Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

18Z vem forte no frio, a linha de 0oC em 850 vai ao norte do PR. A tendência está sendo mantida pelo GFS, hora mais forte, hora mais fraca. Mas tem muita água pra passar por debaixo da ponte.

 

Europeu e outros modelos ainda não acompanharam o GFS.

Caio, não vi a linha de 0C indo até o norte do PR. Tem certeza que foi o GFS que tu olhou?

Link to comment
Share on other sites

O modelo americano GFS seguiu firme na tendência de frio forte na virada do mês com possibilidade de neve, tanto na rodada das 00Z como na rodada das 06Z. Apesar de indicar a proximação do bolsão frio, a maioria dos modelos globais ainda não pegou o anticiclone entrando com força no cone-sul/Brasil.

Link to comment
Share on other sites

duas semanas de frio intenso e julho se vai com temp dentro do normal para julho.

estamos com primavera a pleno.

nada de excepecional.

todos se lembram do frio intenso que fez no início do mês. Mas, a maioria já começa a achar o inverno "quente".

agosto é aquilo que sabemos: primeira quinzena de possbilidade de frio; segunda quinzena de grande variação. Pois, a incidência solar já é bem mais intensa.

Acredito que poderemos ter um evento de neve que nos trará boas lembranças no futuro, como a de 2010. No geral, estamos ficando numa neutralidade.

Não diria num marasmo.

Link to comment
Share on other sites

A 00Z foi um espetáculo!

 

Mínima de 2,2C no Castelinho. O sinal de internet foi perdido na madrugada / amanhecer.

 

 

Ainda não foi nada que possa ser comparado a 6Z de ontem (a qual mostrava neve das boas com nebulosidade da frente em função da velocidade do deslocamento do ar frio e a formação de cavados e a linha de -4oC em 850 hpa chegando a Curitiba), mas já bateu longe a 12Z e a 18Z. Pena que a 6Z volta um pouco atrás e mostra um frio bem menor e um pouco atrasado.

 

Fica claro que a intensidade do ar frio e a possibilidade de neve no final de semana que vem estão totalmente condicionadas à intesidade da baixa que se formará no Prata e aos níveis de pressão da alta. Na 6Z de ontem era um cavalo de centro no Chaco com 1032 hpa e uma baixa animalesca no Prata. Mesmo a 0Z de ontem mostra uma alta de 1024 hpa apenas, mais para Foz do Iguaçu (ela chegaria a 1032 hpa quando se desloca para o mar) e uma baixa um pouco menos profunda. A 6Z retardou a formação da baixa, a aproximou um pouco mais do continente, mas a mesma ainda não é tão profunda quanto na 6Z de ontem, daí, menos frio!

 

A formação da baixa está na grade de 144 horas do GFS. Ainda não merece credibilidade. Infelizmente vamos ter de esperar até quarta de manhã pelo menos para ter um desenho melhor do que realmente ocorrerá. E lógico, aguardar Europeu e cia, que pelo visto ainda não resolveram pela baixa profunda no Prata!

Link to comment
Share on other sites

Gente, independente de como será a próxima invasão de ar frio, não se prendam muito a rodada 06z do GFS. Ela é inicializada com bem menos dados do que as demais, pois é madrugada aqui e muitas estações não reportam dados. Podem ver que a 06z quase sempre vem com algo diferente do que as demais.

Link to comment
Share on other sites

Gente, independente de como será a próxima invasão de ar frio, não se prendam muito a rodada 06z do GFS. Ela é inicializada com bem menos dados do que as demais, pois é madrugada aqui e muitas estações não reportam dados. Podem ver que a 06z quase sempre vem com algo diferente do que as demais.

Interessante. O Mafili certa vez disse que as rodadas das 6Z e 18Z não contavam com dados de bóias oceanicas.

Link to comment
Share on other sites

Gente, independente de como será a próxima invasão de ar frio, não se prendam muito a rodada 06z do GFS. Ela é inicializada com bem menos dados do que as demais, pois é madrugada aqui e muitas estações não reportam dados. Podem ver que a 06z quase sempre vem com algo diferente do que as demais.

Interessante. O Mafili certa vez disse que as rodadas das 6Z e 18Z não contavam com dados de bóias oceanicas.

Não sei dizer quanto às boias. Mas a 18z é mais confiável para nós, tem mais dados pois é a tarde aqui. É interessante notar que o europeu só tem 2 rodadas, pois trabalham muito com qualidade e quantidade na assimilação dos dados; o GFS já procura acompanhar o dinamismo e captar mudanças mais rápido, mesmo que não tenha tanta exatidão.

