Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

12Z MELHORA AINDA MAIS O QUADRO PARA DOMINGO, TRAZENDO MÁXIMA DE 5C PARA GRAMADO/CANELA E CHANCE DE NEVE EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

 

Bruno,

Tenho uma curiosidade:

O CPTEC, naquele gráfico de previsão a médio prazo, se baseia em qual modelo? Estou sempre de olho nele para ver a tendência para meu aniversário, 27/07. Hehehe. Abraços!

 

Global

Link to comment
Share on other sites

12Z MELHORA AINDA MAIS O QUADRO PARA DOMINGO, TRAZENDO MÁXIMA DE 5C PARA GRAMADO/CANELA E CHANCE DE NEVE EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

 

Bruno, está mostrando inversão nas camadas mais altas. Mas é um excelente frio.

 

Não olhei as camadas, mais altas. O ponto é que o vento sul deve trazer precipitação orográfica na região e, para isso, o negativo em 850hpa basta. Vamos acopanhar. Pena que tu não poderá vir.... :cray:

Link to comment
Share on other sites

Em termos de sensação térmica ão José dos Ausentes e São Joaquim são diferentes da Região de Soledade.....Em SC o frio além de ser muito mais intenso é muito mais constante tambem. Sensação termica acentuada é muito mais comum no planalto catarinense e muito mais rara em Soledade. O fato do relevo , a latitude e elevação....fazem a diferença...mesmo sendo mais proximo do mar

Link to comment
Share on other sites

12Z MELHORA AINDA MAIS O QUADRO PARA DOMINGO, TRAZENDO MÁXIMA DE 5C PARA GRAMADO/CANELA E CHANCE DE NEVE EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

 

Bruno,

Tenho uma curiosidade:

O CPTEC, naquele gráfico de previsão a médio prazo, se baseia em qual modelo? Estou sempre de olho nele para ver a tendência para meu aniversário, 27/07. Hehehe. Abraços!

 

Global

 

Obrigado pela informação. Valeu. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de sensação térmica ão José dos Ausentes e São Joaquim são diferentes da Região de Soledade.....Em SC o frio além de ser muito mais intenso é muito mais constante tambem. Sensação termica acentuada é muito mais comum no planalto catarinense e muito mais rara em Soledade. O fato do relevo , a latitude e elevação....fazem a diferença...mesmo sendo mais proximo do mar

:bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb: :bomb:

 

Por falar em sensação, dia ventoso hoje por aqui. O ciclone manteve com força a drenagem de ar frio, e bem seco. O vento se acentuou a partir das 8 h e tive rajada de 41,4 km/h. Na RBS chegou a 56 km/h. O interessante é que nem está muito frio. Tive máxima de 18,2° com 43%. Agora faz 17,7° com 45%. Mas a sensação é de frio. Os últimos dias deixaram os interiores gelados. No meu quarto tive 13,7° hoje de manhã e aqui onde estou 14,4°.

 

Teremos um boa queda à noite! Venta de NO a 13,5 km/h.

 

Abraços ventosos!

Link to comment
Share on other sites

Que pena, Caio. Entendo perfeitamente o seu caso.

 

Sobre as rodadas, o Mbar 00Z incrementa muito o frio para domingo do encontro, colocando máximas na casa dos 5C/6C para Gramado!

 

Bom dia, Bruno!

Segundo o Alexandre Aguiar, o Mbar exagera um pouco nas mínimas (exagera pra menos), mas mesmo assim será muito frio mesmo. Ótimo para o encontro. Acredito, pessoalmente, numa máxima em torno de 07°c ou 08°c em Gramado no domingo. Dia gelado vocês terão por lá.

Abraços e bom encontro para os que forem!

 

PODE SER O METEOGRAMA, QUE NEM OLHO, MAS O 10KM, MAPAS, SUL, SUBESTIMA AS MÍNIMAS E +- ACERTA A MÁXIMA, EM ALGUMAS ÁREAS DE SC, TEM QUE AUMENTAR NAS MÁXIMAS TAMBÉM, PARA SC É UM DOS MELHORES, SABENDO OLHAR.

Link to comment
Share on other sites

NESTA DE DOMINGO ESTARÁ ENTRE 0/4°C EM 700 CONTRA OS -7/-10 DA ÚLTIMA.....É UMA FALTA DE SINCRONIA!!!

