Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Especial Minas Gerais - Todas estações:

 

MAIO - Médias parciais comp. até 17/05:

 

Monte Verde: 12,4

Maria da Fé: 13,6

Caldas: 14,5

Barbacena: 15,3

Extrema: 15,6

São Lourenço (Conv): 15,8

Passa Quatro: 15,9

Juiz de Fora: 16,2

Viçosa: 16,2

Ouro Branco: 16,4

São João del Rei: 16,6

Diamantina: 16,8

Varginha: 16,8

Machado (Conv): 17,2

Ibirité: 17,2

Lavras (Conv): 17,7

Manhuaçu: 17,7

Passos: 17,8

Patrocínio: 17,9

Bambuí (Conv): 18,0

Caparaó (Conv): 18,0

Florestal: 18,0

Araxá: 18,3

Divinópolis (Conv): 18,5

Formiga: 18,5

Capelinha: 18,6

Ganhães: 18,8

Dores do Indaiá: 18,9

Patos de Minas (Conv): 19,0

Guarda-Mor: 19,0

Itamarandiba (Conv): 19,1

Belo Horizonte (Pampulha): 19,2

Três Marias: 19,3

Uberaba (Conv): 19,3

Belo Horizonte (Conv): 19,6

Conceição das Alagoas: 19,6

c. do Mato Dentro: 19,7

Muriaé: 20,0

Timóteo: 20,1

Campina Verde: 20,2

Águas Vermelhas: 20,3

João Pinheiro: 20,3

Uberlândia: 20,3

Ituiutaba: 20,4

Curvelo: 20,4

Capinopolis (Conv): 20,7

Buritís: 20,9

Frutal (Conv): 20,9

Caratinga: 21,4

Teofilo Otoni: 21,5

Paracatu (Conv): 21,7

Unai: 21,9

Pedra Azul (Conv): 22,0

Governador Valadares: 22,1

Serra dos Aimores: 22,3

Mantena: 22,5

Formoso (Conv): 22,6

Montes Claros: 22,6

São Romão: 22,6

Montalvania: 23,4

Pirapora (Conv): 23,6

Salinas (Conv): 23,8

Januaria (Conv): 24,1

Arinos (Conv): 24,2

Mocambinho: 24,2

Almenara: 24,3

Janauba (Conv): 24,4

Aracuai (Conv): 24,5

Espinosa: 25,0

Monte Azul (Conv): 25,3

 

 

Show de bola, Carlos !

 

Por sua grande extensão latitudinal e pelas enormes diferenças de altitude, pode-se perceber como MG

é um estado com significativa variação de temperatura.

 

Há uma diferença de 12,9ºC entre a estação mais fria e a estação mais quente. São dois climas totalmente

distintos !

 

Pena Senador Amaral não estar ai (2º municipio + alto do País) ...iria ficar pau-a-pau com Monte Verde.....Defim Moreira, Gonçalves e Cambuí , tb fazem falta..pena

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Carlos !

 

Por sua grande extensão latitudinal e pelas enormes diferenças de altitude, pode-se perceber como MG

é um estado com significativa variação de temperatura.

 

Há uma diferença de 12,9ºC entre a estação mais fria e a estação mais quente. São dois climas totalmente

distintos !

Impressionante a diferença de temperatura média de Monte Verde para Monte Azul!! Diferença monstruosa!!!!! Enquanto que o S de MG está sob atuação da alta subtropical (somada à altitude), o N está sob a secura e o calor do Sertão. Isso que Monte Azul está a 600 m de altitude. Imaginem se fosse nível do mar! Estaria com +-28° de média!!

 

Muito boa a média de BH. Bem agradável.

 

Por aqui um dia morno depois de uma manhã fresca. Tive mínima de 15,0°. Agora faz 25,0° com 53%. Céu quase limpo e quase não venta: ENE a 2,6 km/h. No final do dia e à noite o vento aumenta.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - Inverno climático (Mai/Set) média compensada:

 

2009: 17,8 (+0,8)

2010: 18,0 (+01,0)

2011: 17,4 (+0,4)

 

Normal Climatologia (1961/1990) no período: 17,0

 

Percebam que no ultimos 3 invernos, a anomalia foi positiva no inverno climático na capital paulista. Mas fica uma curiosidade. Maio e Set são os meses responsáveis pelas distorções. Ou seja , nos meses frios estamos dentro da normalidade praticamente, só que iniciando mais tarde e terminando mais cedo, o que fará que a média anual ficar comprometida

Link to comment
Share on other sites

 

Conterrâneo Shima, pelos modelos que estou analisando, acredito que vem frio dos bons... Alias após o episódio do Show da Cantora Daniela Mercury no dia 5 de junho de 1997, quando foi registrado 5 graus negativos e a cantora teve principio de hipotermia

 

De fato, meu amigo. Ela saiu do palco e foi direto pro deptº médico. Detalhe: estava ela de sainha e blusinha... :punish:

Link to comment
Share on other sites

Pensei em abrir um tópico, mas vou postar aqui mesmo.

