Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

E ontem à noite o "dragão polar marinho" resolveu enviar para minha cidade

um pulso de frio + umidade que estragou as mínimas por aqui, mas trouxe

chuva moderada por 2 horas !

 

Por essa eu não esperava, sinceramente...essa alta de 1040mb está dando

o que falar no Sudeste.

 

No momento, sol e nuvens com 19C

 

Renan, percebi que aqui em São Paulo em alguns dias dessa semana, mesmo tendo amanhecido com céu limpo, houve chuviscos e chuva fraca na madrugada, e o amanhecer foi com céu limpo!!!

Típico de ar frio marítimo mesmo...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei surpreso com nosso querido INMET, que caiu 4° durante a madrugada apenas com o resfriamento noturno e bateu 13,2°.

 

À exceção da Ilha do Mel, POA é o local mais quente de todo o Sul do Brasil e o que teve a maior mínima da última hora entre TODAS as estações. Isso que quase não há sol devido ao cirrus. Rafael D, vem para cá!!!!! :mosking:

 

Agora tenho 22,4° com 56%.

Link to comment
Share on other sites

O outono climático no RS, principalmente em POA onde moro, como muitas vezes já falei aqui neste espaço, é a estação mais curta do ano. Costuma iniciar por volta da primeira semana de abril e termina na segunda metade de Maio. Dura cerca de 1 mês e meio. Esse ano, e pelo o que vem apontando os modelos nas últimas rodadas (ECMWF 00Z e GFS 12Z), temos garantia de outono clássico por mais 7 dias sem a presença de veranico. Por conta disso o RS fechará com anomalia positiva, pois o inverno climático já era para estar dando a sua cara por aqui e sendo sinalizado pelos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Chegaste no ponto que eu falo Bruno. Que em abril faça dias assim vá lá, mas em maio com junho batendo na porta?? Já passou da hora de fazer um frio forte e decente. Esse ano o inverno climático vai chegar junto com os astronômico. Apenas discordo quando te refere que não teremos veranico, pois as máximas vão passar e bem dos 20 graus, caracterizando veranico de maio parte II, o retorno!!

Link to comment
Share on other sites

Repito quantas vezes for preciso, esse maio tá um lixo, uma podridão!!! Cidades serranas muito altas não são parâmetros, são "ilhas" de frio no meio de anomalias positivas, Mínimas de 12/13 graus para maio nunca foi e nunca será normal. Ontem beirou os 26 graus a máxima por aqui, se isso for normal faltando 1 mês para o inverno, então larguei. A saída das 00Z do GFS é de chorar, aponta anomalias que variam de 2/4 graus pra essa região nos próximos 7 dias. Mais um pouco e largo de vez o ano de 2012. Não dei a entender que antigamente fazia mais frio, nem citei anos anteriores, apenas citei que este ano (2012), por enquanto, está um LIXO TOTAL!!!!!!! :rtfm:

Se ficar 3 semanas sem entrada de ar frio com F maiúsculo em pleno maio, início de junho é normal, retiro o que disse e passo a acreditar que o Brasil tá de cabeça pra baixo!!

 

A média das mínimas para Bagé é de 11ºC em Maio. Se está fazendo 12ºC por aí nesses dias pós MP, até que não está TÃO fora do normal assim. Máximas de 26ºC realmente está fora da casinha. A média das máximas de maio para Bagé é de 21ºC. Não estou vendo toda essa podridão para Livramento. Houve 2 MP´s relativamente fortes para Maio. Vai fechar um pouco acima da média sim, mas a anomalia não será tão grande.

Link to comment
Share on other sites

Chegaste no ponto que eu falo Bruno. Que em abril faça dias assim vá lá, mas em maio com junho batendo na porta?? Já passou da hora de fazer um frio forte e decente. Esse ano o inverno climático vai chegar junto com os astronômico. Apenas discordo quando te refere que não teremos veranico, pois as máximas vão passar e bem dos 20 graus, caracterizando veranico de maio parte II, o retorno!!

 

Passar dos 20C em Maio é normal. Sempre foi.

