Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Desculpem-me pelo offtopic. Estou lendo sobre Caxias do Sul na Wikipedia, e de acordo com o artigo a mínima recorde na cidade foi -3,0°C, em 14 de julho de 2000, sendo as fontes Fepagro e INMET. A informação procede?

No INMET deu -4,0°. Por sinal, um valor maravilhoso sendo a estação na borda da serra.

 

Hoje tive máxima de 18,4°. Agora faz 11,9° com 82%.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo...desde 2008 que acompanho Urupema....

 

Jullho 2008: 10,8ºC (05,9ºC / 18,1ºC / -00,8ºC / 24,5ºC)

 

Julho 2009: 07,4ºC (-05,8ºC / 18,6ºC - Extremos)

 

Julho 2010: 08,2ºC (03,9ºC / 14,5ºC / -07,8ºC / 19,2ºC)

 

Julho 2011: 08,8ºC (04,8ºC / 15,1ºC / -07,5ºC / 22,3ºC)

 

Julho 2012: 06,8ºC (01,6ºC / 14,5ºC - Médias)* Até dia 20

 

 

Que avatar é esse? Você é comunista?!

Link to comment
Share on other sites

No período mais frio duradouro do ano em SP (04 à 21 Julho), o Inmet teve de 11,5ºC à 20,3ºC, enquanto que aqui na Granja Viana oscilou entre 8,8ºC à 19,7ºC, com mínima em 5ºC dia 14.

 

Agora, um break para o frio (hoje atingimos já 27,3ºC! e a semana será morna), com excessão do centro-sul do RS que terá bastante frio ainda durante esta semana.

Link to comment
Share on other sites

Se em todo o ano fosse assim em Brasília seria um clima extremamente gostoso. Máximas de 26ºC, mínimas de 14,5ºC, sol o dia todo. Ponto a favor de Brasília é que não faz aquele calor de rachar e tem noites brandas todo o ano. Acho melhor que BH. Mas as FF´s chegam com menor dificuldade à BH, que iclusive é menos desértico no outono/inverno. Brasília ainda tem outro período de chuva (acho que em Outubro ou Novembro). BH chove muito em Dezembro. Afinal, o clima de BH e Brasília são iguais?

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo...desde 2008 que acompanho Urupema....

 

Jullho 2008: 10,8ºC (05,9ºC / 18,1ºC / -00,8ºC / 24,5ºC)

 

Julho 2009: 07,4ºC (-05,8ºC / 18,6ºC - Extremos)

 

Julho 2010: 08,2ºC (03,9ºC / 14,5ºC / -07,8ºC / 19,2ºC)

 

Julho 2011: 08,8ºC (04,8ºC / 15,1ºC / -07,5ºC / 22,3ºC)

 

Julho 2012: 06,8ºC (01,6ºC / 14,5ºC - Médias)* Até dia 20

 

 

Que avatar é esse? Você é comunista?!

 

Estou apoiando nossa camarada Manuela de Porto Alegre....*Novas idéias para Porto Alegre que queremos*

 

:good2:

Link to comment
Share on other sites

Se em todo o ano fosse assim em Brasília seria um clima extremamente gostoso. Máximas de 26ºC, mínimas de 14,5ºC, sol o dia todo. Ponto a favor de Brasília é que não faz aquele calor de rachar e tem noites brandas todo o ano. Acho melhor que BH. Mas as FF´s chegam com menor dificuldade à BH, que iclusive é menos desértico no outono/inverno. Brasília ainda tem outro período de chuva (acho que em Outubro ou Novembro). BH chove muito em Dezembro. Afinal, o clima de BH e Brasília são iguais?

 

Prefiro Brasília à BH essencialmente porque as máximas são mais comportadas durante o ano inteiro e porque as mínimas são pouco mais baixas.

Link to comment
Share on other sites

Mafili.....digo que estes mapas estão corretos, e não são genéricos, mas minha duvida fica na média das máximas para Curitiba que está pouca coisa pra cima e no mapa está entre 3/4 pra baixo...

 

Anomalia Temperatura até 22/JUL/2012

 

Bagé RS (Conv):

 

Med Min: (-02,7) 06,0

Med Max: (-03,5) 14,8

 

Santa Maria RS (Conv):

 

Med Min: (-01,4) 08,1

Med Max: (-01,5) 18,1

 

Bom Jesus RS (Conv):

 

Med Min: (-01,4) 05,3

Med Max: (-00,8) 15,3

 

Porto Alegre RS (Conv):

 

Med Min: (-01,1) 09,6

Med Max: (+00,4) 20,1

 

Porto Alegre RS (Aut):

 

Med Min: (-01,6) 09,1

Med Max: (-00,9) 18,8

 

Curitiba (Conv):

 

Med Min: (+00,3) 08,4

Med Max: (+00,5) 18,8

Link to comment
Share on other sites

A convencional de Poa é uma aberração e foge a todo o contexto local. Lixo total.

