Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Porto Alegre fechou e o vento aumentou substancialmente. Saí para trabalhar e estava muito limpo, pouquíssimas nuvens. Agora, fechou total.

teremos uma folga no calor, pelo menos em um dia. Quinta volta a esquentar e depois a chover e esfriar para o Findi(achei que esta expressão fosse um privilégio portoalegrense).

continua o bloqueio. Represará o frio no RS e SC.

TEremos uma primeira semana de agosto fria. nada de excepcional.

Este padrão de neutralidade nada tem a ver com o estilo grenal do RS. Fica um clima insosso. Mais tem a ver com a tranquilidade do baiana do que com a inquietação do gaúcho.

agora 19.2°C e 89% de UR.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Numa das cidades que mais crescem atualmente no interior do Paraná, temos vento norte pré-frontal e 20,4°C no momento.

 

A cidade de Cianorte comemora hoje 58 anos.

 

[attachment=0]Cópia de DSCF1962.jpg[/attachment]

 

Parabéns a Cianorte, Igor..o pouco que sei e pelas fotos que vejo, uma bela cidade!

 

Aqui, agora, quentes 23ºC

Link to comment
Share on other sites

Numa das cidades que mais crescem atualmente no interior do Paraná, temos vento norte pré-frontal e 20,4°C no momento.

 

A cidade de Cianorte comemora hoje 58 anos.

 

[attachment=0]Cópia de DSCF1962.jpg[/attachment]

 

Fico impressionado com a incipiência do interior paranaense, principalmente o meio/oeste. As cidades são todas novíssimas. Pouco tempo atrás isso aí era "terra de ninguém". Não é a toa que só tem forasteiro na região.

Link to comment
Share on other sites

Creio que não é um fenônemo específico do interior do PR, Bruno, outras partes do Brasil que eram consideradas pequenas e pouco desenvolvidas até pouco tempo atrás estão ganhando peso. Parte disso se deve ao caminho contrário que as pessoas estão fazendo, saindo de cidades maiores e voltando para suas terras de onde um dia saíram, e claro, ao momento econômico que o país atravessa.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza, Igor. Com o setor primário voando, o interior do sul do Brasil está "voando" nos demais setores, também, principalmente serviços. Isso, entretanto, não modifica o aspecto social e urbano bem específico do interior paranaense. Aqui no RS as cidades do interior são bem mais velhas. A cidade do meu pai, por exemplo, Alegrete, é do início do século 18. Há muita casa e casarão antigo na cidade. A exceção no RS é Caxias do Sul e as demais cidades de colonização italiana (que teve um boom aqui no Estado no final do século 19, apenas). Caxias é hoje a segunda maior cidade do Estado, porém na década de 70 a cidade não configurava nem entre as 10 maiores. Caxias era um "ovinho". Hoje, quando vou para lá, vejo muita construção nova, embora ache que o Caxiense de um modo geral não prime pela beleza da sua cidade e das suas construções. Em Caxias o foco está no "custo-benefício", sempre!

Link to comment
Share on other sites

A ESPERA DE ...

 

Em lages tempo bom, algumas nuvens chegando de S-SW e vento em superficie de W, temperatura de 19.1ºC ( dados não padronizados). Vou digitalizar o mapa TOPOGRÁFICO da cidade de Lages, para mostrar a posição da estação EPAGRI/INMET, com a "característica de topo".

Estou com vontade de instalar uma estação automática, mas tenho que analisar custos e dados técnicos. necessito de orientação, como proceder e onde conseguir o material metereológico, me enviem por E-MAIL: moisesredes@gmail.com.

 

PERGUNTAS NÃO PARAM DE SURGIR:

 

1-Agosto/11: um "DEJAVU" do agosto/10 ou do começo de julho/11?

 

2-Tendencia de LA NINA, e o ciclo de 30 anos?

 

3-Teremos um DEJAVU de agosto/1965?

 

JÁ SABEMOS QUE:

 

"JULHO/11 - O MÊS DOS EXTREMOS".

 

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Direto do Bunker:

 

Europeu 12Z põe o pé no acelerador em 168h. Mas ainda há muita instabilidade e incerteza segundo o próprio NOOA.