 

O 100X100 DO INPE, DÁ UM BELO CAVADO, NA REALIDADE, LEVE CAVADO, EM OUTRAS ÉPOCAS ERA NEVE..... NO DOMINGO DE MANHÃ

 

Obrigado pelas informações, Coutinho! Como sempre, muito bem explicado por ti.

Seguinte: se possível, gostaria de um prognóstico teu (mesmo sendo a longo prazo ainda e sabendo que pode mudar muito):

Lá pelo dia 27/07 não teremos calor em Porto Alegre, segundo os modelos, né? Pelo o que olhei no Global, seria um frio pela manhã e tarde mais agradável. Qual o teu palpite?

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

NESTA DE DOMINGO ESTARÁ ENTRE 0/4°C EM 700 CONTRA OS -7/-10 DA ÚLTIMA.....É UMA FALTA DE SINCRONIA!!!

 

O 100X100 DO INPE, DÁ UM BELO CAVADO, NA REALIDADE, LEVE CAVADO, EM OUTRAS ÉPOCAS ERA NEVE..... NO DOMINGO DE MANHÃ

 

Obrigado pelas informações, Coutinho! Como sempre, muito bem explicado por ti.

Seguinte: se possível, gostaria de um prognóstico teu (mesmo sendo a longo prazo ainda e sabendo que pode mudar muito):

Lá pelo dia 27/07 não teremos calor em Porto Alegre, segundo os modelos, né? Pelo o que olhei no Global, seria um frio pela manhã e tarde mais agradável. Qual o teu palpite?

Abraços!

 

MUITO LONGE, HOJE INDICA UM AQUECIMENTO.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã promete....estou esperando negativa em CDJ e em Itararé. Pra SP espero minima entre 7/9 graus....e para o Riacho Grande no ABC 06 graus e quem sabe 05....

 

A estação do CGE no Tremembé já registra 10.9°C, na atualização das 18:50. Lá a máxima foi de 19.9°C e a

mínima de 9.8°C. É a menor temperatura da cidade no momento.

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Amanhã promete....estou esperando negativa em CDJ e em Itararé. Pra SP espero minima entre 7/9 graus....e para o Riacho Grande no ABC 06 graus e quem sabe 05....

 

A estação do CGE no Tremembé já registra 10.9°C, na atualização das 18:50. Lá a máxima foi de 19.9°C e a

mínima de 9.8°C. É a menor temperatura da cidade no momento.

 

:good:

 

Ronaldo aqui no Riacho Grande agora estou com 10 graus cravado...detalhe, são 07 da noite...Minha maxima foi de 17,3..

Link to comment
Share on other sites

Em termos de sensação térmica ão José dos Ausentes e São Joaquim são diferentes da Região de Soledade.....Em SC o frio além de ser muito mais intenso é muito mais constante tambem. Sensação termica acentuada é muito mais comum no planalto catarinense e muito mais rara em Soledade. O fato do relevo , a latitude e elevação....fazem a diferença...mesmo sendo mais proximo do mar

Agora dá pra perceber claramente que vc sabe muito pouco sobre minha região, venha faça como o Shimutz, venha sentir na pele,de fato,em muitos locais aqui tu bate queixo em poucos minutos...

Tinha um mapinha no CIRAM de sensação térmica que foi desativado pro RS, não entendo o motivo, nele seguidamente aparecia um isoterma de sensação térmica muito baixa, que em várias vezes superava SJ, e adivinhem onde ela ficava no mapa???Cerca Velha...

Link to comment
Share on other sites

Amanhã promete....estou esperando negativa em CDJ e em Itararé. Pra SP espero minima entre 7/9 graus....e para o Riacho Grande no ABC 06 graus e quem sabe 05....

 

A estação do CGE no Tremembé já registra 10.9°C, na atualização das 18:50. Lá a máxima foi de 19.9°C e a

mínima de 9.8°C. É a menor temperatura da cidade no momento.

 

:good:

 

Ronaldo aqui no Riacho Grande agora estou com 10 graus cravado...detalhe, são 07 da noite...Minha maxima foi de 17,3..

 

Carlos,

 

Se continuar caindo assim é Sub-5 com certeza!

Link to comment
Share on other sites

NESTA DE DOMINGO ESTARÁ ENTRE 0/4°C EM 700 CONTRA OS -7/-10 DA ÚLTIMA.....É UMA FALTA DE SINCRONIA!!!

