Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Pra que tanta agressividade, sarcasmo e deboche Mafili? que desagradavel...

 

agressividade...zero.

 

deboche......zero.

 

sarcasmo...zero.

 

Apenas não tenho paciência em ver fases da Lua, sensação térmica, ventos, abrigos visivelmente fora de especificação, neve sem registro,.....sem nenhum argumento....apenas palavras...jogadas ao vento.

 

Desagradável...Desculpe-me Frost. Ás vezes sou.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Caio, que vc acha desta nebulosidade vindo da Argentina, parece que desta vez ela está mais consistente, poderia trazer neve para o MI, na madrugada/amanhecer???

 

 

Neve por ora não, Paulo. Não tem frio em altura, e essas nuvens não são desenvolvidas. São as famosas "pega-caçador".

Link to comment
Share on other sites

Clovis, AAA, Rodrigo, Renan e eu já em Gramado/Canela!

 

Tô indo buscar o Diego (também conhecido como dsoares) e amanhã subo com ele e Marcos, o Boldrini!!

Te liguei e o celuar não dá sinal. Mandei mensagem pelo BAZ, o Face e o telefone. Tenho que saber o horário que vamos sair para me preparar. Se durmo cedo ou tarde, arrumar as coisas, etc!!

 

Por enquanto um bom frio. Tenho 10,6° com 68%. O Bruno em Gramado com 8° e o Castelinho com... !! Hehehe!

 

Abraços viajantes!

Link to comment
Share on other sites

O Mafili poderia interpretar o "Seu Saraiva" no Zorra Total!

 

:laugh: Já fui pior.

 

Ronaldo: Palpite, Parece nessa imagem do GFS para domingo 15/07 12Z saída 18Z.

 

Poço dos Andes distante facilita a continental subir. ASAS distante ajuda a continental a subir, porém mata a marítima.

 

Frio à beça continua para a RMSJ. (de acordo com o combinado).

 

E sudeste...óh!. Nada.

 

PS: Hemisfério Sul só tem água.

 

ronaldojat.png

Link to comment
Share on other sites

Pra que tanta agressividade, sarcasmo e deboche Mafili? que desagradavel...

 

agressividade...zero.

 

deboche......zero.

 

sarcasmo...zero.

 

Apenas não tenho paciência em ver fases da Lua, sensação térmica, ventos, abrigos visivelmente fora de especificação, neve sem registro,.....sem nenhum argumento....apenas palavras...jogadas ao vento.

 

Desagradável...Desculpe-me Frost. Ás vezes sou.

 

Abraços

 

zero, zero e zero? hipocrisia zero tambem? espero que sim e que estejamos todos o entendendo muito mal :hi:

OBS: desculpe estar criticando, normalmente mal comento por aqui mas senti uma postura que é contraria a aquela que sempre vejo e admiro por aqui e isso me deixou um pouco chateado.

Link to comment
Share on other sites

zero, zero e zero? hipocrisia zero tambem? espero que sim e que estejamos todos o entendendo muito mal :hi:

Fascinante. Caso tenha alguma dúvida entre em contacto por mp.

assunto encerrado.

=========================================================================

 

Editando: uma entrevista com Mike Mann, vale a pena ler.

 

Assim o linguajar fica ao menos homogêneo,

 

link

Link to comment
Share on other sites

CDJ tem 5,2 as 19:24 :shok:

 

Que raiva isso! Eu ia hoje pra Campos, mas ficou pra sexta da semana que vem! Ia pegar um frio absurdo... Chegaria por volta de 23h, se bobear vai estar próximo de zero nesse horário... :dash2:

Semana que vem estarei indo para Campos também, mas estarei indo no domingo, pois quero pegar pouco transito e o pessoal do fim de semana indo embora! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caio, que vc acha desta nebulosidade vindo da Argentina, parece que desta vez ela está mais consistente, poderia trazer neve para o MI, na madrugada/amanhecer???

 

 

Neve por ora não, Paulo. Não tem frio em altura, e essas nuvens não são desenvolvidas. São as famosas "pega-caçador".

E o Caio acertou em cheio, apenas nuvens altas hehehehe, aliás o modelo que tem acertado mais a nebulosidade pra nossa região é o ETA.

Aqui em casa 2º, no topinho fiasquento deu 5.3º, quase perdeu pra São Bernardo a terra do Troyano. :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Nova janela para a neve/sleet/chuva congelada acima dos 1600m/1700m: de segunda 15h00 a terça 09h00.

