Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Calma gente, aquela baixa não ficará eternamente bloqueando tudo! :hang1:

 

Por aqui céu limpíssimo e 14C. Nem parece que são grandes as chances de chuva pesada no decorrer do dia! Galera do sul do RS, reportem como está o tempo por aí, tenho a leve impressão que a instabilidade vem diminuindo a medida que avança por vocês.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante as marcas que Araranguá e Itapoá conseguem registrar, mesmo com estações estando relativamente próximas ao litoral!

 

Hoje Araranguá chegou a 9,8ºC e Itapoá a 12,9ºC.

 

No aeroporto de Joinville a mínima foi de 14ºC e aqui na minha estação foi de 15,4ºC, com MUITA neblina desde a madrugada.

 

No alto da Serra Dona Francisca registrei a boa marca de 8,6ºC, o que comparado as estações que estão reportando dados do CIRAM no Planalto Norte foi a MENOR temperatura da região, igualando a marca de Irineópolis. :clapping: :clapping:

 

Nada mal para um dia com muita neblina pela região sem queda contínua de temperatura...

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre a região de Soledade, eu pesquisei umas imagens no Panoramio e dá realmente pra ver que "aí tem".

 

São fotos de um cara que vive/trabalha por lá e documenta a paisagem e o relevo da região.

 

http://www.panoramio.com/photo/50959043

 

http://www.panoramio.com/photo/50959148

 

http://www.panoramio.com/photo/50958941

 

http://www.panoramio.com/photo/47561469

 

http://www.panoramio.com/photo/46098043

 

http://www.panoramio.com/photo/43862523

 

http://www.panoramio.com/photo/40127630

 

São lugares entre Barros Casal, Fontoura Xavier e outras localidades, todos de difícil acesso.

 

Merecem um álbum no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Tempo bom aqui, 23º e um vento frio :pleasantry: (vocês já estariam com calor) tudo nublado, cai uma neblina fraca mas parece que a chuva vem com força no fim de tarde :good: . Na serra Potiguar, faz 16º em Martins e Viçosa, 18º em Santa Cruz, temperaturas baixas pra essa época do ano.

 

Acabou o plantão Brasil Abaixo de Zero, voltemos a programação normal (embora não esteja tão normal assim) :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Tempo bom aqui, 23º e um vento frio :pleasantry: (vocês já estariam com calor) tudo nublado, cai uma neblina fraca mas parece que a chuva vem com força no fim de tarde :good: . Na serra Potiguar, faz 16º em Martins e Viçosa, 18º em Santa Cruz, temperaturas baixas pra essa época do ano.

 

Acabou o plantão Brasil Abaixo de Zero, voltemos a programação normal (embora não esteja tão normal assim) :mosking:

 

davi99, tu não tem dados e séries históricas das serras aí da região? Esse friozinho nas serras nordestinas deve ser uma delícia para quem está acostumado com altas temperaturas durante o ano inteiro. :good:

Link to comment
Share on other sites

Mínima muito ruim de 16,0° por aqui. Ventou em torno das 5 h, o que elevou a temperatura. No INMET deu 15,3°. A MetSul ainda dá tempo morno, no máximo fresco, para os próximos 7 dias. E para amanhã sequer dá chuva, ou quase nada.

 

Agora faz 22,7° com 64% e venta de N 7,5 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Tempo bom aqui, 23º e um vento frio :pleasantry: (vocês já estariam com calor) tudo nublado, cai uma neblina fraca mas parece que a chuva vem com força no fim de tarde :good: . Na serra Potiguar, faz 16º em Martins e Viçosa, 18º em Santa Cruz, temperaturas baixas pra essa época do ano.

 

Acabou o plantão Brasil Abaixo de Zero, voltemos a programação normal (embora não esteja tão normal assim) :mosking:

 

davi99, tu não tem dados e séries históricas das serras aí da região? Esse friozinho nas serras nordestinas deve ser uma delícia para quem está acostumado com altas temperaturas durante o ano inteiro. :good:

Nem tenho, eu também fico curioso em saber sobre as temperaturas já registradas aqui na região :russian:

 

Tenho impressão que o inverno esse ano vai ser melhor que o do ano passado, onde as mínimas nem chegaram perto dos 10º na serra :negative: Hoje a mínima já foi de 14º :good2:

Link to comment
Share on other sites

Friozinho e vento gelado aqui em Brasília, onde me encontro. Tem gente de cachecol nas ruas, quanto foi a mínima aqui?

