Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Estranho, o Inmet tá dando mínima de 17ºC por aqui, seria algum erro por causa do novo layout do site? O clima está bom por aqui e faz um vento frio, acho que a mínima não deve baixar dos 20ºC, mais vai que o tempo enlouquece :russian:

 

Meio OFF: Alguém sabe um bom site pra ver as temperaturas históricas (mínimas e máximas) daqui do país?

Link to comment
Share on other sites

Temperatura caindo bem aqui no NO do PR.. Já vamos nos aproximando dos 14°C! Embora o céu esteja limpo, não duvido que amanheça com neblina. Domingo, aquecimento abrupto e com chuvas e trovoadas desde cedo em toda a faixa oeste paranaense. Tá começando a melhorar em relação a chuva! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Meio OFF: Alguém sabe um bom site pra ver as temperaturas históricas (mínimas e máximas) daqui do país?

Deixa eu fazer uma propagandinha: em breve o wxbrasil terá dados históricos!

 

O sistema de baixa pressão, bem mais ao norte que o habitual, se afasta aos poucos do litoral paranaense.

Essa baixa induziu chuvas e circulação ciclônica por aqui. Muito legal ver essa circulação aqui.

Link to comment
Share on other sites

Chuva em Florianópolis 24hs

 

Epagri/ilha 105,7mm

 

Inmet/São José 69mm

 

Capoeiras 81mm

 

Ganhamos, vi na tv que aqui deu 111mm

 

O rio Itajai Açu chegou até dar uma subidinha, pequeno recado da natureza..

 

Mas agora a chuva parou completamente e a tendência é de abrir, tem quase 1 olho esse ciclone.

 

 

Ganharam por pouco hein :laugh: Mas na real se eu morasse em Blumenau não iria curtir essas vitórias, o Itajai Açu "é nervoso" :good: vi na tv que umas ruas ai alagaram.

 

Esse ciclone fez quase um olho no leste de Florianópolis.

Link to comment
Share on other sites

Meio OFF: Alguém sabe um bom site pra ver as temperaturas históricas (mínimas e máximas) daqui do país?

Deixa eu fazer uma propagandinha: em breve o wxbrasil terá dados históricos!

 

O sistema de baixa pressão, bem mais ao norte que o habitual, se afasta aos poucos do litoral paranaense.

Essa baixa induziu chuvas e circulação ciclônica por aqui. Muito legal ver essa circulação aqui.

 

Marcelo, não to mais conseguindo exibir os meteografas gfs lá no wxbrasil, tem problema lá, ou é aqui no meu sistema? Valeu desde já!

Link to comment
Share on other sites

18Z do GFS doideira total, seria neve em boa parte do RS e seria de chocar a todos...

 

foHjw.gif

 

0º em 850 HPA com chuva no RS...

 

SERIA O ARMAGEDÃO.

 

E o armagedão se concretizando...

 

xzkdk.gif

 

Vitor é surreal os modelos 18z!!!

Se viesse, no campo da hipótese, esta bomba polar a se concretizar, como estamos vendo nesta rodada, poderíamos viver uma onda de frio como a de 55, naquele ano a alta no pacifico era de 1042/1044hpa. Seriam nevadas intensas e após intensa MP, com um frio intenso e generalizado, algumas estações iriam experimentar temperaturas de 2 dígitos negativos.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, não to mais conseguindo exibir os meteografas gfs lá no wxbrasil, tem problema lá, ou é aqui no meu sistema? Valeu desde já!
Tem algum problema no servidor. Obrigado por alertar, Bruno!

 

Sem problemas! Me desculpe pelo "meteografas" (meteogramas) :negative: .

Link to comment
Share on other sites

Pode-se afirmar neste momento que o GFS é o modelo outlier para a erupção de ar frio em 120/132h. Divergente, ele mostra pouco avanço do ar frio, que ficaria mais restrito a RS e SC.

A outra corrente, porém, mostra o bolsão frio avançando muito bem pelos estados do sudeste em 144h, tornando este episódio mais interessante em tempos de monotonia. Este padrão mais amplificado do frio vem sendo mostrado há dias pelo europeu, que confirma sua superioridade ao ver diversos modelos globais o seguindo. Neste sentido cabe destacar que o padrão de longo prazo do europeu sugere uma nova erupção polar no horizonte de 10 dias, o que confirmado, seria o surgimento de um padrão invernal com o restabelecimento da alta do pacífico influenciando mais constantemente as invasões de ar frio aqui no cone-sul. Tudo isso me leva a desconsiderar o GFS a curto e, principalmente, a longo prazo no estabelecimento de uma previsão confiável. Ou seja, em tempos de pacífico imprevisivelmente maluco com suas grandes áreas de baixas explodindo de todos os lados, melhor depositar a confiança no curtíssimo prazo em modelos continuadamente mais estáveis e convergentes.

