Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Aí gauchada!!! To assistindo a Globo e tá dando gosto de ver o jogasso, com meu time ganhando.. hahahah.

 

O locutor não para de dizer que tá friiuuuu em Poa, a temperatura baixou pra 4 graus no olímpico, e a negada tá debaixo dos cobertores no estádio. Alguns jogadores com luva.. Que vontade de estar em terras gaúchas nesse momento.

 

Por aqui, no mundo equatorial, hoje um dia de verão, com máxima de 34 graus e pancadas bemmmm isoladas de chuva à tarde, com trovoadas. No momento tenho 23ºC e céu parc. nublado. Que semana sem graça essa, meteorologicamente falando..

Link to comment
Share on other sites

A Austrália tem montanhas altíssimas.

 

A montanha mais alta tem 2228 metros e a cidade mais alta esta a 1475... não vejo nada de espetacular... a diferença é que a região alta na australia esta na mesma latitude que o uruguai ai as mps fazem o estrago :laugh:

 

Nada de espetacular numa mesma latitude do Uruguai não fazer qualquer diferença???

no sul do Brasil a região mais alta é em SC, mais acima.

A diferença é determinante.

Além do que não há uma grande cordilheira dos Andes cortando o frio.

uma pequena diferença de 2228 para altitudes de no máximo 600m, no sul do continente.

Veja Bariloche, não é tão alta, mas está ao pé da cordilheira. o que posso dizer é que o altíssimo seja substituido pelo alto. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Arzinho frio mequetrefe, hein???

 

Que espessura teve esse ar frio? Parece que vazou pelas partes baixas e não conseguiu subir a serra. POA, mesmo estacionando, ficou mais fria que Gramado e cia. O litoral de SC teve ontem uma tarde entre 12 e 14ºC, ao passo que a serra até passou disto.

 

Hoje amanhecemos sob forte nevoeiro, e temperatura variando pouco. Agora, 13,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Veja Bariloche, não é tão alta, mas está ao pé da cordilheira. o que posso dizer é que o altíssimo seja substituido pelo alto. :sarcastic:

:laugh: :laugh:

 

O altíssimo nos protege:

 

Dê uma volta entre o trópico de Capricórnio e 30 S e sai contando quantos desertos serão encontrados.

 

Dê a mesma volta no hemisfério norte.

 

Se sobrou tempo uma voltinha básica em +/- 50 N ou 50 S.

 

Graças ao Altíssimo.

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou descrente dos invernos por essas bandas. Parece-me realmente que a dinâmica mudou, e para pior na maior parte do país, e não tem nenhuma previsão de retorno aos tempos que víamos grandes invernos pelas bandas centrais do país.

Tomara que seja um ciclo curto e que eu ainda possa ver "uma" grande onda de frio em Goiânia. Esse inverno realmente foi uma b....

Dos piores que já vi. E olha que tenho visto muitos ruins.

Abraços frustrados

Link to comment
Share on other sites

Aí gauchada!!! To assistindo a Globo e tá dando gosto de ver o jogasso, com meu time ganhando.. hahahah.

 

O locutor não para de dizer que tá friiuuuu em Poa, a temperatura baixou pra 4 graus no olímpico, e a negada tá debaixo dos cobertores no estádio. Alguns jogadores com luva.. Que vontade de estar em terras gaúchas nesse momento.

 

Por aqui, no mundo equatorial, hoje um dia de verão, com máxima de 34 graus e pancadas bemmmm isoladas de chuva à tarde, com trovoadas. No momento tenho 23ºC e céu parc. nublado. Que semana sem graça essa, meteorologicamente falando..

 

Fala, Jordan! Tamo indo!

 

Na verdade tava 4C em Canoas, 6C no Salgado Filho e 7C no Menino Deus (onde fica o Olímpico). No novo estádio do Grêmio o clima será mais similar à Base Aérea de Canos e ao Salgado Filho. Se estivéssemos lá acho que a temperatura estaria ao redor de 5C!

Link to comment
Share on other sites

Aí gauchada!!! To assistindo a Globo e tá dando gosto de ver o jogasso, com meu time ganhando.. hahahah.

 

O locutor não para de dizer que tá friiuuuu em Poa, a temperatura baixou pra 4 graus no olímpico, e a negada tá debaixo dos cobertores no estádio. Alguns jogadores com luva.. Que vontade de estar em terras gaúchas nesse momento.

