Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

 

Esses avatar de humor tira toda sua credibilidade :sarcastic:

 

FATO! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

A propósito, vocês já viram o novo site do INMET ?

 

HORRÍVEL ! DETESTEI !

 

Eu gostei do site, ficou com visual mais limpo e fácil de entender pro usuário, essa é a nova tendência. Tens que ver que por instinto e naturalmente o cérebro humano é relutante às mudanças. Quando uma empresa emplementa um novo sistema ou um site muda de layout, inicialmente a ala do contra é sempre maior :biggrin:

Link to comment
Share on other sites

Muito bom o material sobre geada. Gostei de saber da diferença entre a temperatura no abrigo e na relva (4ºC), pois em minhas andanças pela Serra, em alguns episódios de bastante frio, eu estou acampado! Será que no dia 21/08/2011, quando fez - 5,5ºC em Urupema, na Serra da Anta Gorda, onde eu estava acampado, a 1600m, fez algo perto de -9,0ºC na relva?

 

Abraços,

 

Mioto.

Muito bom Mioto que a gente comece a monitorar temperatura de relva, a título de conhecimento do clima.Podemos postar temperatura de relva, para alguns comparativos.

 

 

Amigos,

 

Isso aqui é geada?

 

409387_10150569970587863_632505245_n.jpg

Link to comment
Share on other sites

Difícil dizer. Parece pêlo na grama, heheheh. Mas esse tipo de grama tem pequenos pêlos, que acumulam orvalho. Dificilmente pega geada. Tem que estar muito frio, de 0° para menos!! Creio que seja apenas orvalho, mas não posso dizer com certeza.

 

Agora 22,2° com 73%.

 

 

Eu tirei essa foto em Janeiro em Monte Alegre do Sul, naquele dia que fez 11ºC. Se fez 11ºC deveria estar uns 7ºC na relva, também acho que não é geada, mas é muito estranho, pois o orvalho normalmente deixa as plantas molhadas e não assim!

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

 

A Somar viajou legal...

 

A mp de junho vai ser BEM mais forte que a próxima...

 

A 00Z do GFS (a saída mais confiável do GFS) aumentou e muito o frio pra o RS...

 

Linha de 0ºC em 850 hpa chegando até POA.

 

Baleia polar, mas exclusiva do Sul...

 

5RA6X.gif

Link to comment
Share on other sites

Olha o tamanho do estrago já praticamente confirmado:

 

A produção brasileira de soja na temporada 2011/12 deverá totalizar 66,331 milhões de toneladas, recuando 11% na comparação com a safra anterior, que ficou em 74,380 milhões de toneladas. A previsão faz parte de levantamento divulgado hoje por SAFRAS & Mercado.

 

O Rio Grande do Sul foi o estado mais prejudicado pela falta de chuvas. A produção, que no ano passado foi de 11,5 milhões de toneladas, deverá cair para 6,2 milhões de toneladas, com corte de 46%. No Paraná, a safra deverá ter quebra de 29%, recuando de 15,4 milhões para 10,9 milhões de toneladas.

 

Fonte: Agência Safras & Mercado

 

11 milhões de toneladas de soja perdidas no RS e Paraná!!! :shok:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que desgraça de estiagem! Vale a pena ver a análise da MetSul sobre a estiagem no RS em http://www.metsul.com/blog2012/. Ver o texto "Estiagem completa 200 dias e atinge níveis históricos para maio". Houve episódios mais severos e prolongados de estiagem no início do século XX. O que temos agora é uma estiagem generalizada, mas com episódios locais e temporários de normalidade nas precipitações. A situação é pior no NO do RS. O NE do RS e a Grande POA são os locais menos piores.

 

Agora está quase totalmente nublado e faz 22,9° com 69%. Quase sem vento: SSE a 1,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

 

Amigos,

 

Isso aqui é geada?