Link to comment
Share on other sites

Caco, 12 graus de mínima em maio durante poucos dias é normal, o anormal é não termos ingresso de ar frio durante TODA a segunda quinzena como está se desenhando, se estendendo pra primeira semana de junho, totalizando 3 semanas e meia. Imaginaste uma segunda quinzena de dezembro sem calor no Rio Grande do Sul?? Impossível!! O "frio" que tem feito nas serras não é oriundo de MP e sim de perda de radiação e isso maquia a realidade da estação!!

Link to comment
Share on other sites

A minha intuição é que no decorrer do inverno essa anomalia vai ser compensada com extremos e médias baixas. E se isso acontecer entre Junho e Julho, melhor.

 

Tudo bem, estou sendo otimista. Mas pelo o que eu tenho visto aqui mesmo no BAZ eu sou um otimista com algum embasamento.

Link to comment
Share on other sites

A minha intuição é que no decorrer do inverno essa anomalia vai ser compensada com extremos e médias baixas. E se isso acontecer entre Junho e Julho, melhor.

 

Tudo bem, estou sendo otimista. Mas pelo o que eu tenho visto aqui mesmo no BAZ eu sou um otimista com algum embasamento.

Só tem que mudar a dinâmica, que vem se repetindo desde a virada de janeiro para fevereiro: mp seguida de uma alta oceânica e aquecimento do Sul com pouca ou nenhuma chuva. Se ficar assim, teremos uma onda de frio por mês e grande estabilidade atmosférica com sol direto. O Sul ficará com noites frias e uma longa sequência de tardes amenas e mesmo com calor fora de época. Será bom para o Sudeste.

 

Isso tem que mudar. Mas creio que vai mudar. Nunca vi um inverno como o que descrevi. A única dinâmica traumática foi a de 1998, o único ano com TOTAL ausência de onda de frio. Mesmo 1995, 1997 e 2005 tiveram, mas 1998 não teve. Isso no paralelo 30!!

 

Agora tenho 20,9° com 62% e nublado com cirrustratus.

 

Abraços dinâmicos!

Link to comment
Share on other sites

Chegaste no ponto que eu falo Bruno. Que em abril faça dias assim vá lá, mas em maio com junho batendo na porta?? Já passou da hora de fazer um frio forte e decente. Esse ano o inverno climático vai chegar junto com os astronômico. Apenas discordo quando te refere que não teremos veranico, pois as máximas vão passar e bem dos 20 graus, caracterizando veranico de maio parte II, o retorno!!

 

Passar dos 20C em Maio é normal. Sempre foi.

Realmente maio vai terminar com temperatura acima da média, por aqui, acredito que ao redor de +1,2 para o Inmet de Caxias do Sul. O lado bom desse maio brando, no meu ponto de vista, é que seremos recompensados em junho. Normalmente maios muito frios são sucedidos por junhos acima da média e o contrario também pode acontecer.

O interessante é que as estações de baixadas estão com anomalias negativas devido a queda da temperatura no periodo noturno de atmosfera estável enquanto as estações dos topos, as quais considero mais importantes para o acompanhamento climatologico , estão acima da média.

Vejam a comparação daqui de Farroupilha:

 

Estação de topo( Farroupilha-Urbana)

média de maio 2012 14,7 enquanto maio de 2011 teve 13,7

 

Estação de baixada-Vale Vicentina

média de maio de 2012 13,3 enquanto 2011 teve 13,4

 

Vejam que a estação do topo reflete muito melhor a realidade da temperatura do ar em altitude, que no caso de Farroupilha é de 925 mb. Com base nisto podemos entender porque o Inmet instala, correntamente, suas estações nos topos.

Quanto as médias, o correto seria divulgar a anomalia média entre a estação de topo com a da baixada. No caso de farroupilha estariamos com anomalia positiva de +0,4, somente!

Link to comment
Share on other sites

A minha intuição é que no decorrer do inverno essa anomalia vai ser compensada com extremos e médias baixas. E se isso acontecer entre Junho e Julho, melhor.

 

Tudo bem, estou sendo otimista. Mas pelo o que eu tenho visto aqui mesmo no BAZ eu sou um otimista com algum embasamento.

Só tem que mudar a dinâmica, que vem se repetindo desde a virada de janeiro para fevereiro: mp seguida de uma alta oceânica e aquecimento do Sul com pouca ou nenhuma chuva. Se ficar assim, teremos uma onda de frio por mês e grande estabilidade atmosférica com sol direto. O Sul ficará com noites frias e uma longa sequência de tardes amenas e mesmo com calor fora de época. Será bom para o Sudeste.

