Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estonteante, para não dizer massacrante, a diferença neste momento entre Londrina e Maringá, pelas estações do Simepar, duas cidades tão próximas. Enquanto a primeira está registrando 10,2°C, a segunda tem 19,9°C!! Aqui em casa tenho 13,9°C com apenas 69% de URA, às 07h30 da manhã.. Volta, inverno!

Link to comment
Share on other sites

Na boa, esse tempo aqui no litoral norte de SC tá uma bela de uma nhaca! Nevoeiro o dia inteiro! Não vi o sol ontem e hoje, pelo visto, vai ser difícil também.... :russian:

 

S11219782_201107151045.jpg

 

Acho que essa imagem mostra o que me aflige por aqui...

 

Se eu animar a imagem, fica pior ainda, pois não há movimentação desse nevoeiro. Não há vento por aqui.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA/CLIMATERRA

 

01; 10,5

02; 10,5

03; 01,4

04; -01,5

05; 01,9

06; 00,9

07; 01,3

08; 03,7

09; 09,7

10; 13,0

11; 13,0

12; 15,0

13; 13,7

14; 14,9

 

14,7/3,6/7,7

 

URUPEMA

 

01; 10,5

02; 11,0

03; 01,8

04; -01,9

05; 00,2

06; 00,0

07; -00,4

08; 02,1

09; 06,7

10; 09,0

11; 09,3

12; 11,8

13; 13,6

14; 14,7

 

13,9/1,6/6,3

 

CETREJO; 16,1/1,7/6,8

 

 

INMET;

 

14,0/4,7/8,3

Link to comment
Share on other sites

Aqui segue a canícula. Máximas não tão altas, mas as mínimas estão algo :heat: piauienses :heat: :

3a: 13,9

4a: 13,7

5a: 14,7

hj: 14,6

Até rola uma blusinha leve na matina, mas eu confesso que preferia manhãs mais perto de 10 e máximas mais altas, já que a ponderada fica mais perto da mínima de um modo geral em 99,99999% do Brasil, com exceção do Planalto Central.

Link to comment
Share on other sites

A sensação hoje foi de que amanhecí em outro mundo hoje! Entrou um vento quente de norte aqui em POA. Tá um bafo!!!

Que lixo. A pior coisa que há para subir a serra é com calor no inverno. Não tem coisa climaticamente mais decepcionante. Vamos sair de POA no PIOR momento de todo o invero!!! A MetSul dá mínima de 15°/17° para amanhã de manhã. Vamos viajar depois da noite mais quente de julho para pegar o dia mais quente de julho! Só não repete 2006 porque aquela onda de calor foi pior. Vou te contar! :dash1: :negative:

 

Agora faz 23,1° com 75%. Umidade nas alturas!! O chão da rua, que ainda está gelado pelo frio de ontem e a falta de sol, está todo molhado.

 

Abraços lastimáveis!

Link to comment
Share on other sites

A sensação hoje foi de que amanhecí em outro mundo hoje! Entrou um vento quente de norte aqui em POA. Tá um bafo!!!

Que lixo. A pior coisa que há para subir a serra é com calor no inverno. Não tem coisa climaticamente mais decepcionante. Vamos sair de POA no PIOR momento de todo o invero!!! A MetSul dá mínima de 15°/17° para amanhã de manhã. Vamos viajar depois da noite mais quente de julho para pegar o dia mais quente de julho! Só não repete 2006 porque aquela onda de calor foi pior. Vou te contar! :dash1: :negative:

 

Agora faz 23,1° com 75%. Umidade nas alturas!! O chão da rua, que ainda está gelado pelo frio de ontem e a falta de sol, está todo molhado.

 

Abraços lastimáveis!

 

Boldrini, é impressionante a nossa capacidade de pincelar os fins-de-semanas mais quentes de cada inverno para realizar EBAZ. Nem se quiséssemos seria tão fácil!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Curitiba tempo superagradavel, com muito sol e temperatura nesse momento de 15.7c. Ontem tive o prazer de jantar com o Shima, com quem irei amanha bem cedo para Sao Joaquim. Abracos a todos e ate amanha no encontro

 

Alemão?

 

Mexicano. Zapata.