 

Os dados históricos pertencem a convencional e desde de junho (que eu acompanho) apresentam uma diferença sistemática de 1,1ºC somente nas máximas.

 

Creio que só uma campanha pedindo esclarecimento resolve o problema.

 

Sugestão alguém arruma o e-mail do 8ª distrito e nós vamos enviando e-mail sistematicamente até obtermos uma resposta. Reclamar no fórum não vai resolver nada e podemos ter mais uma discussão eterna que convenhamos não é proveitosa.

 

Se for o termômetro de máxima. Troque-o.

Se for o termômetro da automática. Troque-o

 

Os profissionais não devem participar justamente por serem profissionais.

 

Teoria da conspiração: O AQUECIMENTO GLOBAL ESTÁ DENTRO DA ESTAÇÃO.

 

Porto Alegre RS (Conv):

 

Med Min: (-01,1) 09,6

Med Max: (+00,4) 20,1

 

Porto Alegre RS (Aut):

 

Med Min: (-01,6) 09,1

Med Max: (-00,9) 18,8

Link to comment
Share on other sites

Vamos mandar e-mails para o inmet. Não é possível um erro grotesto continuar.

 

Vamos, sim. Precisamos achar o e-mail do chefe. E enviar também para o presidente do órgão afinal eles tem um certificado ISO 9000.

 

Algum órgão de imprensa poderia dar destaque....."um grupo de amadores questiona os dados de Porto Alegre divulgados pelo Inmet"....quem sabe o Correio do Povo ou a Zero Hora.

 

===============================================================================================

 

Estado de Atenção....CPTEC

 

Amanhã (24/07) haverá condições para chuva forte, com acumulados significativos, no norte, noroeste e nordeste do RS (áreas do alto Vale do Uruguai, Missões, planalto, serra do nordeste e campos altos da serra, e litoral norte), no centro-oeste, serras, planalto sul e sul de SC (principalmente á tarde).

Na quarta-feira (25/07) de madrugada e manhã ainda deverá chover forte no sul, sudeste e centro-oeste de SC, No decorrer do período a intensidade da chuva diminui. Neste dia também deverá chover localmente forte nas outras áreas de SC (nordeste do Estado) e no sul e leste do PR.

Link to comment
Share on other sites

A Normal de 61-90 está fora da realidade no que se refere às mínimas médias e absolutas em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em relação à nova Normal que será formada. POA está na mesma. Outra: se pegar a Normal de 31-60, verá que a média das mínimas nestas cidades citadas, com excessão de Curitiba, já eram MENORES do que referente à 61-90 (Curitiba começou a crescer mais fortemente depois). Isso claramente é efeito de urbanização local sobre o clima. As máximas constinuam na mesma média. Você pega um lugar na mesma latitude como o centro de São Paulo e a Granja Viana e verifica algumas diferenças locais, especialmente aumento das mínimas em SP e maior pancadas de chuva de verão na mesma, aumentando o índice pluviométrico no centro na mesma época. Mas a dinâmica climática é a mesma. É raríssimo nos dias atuais você ter meses com anomalia negativa em Curitiba ou São Pual, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, Esses mapas foram retirados do grande blog da Metsul.

Em um quadradinho de 10 cm x 10 cm pretende-se representar o Brasil.

Considerando a quantidade de informação e a limitação física dos mapas

Você diria que esses mapas são genéricos?

 

6cfa343d1f8ee43d13d886ebd8ab8693.jpg

 

Conforme a Normal 61-90 para RMSP a anomalia das minimas está errado com certeza. Está menos frio do que o mapa sugere.

Link to comment
Share on other sites

Não me impressiono com os erros da convencional de POA, pois eles ocorrem com

o INMET daqui também. Afinal, o INMET possui uma normal de 60-90 em Juiz de

Fora que MISTURA os dados recolhidos de 60-73 de um local com os dados de 74

em diante em outro local.

 

Sempre que falo de médias daqui, uso a normal 74-02, esta sim é real e sem distorções.

Link to comment
Share on other sites

No INMET deu -4,0°. Por sinal, um valor maravilhoso sendo a estação na borda da serra.