 

409387_10150569970587863_632505245_n.jpg

 

Não creio que seja geada, Luba. Aqui em casa tem muita grama desta espécie, e o orvalho nela fica retido de uma forma

tal que fica com esta aparência. Nem mesmo quando deu 03,9ºC em 2007 a aparência da minha grama mudou. Era orvalhão

puro !

Link to comment
Share on other sites

Que desgraça de estiagem! Vale a pena ver a análise da MetSul sobre a estiagem no RS em http://www.metsul.com/blog2012/. Ver o texto "Estiagem completa 200 dias e atinge níveis históricos para maio". Houve episódios mais severos e prolongados de estiagem no início do século XX. O que temos agora é uma estiagem generalizada, mas com episódios locais e temporários de normalidade nas precipitações. A situação é pior no NO do RS. O NE do RS e a Grande POA são os locais menos piores.

 

Agora está quase totalmente nublado e faz 22,9° com 69%. Quase sem vento: SSE a 1,2 km/h.

 

Fantástico o texto da Metsul!!! As maiores estiagens do séc. XX ocorreram em períodos ou de mínimos solares de 11 anos, ou de fortes eventos de La Niña, como foi em 1917.

Agora só falta termos uma onda de frio típica de períodos com essa característica...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

JUNHO 2012...PROMETE...

Colegas antes de tudo modelos são modelos, projeções são apenas projeções... O que tenho postado é apenas projeções que hora animam horas não, estamos entrando num período de ânimo...

 

Concordo com os colegas que se manifestaram, se caso não esteja dentro da finalidade do fórum em postar com caráter de opinião própria do analise de projeções em conjunto a relatos e dados colhidos, peço desculpa e podem me darem feedeback, estamos aqui para aprender e compartilhar conhecimentos e experiências.

Tenho postado apenas as projeções daquilo que tenho em mãos, não tenho inventado nada, o que também não significa que irá acontecer.

É do conhecimento da maioria dos Bazianos, que projeções são apenas projeções, mas para aqueles que são novos no fórum, ou aqueles que não possuem ainda bom conhecimento de física, mas amam falar do tempo e estudar os climas em principal do conesul, como eu, sabemos que as projeções é o melhor recurso para refletirmos dados atuais em consoante ao histórico climático e suas analogias, para tomarmos conhecimento e indicativo de um futuro evento do tempo, ou seja, daquilo que pode vir a se realizar ou não.

Obrigado pelo ranque de otimista do frio, pois sou amante do clima frio e da estação inverno, mas se os modelos estivessem projetando o contrario, estaria tomando outros análises. Me empolgo com os modelos para junho, principalmente a mudança de comportamento a partir das 150h em diante, mesmo sabendo que a cada espaço maior de projeção são maiores as incertezas.

Pois bem venho analisando o comportamento diferenciado deste ano e sua dinâmica climática, e os modelos estão convergindo para um junho espetacular. Gosto muito do modelo Europeu para enquadrar temperaturas, mas é inegável a "perfomance" do Americano para projeção de pressão atm e sua dinâmica. São as melhores projeções, no meu ponto de vista.

 

Os modelos projetam esta mudança de rumos em relação a Maio como projetados abaixo:

 

5a4e89455a9d6_GFSJUNHO.png.87b7b0b6c33f1add817201d03f12a5a9.png

 

5a4e89455c587_CMCJUNHO.png.b0373d8adc752eb48fb7c9470aab51a8.png

 

5a4e89455da52_ENSJUNHO.png.a3befc7814d674408a3a2fa68318083c.png

 

5a4e8945618c0_NOGAPSJUNHO.png.2e9d8db2ac520c66606bb1c3c2a2ed94.png

 

Mesmo com grande incerteza, os modelos insistem em projetar uma alta potente entre 6/10 de junho, repito, é grande a incerteza pela espaço de tempo para acontecer ou não o evento. Algumas rodadas aumentam a potencia outras rodadas diminuem, porém está tendo uma oscilação de gradiente que mesmo assim projeta uma alta potente no cone sul, algumas projeções deram alta de até, pasmem, 1042hpa no pacífico, porém o histórico demonstra altas de1034/ 1036 hpa com maior normalidade.