 

Isso tem que mudar. Mas creio que vai mudar. Nunca vi um inverno como o que descrevi. A única dinâmica traumática foi a de 1998, o único ano com TOTAL ausência de onda de frio. Mesmo 1995, 1997 e 2005 tiveram, mas 1998 não teve. Isso no paralelo 30!!

 

Agora tenho 20,9° com 62% e nublado com cirrustratus.

 

Abraços dinâmicos!

2001 e 2005 foram :heat:

Imagem1.png

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que as estações de baixadas estão com anomalias negativas devido a queda da temperatura no periodo noturno de atmosfera estável enquanto as estações dos topos, as quais considero mais importantes para o acompanhamento climatologico , estão acima da média.

Vejam a comparação daqui de Farroupilha:

 

Estação de topo( Farroupilha-Urbana)

média de maio 2012 14,7 enquanto maio de 2011 teve 13,7

 

Estação de baixada-Vale Vicentina

média de maio de 2012 13,3 enquanto 2011 teve 13,4

 

Vejam que a estação do topo reflete muito melhor a realidade da temperatura do ar em altitude, que no caso de Farroupilha é de 925 mb. Com base nisto podemos entender porque o Inmet instala, correntamente, suas estações nos topos.

 

Perfeito! Concordo totalmente! Sempre digo que o inverno começa quando começamos a ter mínimas baixas nos topos.

Link to comment
Share on other sites

Caco, 12 graus de mínima em maio durante poucos dias é normal, o anormal é não termos ingresso de ar frio durante TODA a segunda quinzena como está se desenhando, se estendendo pra primeira semana de junho, totalizando 3 semanas e meia. Imaginaste uma segunda quinzena de dezembro sem calor no Rio Grande do Sul?? Impossível!! O "frio" que tem feito nas serras não é oriundo de MP e sim de perda de radiação e isso maquia a realidade da estação!!

Maio é o mês mais "loteria" do ano. Eu diaria que é impossível alguem acertar a previsão de anomalia positiva ou negativa para o mês de maio.

O que me irrita muiiiiiiiiito é ouvir o povo falando que uma vez..... em maio era muito frio.......hoje o tempo ta maluco. Malucas estão as pessoas.

Vejam como maio sempre foi um mês muito complicado!!!!

Médias de maio para POA

maio.png

Link to comment
Share on other sites

Exato, Anselmi. Esse papo do "antigamente era mais frio" é intragável.

 

Será que tu não está superestimando o "loteria" de maio por causa das vendas da malharia dependerem muito dele? Acho que o desvio-padrão de agosto é maior. Até julho é maior. O mês mais previsível do ano é fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que até o mês de Maio a diferença do frio entre o Sul e Sudeste não é tão acentuada, e há até uma certa padronização do clima mesmo em certas situações, como a que estamos vivendo. A maior diferença é no trimestre jun/jul/ago, onde as MP´s atingem o Sul com maior facilidade e as mesmas são bloqueadas no Sudeste pelas ASAS. Chove mais no Sul (especialmente no RS e SC). Mas não concordo com o Rafael que o frio que faz é apenas por perda de radiação e não por MP. Acho que é os dois. Tem ainda ar frio dominando (ar polar "velho"). As máximas em locais de altitude ainda estão bem comportadas, e as mínimas baixas. Curitiba teve 8,5ºC hoje de manhã. Isso graças a ar frio. PoA, mesmo sem altitude, 13ºC. Só com ar frio!

Link to comment
Share on other sites

E ontem à noite o "dragão polar marinho" resolveu enviar para minha cidade

um pulso de frio + umidade que estragou as mínimas por aqui, mas trouxe

chuva moderada por 2 horas !

 

Por essa eu não esperava, sinceramente...essa alta de 1040mb está dando

o que falar no Sudeste.

 

No momento, sol e nuvens com 19C

 

Renan, percebi que aqui em São Paulo em alguns dias dessa semana, mesmo tendo amanhecido com céu limpo, houve chuviscos e chuva fraca na madrugada, e o amanhecer foi com céu limpo!!!

