Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Carlos, agora terás a compensação do ciclone que vai estar na costa do Sul a partir de 3ª-feira: o frio vai pegar SP em CHEIO!! Vai ser bonito!! O GFS dá 3° para São Paulo e Sorocaba, e zera em Curitiba. Em POA não baixa sequer de 4°, mas em compensação da máximas de 11° e 10°. MM à vista!

 

Agora faz 13,6°com + de 91%. Venta de S a 5,2 km/h. A pressão subiu: 1007,4 mb.

 

Abraços gelados!

 

E eu exatamente a meio caminho entre as duas cidades, se isso se confirmar, vamos pra mais uma negativa aqui esse ano!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A última rodada do GFS das 06Z, tirou um bocado do frio pelo menos para o Espírito Santo em relação a rodada das 18Z de ontem. Espero que a 12Z recoloque esse frio perdido e que a 18Z intensifique ele mais ainda pra o ES e Região. No Aguardo!!! Agora em Cachoeiro faz 27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Da 18Z de ontem para a 0Z e 6 Z de hoje o GFS manteve aproximadamente as características da erupção do início da semana que vem (para RS e SC, pois parece que o avanço do ar frio foi um pouco reduzido, com a linha de 0oC em 850 hpa tendo dificuldades de chegar em Ctba :negative: ) e veio reduzindo o monstro polar do final da semana que vem. Ontem Bahia Blanca chegava a ter -30oC em 850 hpa! :shok: Hoje a redução foi drástica e o monstro já não chega mais ao sul do BR por vias continentais. :negative:

 

Mas creio que a tônica agora seja monitorar a 1a MP, pois pode haver neve das boas nas Serras gaúcha e Catarinense em função do desenho clássico apresentado! :ok: Vamos ver!

Link to comment
Share on other sites

Zé, permita-me discordar. Rodada após rodada o frio em 850hpa foi sendo incrementado pelo GFS, sendo que o ciclone sempre manteve-se posicionado entre o RS e SC, ora mais para cima, ora mais para baixo.

 

Sobre a próxima onda de frio, ela está um trator na 00Z, e foi totalmente deslocada na 06Z. A questão é que a 06Z é a rodada menos confiável do GFS, pois é inicializada com bem menos dados. Repare que para acima de 120 horas a 06Z costuma ser bem destoante das demais rodadas.

Link to comment
Share on other sites

A última rodada do GFS das 06Z, tirou um bocado do frio pelo menos para o Espírito Santo em relação a rodada das 18Z de ontem. Espero que a 12Z recoloque esse frio perdido e que a 18Z intensifique ele mais ainda pra o ES e Região. No Aguardo!!! Agora em Cachoeiro faz 27ºC.

 

Sim, como de costume né :negative:

Só espero que não se repita aquela chatice do fim de Junho, quando uns 60% do Sudeste curtia o frio extremo e aqui em Juiz de Fora fiquei chupando dedo.

Link to comment
Share on other sites

O CONJUNTO DE FATORES É COMPLEXO...

 

Temos um interessante sistema, para apaixonados por frio.

Tudo que estamos comentando no dia a dia, do que seria preciso para um baita frio, está aí, pelo menos nos modelos. Os modelos estão se comportando bem, e indicando frio moderado e úmido em todo o sul e parte alta do sudeste e sul do centro-oeste. Em seguida frio forte.

 

Venho chamar a atenção para o sistema de alta que prejudicou o ritmo de frio em boa parte de julho que estava sobre a parte central do Brasil (o vilão está se deslocando para leste, diminuindo consideravelmente a umidade no atlântico costa nordeste), com a modificação do panorama, teremos o favorecimento da gradiente da pressão atm, com isso parte central deve ter uma pressão menor favorecendo a entrada da MP até sudeste/centro-oeste e a alta pelo sul do continente, com o sistema de baixa no atlãntico sul.

 

Tudo indica que teremos 3 MP's no mês de agosto e mais uma em setembro.

 

Mas não são só noticias boas, estas MP's devem prejudicar a fruticultura e plantações principalmente no PR, onde o centro de alta pegará de cheio.

 

Aqui em Lages, parou de chover, nublado, temperatura de 13.7ºC, vento E em superficie e SWW em altitude(nuvens). (dados não padronizados)

 

Moisés Alexandre

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Insisto gurizada, não tem nada a ver o quadro com agosto do ano passado, já que o vento da massa de ar frio era sudeste/leste, agora ele será de oeste...

E como sempre em Solecity quando o vento é de sudeste a neve é mixuruca, já quando o vento sopra de noroeste/oeste/sudoeste a Serra do Botucaraí, comanda... :dirol: :dirol: :dirol:

Link to comment
Share on other sites

O problema é que o pessoal confia muito nos "modelos"...

Posso não entender de meteorologia o tanto quanto muitos entendem aqui, mas sei que os modelos nos apresentam, tão-somente, estimativas de como comportar-se-á o tempo numa cidade ou região qualquer num período x de horas.