Link to comment
Share on other sites

duas semanas de frio intenso e julho se vai com temp dentro do normal para julho.

estamos com primavera a pleno.

nada de excepecional.

todos se lembram do frio intenso que fez no início do mês. Mas, a maioria já começa a achar o inverno "quente".

É realmente uma lástima. Essa semana que se inicia vai coroar a destruição total ou quase total da anomalia negativa. O problema agora será nas máximas: ficarão sempre em 20° ou mais ao longo da semana. Depois de mínimas altas, está na hora de detonar as máximas. Aí o estrago na média será completo ou quase completo.

 

Depois da onda de frio, a ausência de mp´s significativa em julho é marcante. E será assim até o final do mês.

 

Hoje tive mínima de 9,4°. É a primeira e talvez a última mínima de um dígito aqui em casa nesse mês de julho depois da onda de frio. Fiquei até surpreso com o valor. À meia-noite fazia 12,7° e estava muito úmido.

 

Agora a temperatura dispara e as médias vão junto. Tenho 20,7° com 58%. Ficaria mais feliz se esse calorzinho fosse só uma trégua, e não um fim monótono e lamentável desse mês.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez, Julho decepcionante aqui no Sudeste. Tem sido típico essa situação ocorrer nos últimos anos. Junho tem sido o mês

mais frio do ano agora, quase sempre.

 

Pelos dados que estou observando aqui da estação de JF-INMET, nenhuma mínima sub-10 até o momento. Arrepiante :negative:

Link to comment
Share on other sites

 

Parabéns aos dois !

 

Só lamento pelos comentários que vêm logo abaixo da reportagem. Inveja é algo doentio, que faz as pessoas xingarem e criticarem sem razão alguma, e

é lamentável que a Folha de SP permita este tipo de mensagem.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver a reportagem por acaso! De cara já imaginei que ia ter baziano na história hahaha

parabéns pro pessoal!

 

Acho que o Tucci representou bem o perfil de muita gente aqui

"O gosto pela previsão do tempo fez Tucci perder as contas de quantos termômetros comprou na vida."

"Apesar de adorar frio, de acompanhar a chegada de frentes frias e de fazer medições de temperatura, ele optou por não ser um profissional da meteorologia"

Link to comment
Share on other sites

Bah, que legal!!! :good2: Dois bazianos famosos!!!! :clapping: :clapping: :clapping: Parabéns, gente!! :friends:

 

Acabei de ver a reportagem por acaso! De cara já imaginei que ia ter baziano na história hahaha

parabéns pro pessoal!

 

Acho que o Tucci representou bem o perfil de muita gente aqui

"O gosto pela previsão do tempo fez Tucci perder as contas de quantos termômetros comprou na vida."

"Apesar de adorar frio, de acompanhar a chegada de frentes frias e de fazer medições de temperatura, ele optou por não ser um profissional da meteorologia"

Hahahaha!! É bem isso mesmo!!

 

Pelas minhas contas eu tive 1 termômetro de máxima e mínima de mercúrio, 2 digitais com cabo, 1 sem fio estações e agora tenho uma estação completa, além de mantar 1 digital com cabo dentro de casa (tem ainda outro termômetro com cabo de metal, mas está sem pilha). Total: 7 termômetros, hehe!

 

Agora faz 21,5° com 60% e venta de NE a 9,3 km/h.

 

Abraços famosos!!!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez, Julho decepcionante aqui no Sudeste. Tem sido típico essa situação ocorrer nos últimos anos. Junho tem sido o mês

mais frio do ano agora, quase sempre.

 

Pelos dados que estou observando aqui da estação de JF-INMET, nenhuma mínima sub-10 até o momento. Arrepiante :negative:

Engraçado que aqui no RJ eu ja tive neste mes de julho duas mínimas sub-10. Ta feia mesmo a coisa ai pra JF! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Todos os modelos globais convergem para o grande anticiclone polar no pacífico entrando no Cone-Sul em 96/120h. Mas depois desse prazo há grande divergência quanto a evolução do bolsão frio no continente. O padrão americano vai por uma erupção mais forte e ampla. Já o padrão europeu vai por uma erupção mais fraca e restrita. Não dá pra sugerir um palpite ainda, cenário muito incerto e instável.

Link to comment
Share on other sites

Em Campos Altos/MG (1.070m altitude), neste momento, 17,6 C, depois de um dia de vento e tempo fechado.