Típico de ar frio marítimo mesmo...

 

Sds.

 

É verdade Sìlvio, foi o que ocorreu ontem por aqui. Choveu moderado por 2 horas (começou umas 21h), e de madrugada o céu limpou e tivemos uma

boa mínima !

 

E é claro que concordo integralmente com o Caco quando ele diz que o que temos no Sudeste é uma alta polar, e não ASAS. Sem dúvidas !

 

Por enquanto, Maio segue excelente para o Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Exato, Anselmi. Esse papo do "antigamente era mais frio" é intragável.

 

Será que tu não está superestimando o "loteria" de maio por causa das vendas da malharia dependerem muito dele? Acho que o desvio-padrão de agosto é maior. Até julho é maior. O mês mais previsível do ano é fevereiro.

Realmente o mês chave para o vestuario de inverno no Brasil é maio. Maio ruim=ano inteiro ruim

Eu também achava que agosto seria o mês mais variavel mas ele perde para maio, junho e julho.

Os maiores extremos estão em maio, veja algumas anomalias de POA;

Captura%2520de%2520tela%25202012-05-19%2520a%25CC%2580s%252018.03.25.png

Observe que a anomalia de maio foi de -4,2 a +3,1 no periodo enquanto agosto foi de -1,7 a +2,7. De um modo geral vivemos em uma região de fronterira climatica a qual entra em guerra de Titãs( tropicos vs. regiões temperadas) durante seis meses ". O mais agravante é que essa variação nos coloca, em questão de dias, de um inverno par um verão, diferentemente do Canadá, por exemplo, que vai de um gélido para um congelante.

Enfim...

Rio Grande do Sul..... ame-o ou deixe-o....

Link to comment
Share on other sites

Mini Encontro em SJ hoje de tarde. Ronaldo, eu e o Lazinski.

 

Calorzinho, o quintal do Ronaldo parecendo uma aquarela e com muita variedade de espécies vegetais de clima frio. Incrível: ele arranjou um cão vegetariano: come tomate e chuchu como um leão come uma caça... :mosking:

 

Muito bom reencontrar este pessoal..

 

E aí Shima, o Ronaldo tá animado pro inverno?

Abração

Link to comment
Share on other sites

Maio 2012 está sendo muito bom pra Goiânia. Essa semana foi muito gostosa, sempre com máximas inferiores a 25ºC e tempo úmido. Até chuva teve, durante 3 dias. Ontem a tarde pesquisei as ondas de frio de maio e raras são as grandes ondas de frio e quase sempre na última semana.

Considero o clima como o futebol, a partida só termina quando o juiz apita. Vejam o Bayer hj: pênalti a favor no 2º tempo da prorrogação, começou ganhando a cobrança de pênaltis e dançou.

Daqui a pouco os modelos sinalizam uma bomba polar e nosso amigo Rafael ficará muito feliz. Esse ano ele será brindado pela neve.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Na década de 2000 tivemos vários maios de bons a excelentes, seguidos por ou junho, ou julhos de decepcionantes a péssimos. Depois voltaríamos a ser compensados por um bom setembro.

 

Eu concordo com o Bruno, fevereiro é o mês mais estável do ano, seguido por abril (minha opinião), de resto, é uma "loteria".

Link to comment
Share on other sites

O que está chamando a atenção na serra catarinense é o clima seco. Uma analise é certa neste maio estamos tendo um padrão diferenciado dos últimos anos, Modelo 18z mostra este padrão diferenciado.

 

Moisés, de forma geral, desde o final do ano passado, o sul do país tem tido um padrão de clima mais seco em relação aos anos anteriores!!! Já estamos chegando em junho, e tem locais que não reverteram ainda a situação de estiagem...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Realmente o mês chave para o vestuario de inverno no Brasil é maio. Maio ruim=ano inteiro ruim

Eu também achava que agosto seria o mês mais variavel mas ele perde para maio, junho e julho.

Os maiores extremos estão em maio, veja algumas anomalias de POA;

Captura%2520de%2520tela%25202012-05-19%2520a%25CC%2580s%252018.03.25.png

Observe que a anomalia de maio foi de -4,2 a +3,1 no periodo enquanto agosto foi de -1,7 a +2,7. De um modo geral vivemos em uma região de fronterira climatica a qual entra em guerra de Titãs( tropicos vs. regiões temperadas) durante seis meses ". O mais agravante é que essa variação nos coloca, em questão de dias, de um inverno par um verão, diferentemente do Canadá, por exemplo, que vai de um gélido para um congelante.

