Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Navegando na net achei muito interessante um tópico existente no MeteoPT.com:

 

Saídas de modelos incomuns ou de sonho

 

Lá a galera posta as imagens/numéricas das saídas mais extremadas que seriam de sonho caso ocorressem. Interessante! Fica a sugestão para colocarmos por aqui.

Eu tenho impresso aqui em casa o mapa do modelo do ETA prevendo a onda de frio de 14/07/2000. Amanhã tiro uma foto dela e posto aqui. Antecipo que a linha de 0C em 925hpa (eu disse 925hpa) vai até o norte do PR.

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Torales, se o cenário de neve se confirmar para a noite de terça-feira para quarta-feira, como fica a nossa viagem? Ficamos ou voltamos à Porto Alegre? Eu faço moção para a primeira opção! :mosking:

 

Na quarta-feira de manhã tenho que estar no aero! Vou ficar uns dias no velho continente! Mas tudo é possível, vamos avaliando...

 

Pessoal dominando muito bem os emoticons! Segue frio em POA! Enquanto isso, em Soledade... :heat: :heat: :heat: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ainda é cedo, mas tem cheiro forte de ciclone próximo a costa e frio no interior do continente na próxima semana, e não foi só pelo americano...

 

Ainda vejo uma sopa interessante aqui:

 

ASAS+calor+pré-frontal+áreas de baixa pressão escorrendo pelo chaco em direção ao oceano (componentes do combustível dos ciclones)+queda da PDO+forte anticiclone polar no cone-sul+SOI comportada/positiva+Nino 1.2 comportado/em queda+resfriamento em todas as áreas do ENSO+atmosfera respondendo a La Nina+intervalo de 20 a 30 dias entre as baleias polares+core do inverno

 

As cartas estão na mesa!

Link to comment
Share on other sites

Ainda é cedo, mas tem cheiro forte de ciclone próximo a costa e frio no interior do continente na próxima semana, e não foi só pelo americano...

 

Ainda vejo uma sopa interessante aqui:

 

ASAS+calor+pré-frontal+áreas de baixa pressão escorrendo pelo chaco em direção ao oceano (componentes do combustível dos ciclones)+queda da PDO+forte anticiclone polar no cone-sul+SOI comportada/positiva+Nino 1.2 comportado/em queda+resfriamento em todas as áreas do ENSO+atmosfera respondendo a La Nina+intervalo de 20 a 30 dias entre as baleias polares+core do inverno

 

As cartas estão na mesa!

 

:gamer2: :gamer:

 

Acima sou vendo os modelos nos próximos dias!

Link to comment
Share on other sites

Este filme eu já vi!!!

 

1- Calorzinho no sul;

2-Verão de rachar na Europa;

3- Nevadas na Oceania ( Nova Zelandia que nos diga, que nevada!!!);

4-Chuva torrencial no sul;

5-Ciclone no litoral sul;

6- Retorno do inverno com tudo no sul brasileiro( quem sabe uma nevada dessas da NZ, por aqui!!!);

 

Em Lages, chovendo e temperatura de 14.6ºC (temp. alta para este horário).

dados monitorados, não padronizados, sensor siemens, sistema scada, local: substação lages área industrial (SE LAI).

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Este filme eu já vi!!!

 

1- Calorzinho no sul;

2-Verão de rachar na Europa; OLHASTES OS MODELOS, TÁ É FRIO E BEM FRIO P/OS PRÓXIMOS DIAS EM BOA PARTE DA EUROPA.

3- Nevadas na Oceania ( Nova Zelandia que nos diga, que nevada!!!);

4-Chuva torrencial no sul;

5-Ciclone no litoral sul;

6- Retorno do inverno com tudo no sul brasileiro( quem sabe uma nevada dessas da NZ, por aqui!!!);

 

Em Lages, chovendo e temperatura de 14.6ºC (temp. alta para este horário).

dados monitorados, não padronizados, sensor siemens, sistema scada, local: substação lages área industrial (SE LAI).

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Interessante como as temperaturas mudaram em SP. De sexta pra sábado da semana anterior estava MUITO frio! De sábado pra domingo já estava bem mais ameno e não tem feito mais frio, só temperaturas amenas durante a noite e um pouco mais quente durante o dia.

 

Nessas situações é impressionante como o frio continua implacável em Campos do Jordão. Ontem dei uma olhada no mapa de estações do WUnderground de madrugada e era, de longe, a mais fria das estações!

 

Depois de ficar 12 dias na Serra da Mantiqueira estou com saudade das Montanhas! :heat:

 

Luba, tiraste fotos por onde você andou??

