Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Atualizando:

 

- Baixa pressão afetando todos os estados do sul a caminho do mar, trazendo novo bolsão frio a partir de quarta.

 

- Próximas 24h serão interessantes e perigosas. Baixa fechada em altura saindo em direção ao mar, mas podendo causar tempo severo com estragos entre o norte de SC e o PR.

 

- Quarta ainda gelada pela cobertura de nuvens e mínimas baixas no centro-sul na quinta, sexta e sábado. A Mantiqueira deve ter a sua mínima do ano neste período.

 

- Modelos globais variando e divergindo rodada após rodada para os próximos pulsos.

 

- Europeu e GFS que já colocaram boas incursões voltaram atrás e mostram cenário pouco favorável a grandes erupções.

 

- Modelo Global consistente por algo forte em seqüência, com erupções de ar frio entrando no cone-sul dia 26 e 29.

 

- Cenário apresentado pelo Global ganha um pouco de respeito pois além do modelo estar se saindo muito bem, o GFS já apontou essas mesmas datas-chave por algumas rodadas. E o americano tem costumado voltar atrás depois de abandonar.

 

- NOAA confirma divergência, que agora é mais pronunciada ainda já em curto prazo.

 

CYCLE-TO-CYCLE CONTINUITY REMAINS POOR AS MODELS CONTINUE TO MAKE TIMING/ AMPLITUDE CORRECTIONS TO SHORT WAVE PERTURBATIONS POPULATING THE DOMAIN. THIS RESULTS IN HIGH VARIABILITY AMONG THE GLOBAL MODELS AND ENSEMBLE MEMBERS DURING THE MEDIUM RANGE PERIOD...LEADING TO A LOW CONFIDENCE FORECAST BEYOND 72/84 HRS

 

- Pouca confiabilidade acima de 72/84h é muito pouco. Cenário completamente aberto.

 

- A minha expectativa é pelo retorno das excelentes rodadas do GFS respaldando o frio consistente apresentado rodada após rodada do Global.

 

- Ao contrário da Climatempo, julho ficou frio depois de um início quente, caminha bem e pode ficar ainda melhor.

Link to comment
Share on other sites

Frost, o fato é: São Paulo é uma das cidades mais frias do SE e Floripa uma das menos frias do sul.
Diria, o planalto sudeste de SP, onde fica São Paulo, é a segunda região mais fria do Sudeste (a primeira é a mantiqueira) e o litoral de SC e PR, onde fica Florianópolis, é a segunda região mais quente do Sul (a primeira é o norte do PR).

 

1) Serra da Mantiqueira

2) Serras no Sul do Estado

3) Serra da Bocaina

4) Serra do Mar

5) Região de Sorocaba/Ibiúna/Piedade

6) Cidades da Região Metropolitana (Barueri, Santana de Parnaíba, Mairiporã...etc...)

7) Litoral Sul (Cananéia)

8) São Paulo

9) Norte do Estado

10) Litoral

 

Tenho minhas dúvidas se São Paulo fica mesmo atrás do Litoral Sul, se bobear fica...

Link to comment
Share on other sites

Uma pessoa me passou esta imagem e não acreditei:

 

539593_10151178209479305_246856293_n.jpg

 

Fui conferir e no Facebook da Climatempo há diferentes versões para a imagem, conforme a Capital do Sul e do Sudeste do Brasil. Com todo o respeito, isso é brincar de fazer Meteorologia. Qual a seriedade e cientificidade disso ? Não posso crer que os meteorologistas de lá concordem com isso, aliás duvido. Dever ser algo da área de MKT, que ainda pede pra compartilhar e 300 gaiatos atendem.

 

Se um dia eu fizer isso na MetSul, por favor, me internem.

 

Alexandre

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aguardem...farei uma inesperada viagem amanhã. Vou preparar meus melhores

casacos e usar corrente nos pneus, além de anticongelante no carro para temperaturas de zero kelvin. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Soledade te aguarda de braços abertos.

 

Terei fotos para mostrar as SUPER baixadas de 10000m de desnível e os topinhos altos e topinhos baixos com ventos de 1000km/h :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aguardem...farei uma inesperada viagem amanhã. Vou preparar meus melhores

casacos e usar corrente nos pneus, além de anticongelante no carro para temperaturas de zero kelvin. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Soledade te aguarda de braços abertos.