 

Recebo o Rodrigo e Karla com muito entusiasmo. Hoje é Italiano. Amanhã será serrano... :ok:

 

Mas o homem é pé quente: Ctba com clima de verão. Mínima de 11ºC, máxima de 26ºC.. :mosking:

 

Agora, 12h, solzão, vento e 23ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa, dia mais úmido dos útimos 20 anos! :laugh: :laugh:

 

Cheguei agora em casa, está em torno de 25 graus e os espelhos dos quartos estão escorrendo. Parece que o chão foi recém lavado, os copos estão molhados em cima da mesa, enfim, parece que estão borrifando água pela casa de tanta umidade! :heat:

 

Pra completar, começa a aprecer um sol agora. Acho que vamos as 28, com uns 150% de ur.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estação Santa Maria/RBS esquentou 10 graus em 30 minutos. As 10h estava 19,1 e as 10h05 pulou para 23! Ligaram um mega-aquecedor sobre a cidade!

 

Efeito do vento norte pegando com tudo na depressão central.

 

 

Pois e, Santa Maria e sempre a maior expressao do vento Norte no RS. Ja vi pre-frontal por la com mais de 25C pela manha...

Incrivel.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é pessoal...tá chegando o dia (quente) do nosso encontro hehehehhe..

 

Mas faço coro com o Caio. O importante vai ser o encontro do pessoal, a confraternização e as boas risadas. Além, claro, da instalação da estação!

 

Até mais.

 

Ah, aproveitando, o tempo tá abrindo aqui em Joinville. Finalmente. agora, 22ºC!

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente em Lages, estamos com 24.4ºC (monitoramento não padronizado), céu sem nuvens, vento norte. Está mais fresco dentro de casa do que lá fora. Vamos ver amanhã!!!

 

Julho de 2011, ficará lembrado como o "mês dos extremos". Como já dizia a METSUL!!! Eles devem ter um globo, para ver o futuro, só pode!!!

 

Uma pergunta me passa!!! Será que os extremos que estão ocorrendo, tem relação com alguns fatos, como das águas mais frias na costa sul? Também o caso das baleias (Francas) que estão chegando na costa catarinense mais cedo(1/2 meses) este ano. Bah! Alguma alteração está tendo!!!

 

Ficou muito bom o site do CLIMATERRA, parabéns Coutinho!!!

 

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Tarde quente em Lages, estamos com 24.4ºC (monitoramento não padronizado), céu sem nuvens, vento norte. Está mais fresco dentro de casa do que lá fora. Vamos ver amanhã!!!

 

Julho de 2011, ficará lembrado como o "mês dos extremos". Como já dizia a METSUL!!! Eles devem ter um globo, para ver o futuro, só pode!!!

 

Uma pergunta me passa!!! Será que os extremos que estão ocorrendo, tem relação com alguns fatos, como das águas mais frias na costa sul? Também o caso das baleias (Francas) que estão chegando na costa catarinense mais cedo(1/2 meses) este ano. Bah! Alguma alteração está tendo!!!

 

Ficou muito bom o site do CLIMATERRA, parabéns Coutinho!!!

 

Moisés Alexandre

 

 

BRIGADÚ. JÁ FIZ UMA BESTEIRA, FUI EDITAR UMAS FOTOS E APAGUEI QUASE TUDO, MAS JÁ DEVO CONCERTAR....

 

AOS POUCOS VOU ME ADAPTANDO...

Link to comment
Share on other sites

Café em Urubicí depois de uma lindíssima vista nesta tarde no Morro da Igreja!

 

Obs: Esqueci de comprar o No-break, se alguém que estiver indo ao encontro puder levar um para mim (Bruno se puder levar o seu que estava na sua casa em Canela, depois mando um novinho em folha) um eu reponho o $$$. Obrigado!

 

10.000VA. É isso, Bruno?

 

Ronaldo, tem alguma loja em São Joaquim que venda Nobreak?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Café em Urubicí depois de uma lindíssima vista nesta tarde no Morro da Igreja!

 

Obs: Esqueci de comprar o No-break, se alguém que estiver indo ao encontro puder levar um para mim (Bruno se puder levar o seu que estava na sua casa em Canela, depois mando um novinho em folha) um eu reponho o $$$. Obrigado!

 

10.000VA. É isso, Bruno?

 

Ronaldo, tem alguma loja em São Joaquim que venda Nobreak?