 

(Moderação: se achar conveniente, favor me avisar que eu retiro daqui.)

 

Estação Dona Francisca - Serra Dona Francisca - Joinville/SC

 

Proteção pronta (a água que escorre ao lado NÃO é perene, apenas quando chove muito ela escorre por pouco tempo)

 

IMG555.jpg

 

Estacão com placa da Epagri (de minha autoria, apenas para botar mais credibilidade e evitar que "mãos bobas" estraguem a estação. PS: já comuniquei o gerente regional daqui de Joinville sobre a placa)

 

IMG564.jpg

 

IMG563.jpg

 

Local da estação

 

IMG566.jpg

 

Para acessar os dados, basta olhar em: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISCJOINV4

 

DEU MUITO TRABALHO PARA CONSEGUIR MONTAR TODO ESSE APARATO E CONSEGUIR UM LUGAR SEGURO PARA ELA, MAS VALEU A PENA! :good2:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Que show, Diego!! Dois pontos:

1- pq tu nao fez um cercado mais alto

2- onde estão o console e o roteador?

 

1- Falta de madeira :laugh: Tinha uns caibros velhos na empresa, daí aproveitei eles. Além disto, não tinha como transportar algo maior no carro que eu fui. Aí enjambrei assim mesmo. O local tem poucas pessoas e sempre quando tem pessoas o caseiro fica junto. É um retiro de igreja.

 

2 - Estão em um rancho de madeira, devidamente coberto a aproximadamente 50 metros. Para deixá-la online, tive que levar e deixar lá:

 

- 1 Nobreak

- 1 CPU (sem monitor, apenas levei um monitor para configurar)

- 1 software free (testei alguns, achei um bem simples que rodava com 2G sem cair)

- 1 modem roteador com chip Claro (fiz testes aqui em Joinville antes de levar para a serra: 100 megas são suficientes, embora eu tenha 200 mb)

 

Untitled.jpg

 

E voilá, está funcionando! :mosking:

 

MUITO mais fácil que instalar uma Davis né??? hahaha..Sério, foi um trabalhão de alguns meses até conseguir reunir tudo (local, equipamentos etc) além de sempre ficar na dúvida se ia funcionar ou não)...

 

Não coloquei uma Davis lá pois acho que não rodaria com 2G e porque a grana tá curta, além do que minha Oregon estava sem uso aqui...

Link to comment
Share on other sites

Excelente, Diego! :good:

 

Particularmente estou gostando desse clima "meia boca" que tem sido registrado em maio aqui no Paraná. Sem calor, temperaturas agradáveis a tarde e com queda garantida a partir das 17h30. Sempre com um céu muito bonito! Mas claro, a chuva ainda se faz necessária. Hoje mínima novamente na casa dos 13°C aqui.

E o Moisés tem razão, mudanças interessantes podem ocorrer a partir da semana que vem, mais precisamente quarta-feira, quando essa baita alta se distanciar para leste/sudeste. O tempo é sempre muito interessante!

Link to comment
Share on other sites

Legal sua iniciativa Diego! :good2:

 

 

O que eu temia parece que aconteceu, estação Epagri de Bom Jardim da Serra fora do ar... resta saber se o problema é de conexão, ou nem ta funcionando "off".

 

Valeu, BrunoC e Shima! :good2:

 

BrunoC, pena a BJS estar fora do ar...mas logo logo deve estar de volta...

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Diego!! Tudo muito bem montado, até a placa da Epagri, hehe. Muito sugestivo, já que o pessoal vai "respeitar mais" a estação.

 

Por aqui deu máxima de 25,7°. Está começando a ficar ruim. U.r. não baixou de 51%. Agora faz 18,1° com 81%.

 

Abraços monitorados!

Link to comment
Share on other sites

PROBLEMA DE PROGRAMA, OS DADOS NÃO DEVEM ESTAR PERDIDOS, ESPERO CONSEGUÍ-LOS EM BREVE.

