Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Silvio, não é o teu iphone que não presta, mas as nossas joças de conexões 3G. Há muita demanda por elas e a oferta não cresce no mesmo ritmo.

 

Pois é, eu suspeitava que pudesse ser isso, já que o telefone funcionava bem lá em Chicago! Aqui, exatamente nos momentos em que eu mais preciso ela não funciona direito!!! :hysteric: :russian:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Maio - Médias Parciais (Até dia 20):

 

RS

 

São José dos Ausentes RS: 11,2

Bom Jesus: 12,2

Vacaria: 12,6

Farroupilha (Vicentina): 13,4

Canela: 14,0

Lagoa Vermelha: 14,3

Erechim: 14,7

Caxias do Sul: 15,1

Passo Fundo: 15,4

Bento Gonçalves: 15,7

Canguçu: 15,9

Santana do Livramento: 15,9

Caçapava do Sul: 16,0

Irai: 16,1

Encruzilhada do Sul: 16,2

Palmeira das Missões: 16,3

Bagé: 16,5

Chuí: 16,5

Cruz Alta: 16,5

Jaguarão: 16,5

Dom Pedrito: 16,5

Quaraí: 16,5

Frederico Westphalen: 16,6

Camaquã: 16,8

Santa Maria: 16,9

Santiago: 17,2

Rio Pardo: 17,2

Santo Augusto: 17,2

Santa Rosa: 17,3

Alegrete: 17,4

São Gabriel: 17,8

Uruguaiana: 17,8

Porto Alegre (Aut): 18,1

Torres: 18,3

São Borja: 18,7

Mostardas: 18,7

Tramandaí: 18,8

 

SC

 

Morro da Igreja: 08,5

Urupema: 09,0

Bom Jardim da Serra: 09,3

São Joaquim (Climaterra): 10,3

São Joaquim (Conv): 10,8

São Joaquim (Aut): 11,2

Lages: 12,6

Caçador: 12,9

Campos Novos: 13,5

Curitibanos: 13,5

Major Vieira: 13,8

Rio Negrinho: 13,9

Joaçaba: 14,5

Rio do Campo: 14,6

Novo Horizonte: 15,1

Ituporanga: 15,2

Xanxerê: 15,6

Chapecó: 16,0

Dionisio Cerqueira: 16,4

São Miguel do Oeste: 16,7

Araranguá: 17,5

Urussanga: 18,1

Indaial: 18,3

Itajaí: 18,4

Itapoá: 18,7

Santa Marta: 19,0

Florianópolis (Aut): 19,4

 

PR

 

General Carneiro: 12,7

Inacio Martins: 12,9

São Mateus do Sul: 13,4

Irati: 13,9

Clevelandia: 14,4

Castro: 14,4

Curitiba (Aut): 14,8

Ivai: 15,4

Dois Vizinhos: 17,1

Foz do Iguaçu: 18,3

Maringá: 19,4

 

SP

 

Campos do Jordão (Vl inglesa): 10,8

Campos do Jordão (Conv): 11,3

Campos do Jordão (Aut): 11,6

Tapiraí: 14,0

Apiaí: 14,8

Barra do Turvo: 15,2

São Bernardo do Campo (Riacho Grande): 15,2

Barueri: 16,7

São Miguel do Arcanjo: 16,8

São Paulo (Mirante de Santana): 17,2

Avaré: 17,2

Campinas: 17,7

Taubaté: 17,7

Bauru: 18,2

Rancharia: 18,4

Piracicaba: 18,4

Ibitinga: 18,6

 

MG

 

Monte Verde: 12,2

Maria da Fé: 13,2

Caldas: 14,2

Barbacena: 15,1

Extrema: 15,2

São Lourenço: 15,6

Passa Quatro: 15,8

Juiz de Fora: 15,9

Viçosa: 16,0

Ouro Branco: 16,2

Diamantina: 16,3

São João del Rei: 16,4

Varginha: 16,6

Machado: 17,0

Ibirité: 17,0

Passos: 17,6

Patrocínio: 17,7

Florestal: 17,7

Sacramento: 18,4

Belo Horizonte (Pampulha): 19,0

Belo Horizonte (Conv): 19,4

Uberlandia: 20,1

 

RJ / ES

 