Resumo da ópera, europeu na cabeça e GFS acima de 96h loteria federal. Frio razoável a bom em 120h pelo sul/sudeste e possível quebra de padrão no pacífico a médio prazo, convergindo com a chegada do core do inverno.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18 z do dia 25 aponta para o fim do nosso sofrimento. Mais que apontar uma nevasca, ela demosntra a tendencia de mudanca que deve se confirmar nos proximos dias, assim como os modelos de medio-longo prazo que tem apontado a retomada do frio para a segunda semana de junho.

Frio invernal a caminho! :good:

Link to comment
Share on other sites

Conselho de baziano experiente àqueles mais "novatos" por aqui: o máximo que a 18Z de ontem pode significar é uma tendÊncia por uma mudança de padrão em relação ao que temos agora, o que é ótimo! :good: É óbvio que a MP do dia 5-7 de junho pode vir com toda essa animosidade e provocar nevadas generalizadas e frio cavalar. Mas a chance de isso ocorrer, tendo em vista o comportamento do GFS e do nosso clima nos últimos 12 anos é de aproximadamente 0,01%, se muito! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Conselho de baziano experiente àqueles mais "novatos" por aqui: o máximo que a 18Z de ontem pode significar é uma tendÊncia por uma mudança de padrão em relação ao que temos agora, o que é ótimo! :good: É óbvio que a MP do dia 5-7 de junho pode vir com toda essa animosidade e provocar nevadas generalizadas e frio cavalar. Mas a chance de isso ocorrer, tendo em vista o comportamento do GFS e do nosso clima nos últimos 12 anos é de aproximadamente 0,01%, se muito! :negative:

 

Concordo contigo, mas uma hora nós bazianos seremos contemplados com aquela onda de frio à la "75, 85, 88, 94, 00" e com certeza ela se iniciará com uma dessas projeções como a da 18Z. Por isso, vamos acompanhando e principalmente torcendo. Vai que isso ajuda né? :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços otimistas

Link to comment
Share on other sites

Neste maio de 2012 a umidade do ar está mais elevada no Centro-Oeste do Brasil e também no Sudeste do País, o que vem favorecendo a formação de nuvens carregadas e chuva acima da média nestas regiões. Estas duas regiões têm um mês com mais chuva do que o normal, com destaque para áreas como o sul de Mato Grosso e de Goiás, o norte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, Zona da Mata Mineira, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

O que se verifica é que a fluxo de umidade do Norte para estas regiões ainda está presente. Nesta época do ano normalmente já temos a presença da Alta Pressão do Atlântico posicionada mais para o continente, cortando desta forma o “abastecimento” de umidade no Centro-Oeste e Sudeste o que ocasiona a diminuição da quantidade de chuva nestas áreas. Como o centro deste sistema de Alta Pressão ainda está mais a leste do que o normal, ainda temos alguma umidade chegando ao Centro-Oeste e Sudeste favorecendo os volumes de chuva acima da média em várias áreas destas regiões.

Fonte: Climatempo

 

Se as condições se mantiverem assim, não teremos bloqueio, o que ajudaria a espalhar o frio no Brasil caso a fábrica de MP's funcione a todo vapor. Que as condições permaneçam assim.

Aqui, depois de uma noite chuvosa, o sol brilha e a temperatura é de 25ºC.

Link to comment
Share on other sites

Conselho de baziano experiente àqueles mais "novatos" por aqui: o máximo que a 18Z de ontem pode significar é uma tendÊncia por uma mudança de padrão em relação ao que temos agora, o que é ótimo! :good: É óbvio que a MP do dia 5-7 de junho pode vir com toda essa animosidade e provocar nevadas generalizadas e frio cavalar. Mas a chance de isso ocorrer, tendo em vista o comportamento do GFS e do nosso clima nos últimos 12 anos é de aproximadamente 0,01%, se muito! :negative:

 

Deu pra perceber. Começa animador e termina desesperador (não é pra tanto, brincadeirinha!).

Mas noto o otimismo,a torcida e a felicidade de todos no blog, sou um deles, não dá para não entrar na onda e rezar para que se concretize.

Mas por agora enquanto não muda as projeções é batizar essa cavalar de "O dedo de Deus!" Viajei na maionese legal, vou para com as cachaçadas e continuar sonhando :lazy: .

Bom sábado a todos!