 

Por aqui, no mundo equatorial, hoje um dia de verão, com máxima de 34 graus e pancadas bemmmm isoladas de chuva à tarde, com trovoadas. No momento tenho 23ºC e céu parc. nublado. Que semana sem graça essa, meteorologicamente falando..

 

Fala, Jordan! Tamo indo!

 

Na verdade tava 4C em Canoas, 6C no Salgado Filho e 7C no Menino Deus (onde fica o Olímpico). No novo estádio do Grêmio o clima será mais similar à Base Aérea de Canos e ao Salgado Filho. Se estivéssemos lá acho que a temperatura estaria ao redor de 5C!

 

Bom dia, Bruno!

Penso que não dá pra reclamar de falta de frio este ano. Pelo menos julho, após o calorzinho, ele foi bem constante e parece que continuará sendo.

Ainda os modelos estão confirmando um bom frio para início de agosto, mesmo que não seja aquele 'dia depois de amanhã" que estavam prevendo antes? Obrigado e um excelente dia a todos do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou descrente dos invernos por essas bandas. Parece-me realmente que a dinâmica mudou, e para pior na maior parte do país, e não tem nenhuma previsão de retorno aos tempos que víamos grandes invernos pelas bandas centrais do país.

Tomara que seja um ciclo curto e que eu ainda possa ver "uma" grande onda de frio em Goiânia. Esse inverno realmente foi uma b....

Dos piores que já vi. E olha que tenho visto muitos ruins.

Abraços frustrados

 

Rodrigo, realmente sinto por vcs. Me coloco na sua pele e não sei se suportaria! Aliás, não suportei! Por isso me mudei de BSB. O clima é uma variável importante na minha vida. Muito importante!

 

Porto Alegre e o RS estão realmente numa outra vibe nos últimos invernos. Estamos com média de 13,2C (anomalia de -1,3C). O interior, principalmente a metade sul deve estar com anomalias consideráveis entre -3C e -2C.

Link to comment
Share on other sites

O curioso é que ano passado tivemos duas neves com acumulação com ciclone na costa... Embora as acumulações tenham sido pequenas, aquele fato me levava a crer que havia uma mudança em curso, tipo, ruptura com o padrão da década de 2000 (2001-2010). Entretanto, este ano a coisa está terrível até agora. Realmente lamentável!

Por isso tenho pensado que o fato de ter imaginado a ruptura com o padrão 2000 tenha sido a neve de agosto de 2010, pelas suas proporções. Entretanto, em nenhum momento as condições para a neve tipo 2010 deixaram de existir na década de 2000.. Ela só aconteceu em 2010, mas poderia ter acontecido antes... O fato é que nevão de bloqueio/cavado nas Serras de SC e RS sempre foi muito mais raro que de a neve ciclonada. A seca de neve é causada pela ruptura da neve ciclonada... A neve de bloqueio continuou "entregando", mas o fato é que ela sempre entregou muito menos!

 

Ou seja, então a neve de 2010 foi neve de bloqueio/cavado?

Link to comment
Share on other sites

Nos pós-2000, os invernos:

 

- Ficaram mais fracos tanto em médias quanto em extremos no Sudeste;

 

- Ficaram mais frios da latitude 30ºS +, sendo que os eventos extremos também se acentuaram;

 

- Permaneceram inalterados no planalto serrano do RS e SC, porém a neve praticamente sumiu;

 

- Ficaram mais fracos no leste e norte do PR, e inalterados no oeste deste estado;

 

- Inalterados em boa parte do centro-oeste e norte, porém em GO ficaram mais fracos.

 

PERFEITO! É ISSO MESMO QUE TEM OCORRIDO!

E, em nível internacional, tenho percebido que na América do Norte e na Europa os invernos

têm ficado mais extremados, apresentando mais eventos de calor anormal para a época, e

também mais eventos de frio extremo.

Link to comment
Share on other sites

 

É por essas e outras que não vejo qualquer evidência de que o mundo esteja de fato se esfriando...

 

Isso você não verá somente com esta observação. Há vários fatores em um conjunto. Uma série de vetores.