Pico do Couto: 10,7

Nova Friburgo: 13,9

Teresópolis: 14,9

Santa Teresa ES: 16,0

Valença: 18,7

Resende: 18,7

Parati: 20,5

Seropédica: 20,8

Macaé: 21,0

Rio de Janeiro (Vl Militar): 21,1

Rio de Janeiro (Marambaia): 21,1

Rio de Janeiro (Jacarepaguá): 21,6

Rio de Janeiro (Copacabana): 22,1

Vitoria ES: 22,3

 

MS

 

Amambai: 18,4

Ponta Porã: 18,7

Maracaju: 19,1

Chapadão do Sul: 19,5

Sete Quedas: 19,6

Rio Brilhante: 19,8

Juti: 20,0

Dourados: 20,1

Campo Grande: 21,0

Coxim: 21,5

 

MT

 

Alto Taquari: 19,7

Alto Araguaia: 20,6

Comodoro: 21,8

Santo Antonio do Leste: 22,0

Rondonópolis: 23,1

Cuiabá: 24,9

 

GO / DF:

 

Cristalina: 18,1

Alto Paraiso de Goiás GO: 19,0

Brasília DF: 19,4

Morrinhos: 19,4

Jatai: 19,5

Faculdade da Terra DF: 19,7

Águas Emendadas DF: 19,9

Luziânia: 19,9

Goiânia: 21,1

 

Região Nordeste

 

Piatã BA: 19,2

Vitoria da Conquista BA: 19,5

Itiruçu B: 20,6

Guaramiranga CE: 21,2

Garanhuns PE: 21,7

Triunfo PE: 22,3

Areia PB: 22,9

Salvador BA: 25,5

Recife PE: 25,8

Natal RN: 27,0

Teresina PI: 27,4

Fortaleza CE: 27,6

 

Região Norte

 

Vilhena RO: 24,2

Lábrea AM: 24,4

Rio Branco AC: 24,8

Porto Velho RO: 25,7

Boa Vista RR: 25,9

Belem PA: 26,4

Manaus AM: 26,7

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, muito bom o trabalho.

 

E ele já mostra a "força da altitude" nas médias do planalto de Santa Catarina e na Serra da Mantiqueira, principalmente em Minas.

 

A propósito, uma sugestão: Itajubá deve ter algumas marcas interessantes. Fica a mais de 800 m de altitude e bem no sul do estado.

Link to comment
Share on other sites

Registro das subestações Elétricas (SE's) supervisionadas (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temperaturas às 12:30h (21/05/2012):

 

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 14,9 ºC;

SE SCO (São Cristóvão do sul-1018m-topo-PLANALTO): 16,6ºC;

SE OCA(Otacílio Costa-883m-topo- PLANALTO): 16,9ºC;

SE LAI(Lages-1034m-topo- PLANALTO): 17,4ºC;

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 17,7ºC;

SE BRO(Bom Retiro-877m-encosta morro- PLANALTO): 17,9 ºC;

SE CCN(Caçador-929m-baixada- MEIO OESTE):17,9ºC

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE):18,4ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 18,6ºC;

SE FBO (Fraiburgo-1021m-topo-MEIO OESTE): 18,7 ºC;

 

Maior temperatura das SE's as 12:30h, SE SJC(São João do Cedro- 705m-encosta de morro- OESTE):26,0 ºC

Link to comment
Share on other sites

Desvios Maio 2012 (até dia 20):

 

Bom Jesus: -0,1

Iraí: +0,8

Torres: +0,8

Santa Maria: +0,9

Passo Fundo: +1,1

Caxias do Sul: +1,2

Porto Alegre: +1,3

Encruzilhada do Sul: +1,4

Bagé: +1,8

 

Chapecó: -0,3

São Joaquim: -0,3

Lages: -0,3

Indaial: +0,2

Florianópolis: +0,9

 

Castro: +0,2

Curitiba: +0,2

Foz do Iguaçu: +0,5

Maringá: +2,0

 

Campinas: -1,0

São Paulo: -0,4

Campos do Jordão: -0,1

 

Juiz de Fora: -2,3

Barbacena: -1,3

Ibitiré: -1,0

São Lourenço: -0,8

Diamantina: -0,8

Machado: -0,4

Belo Horizonte: -0,4

 

Nova Friburgo: -2,3

Rio de Janeiro: -1,9

Vitoria: -1,4

 

Campo Grande: -0,6

Dourados: -0,6

Ponta Porã: -0,4

Cuiabá: -0,3

 