 

 

mandei uns vídeos no tópico de fotos e vídeos e depois vou colocar as fotos, tenho que dar uma selecionada antes pra não mandar várias parecidas...

Link to comment
Share on other sites

Este filme eu já vi!!!

 

1- Calorzinho no sul;

2-Verão de rachar na Europa; OLHASTES OS MODELOS, TÁ É FRIO E BEM FRIO P/OS PRÓXIMOS DIAS EM BOA PARTE DA EUROPA.

3- Nevadas na Oceania ( Nova Zelandia que nos diga, que nevada!!!);

4-Chuva torrencial no sul;

5-Ciclone no litoral sul;

6- Retorno do inverno com tudo no sul brasileiro( quem sabe uma nevada dessas da NZ, por aqui!!!);

 

Em Lages, chovendo e temperatura de 14.6ºC (temp. alta para este horário).

dados monitorados, não padronizados, sensor siemens, sistema scada, local: substação lages área industrial (SE LAI).

Moisés Alexandre

 

 

valeu a correção!!! Me referia a Europa Mediterranea ( principalmente Itália e Grécia) e asia central, estão com recorde de calor, e NZ recorde de neve...

[...]A onda de calor levou as autoridades da China a suspender os serviços públicos e eventos de rua na região noroeste do país. Nesta quarta-feira, a temperatura na cidade de Xingiang chegou aos 40 graus e, num deserto próximo, a 72 graus, um recorde.

Na Itália, a temperatura está acima da média no mês de julho. Chegando, no sul do país, na Sicília, a 43 graus. As tão famosas fontes de Roma acabaram servindo para refresco por turistas e moradores. [...]

fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/07/temperaturas-extremas-provocam-transtornos-na-china-e-italia.html

Link to comment
Share on other sites

[...]A onda de calor levou as autoridades da China a suspender os serviços públicos e eventos de rua na região noroeste do país. Nesta quarta-feira, a temperatura na cidade de Xingiang chegou aos 40 graus e, num deserto próximo, a 72 graus, um recorde.

Na Itália, a temperatura está acima da média no mês de julho. Chegando, no sul do país, na Sicília, a 43 graus. As tão famosas fontes de Roma acabaram servindo para refresco por turistas e moradores. [...]

fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/not ... talia.html

 

ESTES VALORES, VINDO DA IMPRENSA, FIQUE COM TODOS OS "PÉS" ATRÁS....

 

72°C É DIFICÍLIMO DE ACREDITAR, O MAIS PROVÁVEL É MEDIÇÃO RENTE AO SOLO E OLHE LÁ. MAS COMO JORNALÍSTA ADORA MANCHETE....SAI ESTAS PÉROLAS.

 

UM DADO INTERESSANTE; A QTIDADE DE GELO ESTÁ BEM ABAIXO DA MÉDIA, ANOMALIA NEGATIVA NO POLO SUL E NORTE, SEGUNDO OU TERCEIRO MAIS BAIXO DESDE 1979, SOMANDO OS DOIS, MAIS 2 MILHÕES DE KM ABAIXO DA MÉDIA.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive variação de 12,2° a 24,7°. Ontem a máxima foi 24,1°. Até o momento não está se configurando um vernico. No little summer! :mosking:

 

Agora 21,1° com 71% e nublado. Vai chover nessa madrugada.

 

O mesmo não se pode falar de São Joaquim. Lá está veranico mesmo ! A mínima foi de calorosos 11,7ºC e a máxima,

20,5ºC segundo o INMET. E a semana toda vai ser assim, pelo visto.

 

Nosso EBAZ tem chances de ser mais quente que o de 2005, será ??

 

É impressionante como no Sul as coisas são mais extremas.

Aqui, as mínimas foram do friozinho de 7,5 no sábado pra amenos 14,7 hoje.

Link to comment
Share on other sites

nada de veranico. um dia umido e relativamente frio.

 

 

O problema e que agora existe um bloqueio no interior do Brasil, e tera que vir uma MP mais forte pra quebrar esse padrao. Esse ano ainda nao teve uma MP com grande potencial isobarico, mas elas tiveram facilidade para penetrar pelo sul do Brasil...

 

Infelizmente os modelos nao apontam nada forte para depois do dia 20.

Sds.

 

É, e quando tem bloqueio, o que conta é o potencial isobárico.