Enfim...

Rio Grande do Sul..... ame-o ou deixe-o....

 

Impressionante os anos de 1976, 1978 e 1979 em Porto Alegre!!! :shok:

 

Em 1976 Poa teve só os 12 meses do ano com anomalia negativa!!!

Pra completar, em 1979 teve 11 meses do ano com anomalia negativa, sendo as maiores anomalias no miolo do inverno!!! :wacko:

 

Chama a atenção a "coincidência" entre os anos de 1976 e 1956, ambos os anos ocorridos em um "three year La Niña event". Em 1956, Maio ficou com -4C de anomalia em Porto Alegre.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O QUE ME PREOCUPA É A ESTIAGEM, OS PECUARÍSTAS TERÃO UMA DOR DE CABEÇA DAS GRANDES, SEM PASTAGEM CULTIVADA, SEM PASTAGEM NATIVA (QUEIMADA PELAS GEADAS E SECA) E SEM CONDIÇÕES DE TER COMIDA P/O GADO EM AGOSTO/SETEMBRO, MUITO PREJÚ AVISTA. EM SC MAIO VAI SEGUINDO NO SEU RÍTIMO NORMAL, UM POUCO ACIMA OU ABAIXO EM ALGUNS PONTOS E SEM CALOR EXAGERADO OU FORA DO NORMAL, O QUE ESTÁ RUIM É A SECURA, JÁ ESTAMOS NO NOSSO COMEÇO DE INVERNO CLIMÁTICO. AS VENDAS DE ROUPAS DE FRIO ESTÃO BOAS, ATENDO A UM LOGÍSTA E NÃO TEM O QUE RECLAMAR, TEM LOJAS EM; LAGES, RIO DO SUL, SÃO BENTO E JARAGUÁ, EM TODAS ESTÁ VENDENDO BEM, SÓ NÃO ESTÁ MELHOR DEVIDO A FALTA DE $$$ NA PRAÇA. HOJE GEOU NOVAMENTE, 3,8 EM CASA.

 

AGORA A NOITE ESTÁ 11,2 E UM VENTO NORDESTE MODERADO A FORTE E GELADO. O INVERNO SERÁ BOM. MEU RECEIO É O QUE VIRÁ DE MEADOS DE JULHO OU AGOSTO EM DIANTE EM TERMOS DE CHUVA.

Link to comment
Share on other sites

Maio 2012 está sendo muito bom pra Goiânia. Essa semana foi muito gostosa, sempre com máximas inferiores a 25ºC e tempo úmido. Até chuva teve, durante 3 dias. Ontem a tarde pesquisei as ondas de frio de maio e raras são as grandes ondas de frio e quase sempre na última semana.

Considero o clima como o futebol, a partida só termina quando o juiz apita. Vejam o Bayer hj: pênalti a favor no 2º tempo da prorrogação, começou ganhando a cobrança de pênaltis e dançou.

Daqui a pouco os modelos sinalizam uma bomba polar e nosso amigo Rafael ficará muito feliz. Esse ano ele será brindado pela neve.

Abraços

 

Em Goiania tá sendo bom, já aqui no Acre tá sendo Bomba!!!! Apenas 1 massa de ar polar chegou, e durou menos de 2 dias seus esfeitos sobre a cidade. Nenhuma máxima menor que 23ºC, até no verão faz máxima de 23ºC aqui.... Nos 11 primeiros dias do mês não caiu nenhum gota do céu. Agora finalmente voltou a chover, pra pelo menos amenizar o calorão que tem feito, bemmmm verão messssmo anda o tempo por aqui. Enquanto que em anos como 2004, era massa polar chegando aki forte toda semana, máximas abaixo dos 20ºC era tranquilo de fazer... ahhh se pudesse voltar no "tempo"... :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante os anos de 1976, 1978 e 1979 em Porto Alegre!!! :shok:

 

Em 1976 Poa teve só os 12 meses do ano com anomalia negativa!!!

