Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

 

Paralelo 24,5S já em plena zona subtropical com araucária, altitude em torno de 1000m

e baixa urbanização...imagine Curitiba 100m mais alta e com 30.000 habitantes! Estaria

uns 7ºC agora! :pleasantry:

 

A araucária também é nativa da RMSP, que da cantareira pro sul está toda localizada ao sul do trópico e nem por isso o inverno aqui é igual ao da Sibéria(aliás a araucária brasileira morre a temperaturas inferiores aos -15~-20°C, a araucária araucana já suporta temperaturas menores)...

 

Ilha de calor costuma afetar muito mais as minimas do que as máximas, por que por uma série de fatores que isso induz(desequilíbrio entre calor latente e específico, geração de energia das atividades humanas e alteração do albedo da superficie), os resfriamento norturno por perda de radiação é afetado em áreas urbanas, isso fica claro em imagens de infravermelho de satélites:

 

Todo corpo sólido com temperatura acima de 0°K emite radiação infravermelha e com um sensor é possível captar essa radiação e medir sua intensidade, por isso fica vísivel a temperatura da superficie terrestre no canal infravermelho, que no goes do CPTEC/INPE, tem uma escala monocromática, ou seja quanto mais claro mais frio e quanto mais quente mais escuro, faça o teste de pegar uma imagem do canal infravermelho de noite e outra de dia e compare as temperaturas, você irá notar que a superficie urbana( temperatura da superficie é diferente de temperatura do ar), aquece mais durante o dia, ou seja emissão maior de radiação infravermelha, consequente cor mais escura na imagem do satélite, mas durante a noite, mesmo com a superficie armazenando mais calor que o entorno, a emissão de radiação infravermelha fica quase ao nível do entorno e com o calor armazenado esfria menos..

 

Dia

S11219742_201207131500.jpg

 

Noite

S11219742_201207150000.jpg

 

Essa é uma regrinha muito mais perceptivel em dias secos e de céu aberto, pois a úmidade e a cobertura de nuvens, afetam o fator mais crucial para essa diferença, que é o resfriamento por perda de radiação...

Link to comment
Share on other sites

Agora conseguimos ver a irresponsabilidade de uma previsão com pouco cuidado e precaução aliada a mídia absolutamente sensacionalista.

 

Rádios não param de dar no noticiário quase de hora em hora chamando a chance de neve.

 

Manchetes dos jornais da TV agora noite já falam em neve.

 

Absurda união de irresponsáveis e sensacionalistas.

 

Mas por que irresponsável? Há chances reais ué, se eu fosse jornalista também divulgaria e ainda daria destaque para isso. As pessoas comum não estão muito interessadas se há divergências entre modelos, cabe isso aos profissionais repassar as chances, podemos ter chuva congelada, neve, aguanieve, whatever! Quem é que vai saber de certeza? Se a mídia e os meteorologistas só soltarem informes quando apenas tiverem 100% de chances que vai nevar o tema vai virar lenda no Brasil..

 

Além disso, o evento de 2010 foi subestimado por todos, ninguém acreditava que fosse possível nevar tanto naquela ocasião, quem é que imaginaria 40cm em alguns pontos? Corto meu braço se alguém aqui no BAZ acreditava nisso huauha

 

Absurdo e irresponsável seria se divulgassem uma previsão de surto de virose, ou uma pandemia econômica sem fundamentação, ou melhor, os Al Gore da vida..

Link to comment
Share on other sites

Respeito a sua opinião Beto, mas acho irresponsável. Muito! Chegastes a entrar na página do Ciran??? Se qualquer amigo seu que não entende de meteorologia entrasse lá o que ceria?

 

Colocaram pop-up especial na página do Ciran com bonequinho de cachecol e flocos de neve atrás. Poxa, será que isso vindo de um instituto oficial, que a maioria vê como o supra-sumo da previsão, não induz a um EXAGERO tremendo?

 

Quem não entende e entra lá pensa o que? Entrem e vejam com seus próprios olhos...

Link to comment
Share on other sites

Caio! não entendo de mapas e satélites, mas sou serrano desde criancinha e pelo que estou vendo a possibilidade de neve é bem real!!!!

Agora esta fazendo muito frio no topo da serra e começou a chover aqui em Lages.

Portanto, em minha humilde opinião estou acreditando mais na previsã do CIRAN.

Um abraço e Parabens pelo fórum!