 

THE MODELS CONTINUE TO MAKE CYCLE-TO-CYCLE CORRECTIONS INTO THE MEDIUM RANGE PERIOD. IT GIVES THE IMPRESSION THE MODELS ARE RANDOMLY GENERATING SOLUTIONS WITH LITTLE HOPE OF VERIFYING. THIS IS CREATING HIGH UNCERTAINTY ON AREA BETWEEN THE WEDDELL SEA-FALKLAND ISLANDS/LAS MALVINAS AND THE SOUTH GEORGIA ISLANDS. OVER THE CONTINENT...ON THE NORTHERN STREAM...THEY APPEAR SOMEWHAT MORE STABLE ON THEIR FORECAST/PATTERN EVOLUTION. IN THIS AREA THE SYSTEM OF CONCERN IS A DEEP LOW...FORECAST TO MEANDER NORTH ALONG THE COAST OF CHILE DURING THE NEXT FEW DAYS.

Link to comment
Share on other sites

Numa das cidades que mais crescem atualmente no interior do Paraná, temos vento norte pré-frontal e 20,4°C no momento.

 

A cidade de Cianorte comemora hoje 58 anos.

 

[attachment=0]Cópia de DSCF1962.jpg[/attachment]

 

Fico impressionado com a incipiência do interior paranaense, principalmente o meio/oeste. As cidades são todas novíssimas. Pouco tempo atrás isso aí era "terra de ninguém". Não é a toa que só tem forasteiro na região.

 

Bruno, o que dizer de Maringa e Londrina. Duas potencias, cidades com um padrao de vida invejavel, principalmente Maringa, que nao cresceu tao rapido como Londrina, impulsionadas pelo Cafe, que hoje ficou na Historia e nos museus.

 

Maringa tem 60 anos se nao me engano, e Londrina 68, algo assim, mas sao cidades novissimas. Na decada de 50, ainda haviam perobais e mata atlantica ao redor de Maringa. Campo Mourao era um "sertao", e Cascavel uma grande promessa aos pioneiros, mas que na epoca, tinha na industria madeireira o principal alicerce.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

As saídas do GFS dos últimos 3 dias foram COMPLETAMENTE DIFERENTES PARA O INTERNVALO 96-168 HORAS, mesmo limitando a análise às rodadas mais confiáveis (0Z e 12Z). Se prevalecer a 12Z de hoje o frio do próximo findi será um arremedo do que já foi projetado, mas pelo menos não haverá nenhum mega represamento no Prata, como vinha sendo indicado ontem, he he he! E o GFS continua com seu velho hábito de colocar bombas em 200-300 horas! Ou seja, sempre adiando o frio bombástico. Só que agora parece que tá batendo com o Europeu, só que este último bota a MP entrando antes. Sigamos acompanhando! Por aqui em Ctba as pessoas já falam que "este inverno FOI bem frio", he he he! Para todo mundo o inverno acabou! Veremos se conseguimos ter um 2o tempo do mesmo, depois dos 50 dias de frio quase constante entre o final de maio e 10 de julho!

Link to comment
Share on other sites

Não estou dizendo que é o caso de Cianorte, mas no Brasil crescimento geralmente é sinônimo de emporquilhamento, porque junto com ele trás todos os problemas sociais juntos, temos inúmeros exemplos disso. Agora desenvolvimento é uma palavra que nem sempre acompanha o crescimento.

 

Eu nem imaginava como andava o interior do Paraná mas ultimamente eu já desconfiava que aquela leva de paranaenses aqui na região tinha diminuído um pouco.

 

Mas o desenvolvimento no Sul ainda é desigual, no último censo apontou que cidades importantes como Lages e Foz do Iguaçu tiveram decrescimo em suas populações heheh

 

Quanto ao clima, estou esperando chegar o mês da neve, AGOSTO, já que tirando aquela onda de frio julho está um tédio.

Link to comment
Share on other sites

Zé, é muito comum o pessoal sacramentar o fim do inverno após um frio prolongado e ao surgimento dos primeiros dias mais "mornos". A minha irmã, ontem mesmo, me perguntou isso. "Bruno, agora não vem mais frio, né?". Dei risada :mosking:

 

O que mais aprendi em anos observando o clima é que ele não é cartesiano. Como diz a BandNews, tudo pode mudar em 20 minutos! :mosking:

 

Amanhã à tarde deverei colocar Urupema Online. Acabou o mega feriadão de Urupema :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Não estou dizendo que é o caso de Cianorte, mas no Brasil crescimento geralmente é sinônimo de emporquilhamento, porque junto com ele trás todos os problemas sociais juntos, temos inúmeros exemplos disso. Agora desenvolvimento é uma palavra que nem sempre acompanha o crescimento.