 

O 100X100 DO INPE, DÁ UM BELO CAVADO, NA REALIDADE, LEVE CAVADO, EM OUTRAS ÉPOCAS ERA NEVE..... NO DOMINGO DE MANHÃ

 

Obrigado pelas informações, Coutinho! Como sempre, muito bem explicado por ti.

Seguinte: se possível, gostaria de um prognóstico teu (mesmo sendo a longo prazo ainda e sabendo que pode mudar muito):

Lá pelo dia 27/07 não teremos calor em Porto Alegre, segundo os modelos, né? Pelo o que olhei no Global, seria um frio pela manhã e tarde mais agradável. Qual o teu palpite?

Abraços!

 

MUITO LONGE, HOJE INDICA UM AQUECIMENTO.

 

Ok. Obrigado, amigo. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

O cenário que está sendo montado pelos modelos para o decorrer da próxima semana é mais do que interessante. Depois do friozão seco do final de semana um interessantíssimo cavado em altos níveis se formará entre o PR e SC em deslocamento para o oceano. Ao mesmo tempo o anticiclone polar continental com centro entre o RS, a AR e o UY continuará semi-estacionário em lento deslocamento para o oceano. Este deslocamento lento e gradual vai permitir a interação entre o ar frio remanescente do sul e as instabilidades atmosféricas da baixa pressão também em lento deslocamento, propiciando dias muito gelados na terça e na quarta. Além do frio há previsão de forte chuva entre o norte catarinense e o sul paulista, com volumes até excessivos no litoral. Sinal de instabilidade forte na passagem desta baixa.

 

Esta forte instabilidade estará associada a ar muito frio em altos níveis, com característica de uma baixa fechada em altura. Os valores de temperatura projetados ainda são muito limítrofes para os picos acima dos 1700m da serra catarinense, mas é um cenário que permite especular a chance de alguma precipitação invernal (chuva congelada/sleet/neve) entre o final da segunda e o início da terça-feira. A linha de congelamento em altura estará entre 2000m e 2500m, com algo próximo de 1oC em superfície e nuvens possivelmente desenvolvidas. Na pior das hipóteses a segunda e a terça serão gélidas no alto da serra catarinense, com chuva londrina sob temperaturas baixíssimas. As máximas serão o grande ponto de destaque entre a segunda e a quarta.

 

No entanto a maior parte dos modelos ainda diverge quanto ao período, localização de deslocamento desta área de baixa pressão. Além de não acordarem quanto ao potencial do frio em altura remanescente. O que ainda torna o cenário desafiador aos meteorologistas.

 

Na seqüência da saída deste sistema para o oceano o bolsão frio continental pode dar lugar a um outro reforço entrando no cone-sul, o que permitiria a manutenção das baixas temperaturas por pelo menos até o outro final de semana. Todos estes pulsos de ar frio de origem continental. Portanto com boa perspectiva de manutenção de médias históricas mais baixas para boa parte do mês.

Link to comment
Share on other sites

Em termos de sensação térmica ão José dos Ausentes e São Joaquim são diferentes da Região de Soledade.....Em SC o frio além de ser muito mais intenso é muito mais constante tambem. Sensação termica acentuada é muito mais comum no planalto catarinense e muito mais rara em Soledade. O fato do relevo , a latitude e elevação....fazem a diferença...mesmo sendo mais proximo do mar

Agora dá pra perceber claramente que vc sabe muito pouco sobre minha região, venha faça como o Shimutz, venha sentir na pele,de fato,em muitos locais aqui tu bate queixo em poucos minutos...

Tinha um mapinha no CIRAM de sensação térmica que foi desativado pro RS, não entendo o motivo, nele seguidamente aparecia um isoterma de sensação térmica muito baixa, que em várias vezes superava SJ, e adivinhem onde ela ficava no mapa???Cerca Velha...

 

Atitude sensata do CIRAM,

 

SAIA DA PISCINA E SENTE EM DUAS CADEIRAS DIFERENTES....AMBAS A MESMA TEMPERATURA AMBIENTE....PERCEBA A BESTEIRA DA SENSAÇÃO TÉRMICA.