Até no ar polar do início deste mês, notei que o potencial de pressão do ar polar era infinitamente menor que o do ASAS. Aí se explica a dificuldade que o ar polar teve pra avançar por SP. Ficamos a semana inteira igual sapos, e só na noite de quinta é que começou a avançar o ar mais seco, com direito a momentos estrelados no noite de 5a passada e manhã/tarde parcialmente nubladas na 6a passada.

Link to comment
Share on other sites

nada de veranico. um dia umido e relativamente frio.

 

 

O problema e que agora existe um bloqueio no interior do Brasil, e tera que vir uma MP mais forte pra quebrar esse padrao. Esse ano ainda nao teve uma MP com grande potencial isobarico, mas elas tiveram facilidade para penetrar pelo sul do Brasil...

 

Infelizmente os modelos nao apontam nada forte para depois do dia 20.

Sds.

 

Ah: o Ensemble e o ETA aponta considerável queda nas mínimas pra RMSP pro início da próxima semana. E o Global Acoplado aponta uma porrada pra mesma época. E olha que, examinando bem o contexto dos últimos dias, comecei a dar a mâo à palmatória pra estes 3 modelos do Inpe.

Link to comment
Share on other sites

Até o momento acumulei 46,6 mm nas últimas 24 h! A chuva mais forte ocorreu das 4 às 6 h e das 9:30 até agora.

 

Mínima de 13,1°. Agora estou na máxima: 14,3°. Vento E a 8,2 km/h.

 

Rezem por mim, porque nessa chuvarada estou indo agora à tarde para a qualificação da minha dissertação do pós!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Este filme eu já vi!!!

 

1- Calorzinho no sul;

2-Verão de rachar na Europa; OLHASTES OS MODELOS, TÁ É FRIO E BEM FRIO P/OS PRÓXIMOS DIAS EM BOA PARTE DA EUROPA.

3- Nevadas na Oceania ( Nova Zelandia que nos diga, que nevada!!!);

4-Chuva torrencial no sul;

5-Ciclone no litoral sul;

6- Retorno do inverno com tudo no sul brasileiro( quem sabe uma nevada dessas da NZ, por aqui!!!);

 

Em Lages, chovendo e temperatura de 14.6ºC (temp. alta para este horário).

dados monitorados, não padronizados, sensor siemens, sistema scada, local: substação lages área industrial (SE LAI).

Moisés Alexandre

 

 

valeu a correção!!! Me referia a Europa Mediterranea ( principalmente Itália e Grécia) e asia central, estão com recorde de calor, e NZ recorde de neve...

[...]A onda de calor levou as autoridades da China a suspender os serviços públicos e eventos de rua na região noroeste do país. Nesta quarta-feira, a temperatura na cidade de Xingiang chegou aos 40 graus e, num deserto próximo, a 72 graus, um recorde.

Na Itália, a temperatura está acima da média no mês de julho. Chegando, no sul do país, na Sicília, a 43 graus. As tão famosas fontes de Roma acabaram servindo para refresco por turistas e moradores. [...]

fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/07/temperaturas-extremas-provocam-transtornos-na-china-e-italia.html

 

72C??

hahahaha :laugh: .

A maxima recorde ate hoje e' de 58C na Libia.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_weather_records#Highest_temperature_ever_recorded

Link to comment
Share on other sites

nada de veranico. um dia umido e relativamente frio.

 

 

O problema e que agora existe um bloqueio no interior do Brasil, e tera que vir uma MP mais forte pra quebrar esse padrao. Esse ano ainda nao teve uma MP com grande potencial isobarico, mas elas tiveram facilidade para penetrar pelo sul do Brasil...

 

Infelizmente os modelos nao apontam nada forte para depois do dia 20.

Sds.

 

É, e quando tem bloqueio, o que conta é o potencial isobárico.

Até no ar polar do início deste mês, notei que o potencial de pressão do ar polar era infinitamente menor que o do ASAS. Aí se explica a dificuldade que o ar polar teve pra avançar por SP. Ficamos a semana inteira igual sapos, e só na noite de quinta é que começou a avançar o ar mais seco, com direito a momentos estrelados no noite de 5a passada e manhã/tarde parcialmente nubladas na 6a passada.

 

 

Pois e, teria que vir algo proximo de 1035mb, pra aumentar as chances desse bloqueio atmosferico ser quebrado, mesmo sem uma ciclogenese no litoral do sul do Brasil.

Ja que a 'fabrica" ficou descansando nos ultimos dias, quem sabe esse ar frio represado nao seja liberado de uma vez...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tem sido engraçado nos últimos dias as assinaturas do Bruno com São Leopoldo sempre mais fria do que o Castelinho. Só para ver o padrão de frio represado que tem ajudado a segurar um pouco as médias da metade sul do RS.