Link to comment
Share on other sites

Conselho de baziano experiente àqueles mais "novatos" por aqui: o máximo que a 18Z de ontem pode significar é uma tendÊncia por uma mudança de padrão em relação ao que temos agora, o que é ótimo! :good: É óbvio que a MP do dia 5-7 de junho pode vir com toda essa animosidade e provocar nevadas generalizadas e frio cavalar. Mas a chance de isso ocorrer, tendo em vista o comportamento do GFS e do nosso clima nos últimos 12 anos é de aproximadamente 0,01%, se muito! :negative:

 

Concordo contigo, mas uma hora nós bazianos seremos contemplados com aquela onda de frio à la "75, 85, 88, 94, 00" e com certeza ela se iniciará com uma dessas projeções como a da 18Z. Por isso, vamos acompanhando e principalmente torcendo. Vai que isso ajuda né? :laugh: :laugh: :laugh:

Abraços otimistas

Bem colocado, em algum inverno ocorrerá algo parecido com 1994.São os ciclos...

AAA como foi o inverno de 1943, pelo relato dos antigos moradores de Solecity, os invernos anos 40 e 50 foram muito gelados.Minha mãe fala da grande nevada de 1947,ano em que ela nasceu, minha avó contava, e depois 1950,51,52 e 55,57 com nevada intensas...

Link to comment
Share on other sites

Conselho de baziano experiente àqueles mais "novatos" por aqui: o máximo que a 18Z de ontem pode significar é uma tendÊncia por uma mudança de padrão em relação ao que temos agora, o que é ótimo! :good: É óbvio que a MP do dia 5-7 de junho pode vir com toda essa animosidade e provocar nevadas generalizadas e frio cavalar. Mas a chance de isso ocorrer, tendo em vista o comportamento do GFS e do nosso clima nos últimos 12 anos é de aproximadamente 0,01%, se muito! :negative:

 

J_Vicente eu sei que você tem razão e 0,01% é loteria mesmo. Mas para pessoas como eu que trabalham com turismo em São Joaquim, é melhor acreditar e torcer para que o padrão se mantenha e que esse percentual suba a medida em que o evento se aproxima, mesmo que isso seja quase impossível. Triste realidade, mas o negócio é se agarrar com todas as forças aos 0,01% de chance, pois a esperança é a ultima que morre. Não precisa vir muita neve, desde que ela venha :laugh: ahuahuhauha...

Link to comment
Share on other sites

Pode-se afirmar neste momento que o GFS é o modelo outlier para a erupção de ar frio em 120/132h. Divergente, ele mostra pouco avanço do ar frio, que ficaria mais restrito a RS e SC.

A outra corrente, porém, mostra o bolsão frio avançando muito bem pelos estados do sudeste em 144h, tornando este episódio mais interessante em tempos de monotonia. Este padrão mais amplificado do frio vem sendo mostrado há dias pelo europeu, que confirma sua superioridade ao ver diversos modelos globais o seguindo. Neste sentido cabe destacar que o padrão de longo prazo do europeu sugere uma nova erupção polar no horizonte de 10 dias, o que confirmado, seria o surgimento de um padrão invernal com o restabelecimento da alta do pacífico influenciando mais constantemente as invasões de ar frio aqui no cone-sul. Tudo isso me leva a desconsiderar o GFS a curto e, principalmente, a longo prazo no estabelecimento de uma previsão confiável. Ou seja, em tempos de pacífico imprevisivelmente maluco com suas grandes áreas de baixas explodindo de todos os lados, melhor depositar a confiança no curtíssimo prazo em modelos continuadamente mais estáveis e convergentes.

Resumo da ópera, europeu na cabeça e GFS acima de 96h loteria federal. Frio razoável a bom em 120h pelo sul/sudeste e possível quebra de padrão no pacífico a médio prazo, convergindo com a chegada do core do inverno.

 

Muito boa a análise. É ainda uma perspectiva por se confirmar, mas ruim mesmo seria não ter a perspectiva de uma mudança de padrão atmosférico. Só nos resta é ficar na torcida.

 

Uma torcida emBAZada! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho acompanhado o modelo europeu. Grave erro, pois ele tem até mais confiabilidade que o americano.

Ano passado tivemos alguns casos de incursões polares em que o ECMWF apontava um cenário favorável ao frio

e o GFS apontava algo bem diferente. E então, faltando 3/4 dias para o evento, quem levava a melhor era o ECMWF,

e o GFS mudava totalmente sua previsão. Creio que seja isso que vá ocorrer nesta próxima MP da virada do mês.

 

Queremos frio no Sudeste !

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo é pra minha louvada chuva cair, :lol:

 

O frio que fique na Antártida!!!!!!!!!!!!!!!!! :clapping:

 

E se tiver os dois, pode ser?

 

Falando em tempo inclemente, descobri num comentário do blog da Metsul o Inferno dos bazianos:

 

http://br.weather.com/weather/local/INXX0093?x=0&y=0

 

Pode ser, Pepsi!