Meu.... Não esquece de levar um lança chamas e gordura de foca pra comer e usar de combustível, se alguma avalanche te pegar no caminho!

Link to comment
Share on other sites

Eu sou do time do Michel. Latitude é tudo para mim, ainda mais quando aliada com um pouco de altitude. Gosto do dinamismo climático proporcionado pelas latitudes mais altas. Meu ideal é algo ao redor do paralelo 37/38. Nesses locais a atmosfera cruza sobre as nossas cabeças e o dia de amanhã é literalmente, sempre, um novo dia!

Link to comment
Share on other sites

Aguardem...farei uma inesperada viagem amanhã. Vou preparar meus melhores

casacos e usar corrente nos pneus, além de anticongelante no carro para temperaturas de zero kelvin. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Soledade te aguarda de braços abertos.

 

Terei fotos para mostrar as SUPER baixadas de 10000m de desnível e os topinhos altos e topinhos baixos com ventos de 1000km/h :laugh:

 

 

Sensacional! Espero que o seu carro tenha tração 4x4 pra encarar o gelo e a neve!

 

Quando eu for conhecer Soledade vou com uma dessas!

 

arctic-trucks-hilux-red.jpg

 

top-gear-polar-special-toyota-hilux-13.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu sou do time do Michel. Latitude é tudo para mim, ainda mais quando aliada com um pouco de altitude. Gosto do dinamismo climático proporcionado pelas latitudes mais altas. Meu ideal é algo ao redor do paralelo 37/38. Nesses locais a atmosfera cruza sobre as nossas cabeças e o dia de amanhã é literalmente, sempre, um novo dia!

 

Eu apenas trocaria uma temperatura media anual baixa com amplitude baixa por uma mais alta com amplitue alta se houvesse neve todos os anos ou grande possibilidade todos os anos... POA não tem isso e os extremos acabam apenas servindo de desconforto...(IMHO)

Link to comment
Share on other sites

Frost, Porto Alegre está longe de ser o meu ideal. Aqui no Brasil, na minha opinião, o melhor clima é das baixadas de Pinheiro Machado, mas não é o meu ideal. Dentre as capitais, prefiro o dinamismo extremado daqui ao conforto mais constante de Ctba.

 

Eu gostaria de ter o clima de ctba aqui... mas tambem o fato de termos a mantiqueira perto alivia o psicologico como uma fuga do calor :laugh:

Apesar de tudo aqui no sudeste tambem tem emoção pois tambem existe possibilidade de neve na mantiqueira, apesar de ser praticamente a titulo de curiosidade pois os pontos altos são de dificil acesso... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre, às vezes, é um verdadeiro saco no verão e até no inverno. Há calores no miolo do inverno que deixa qualquer amante do frio indignado.

No verão, torra, durante alguns dias.

Mas, também prefiro Porto Alegre a Curitiba. Há mais oscilações mutantes. Há picos e notamos na carne. Não é uma mesmice.

hoje, foi uma mesmice: iniciou e terminou quase na mesma.Pouca variação de 11 a 15°C.

Não fazendo calor, tá bom.

Quanto aos -4°C. Certamente não ocorreu. Algum bebum foi lá medir e trocou -0,4 por -4. Mesmo que POA fosse quase uma área rural, onde ficava a estação era urbano.

fosse o termômetro no atual local do Jardim Botânico e teríamos, então, -7 ou -8. Pois, onde moro, a temperatura varia em até -3°C. No centro se estiver 5 aqui dá 2.

Temos que ser verdadeiros: Porto Alegre para negativar, o RS tem que estar quase todo abaixo de zero.

Link to comment
Share on other sites

Frost, o fato é: São Paulo é uma das cidades mais frias do SE e Floripa uma das menos frias do sul.
Diria, o planalto sudeste de SP, onde fica São Paulo, é a segunda região mais fria do Sudeste (a primeira é a mantiqueira) e o litoral de SC e PR, onde fica Florianópolis, é a segunda região mais quente do Sul (a primeira é o norte do PR).