Link to comment
Share on other sites

Caramba e não é que Goiânia registra chuva em pleno mês de Julho, isso é bem significativo !

 

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/101697/chuva-moderada-em-goiania-go-10/

Saí de Gramado hj com chuva e 3ºC, peguei chuva em SP com 13ºC e no início da noite peguei CHUVA em Goiânia. Parece que de tanto ir atrás de frentes frias, uma delas resolveu me seguir. :laugh: :laugh: :laugh:

Vi uns mapas na página anterior indicando muito frio para cá no dia 20/07. Isso procede?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Amigos, teclo de Bilbao, capital do pais Basco, norte da Espanha. Muitas coisas interessantes aqui. Estou triste por perder a semana mais fria do ano no Brasil, torcendo para a próxima seguir bem fria tambem. Abraços.

 

Somo dois. Bem que poderia cair aquela neve histórica em Bs.As de novo... :hysteric:

 

Reza aí amigo. Tô torcendo. Fez falta no encontro.

Boa sorte nos estudos aí.

Abração

Link to comment
Share on other sites

Não chegaria ao ponto de chamar de irresponsabilidade a previsão. O erro faz parte. Às vezes grosseiro. A irresponsabilidade, no meu entendimento, carregaria junto negligência ao extremo ou desídia. Não me parece que houve nenhum dos dois casos, mas uma interpretação equivocada. Mas concordo com o "Carnaval" que a mídia faz em se tratando de previsão de neve. Isso fez a MetSul rever seus procedimentos de divulgação de neve para a mídia.

Link to comment
Share on other sites

Média de Porto Alegre/INMET, que já teve anomalia de +7,5C nesse mês, agora está com -1,1C. Acho que temos tudo para fechar negativos, contribuindo ainda mais para reduzir o valor da futura normal 91/20 (que já está mais baixo que a atual normal).

 

E se esse friozão lá pelo dia 26/07 se confirmar, amigo, vai ficar bem abaixo da média a nossa Porto Alegre. Mesmo que não confirme todo o frio previsto, mas 50% dele, já seria frio demais. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Caramba e não é que Goiânia registra chuva em pleno mês de Julho, isso é bem significativo !

 

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/101697/chuva-moderada-em-goiania-go-10/

Saí de Gramado hj com chuva e 3ºC, peguei chuva em SP com 13ºC e no início da noite peguei CHUVA em Goiânia. Parece que de tanto ir atrás de frentes frias, uma delas resolveu me seguir. :laugh: :laugh: :laugh:

Vi uns mapas na página anterior indicando muito frio para cá no dia 20/07. Isso procede?

Abraços

 

Faz 54 horas seguidas que Gramado está abaixo de 10C, e pode ficar mais 54 horas assim! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Média de Porto Alegre/INMET, que já teve anomalia de +7,5C nesse mês, agora está com -1,1C. Acho que temos tudo para fechar negativos, contribuindo ainda mais para reduzir o valor da futura normal 91/20 (que já está mais baixo que a atual normal).

 

E se esse friozão lá pelo dia 26/07 se confirmar, amigo, vai ficar bem abaixo da média a nossa Porto Alegre. Mesmo que não confirme todo o frio previsto, mas 50% dele, já seria frio demais. Abraços!

 

Tomara! Acho, pela análise dos modelos, que há pouca margem para a vinda de veranicos nos próximos 15 dias.

Link to comment
Share on other sites

QUE AVENTURA, QUERO VER ESTAS FOTOS!

 

Caríssimos,

 

Na próxima madrugada parto em direção à Serra Catarinense em busca de temperaturas mais amenas (cansei do calor do litoral). Quero sair de Floripa por volta das 03h00 para chegar lá antes do sol nascer.

 

Como disse aqui, pela manhã (a partir de 07h30) farei um trekking até o centro da Pedra Furada. Mas antes disso, queria registrar neve (se for o caso) e/ou sincelo. Então lhes faço uma consulta: antes do Sol nascer onde estar? Urupema (Morro da TV), Morro da Igreja ou monitorando a região Cruzeiro - Vacas Gordas? Vou colocar um adesivo na porta do carro: "A serviço do BAZ".

 

Para os que vão ao encontro, aproveitem e "que o frio esteja com vocês"!

 

Ficarei hospedado em Vacas Gordas até segunda, monitorando e fotografando tudo. Na terça, 17, fotos e relatos.

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Mioto, abra um tópico especial para esta aventura especial. Que sonho, cara! Simplesmente fabuloso. :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Manchete no site da Climatempo.

