Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Grandíssimo encontro em Gramado/Canela com os sempre agradáveis amigos! A nota triste é a não presença do PHP, que sempre promete e não cumpre a presença, mesmo todos pedindo!

 

Muito obrigado amigos por mais este momento de prazer!!

 

Hj o dia foi gelado na região:

 

RBS: 0,1C/5,1C

Alphaville: -0,2C/7,2C

Castelinho: -2,9C/8,0C

INMET: SEM COMENTÁRIOS

 

Essa noite o Marcos deixou o seu termômetro ao lado da minha estação: registrou -1,4C. Vejam só a importância de um abrigo!

 

Nossa, bem grande a diferença sem o abrigo!

Link to comment
Share on other sites

Grandíssimo encontro em Gramado/Canela com os sempre agradáveis amigos! A nota triste é a não presença do PHP, que sempre promete e não cumpre a presença, mesmo todos pedindo!

 

Muito obrigado amigos por mais este momento de prazer!!

 

Hj o dia foi gelado na região:

 

RBS: 0,1C/5,1C

Alphaville: -0,2C/7,2C

Castelinho: -2,9C/8,0C

INMET: SEM COMENTÁRIOS

 

Essa noite o Marcos deixou o seu termômetro ao lado da minha estação: registrou -1,4C. Vejam só a importância de um abrigo!

 

Nossa, bem grande a diferença sem o abrigo!

Pra começar quanto marca este termômetro colocado ao lado, a mais ou a menos, 2º fosse num abrigo de uma cortina de veneziana em madeira a diferença seria menor , no máximo uns 0.5 ou 0.8º... :mail:

Link to comment
Share on other sites

Dica de vinho que a minha mãe trouxe do vale dos vinhedos. AGNVS (Agnus) Cabernet da Lídio Carraro - primeiríssima qualidade. Isso que não abri o top QUORUM.

 

A propósito, voltou maravilhada com o Spa do Vinho, profissionalismo, serviço, e claro a paisagem deslumbrante. Mais uma aula de turismo dos co-irmãos.

 

E Urupema vai que vai a -2/-3 rumo a outra boa marca se o efeito serra gaúcha (que esquentou com a nebulosidade) não atingir.

 

Aguardando a sondagem 00Z de POA. Que ainda deve ter inversão.

Link to comment
Share on other sites

Pra começar quanto marca este termômetro colocado ao lado, a mais ou a menos, 2º fosse num abrigo de uma cortina de veneziana em madeira a diferença seria menor , no máximo uns 0.5 ou 0.8º... :mail:

 

Vai saber!. Vide automática e convencional de POA.

 

Cada caso é um caso....E é sério. não dá para saber. Método PHP.

 

O Bruno postou como uma curiosidade. Essa coisa da obsessão por medidas.

 

Não tente tirar proveito de uma situação casual.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Grandíssimo encontro em Gramado/Canela com os sempre agradáveis amigos! A nota triste é a não presença do PHP, que sempre promete e não cumpre a presença, mesmo todos pedindo!

 

Muito obrigado amigos por mais este momento de prazer!!

 

Hj o dia foi gelado na região:

 

RBS: 0,1C/5,1C

Alphaville: -0,2C/7,2C

Castelinho: -2,9C/8,0C

INMET: SEM COMENTÁRIOS

 

Essa noite o Marcos deixou o seu termômetro ao lado da minha estação: registrou -1,4C. Vejam só a importância de um abrigo!

 

Nossa, bem grande a diferença sem o abrigo!

Sem comentar que havia adevecção de ar frio e a estação do Bruno tem ventilador para aspirar o ar. Ou seja: sem vento a diferença é seguramente maior, porque o sensor desabrigado agrega orvalho ou geada. Penso até que geou no meu sensor.

 

Do mais, excelente dia de frio em Gramado!! Literalmente um dia invernal, mesmo com sol. Sensação de frio o dia todo, e doíam as mãos sem luvas mesmo à tarde devido ao vento constante.

 

Aqui em POA registrei variação de 4,6° a 12,2°. Muito bom!! Esperava mínima maior. E a diferença para a serra ficou no padrão. O AAA me informou que na Lomba do Pinheiro deu 2,6° ou 2,8°, não lembro com certeza.

 

Cheguei em casa às 20:50 com 9,4° e fechadão!! Agora o tempo abriu aqui e começou a afundar. Tenho 8,7° com 74%.

 

O ENCONTRO ESTAVA EXCELENTE!! LAMENTO PARA QUEM NÃO FOI!!