 

Eu sei disso, é óbvio. Mas não vejo quaisquer outras evidências...o que eu vejo é uma série de

mudanças climáticas bem recentes, recentes até demais para que se as tome por duradouras ou parte de um ciclo

mais curto...acho que ainda é cedo para afirmar se o mundo passará por um resfriamento ou um aquecimento nos

próximos anos. Mas desde o fim do século XIX, a tendência geral é de aquecimento, mesmo que

tenha ocorrido ciclos mais curtos de resfriamento e aquecimento ao longo do século XX. Pode ser um novo período de

aquecimento natural da Terra, semelhante ao "optimum medieval", que talvez - e provavelmente - seja agravado

pela ação antrópica. Se há esfriamento em curso, eu ainda não consegui vislumbrar nada que evidenciasse isso...

Link to comment
Share on other sites

A Austrália tem montanhas altíssimas.

 

A montanha mais alta tem 2228 metros e a cidade mais alta esta a 1475... não vejo nada de espetacular... a diferença é que a região alta na australia esta na mesma latitude que o uruguai ai as mps fazem o estrago :laugh:

 

Nada de espetacular numa mesma latitude do Uruguai não fazer qualquer diferença???

no sul do Brasil a região mais alta é em SC, mais acima.

A diferença é determinante.

Além do que não há uma grande cordilheira dos Andes cortando o frio.

uma pequena diferença de 2228 para altitudes de no máximo 600m, no sul do continente.

Veja Bariloche, não é tão alta, mas está ao pé da cordilheira. o que posso dizer é que o altíssimo seja substituido pelo alto. :sarcastic:

 

Não disse em momento nenhum que não faz diferença ou que não é determinante a posisão das montanhas, apenas discordei de elas serem altissimas... :lazy:

Link to comment
Share on other sites

frost, será este o seu apelido?

discordar faz parte de um debate. Exagerar também.

se exagerei no termo altíssimo, já me corrigi. Isto não é motivo para deboche de sua parte.

Faça como muitos outros e debata de forma cordial e respeitosa.

 

É brincadeira isso? não estou debochando nem debatendo oras, apenas discordei do termo que você usou e ja estou debochando? :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

frost, será este o seu apelido?

discordar faz parte de um debate. Exagerar também.

se exagerei no termo altíssimo, já me corrigi. Isto não é motivo para deboche de sua parte.

Faça como muitos outros e debata de forma cordial e respeitosa.

 

É brincadeira isso? não estou debochando nem debatendo oras, apenas discordei do termo que você usou e ja estou debochando? :negative: :negative:

 

as carinhas muitas vezes colocadas fora de enfoque, levam-nos a conclusões :rtfm:

a caneta é mais forte que a espada.

se você falar algo para uma pessoa é diferente de escrever algo.

Evidentemente, na Austrália há mais altitude em regiões de uma paralelo que permite mais neve. Tivéssemos a altura da Austrália localizada sobre nossa serra gaúcha ou sobre noss pampa, com certeza teríamos invernos menos entediados. Somente isso. O exagero de "altíssimo" é demais. Talvez se aplique ao Himalaia ou aos Andes.

Não me leve a mal. Mas, entendi como um certo deboche.

mas, de minha parte está superado.

Link to comment
Share on other sites

frost, será este o seu apelido?

discordar faz parte de um debate. Exagerar também.

se exagerei no termo altíssimo, já me corrigi. Isto não é motivo para deboche de sua parte.

Faça como muitos outros e debata de forma cordial e respeitosa.

 

É brincadeira isso? não estou debochando nem debatendo oras, apenas discordei do termo que você usou e ja estou debochando? :negative: :negative:

 

as carinhas muitas vezes colocadas fora de enfoque, levam-nos a conclusões :rtfm:

a caneta é mais forte que a espada.

se você falar algo para uma pessoa é diferente de escrever algo.

Evidentemente, na Austrália há mais altitude em regiões de uma paralelo que permite mais neve. Tivéssemos a altura da Austrália localizada sobre nossa serra gaúcha ou sobre noss pampa, com certeza teríamos invernos menos entediados. Somente isso. O exagero de "altíssimo" é demais. Talvez se aplique ao Himalaia ou aos Andes.

Não me leve a mal. Mas, entendi como um certo deboche.

mas, de minha parte está superado.