 

Mínima Brasília Inmet 13,7C.

 

Vento gelado em Brasília! Isso não pode ser somente devido a perda de calor adiabático durante a madrugada...

Ou será que a umidade mais alta esse ano no C. Oeste vem fazendo diferença?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre a região de Soledade, eu pesquisei umas imagens no Panoramio e dá realmente pra ver que "aí tem".

 

São fotos de um cara que vive/trabalha por lá e documenta a paisagem e o relevo da região.

 

http://www.panoramio.com/photo/50959043

 

http://www.panoramio.com/photo/50959148

 

http://www.panoramio.com/photo/50958941

 

http://www.panoramio.com/photo/47561469

 

http://www.panoramio.com/photo/46098043

 

http://www.panoramio.com/photo/43862523

 

http://www.panoramio.com/photo/40127630

 

São lugares entre Barros Casal, Fontoura Xavier e outras localidades, todos de difícil acesso.

 

Merecem um álbum no BAZ.

Melo vc tem alta percepção de relevo tchê, parabéns.Quem conhece a região sabe que eu não falo sem ter argumentos sólidos, o Shima conhece a região.E outros bazianos também, o AAA sabe do potencial hehehe :good2:

O problema é que num panelão do São Tomé, não tem nem acesso por carro,e acho que não pega nem cel nem internet.Quem sabe um panelão não tão profundo o acesso é possível.

Link to comment
Share on other sites

Essa região de SJ/Urupema/Bom Jardim/ é um caso a parte, uma ilha.

 

Aqui continua uma dinâmica climática sem graça, o frio está meia boca até mesmo para os vampiros, morcegos, vigias noturnos, 3º turno, etc.. Mínimas beirando os 14/15º nos bairros mais afastados e entre 17/18 no centro de Blumenau :cray:

 

Agora é monitorar a evolução desta frente fria.

Link to comment
Share on other sites

Às 07:32 da manhã marcava 14º no termometro da praça (com certeza já não era mais a mínima do dia), creio que 07:00 estava mais frio.

Quando é que estarei postando 14° de máxima?!!!

 

Luciano, aí perto em Araranguá foi registrado 9,8ºC de mínima. Dá para ter uma ideia de como foi hoje pela manhã...

Link to comment
Share on other sites

Essa região de SJ/Urupema/Bom Jardim/ é um caso a parte, uma ilha.

 

Aqui continua uma dinâmica climática sem graça, o frio está meia boca até mesmo para os vampiros, morcegos, vigias noturnos, 3º turno, etc.. Mínimas beirando os 14/15º nos bairros mais afastados e entre 17/18 no centro de Blumenau :cray:

 

Agora é monitorar a evolução desta frente fria.

Senta e chora. Essa frente não trará resfresco nem mesmo para cá. Apenas baixará um pouco as máximas em função da nebulosidade.

 

Por enquanto apenas cirrustratus e ainda está agradável. Faz 23,9° com 61%. Venta de NNE a 4,3 km/h.

 

Abraços chorosos!

Link to comment
Share on other sites

o Shima conhece a região.E outros bazianos também, o AAA sabe do potencial hehehe :good2:

O problema é que num panelão do São Tomé, não tem nem acesso por carro,e acho que não pega nem cel nem internet.Quem sabe um panelão não tão profundo o acesso é possível.

 

Bem que poderia deixar um term. lá e revê-lo umas 6 vezes por ano, hem PH? São Tomé o Miltão já disse que é bagual... :good2:

Link to comment
Share on other sites

SP Capital : lentidão no trânsito chega a 249 km e bate recorde histórico

 