 

Abraços gélidos!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a gente debate o frio, no Tocantins a coisa está quente:

 

Uma forte massa de ar seco garantiu um dia de sol forte sobre o Tocantins e a temperatura subiu bastante hoje em Palmas. Segundo o INMET, a máxima na capital chegou a 37,3ºC, a maior do ano até agora

 

Aí alguém fez esse comentário:

 

E aqui em São Paulo temos desesperadores 08ºC com sensação térmica de no máximo uns dois ou três graus... O calor em excesso tem solução: água, sucos, sorvetes, roupas mais confortáveis e alimentação mais leve. E mesmo que alguns sintam desconforto, eu inclusive pois minha pressão arterial despenca, é uma situação mais fácil de contornar. Agora nesse frio medonho, horroroso que faz aqui em São Paulo, onde não há roupa que espante o frio, ligar aquecedor é dar um tiro no pé devido ao valor da conta de luz, para entrar no banho é uma guerra e para sair são duas, a cama parece recoberta por uma fina camada de gelo e os cobertores demoram uma eternidade para começar a esquentar, onde crianças, idosos, animais de estimação e pessoas doentes e moradores de rua e bla bla bla...

 

Faz 13 graus agora aqui na zona leste. Com licença, vou subir para limpar o gelo que está acumulando em cima do telhado, antes que aconteça algum acidente.

 

:lol:

 

Origem: http://climatempo.com.br/noticias/101397/recorde-de-calor-em-palmas-to-6/

Link to comment
Share on other sites

Enquanto a gente debate o frio, no Tocantins a coisa está quente:

 

Uma forte massa de ar seco garantiu um dia de sol forte sobre o Tocantins e a temperatura subiu bastante hoje em Palmas. Segundo o INMET, a máxima na capital chegou a 37,3ºC, a maior do ano até agora

 

Aí alguém fez esse comentário:

 

E aqui em São Paulo temos desesperadores 08ºC com sensação térmica de no máximo uns dois ou três graus... O calor em excesso tem solução: água, sucos, sorvetes, roupas mais confortáveis e alimentação mais leve. E mesmo que alguns sintam desconforto, eu inclusive pois minha pressão arterial despenca, é uma situação mais fácil de contornar. Agora nesse frio medonho, horroroso que faz aqui em São Paulo, onde não há roupa que espante o frio, ligar aquecedor é dar um tiro no pé devido ao valor da conta de luz, para entrar no banho é uma guerra e para sair são duas, a cama parece recoberta por uma fina camada de gelo e os cobertores demoram uma eternidade para começar a esquentar, onde crianças, idosos, animais de estimação e pessoas doentes e moradores de rua e bla bla bla...

 

Faz 13 graus agora aqui na zona leste. Com licença, vou subir para limpar o gelo que está acumulando em cima do telhado, antes que aconteça algum acidente.

 

:lol:

 

Origem: http://climatempo.com.br/noticias/101397/recorde-de-calor-em-palmas-to-6/

 

"água, sucos, sorvetes, roupas mais confortáveis e alimentação mais leve" nunca resolve pra mim.. o sofrimento é constante kkk e a raiva então? hauhau eu fico indignado

Link to comment
Share on other sites

Santa Maria 00Z com inversão, zerando em 1300m e depois levemente positivo até 3000m, quando negativa bem. Não saiu a sondagem de POA.

 

O alerta feito pelo AAA é interessante, revela que a baixa em altura tem consistência e instabilidade. Com o topo de nuvem tão frio fico pensando o que pode acontecer se a atmosfera segurar a temperatura em zero no topo da serra. O cenário é ultra interessante. Os modelos divergem no prazo, e alguns colocam uma puta baixa fechada. Que daria um estrago feio ao PR, principalmente. O granizo é um bom alerta.

Link to comment
Share on other sites

3 dias sem acessar o BAZ ! Demorei quase 1 hora para ler todas as mensagens no tópico, hehehe.

 

Depois de um encontro maravilhoso com os amigos, estou aqui em Nova Petrópolis, do ladinho de Gramado

e Canela.

 

Desde que cheguei ao RS, só teve 1 único momento que senti calor: quando tive que descer e subir os 9487329483748

degraus para ver a cachoeira no condomínio do Bruno.

 

No mais, o meu comentário sobre a serra gaúcha é uma só palavra: MARAVILHOSA :good2:

 

Acho que nunca havia sentido tanto frio na minha vida assim... e foi bom demais rever a geada, há 4 anos não

via o fenômeno.

 

No momento aqui em Nova Petrópolis tenho 04,7C no meu termômetro localizado na janela da minha pousada.

ISSO é frio de verdade, e não aqueles míseros 10/12C de Juiz de Fora...