 

1) Serra da Mantiqueira

2) Serras no Sul do Estado

3) Serra da Bocaina

4) Serra do Mar

5) Região de Sorocaba/Ibiúna/Piedade

6) Cidades da Região Metropolitana (Barueri, Santana de Parnaíba, Mairiporã...etc...)

7) Litoral Sul (Cananéia)

8) São Paulo

9) Norte do Estado

10) Litoral

 

Tenho minhas dúvidas se São Paulo fica mesmo atrás do Litoral Sul, se bobear fica...

 

 

As regiões que você citou que são mais frias que SP-Capital dentro do estado, territorialmente (em área) falando são pequenas perto da imensidão mais quente ...veja por este link do ciagro, uns 80% a 90% do estado (em àrea) são mais quentes que a Capital, tudo bem que é um mapa bem antigo, mas foi o que achei

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/clima/Cartas%20Climaticas/Mapa_019.jpg

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

 

As regiões que você citou que são mais frias que SP-Capital dentro do estado, territorialmente (em área) falando são pequenas perto da imensidão mais quente ...veja por este link do ciagro, uns 80% a 90% do estado (em àrea) são mais quentes que a Capital, tudo bem que é um mapa bem antigo, mas foi o que achei

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/clima/Cartas%20Climaticas/Mapa_019.jpg

 

Abs

 

Eu estou bem no limite norte, daquela faixa azul escuro a sudoeste de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Aguardem...farei uma inesperada viagem amanhã. Vou preparar meus melhores

casacos e usar corrente nos pneus, além de anticongelante no carro para temperaturas de zero kelvin. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Soledade te aguarda de braços abertos.

Sempre recebemos bem as visitas hehehe, ou tentamos :laugh: :good:

De repente com esta baixa se aprofundando vc vai pegar o vento minuano ou o pampeiro aqui na Serra do Botucaraí... :good: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Uma pessoa me passou esta imagem e não acreditei:

 

539593_10151178209479305_246856293_n.jpg

 

Fui conferir e no Facebook da Climatempo há diferentes versões para a imagem, conforme a Capital do Sul e do Sudeste do Brasil. Com todo o respeito, isso é brincar de fazer Meteorologia. Qual a seriedade e cientificidade disso ? Não posso crer que os meteorologistas de lá concordem com isso, aliás duvido. Dever ser algo da área de MKT, que ainda pede pra compartilhar e 300 gaiatos atendem.

 

Se um dia eu fizer isso na MetSul, por favor, me internem.

 

Alexandre

Opa achei que era o belo Horizonte" de Palmas PR... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Renan, 1 minuto exposto ao vento na rodoviária de Soledade é capaz de causar queimaduras irreparáveis a pele. Todo cuidado é pouco!

Ah estava esquecendo, a Rodoviária é meu cartão de visitas pra quem chega aqui, o Shima foi o primeiro a ser apresentado a ela, só não consegui levá-lo pra Cerca Velha, lá é pior ainda... :rofl: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Renan, 1 minuto exposto ao vento na rodoviária de Soledade é capaz de causar queimaduras irreparáveis a pele. Todo cuidado é pouco!

 

AQUI É ANTICONGELANTE, LÁ É PEDRAS NOS BOLSOS, SE NÃO O VENTO LEVA!!! MUITO CREMA PARA IMPERMEABILIZAR A PELE!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

LEVE O MAPA E O PH, SE NÃO IRÁ PARAR NA BAIXADA DA PURURUCA E AÍ O CONGELAMENTO SERÁ FATAL!!!! :cray: :cray: :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Ah galera, sinto muito desapontar vocês, pois eu também fiquei desapontado. Soledade é mais

longe do que eu imaginava ! Fica há 230km de Nova Petrópolis ! Ir lá para ficar apenas 1 dia não vale a pena.

Vou deixar Soledade para a próxima, infelizmente. É claro que também fiquei com medo do frio, pois se

aqui na "serra gringa" já está gelado, imagina por lá ! :mosking:

 

Amanhã vou à Bento Gonçalves degustar algum delicioso vinho no vale dos vinhedos !

Link to comment
Share on other sites

Quinta-feira bem cedinho o Renan poderá pegar uma bela mínima com geadão pelas baixadas. Fato.