 

Foi exatamente o que eu disse no primeiro post... juro que não debochei de nada :sad:

Link to comment
Share on other sites

mínimas no RS, rede Somar divulgou

 

Mínimas no RS

 

Quaraí -2°C

 

Jaguarão -0,8°C

 

Bagé -0,3ºC

 

Dom Pedrito -0,1°C

 

Santa Maria 0,8°C

 

Rio Grande 1,2°C

 

Uruguaiana 1,4°C

 

São Gabriel 0,7ºC

 

Alegrete 0,8°C

 

Rio Pardo 1,8°C

 

Camaquã 1,4°C

 

Informações da Somar Meteorologia  

 

longe dos -4 em Bagé?

da mesma forma quando esquentou demais em Porto Alegre, dias atrás, e todo mundo chiou aqui no site, agora chiei pela mínima ficar acima do previsto.

Ora, mudança de vento, deslocamentos diferentes dos previstos por parte da MP ou nebulosidade, tudo interfere para haver diferenças de décitos a graus.

mas, é gritante.

ah, fosse prevista 15 e fizesse 20, todos estariam chiando.

Link to comment
Share on other sites

E o sul do RS, como tem sido comum neste ano, dando de relho no resto do país esta manhã:

 

Bagé: -00,3ºC

 

Jaguarão: -00,8ºC :good:

 

Quaraí: -02,0ºC :good2:

 

Chuí: 02,0ºC

 

Canguçu: 02,8ºC

 

Livramento: 04,8ºC :negative:

 

 

Não entendi porque Livramento destoou tanto. E tenho quase certeza que a estação de Canguçu deve estar num topinho baixo !

Link to comment
Share on other sites

Well, eu não gosto muito do datset dO Hadley.

 

Mas ajuda.

 

Vamos observar o gráfico da SST para o hemisfério sul. A partir de 1980 até o último dado de 2012.

 

Como ponto de partida observe o super EL NIÑO de 1998. (marcado com a elipse).

 

Observa que desde 1980 os mares do sul estão a aquecer, (a linha preta é a reta média....ascendente)

 

Veja a linha vermelha ela indica "um resfriamento" dos mares do sul pós 2000. TAMBÉM pudera de fervendo passou a quente nada além disso,,,mantém-se muito acima da média.

 

A linha preta abaixo no mapa indica o zero de anomalia.

 

É visível que não praticamente não há anomalias negativas nos mares do sul pós 2000.

 

As anomalias se concentram antes de 1998.

 

Essa alteração mais quente e úmido deve alterar a circulação hemisférica fazendo até nevar nais em regiões diferentes das tradicionais. Como o hemisfério sul é muita água e pouca terra deve ter peixe reclamando em algum ponto.

 

Pela mesma razão a Austrália reclama da seca.

 

Mas em compensação um furacão categoria 2 e duas tempestades tropicais nomeáveis e alguns ciclones subtropicais legítimos.

 

Gosto mais de furacões.

 

Abraços

 

hadsh.png

Link to comment
Share on other sites

Esse ano pra mim o destaque no inverno ficou pra cidades de 2 bazianos, Bagé e Livramento. Como fez frio nessas cidades!

 

Vcs traduziram muito bem o que tem ocorrido nos últimos invernos!

Vale destacar também o que tem ocorrido no ms e mt. Nos últimos anos o frio tem pego bem forte por lá, sendo "represado" durando vários dias e não avançando. Exemplo disso foi Campo Grande (lat 21) em 2009 com máxima de 6 C, e eventos semelhantes em 2010 e 2011. Mesmo sem ciclones fortes, a própria cordilheira faz o papel e consegue direcionar bem o frio pra essas áreas baixas. Acontece o mesmo que no rs, o frio fica por lá e não tem nada forte pra espalhar.

 

 

Rodrigo, vc não ficou sozinho nessa! Esse inverno ruim nas mínimas em dias normais pegou aqui e o estado de sp também.

Em Goiás, esse ano, nessa última mp, teve o maior frio em 12 anos no sudoeste do estado, pra destoar esse ano da regra. Mas foi um frio estranho, pegou bem algumas regiões e outras próximas, nada demais. Goiânia não teve nada excepcional...

 

 

Pelo que eu vi nos modelos, vai chover bem e constantemente até o paraná e sul de sp. Tá bonito a previsão dos modelos, essa alta, se chegar, vai fazer estrago. Por aqui o ar secou muito, chegando a 20/30%. Pra algo forte como tá previsto no começo de agosto quebrar esse bloqueio, de costume precisa de ter uma frente vindo antes pra "abrir caminho". É a primeira vez em julho que dá pra dizer que o ar seco está encomodando. Fica ruim d+ pra respirar.