 

Chance pequena, mas não tão remota como a última janela nesta semana. Frio em todas as camadas e limítrofe em superfície, com precipitação abundante pelas instabilidades em altura. Possibilidade de uma baixa fechada com desenvolvimento vertical.

 

Renan, corre pra lá!

 

Urupema a -5oC hoje!

Link to comment
Share on other sites

A capital paulista ficou entre 04,7ºC no Tremembé (CGE) e 09,0ºC de Congonhas (Aero). Mas o Marsilaq, região distante 50km da Praça da Sé, mas que pertence a São Paulo, na estação do Cptec fazia 01ºC grau as 07 horas da manhã. Sua minima oficial sai por volta de 10 horas...depois confiro.

 

No Mirante de Santana (Inmet) fez 08,7ºC

 

Já na Região Metropolitana da capital paulista , a menor marca foi em São Lourenço da Serra em 01,5ºC , vindo a seguir Juquitiba com 02,6ºC (Ciiagro)

 

No litoral Peruíbe, 90km ao sul de Santos deu 08,4ºC. Já na Base Aerea do Guarujá fez 09,0ºC

 

Aqui no ABC em São Bernardo do Campo tive 05,5ºC

 

No Interior a quente Riberião Preto fez 06,3ºC e Campinas com 05,0ºC em Viracopos (Aero). Barra do Turvo deu 02,3ºC, Rancharia 01,9ºC e Itapetininga 01,2ºC.

 

Na Mantiqueira Campos do Jordão na Vila Inglesa deu sua 2a negativa do ano com -01,8ºC. Monte Verde fez -00,5ºC,Caldas MG 00,4ºC, Maria da Fé 00,7ºC.

 

A expectativa fica...Qual será a minima em Itararé hoje, sul do estado de São Paulo..?? Pois ontem fez apenas 01,0ºC lá.......

Link to comment
Share on other sites

.... a quente Ribeirão Preto fez 06,3ºC [/color]

 

Fazendo as correções Ribeirão Preto no paralelo 21 e a 450metros . Ganhou fácil do frio senegalesco de Soledade com seus 5,3ºC. (brincadeirinha, tá : PHP)

 

A média das mínimas para RAO em julho é aproximadamente 13,0ºC, portanto uma anomalia negativa bem significativa.

 

A última máxima sub-10 em RAO....puxando pela memória foi em 1996.

 

Felizmente amanhã já começa a esquentar.

 

Tanto para a NEVE quanto o meu querido CALOR,

 

O EUROPEU E O AMERICANO CONCORDAM. PARA AS PRÓXIMAS 24 HORAS.

 

INTERESSANTE NOTAR QUE PARA A REGIÃO NIVOSA....A COISA ESTÁ NO LIMITE....ATÉ DA RESOLUÇÃO DE AMBOS OS MODELOS.

 

NO GRÁFICO ABAIXO UM COMPARATIVO DAS PROPOSTAS PARA 500 MB EM 24 HORAS.

 

EUROPEUXGFS.png

Link to comment
Share on other sites

CDJ tem 5,2 as 19:24 :shok:

 

Que raiva isso! Eu ia hoje pra Campos, mas ficou pra sexta da semana que vem! Ia pegar um frio absurdo... Chegaria por volta de 23h, se bobear vai estar próximo de zero nesse horário... :dash2:

Semana que vem estarei indo para Campos também, mas estarei indo no domingo, pois quero pegar pouco transito e o pessoal do fim de semana indo embora! :laugh:

 

 

É o ideal, se possível, ir durante a semana, muito mais tranquilo e os preços de hotéis são mais baixos!

Link to comment
Share on other sites

Lages mostrou seu potencial para o frio esta noite!

Em uma noite amena na maioria das cidades as 07:00 estava:

-2,0ºC nos bairros da Penha, Guaruja e muitos outros;

0,5ºC aqui em casa (bairro São Cristovão);

0,0ºC no Centro.

Um abraço a todos e um bom encontro para aqueles que estão indo para o RS...

fiquem todos com Deus!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O frio patrolou a capital paulista hein Carlão? 1oC no Marsilac é surreal!

 

Por aqui em SC foi mais ou menos assim:

 

sc140712.png

 

 

00Z bem melhor para a neve do que a 06Z, por ela a chance de alguma precipitação invernal nos pontos mais altos de SC vai até o final da terça. Uma coisa é certa: teremos chuva com 1oC por várias horas a fio. Ou neve, porque não?

