Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Assisti todo o programa.Foi muito bom, esclarecedor para a população, que acredita nas prosopopeias flácidas para acalentar bovinos(conversa pra boi dormir) da mídia.

Parabéns pela participação Alexandre!!

 

Vi uma boa parte do programa e também achei muito bom. :good2:

 

Alexandre... vc não poderia ao menos trocar sua caneta Bic azul por uma na cor vermelha? :laugh:

 

Em Itapevi, chuva moderada à forte neste momento.

Link to comment
Share on other sites

Estou fugindo do frio e rumo ao verão europeu na tarde de hoje! Entretanto as temperaturas por lá serão de 10 a 18 graus.. ou seja, nada muito diferente daqui! Chamando muita atenção o frio, a temperatura começou a cair de 15 no início da manhã para 13 agora à tarde com intensificação da chuva e céu bem escuro! Voltarei no início de agosto para curtir a onda forte de frio que tá marcada pra esse período!

 

Saludos!

O que vc descreveu parece bem as ultimas duas semanas aqui em Londres.

By the way, vai passar por aqui?

 

.

1

Fala Gerson! Sim, estou aqui em Londres, na Finchley Road, 15 a 20min do Picadilly! Vou pra Vienna no sábado de manhã! Passagem rápida apenas! Por aqui o verão está mais parecido com o outono portoalegrense, com temperaturas de 10/12 a 18/20 durante o dia. E ainda ficará assim mais uns dias antes de aquecer! Que baita verão!

 

Bah, legal!

Se ainda tiver tempo e quiser marcar um cafe ou pint, me da uma ligada:07956346483

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

A frente fria segue avançando pelo país e nesse momento já muda o tempo no sudeste acreano e extremo sul da bacia amazônica. Eu acabei de pegar essas imagens de satélite que visualizam as nuvens baixas trazidas por ela que já deixam o céu encoberto no extremo sudeste do Acre. Eu acordei agora pouco e minha mãe falou que o dia havia amanhecido com sol, calor e céu azul, mas foi questão de minutos para essas nuvens avançarem de sul trazidas pelos vento polar que já sopra em todo território boliviano e impulsiona o ar frio para o norte. Nessa primeira imagem dá para observar a "linha frontal" se é que pode-se chamar assim, que acabou de atingir o leste do Acre, onde localiza-se Rio Branco. Na verdade pode-se notar que os rio-branquenses tiveram sorte, pois o Estado vizinho, Rondônia parece não estar sendo contemplado com as nuvens, que são fundamentais para o resfriamento aqui no norte, pois devido a baixa latitude da região qualquer sol brilhando significa intensa radiação e altas temperaturas. Pelo visto hoje teremos uma máxima diurna bem menor que a dos últimos dias, ontem por exemplo, Rio Branco teve 34.2°C graus de máxima pelo Inmet e a vários dias consecutivos a máxima tem ficado nessa faixa, beirando os 35°C, ou seja, já esta sendo um grande alívio esse ar mais frio soprando, sem contar com o dia nublado, pois desde quando cheguei ao Acre, já quase 1 mês, não sei o que é um dia nublado

 

 

S11219778_201107221215.jpg

 

Essa outra imagem mais ampliada mostra a evolução da frente fria pelo resto do continente sulamericano, observem que ela simultâneamente avança pelo pantanal mato-grossense, baixando as temperaturas na região de Cuiabá que ontem teve máxima de 36 graus e nesse momento tem apenas 18°C e chuviscos, avançando lentamente pelo sudeste, já mudando o tempo na capital paulista e se aproximando da capital carioca.

 

S11219751_201107221215.jpg

 

Uma prova de quao desregulado está a estação do aeroporto de Rio Branco é que a 1 hora atrás ele marcava 27°C às 8:00hs, no mesmo momento que o Inmet marcava 23.4°C, ou seja, 4°C de diferença. Até uns dois graus de diferença aqui dá pra tolerar, pois seria natural sendo estações em locais diferentes mais 4°C é demais pra mim. O pior que já está a dois anos assim. A automática de Epitaciolândia marca 22.6°C agora às 9 da manhã, ou seja, não está mais "quente" por aqui.....