Desculpe o Off...não poderia de deixar de postar isso

Fiz o trajeto Faria Lima - Paulista de busão hj! Tava vazio! A cobradora disse que era para estar bem mais cheio, assim como a 9 de Julho. Ficou todo mundo preso na marginal.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z o alento do final do mês vai ganhando contornos mais reais... :good: A baixa no pacífico some depois de uma MP que subiria em 150 horas para o sul do BR fazendo a temperatura em 850 hpa na Serra Catarinense chegar a 1oC/2oC. O Europeu mostra algo similar. Mas a melhor notícia é o que vem depois. :pleasantry: AS MPs passariam a subir pelo cone sul novamente (sem a baixa no Pacífico), mas obviamente teriam de enfrentar seu velho inimigo ASAS :russian: . Mas acho que no mano a mano, a MP de 5/6 de junho vai acabar ganhando. Se um ciclone se formar e colocarmos as baixas a nosso favor aí a festa é certa! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z o alento do final do mês vai ganhando contornos mais reais... :good: A baixa no pacífico some depois de uma MP que subiria em 150 horas para o sul do BR fazendo a temperatura em 850 hpa na Serra Catarinense chegar a 1oC/2oC. O Europeu mostra algo similar. Mas a melhor notícia é o que vem depois. :pleasantry: AS MPs passariam a subir pelo cone sul novamente (sem a baixa no Pacífico), mas obviamente teriam de enfrentar seu velho inimigo ASAS :russian: . Mas acho que no mano a mano, a MP de 5/6 de junho vai acabar ganhando. Se um ciclone se formar e colocarmos as baixas a nosso favor aí a festa é certa! :ok:

 

 

O EUROPEU A 3 DIAS VEM DANDO FRIO FORTE PARA CÁ NO FIM DE MAIO/JUNHO, O INPE, 100X100, TAMBÉM DÁ ALGO SIMILAR.

 

TIVEMOS ALGO PARECIDO (ESTIAGEM) COM ESTA EM;

 

60/62/66/75/95/97/06 E +- 78

 

-7,9/-7,0/-6,8/-7,2/-4,0/-1,0/-5,0/-5,2 FORAM AS MÍNIMAS DO ANO.

Link to comment
Share on other sites

Pela 12Z o alento do final do mês vai ganhando contornos mais reais... :good: A baixa no pacífico some depois de uma MP que subiria em 150 horas para o sul do BR fazendo a temperatura em 850 hpa na Serra Catarinense chegar a 1oC/2oC. O Europeu mostra algo similar. Mas a melhor notícia é o que vem depois. :pleasantry: AS MPs passariam a subir pelo cone sul novamente (sem a baixa no Pacífico), mas obviamente teriam de enfrentar seu velho inimigo ASAS :russian: . Mas acho que no mano a mano, a MP de 5/6 de junho vai acabar ganhando. Se um ciclone se formar e colocarmos as baixas a nosso favor aí a festa é certa! :ok:

 

Fiz a mesma leitura que tu! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Vocês têm razão, a 12Z devolveu aquele frio da virada do mês. Seguindo a tendência de 1 pulso forte a cada 30 dias, então

é bem provável que algo vá ocorrer mesmo nesta data.

 

Enquanto isso, seguimos com o tempo meia-boca em Minas...temperatura abaixo da média, mas ainda assim um frio sem graça.

 

Céu encoberto no momento e 21ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Encontro do BAZ em São Paulo hoje, deem uma olhada no Fórum Comunidade!!! :good2:

 

Sds.

 

Show de bola, Sílvio ! Se eu estivesse em Sampa, minha presença era certa. Só não tentem pegar metrô :mosking:

Se metade chegar ao encontro já será um sucesso estrondoso, hehehehe!!!

 

Por aqui um dia raro: nublou!!! Coisa que não se via a muito tempo por aqui, a pelo menos duas semanas!! Tive máxima de 26,1°. Agora faz 24,3° com 62%. Bem agradável. Quase sem vento: de O a 1,1 km/h.

 

Abraços nublados!

Link to comment
Share on other sites

Às 07:32 da manhã marcava 14º no termometro da praça (com certeza já não era mais a mínima do dia), creio que 07:00 estava mais frio.

Quando é que estarei postando 14° de máxima?!!!

 

Luciano, aí perto em Araranguá foi registrado 9,8ºC de mínima. Dá para ter uma ideia de como foi hoje pela manhã...

 

Realmente, tempoagora mostra 9,8º para Araranguá e 15,1º para Torres! Praticamente vizinhas!

Meu município fica no meio do caminho das duas, porém tem em comum com Araranguá (centro) uma maior distância do mar do que Torres.