Link to comment
Share on other sites

Se no atacado ambos modelos concordam na quitanda da esquina a coisa complica um pouco.

 

Na diferença EUROPEU - GFS.

 

O GFS se mostra um cadinho mais agressivo no continente

 

O EUROPEU se mostra uma cadinho mais agressivo no oceano.

 

Diferença pequena coisa de 75m. (para a América do Sul)

 

Ronaldo, perceba que o enrosco maior está ao sul do continente africano.

 

algumas pedras no rio....e que pedras.

 

EUROPEU-GFS.png

Link to comment
Share on other sites

Interessante comparação:

 

00Z do dia 04/08/2010 mostrando a janela da neve para aquele dia histórico.

 

T850 / T800 / T750 / T700 / T650 / PREC

 

+  0.     -0.6           -0.9           -2.3           -3.2           -4.3           0.00
+  3.     -0.7           -0.6           -2.1           -3.3           -3.9           0.08
+  6.     -0.9           -1.1           -2.9           -3.3           -4.2           0.00
+  9.     -0.6           -1.4           -2.9           -3.1           -3.9           0.00
+ 12.      0.2           -0.8           -2.1           -2.7           -3.8           0.02
+ 15.      2.3           -1.2           -2.9           -3.6           -4.2           0.00
+ 18.      1.9           -1.2           -3.8           -6.1           -7.0           0.03
+ 21.      1.3           -0.6           -3.1           -5.5           -6.4           0.00
+ 24.      1.5           -0.5           -3.2           -6.1           -6.9           0.02
+ 27.      2.0           -0.2           -3.0           -5.7           -7.8           0.00
+ 30.      2.2           -0.2           -2.8           -5.3           -8.6           0.00

 

00Z do dia 14/07/2012 mostrando a janela que se abre na próxima segunda-feira para precipitação invernal nos picos de SC.

 

 

+ 60.      2.2            0.9            1.1           -0.3           -4.0           0.00
+ 63.      3.8            0.2           -0.1           -1.0           -4.7           0.00
+ 66.      4.1            0.5           -1.7           -2.1           -5.9           0.00
+ 69.      3.8            0.8           -0.4           -3.2           -6.7           0.03
+ 72.      3.5            2.0           -0.4           -3.7           -6.7           0.00
+ 75.      3.7            2.1           -1.8           -4.1           -6.7           0.70
+ 78.      3.9            1.6           -2.0           -4.3           -6.8           1.37
+ 81.      4.0            1.5           -1.9           -4.3           -6.9           1.81
+ 84.      4.2            1.6           -1.6           -4.0           -6.5           1.39
+ 87.      4.3            2.0           -0.8           -3.4           -6.0           2.00
+ 90.      5.3            2.3           -0.6           -3.0           -5.3           0.07
+ 93.      5.5            2.7           -0.4           -3.6           -5.8           0.70
+ 96.      5.2            2.4           -0.2           -3.0           -6.1           0.70

 

 

1 - Para as camadas mais altas, 650 e 700 o congelamento proposto na atmosfera é muito semelhante com o de 2010.

 

2 - Para o nível de 750 o congelamento de 2010 é superior, porém não daria para descartar uma atmosfera congelada muito semelhante até este nível.

 

3 - Para o nível de 800 a diferença é grande. Entretanto os anos de monitoramento dos modelos já trouxeram algum aprendizado. Geralmente o que se projeta em 800mb fica ainda muito aquém do que o Morro da Igreja verdadeiramente registra de mínima. Em 2010 mostrava -1,4oC de mínima em 800mb, deu -6oC. Quinta para sexta passada o modelo encostava em 0oC, deu -3,3oC. Veremos se esse 0oC/1oC/2oC se confirmarão ou teremos valores menores como de costume. Para as máximas podemos dizer que os valores se assemelham, em 2010 deu -0,9oC de máxima no MI, próximo do nível 800 projetado pelo modelo a época.

 

4- Para 850, referência de São Joaquim, o modelo agora projeta temperatura mais elevadas que naquela ocasião. Em 2010 o modelo acertou o 0/1oC durante o dia em SJ, e deve acertar o 2oC/3oC com chuva entre segunda e terça. Naquela ocasião a neve foi farta em SJ durante sete horas. Com a atmosfera bem congelada e a linha de 0oC encostando em 2000m não daria para descartar alguma pancada misturada a chuva nesta semana no centro da cidade.