 

PERCEBA A DIFERENÇA....ISSO É SENSAÇÃO????...NÃO

 

A IDÉIA FOI ÓTIMA....VOU COMEÇAR A DESENVOLVER O MENOR ABRIGO DO MUNDO. (só para a ponta do sensor...eheheeh...grande idéia...obrigado)

 

TALVEZ OS ADIMENSIONAIS DE BIOT E REYNOLDS FORNEÇAM A EQUAÇÃO ADEQUADA.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tinha um mapinha no CIRAM de sensação térmica que foi desativado pro RS, não entendo o motivo, nele seguidamente aparecia um isoterma de sensação térmica muito baixa, que em várias vezes superava SJ, e adivinhem onde ela ficava no mapa???Cerca Velha...

 

O Ciran tem o melhor modelo de sensação térmica do mundo e não sabíamos! Logo ali na Cerca Velha, Paulo?

 

Que faro fino, que resolução, que matemática exata. O modelo sabia antes de todos e batia o pé: ninguém bate a Cerca Velha e seu nano-microclima.

 

Vamos avisar o NOAA pra buscar a expertise com o Ciran. Ou, reativem o tal mapa para o RS e a Cerca Velha já!!!!

 

Essa foi excelente, Paulo. Me desculpa, mas não deu pra passar em branco.

Link to comment
Share on other sites

Aí Caio, não é fácil essa história de pai coruja hein? Sei bem disso, tenho uma pequena aqui em casa e é difícil deixar a esposa sozinha, ainda mais que não tenho a sogra por perto. Por ironia do destino estou a meros 200km do encontro e minha esposa e filha viajaram para a casa do sogro, mas tenho que trabalhar no domingo... se não eu certamente iria até lá para conhecer o pessoal...

Link to comment
Share on other sites

Tinha um mapinha no CIRAM de sensação térmica que foi desativado pro RS, não entendo o motivo, nele seguidamente aparecia um isoterma de sensação térmica muito baixa, que em várias vezes superava SJ, e adivinhem onde ela ficava no mapa???Cerca Velha...

 

O Ciran tem o melhor modelo de sensação térmica do mundo e não sabíamos! Logo ali na Cerca Velha, Paulo?

 

Que faro fino, que resolução, que matemática exata. O modelo sabia antes de todos e batia o pé: ninguém bate a Cerca Velha e seu nano-microclima.

 

Vamos avisar o NOAA pra buscar a expertise com o Ciran. Ou, reativem o tal mapa para o RS e a Cerca Velha já!!!!

 

Essa foi excelente, Paulo. Me desculpa, mas não deu pra passar em branco.

O mapa ainda existe, só que agora sem o RS, apenas SC, ele apenas prevê a sensação mínima e média. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Mafili o teste é mais simples amigo, fique exposto ao vento constante durante 15 minutos a 0º e depois faça a mesma experiência com 0º e sem vento, ahh mais claro que tu vai sentir a diferença, te garanto...

 

15 MINUTOS EM ÁGUA COM TEMPERATURA A 5ºC ESTOU MORTO. (NO MEU CASO NÃO HÁ MUITA DIFERENÇA)

 

15 MINUTOS PELADO AO AR....NADA...NADA...NADA...EXCETO UM LIGEIRO DESCONFORTO....

 

PENSE....POR QUAL A RAZÃO A TUA MÍNIMA NÃO É VÁLIDA. É O TERMÔMETRO? (ATÉ É BOM)...NÃO.

 

É O ABRIGO.(AINDA NÃO ESTÁ CORRETO....FALTA POUCO...MAS TENS QUE TRABALHAR MUITO)

 

APESAR DE SER QUASE BOM....QUASE...AINDA NÃO ESTÁ OBSESSIVAMENTE BOM.

 

E PARA QUE SERVE O ABRIGO????.....RESPONDA A QUE SERVE O ABRIGO????

 

CONVENHAMOS...ESTÁ BEM MELHOR QUE A PAZINHA DE 2008. NÉ.

 

PORÉM. AGORA PENSO. É O ABRIGO OU A TEIMOSIA DO OBSERVADOR????

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Vejam só a lua minguante quando não bagunça na entrada, faz folia no meio...Vai entrar muita nebulosidade, acima do que apontam os modelos, podem apostar, vejam as imagens na Argentina...

 

Confere Paulo Henrique. E digo mais, nos mapas do gfs que vejo na projeção, essa nebulosidade na Argentina nem aparece.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só a lua minguante quando não bagunça na entrada, faz folia no meio...Vai entrar muita nebulosidade, acima do que apontam os modelos, podem apostar, vejam as imagens na Argentina...