Aqui em Uberlândia tem tido pouca amplitude, mesmo com esse ar seco. A cidade está em topo, cheio de vales grandes ao redor da cidade. Tenho acompanhado o sol e ele já voltou bastante em relação ao começo do bem, tá bem mais forte. As temperaturas dos últimos dias ficaram em 14.4 C, 14.8 C, 16.7, 13.3 C, 13.3 C. As máximas entre 26 e 27 C.

Link to comment
Share on other sites

Arzinho frio mequetrefe, hein???

 

Que espessura teve esse ar frio? Parece que vazou pelas partes baixas e não conseguiu subir a serra. POA, mesmo estacionando, ficou mais fria que Gramado e cia. O litoral de SC teve ontem uma tarde entre 12 e 14ºC, ao passo que a serra até passou disto.

 

Hoje amanhecemos sob forte nevoeiro, e temperatura variando pouco. Agora, 13,7ºC.

O amanhecer foi muito, muito esquisito: entrou jato de baixos níveis na serra e no Planalto, entrou um pouco de MM e umidade no E do RS e SC e ficou seco no centro e no oeste do RS. Varreu o frio em altura, que ficou retido nas baixadas e nas regiões de menor altitude. Resultado: POA amanheceu com 6°, Santa Maria e mesmo Rio Pardo (que é ruim de mínima mesmo estando no interior) com impressionante 1° e a serra com 9°/10°!! Aqui estava pelo menos 3° e o interior até 9° MAIS FRIO do que a serra!!

 

Aqui em casa tive mínima de 6,9°. Valor razoável, já que às 21:20 estava 8,5°. Mas o vento SE trouxe MM até parte da madrugada. Deu 5,6° no INMET.

 

As mínimas:

 

Santa Maria: 0,8°

Rio Grande: 1,2° :shok:

Camaquã: 1,0°

Rio Pardo: 1,3°

Uruguaiana: 1,4°

Chuí: 2,0° (amanheceu com 4° e rajada de O/NO 35 km/h)

MI: 4,9° (8,9° às 7 h)

Cruz Alta: 5,2°

POA: 5,6°

Canela: 5,7° (9,4° às 7 h; bateu 10,3° de madugada)

Bento Gonçalves: 6,4° (9,1° às 7 h)

Soledade: 6,5° (8,6° às 7 h)

SJ: 8,0° (10,3° às 7 h)

Tramandaí: 8,4° (caiu 4° devido à virada do vento de NE para O)

Passo Fundo: 9,2°

Vacaria: 9,4°

Ausentes: 9,9° (cravou 10° a madrugada inteira!!! :shok: )

Torres: 10,3°

Floripa: 12,0°

Erechim: 12,1°

 

É incrível como, de 2009 para cá, Rio Grande tem tido mínimas simplesmente excelentes!!!!

 

Agora tenho 16,1° com 59%. Está tão frio quanto a serra. Temos variados estratus, o que mostra instabilidade em altura devido à entrada do jato de baixos níveis.

 

Abraços do jato!

Link to comment
Share on other sites

Belo!

 

Já ficou claro o mal entendido e vem gente botar lenha na fogueira, lamentavel... pra não dizer infantil uma coisa dessas.

Frost, meu querido. Não estou colocando lenha na fogueira. Estou apenas elogiando a postura sensata e apaziguadora do Gamboa.

 

Então voce citou o post errado, o ultimo sim foi belo, sensato, apaziguador e maduro, antes disso o clima discutido foi gerado por um mal entendido.

Infelizmente você fazer questão de elogiar aquele comentario significa que você compartilha de uma opinião que muito provavelmente o proprio gamboa ja não tenha.

Volto a dizer que não tive a menor intenção de fazer provocações ou deboches.

Link to comment
Share on other sites

Europeu é desanimador em 144h:

 

Frio beeeeem marítimo!

 

CapturadeTela2012-07-26s154706.png

 

Caio,

Desculpa a minha ignorância, mas o frio em si está descartado por esta rodada ou não?

Seria muito frio no RS, sem chance de neve?

Abraços e obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Europeu é desanimador em 144h:

 

Frio beeeeem marítimo!

 

CapturadeTela2012-07-26s154706.png

 

 

Putz, uma pena realmente hein Caio, aquela baixa no Pacífico é o pior dos piores cenários que podemos ter!

