entre as duas regiões? Quanto foi a máxima de SP nestes dias? 20,7ºC e 16,5ºC ao passo que a Vila Inglesa chegou a 17,5 e 17,8ºC!

Link to comment
Share on other sites

Muitas mensagens no BAZ. Meu computador foi atacado por uma cacetada de virus e estou usando outro. Pelo menos garanti os registros do final de semana aqui em casa!!

 

Apesar do frio intenso e das máximas muito baixas (ontem variou de 0,1 a 5,7 em Ausentes) toda a questão que a midia levantou sobre a neve me parece exagero. Pelas projecoes do frio em altura, era evidente que, se houvesse nevem seria muito esporádica e isolada. Bem como ocorreu no MI na semana passada.

 

Por aqui mais um dia frio, mas nada excepcional. Ontem variei de 7,3 a 14,4. Hoje a minima ficou em modestos 10,7. Agora faz 14,7 e já tive 15,7. Mas quase sempre nublado e com os interiores gelados.

 

Rezem para que os virus não tenham detonado meu registros de temperatura. Faz quase um mês que não salvo o material num pen-drive. Tenho que me acostumar a fazer isso com mais frequência.

Link to comment
Share on other sites

INMET dando 34,8º C para Urussanga, totalmente fora da casinha!

 

14,5º de máxima para Torres-RS, ai está mais correto, porque tô sentindo na pele!

 

E muita água cai! Esfria mais, por favor meu Deus, ai teremos guerra! (de neve, né pessoal, que esteja bem claro, por favor!)

Link to comment
Share on other sites

Mafili, vc falou que é comum em São Paulo superstimarem o frio do SUL e, para isso, comparou a média da cidade de São Paulo com a de Florianópolis, dando a entender que o argumento dos paulistas está equivocado. Vc deu a entender que o clima do SUL, na comparação com o de São Paulo, é representado pela capital do estado de SC.

Acho que não preciso desenhar para que vc entenda agora.

 

Eu te entendo. vou tentar melhorar...

 

Existe uma ESTÉTICA DO FRIO e a cobertura de mídia do eixo Rio/São Paulo é um festival clichês. A massa de ar frio sempre vem da Argentina como se o frio fosse um preconceito viajando para trazer as desgraças. O tom "europeu" das paisagens citado com frequência apenas para mostrar que essa bela região do Brasil foi em parte colonizada por europeus . As imagens que ilustram as reportagens raramente fogem da eterna repetição (exceto o Ricado 03/05).

 

Eu acompanho em todos os locais onde há os debate que em São Joaquim tem geadas em dezembro.

 

Isso significa que o frio no Brasil não é uma mera curiosidade meteorológica sabendo que a região efetivamente fria do Brasil se dedica em partes a uma agricultura diferenciada.

 

Quando a expressão "temperaturas negativas' aparece nos noticiários..meu telefone toca e alguém quer saber onde vai nevar???

 

E se você observar a expressão facial do âncora e/ou da mocinha do tempo notará um ar de espanto misturado com surpresa.

 

É o mesmo espanto observado quando eu digo Maringá está na mesma latitude da cidade de São Paulo ou São Paulo é mais fria que Florianópolis ou Curitiba é mais fria que Porto Alegre.

 

Abraços

 

PS: Continuo odiando o frio....por razões pessoais. Apenas isso, alguns gostam de calor (eu estou nessa turma)

Link to comment
Share on other sites

E se você observar a expressão facial do âncora e/ou da mocinha do tempo notará um ar de espanto misturado com surpresa.

 

É o mesmo espanto observado quando eu digo Maringá está na mesma latitude da cidade de São Paulo ou São Paulo é mais fria que Florianópolis ou Curitiba é mais fria que Porto Alegre.

...

 

Vejo o espanto dos âncoras nos telejornais, e também de muitos outros quando cito estes mesmos exemplos. O engraçado é que alguns ainda teimam em dizer que não, Porto Alegre é mais fria, pois está mais ao sul... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O Morro da Igreja está abaixo de 3oC desde as 17h00 do dia 15/07.

 

Por isso o visito várias vezes ao ano, em uma espécie de peregrinação!!! :good2:

 

Mioto.

 

E em altura, há frio suficiente para a neve?

 

Mais de 15 horas com chuva e máxima de 3C.

 

Entre 2000m e 2500m deve ter negativa, e pelas sondagens 12z de SM e PoA, acima disso também deve ser mais negativo ainda.

 

Como não tenho acesso a sondagens de Fpolis e somos deficientes de sondagens... fico aqui no 'deve'...