 

"Curitiba (PR) bate recorde em tarde gélida16 de julho de 2012 às 19:00 por Marcelo Pinheiro

 

A forte massa de ar polar e a nebulosidade persistente ao longo desta segunda-feira determinaram um dia com frio muito intenso em Curitiba. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura variou entre 6,3°C e 9,4°C. Esta temperatura máxima de apenas 9,4°C na capital configura um novo recorde de frio para o ano de 2012. A menor temperatura máxima verificada anteriormente era de 11,4°C, no dia 09 de junho."

Link to comment
Share on other sites

Não chegaria ao ponto de chamar de irresponsabilidade a previsão. O erro faz parte. Às vezes grosseiro. A irresponsabilidade, no meu entendimento, carregaria junto negligência ao extremo ou desídia. Não me parece que houve nenhum dos dois casos, mas uma interpretação equivocada. Mas concordo com o "Carnaval" que a mídia faz em se tratando de previsão de neve. Isso fez a MetSul rever seus procedimentos de divulgação de neve para a mídia.

 

Acabei de chegar de Urubici e pego o bonde andando, mas também não vejo como reprovável que a mídia divulgue, até com ênfase, a chance de neve, desde que ela, ainda que remota, exista. A previsão de neve para o BR - é o que tenho ido aqui - é jogo duríssimo, assim como a própria neve. Então, se há chance, não vejo motivos para não divulgar. No site da Epagri/Ciram, tirando a péssima arte do bonequinho, a notícia é: "A diferença, em relação aos últimos dias, é que agora o frio é úmido e não se descarta a possibilidade de neve entre o fim da tarde e noite desta segunda e madrugada e manhã de terça-feira, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, mas podendo ocorrer no Meio Oeste." Não vejo problemas. É tudo na base do pode, não se descarta, há chances. Acho que a neve, no Sul do Brasil, é um evento grandioso, e sua possibilidade deve sempre ser noticiada.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

As nuvens detonaram outra mínima muito forte em Urupema, mesmo assim ficou em -3oC.

 

O Ronaldo informa céu nublado em SJ. As estações da serra (alô Inmet) estão entre 0 e 1. E com céu nublado. Acho que as nuvens entraram antes que o previsto. O frio em altura se acentua a partir da tarde, e a janela de uma remota chance se abre até as 09h00 de amanhã nos picos acima dos 1700m. Chuva com 1/2oC é uma certeza.

 

Semana gelada!

 

Deixei um termômetro digital (Incoterm) abrigado (do meu jeito) na sede do PARNA SÃO JOAQUIM, em Urubici (Vacas Gordas) e ele marcou - 2,3° C. Mas por lá também nublou. Criarei um fórum sobre essa baixada e gostaria de saber o que ela não tem que Urupema tem, pois no amanhecer de Domingo ela registrou (agora no de mercúrio) "só" - 4°C.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Não chegaria ao ponto de chamar de irresponsabilidade a previsão. O erro faz parte. Às vezes grosseiro. A irresponsabilidade, no meu entendimento, carregaria junto negligência ao extremo ou desídia. Não me parece que houve nenhum dos dois casos, mas uma interpretação equivocada. Mas concordo com o "Carnaval" que a mídia faz em se tratando de previsão de neve. Isso fez a MetSul rever seus procedimentos de divulgação de neve para a mídia.

 

Isso, esse é o ponto que eu quis chegar, :)

Link to comment
Share on other sites

POA 00Z - linha de zero próxima dos 2000m. O modelo sugeria algo ligeiramente mais frio pro MI, comparei ambos os lugares, ta batendo certinho com as projeções. Mas como cantou a bola o AAA, ar muito saturado. Precisa de frio mais intenso.