 

Abs

 

Caio, o meu nobreak eu dei para a minha irmã. Vou ter que comprar outro.

 

O que precisa é de 1000 VA! Qualquer loja de informática em São Joaquim vende.

Link to comment
Share on other sites

Café em Urubicí depois de uma lindíssima vista nesta tarde no Morro da Igreja!

 

Obs: Esqueci de comprar o No-break, se alguém que estiver indo ao encontro puder levar um para mim (Bruno se puder levar o seu que estava na sua casa em Canela, depois mando um novinho em folha) um eu reponho o $$$. Obrigado!

 

10.000VA. É isso, Bruno?

 

Ronaldo, tem alguma loja em São Joaquim que venda Nobreak?

 

Abs

 

TEM, A INFONEVE.

 

IRÁ A URUPEMA QDO?

Link to comment
Share on other sites

Alô, pessoal ! Enfim estou aqui em São Joaquim, sob uma temperatura agradável de 15,3C na última hora.

 

Caio, mais uma vez obrigado de coração pela carona e pelo almoço. :good:

 

Pessoal, que horas vocês pretendem ir na pizzaria hoje ? a verdade é que estou um tanto resfriado, gostaria de repousar um pouco.

 

E aos outros amigos que estão chegando amanhã, será um prazer ver a galera toda. A pousada serra verde é muito boa !

 

Abraços EBAZ ! :good:

Link to comment
Share on other sites

- Renan, muito obrigado pela compania, fique a vontade. Pretendemos ir na pizzaria ou sushi as 21h00. Se alguém estiver na cidade, dê um toque!

 

- Galera, amanhã almoço na Churrascaria Cascata, em Bom Jardim da Serra.

 

- Muita incerteza e divergência no médio prazo.

 

- NOOA: CYCLE-TO-CYCLE INCONSISTENCIES PERSIST ON THE SOUTHERN STREAM FLOW...WITH MODELS REVERTING TO A MORE AMPLIFIED PATTERN TO DEVELOP LATER IN THE CYCLE. AS A RESULT...UNCERTAINTY AND LOW CONFIDENCE PERSISTS INTO THE MEDIUM RANGE PERIOD.

 

- SOI e AAO com índices muito favoráveis.

 

- Global do Inpe muito bom para os últimos 10 dias de julho.

 

- Frio no decorrer da semana, intensificando-se na segunda metade.

 

- GFS muito ruim e desfavorável ao frio. Europeu e outros modelos globais são mais favoráveis ao retorno do frio no decorrer da semana.

 

- Encontro começa com tempo quente e seco, termina úmido e ameno.

 

- Tudo pronto para a novíssima estação automática Davis em Urupema.

Link to comment
Share on other sites

Caio, pelo GFS o resto de julho é uma completa buesta! :mosking:

 

Com tanta vivência analisando modelos eu cheguei a seguinte conclusão: quando modelos apontam frio em excesso para POA, aumente uns 2C na máxima prevista. Quando os modelos prevêem um frio xoxo, diminua uns 2C na máxima. O quê eu quero dizer com isso? Fará mais frio que o previsto semana que vem.

 

Amanhã lá pelas 16:30hs estaremos chegando em SJ, eu, o Evo, o Boldrini e o menino Bourscheid (by AAA). :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Rodada 12Z do GFS aponta frio mediano para o RS para a partir de sábado à noite. Será um frio bloqueado, logo está se consolidando um cenário tenebroso para o PR.

 

Está abafado em POA. Muito mais pela altíssima umidade do que pela temperatura.

 

Bom, chovendo o que o GFS aponta para o PR não seria tão tenebroso, particularmente falando. Já que o frio, a princípio não viria na primeira metade da próxima semana, melhor muita chuva do que essa secura sem graça.

Link to comment
Share on other sites

Caio, pelo GFS o resto de julho é uma completa buesta! :mosking:

 

Amanhã lá pelas 16:30hs estaremos chegando em SJ, eu, o Evo, o Boldrini e o menino Bourscheid (by AAA). :mosking:

 

 

Na semana que vem nem boto muita fe, mas pelo ciclo de 30 dias, provavelmente teremos uma onda de frio mais forte depois do dia 25. Alem disso, como disse o Caio, o AAO esta extremamente favoravel.

 

Por isso, eu acho que o recorde de 55 sera quebrado em POA.