 

Eu nem imaginava como andava o interior do Paraná mas ultimamente eu já desconfiava que aquela leva de paranaenses aqui na região tinha diminuído um pouco.

 

Mas o desenvolvimento no Sul ainda é desigual, no último censo apontou que cidades importantes como Lages e Foz do Iguaçu tiveram decrescimo em suas populações heheh

 

Quanto ao clima, estou esperando chegar o mês da neve, AGOSTO, já que tirando aquela onda de frio julho está um tédio.

 

Beto, sei que não é o lugar mais propício para discutirmos esse assunto, mas você tem razão em afirmar que o crescimento atrai resultados indesejados também. Mas falando especificamente de Cianorte, está havendo uma certa margem positiva, AINDA. Cito o caso da moradia, a população beira os 80 mil habitantes e não há sequer sinal de favelas até o presente momento. O problema da violência infelizmente existe em todo lugar, mas estamos bem abaixo da média, AINDA, em relação a outras cidades do mesmo porte, como Campo Mourão e Umuarama. Sarandi, ao lado de Maringá, parece ser o lugar mais violento do interior do PR, todo dia há notícia de mortes naquele lugar. Mas também, o Paraguai fica ali do lado...

 

A frente fria sequer passou por nós, houve apenas um discreto aumento de nuvens durante a tarde. Faz "calor" de 20,8°C neste horário. Que agosto seja melhor, muito melhor do que essa segunda quinzena de Julho!

Link to comment
Share on other sites

Os modelos GFS e Europeu estão sempre divergindo, realmente o europeu é o mais confiável.

Aposto em mais uma massa polar forte, e outra para setembro com menos intensidade!

Se o europeu sustentar o fogo para semana que vem, vou antecipar meu regresso das férias e dar uma subidinha até SJ!

Vamos acompanhar as próximas rodadas!

Ronaldo, o que tu achas???

Link to comment
Share on other sites

NEVA NA TERÇA E NA QUINTA.

 

INPE QUASE IGUAL, MAIS SECO. GFS DEVERÁ SEGUIR OS OUTROS. JÁ MELHOROU UM POUCO AS 18 Z.

 

Vai nevar Ronaldo, afinal, não estou aí :mosking:

 

E foi uma bela mínima no Cetrejo aquele dia. Eu teria fotografado uma geada bonita...

Pow Renan, você ficou 15 dias em SJ e até esquentou, baita falta de sorte. Estou passando uns dias de férias em Niterói com minha família. Acho que sou pé quente, no dia 26JUN fui a SJ e registrei uma nevada tímida mais bacana, será que darei sorte novamente?

Estou apostando mais na segunda MP, depois de 05AGO. Vamos ver!!!

Valeu Ronaldo, Forte abraço!!!

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu das 1ZZ é bomba polar e neve semana que vem.

 

 

Pois e, o Europeu apontava aquela bomba no final de Junho com boa antecedencia, contrariando o GFS, que depois acabou se "rendendo". Foi a exatamente um mes...

 

Vamos torcer que essa situacao se repita nos proximos dias!

 

Sds.

 

 

Um mês atrás eu estava degustando chopes no Fritz em Monte Verde! Que saudade! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu das 1ZZ é bomba polar e neve semana que vem.

 

 

Pois e, o Europeu apontava aquela bomba no final de Junho com boa antecedencia, contrariando o GFS, que depois acabou se "rendendo". Foi a exatamente um mes...

 

Vamos torcer que essa situacao se repita nos proximos dias!

 

Sds.

 

 

Um mês atrás eu estava degustando chopes no Fritz em Monte Verde! Que saudade! hehehe

 

 

Eu estava aqui em Chicago, e acompanhando atentamente a forte onda de frio de 28/Junho de 2011. Uma das mais fortes no Parana desde 2000, considerando o Estado como um todo...