 

5 - A precipitação em 2010 foi subestimada, deu 50cm de neve em alguns pontos, o que não bate com os traços de precipitação que o modelo projetava. Agora o modelo projeta traços e precipitação mais abundante. Maior instabilidade também sugere nuvens mais desenvolvidas, bom para a formação de neve.

 

6 - Em 2010 o anticiclone polar tinha 1040mb, este de agora estará com 1032mb com centro entre a Argentina, Uruguai e RS.

Link to comment
Share on other sites

Hoje deu 5,1° no Anselmi e -0,9° na Vicentina; e 6,3° em Gramado e -1,6° no Castelinho. O que não faz uma boa baixada!

 

Aqui em casa cheguei perto do Bruno: 7,8°. Frio modesto. Sopraram algumas rajadas em torno das 5 h, o que fez aquecer no final da madrugada. A mínima foi muito tarde, às 7:53.

 

Agora faz 11,7° com 71%. Ao meio-dia eu, o Torales e o Diego finalmente vamos subir para o encontro!!

Link to comment
Share on other sites

Lages mostrou seu potencial para o frio esta noite!

Em uma noite amena na maioria das cidades as 07:00 estava:

-2,0ºC nos bairros da Penha, Guaruja e muitos outros;

0,5ºC aqui em casa (bairro São Cristovão);

0,0ºC no Centro.

Um abraço a todos e um bom encontro para aqueles que estão indo para o RS...

fiquem todos com Deus!!!

Link to comment
Share on other sites

Sobre Campos do Jordão, já tem alguma projeção para a semana do dia 22 ao dia 28? Será que enfim fará um frio bom?

E aproveitando também, queria saber de quem conhece a região, tenho a opção de ir para lá em um carro 1.4 menos espaçoso e sem termômetro(gostaria de ficar vendo as temperaturas) e a opção de um carro 1.0 mais espaçoso e confortável, e com termômetro. Qual seria a melhor opção? Com o 1.0 eu irei sofrer muito nas subidas? O 1.4 é uma nova Uno Sporting e o 1.0 é um novo Fox. Eu tenho que colocar algo especial para o motor por causa do frio?

Desculpem ai pelo monte de perguntas e o off.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, muito show o encontro até agora! Hj de manhã fomos conferir a geada no Castelinho, sendo que estávamos lá que nem pinto no lixo também à meia-noite!!

 

Agora foram todos para os Canyons e eu fiquei aqui para organizar o churrasco!

Mas o churrasco não ia ser de noite??

 

Eu e o Torales vamos sair daqui só às 14 h!!

 

Nem está muito frio. Tenho 15,6° com 57%.

 

Abraços do encontro!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos!

 

Aqui em São Carlos a provável mínima em casa foi de 7.5°C. No INMET bateu 4.9°C às 6:10h.

 

Em Campinas, no CEPAGRI/Unicamp a mínima foi de 5.8°C às 7:10h. No CIIAGRO bateu 7ºC.

 

Saudações!

 

Muito bom um contato de São Carlos do Pinhal, talvez o resquício de araucárias naturiais mais ao norte do Brasil. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Por favor qualquer outro análogo, menos 2010,.Ahhh 2010 não, não e não.... :laugh: :sarcastic:

A neve de 2010, foi a exceção que alguns tentam passar por regra.Mafili se tu quer comparar nas Tuias deve ter ficado entre -3º :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: :dirol: e -5º, depois vou conferir com o Eliano...

Link to comment
Share on other sites

Lages na liderança das estações TOPO do inmet em SC:

 

Menores Temperaturas

Estado: Santa Catarina Data: 14/07/2012 - 12h UTC

ESTAÇÃO MEDIÇÃO

83891 - LAGES -0,7 °C

83920 - SAO JOAQUIM 0,8 °C

83887 - CAMPOS NOVOS 4,9 °C

83872 - INDAIAL 6,1 °C

83899 - FLORIANOPOLIS - AEROPORTO 7,1 °C

 

Lages mostrou seu potencial para o frio esta noite!

Em uma noite amena na maioria das cidades as 07:00 estava:

-2,0ºC nos bairros da Penha, Guaruja e muitos outros;

0,5ºC aqui em casa (bairro São Cristovão);

0,0ºC no Centro.