 

PS: Quem e Evo?????? :laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Um ótimo encontro aos Bazianos que já se encontram na capital brasileira do frio e da neve! Conversei com a patroa hoje e combinamos de ir a família toda no ano que vem! Até lá o meu mais novo já terá 2 anos e meio e poderá perturbar menos, he he he!!

 

O GFS eliminou o inverno das suas últimas rodadas! Iríamos até o final do mês com MPs de abril e sem nenhum monstro sequer apontando na Argentina (na verdade só no final da grade!). Acho muito pouco confiável, pois até poucas horas atrás eram um mosntro atrás do outro, no mínimo ficando bloqueados, mas tinha muito frio subindo!

 

Vamos agaurdar, mas acho um cenário de ciclone provável com a retenção desta MP no RS! Só resta saber se ainda haverá algum frio para ser puxado!

Link to comment
Share on other sites

Um ótimo encontro aos Bazianos que já se encontram na capital brasileira do frio e da neve! Conversei com a patroa hoje e combinamos de ir a família toda no ano que vem! Até lá o meu mais novo já terá 2 anos e meio e poderá perturbar menos, he he he!!

 

O GFS eliminou o inverno das suas últimas rodadas! Iríamos até o final do mês com MPs de abril e sem nenhum monstro sequer apontando na Argentina (na verdade só no final da grade!). Acho muito pouco confiável, pois até poucas horas atrás eram um mosntro atrás do outro, no mínimo ficando bloqueados, mas tinha muito frio subindo!

 

Vamos agaurdar, mas acho um cenário de ciclone provável com a retenção desta MP no RS! Só resta saber se ainda haverá algum frio para ser puxado!

 

 

Ze, olha o gradiente de temperatura na Am. do Sul...

 

Nao e possivel que nenhuma baixa consiga puxar um pouco desse frio ao Norte ate o fim do mes...

 

 

 

MINIMA DE -4C E MAXIMA DE 9C...

 

 

S America: High Temp (24 hr)

 

1507.jpg

temperature_hires_720x486.gif

 

 

S America: Low Temp (24 hr)

 

157.jpg

temperature_hires_720x486.gif

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

É incrível como os modelos ficam perdidos quando da atuação de um forte bloqueio. Pricipalmente na ausência de um anticiclone polar de forte potencial isobárico que pudesse rompê-lo. O Global desta vez cedeu terreno as soluções que mostram o frio entrando mais lentamente e enfraquecido, itensificando-se apenas na segunda metade da semana.

 

Os índices continuam favoráveis, com a SOI em alta, a AAO no terreno negativo, Nino 1.2 comportado (e todas as outras regiões cool-neutral) e o Atlântico frio. Mas a bomba insiste em não aparecer nas rodagens.

 

Ontem saímos do jantar aqui em SJ e fomos conferir in-loco o poder das baixadas mesmo com jato quente em 850. No Inmet 1400m e topo (frente ao Hotel que o Renan está) muito vento e temperatura na casa dos 13oC. Já no Cetrejo 200m abaixo e bem protegido do jato quente de noroeste, ar estático sem vento algum, fumaça saindo da boca e agradáveis 7oC. Em linha reta deve dar 3km de distância no máximo. Bem interessante em questão de minutos, na mesma cidade, sair do carro e conferir este fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, Caio, foi uma experiência interessante.

 

Aqui em São Joaquim, pessoas de manga curta, algumas até de short... a impressão que dá é que

a primavera começou (muito) mais cedo este ano, porém sabemos que o frio voltará forte, embora

pareça difícil de voltar com a força que estava no final de Junho.

 

Na boa, com este vento forte de norte, está com toda a pinta de formação de ciclone próximo

à costa na semana que vem, acompanhado de frio intenso.

 

A pergunta que não quer calar: por que deste nosso azar ???

 

Em todo caso, estamos esperando os outros amigos chegarem. Será um excelente encontro ! :good:

Link to comment
Share on other sites

O povo Baziano irá almoçar no cascata? Se essa informação for correta vou até lá encontrar com vocês, de Laguna para Bom Jardim é perto!!!

Forte abraço!!!

 

Belissimo restaurante Cascata por sinal... Ano passado estava la com o pessoal nesse restaurante.

O lugar e gelado Mesmo dentro do restaurante.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.