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1030.0      3   12.4    8.4     77   6.76    130     10  283.1  302.0  284.3
1000.0    249   11.0    7.4     78   6.50    105     19  284.1  302.4  285.3
 984.0    383   10.1    5.6     73   5.82    100     20  284.6  301.1  285.6
 945.0    719    8.0    1.0     61   4.37     90     17  285.7  298.3  286.5
 925.0    895    6.6    1.6     70   4.67     85     16  286.1  299.5  286.9
 908.0   1046    5.7    1.3     73   4.65     80     15  286.6  300.0  287.4
 890.0   1209    4.7    1.0     77   4.63     55     11  287.2  300.6  288.1
 865.0   1441    3.3    0.5     82   4.60     45     11  288.1  301.5  288.9
 850.0   1583    2.4    0.2     85   4.59     30      6  288.6  302.0  289.4
 838.0   1698    2.0   -0.2     85   4.52      7      8  289.4  302.6  290.2
 821.0   1864    3.2   -8.8     41   2.41    335     11  292.4  299.7  292.8
 798.0   2092    1.3  -11.2     39   2.05    335     10  292.7  299.0  293.0
 771.0   2369   -1.1  -14.1     37   1.67    359     10  293.0  298.3  293.3
 766.0   2421   -0.5  -40.5      3   0.15      4     10  294.2  294.8  294.2
 738.0   2718   -1.3  -39.6      4   0.17     30     10  296.5  297.1  296.5
 718.0   2937   -1.9  -38.9      4   0.18     20      8  298.2  298.9  298.2
 700.0   3138   -3.5  -26.5     15   0.63     10      7  298.6  300.7  298.7



Link to comment
Share on other sites

Amigos, teclo de Bilbao, capital do pais Basco, norte da Espanha. Muitas coisas interessantes aqui. Estou triste por perder a semana mais fria do ano no Brasil, torcendo para a próxima seguir bem fria tambem. Abraços.

 

Está pertinho dos Pirineus, lugar onde eu vi neve pela primeira vez na vida! :good2:

 

Se tiver tempo pega um carro e sobe essa Mantiqueira Franco-Espanhola com picos de até 3.400m (bem que a Mantiqueira poderia ter esse topo hein! :rtfm: )

Link to comment
Share on other sites

Resumo, Rodrigo, NAO houve nenhum recorde em Curitiba. Apenas a menor máxima do ano até agora.

 

VErdade! Mas a mídia já vulgarizou referir em manchetes "records" que não passam de marcas extremas no ano corrente...

 

Falei com o pessoal da Climatempo a respeito disso, eles me disseram que existem recordes no caso para o ano no qual eles usam....e recordes históricos....dai sim é aquele desde o começo das medições de uma deternimada estação......nada demais..

Link to comment
Share on other sites

A massa de ar polar já deu as caras no norte do Brasil e nessa manhã as temperaturas estão mais amenas e venta muito aqui em Rio Branco.

 

Uma curiosidade sobre ela, é que não veio acompanhada de frente fria por aqui, ou seja, embora no domingo a máxima tenha sido de 32 graus, ontem com a chegada dos ventos do quadrante sul, de origem polar e MUITO SECO, a máxima caiu para 28ºC e não choveu e pelo visto tão cedo não vai chover por aqui, talvez só lá pra semana que vem. Achei interessante isso, mesmo embora houve um choque entre duas massas de ar, uma polar e outra equatorial, chuva que é bom nada por aqui. No momento temos céu parcialmente nublado, sensaçao termica mais baixa que a temperatura real devido ao vento, e a umidade? Em torno de 70% logo nas primeiras horas da manhã, quando normalmente está acima dos 90% mesmo em dias sem chuva. Ou seja, teremos uma sequencia de dias bem secos por aqui. Na Bolivia tem cidades com umidade abaixo dos 50% em plena madrugada, e esse vento polar desértico está vindo todo pra cá.

 

Temperaturas em algumas cidades do norte às 07:00 da manhã horário local da Amazônia:

Vilhena-RO -----> 12,0ºC

Cacoal-RO ------> 15,7ºC

Rio Branco-AC ------> 17,0ºC

Epitaciolândia-AC --> 17,1ºC

Porto Velho-RO------> 19,5ºC

 

No sul de Rondonia onde o ar polar entra primeiro devido a latitude está bem mais frio, e isso apenas deve ser o começo. No Acre o ar polar está recém-entrando, as previsões indiciam 11ºC em Rio Branco na quarta e quinta. Não deveremos ter máximas muito boas, devido a secura, radiação solar e pouca nebulosidade dessa MP aqui, mas as mínimas devem ser bem interessantes.

Link to comment
Share on other sites

:russian: Bom dia meus queridos amigos. Aqui em Bom Jesus, boa chuva que faz barulho no telhado e temperatura na casa dos 6 graus. Uma dúvida que tenho... o que influencia mais na queda de chuva congelada ou neve é mais a temperatura ou a umidade? Por exemplo, é possível ter chuva congelada abaixo de zero e neve acima de zero? :russian:

Link to comment
Share on other sites

O Europeu já começa a pegar a forte MP para o final do mês.