 

BRUNÃO, NO CASTELINHO CHOVEU 4 X + QUE NA CLIMATERRA!!! (2,1 mm)

 

FAZENDO CORO AO RAFAEL....AQUI VAMOS PARA MAIS UMA MADRUGADA SUFOCANTE, AGORA ESTÁ 6,8°C, QUE DROGA DE MAIO! SÓ 12 GEADAS ATÉ AGORA, TÁ MUITO RUIM!!!!

Link to comment
Share on other sites

PROBLEMA DE PROGRAMA, OS DADOS NÃO DEVEM ESTAR PERDIDOS, ESPERO CONSEGUÍ-LOS EM BREVE.

 

BRUNÃO, NO CASTELINHO CHOVEU 4 X + QUE NA CLIMATERRA!!! (2,1 mm)

 

FAZENDO CORO AO RAFAEL....AQUI VAMOS PARA MAIS UMA MADRUGADA SUFOCANTE, AGORA ESTÁ 6,8°C, QUE DROGA DE MAIO! SÓ 12 GEADAS ATÉ AGORA, TÁ MUITO RUIM!!!!

 

 

Eu também não entendo o Rafael. Esse Maio está muito bom. A sensação que ele passa é a de que "antigamente fazia mais MUITO mais frio".

Link to comment
Share on other sites

Reiterando: até então não houve formação de ASAS. O Sudeste está com chuva acima da média no mês de maio. Esta situação é totalmente incompatível com a formação de ASAS. Ainda estamos sob dominio de ar polar que entrou desde domingo passado, e está secando progressivamente ("virando ar polar velho"). Não estívessemos sob ar frio, no Sul Curitiba não estaria com 10ºC agora as onze da noite e a serra catarinense não estaria com 5ºC. E Vitória e Belo Horizonte não teriam registrado as madrugadas mais frias do ano. E se estivéssemos sob ASAS, CJ não teria registrado máximas nesssa semana de 12ºC com chuva. :heat:

 

Porto Alegre está mais quente porque o ar secou antes por lá e porque não tem altitude.

 

O que eu estou visualizando é um veranico para o Sudeste nos últimos dias do mês, seguido de uma FF que atinge o Sul.

Link to comment
Share on other sites

De SC para cima está bom. No RS e no Uruguay esse maio deve fechar com anomalias positivas. Aqui a dinâmica é outra. O Rafael exagera, mas tem razão quando diz que esse maio está meia-boca por aqui.

 

Ronaldo, em altitude se perde muito facilmente radiação durante a noite, ao passo que ao nível do mar isso ocorre de uma forma muito lenta. Nas baixas altitudes as amplitudes térmicas dentro do dia são pequenas. Se esfria pouco com o pôr do sol e se esquenta pouco com o seu nascer. O RS é majoritariamente ocupado por terras baixas, logo nosso frio é altamente dependente da atuação de massas de ar frio. Aqui perda de radiação noturna só aproveitado na serra. Castelinho teve 5C noite passada. No mais, estamos num padrão outonal típico de abril. Agora já era para termos no horizonte uma MP mais forte. Por enquanto nada. Vamos acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Diego!! Tudo muito bem montado, até a placa da Epagri, hehe. Muito sugestivo, já que o pessoal vai "respeitar mais" a estação.

 

Obrigado, Marcos. Quem sabe assim com essa placa o pessoal que "vê com a mão" fique longe da estação.. :good:

 

parabéns Diego!!!

 

Vai chegar o dia em que todo baziano terá pelo menos uma estação na rede online. :good2: :good2:

 

Valeu, Moisés! Torço com veemência que cada dia mais bazianos possam ter uma estação e monitorar o clima! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Quando será o festival de inverno, já tem data?

 

Vamos torcer para o desvio de verbas parar e que sobre algo mais para o turismo (claro que existem prioridades sociais e infra-estruturais), uns 2/3 milhões já ajuda bem. Desde fins de agosto ultimo que não vou em São Joaquim, tomará que eu veja "melhoras" na próxima ida.

 

Ainda não tenho essa informação, sei que esse ano vamos ter um festival, mas não sei a data.... vou tentar descobrir e posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

Diego: perfeito! Aplausos a iniciativa e pioneirismo. Estação nota 10! Apenas uma pergunta: na sua opinião, qual a será a diferença observada entre esta e a sua outra serrana?

 

Valeu, Caio! Realmente é uma atitude pioneira! Epagri ou qualquer outro órgão nunca colocou uma estação nesta região, onde há rios que abastecem 70% da água de Joinville! De bedelhudo eu fui lá e fiz!