 

Confere Paulo Henrique. E digo mais, nos mapas do gfs que vejo na projeção, essa nebulosidade na Argentina nem aparece.

 

PRONTO....SÓ ESSA QUE FALTAVA ....LUA. (TEM UNS AMIGUINHOS DO JOE BASTARDI BONS NESSAS COISAS....CADA UMA)

 

A LUA ESTÁ NO MESMO LUGAR.

 

COMO HOJE É SEXTA-FEIRA...13....DEVE TER ATINGIDO ALGUNS MIOLOS.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

PRONTO....SÓ ESSA QUE FALTAVA ....LUA. (TEM UNS AMIGUINHOS DO JOE BASTARDI BONS NESSAS COISAS....CADA UMA)

 

A LUA ESTÁ NO MESMO LUGAR.

 

COMO HOJE É SEXTA-FEIRA...13....DEVE TER ATINGIDO ALGUNS MIOLOS.

 

ABRAÇOS

Calma amigo Mafili, fica hilex. Não estou falando da lua, estou falando dos modelos estarem bailando e subestimando alguns prognósticos como vimos nos últimos dias.

Link to comment
Share on other sites

Vejam só a lua minguante quando não bagunça na entrada, faz folia no meio...Vai entrar muita nebulosidade, acima do que apontam os modelos, podem apostar, vejam as imagens na Argentina...

 

Confere Paulo Henrique. E digo mais, nos mapas do gfs que vejo na projeção, essa nebulosidade na Argentina nem aparece.

 

PRONTO....SÓ ESSA QUE FALTAVA ....LUA. (TEM UNS AMIGUINHOS DO JOE BASTARDI BONS NESSAS COISAS....CADA UMA)

 

A LUA ESTÁ NO MESMO LUGAR.

 

COMO HOJE É SEXTA-FEIRA...13....DEVE TER ATINGIDO ALGUNS MIOLOS.

 

ABRAÇOS

Mafili, não leve tudo ao pé-da-letra, não quer dizer que a lua em si tem influência sobre determinados comportamentos do tempo, apenas que estatisticamente é só olhar dados históricos, que mostram uma tendência de virada do tempo na lua minguante... :punish:

Link to comment
Share on other sites

PRONTO....SÓ ESSA QUE FALTAVA ....LUA. (TEM UNS AMIGUINHOS DO JOE BASTARDI BONS NESSAS COISAS....CADA UMA)

 

A LUA ESTÁ NO MESMO LUGAR.

 

COMO HOJE É SEXTA-FEIRA...13....DEVE TER ATINGIDO ALGUNS MIOLOS.

 

ABRAÇOS

 

E o gardenal pra segurar essa agressividade ficou aonde?

 

Procura aí na gaveta e não esquece de tomar rapidinho, porque o BAZ não é lugar para despachar a pomba-gira.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, não leve tudo ao pé-da-letra, não quer dizer que a lua em si tem influência sobre determinados comportamentos do tempo, apenas que estatisticamente é só olhar dados históricos, que mostram uma tendência de virada do tempo na lua minguante... :punish:

 

Paulo e Valdir, O calendário Lunar apresenta algumas vantagens sobre o atual calendário Gregoriano. Mas isso é outra história.

 

A partir de hoje em exatos 09/10 dias toda água que está na atmosfera. Foi-se.

 

Então um novo período de 10 dias começa.

 

Esse é o tipo de análise na qual nunca demandei tempo.

 

Nas paragens riograndense aparentemente percebo duas dinâmicas diferentes para o inverno JJA.

 

Ambas com médias iguais.

 

a- A alternância de períodos quentes e frios no inverno. (o qual termina aproximadamente na média)

 

b- e o inverno absolutamente sem graça (o qual termina aproximadamente na média).

 

c- e os estranhos muito frio (raros) e muito quente (mais raro ainda).

 

Para os itens a e b a resposta tem que passar obrigatoriamente pela circulação polar (AAO) entre outras coisas.

 

percebam que não há falta de mp.

 

Ou seja massas de ar de origem polar não estão faltando.

 

Felizmente para o sudeste, Atlântico quente e El Niño....não falham....sem frio.(talvez algum refresco) Fiasco completo

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.