Link to comment
Share on other sites

Amigos, no meu último dia aqui em São Joaquim, finalmente consegui sentir um frio de respeito. Agora está

ensolarado, gelado, ventinho na rua e 11,9ºC. Em Juiz de Fora, para se ter uma temperatura dessas à tarde e com

sol, é necessária uma onda de frio muito, mas muito forte. Já aqui nesta cidade, basta uma mp moderada para

trazer esta condição.

 

Vai dar uma geada muito bonita amanhã nas baixadas, porém o sortudo Renan Tristão não poderá fotografá-la pois

meu vôo terá de ser mesmo amanhã ao meio dia.

 

Seja como for, valeu muito a pena tudo isso, e fica a dica para o prefeito da cidade dar uma melhorada no aspecto

geral daqui. Durante o encontro deste ano, discutimos muito sobre isso. Vi muito lixo nas ruas, e isto é algo que

sempre desagrada muito, seja turistas ou moradores.

 

Até o próximo EBAZ, São Joaquim...ano que vem estarei de volta (E, ASSIM ESPERO, DESTA VEZ PEGAREI UMA FORTE

ONDA DE FRIO !!!) :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bruno a rodada 12Z coloca um baita frio a partir da segunda metade da semana que vem e na virada de agosto.Aumentou com relação a 00Z.

Não vi nada sobre neve, mas o frio me parece quase certo.

 

Cara, eu acho que piorou muito em relação a 0Z e a 6Z. :negative: O cavalo que vinha em menos de 200 horas (próximo findi)sumiu, e nele viria apenas uma MP igual a deste final de semana sem frio sequer perto de 0oC em 850 hpa. O início de agosto também ficaria sem o animal puro sangue, com o cavalão sendo empurrado para o final da grade (360 horas, ou seja, ainda o outro final de semana), onde não há nenhuma confiabilidade, desta vez com uma nevasca a la 1975, chegando até Curitiba (coisas loucas do GFS!)!! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Assisti o Triple A, pela parabólica canal 28.Foi muito bem o Alexandre, claro, objetivo, incisivo e quando puxou da estatística e eventos históricos, matou a pau :clapping: .O outro rapaz ficou de coadjuvante :laugh: embora tmbm inteligente.

O apresentador demonstrou ter bom conhecimento científico-econômico. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Renan, tiveste realmente muito azar em relação a esta semana em SJ. Pegaste aquele tempo "nhaca", não fede nem cheira, lá em SJ, o qual eu detesto!

 

Bom retorno aqui para o RJ!

 

 

É DO TIME DO BRUNO, PÉS QUENTES LTDA!!

 

ELE FOI......

 

 

CÉU CLARO E 5,5°C AGORA, JÁ COM 1,0°C NA RELVA....GEADA BONITA CHEGANDO.....

Link to comment
Share on other sites

Renan, tiveste realmente muito azar em relação a esta semana em SJ. Pegaste aquele tempo "nhaca", não fede nem cheira, lá em SJ, o qual eu detesto!

 

Bom retorno aqui para o RJ!

Põe azar nisso. Estava vendo meus dados e depois de 15 dias consecutivos com mínimas de um dígito tive 12 mínimas consecutivas de dois dígitos. E estamos caminhando para a 13ª devido ao vento SE e a entrada de MM nesse exato momento. A porção E de POA está tapando com nebulosidade com teto de 100 m. Tristeza total. Mínima de um dígito só com sorte ou, se der sorte, a partir da metade da semana que vem.

 

Lastimável, porque a média de julho está indo para o espaço. Minha média mínima está em 9,4° e ameaça ficar em dois dígitos. Ao menos temos máximas boas. Minha média máxima está em excelentes 17,1°. Desde o dia 11 parece que estamos com um 1998 ou 2008, só que bem mais frio.