 

Não só o Americano está projetando está alta, temos outros apontando em maior ou menor intensidade.

 

GFS.png.00f15b8d165100f095e19c936e6b0885.png

 

ECMWF.png.74c340d4716d4a993cf9dbc63c4ba250.png

 

Em Lages Nublado, está ocorrendo boa precipitação de chuva na região, no momento temos 12C vento sudoeste.

 

Moisés Alexandre.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessismômetro do BAZ (quanto mais alto, mais pessimista e, quanto mais baixo, mais otimista)

 

1- Rafael Dable

2- Tomasini

3- Marcos Boldrini

4- Silvio Collety

 

.

5- Ronaldo Coutinho

6- Rodrigo-GO

7- Moisés Alexandre

8- PHP

 

Bruno,

Aqui no planalto central temos que ser otimistas. Mas uma coisa é certa: quanto mais longe estivermos da última grande bomba polar, mais perto estaremos dela. Pela dinâmica que está acontecendo até agora (chuvas fora de hora), está me lembrando muito o ano de 94 aqui para a região.

E vocês já viram que é só o Rafael começar a reclamar que aparece alguma MP no horizonte? Continue reclamando Rafael. :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Vamos aguardar.

Link to comment
Share on other sites

Semana que vem chega o meu termômetro de mercúrio de max e min, ideal para temp de relva...

 

E aí? Já se definiu aonde será colocada a estação da Prefeitura? Se continuar nesse ritmo as obras da Copa terminarão antes que a instalação da estação :mosking:

Vereador apenas opina, quem define é o Prefeito.O que dependeu de mim estou fazendo coloquei o AAA na linha com o Prefeito, estou mais ansioso que tu Bruno.O Pref disse que esta semana decide a questão e o local.

Link to comment
Share on other sites

O Rafael deve ter amado a 12Z...

 

Projeta um Junho extremamente chuvoso por aqui, (AMÉM DEUS!!!) e depois A Baleia polar forte no RS/SC.

 

O resto do país, nada de frio pelo jeito.

 

WHAT?! :shok:

 

O frio forte vai ser exclusivo do RS e SC por enquanto...

 

Isso porque pro PR a FF ficaria em cima provocando chuva.

 

Mas até lá, tudo pode mudar. :D

Link to comment
Share on other sites

Fantásticos os mapas postados pelo Vítor. Mostra a mudança de padrão no continente. Sei que a chave para ter um frio intenso e prolongado, ao menos no Sul, é uma poderosa baixa pressão no Atlântico Sul, na altura da Patagônia. Isso abre um corredor de mp´s sobre a América do Sul e "estica" o ar frio da costa da Antártida para cá. Muito bom!

 

Por aqui tive máxima de 23,4°. Agora faz 21,6° com 76% e quase nublado com altoestratus. Vento quase zero, de SSE a 2,5 km/h. No horizonte desponta um belíssimo pôr-do-sol por entre as aberturas das nuvens. O fundo já mostra um belo avermelhado.

Link to comment
Share on other sites

 

Amigos,

 

Isso aqui é geada?

 

409387_10150569970587863_632505245_n.jpg

 

Não creio que seja geada, Luba. Aqui em casa tem muita grama desta espécie, e o orvalho nela fica retido de uma forma

tal que fica com esta aparência. Nem mesmo quando deu 03,9ºC em 2007 a aparência da minha grama mudou. Era orvalhão

puro !

 

 

Aproveitando a questão do Luba, gostaria de perguntar se alguém sabe me dizer como se formam os "fios de gelo" que aparecem em algumas fotos desse álbum:

 

https://picasaweb.google.com/108399175851784245785/GeadaEm21082011?authuser=0&feat=directlink

 

São fotos da geada de 21/08/2011, na Serra da Anta Gorda, divisa entre Urubici e Bom Retiro.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

SERÁ???