 

quote]

 

Não foi -4,4ºC?

E é de se destacar que tal valor foi registrado no Campo dos Bugres em um topo,

se bem que era uma noite de advecção. Mesmo assim, outras localidades do

Município devem ter registrados valores ainda mais baixos.

No século XIX registrou-se -11ºC em Caxias do Sul e -8,9ºC em Curitiba...

outros tempos aqueles...

 

Só para constar nas manhãs dos dias 07 e 08 de junho deste ano de 2012,

na estação da rbs, Caxias do Sul registrou mínimas de, respectivamente,

-3,2ºC e -2,7ºC; tendo sido documentado, na segunda noite, o congelamento

da superfície das águas do chafariz da Praça Danti Aliguieri, no coração do centro

da cidade!

Link to comment
Share on other sites

Este mês de julho está com média de 13,4C em Porto Alegre até o presente momento. Deve fechar nisso. É bom, mas mais uma vez não teremos um julho com neve na serra gringa. Essa é a minha maior curiosidade sobre o clima gaúcho nos últimos 15 anos: a razão para o fim da neve de acumulação na serra. :russian:

Link to comment
Share on other sites

acho que o fator ausencia de neve é que nem o Luxa andando de bicicleta... Os ciclones passam lateralmente ou se formam longe da costa. As Mps ficam marítimas ou entram feito rondão patrolando o continente, abrindo o tempo e, nada de umidade.

Triste história. Vão para a África gerar um nevão por lá. Austrália e outras bandas.

Ficamos a ver...ainda se fossem....navios!

 

Um dia quente e abafado. Liguei o ar no frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Um dia quente e abafado. Liguei o ar no frio.

 

Foi quente e abafado para quem vestiu casacão! Eu saí de casa de camiseta e passei frio! A máxima de 23,9C foi pontual, pois a manhã foi geladita com mínima de 9C e estava 14C às 10:30hs. O "aquecimento" veio depois do almoço.

PERFEITO!!!

eu não quis tirar o casaco...então, liguei o ar no gelado!!!

psicologiamente, ainda fiquei com a temperatura do início da manhã... :rofl:

 

agora tenho: 18.2°C

tive 11.3(=ou- 0,7)

máxima 23.2(=ou- 0,7)

 

nada de anormal dentro das médias de sempre.

 

acho que o pessoal que posta aqui não olha outros posts. Dêem uma olhada na parte Internacional, tá bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Estive ausente nesses ultimos dias, pois estou em Punta del Este, aproveitando uns raros momentos de ferias. Cheguei na sexta e de la pra ca,apenas dias frios, ora gelados, com vento e nada de chuva, apenas tempo nublado a parcialmente nublado. Clima fantastico, sem veranicos e e principalmente sem aquele vento norte nojento que por vezes pega todo o RS e metade norte do Uruguai no inverno. Hoje em Livramento foi quente pra epoca, passou dos 20 graus, enquanto aqui a maxima hoje foi de 14 e nos ultimos 3 dias nao passou de 11. Perfeito!!! :good2:

Ps...o teclado uruguaio nao tem cedilha, hehehe.

 

Abracos castelhanos (by Boldrini)

Link to comment
Share on other sites

Não me impressiono com os erros da convencional de POA,

 

Não temos elementos para dizer que a convencional de POA está errada.

 

Ela sistematicamente marca 1,1ºC acima da automática na média.

 

Existe uma discrepância que deve ser apurada. Nisso eu concordo.

 

É impossível um termômetro de máxima calibrado marcar 1,1ºC sistematicamente. Agora um termômetro digital pode marcar o que ele quiser. ( ou o pior ser programado para marcar o que eu quiser).

 

É necessário uma explicação do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

A boa notícia. Segundo os modelos para o sudeste até 08 de agosto "quentinho" A very long range talvez uma friagem lá pelo dia 20 de agosto. Sempre tem aquelas noites na Mantiqueira nada preocupante até o momento.

Pela atualização do Caio (Niño 4 = 0) que é o melhor indicador. Zero não é uma maravilha mas dá para segurar. Atlântico quente é fatal.

Julho caminha a passos largos para anomalias positivas.

E agosto parece tranquilo. Claro que qualquer FF deixa aquele desconforto típico da estação.

Semana tranquila para o sudeste.

Neve no final de julho de 2012 para o sul. Sei lá. Nas próximas 96 horas nada. (esse bicho é traiçoeiro todo cuidado é pouco).