 

É O QUE deve ocorrer, já que a linha de 0º vai estar na argentina assoprando o vento sul junto com a chuva...

 

Típica chuva de inverno e quem sabe um repeteco da neve de setembro de 2008. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo é pra minha louvada chuva cair, :lol:

 

O frio que fique na Antártida!!!!!!!!!!!!!!!!! :clapping:

 

Impressionante como choveu pouco em Bagé esse ano de 2012! O texto do Blog da Metsul coloca precipitações mensais sempre abaixo de 100mm, a não ser em fevereiro que choveu um pouco mais...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A saída 12Z foi ridícula, tiraram a chuvarada do SUL do RS e colocaram a MP do dia 31 e depois outra MP e empurrada por um ciclone dia 3 Junho...

 

O sul do RS pegaria chuva fraca com 0º em 850 hpa, isso antes das 192 horas, ou seja, armagedon do frio pro Sul do RS, essa foi a 12Z.

 

Espero mudanças!!!

Link to comment
Share on other sites

Meu deus, chove forte agora em Bagé, fazia mais de 1 mes que eu não via isso.

 

E chove forte com pingões, vamos ver quanto vai durar.

 

Vitor, manda essa chuva aqui pra Bom Jesus, ha ha. :good2:

Por aqui tivemos apenas gotejamento. A temperatura está oscilando de 21° a 23° desde o meio-dia, ora com algum sol, ora nublado com estratocumulus e cumulus escurecidos. Está muito bom assim, porque mantém o tempo sempre muito agradável!

 

Tive mínima de 16,9°. Agora faz 22,7° com 70% e está relativamente nublado.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Meu deus, chove forte agora em Bagé, fazia mais de 1 mes que eu não via isso.

 

E chove forte com pingões, vamos ver quanto vai durar.

 

Vitor, manda essa chuva aqui pra Bom Jesus, ha ha. :good2:

Por aqui tivemos apenas gotejamento. A temperatura está oscilando de 21° a 23° desde o meio-dia, ora com algum sol, ora nublado com estratocumulus e cumulus escurecidos. Está muito bom assim, porque mantém o tempo sempre muito agradável!

 

Tive mínima de 16,9°. Agora faz 22,7° com 70% e está relativamente nublado.

 

Abraços agradáveis!

 

Sempre os abraços hilários do Marcos, :lol:

 

Aqui já parou a chuva, típica chuva de circulação cliclonica.

 

Tanto que veio de Leste a chuva.

Link to comment
Share on other sites

Rafael D, pode comprar os foguetes, porque Junho vai ser de congelar !

 

Pelo menos por aqui em Bagé.

 

Fonte : 12Z do Europeu e do GFS

 

E Vitor você pode comprar foguetes, porque pelo twitter a Metsul avisa que a última saída do americano deu chuva extrema para o Rio Grande do Sul. "O risco é o estado sair da seca para a enchente" em poucos dias.

 

Contudo os excessos deverão se concentrar no centro-norte do estado.

 

E depois de chover...

Link to comment
Share on other sites

Rafael D, pode comprar os foguetes, porque Junho vai ser de congelar !

 

Pelo menos por aqui em Bagé.

 

Fonte : 12Z do Europeu e do GFS

 

E Vitor você pode comprar foguetes, porque pelo twitter a Metsul avisa que a última saída do americano deu chuva extrema para o Rio Grande do Sul. "O risco é o estado sair da seca para a enchente" em poucos dias.

 

Contudo os excessos deverão se concentrar no centro-norte do estado.

 

E depois de chover...

 

Mas essa eu já tinha falado a dias...

 

O problema que pra chuva o modelo muda diariamente.

 

Já pra temperaturas, não muda muito.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 9,9°C no Simepar e 11°C aqui em casa! A máxima chegou aos 23°C mas o tempo passou a parcialmente nublado no decorrer da tarde. Sintomas de instabilização do tempo. Na segunda-feira a instabilidade desce para SC e RS e já não descarto chegarmos aos 30C a partir de terça-feira, depois de quase dois meses!

Link to comment
Share on other sites

mioto, QUE BELAS FOTOS!! Sao suas??

 

São, sim, Diego. Obrigado. E aqueles fios de gelo: alguma ideia de como se formam?

 

Abraços,

 

Mioto.

 

Mioto, simplesmente demais os seus trekkings....to para fazer um aqui pela região há algum tempo. Quinta que vem devo ir até a reunião da associação joinvilense de montanhismo para começar a me enturmar com o pessoal...

 

E quanto aos fios de gelo, são chamados de pipkrakes e são formados quando a temperatura do solo está acima de 0°C e a temperatura do ar da superfície é inferior a 0°C. Assim, a umidade do solo sobe a superfície e congela, formando esses fios.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.