Goiânia: -1,0

Brasília: -0,8

Link to comment
Share on other sites

Eu tô torrando a bateria do meu cel hj diretamente do Salgado Filho!! Neblina canalha essa que atrasa os nossos vôos em até 3 hrs!!!! Ao menos eu tenho o BAZ e o Twitter amigos para me fazer passar o tempo!! :mosking:

 

 

Quem viaja muito e precisa de mais autonomia do iPhone tem que comprar essa capa que tem uma bateria embutida. Você mais que dobra a capacidade normal da bateria com essa capa! Eu comprei exatamente este modelo e funciona super bem!

 

http://www.dealextreme.com/p/2300mah-rechargeable-external-battery-back-case-for-iphone-4-black-104619

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, ele está e fechará acima da média no RS. Algo em torno de +1C. O fato grita aos nossos olhos pq os últimos maios (especialmente o de 2007) foram muito frios aqui. POA teve, salvo algum engano meu, 3 maios dos últimos 5 com anomalia ao redor de -1,5C. Gente, uma hora tem que vir o maio de anomalia positiva para compensar, caso contrário a normal climatológica será modificada para mais frio!

 

Acho que o que mais pesa na insatisfação do Rafael, é que o verão foi desproporcionalmente quente, principalmente no interior gaúcho, e aí depois de um verão acima da média ter um Maio também acima da média, acaba deixando a impressão de um ano ruim...

Além do que, o sul gaúcho está mais quente que S. paulo em pleno mês de Maio! Pra quem está acostumado com aquele frio cortante, deve ser duro de aguentar! Mas logo chega Junho, e o frio não deve bombar, principalmente numa cidade como Livramento!

 

Sds.

Bingo!!! Esse é o problema de 2012 até o momento!! Tivemos um EXCESSO de dias quentes e muito quentes no verão, e a grande maioria dos dias desse outono tem sido de máximas acima da média. Soma-se isso a maior quantidade de horas com sol, o que aumenta a sensação de calor em função da radiação. Está muito seco: pouca chuva e pouco nublado.

 

Para os gaúchos há uma espécie de "saturação" dessas condições: muitas vezes quente, quase sempre com sol. Não haveira problema se não fosse a falta de chuva para o interior e, para quem gosta do frio, um pouco mais frio. Tivemos pulsos marcantes, mas isolados de frio, com o de março e a virada abril/maio. Do resto foi SÓ calor e sol!!! Confesso que para quem gosta do frio está um saco. Pelo menos esses dias de maio não têm sido quentes... apesar da anomalia positiva.

 

De fato, maio não diz muita coisa quanto ao inverno. Espero que haja uma boa compensação. Quem dera fosse como 2000 ou mesmo o ano passado, ambos com maios ruins e invernos excelentes!!!!

 

Hoje tive mínima de 14,4°. É o sétimo dia seguido com mínima de 14°/15°. Agora está um pouco quente: 25,0° com 54%. Vento ESE a 5,5 km/h. Há apenas cirrus ao NO. Do resto céu limpíssimo e névoa seca!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Desvios Maio 2012 (até dia 20):

Campo Grande: -0,6

Dourados: -0,6

Ponta Porã: -0,4

Cuiabá: -0,3

 

Goiânia: -1,0

Brasília: -0,8

 

Carlos,

Fico impressionado com seus dados. Deve dar um trabalhãoooooooooooooooooooooo. Vc é nosso Osvald de Souza.

Abração

 

E maio segue muito bom, só faltava uma bomba polar no fim do mês pra média descer ainda mais.

Link to comment
Share on other sites

Isso porque nós temos que olhar o clima, não números.

 

Temos no momento, enchentes no Norte e seca no Sul.

 

E no centro do país, a estação seca NÃO chegou.

 

Estou apostando um inverno um pouco acima do normal no SUL, mas com uma baleia polar pra Junho.

 

Qual cidade tem melhor inverno, Bagé ou Santana do Livramento? Acho que em se tratando de cidades sem altitudes tu és o morador melhor localizado aqui no fórum :)

 

Livramento tem média mais baixa em junho e julho. Ela tem 11,9C e 12,1C respectivamente, enquanto que Bagé fica em 12,8C e 12,2C.