Estou errado ou não?!

Além do mais, os modelos levam muito em conta a altitude de algumas cidades...

Temos, por exemplo, Curitiba, que tem sempre previsões de frio monstruoso que dificilmente se confirmam!

Vai esfriar um pouco em SP e PR sim, acalmem-se!

Não podemos exigir muita coisa de cidades localizadas a 20 e poucos de latitude...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje começou o dia com vento forte aqui, será que vai mudar o tempo e acabar o calorão aqui na capital???

Renan, tem alguma idéia de como estará o clima em Penedo no final de semana dos dias 5, 6 e 7? Já dei azar de pegar um frio paraguaio em Poços de Caldas, agora terei mais azar em Penedo???

 

Olha Thiago, os dados preliminares indicam que você chegará no momento em que um pouco de ar frio ainda estará por lá. Penedo não é uma cidade alta, se bem me

lembro ela fica no pé da serra da mantiqueira, então não dá para esperar um frio intenso como em Poços de Caldas (você deu azar mesmo de não pegar frio lá).

 

Quem sabe algo como 11/13ºC de mínima e 22/24ºC de máxima para os dias em que ficará em Penedo, estou me baseando na cidade de Itatiaia. abraços

Link to comment
Share on other sites

Insisto gurizada, não tem nada a ver o quadro com agosto do ano passado, já que o vento da massa de ar frio era sudeste/leste, agora ele será de oeste...

E como sempre em Solecity quando o vento é de sudeste a neve é mixuruca, já quando o vento sopra de noroeste/oeste/sudoeste a Serra do Botucaraí, comanda... :dirol: :dirol: :dirol:

 

 

E outra!

Vai nevar em Soledade e Lagoa Vermelha desta vez... :good:

Link to comment
Share on other sites

Insisto gurizada, não tem nada a ver o quadro com agosto do ano passado, já que o vento da massa de ar frio era sudeste/leste, agora ele será de oeste...

E como sempre em Solecity quando o vento é de sudeste a neve é mixuruca, já quando o vento sopra de noroeste/oeste/sudoeste a Serra do Botucaraí, comanda... :dirol: :dirol: :dirol:

 

Concordo plenamente PH, o quadro é totalmente diferente desta vez. Repare como o ar frio em 850hpa vem de oeste, com um ciclone bem colado a leste. O fator orográfico

pode fazer com que muita umidade chegue até as cidades próximas às encostas, caso de Soledade. Fica bem ligado porque o negócio tá bom pro seu lado.

Link to comment
Share on other sites

RODADA 12Z

Rodada diminui um pouco o alcance da MP, mas conserva características de regularidade, não era vista esta regularidade dos modelos na última onda de frio, o jato volta em cena nos próximos dias jogando umidade do Amazonas para Chaco -Paraná-Santa Catarina. Poderemos ter um novo sistema de baixa de NW-SE mais ao norte desse em formação no litoral RS-Uruguai.

Em 2000 ocorreu algo parecido, chegada de umidade de WNW e frio de WSW, mas a MP era mais intensa.

Frio será intenso nos próximos 10 dias em boa parte da argentina. Para sul brasileiro restringindo um pouco, e só. Mas nada melhor que a dinâmica nas rodadas dos modelos.

Diminuiu a intensidade de neve SC mas abriu mais a janela para RS, intensidade do frio continua variando 1/2º, o que faz variar a região de neve, umidade continua com bons prognóstico. Aumentou um pouco o frio para o leste do sul , sudeste e extremo sul, mas nada exorbitante.

Mas é só mais uma rodada e suas flutuações.

Vamos esperar a rodada das 18Z, mas a crucial com disse serão às da 12Z/18Z/24Z de amanhã, para verificarmos a posição do ciclone, a pressão no sistema de alta, a temperatura a 850 e a umidade.

 

Em Lages fechou bem o tempo, temp. 14.9ºC, vento SWW e muita umidade.

 

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

E outra, 2010 era nevão de frente quente.

Exatamente professor Shima, 2010 foi exceção, assim como 2007 tmbm, e 2008 idem.

O normal em quadro de neve é vento predominante de oeste, com alguma variação, vide 2007,2006,2000,1994, 1993, e logo a seguir com vento sul/sudoeste, cito 2002,1992,1999, e depois é que vem o vento sudeste, lembro 2010,1990.

Link to comment
Share on other sites

Se tiver 3 noites seguidas como aquela madrugada de 28 de Junho, o trigo que esta em floracao sera muito afetado! Tem lavoura que tera 100% de perda como foi em julho de 2000.

Nao e necessario ter 3 noites, apenas uma noite com geada forte, e quem tiver trigo nesse estagio suscetivel pode dar adeus.

 

Sds.

 

 

Tenso mesmo, Silvio!