Agora cá entre nós, é prazeroso ver um dígito no termômetro!

Link to comment
Share on other sites

Shima, e amigos bazianos, retomei o acompanhamento das temperaturas de baixada com o digital e abrigo em madeira com venezianas, o mesmo que estava no Pantera, instalei o abrigo a 1m80cm, num poço frio do Bairro Farroupilha, na primeira noite com efeito baixada vou usar como referência o Castelinho.Enquanto não sai a "surpresa" on line, vou acompanhando com o abrigo caseiro :ok: :ok: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, o Castelinho está a 695m,cercado no entorno de 820,845m, tem desnível bem maior que a baixada do Bairro Farroupilha, tem a "boca" voltada para a face norte,85km do oceano, a baixada do Bairro Farroupilha, está a 650m, cercada no entorno por 700, a 726m, boca voltada para face sul, a 265 km do oceano.Será um comparativo bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade, o Castelinho está a 695m,cercado no entorno de 820,845m, tem desnível bem maior que a baixada do Bairro Farroupilha, tem a "boca" voltada para a face norte,85km do oceano, a baixada do Bairro Farroupilha, está a 650m, cercada no entorno por 700, a 726m, boca voltada para face sul, a 265 km do oceano.Será um comparativo bem interessante.

 

Isso da posição da "boca" da baixada é um dado importante mesmo. Pelo google earth eu vi uma baixada com vale chegando a menos de 400 m, cercada por uma gigantesca borda de até mais de 700m. São mais de 300 m de desnível. E a dita "boca" além de ter uma conformação côncava é orientada para o sentido sudoeste. Aí já viu, né? Na própria imagem do google toda a escarpa está sombreada. Pelo o que eu vi o lugar é de acesso muito difícil de carro e não pega sinal de nada. Mas deve ser um freezer aquilo lá...

Link to comment
Share on other sites

Você acertou em cheio Melo, já que não pega sinal de quase nada neste panelões do São Tomé, a ideia é colocar um abrigo padrão, com termômetro de máxima e mínimas mesmo, pelo menos para se verificar a mínima do mês.Sinceramente acho que tipo quando deu os -7.6º lá no Pantera ,ano passado ; nos panelões do São Tomé e outros similares,tenha dado uns -10º.

Link to comment
Share on other sites

Matéria da Zero Hora de hoje, com imagem interna de como será o Parque da Neve que está sendo construído em Gramado:

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/gramado-tera-parque-com-atracoes-na-neve-o-ano-todo-3766393.html

 

Gramado terá parque com atrações na neve o ano todo

Parque Snowland abrirá em 2013 com pista de esqui, pista de patinação e outras atrações

vanessa.franzosi@gruporbs.com.br

 

A neve, tão aguardada a cada inverno pelos turistas que se deslocam para a Serra, deixará de ser artigo raro a partir de novembro do ano que vem, em Gramado, com a abertura do parque Snowland.

 

Patinar no gelo, esquiar na neve, andar de snowboard e vivenciar outras brincadeiras possíveis na neve natural serão possíveis dentro de uma área coberta de 14 mil metros quadrados. Com investimento de R$ 60 milhões, o parque temático Snowland se tornará o primeiro parque indoor de neve das Américas.

 

Foi estudado por quatro anos pelos três principais sócios, irmãos da família gramadense Caliari, para adequar os atrativos de parques de neve da Ásia e Europa aos visitantes da Serra.

 

—O que o turista mais quer ver quando vai a Gramado é a neve, e se divertir em família — explica um dos idealizadores do parque André Caliari.

 

Para construir o atrativo turístico com maior investimento da região das Hortênsias, a família conta com outros sete investidores gaúchos. Com dinheiro garantindo e projeto definido, o parque começa a tomar forma na rodovia Nova Petrópolis – Gramado (ERS-235). Na área total de 48 mil metros quadrados, sendo 14 mil de área construída, metade desta será coberta por mais de 1 milhão de metros cúbicos de neve natural feita artificialmente. Fabricada com tecnologia europeia, a neve é obtida com água e ar, exatamente como ocorre o fenômeno na natureza.

 

— As pessoas poderão brincar de todas as formas com a neve e ter essa experiência tão comum em outros países — amplia Anderson Caliari.