1042 mb indo pro meio do Atlântico, e 1033mb sendo afastados do continente no Pacífico...

 

Muito se falou da falta dos ciclones nos últimos dias, mas eu noto também uma escassez bem evidente de massas de ar frio fortíssimas, próximos dos 1040mb chegando no sul do Brasil pelo continente... Depois de 2000, o único ano que teve 2 bombas nesse patamar(chegando com o centro ainda no continente) foi 2010, com uma em julho bem continental, mas que tangenciou parte do sul do BRasil, e aquele cavalo polar de 1040 bloqueado em 04 de agosto de 2010, que acabou nos propiciando o melhor episódio de neve da década!

 

2011 teve um ótimo junho, e varias MPs avançando bem pelo interior do Brasil, com trajetória favorável para a neve, porém a mais forte do ano não passou de 1035/1036hpa.

 

O problema seria na formação dos anticiclones no Pacífico Sul, ou o desvio dos maiores anticiclones ou para o mar, ou bloqueados no Uruguai e Argentina? Seria o aumento da temperatura dos oceanos no Hemisfério Sul como destacou o Mafili?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A Divisão de Operações do CPTEC/INPE está selecionando currículos para 2 vagas no desenvolvimento de aplicações do Metview e do MARS.

 

São requisitos: conhecimento em linguagens de programação, disponibilidade para trabalho em tempo integral no CPTEC na cidade de Cachoeira Paulista (SP).

 

O desenvolvimento das atividades será realizado com a utilização de programação em Fortran, Shell Script, C++ em aplicações a dados de observação meteorológicas e modelos de previsão do tempo.

 

Interessados, favor encaminhar seu currículo até o dia 30 de julho de 2012 para o e-mail: curriculo@cptec.inpe.br

Link to comment
Share on other sites

Opa, Silvio espero que a coluna já esteja funcionando.

 

Vamos dar uma olhada desde 1900.

 

Pelos relatos gambonianos e pelo misto de dados e reconstrução da série HADSST (SH).

 

Estou considerando a hipótese que pode haver alguma correlação. Aparentemente há dois períodos acumulativos e dois períodos não acumulativos.

 

A década de 30 foi a mais quente do século XX e nos anos 40 houve a inversão de tendência (nada que levou a uma era glacial).

 

Abraços

HADRECONSTRUO.png

Link to comment
Share on other sites

Silvio, não tivemos escassez de altas de 1040 plus na América do Sul formadas no pacífico sul. Tivemos várias delas nascendo lá na costa chilena. O que não tivemos foram ciclones para alavancar estas mega altas ou, quando tivemos, eles não estavam sincronizados. Ar frio há e forte, tanto é que o miolo da AS tem tido invernos de anomalias negativas e fortes eventos de frio nos últimos anos. Com baixas na costa gaúcha este frio seria catapultado para o Brasil central.

 

Frost, foi um mal entendido. Forget it.

 

Aqui em Gramado o ar frio voltou com vento sul interessante após ter se deslocado para mais ao sul nesta última madrugada. Tá gelado na rua.

Link to comment
Share on other sites

A uma era glacial não, mas pelo menos houve vários anos muito interessantes como 1942, 1955, 1965, 1975 entre outros...se pelo menos fosse suficiente para a volta de episódios como estes, já estaria ótimo, não precisava mais...era glacial também não precisa, hehehehehehhe...

 

Michel, puxe as temperaturas desses anos que tu achas interessantes e terás uma surpresas de vários dias de calor. 1965 é um caso. 1975 é outro. Foram invernos normais onde houve uma grande mp e neve. o pessoal não esquece. Anos com temp médias mais baixas e sem eventos extremos não chamam a atenção: vide 2007. Vide, até mesmo, para o RS e SC, julho de 2012.

Link to comment
Share on other sites

O gamboa tem razão, mas essa tese só vale para o RS. Anos que tem grandes eventos de neve resultam em invernos melhores para o Brasil Central, mas nem tem relação alguma com anomalias negativas no RS.

Concordo. Lá prá cima tem que subir uma Mp continental e gerar, pelo menos, umas duas semanas de frio. falo em frio de chamar a atenção.Não o famoso frio vampiro.

Concordo, também, que temos tido uma "reclusão" do frio ao sul do continente. O que tem gerado negativas no Uruguai e região da fronteira do RS. Não que não ocorram. Mas, lá, os invernos têm sido rigorosos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.