 

O canal de umidade se intensificou agora a tarde sobre o Paraná. Temos trovoadas, céu carregado e bons pancadões de chuva. Temperatura atual em 19,8°C e pressão atmosférica em 1009 hPa.

Link to comment
Share on other sites

Forte calor em Juiz de Fora, no momento temos 27ºC e umidade lá embaixo ! Este é o inverno que emociona ! :lazy:

 

Pior que o GFS restringiu bastante o avanço do frio nas últimas rodadas. O ETA já antecipava esta condição. Veremos

as cenas do próximo capítulo.

 

Abraços quentes

Link to comment
Share on other sites

Beto, que eu saiba, a frente retrocedeu e trouxe chuva. Isso se deu pelo bloqueio, formando a frente quente.

 

PH, valeu pel honraria, mas relembro que o você é mestre no aspecto histórico de nevadas e seu vento. :hi:

 

Abraços

 

Shima, frente quente foi o sincelo/ neve do final de julho que o pessoal presenciou no MI umas 2-3 semanas antes do nevão. No caso do nevão de agosto foi frente fria semi-estacionária - a força da MP empurrando a frente contra o bloqueio fez com que se produzissem cavados - realmente este é o cenário típico de neve em situações de bloqueio e não tem nada a ver com a do início da semana que vem, que será o cenário clássico de 90% das boas nevadas do sul do BR. :good2: Já no caso do possível monstro do outro findi, esse sim, se nevar deverá ser parecida com a de agosto passado! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Estou em Caxias do Sul assistindo ao jogo do Grêmio contra o Fla em um bar com umas 50 pessoas. Dentro bar acho que está mais frio que na rua! Ô povo que gosta de sofrer esse caxiense!

 

Ahhh Brunão, o goleirão Victor heim, vou te contar...que faaaaaaaaaase do Grêmio ! :laugh:

 

Enquanto isso, 18Z do GFS segue praticamente igual às outras.

Link to comment
Share on other sites

Respeitando os flamenguistas, infelizmente, o FlaRonaldo será campeão.

Somos longe demais das capitais. Até os anos 70, a dupla grenal só queria ganhar o gauchão. Depois, ganharam o mundo.

Mas, não há como enfrentar talentos...eles é que ganham títulos. E o Ronaldinho jogando é 50% ou mais de um time.

quanto ao tempo, frio 9.7°C aqui em casa. Se não houvesse tanta bagunça na atmosfera com um calor ao norte, ainda, eu diria que estaríamos em situação quase de neve. Agosto vai surpreender. Estamos esperando neve aqui para agosto. ACho que o RS vai surpreender.

Link to comment
Share on other sites

Devo admitir: Com a Oscilação Antártica, essa onda de frio que será agosto, primeira de muitas neste mês, deverei subir até Bom Jardim da Serra para ver a neve, ou São Joaquim, como queiram. Espero ter mais testemunhas neste blog deste belo fenômeno do frio que tanto amo e que será frequente nos próximos anos... Vejo vcs lá.

 

Entre terça e quinta, estou ansioso! Neste momento marca 11º aqui no extremo sul de SC!

 

Boa noite a todos!

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade ficou boazinha, e o tempo resolveu abrir justamente agora à noite! :good2: Ainda com bastante nuvens, mas mais seco e frio. Faz 9,6° om 78%. A máxima do dia foi 13,8° e a mínima 9,5°.

 

Vou fechar a média mínima de julho em 10,0°. Só poderei atingir 9,9° se a mínima ficar em torno dos 6° ou menos nessa noite, o que não deve acontecer. Já a média máxima deve baixar uns 0,2°/0,3° nesses dois últimos dias graças aos baixos valores! :good2:

 

Vento SE a 8,9 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o Fla será campeão. Palavra de quem conhece futebol.

 

Caxias tem neblina e 7C.

Poxa Bruno, não fale isso nem brincando. Que seja São Paulo ou até Corinthians.

E o Palestra meu Deus!!!! Não esqueçam de nos!!!

 

tudo bem...mas, meu Inter tá quieto mas vai subir!!!

só nao quero que meu coirmão caia para a segundona, de novo...!!!

Afinal, já tivemos 3 representantes na primeira. O Juventude se foi pra terceira.

Minas está com 3 represenantes. Poderá ficar com 2 novamente. Acho que o América cairá, inevitavelmente.

Link to comment
Share on other sites

O Juventude se foi pra terceira.

 

Terceira, Gamboa? O Juventude joga hoje aqui em Cianorte, pela quarta! hehe

 

Domingo chuvoso, mas agradável. Faz 18,3°C agora. Falando especificamente aqui do PR, apesar de todo o frio que deve fazer no decorrer da semana, inclusive com chances de geada nas áreas da metade norte, chama a atenção o brutal aquecimento que ocorreria no sábado, segundo o GFS. Só espero que seja por pré-frontal, antes de alguma bomba polar que, aparentemente, deu uma recuada nessas últimas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.