 

Abraços alemães ! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

"água, sucos, sorvetes, roupas mais confortáveis e alimentação mais leve" nunca resolve pra mim.. o sofrimento é constante kkk e a raiva então? hauhau eu fico indignado

Águas, sucos e sorvetes só resolvem se eu jogá-los em cima do corpo. E quem trabalha não pode usar roupas mais confortáveis, e alimentação leve? Vou ter que deixar de comer o que gosto por causa da droga do calor? Esses comentários no Climatempo são sem noção mesmo. Parece que esse pessoal que comenta e gosta do calor não tem nada pra fazer o dia inteiro, só ficar na praia ou piscina o dia inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Mal esfriou dois dias no estado de SP e esses paulistas já querem achar que tem o clima mais frio do país...

É sempre a mesma história!

Mania de grandeza...

 

Na semana que vem já volta ao normal o clima em marsilaq, rayovak, corlac e etc.

Enquanto no sul o frio seguirá!

Comentário desnecessário e que não acrescenta nada.

 

Turma...esqueçam esse mano de Sta Maria....que briga comigo pois posto valores do aero e não da automatica....Ele está aqui pra tumultuar...como ele diz..É sempre a mesma historia..o cara só faz ataques aqui..!!

Link to comment
Share on other sites

Grandíssimo encontro em Gramado/Canela com os sempre agradáveis amigos! A nota triste é a não presença do PHP, que sempre promete e não cumpre a presença, mesmo todos pedindo!

 

Muito obrigado amigos por mais este momento de prazer!!

 

Hj o dia foi gelado na região:

 

RBS: 0,1C/5,1C

Alphaville: -0,2C/7,2C

Castelinho: -2,9C/8,0C

INMET: SEM COMENTÁRIOS

 

Essa noite o Marcos deixou o seu termômetro ao lado da minha estação: registrou -1,4C. Vejam só a importância de um abrigo!

 

Então ele provou ser um bom político :laugh:

Link to comment
Share on other sites

As nuvens detonaram outra mínima muito forte em Urupema, mesmo assim ficou em -3oC.

 

O Ronaldo informa céu nublado em SJ. As estações da serra (alô Inmet) estão entre 0 e 1. E com céu nublado. Acho que as nuvens entraram antes que o previsto. O frio em altura se acentua a partir da tarde, e a janela de uma remota chance se abre até as 09h00 de amanhã nos picos acima dos 1700m. Chuva com 1/2oC é uma certeza.

 

Semana gelada!

Link to comment
Share on other sites

Diego, não digo que valha a pena. Mas se quiser ficar na torcida por algo, vivenciado a expectativa e esperança com 1oC na rua, muito vento e tempo nublado/chuviscos, o Morro da Igreja é a melhor opção para o sofrimento a partir das 15/18h.

 

Atualizado 06Z

 

Chuva a 1oC a partir das 15/18h até as 9/12h de terça está confirmado. Agora se é mais para líquido ou sólido... deixa a natureza dizer. Quem quiser fazer uma vigília já está avisado o que vai encontrar. Jogue uma moeda para o ar e cruze os dedos. Atmosfera congelada acima disso estará.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, desse jeito tua máxima muito dificilmente chega a 5oC e olhe lá...

 

No encontro, tivemos um dia de São Joaquim. Teve geada até no topinho, na pousada onde eu estava. Os telhados estavam brancos.

Fizemos até uma gozação: Se o encontro tivesse sido SJ, estaríamos com 14 na hora do almoço de domingo.

O pé quente do Rodrigo-GO trouxe o frio direto de Bariloche.

Aqui um dia carrancudo e temperatura de 9°C. Um sapray cai, às vezes.

Link to comment
Share on other sites

Comparativo - Marsilac SP (Cptec) x Curitiba PR (Conv) - Julho 2012:

 

Mars: 13,6 Med Comp

 

Média Min: 09,1

Média Max: 19,9

Extremos: 00,5 / 25,5

Maior Min: 11,5

Menor Max: 12,0

 

Ctba: 13,7 Med comp

 

Média Min: 09,4

Média Max: 19,9

Extremos: 03,8 / 24,8

Maior Min: 13,7

Menor Max: 11,6

 

 

Muito interessante, Carlos! Tenho muita curiosidade de saber como é o frio na Serra da Cantareira. Será que teríamos valores ainda mais baixos que no Marsilac?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, amigos!

A temperatura não caiu tanto esta noite em Porto Alegre, por causa da cobertura de nuvens. No entanto, a sensação é de frio, pois tem mais umidade no ar!