 

Livramento é geladíssima nos bairros à oeste colados à Serra de Sant'anna (até 390 metros de altura)

 

Bagé 200 metros de altitude, Livramento mais alta.

 

Mas é a questão, o INMET de Bagé fica em um topo FORA da cidade, aí é dificil ter mínimas decentes.

 

Se pegares o dado daqui da cidade onde nem moro em uma baixada, verás que faz mais frio.

 

Mas enquanto não tivermos estações localizadas na CIDADE de Bagé, vai ser isso até o fim dos tempos. :negative:

 

Mas quem mora na região sabe que Bagé é mais fria que Livramento ,pergunte pra qualquer um que conheça muito bem essas bandas.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Maio 2012 (até dia 20):

Campo Grande: -0,6

Dourados: -0,6

Ponta Porã: -0,4

Cuiabá: -0,3

 

Goiânia: -1,0

Brasília: -0,8

 

Carlos,

Fico impressionado com seus dados. Deve dar um trabalhãoooooooooooooooooooooo. Vc é nosso Osvald de Souza.

Abração

 

E maio segue muito bom, só faltava uma bomba polar no fim do mês pra média descer ainda mais.

 

Centro-oeste e sudeste muito bem até o momento! Não seria esse um bom sinal para o Jun/Jul que está por chegar?

Seria um sinal de que a "porteira está aberta" esse ano?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Voces do fórum amam o frio tanto quanto eu o odeio, então tento ser o mais realista possível por aqui.

 

No centro-oeste do país, aposto todas minhas fichas em um inverno mais umido que o normal.

 

Por termos mais chuvas em uma época seca, a média das temperaturas caem no Centro do País.

 

Mas confio em no máximo dos máximos em 3 continentais clássicas, aquelas que formam um ciclone no sul continente, alevantando o frio até a Argentina e depois um ciclone no Prata/Uruguay.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Maio 2012 (até dia 20):

 

Bom Jesus: -0,1

Iraí: +0,8

Torres: +0,8

Santa Maria: +0,9

Passo Fundo: +1,1

Caxias do Sul: +1,2

Porto Alegre: +1,3

Encruzilhada do Sul: +1,4

Bagé: +1,8

 

Chapecó: -0,3

São Joaquim: -0,3

Lages: -0,3

Indaial: +0,2

Florianópolis: +0,9

 

Castro: +0,2

Curitiba: +0,2

Foz do Iguaçu: +0,5

Maringá: +2,0

 

Campinas: -1,0

São Paulo: -0,4

Campos do Jordão: -0,1

 

Juiz de Fora: -2,3

Barbacena: -1,3

Ibitiré: -1,0

São Lourenço: -0,8

Diamantina: -0,8

Machado: -0,4

Belo Horizonte: -0,4

 

Nova Friburgo: -2,3

Rio de Janeiro: -1,9

Vitoria: -1,4

 

Campo Grande: -0,6

Dourados: -0,6

Ponta Porã: -0,4

Cuiabá: -0,3

 

Goiânia: -1,0

Brasília: -0,8

 

Carlos,

Fico impressionado com seus dados. Deve dar um trabalhãoooooooooooooooooooooo. Vc é nosso Osvald de Souza.

Abração

 

E maio segue muito bom, só faltava uma bomba polar no fim do mês pra média descer ainda mais.

 

Deu trabalho mesmo..mas vale a pena...!! O RS está um fiasco até agora...principalmente o sul do estado....SC e PR estão quase no zero-a-zero...e o restante abaixo e bem abaixo...

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante... minha cidade está com a mesma média da Livramento do Rafael. Agora

compreendo um pouco de sua frustração.

 

Se Junho e Julho repetirem o padrão deste Maio aqui no Sudeste, já posso soltar os fogos de artifício.

Entretanto, para fortes ondas de frio ocorrerem, não podemos ficar com a dinâmica atual.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante... minha cidade está com a mesma média da Livramento do Rafael. Agora

compreendo um pouco de sua frustração.

 

A latitude aqui não está fazendo a menor diferença........

 

A estação de Juiz de Fora só está a 900 metros de altura.

 

E a 21 de latitude contra 31 de Bagé....é muita coisa

Link to comment
Share on other sites

Por esse teu comentário e por essa tua lógica, Carlos, a latitude nunca existe, pois Campos do Jordão tem média de julho igual a de Santa Vitória do Palmar (diferença de latitude é até maior que a existente entre Juiz de Fora e Bagé) e La Paz tem média de julho igual a de Bahia Blanca na Argentina. É latitude não intefere em nada no clima :mosking: :russian:

Link to comment
Share on other sites

Centro-oeste e sudeste muito bem até o momento! Não seria esse um bom sinal para o Jun/Jul que está por chegar?