 

Não necessitamos repetir, que projeções são projeções, mas falando das incertezas, chama atenção as últimas rodadas, por isso a interrogação, será???

Bem lembrado acertos e erros no passado quanto as projeções para eventos de 10/15 dias, mas não é sempre que os modelos começam a mostrar uma coisa grande pela frente, é quase surreal, após anos frustados, mas a dinâmica climática é assim mesmo, estamos ainda aprendendo com o tempo e a natureza.

Para os apaixonados por frio, a melhor condição possível é essa que vem sendo projetada, sabemos ou não, frequente nos últimos anos, os ciclones na costa sul brasileira trouxeram nevadas para o topo do sul brasileiro, porém só, pelo histórico climático o ideal para as bombas polares tão esperadas em anos, são sistemas de baixas potentes na patagônia ao longo do atlântico sul/antártico e outras baixsa ao longo do pacífico sul abrindo um corredor pressórico pelo continente sul americano, lembrando de outros fatores como a fase de inversão térmica da antártica conhecido aqui como o abrir do freezer, além de termos condições de neutralidade no Brasil central, por sinal temos atualmente muita umidade nesta região, em outros eventos o que é empecilho, a cordilheira dos andes se torna potencializador jogando as MPs até latitudes 20 LS, ou além.

A última rodada demonstra a tenência de frio forte em junho e pela dinâmica apresentada acima se confirmando teremos um inicio de inverno a muito não experimentado no sul brasileiro.

 

MODELOS SURREAIS...

 

5a4e894562dd6_RODADAJUNHO00Z.png.fda37ef1dd03206652eb39837ad0ffba.png

 

5a4e8945646bd_RODADAJUNHO12Z.png.ff328f87ab25fa7e92b0da3a2daf5ae2.png

 

Agora em Lages 11C, nublado, vento do quadrante sudoeste/sul.

 

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Semana que vem chega o meu termômetro de mercúrio de max e min, ideal para temp de relva...

 

E aí? Já se definiu aonde será colocada a estação da Prefeitura? Se continuar nesse ritmo as obras da Copa terminarão antes que a instalação da estação :mosking:

Vereador apenas opina, quem define é o Prefeito.O que dependeu de mim estou fazendo coloquei o AAA na linha com o Prefeito, estou mais ansioso que tu Bruno.O Pref disse que esta semana decide a questão e o local.

Ótimo!

Link to comment
Share on other sites

O sistema de baixa pressão, bem mais ao norte que o habitual, se afasta aos poucos do litoral paranaense.

 

GOES20452012146dbLn6Q.jpg.07add486156f62e8762e302667d5a0e5.jpg

 

Nessa posição pouco comum, o vento aqui soprou o dia todo de O-NO, sempre com muita nebulosidade, mas também com aberturas de sol. A máxima não passou dos 22C e agora temos noite agradabilíssima de 15C e céu limpo. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Chuva em Florianópolis 24hs

 

Epagri/ilha 105,7mm

 

Inmet/São José 69mm

 

Capoeiras 81mm

 

Ganhamos, vi na tv que aqui deu 111mm

 

O rio Itajai Açu chegou até dar uma subidinha, pequeno recado da natureza..

 

Mas agora a chuva parou completamente e a tendência é de abrir, tem quase 1 olho esse ciclone.

Link to comment
Share on other sites

18Z do GFS doideira total, seria neve em boa parte do RS e seria de chocar a todos...

 

foHjw.gif

 

0º em 850 HPA com chuva no RS...

 

SERIA O ARMAGEDÃO.

 

E o armagedão se concretizando...

 

xzkdk.gif

 

Sonhar também é viver. Tudo bem, é cedo ainda. Mas dá gosto de ver perspectivas assim.

 

Imaginem se o Vitor gostasse de frio... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.