 

 

Pois e, curiosa a situacao, ja que ela seria bem mais tipica de um El Nino forte...

Esse padrao infelizmente se mostrou ruim para a neve na ultima decada, pelo menos pra Serra Gaucha e Catarinense. Ja para os Argentinos, tem sido uma bencao... :negative: :cray:

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A previsão da Climaterra me animou:

 

Na segunda-feira; chuva, nublado e períodos de melhoria. Temperatura em forte queda e frio. Na terça-feira; bom com sol. Muito frio ao amanhecer e noite. Geada em boa parte do Estado, mínimas negativas nas áreas acima dos 1000 m.

 

Se eu não ver neve alguma, ao menos terei o prazer de fotografar uma bela geada. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Tem sido engraçado nos últimos dias as assinaturas do Bruno com São Leopoldo sempre mais fria do que o Castelinho. Só para ver o padrão de frio represado que tem ajudado a segurar um pouco as médias da metade sul do RS.

 

 

Pois e, curiosa a situacao, ja que ela seria bem mais tipica de um El Nino forte...

Esse padrao infelizmente se mostrou ruim para a neve na ultima decada, pelo menos pra Serra Gaucha e Catarinense. Ja para os Argentinos, tem sido uma bencao... :negative: :cray:

 

 

Sds.

 

É curioso, sim, mas não será suficiente para segurar o recorde, apenas uma média boa. Tô achando que esse mês terminará com média entre 12C e 13C por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Particurlamente estou achando que os modelos agora nas 12Z estão melhorando (e MUITO) o cenário para a volta do frio na próxima semana! Começaram a convergir. O NOOA, porém, observa no relatório de hoje muita divergência acima de 120h. Na minha opinião haverá uma convergência mais consistente para a formação da baixa no Prata, que impulsionará um moderado anticiclone para o Sul do Brasil.

 

THE HIGH VARIABILITY AMONG THE DIFFERENT MEMBERS IS ALSO REFLECTED BY THE ENSEMBLE MEMBERS...WITH SPREAD/VARIANCE RAPIDLY GROWING THROUGH 96-120 HRS.

Link to comment
Share on other sites

Contrariando praticamente todos os institutos, hoje a máxima aqui mal conseguiu beliscar os 20°C.. Enquanto que todo mundo apontava para temps acima de 24..Bom que hoje está um tempo menos úmido que ontem apesar de estar nublado.

 

Pelo fato dessa Copa América estar situada em latitudes subtropicais, lá na Argentina foi visível também a subida de temperatura, pelo weatherunderground Mendosa (Lat 32° Sul, 700 Altitude) agora na cidade está com 26°C :o Salta (Lat 24° 1.2k de altitude) 22°C San Juan (Lat 31° 600 Altitude) 21°C e La Plata (35° Lat nivel do mar) 15°C :lol:

Link to comment
Share on other sites

valeu a correção!!! Me referia a Europa Mediterranea ( principalmente Itália e Grécia) e asia central, estão com recorde de calor, e NZ recorde de neve...

[...]A onda de calor levou as autoridades da China a suspender os serviços públicos e eventos de rua na região noroeste do país. Nesta quarta-feira, a temperatura na cidade de Xingiang chegou aos 40 graus e, num deserto próximo, a 72 graus, um recorde.

Na Itália, a temperatura está acima da média no mês de julho. Chegando, no sul do país, na Sicília, a 43 graus. As tão famosas fontes de Roma acabaram servindo para refresco por turistas e moradores. [...]

fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/07/temperaturas-extremas-provocam-transtornos-na-china-e-italia.html

 

72C??

hahahaha :laugh: .

A máxima recorde ate hoje e' de 58C na Libia.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_weather_records#Highest_temperature_ever_recorded

 

Não sei como foi a medição: segundo informações oficiais, existe muita controvérsia sobre qual é o lugar mais quente da Terra. Muitos acreditam que em Al Azizyah, na Líbia, foi marcada uma temperatura de 57,8 graus Celsius, e que o segundo lugar mais quente seria o Vale da Morte na Califórnia, Estados Unidos. Ali, a temperatura chegou a 56,7 graus em 1913.

Apesar desses registros, um satélite da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, marcou temperaturas de até 71 graus no deserto de Lut, no Irã. Acredita-se que esta seja a temperatura mais alta já encontrada na superfície da Terra.