Pra completar, em 1979 teve 11 meses do ano com anomalia negativa, sendo as maiores anomalias no miolo do inverno!!! :wacko:

 

Chama a atenção a "coincidência" entre os anos de 1976 e 1956, ambos os anos ocorridos em um "three year La Niña event". Em 1956, Maio ficou com -4C de anomalia em Porto Alegre.

 

Sds.

Pelo vistos esses anos foram excelentes!! Ficaria com 1979, já que as anomalias negativas de maio a julho foram muito boas! Apenas um agosto mais quentinho. A anomalia de maio de 56 é impressionante!! Colocou a média do mês em 12,x°, equivalente a um julho rigoroso!!

 

Hoje tive máxima de 23,2°. Agora faz 15,7° com +-87%.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante.

 

O GFS indica agora uma boa queda de temperatura, daqui a 144 horas.

 

Mas praticamente só do estado do Paraná para o norte (beneficiando São Paulo e Minas também).

 

Eu só queria entender mais essa "traquinagem" com o sul do Rio Grande. :dash1:

 

Seria a ação de uma alta no atlântico?

Link to comment
Share on other sites

O principal análogo que venho chamando a atenção é justamente 1976. Maio não apresentou o mesmo comportamento, mas tomara que o restante do inverno apresente algo parecido...

 

O problema é que os primeiros cinco meses de maio de 1976 foram muito diferentes. Foram frios. Este ano predominou o calor muito acima da média. Fevereiro arrasa-quarteirão.

Link to comment
Share on other sites

O tempo está aberto e agradável aqui em Ribeirão Preto.Nos últimos dias,fez bastante frio durante as madrugadas.As mínimas variaram em torno dos 13 graus.Hoje chegou a 12,3 graus.A previsão é de que o tempo continue ensolarado,com grandes quedas de temperatura no fim da tarde e noites frias.A previsão não indica muito mais frio para a próxima semana,mas devemos ter mínimas ainda mais amenas no início de junho :clapping: .Boa tarde.

A temperatura é de 25,6 graus,com umidade de 56%.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante os anos de 1976, 1978 e 1979 em Porto Alegre!!! :shok:

 

Em 1976 Poa teve só os 12 meses do ano com anomalia negativa!!!

Pra completar, em 1979 teve 11 meses do ano com anomalia negativa, sendo as maiores anomalias no miolo do inverno!!! :wacko:

 

Chama a atenção a "coincidência" entre os anos de 1976 e 1956, ambos os anos ocorridos em um "three year La Niña event". Em 1956, Maio ficou com -4C de anomalia em Porto Alegre.

 

Sds.

Pelo vistos esses anos foram excelentes!! Ficaria com 1979, já que as anomalias negativas de maio a julho foram muito boas! Apenas um agosto mais quentinho. A anomalia de maio de 56 é impressionante!! Colocou a média do mês em 12,x°, equivalente a um julho rigoroso!!

 

Hoje tive máxima de 23,2°. Agora faz 15,7° com +-87%.

 

Abraços históricos!

 

Pessoal, desculpa, mas as maiores chances são que se repita 64/65 e 09.

Link to comment
Share on other sites

De SC para cima está bom. No RS e no Uruguay esse maio deve fechar com anomalias positivas. Aqui a dinâmica é outra. O Rafael exagera, mas tem razão quando diz que esse maio está meia-boca por aqui.

 

Ronaldo, em altitude se perde muito facilmente radiação durante a noite, ao passo que ao nível do mar isso ocorre de uma forma muito lenta. Nas baixas altitudes as amplitudes térmicas dentro do dia são pequenas. Se esfria pouco com o pôr do sol e se esquenta pouco com o seu nascer. O RS é majoritariamente ocupado por terras baixas, logo nosso frio é altamente dependente da atuação de massas de ar frio. Aqui perda de radiação noturna só aproveitado na serra. Castelinho teve 5C noite passada. No mais, estamos num padrão outonal típico de abril. Agora já era para termos no horizonte uma MP mais forte. Por enquanto nada. Vamos acompanhar.

 

Na baixada de Santa Rosa tem tido belas quedas!

 

E temos uma MP maritima pra o inicio de Junho sendo apontada.

 

E Abril foi Maio e Maio esta sendo Abril. loucura no clima!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.