Oi depaivatoledo! Seja bem vindo ao nosso Forum. Como conheceu esse espaço? Campos Altos/MG tem um dos cafés mais finos do Brasil! Voces consideram ai como Sul de Minas ou triângulo? Por favor, siga participando, nos não temos ninguém dessa importante e por vezes fria região do sudeste.

Um abraço!

Link to comment
Share on other sites

Gente, independente de como será a próxima invasão de ar frio, não se prendam muito a rodada 06z do GFS. Ela é inicializada com bem menos dados do que as demais, pois é madrugada aqui e muitas estações não reportam dados. Podem ver que a 06z quase sempre vem com algo diferente do que as demais.

Interessante. O Mafili certa vez disse que as rodadas das 6Z e 18Z não contavam com dados de bóias oceanicas.

 

 

Ronaldo sempre falou pra gente não dar muita bola pra essas duas rodadas né...

 

Quanto aos Bazianos na Folhha, bacaaaaaaaaaaaaaaaaaaaana gente!!!!! Joguei no Face vocês!! ehehehhe

 

Aqui em pato bastante vento e 15°C!

 

Na espera do frio de novo, que foi embora já de novo, 22C hoje aqui.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Já de volta à POA, que tem 13C no Salgado Filho e 14C/15C na parte central. Essa semana, assim como as duas últimas, deve ser xôxa. Julho deve fechar levemente abaixo da média aqui em POA, mas deve ter nos seus últimos dois dias uma onda de frio que pode ser forte ou muito forte. Ainda há variações. O Europeu melhorou a sua última rodada, enquanto que o GFS piorou. Se eu tiver que dar um palpite, acho que o Europeu deve incrementar mais o frio. Olhando os mapas deste modelo tenho a impressão que a alta deve jogar o forte ar frio do centro da Argentina mais ao norte. Vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

Outra coisa que esqueci de comentar. POA deve fechar julho com máxima absoluta de 27,7C, um valor baixo quando comparado com a sua média histórica. Isso tem se tornado cada vez mais comum. Junho não passou dos 26C. Outro mês sem veranico. Eles estão se tornando raros, junto com as grandes nevadas na serra gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Camilo... :laugh: :laugh:

 

Um pouco frio aqui no momento, com 13,6ºC em meu termômetro e 12,4ºC INMET.

 

Com o deslocamento do alta para o oceano, os próximos dias tendem a ser um tanto amenos, com um

vento de sul/sudeste que deixará os dias com muitas nuvens e possível chuva isolada.

Link to comment
Share on other sites

Minha última noite aqui em Poços de Caldas, mais uma maravilhosa e apaixonante cidade mineira que conheço.

Na vizinha Caldas, a automática do Inmet marca 12,0ºC, não sei se tem muita diferença de lá pra cá, mas aqui nem tá tão frio, só mesmo quando bate o vento. Estava na rua ainda agora somente com uma camisa de manga curta de algodão e uma outra do Fluzão por cima. Os termômetros de rua marcavam 13ºC.

Amanhã volto para o inferno carioca. :(

Link to comment
Share on other sites

Em Campos Altos/MG (1.070m altitude), neste momento, 17,6 C, depois de um dia de vento e tempo fechado.

Oi depaivatoledo! Seja bem vindo ao nosso Forum. Como conheceu esse espaço? Campos Altos/MG tem um dos cafés mais finos do Brasil! Voces consideram ai como Sul de Minas ou triângulo? Por favor, siga participando, nos não temos ninguém dessa importante e por vezes fria região do sudeste.

Um abraço!

 

Franca já conta com uma ilha de calor, ms cidades perto dela e na mesma altitude ainda contam com boa média das mínimas em julho. Pra ver as vizinhas de Franca, é só jogar no Googlemaps, e pra ver os dados climáticos de SP, ver http://www.cpa.unicamp.br e ir no link Clima dos Municípios Paulistas. :good:

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas do GFS convergiram para o Europeu... ainda deve oscilar, mas pelo visto nosso jejum de reais cavalos polares abrangentes irá continuar! A linha de -4oC a 850 hpa no paralelo 26 foi substituída por uma MP bloqueada que mal faz a linha de 0oC chegar ao RS, seguida por um ciclone imbecil dessincronizado, que não tem frio para jogar para cima... O que está fazendo toda a diferença é que estas últimas rodadas não tem aquela baixa mostruosa ao sul do Prata. Sem baixa monstro, sem frio forte, pois o bloqueio no Brasil Central se fortalece a todo vapor!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.