 

O mais interessante é que pelo ukmet (que eu não tinha olhado antes de criticar o pessoal que previa alguma chance de neve nas próximas horas), teria algo em torno de 4C até as primeiras horas de 19/07 de 850hpa; para cima negativo. E se o PHP falou em chuva congelada com 5C, agora volto a acreditar em alguma chance de precipitação invernal (pelo ukmet...) nos pontos altos do planalto sul SC (1700m/1800m).

 

O BAZ deveria ter contato no Morro da Igreja...

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

 

Aquele agosto de 2010 foi demais! Lembro que neste momento, dia 4 de agosto, estava rumo ao Morro da Igreja...

 

Agora está 14ºC aqui na zona sul e 10ºC na serra.

 

O problema é que amanhã até o final do dia as instabilidades devem dar lugar ao tempo seco

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

 

Arrisco que por uns 3C não tivemos boa neve acima de 1500m/1600m.

 

p.s. me chamou atenção uma imagem (abaixo).

 

01.jpg.3b53c677b5536574afcaaadcf565e33d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

 

Arrisco que por uns 3C não tivemos boa neve acima de 1500m/1600m.

 

p.s. me chamou atenção uma imagem (abaixo).

 

[attachment=0]01.jpg[/attachment]

 

QUASE certeza que esse sensor de Urubici está com uma proteção ruim...

Link to comment
Share on other sites

E se você observar a expressão facial do âncora e/ou da mocinha do tempo notará um ar de espanto misturado com surpresa.

 

É o mesmo espanto observado quando eu digo Maringá está na mesma latitude da cidade de São Paulo ou São Paulo é mais fria que Florianópolis ou Curitiba é mais fria que Porto Alegre.

...

 

Vejo o espanto dos âncoras nos telejornais, e também de muitos outros quando cito estes mesmos exemplos. O engraçado é que alguns ainda teimam em dizer que não, Porto Alegre é mais fria, pois está mais ao sul... :rofl:

 

Aqui em Porto Alegre o dia se manteve frio hoje, sem exageros, mas com os ambientes ainda gelados. Amanhã deve secar,com a entrada de ar frio moderado.

Olhem, amigos, não é porque eu sou de Porto Alegre, mas tenho primos que moram a vida inteira em Curitiba, já estive lá diversas vezes no inverno, meu irmão agora mora lá. Seguinte: é indiscutível, que quando uma forte massa de ar polar atua no Paraná, Curitiba consegue ter mínimas muito baixas, negativando muitas vezes e colocando Porto Alegre no bolso! No entanto... meus primos e outros amigos que moram lá concordam (e eu também) que Porto Alegre de um modo geral é muito mais fria no inverno. O frio lá é pela manhã e noite normalmente. Durante o dia, o frio se mantém mais em Porto Alegre de um modo geral (claro, tem excessões de alguns dias). Tem este mito de Curitiba ser a "capital mais fria do Brasil", até por causa da altitude, etc. No entanto, de um modo geral, Porto Alegre no inverno é mais fria sim! Na média anual, claro que Curitiba é mais fria, obviamente, pois não faz o calor insuportável que faz em Porto Alegre, o que deixa a média anual mais baixa. Mudando de assunto e sem querer criar polêmicas (hehehe), os modelos estão convergindo para um bom frio ainda no final do mês. Acho que teremos muitas surpresas e nosso mês de julho fechará gelado este ano. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

Voltando ao papo furado....

 

Mafili, Vc percebe que a altitude não tem sido o ponto determinante no estado de SP...vide Cananeia no litoral..com maximas semelhantes a Campos do Jordão 1700 metros acima.......Claro que o litoral sempre teve max espetaculares em estações de transição, mas em eventos de frio tambem? É um ponto interessante a ser estudado.

Link to comment
Share on other sites

Frost, o fato é: São Paulo é uma das cidades mais frias do SE e Floripa uma das menos frias do sul.
Diria, o planalto sudeste de SP, onde fica São Paulo, é a segunda região mais fria do Sudeste (a primeira é a mantiqueira) e o litoral de SC e PR, onde fica Florianópolis, é a segunda região mais quente do Sul (a primeira é o norte do PR).
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre o dia se manteve frio hoje, sem exageros, mas com os ambientes ainda gelados. Amanhã deve secar,com a entrada de ar frio moderado.

Olhem, amigos, não é porque eu sou de Porto Alegre, mas tenho primos que moram a vida inteira em Curitiba, já estive lá diversas vezes no inverno, meu irmão agora mora lá. Seguinte: é indiscutível, que quando uma forte massa de ar polar atua no Paraná, Curitiba consegue ter mínimas muito baixas, negativando muitas vezes e colocando Porto Alegre no bolso! No entanto... meus primos e outros amigos que moram lá concordam (e eu também) que Porto Alegre de um modo geral é muito mais fria no inverno. O frio lá é pela manhã e noite normalmente. Durante o dia, o frio se mantém mais em Porto Alegre de um modo geral (claro, tem excessões de alguns dias). Tem este mito de Curitiba ser a "capital mais fria do Brasil", até por causa da altitude, etc. No entanto, de um modo geral, Porto Alegre no inverno é mais fria sim! Na média anual, claro que Curitiba é mais fria, obviamente, pois não faz o calor insuportável que faz em Porto Alegre, o que deixa a média anual mais baixa. Mudando de assunto e sem querer criar polêmicas (hehehe), os modelos estão convergindo para um bom frio ainda no final do mês. Acho que teremos muitas surpresas e nosso mês de julho fechará gelado este ano. Abraços!