 

NÃO É DE HOJE QUE A GLOBO ESTÁ NO MUNDO DA LUA, 72ºC ??? só deixando o termômetro assar no sol !!!

 

Particularidades com 72 ºC, temos:

1- temperatura que é aquecido o leite no processo de pasteurização;

2- temperatura máxima que deve submetida a um processador de computador;

3- **(72 negativo) foi a menor temperatura registrada(não oficial) , local habitado, oficialmente OYMYACON ( RUSSIA), registrado no dia ( 26/01/26);

4- temperatura que é cozinhada a levedura, no processo da fabricação da cerveja;

 

E só....

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...aqui na Baixada Santista 20 graus e neblina..

 

logo mais vou ver meu time x Colorados no Pacaembu....deverá estar uns 18 as 09 da noite....

 

Sumido hein, Carlão? Tuas tabelas das médias mensais também estão fazendo muita falta...

 

 

Carlos, não me venha amarelar justamente contra os reds. :ok:

Link to comment
Share on other sites

 

É curioso, sim, mas não será suficiente para segurar o recorde, apenas uma média boa. Tô achando que esse mês terminará com média entre 12C e 13C por aqui.

 

 

Bruno, acho bem provavel ainda a quebra dos recordes de 1996 e 1955, ou algo bem proximo destes, o que seria muito impressionante... O Ronaldo acha que essa proxima mp deve ser semelhante aquela ultima que atingiu o RS, favorecendo assim a metade sul gaucha.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal...aqui na Baixada Santista 20 graus e neblina..

 

logo mais vou ver meu time x Colorados no Pacaembu....deverá estar uns 18 as 09 da noite....

 

Sumido hein, Carlão? Tuas tabelas das médias mensais também estão fazendo muita falta...

 

 

Carlos, não me venha amarelar justamente contra os reds. :ok:

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba e o planalto norte catarinense com temperaturas elevadas!!!

 

Enquanto isso, aqui em Joinville, mínima de 15ºC e máxima de 20,1ºC. Agora, 18,7ºC, céu carrancudo o dia todo....

 

Falei com meus pais que estão em Ctba. Céu azul lindo e temperatura na casa dos 24ºC

 

 

Estou em Piçarras e por aqui a sensação de inverno continua ininterrupta! Todos de gorro e casacos pesados de manhã cedo e a noite e mesmo à tarde a temperatura não chegou a 20oC, com tempo nublado e ventoso, sensação de bem menos!

 

Fiz um surf hoje (depois de quase 2 meses e meio, he he he) e água estava clara e gélida no Gravatá! Um ótimo meio metro para voltar ao rip!

 

Eu tinha a impressão que isto podia acontecer e vai se confirmando: Curitiba e Planalto Norte vêm tendo um veranico light, mas no litoral norte de SC a situação é bem diferente, com as máximas na média e as mínimas pouco acima da média! Pode ser que esquente para valer no sábado, como o GFS tá dando, mas domingo já volta a esfriar! Que irônico, saí de Ctba para o litoral e consegui manter a sensação de inverno!

Link to comment
Share on other sites

Tô achando muito complicado ir no EBAZ... O problema é que sendo marido e pai de dois moleques eu só tenho uma "bala de prata" para estas ocasiões... gostaria muito de ver todos, mas como NÃO VAI TER FRIO INTENSO E NEM TEM CHANCE DE NEVE, vou preferir guardar minha bala de prata para outra ocasião. Se vier uma nevada na próxima semana eu consigo ir até SJ, seja o dia que for. A partir da outra, fico dependendo da mesma ser em final de semana!

Mas se eu for no EBAZ (e teria de ir sozinho), as chances de subir numa nevada no meio da semana que vem ou em um final de semana são ZERO, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Zé, a temperatura do mar aqui no RS está em 13C no litoral norte. Está muito próximo ao que tivemos em 2000!

Opa!! Nem sabia disso!! Por isso ondas de frios intensas e prolongadas favorecem o frio no E do RS. Imagina como deve estar a Laguna dos Patos: gelada!! Isso dificulta a formação de nuvens por aqui e faz com que o frio perca menos intensidade ao chegar aqui depois de passar pelas massas d´água! :good2:

 

Em 24 h acumulei 76,8 mm!!! Agora tenho 16,8° com umidade nas alturas!! Engraçado que entre às 13 h e às 14:20 a temperatura subiu quase 2° com chuva! Em muitos lugares os vidros estão embaçados, só que do lado de fora, hehe. Muito estranho.

 

Abraços úmidos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.