 

No Ms e Sao paulo foi bastante forte a geada, e seus estragos comecam a ser computados em culturas que ainda nao tinham reportado. Pra qujem nao sabe, geou no Sul de Minas e chegou a prejudicar o Cafe em algumas importantes cidades, porem, pegou so o cafe de baixada...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Impressionantes as fotos do temporal em Buenos Aires no site da Metsul. :shok: :shok:

 

 

"O meteorologista da TV argentina Matías Bertolotti não descartou que tornados tenham atingido a região de Buenos Aires. As nuvens (fotos acima da TN) que avançaram sobre a capital portenha espantaram e chegaram a ter rotação. A tempestade, porém, não chegou com a mesma violência à área de Montevidéu, no outro lado do Rio da Prata. Mesmo assim, a capital uruguaia teve chuva forte, ventania e granizo isolado. No Rio da Prata, estação situada entre Buenos Aires e Colonia registrou rajadas de 100 km/h".

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Agora Castelinho tem 19C e POA tem 14,7C. Essa tem sido a tônica da segunda metade de julho.

Como estão as médias máximas do Castelinho? Tua assinatura tem estado estranha nessas duas últimas semanas, hehe.

 

Aqui em casa tenho as seguintes médias até o dia 26/7

 

mínima: 9,7°

 

máxima: 17,9°

 

simples: 13,8°

 

A onda de frio no início do mês é estritamente responsável pela média mínima de um dígito. Apenas um dia depois de acabado o frio baixei de 10° de novo. Um horror. Por outros lado tenho tido um que outra máximas boa. Dia 21 não passei de 11,8°. Ainda assim minha média mínima é a 5ª mais baixa, perdendo para 2000, 2009, 2007 e 1996. Em julho 2004 tive média mínima de 10,3° (isso com um abrigo que retia calor). Creio que vou fechar essa média com 10,0°/10,2°, por aí.

 

A média simples está muito boa. Fazendo uma paralelo, creio que no INMET a média ponderada de julho está em 13,0°/13,2°. Isso dá pouco mais de 1° abaixo do normal. Os dias frescos/frios que teremos até o final do mês devem segurar a média nesse padrão.

 

Ontem tive variação de 13,1° a 20,4°. Hoje de manhã a mínima ficou em 12,2°. Entrou nuvem. Agora está nublado e fresco. Faz 16,3° com 76%. Quase não há vento: ESE 2,7 km/h.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Aqui a prova do porque da vanguarda de Gramado em termos de turismo.

Sempre a cidade está correndo na frente:

 

 

 

27/07/2011 12:09 - Atualizado em 27/07/2011 12:17

Gramado projeta implantação de exclusivo Parque de Neve

 

Com custo de R$ 8 milhões, empreendimento quer fazer nevar durante o ano inteiro na Serra

Parque irá reproduzir a região central de Gramado na década de 1950 Crédito: Reprodução / CP

Parque irá reproduzir a região central de Gramado na década de 1950

 

Crédito: Reprodução / CP

 

Gramado estuda a criação de um empreendimento inédito no Brasil. Com tecnologia de ponta, vai nevar durante o ano todo na Serra Gaúcha. O Parque de Neve Gramado foi idealizado por Paulo Machado e Pedro Henrique Bertolucci, ex-prefeito do município em quatro gestões. Para viabilizar o projeto, o município busca parceiros. O orçamento é de R$ 8 milhões.

 

Segundo o diretor comercial do empreendimento, Pedro Bertolucci, o parque vai reproduzir a região central de Gramado na década de 1950. “Quando o turista entrar no parque, vai viajar no tempo ao encontrar um vilarejo coberto com 20 centímetros de neve. Estamos lançando a ideia e buscando parceiros para desenvolver o projeto”, diz.

De acordo com Bertolucci, a proposta é entreter turista e a comunidade local. “Podemos sim produzir neve real. Queremos oferecer a possibilidade das pessoas conhecerem neve durante o ano inteiro, independente das condições climáticas. Não será uma estação de esqui, mas um espaço de lazer onde as pessoas possam brincar com a neve”, destaca.

 

O diretor técnico Paulo Machado explica que a produção de neve utiliza um método biodegradável único e com alta preocupação ambiental. “O projeto é resultado de 25 anos de estudos. Vamos fazer neve utilizando nitrogênio, água e eletricidade. O sistema é o único que não polui no mundo porque não consome óleo diesel, além de utilizar a água da chuva. Toda a tecnologia foi produzida no Rio Grande do Sul”, observa Machado.