Seria um sinal de que a "porteira está aberta" esse ano?

 

Sds.

 

Sílvio,

A esperança é essa, o centro do país tem que ter um inverno abaixo da média (há quanto tempo não temos isso). Contudo, é extremamente necessário que o sul seja patrolado por grandes ondas de frio.

Concordo com o Vítor quanto a um inverno mais úmido. Creio ser bem provável, a dinâmica (até agora) está boa.

Link to comment
Share on other sites

Olha o livro chegando aí.

 

De: Adeilda de Sousa [mailto:adeilda.sousa@inmet.gov.br]

Enviada em: segunda-feira, 21 de maio de 2012 16:21

Para: RODRIGO FLAVIO DE ATAIDE

Assunto: Re: Livro Normais Climatológicas

Prioridade: Alta

 

Rodrigo,

logo que confirmamos o pagamento enviaremos seu livro.

Att.,

*******************************************

Adeilda de Sousa

INMET/CDP/Secretária

Tel.: 55 61 2102-4772

e-mail: adeilda.sousa@inmet.gov.br

Link to comment
Share on other sites

Uma pequena errata em minha mensagem anterior: Disse que a CIDADE de Juiz de Fora está com a

mesma média de Livramento em Maio. Não é verdade, uma vez que, como disse o Bruno, a estação está

a 930m de altitude. A maior parte da CIDADE está entre 650/750m de altitude.

 

Se tivéssemos uma estação no Parque Halfeld (centrão da cidade com 700m), a média de Maio estaria

em aproximadamente 17,0ºC.

 

Carlos, é evidente que a latitude faz a diferença, porém esta diferença é mais EVIDENTE quando há outras

massas de ar atuando, e não esta super alta oceânica que, de certa forma, homogeneíza as temperaturas

no Sudeste e Sul.

Link to comment
Share on other sites

Olha o livro chegando aí.

 

De: Adeilda de Sousa [mailto:adeilda.sousa@inmet.gov.br]

Enviada em: segunda-feira, 21 de maio de 2012 16:21

Para: RODRIGO FLAVIO DE ATAIDE

Assunto: Re: Livro Normais Climatológicas

Prioridade: Alta

 

Rodrigo,

logo que confirmamos o pagamento enviaremos seu livro.

Att.,

*******************************************

Adeilda de Sousa

INMET/CDP/Secretária

Tel.: 55 61 2102-4772

e-mail: adeilda.sousa@inmet.gov.br

 

Petáculo!!!

 

Leva para Gramado!!

Link to comment
Share on other sites

A propósito: As médias aqui estão baixas, mas há monotonia.

 

Mínimas entre 11/13 graus, máximas entre 19/21, sol com nuvens à tarde e mais pra nublado à noite,

umidade alta, ventinho oceânico de leste/sudeste. Tem sido SEMPRE assim, quase todos os dias, neste

mês frio, porém monótono, de Maio.

Link to comment
Share on other sites

Olha o livro chegando aí.

 

De: Adeilda de Sousa [mailto:adeilda.sousa@inmet.gov.br]

Enviada em: segunda-feira, 21 de maio de 2012 16:21

Para: RODRIGO FLAVIO DE ATAIDE

Assunto: Re: Livro Normais Climatológicas

Prioridade: Alta

 

Rodrigo,

logo que confirmamos o pagamento enviaremos seu livro.

Att.,

*******************************************

Adeilda de Sousa

INMET/CDP/Secretária

Tel.: 55 61 2102-4772

e-mail: adeilda.sousa@inmet.gov.br

 

Petáculo!!!

 

Leva para Gramado!!

 

Claro que levarei. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Aqui faz 22°C com um vento GELADO. Não aguento esse frio mais.

 

 

Foto do entardecer, tirei agr à pouco.

 

Mas é friorento esse rapaz, sô! É o Rafael Dable às avessas! Com esse temperatura nosso fronteiriço anda de sungão na Calle Sarandí de Rivera :mosking:

 

 

Na verdade eram 20°C. Qualé gente,aqui em Curvelo qualquer temperatura abaixo de 30°C é considerada frio... :laugh:

Tô exagerando, mas que tá frio tá.... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

É...Anselmi...torço para que haja uma compensação.