Link to comment
Share on other sites

Não me impressiono com os erros da convencional de POA,

 

Não temos elementos para dizer que a convencional de POA está errada.

 

Ela sistematicamente marca 1,1ºC acima da automática na média.

 

Existe uma discrepância que deve ser apurada. Nisso eu concordo.

 

É impossível um termômetro de máxima calibrado marcar 1,1ºC sistematicamente. Agora um termômetro digital pode marcar o que ele quiser. ( ou o pior ser programado para marcar o que eu quiser).

 

É necessário uma explicação do Inmet.

 

Como não temos elementos? O quê dizer da menor máxima de junho que para todas as estações da cidade apontaram algo entre 10C e 11C, ao passo que o Inmet marcou 14C?

Link to comment
Share on other sites

Como não temos elementos? O quê dizer da menor máxima de junho que para todas as estações da cidade apontaram algo entre 10C e 11C, ao passo que o Inmet marcou 14C?

 

Qual dia de junho houve diferença de 3/4ºC entre a automática e a convencional nas máximas em junho de 2012.

 

Para poupar teu trabalho até o dia 20 de junho não foi.

 

Verifique por gentileza os dias restantes. Eu devo ter salvo em algum canto...vou procurar.

 

Abração;

 

Paulo Henrique: 1 décimo de grau é quase o aquecimento global de uma década 1,1ºC é o aquecimento de 160 anos.

 

A convencional de POA é uma das mais importantes do Brasil.

 

Eu torço para que esteja errada de fato. Mas não posso sair dizendo que está errada. É uma questão de método.

 

Calma...muita calma.

 

automticadescalibrada.png

Link to comment
Share on other sites

Vamos mandar e-mails para o inmet. Não é possível um erro grotesto continuar.

E ainda tem quem se prende a números, tipo diferença de décimos de uma cidade para outra como se fosse uma realidade escancarada...

 

Meu caro amigo vereador(e quase reeleito...)

a ciência exige exatidão(embora ciência exata, exatamente, não exista).

Se apegar a números?

décimos podem definir muita coisa.

se a terra aquecer 0,5°C a mais, é muito!

0,5°C nas médias de uma cidade, é muito.

Esqueceste algo do que já aprendemos no site?

Eu era um ignorante, agora, sei 1% a mais.

Link to comment
Share on other sites

Vamos mandar e-mails para o inmet. Não é possível um erro grotesto continuar.

E ainda tem quem se prende a números, tipo diferença de décimos de uma cidade para outra como se fosse uma realidade escancarada...

 

Meu caro amigo vereador(e quase reeleito...)

a ciência exige exatidão(embora ciência exata, exatamente, não exista).

Se apegar a números?

décimos podem definir muita coisa.

se a terra aquecer 0,5°C a mais, é muito!

0,5°C nas médias de uma cidade, é muito.

Esqueceste algo do que já aprendemos no site?

Eu era um ignorante, agora, sei 1% a mais.

Se é tanto assim, então estou esperando os magos explicarem esta fórmula mágica...

Pra vcs num contexto global representa enorme diferença, então em um mesmo local seria uma diferença abismal,????

Diferença de termômetro?De estação, de abrigo, é pq não é uma Davis???Ué se fosse um termômetro digital dentro de um abrigo de venezianas, já tinha um monte de sábios explicando e argumentando a diferença... :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

independente da polêmica de décimos ou graus a mais...

o Luxa de bicicleta está genial.

Minha mulher sempre disse que ele usa um terno menor do que ele, Vai ver que é por isso que ele pula sem esticar os braços: poderá rasgar o terno!

 

desvio padrão em estatística pode definir muita coisa

quem estudou isso sabe que é até manipulável

podemos retirar e desconsiderar fatores importantes na estatística.

Mas, há um recorrência no resultado final.

Link to comment
Share on other sites

Você baziano, prefere:

 

1- Um ano com inverno rigoroso -3 ,sem neve?

2- Um ano com inverno com +3 de anomalia, mas com neve?

 

Eu fico com a 1a opção..!!

 

falta uma opção

 

3- anomalia zero, com neve...

 

das tuas opções voto na 2. Afinal, calor faz sempre. Não há inverno sem um "miolo" quente. senão fizer no início, faz no final, ou no meio.

basta puxarmos os dados e postarmos aqui. 1965, 1975, 1994, 1996, 2000,2006,1999,1955,1957,1947...etc,etc e etc.

pelo menos no RS, a gangorra do clima se dá sempre.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.