 

Nessa sexta tive máxima de 14,5°. Agora faz 10,7° com 86% e nublando. Cheguei a ter 10,2° antes da meia-noite. Duvido que chegue aos 9°.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Põe azar nisso. Estava vendo meus dados e depois de 15 dias consecutivos com mínimas de um dígito tive 12 mínimas consecutivas de dois dígitos. E estamos caminhando para a 13ª devido ao vento SE e a entrada de MM nesse exato momento. A porção E de POA está tapando com nebulosidade com teto de 100 m. Tristeza total. Mínima de um dígito só com sorte ou, se der sorte, a partir da metade da semana que vem.

 

Nessa sexta tive máxima de 14,5°. Agora faz 10,7° com 86% e nublando. Cheguei a ter 10,2° antes da meia-noite. Duvido que chegue aos 9°.

Hahahahaha!! Mínima cravada em 10,0°!!! :rofl: :rofl: :rofl: Tem que rir para não chorar.

 

Voltamos aos velhos tempos!!

 

Agora 13,7° e u.r. acima de 90%. Quase nublado.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

13,1°C aqui em casa.. topo.. Pouco para um mês de Julho, mas essa MP se maritimizou rapidamente, o que deixa uma sensação agradável também, graças ao vento SE constante e com um belo céu azul. Destaque para a pressão atmosférica que neste momento está em 1023 hPa!

Link to comment
Share on other sites

0Z e 6Z mostrando um novo 31/07/1993

 

Na 0Z o frio entra antes e na 6Z ele tem mais força

 

Impressionante as rodadas. E olho na AAO que anda muito negativa e tem previsão de mergulhar a níveis muito raramente vistos.

 

Outros modelos ainda mostram erupção mais tímida. Não dá mais pra agüentar a empurrada com a barriga que os modelos vem mostrando nos últimos dias. Uma hora a porteira abre e a boiada passa...

Link to comment
Share on other sites

Na última rodada do GFS parece que teremos um friozinho padrão no Sul, em particular no RS, que fica fresco a partir do meio da semana. Chove muito no Sul de 3ª-feira até 5ª. Depois se instala o ar frio no RS. O PR continua mais morno. Quem vai sofrer é o Chile com as nevadas, já que haverá uma sequência de ciclones pelo sul do continente. A porta deve abrir no final do mês quando o corredor se estabelece.

 

Se depender da rodada acima de 192 h teremos uma baixa MONSTRO jamais vista no Atlântico Sul. O ar frio sofreria um puxão até o S da Amazônia e creio que mesmo o Nordeste. Pelo tamanho do sistema e o giro da baixa poderia nevar por aqui, mas é óbvio que é muito longe para dar uma informação precisa.

 

Agora tenho 15,8° com 81% e está nublado. Pressão em 1025,4 mb.

Link to comment
Share on other sites

0Z e 6Z mostrando um novo 31/07/1993

 

Na 0Z o frio entra antes e na 6Z ele tem mais força

 

Impressionante as rodadas. E olho na AAO que anda muito negativa e tem previsão de mergulhar a níveis muito raramente vistos.

 

Outros modelos ainda mostram erupção mais tímida. Não dá mais pra agüentar a empurrada com a barriga que os modelos vem mostrando nos últimos dias. Uma hora a porteira abre e a boiada passa...

 

A velocidade com que a baixa jogaria o frio para cima seria tão grande pela 6Z que nevaria e bem nas Serras Gaúchas e Catarinense com a nebulosidade da frente, he he he! Cenário de sonho essa rodada, mas que não é acompanhado pelos demais modelos! Mas seguimos no monitoramento! Acho que pelo menos algo forte vem na virada do mês!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RJ a frente chegou ontem ao meio-dia. O interessante daqui é que, quando ela chega, percebemos a entrada de nuvens baixas quando o topo dos morros ficam encobertos. Bem legal. Agora tá nubladao e faz 19C. Tá bem agradável, mas para os cariocas está uma tortura ficar no wind chill de 16C!