 

Quanto a pergunta: acho que esta estação será mais úmida que a Joinville Serrana. Ela está as margens da SC-301, sendo que não há nenhuma altitude muito elevada a leste para impedir os ventos marítimos. Já a Joinville Serrana está praticamente na mesma longitude, mas um pouco mais ao norte. E a leste da Joinville Serrana existem altitudes de até 1325 metros, na Serra Queimada, ponto culminante de Joinville. ACHO que esta barreira pode contribuir para que algumas infiltrações marítimas observadas na borda da serra não ocorram na Joinville Serrana e acabem ocorrendo nesta nova-velha estação.

 

Quanto às temperaturas, acho que as mínimas serão bem parecidas, mesmo se tratando de estações de marcas diferentes. As máximas acredito serem levemente mais baixas nesta nova estação (justamente pelos motivos acima apresentados).

Link to comment
Share on other sites

Nossa o deslocamento dessa FF está bem bizarro, está em vertical, já está na Bolívia/MS e mal ta raspando o oeste do RS.

 

Beto, reparei a mesma coisa ao ver as imagens ontem a noite! Muito interessante o deslocamento desta FF...Agora já está toda desorganizada...

 

__________

 

Por aqui amanhecemos sem nuvens, apenas um denso nevoeiro!! Mínima de 14 graus, mas agora o tempo literalmente chapou!

 

Temperatura está em 18 graus agora, nubladão...

 

Na Serra Dona Francisca a neblina parece ter estado presente, mas mesmo assim consegui registrar a menor temperatura desde que instalei a estação online lá: 7,9 graus!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Repito quantas vezes for preciso, esse maio tá um lixo, uma podridão!!! Cidades serranas muito altas não são parâmetros, são "ilhas" de frio no meio de anomalias positivas, Mínimas de 12/13 graus para maio nunca foi e nunca será normal. Ontem beirou os 26 graus a máxima por aqui, se isso for normal faltando 1 mês para o inverno, então larguei. A saída das 00Z do GFS é de chorar, aponta anomalias que variam de 2/4 graus pra essa região nos próximos 7 dias. Mais um pouco e largo de vez o ano de 2012. Não dei a entender que antigamente fazia mais frio, nem citei anos anteriores, apenas citei que este ano (2012), por enquanto, está um LIXO TOTAL!!!!!!! :rtfm:

Se ficar 3 semanas sem entrada de ar frio com F maiúsculo em pleno maio, início de junho é normal, retiro o que disse e passo a acreditar que o Brasil tá de cabeça pra baixo!!

Link to comment
Share on other sites

Rafael, isso que tu és um dos bazianos mais bem posicionados do BAZ. Em termos de latitude, o MELHOR posicionado!!

 

Até eu que sou pessimista não estou nesse clima de horror, hehe. Aqui a minha reclamação é outra, com a MM mesmo sob mp e 50% de umidade. Ou no exagero de dias excessivamente quentes, como desse verão, que considero o pior que já vivi, junto com 2011.

 

Lembro que em 1996 só tivemos uma frente digna de nota no ÚLTIMO dia do mês, e um frio intenso no início de junho. Em 2000, maio foi uma porcaria, junho foi bom só no fim e depois veio aquela bomba atômica em julho!! :mosking: Além de um agosto gelado! Melhor inverno até hoje!!!! Em 2009, maio foi uma b****! Tive médias de 14,4° e 23,8° e 14 máximas de 25° ou mais! Ano passado maio foi um fiasco. Não baixei de 10,1°!!!!! Então temos ainda o que esperar para 2012.

 

Por aqui tive mínima de 14,4°. Até esperava uma mínima mais alta. Agora temos muitos cirrus e faz 21,0° com 61%. Mas tenho que concordar que as máximas estão piorando... ao menos hoje será um pouco mais fresco devido às nuvens altas.

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais nada, Parabéns Diego ! :clapping:

Tua iniciativa foi sensacional, isso vai gerar bons frutos, acredite.

 

A partir deste ano, começo a juntar um dinheiro todo especial para

realizar o meu sonho meteorológico (e de todos os bazianos): adquirir

uma Davis ! Já sei até mesmo onde colocá-la aqui no meu sítio.

Link to comment
Share on other sites

E ontem à noite o "dragão polar marinho" resolveu enviar para minha cidade

um pulso de frio + umidade que estragou as mínimas por aqui, mas trouxe

chuva moderada por 2 horas !

 

Por essa eu não esperava, sinceramente...essa alta de 1040mb está dando

o que falar no Sudeste.

 

No momento, sol e nuvens com 19C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.