Realmente, se vingar, srá o evento do ano. Poderá causar uma forte turbulência no Atlântico. Como já discutimos e aprendemos aqui, são almas gêmeas: fortes Mps e ciclones. Aliás, discutíamos no encontro a falta de ciclones nos últimos anos. Eles é que dão combustível à umidade para dentro da Mp e, ao mesmo tempo, impulsionam o ar frio para o continente.

Aqui um dia de inverno normal. Temp de 11 a 12°C, fechadão. Alguma garoa aqui e ali.

Acredito que a média dô mês já foi puxada para baixo.

Interessante o livro comprado pelo Rodrigo-GO, adquirido junto ao Inmet. Lá constam dados fantásticos, como a mínima absoluta de Bagé em 1974, de -3.8°C.

Também, há alguns erros grosseiros, constatados pelo Rodrigo. O que faz eu duvidar mais ainda dos -4°C em porto Alegre, em 1918.

O certo é que, hoje, ainda há erros de leitura, imagina no tempo em que o cara subia lá de burrico?

Link to comment
Share on other sites

Estação em Água Doce 1.330m, que representa a região mais alta do meio oeste não baixou de 4oC nesta madrugada.

 

Foi ou não foi uma previsão de neve irresponsável?

 

Bonequinho com neve caindo em pop-up em aviso especial no portal do Ciran para alguns pingos de chuva congelada no Morro da Igreja.

 

Foi ou não espalhafatosamente exagerado o destaque do instituto?

 

Imprensa, TV, rádio e portais DESTACANDO o aviso especial do Ciran de hora em hora em alguns casos aqui em Florianópolis, por parte de grupo grande e até com central própria de meteorologia.

 

Foram ou não sensacionalistas????

Link to comment
Share on other sites

Capitais - Anomalias - Julho 2012 (Até dia 16):

 

Porto Alegre RS: (-01,0) 13,5

Florianópolis SC: (+00,5) 16,8

Curitiba PR: (+00,8) 13,6

 

São Paulo SP: (+01,1) 16,9

Belo Horizonte MG: (+01,7) 19,8

Rio de Janeiro RJ (Jac): (+00,1) 21,4

Vitoria ES: (00,0) 21,7

 

Brasília DF: (+00,5) 19,6

Goiânia GO: (00,0) 20,8

Campo Grande MS: (00,0) 19,3

Cuiabá MT: (+01,8) 23,8

 

Porto Velho RO: (+00,7) 24,7

Rio Branco AC: (+00,6) 24,0

Manaus AM: (+00,7) 27,2

Link to comment
Share on other sites

Estação em Água Doce 1.330m, que representa a região mais alta do meio oeste não baixou de 4oC nesta madrugada.

 

Foi ou não foi uma previsão de neve irresponsável?

 

Bonequinho com neve caindo em pop-up em aviso especial no portal do Ciran para alguns pingos de chuva congelada no Morro da Igreja.

 

Foi ou não espalhafatosamente exagerado o destaque do instituto?

 

Imprensa, TV, rádio e portais DESTACANDO o aviso especial do Ciran de hora em hora em alguns casos aqui em Florianópolis, por parte de grupo grande e até com central própria de meteorologia.

 

Foram ou não sensacionalistas????

 

AO EXTREMO

Link to comment
Share on other sites

Estação em Água Doce 1.330m, que representa a região mais alta do meio oeste não baixou de 4oC nesta madrugada.

 

Foi ou não foi uma previsão de neve irresponsável?

 

Bonequinho com neve caindo em pop-up em aviso especial no portal do Ciran para alguns pingos de chuva congelada no Morro da Igreja.

 

Foi ou não espalhafatosamente exagerado o destaque do instituto?

 

Imprensa, TV, rádio e portais DESTACANDO o aviso especial do Ciran de hora em hora em alguns casos aqui em Florianópolis, por parte de grupo grande e até com central própria de meteorologia.

 

Foram ou não sensacionalistas????

 

AO EXTREMO

 

Eu estava pro fora destas notícias até chegar ontem de viagem e ler por cima aqui no BAZ.

 

Entretanto, estava com chuva e entre 4 e 5ºC lá nos Campos. Deu até um frio na barriga quando começou a chover. Juro que fiz minha parte e torci para pegar alguma precipitação de inverno. Ainda bem que não li o CIRAM nem acreditei neles. Se fosse assim, teria dormido por lá mesmo hahahah

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.