 

Boa notícia, Caio. Será que dá para ver uma geada aqui em Nova Petrópolis, nas baixadas desta cidade que fica há pouco menos de 600m

de altitude ?

Aqui tu ia ver geada te garanto.Em linha reta é perto hehehe, de Bento uns 100km, aí N Petrópolis 150, mas por rodovia é claro faz voltas...

Link to comment
Share on other sites

Ah galera, sinto muito desapontar vocês, pois eu também fiquei desapontado. Soledade é mais

longe do que eu imaginava ! Fica há 230km de Nova Petrópolis ! Ir lá para ficar apenas 1 dia não vale a pena.

Vou deixar Soledade para a próxima, infelizmente. É claro que também fiquei com medo do frio, pois se

aqui na "serra gringa" já está gelado, imagina por lá ! :mosking:

 

Amanhã vou à Bento Gonçalves degustar algum delicioso vinho no vale dos vinhedos !

Encarangou!
Link to comment
Share on other sites

E parece que vou levar uma parte do frio daqui para Minas Gerais quando eu voltar pra lá na quinta. O GFS

prevê temperaturas baixas em boa parte do estado na quinta e sexta próximos. ATÉ MESMO BELO HORIZONTE

DEVERÁ TER UM FRIO DE RESPEITO NA SEXTA.

 

Para Juiz de Fora, as projeções atuais indicam mínima entre 4/6 graus na sexta. Ótimo valor !

Link to comment
Share on other sites

E parece que vou levar uma parte do frio daqui para Minas Gerais quando eu voltar pra lá na quinta. O GFS

prevê temperaturas baixas em boa parte do estado na quinta e sexta próximos. ATÉ MESMO BELO HORIZONTE

DEVERÁ TER UM FRIO DE RESPEITO NA SEXTA.

 

Para Juiz de Fora, as projeções atuais indicam mínima entre 4/6 graus na sexta. Ótimo valor !

 

Que Deus nosso pai te ouça.

Link to comment
Share on other sites

Diria, o planalto sudeste de SP, onde fica São Paulo, é a segunda região mais fria do Sudeste (a primeira é a mantiqueira) e o litoral de SC e PR, onde fica Florianópolis, é a segunda região mais quente do Sul (a primeira é o norte do PR).

 

1) Serra da Mantiqueira

2) Serras no Sul do Estado

3) Serra da Bocaina

4) Serra do Mar

5) Região de Sorocaba/Ibiúna/Piedade

6) Cidades da Região Metropolitana (Barueri, Santana de Parnaíba, Mairiporã...etc...)

7) Litoral Sul (Cananéia)

8) São Paulo

9) Norte do Estado

10) Litoral

 

Tenho minhas dúvidas se São Paulo fica mesmo atrás do Litoral Sul, se bobear fica...

 

 

As regiões que você citou que são mais frias que SP-Capital dentro do estado, territorialmente (em área) falando são pequenas perto da imensidão mais quente ...veja por este link do ciagro, uns 80% a 90% do estado (em àrea) são mais quentes que a Capital, tudo bem que é um mapa bem antigo, mas foi o que achei

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/clima/Cartas%20Climaticas/Mapa_019.jpg

 

Abs

 

 

O mapa generaliza a região metropolitana. São Paulo é MUITO mais quente que a região metropolitana...

Link to comment
Share on other sites

A friagem está moderada no norte e com tudo no MT.

 

Cuiabá no momento registra apenas 11ºC, com céu limpo. :clapping:

 

Em Rio Branco, tinhamos céu limpo até a hora que fui dormir, e hoje acordei e me deparei com céu cheio de nuvens, e a mínima acabou sendo detonada :diablo: . Temos 14ºC no aeroporto e 13.4ºC no Inmet.

 

Em Vilhena-RO a mínima foi de 11,9ºC

 

Em Porto Velho-RO 15,4ºC

 

Epitaciolandia-AC 12,1ºC

 

Boca do Acre-AM 14,2ºC

 

Marabá-PA 18,9ºC

 

Santana do Araguaia-PA 16,8ºC :clapping:

 

Friozinho até no sudeste do Pará...

 

O wunderground está prevendo mínima de 10 graus em Rio Branco amanhã, quando o dia deverá ser ensolarado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.