 

O nosso problema é que as nossas médias de inverno são meia-boca tratando-se de clima temperado, logo qualquer anomalia positiva (o quê é normal em 50% dos casos) transforma o inverno em meia-boca.

 

PS: tu tens algum vídeo ou foto da nevada de julho de 1994 aí em Farroupilha? Queria tanto ver mais imagens daquele evento que na época, com 13 anos, achei espetacular e normal ao mesmo tempo. Teria gravado o RBS notícias daquele evento com a repórter soterrada na neve da Praça Dante Alighieri em Caxias. Ah se eu soubesse...!

Bahhhhhh, que nevada!!!!!!!

Tenho algumas fotos, vou procurar...Lembro que naquela noite de sexta eu estava assistindo o RBS notícias, que vai ao ar às 19:15, quando minha mãe chega em casa dizendo que estava nevando, então abro a porta de nossa casa e vejo a neve caindo muiiiito forte e continuaria assim por mais de uma hora. Foi emocionante, eu tinha 16 anos!!!

Acredito que estamos muito próximos de presenciar outro episodio similar, pois a regra é simples, quanto mais tempo nos distanciamos de um fenômeno temporal, mais próximos estamos de um novo evento. Não sei, como ninguém sabe, se vai ser este o ano, o certo é que virá!

Link to comment
Share on other sites

Hahahaha, essa do Bruno foi boa, andar de sungão na Sarandi com 22 graus, hahahaha!!

Sobre o tempo, hoje tivemos mínima de 14 graus e máxima de 27, mais uma vez. Novembro na veia!!

Os dados postados pelo Carlos é a prova que aqui esse mês de maio tem sido uma porcaria, média idêntica a de Juiz de Fora do amigo Renan. :cray:

Se junho será quente ou um freezer não sei, só sei que maio tá um terror. Abril foi muito melhor, com dias dignos da estação.

Se em 2011 foi negativar apenas em junho, pelo menos em maio (de 2011) fez um frio médio e não esse verão que não termina. A impressão que passa é que o pacífico na região Niño 1+2 está 3 graus acima do normal!!

Sei que teve maios quentes, sei que uma hora teria que haver compensação sobre os maios frios de 2007 e 2006, mas que este ano de 2012 está sendo ridículo está, isso é fato consumado!! Não peço clima de Aberdeen, quero o normal daqui pro mês, citando os dados do Carlos mais uma vez, Bagé tá quase 2 graus acima da média e aqui deve ter passado disso, ou seja, de chorar!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

Hahahaha, essa do Bruno foi boa, andar de sungão na Sarandi com 22 graus, hahahaha!!

Sobre o tempo, hoje tivemos mínima de 14 graus e máxima de 27, mais uma vez. Novembro na veia!!

Os dados postados pelo Carlos é a prova que aqui esse mês de maio tem sido uma porcaria, média idêntica a de Juiz de Fora do amigo Renan. :cray:

Se junho será quente ou um freezer não sei, só sei que maio tá um terror. Abril foi muito melhor, com dias dignos da estação.

Se em 2011 foi negativar apenas em junho, pelo menos em maio (de 2011) fez um frio médio e não esse verão que não termina. A impressão que passa é que o pacífico na região Niño 1+2 está 3 graus acima do normal!!

Sei que teve maios quentes, sei que uma hora teria que haver compensação sobre os maios frios de 2007 e 2006, mas que este ano de 2012 está sendo ridículo está, isso é fato consumado!! Não peço clima de Aberdeen, quero o normal daqui pro mês, citando os dados do Carlos mais uma vez, Bagé tá quase 2 graus acima da média e aqui deve ter passado disso, ou seja, de chorar!! :cray:

 

Está de chorar é essa seca!

 

URA alcançou 25% esta tarde por aqui. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Na verdade a falta de frio é a falta de ciclones posicionados corretamente no Pacífico e Atlantico!

 

Agora mesmo vai ter um ciclonão que vai empurrar um ar frio forte só que pra SUL!!

 

Parece que em Junho eles devem se posicionar corretamente, aguardemos.

 

Até lá vou aproveitando pra deixar a casa esquentar, depois da sequencia de inverno em Abril , Maio esta me surpreendendo positivamente (temperaturas) e negativamente (chuvas).