 

Curitiba sofreu um aquecimento acentuado nas últimas décadas e não quero adentrar ao mérito das causas.

Pelas normais de 1931-60 e 1961-90, na média anual Curitiba era 2,5ºC mais fria que Porto Alegre, sendo que

essa diferença se acentuava no verão (4ºC a menos em Curitiba), e diminuía no inverno

(Curitiba era 1º mais fria). Quando as MPs atingem o PR com forte intensidade Curitiba quase sempre registrará

mínimas muito menores do que POA, e máximas discretamente menores ou similares, não dá para negar isso.

Mas quando começa o ar polar começa a perder força, é muito comum, principalmente de agosto para frente,

POA voltar a ter máximas na casa dos 20ºC e Curitiba ficar alguns dias com garoa, chuviscos e máximas abaixo

de 15ºC. Não concordo que seja um mito a assertiva de que Curitiba é a capital mais fria do País, no que se refere

a registros; nas últimas normais Curitiba teve médias mais baixas em todos os meses; creio que na próxima

normal, se o clima até 2020 continuar a ter um comportamento parecido com o dos últimos 12 anos, os meses

de inverno em POA terão, pela primeira vez, uma média menor do que em Curitiba, embora na média anual

Curitiba continuará ser a que registra a mais baixa do País, dentre as capitais.

Quanto a sensação térmica, aí sim, pode ser em que POA no inverno, a sensação de frio seja mais contínua e

constante, até porquê são cinco graus de latitude de diferença, e, na minha opinião, LATITUDE É TUDO!

Tanto que eu não trocaria o clima de POA pelo de Campos do Jordão, por exemplo, pois apesar de mais quente,

a dinâmica em POA é muito mais variada e interessante do que em uma cidade a 22ºS de latitude, ainda

que a 1600m de altitude.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre o dia se manteve frio hoje, sem exageros, mas com os ambientes ainda gelados. Amanhã deve secar,com a entrada de ar frio moderado.

Olhem, amigos, não é porque eu sou de Porto Alegre, mas tenho primos que moram a vida inteira em Curitiba, já estive lá diversas vezes no inverno, meu irmão agora mora lá. Seguinte: é indiscutível, que quando uma forte massa de ar polar atua no Paraná, Curitiba consegue ter mínimas muito baixas, negativando muitas vezes e colocando Porto Alegre no bolso! No entanto... meus primos e outros amigos que moram lá concordam (e eu também) que Porto Alegre de um modo geral é muito mais fria no inverno. O frio lá é pela manhã e noite normalmente. Durante o dia, o frio se mantém mais em Porto Alegre de um modo geral (claro, tem excessões de alguns dias). Tem este mito de Curitiba ser a "capital mais fria do Brasil", até por causa da altitude, etc. No entanto, de um modo geral, Porto Alegre no inverno é mais fria sim! Na média anual, claro que Curitiba é mais fria, obviamente, pois não faz o calor insuportável que faz em Porto Alegre, o que deixa a média anual mais baixa. Mudando de assunto e sem querer criar polêmicas (hehehe), os modelos estão convergindo para um bom frio ainda no final do mês. Acho que teremos muitas surpresas e nosso mês de julho fechará gelado este ano. Abraços!

 

Na verdade curitiba é nas medias mais fria que POA o ano todo, sua comparação é a que se usa normalmente pra explicar que SÃO PAULO é mais quente que POA no inverno apesar de sua media anual ser menor (isso vem mudando mas enfim...) POA é mais "extremada"

Link to comment
Share on other sites

Frost, o fato é: São Paulo é uma das cidades mais frias do SE e Floripa uma das menos frias do sul.
Diria, o planalto sudeste de SP, onde fica São Paulo, é a segunda região mais fria do Sudeste (a primeira é a mantiqueira) e o litoral de SC e PR, onde fica Florianópolis, é a segunda região mais quente do Sul (a primeira é o norte do PR).

Bem colocado Rodrigo, assim como a região de Lajeado é a mais quente do inverno gaúcho...S Maria um pouco mais continental é muito mais fria. :good:

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

 

Arrisco que por uns 3C não tivemos boa neve acima de 1500m/1600m.