 

Conforme ele, serão recriadas todas as condições necessárias para a ocorrência do fenômeno natural: temperatura e umidade relativa do ar. No parque coberto, que terá área de mil metros quadrados, a temperatura irá variar entre -7°C e -10°C. “Não vamos fazer gelo, mas neve em pó. O espaço de entretenimento irá comportar 350 pessoas simultaneamente”, afirma.

 

 

Gramado projeta implantação de exclusivo Parque de Neve / Foto: Reprodução / CP

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo, Helton !

 

E eu tenho certeza de que este projeto de Gramado pode sair do papel. Lá as coisas acontecem de verdade.

 

Aqui tive uma boa mínima de 10,6ºC. Pode até ter sido menos que isso porque o termômetro fica ao lado da

janela de casa.

 

EUropeu 00Z segue indicando um frio mais forte para o início do mês que vem, GFS o acompanha mas não com

a mesma intensidade.

Link to comment
Share on other sites

CONSEGUI!!! URUPEMA ESTÁ ONLINE!!!

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA13

 

Essa é para vc CAIO!!!!!

Hahahaha!! A estação entrou no ar de forma irônica!! Urupema com 19,9° e aqui em casa com 18,7°! Estou 1,2° mais frio do que Urupema!! :rofl: :rofl: :rofl: :clapping: :good2:

 

Tempo bom e quase sem nuvens. Venta de ESE a 14,0 km/h.

 

Abraços on-line!

Link to comment
Share on other sites

CONSEGUI!!! URUPEMA ESTÁ ONLINE!!!

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ISANTACA13

 

Essa é para vc CAIO!!!!!

 

 

Uhuuuuuuuuuuuuuuu!

 

Parabéns Brunão e Caio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Agora seguimos rumo a 2a vitória do Caio e aos dois dígitos negativos!!!!!!!!!!

Apesar da piada, faço o coro!!

 

Aqui 18,8°.

 

Abraços vitoriosos!

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo Helton. Você é do Rio capital? Infelizmente temos poucas pessoas do Rio aqui, e o Rio tem um clima espetacular. Sinta-se a vontade para participar do nosso Forum.

 

Obrigado Joao, :hi:

 

Sou de Guarapuava, mas nos últimos anos venho dividindo minha vida entre Rio de Janeiro (trabalho) e Curitiba (onde moro).

 

Apesar de ter me registrado há apenas alguns dia, há algum tempo que acompanho o fórum. A sequencia gelado do início do mês me animou e de lá pra cá entro várias vezes ao dia e todos os dias.

 

Será um prazer fazer parte deste fórum.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu 12Z teremos nevasca na serra inteira do RS/SC e PR se o frio em altura incrementar em -3C. Falo para 162hs.

 

Sei não! :mosking:

 

 

Isso sem falar que FINALMENTE o GFS começou a seguir o Europeu na 12Z de hoje :clapping: , já mostrando chance de neve de segunda para terça nas partes mais altas das Serras de RS e SC e temperaturas de até -4oC em 850 hpa em POA. :good2: Além disso, ele também já mostra o segundo pulso. Mas a principal diferença dele para o Europeu é que ambos os pulsos são mais fracos no GFS... :sad: De qualquer forma, as linhas gerais do evento estão ficando deveras interessantes! :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu 12Z teremos nevasca na serra inteira do RS/SC e PR se o frio em altura incrementar em -3C. Falo para 162hs.

 

Sei não! :mosking:

 

Não gostei muito dessa rodada do Europeu por um único motivo: ela reduziu e atrasou um pouco o frio do primeiro pulso (a la GFS!), deixando meio que o melhor da festa para quinta. Bom, por esta rodada, com menos 2oC em 850 hpa Curitiba repetiria 1975 em termos de neve daqui a 8 dias, he he he!! :mosking: Um outro ponto interessante é que o GFS já arrumou um companheiro para mostrar o mamute polar do final de semana do dia dos pais! O Europeu já o pega também!

Link to comment
Share on other sites

Se fosse pra escolher...prefiria ter colocado uma automatica em Bom Jardim da Serra do que termos duas em Urupema...mas de qualquer forma ,a iniciativa foi otima..!!

 

Carlos, o Coutinho já está instalando uma em Bom Jardim da Serra...é pela Epagri, peca por marcar apenas a temperatura no horário, mas já é um começo. Um baita local para colocar uma estação é Vacas Gordas, em Urubici. Espetacular eu diria!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.