Link to comment
Share on other sites

Se junho for uma cópia de maio, aí sim vou me estressar :dash1:

No mais, maio está muito agradável. Um mês que não tem nenhuma obrigação de ter um cavalo polar, assim diz a história climática brasileira, mas teve geada em muitos municípios dos três estados do Sul e frio de 5C por aqui no dia primeiro. E já são 37 dias sem chegar aos trinta graus por aqui. É para comemorar depois de um verão insuportável.

 

A propósito, dia agradável a levemente quente a tarde: 14C | 26C. Amanhã a noite, graças a Deus, já temos a perspectiva de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Um fato interessante no dia de hj: olhem o aquecimento aluscinante da estação da Vila Ingleza em apenas 15 minutos com nascer do sol! Subiu 5C!!! Impressionante. Tal fato é característico de noites de inversão térmica em baixadas, pois basta abrir o sol para que a temperatura dispare, pois não há sustentação de frio em altitude.

 

wxStationGraphAll?day=21&year=2012&month=5&ID=IBRASIL12&type=3&width=500&showtemp=1&showpressure=1&showwind=1&showwinddir=1&showrain=1

Link to comment
Share on other sites

É...Anselmi...torço para que haja uma compensação.

 

O nosso problema é que as nossas médias de inverno são meia-boca tratando-se de clima temperado, logo qualquer anomalia positiva (o quê é normal em 50% dos casos) transforma o inverno em meia-boca.

 

PS: tu tens algum vídeo ou foto da nevada de julho de 1994 aí em Farroupilha? Queria tanto ver mais imagens daquele evento que na época, com 13 anos, achei espetacular e normal ao mesmo tempo. Teria gravado o RBS notícias daquele evento com a repórter soterrada na neve da Praça Dante Alighieri em Caxias. Ah se eu soubesse...!

Bahhhhhh, que nevada!!!!!!!

Tenho algumas fotos, vou procurar...Lembro que naquela noite de sexta eu estava assistindo o RBS notícias, que vai ao ar às 19:15, quando minha mãe chega em casa dizendo que estava nevando, então abro a porta de nossa casa e vejo a neve caindo muiiiito forte e continuaria assim por mais de uma hora. Foi emocionante, eu tinha 16 anos!!!

Acredito que estamos muito próximos de presenciar outro episodio similar, pois a regra é simples, quanto mais tempo nos distanciamos de um fenômeno temporal, mais próximos estamos de um novo evento. Não sei, como ninguém sabe, se vai ser este o ano, o certo é que virá!

Eu vi a mesma reportagem ao vivo!!!!! :clapping: :clapping: :clapping: Meu irmão ia para Caxias no sábado!! Antecipamos a ida na 6ª por causa dessa reportagem!! (O resto já contei no BAZ várias vezes!!)

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Hahahaha, essa do Bruno foi boa, andar de sungão na Sarandi com 22 graus, hahahaha!!

Sobre o tempo, hoje tivemos mínima de 14 graus e máxima de 27, mais uma vez. Novembro na veia!!

Os dados postados pelo Carlos é a prova que aqui esse mês de maio tem sido uma porcaria, média idêntica a de Juiz de Fora do amigo Renan. :cray:

Meu "saco térmico" estourou hoje: passei aquele calor desconfortável, não por estar muito quente, mas por ficar no sol, no ônibus, cheio de gente, e aquele sol inclinado pegando em todo mundo. Resultado: a roupa limpa ficou suja em quinze minutos. Passei todo o restante do dia sujo, com aquela sensação de ter suado no verão. É dose, pqp...

 

É isso que está enchendo o saco em 2012: o excesso de tardes quentes, contínuas, sempre ou quase sempre com algum período de calor, mesmo que seja 25°. Mas 25° em maio por vários dias e chegando a 1 mês do inverno depois do verão terrível que tivemos está dose. :negative: Dos 21 dias até agora, 11 foram com máxima de 25° ou mais. Outra coisa que estou sentido falta é de mais dias nublados. Não que tenha que ficar chovendo, mas tem sol "demais", por assim dizer.

 

Hoje tive máxima de 26,4° com até 51%. Agora faz 18,8° com 78%. Graças a Deus a nebulosidade aumenta amanhã... Graças a Deus...

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.