 

p.s. me chamou atenção uma imagem (abaixo).

 

[attachment=0]01.jpg[/attachment]

 

QUASE certeza que esse sensor de Urubici está com uma proteção ruim...

 

Será que tão forçando...? :laugh:

 

p.s. pessoal é brincadeira, não conheço essa estação pessoalmente, mas em teoria o centro de Urubici não deveria ficar tão próximo com Urupema e São Joaquim. Mesmo que já estamos com umas 48hs de temp. sub 3C no M.I. e sub 7,5C em São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Deixando o papo furado de fora que vira e mexe vem à tona neste tópico..

 

O cenário de hoje me lembra um pouco daquele agosto 2010, muita chuva, frio, cavado no sul. Mas naquela ocasião tínhamos chuva com temperatura de 8 graus de tarde, hoje está com 13. O bloqueio naquela ocasião estava do Paraná pra cima..e isso ajudou muito. Ta faltando frio!

 

Sobre o lance do Ciram, eu nao vi o pop-up porque o meu firefox bloqueou e não percebi, realmente foi viagem dos caras.

 

Ainda bem que não temos bloqueio, se não eu nem ia ver uma gota de chuva como hoje eu vi.

 

:good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

15°C de média no mês mais frio, são para as regiões do planalto a 700 metros de altitude(onde fica o mirante por exemplo) e com influência urbana, as regiões de 800 a 900 metros de altitude tem média no mesmo mês em torno de 13°C, e há a influência urbana, lógico, tanto que a estação de São Lourenço da Serra a uma altitude similar a marginal do tietê, teve médias em junho do ano passado de minima 6,3°C e máxima 20,0°C, enquanto o Campo de marte(que é baixada), que eu não sei com certeza, deve ter tido média minima de 11°C, já que o mirante(topo) teve média minima na casa dos 12°C.

Link to comment
Share on other sites

Sondagem de POA 12Z permite poucas conclusões.

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1028.0      3   11.2   11.2    100   8.19    340      1  282.1  304.7  283.5
1000.0    239   10.6    8.9     89   7.20    115      7  283.8  303.9  285.0
 925.0    886    7.8    3.3     73   5.27     80      8  287.3  302.4  288.2
 850.0   1579    3.4    0.5     81   4.69    120      5  289.7  303.4  290.5
 700.0   3131   -3.9   -6.5     82   3.37    355      6  298.1  308.5  298.7
 500.0   5710  -20.9  -23.5     80   1.16     10     20  307.5  311.4  307.7

 

Quase -4oC em 700mb é muito frio. Pela sondagem de ontem e pela de hoje percebe-se que os pontos mais altos ficaram no limite de uma boa nevada, algo como 1oC/1,5oC faltou para um evento bonito.

 

O frio de Santa Maria 12Z já seria suficiente:

 

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1018.0     85   10.0    7.6     85   6.47    150      2  281.7  299.7  282.8
1000.0    236    8.8    7.6     92   6.59    125     11  281.9  300.2  283.1
 970.0    487    7.3    6.7     96   6.39    125     12  282.9  300.8  284.0
 956.0    607    6.6    6.3     98   6.30    105     11  283.4  301.0  284.4
 929.0    843    6.1    4.2     88   5.60     65     10  285.2  301.1  286.1
 925.0    878    6.0    3.9     86   5.50     65     12  285.4  301.1  286.4
 902.0   1084    5.4    2.1     79   4.95     70     16  286.9  301.1  287.7
 896.0   1139    5.2    1.6     78   4.82     75     17  287.2  301.1  288.1
 875.0   1333    6.0    0.0     65   4.39     95     22  290.0  302.9  290.8
 855.0   1522    4.9   -2.7     58   3.68    110     19  290.8  301.7  291.4
 850.0   1570    4.6   -3.4     56   3.52    115     19  290.9  301.4  291.6
 849.0   1580    4.4   -3.6     56   3.47    115     19  290.8  301.2  291.4
 819.0   1868    2.0   -3.9     65   3.53    130     14  291.3  301.9  292.0
 757.0   2500   -3.1   -4.4     91   3.66    125     13  292.4  303.3  293.0
 746.0   2617   -4.1   -4.5     97   3.69    129     13  292.6  303.6  293.2
 730.0   2788   -4.7   -5.6     94   3.48    135     12  293.7  304.2  294.3
 700.0   3118   -5.9   -7.6     88   3.10    100      5  295.9  305.4  296.5
 699.0   3129   -5.9   -7.7     87   3.08    100      5  296.0  305.5  296.6
 677.0   3380   -6.3   -9.5     78   2.76     92      9  298.3  306.9  298.8
 671.0   3448   -6.7   -9.9     78   2.71     90     10  298.6  307.0  299.1

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.