Um abraço a todos e um bom encontro para aqueles que estão indo para o RS...

fiquem todos com Deus!!!

 

´Ótimos dados, Jonny. No inmet, deu -0.7.

 

No caminho entre Bocaina do Sul e Lages, ontem, pela Madrugada, registrei -3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Sobre Campos do Jordão, já tem alguma projeção para a semana do dia 22 ao dia 28? Será que enfim fará um frio bom?

E aproveitando também, queria saber de quem conhece a região, tenho a opção de ir para lá em um carro 1.4 menos espaçoso e sem termômetro(gostaria de ficar vendo as temperaturas) e a opção de um carro 1.0 mais espaçoso e confortável, e com termômetro. Qual seria a melhor opção? Com o 1.0 eu irei sofrer muito nas subidas? O 1.4 é uma nova Uno Sporting e o 1.0 é um novo Fox. Eu tenho que colocar algo especial para o motor por causa do frio?

Desculpem ai pelo monte de perguntas e o off.

 

Acho melhor ir de Fox viu, apesar desse uno ser 1.4, baseado no desempenho q o uno 1.0 da minha mae tem o 1.4 não deve ser tão bom quanto o fox (principalmente em subidas), sem falar q a estabilidade do uno nas curvas tambem não é muito confiavel...

Chegar la vc chega com qualquer um, mas na subida com o carro lotado não se assuste se você não passar dos 50 km/h

Link to comment
Share on other sites

Tivemos essa mínima de 4 graus com uma MP forte, mas nada excepcional, potencialmente mais fraca que a de começo de junho, somando + ar represedado é por isso que o sul gaúcho ficou tão frio naquela ocasião.

 

Se...naquela ocasião o ar frio tivesse chegado com essa facilidade como de agora, com certeza teríamos mínimas por volta dos 2/3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Sobre Campos do Jordão, já tem alguma projeção para a semana do dia 22 ao dia 28? Será que enfim fará um frio bom?

E aproveitando também, queria saber de quem conhece a região, tenho a opção de ir para lá em um carro 1.4 menos espaçoso e sem termômetro(gostaria de ficar vendo as temperaturas) e a opção de um carro 1.0 mais espaçoso e confortável, e com termômetro. Qual seria a melhor opção? Com o 1.0 eu irei sofrer muito nas subidas? O 1.4 é uma nova Uno Sporting e o 1.0 é um novo Fox. Eu tenho que colocar algo especial para o motor por causa do frio?

Desculpem ai pelo monte de perguntas e o off.

 

Termômetro de carro nunca é uma boa referência. Vai de 1.4 que é melhor, o 1.0 é muito fraco. Não que o 1.4 vai ser MUITO diferente, mas eu não iria de 1.0 apenas por um termômetro ruim.

 

Enfim fará um frio bom? Hoje a mínima foi de -1,8. Ontem teve uma leve negativa também... pelos modelos deve ser frio também, mas menos que neste final de semana.

 

Não precisa colocar nada especial no motor, se os carros forem flex abasteça com gasolina.

Link to comment
Share on other sites

Sobre Campos do Jordão, já tem alguma projeção para a semana do dia 22 ao dia 28? Será que enfim fará um frio bom?

E aproveitando também, queria saber de quem conhece a região, tenho a opção de ir para lá em um carro 1.4 menos espaçoso e sem termômetro(gostaria de ficar vendo as temperaturas) e a opção de um carro 1.0 mais espaçoso e confortável, e com termômetro. Qual seria a melhor opção? Com o 1.0 eu irei sofrer muito nas subidas? O 1.4 é uma nova Uno Sporting e o 1.0 é um novo Fox. Eu tenho que colocar algo especial para o motor por causa do frio?

Desculpem ai pelo monte de perguntas e o off.

 

Termômetro de carro nunca é uma boa referência. Vai de 1.4 que é melhor, o 1.0 é muito fraco. Não que o 1.4 vai ser MUITO diferente, mas eu não alugaria o 1.0 por um termômetro ruim.

 

Enfim fará um frio bom? Hoje a mínima foi de -1,8. Ontem teve uma leve negativa também... pelos modelos deve ser frio também, mas menos que neste final de semana.

 

Não precisa colocar nada especial no motor, se os carros forem flex abasteça com gasolina.

 

acontece q o 1.4 é um novo uno, e o 1.0 é um volkswagen

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.