Bruno, imagino que meus conterrâneos devem estar já cheios de casacos por ai. Eu fugi desse calor e vim curtir o fim de semana agradável em Poços de Caldas, nada de muito excepcional nas temperaturas, mínima hoje de 12,4ºC na vizinha Caldas. O mais engraçado que percebi, é que aqui(e em outros lugares também) 17ºC são mais frios do que no Rio. No Rio eu aguento isso tranquilo com uma camisa de manga curta, mas aqui é bem diferente, tenho que colocar duas blusas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no RJ a frente chegou ontem ao meio-dia. O interessante daqui é que, quando ela chega, percebemos a entrada de nuvens baixas quando o topo dos morros ficam encobertos. Bem legal. Agora tá nubladao e faz 19C. Tá bem agradável, mas para os cariocas está uma tortura ficar no wind chill de 16C!

Bruno, imagino que meus conterrâneos devem estar já cheios de casacos por ai. Eu fugi desse calor e vim curtir o fim de semana agradável em Poços de Caldas, nada de muito excepcional nas temperaturas, mínima hoje de 12,4ºC na vizinha Caldas. O mais engraçado que percebi, é que aqui(e em outros lugares também) 17ºC são mais frios do que no Rio. No Rio eu aguento isso tranquilo com uma camisa de manga curta, mas aqui é bem diferente, tenho que colocar duas blusas.

Engraçado! Para mim 17C em POA são mais frios que 17C na serra! Isso só pode ser psicológico, hehehe

Link to comment
Share on other sites

Engraçado! Para mim 17C em POA são mais frios que 17C na serra! Isso só pode ser psicológico, hehehe

As tardes em SJ estavam com 12° no encontro. Aqui em POA a máxima no dia seguinte ao voltar foi de 11,8° com chuvisco. Parecia bem mais frio do que SJ. Deve ser coisa do inconsciente, hehehe.

 

Agora faz 18,2°com 73% e o sol finalmente predomina! Céu quase que totalmente limpo! Mas de noite nubla. E nossas médias vão subindo. Venta de O a 3,1 km/h.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS parece ter reduzido um pouco a abrangência da mp do próximo fim de semana.. Aguardemos..

Dia agradável e ventoso, a temperatura variou de 13,1°C a 23,6°C aqui em casa. Forte atividade elétrica ocorre no sul do MS, ou seja, pode voltar a chover no PR ainda nesta próxima noite.

Link to comment
Share on other sites

Voltei a Juiz de Fora !

 

Depois de uma "cansativa" viagem de 1h20min de Floripa até o Rio de Janeiro, e mais 2h30min de carro do RJ até JF, aqui estou ! E pensar que

ontem estava conversando com o Ronaldo lá na Climaterra, hehehehe !

 

Pessoal do Sul, fiquem tranquilos: Agora que eu voltei pra cá, COM CERTEZA VAI ESFRIAR, E MUITO ! :laugh: :clapping:

 

Tá todo mundo tirando um sarro aqui comigo: "E aí Renan, viu muita neve ?" :laugh:

 

O jeito é ir pra Bariloche ano que vem...

Link to comment
Share on other sites

Engraçado! Para mim 17C em POA são mais frios que 17C na serra! Isso só pode ser psicológico, hehehe

As tardes em SJ estavam com 12° no encontro. Aqui em POA a máxima no dia seguinte ao voltar foi de 11,8° com chuvisco. Parecia bem mais frio do que SJ. Deve ser coisa do inconsciente, hehehe.

 

Agora faz 18,2°com 73% e o sol finalmente predomina! Céu quase que totalmente limpo! Mas de noite nubla. E nossas médias vão subindo. Venta de O a 3,1 km/h.

 

Abraços porto-alegrenses!

Não sei se é psicológico mesmo, pode até ser. Aqui em Poços temperatura agradável, maluquinhos da rua ja marcam 16º C e na automática do Inmet de Caldas 17,3ºC. Sou muito azarado mesmo, ta dificil de eu pegar alguma temperatura de 1 dígito esse ano. Daqui a duas semanas irei para Penedo, mas sem muitas esperanças também.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.