 

Junto com a neve, os turistas experimentarão a sensação de frio. Da entrada no parque, passando pela praça com a pista de patinação no gelo até chegar à Área de Neve, a temperatura baixará de 20ºC para pouco menos de 0ºC. Para enfrentar o frio, roupas especiais serão distribuídas pelo parque. O complexo de lazer, que tem estimativa de ser visitado por 500 mil turistas ao ano, ainda terá lojas e restaurantes com pratos especiais da culinária das montanhas geladas.

 

O que ver no Snowland

 

* O passeio começará pela Snow Platz, uma praça de neve com pista de patinação no gelo com 600 metros quadrados, bumper car (carrinhos que andarão no gelo), simuladores de esqui e lojas.

 

* Também haverá um espaço kids para que a brincadeira das crianças caso os pais queiram fazer atividades individuais. A ambientação simula o centro de uma cidade de montanha

 

* Antes de acessar a área de neve, os turistas passarão pela Mug Room. Uma espécie de vestiário onde os visitantes receberão botas, calças, casacos, luvas e capacetes especiais para acessar a Área de Neve

 

* Na Área de Neve estão concentradas todas as brincadeiras com neve e, nesse espaço, a temperatura média ficará pouco abaixo dos 0ºC.

 

Haverá áreas especiais para:

 

* Esqui e snowboard: com pista de 120 metros comprimento e altura máxima de 15 metros - Tubing: pista para descida com boias

 

* Tobogganing: pista para descida com um tipo de prancha especial para o esporte na neve

 

* Airboarding: pista para descida com uma espécie de boia que permite mais velocidade e adrenalina

 

* Escola de esqui: aulas para iniciantes na prática de esqui

 

* SnowBall War: área especial para guerra de bolas de neve

 

* Montanha Nevada: espaço de contemplação para vivenciar o universo da neve, com animais mecatrônicos típicos das regiões de neve e esquimós

 

* Dois restaurantes e um restobar com capacidade para mil pessoas, servindo desde os pratos tradicionais brasileiros, cafés e lanches até pratos especiais típicos das regiões de montanha

 

O parque em números:

 

* 48 mil metros quadrados de área total

 

* 14,8 mil metros quadrados de área construída, sendo 7 mil metros quadrados de neve

 

* 1 milhão de metros cúbicos de neve serão produzidos para a abertura do parque

 

* R$ 60 milhões de investimento

 

* 500 mil turistas ao ano é a estimativa de público

 

* Novembro de 2013 é a data prevista para a abertura

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão melhorando rodada a rodada,tem mudança para o inicio de Junho.

Possível bomba polar, tão esperada em 2011, com possibilidades na rodada 12z/18z já no começo de junho. Este mês promete muita euforia aqui no BAZ.

Já começo a acreditar em negativa de 2 dígitos...

 

[attachment=0]7 junho.png[/attachment]

 

 

Por coincidência, estarei passando minhas férias nas serras do sul na virada do mês...Se as projeções continuarem assim, vou antecipar minha passagem pela serra catarinense...

Link to comment
Share on other sites

Matéria da Zero Hora de hoje, com imagem interna de como será o Parque da Neve que está sendo construído em Gramado:

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/gramado-tera-parque-com-atracoes-na-neve-o-ano-todo-3766393.html

 

Gramado terá parque com atrações na neve o ano todo

Parque Snowland abrirá em 2013 com pista de esqui, pista de patinação e outras atrações

vanessa.franzosi@gruporbs.com.br

 

A neve, tão aguardada a cada inverno pelos turistas que se deslocam para a Serra, deixará de ser artigo raro a partir de novembro do ano que vem, em Gramado, com a abertura do parque Snowland.

 

Simplesmente incrível!

Link to comment
Share on other sites

Olha, a conjunção de empreendedorismo com o senso de coletividade em Gramado sempre surpreendem.

 

Eu acho que uma das "atrações" mais interessantes da cidade foi o modo como reurbanizaram a Av Borges de Medeiros sem o uso de semáforos. O fato de na cidade a faixa de pedestres ser "quase totalmente" respeitada acho que é caso único no Brasil. Já é uma atração turística por si só e um exemplo para o resto do país.

 

Sem falar na criatividade com que eles tocam os negócios por lá. Esse parque da neve vai ser surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.