Segundo o GLOBAL, sem aquecimento significativo até o final do mês no RS. O modelo continua insistindo numa forte incursão polar lá pelo dia 26/07. Este mês vai fechar abaixo da média histórica.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Comparativo - Marsilac SP (Cptec) x Curitiba PR (Conv) - Julho 2012:

 

Mars: 13,6 Med Comp

 

Média Min: 09,1

Média Max: 19,9

Extremos: 00,5 / 25,5

Maior Min: 11,5

Menor Max: 12,0

 

Ctba: 13,7 Med comp

 

Média Min: 09,4

Média Max: 19,9

Extremos: 03,8 / 24,8

Maior Min: 13,7

Menor Max: 11,6

 

Será que o Caco (pacheco) tinha alguma razão na contenda com o André:

:bomb:

Link to comment
Share on other sites

Comparativo - Marsilac SP (Cptec) x Curitiba PR (Conv) - Julho 2012:

 

Mars: 13,6 Med Comp

 

Média Min: 09,1

Média Max: 19,9

Extremos: 00,5 / 25,5

Maior Min: 11,5

Menor Max: 12,0

 

Ctba: 13,7 Med comp

 

Média Min: 09,4

Média Max: 19,9

Extremos: 03,8 / 24,8

Maior Min: 13,7

Menor Max: 11,6

 

Será que o Caco (pacheco) tinha alguma razão na contenda com o André:

:bomb:[/quote

 

Acho que não, até porquê o raciocínio prá lá de simplista do caco que arbirtou ao seu bel prazer

porcentagens de tropicalidade e subtropicalidade não tem qualquer valor científico!

Há que se ponderar que os dados de Curitiba são do centro politécnico em uma zona bastante urbanizada.

Se querem comparar, então peguem estações em condições similares. Pegando uma estação

em uma zona urbanizada em uma metrópole e outra lá onde o vento faz a curva, fica fácil!

Até o litoral do Paraná empata fácil nas mínimas com estações localizadas dentro da área

urbana paulistana!

Nesta onda de frio, bem feijãozinho com arroz por sinal, registrou-se, no último final de

semana, 7,9ºC no litoral paranaense...

Porquê não compara o Marsilac com a estação de Fazenda Rio GRande ou de Pinhais, então?

Na Fazenda Rio Grande, por exemplo, a mínima no final de semana foi de 0,3ºC!

Link to comment
Share on other sites

Radar do Morro da Igreja em 3.300m mostra pontos de precipitação pela serra e pela borda da serra. Umidade presente, grosso do frio entra a partir das 15h - 18h. Evento mais do que limítrofe, mas assim é mais interessante. Se não nevar nada pelo menos valeu a diversão e a expectativa. Que está próximo isso ninguém nega.

 

CapturadeTela2012-07-16s104444.png

Link to comment
Share on other sites

Comparativo - Marsilac SP (Cptec) x Curitiba PR (Conv) - Julho 2012:

 

Mars: 13,6 Med Comp

 

Média Min: 09,1

Média Max: 19,9

Extremos: 00,5 / 25,5

Maior Min: 11,5

Menor Max: 12,0

 

Ctba: 13,7 Med comp

 

Média Min: 09,4

Média Max: 19,9

Extremos: 03,8 / 24,8

Maior Min: 13,7

Menor Max: 11,6

 

Será que o Caco (pacheco) tinha alguma razão na contenda com o André:

:bomb:[/quote

 

Acho que não, até porquê o raciocínio prá lá de simplista do caco que arbirtou ao seu bel prazer

porcentagens de tropicalidade e subtropicalidade não tem qualquer valor científico!

Há que se ponderar que os dados de Curitiba são do centro politécnico em uma zona bastante urbanizada.

Se querem comparar, então peguem estações em condições similares. Pegando uma estação

em uma zona urbanizada em uma metrópole e outra lá onde o vento faz a curva, fica fácil!

Até o litoral do Paraná empata fácil nas mínimas com estações localizadas dentro da área

urbana paulistana!

Nesta onda de frio, bem feijãozinho com arroz por sinal, registrou-se, no último final de

semana, 7,9ºC no litoral paranaense...

Porquê não compara o Marsilac com a estação de Fazenda Rio GRande ou de Pinhais, então?

Na Fazenda Rio Grande, por exemplo, a mínima no final de semana foi de 0,3ºC!

 

 

 

 

Não tem mesmo sentido comparar um local remoto dentro do municipio de SP com uma estação oficial na área urbana de Curitiba, se for comparar com o Mirante de Santana , lá é sempre de 3 a 4ºC na média superior à Capital do Paraná, e dos 365 dias do ano uns 362 Curitiba apresenta temperaturas inferiores à Sampa. Essa comparação é apenas à título de curiosidade ....

 

O que assemelha Curitiba à Sampa é a dinâmica de infiltração marítima ao longo do ano (tempo nublado / garoa) e não a temperatura que é bem diferente mesmo...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.